14/10/2021 Por Bárbara Rocha

16 lugares no Rio de Janeiro para conhecer

Quer conhecer as belezas do Rio e não sabe por onde começar? Neste post, apresentamos os 16 lugares mais bonitos do Rio de Janeiro que vão te encantar.

Com suas lindas praias, uma das maiores florestas urbanas do mundo e bairros charmosos, que encantam turistas e moradores, a cidade maravilhosa é o grande destaque do post! 

No entanto, há outros destinos do estado que guardam cantinhos especiais, com ilhas, trilhas, lagoas e cachoeiras, e são verdadeiros paraísos, por isso, os incluímos aqui!

icone rio

Animou? Para você tirar onda na sua viagem pelo Rio de Janeiro, confira nossa lista até o final!

1. Pão de Açúcar

bondinho e morro do pão de açúcar, um dos lugares mais bonitos do Rio de Janeiro
Foto: Sebastian Mantel on Unsplash

O primeiro lugar da nossa lista de lugares mais bonitos do Rio de Janeiro não poderia ser outro, senão o Pão de Açúcar!

Do alto do morro, que fica a 396 metros do nível do mar, se tem uma vista 360 graus da cidade e é possível ver a rica natureza da Floresta da Tijuca, o Cristo, a Baía de Guanabara, a orla de Copacabana e a enseada de Botafogo.

Parece até uma pintura e fica difícil descrever tamanha beleza: você precisa ver para crer! Não à toa, se tornou um dos principais cartões-postais do Rio.

Dica

Para conhecer o Pão de Açúcar, a melhor opção é fazer um passeio no famoso bondinho (que, apesar de salgado, é inesquecível!). Para conferir valores e reservar o seu ingresso, acesse o site oficial do Bondinho Pão de Açúcar.

2. Praia Vermelha

pessoas em areia de Praia Vermelha, onde há a fundo o Morro da Urca, um dos lugares mais bonitos do Rio de Janeiro
Foto: Rodrigo Soldon

Pertinho do Pão de Açúcar, no charmoso bairro da Urca, está a pequenina Praia Vermelha, um dos lugares mais bonitos do Rio de Janeiro, por conta de sua vista privilegiada para o Morro da Urca que, junto com o mar e muitas árvores, forma uma paisagem única.

Já deu para perceber que o lugar é realmente especial, não?

Cariocas e turistas adoram passar um tempo por aqui admirando essa beleza, enquanto tomam uma água de coco gelada em um dos quiosques.

3. Morro do Corcovado

Estátua do Cristo do Redentor em cima de Morro do Corcovado, um dos lugares mais bonitos do Rio de Janeiro
Foto: Tiago Louvize on Unsplash

A 710 metros acima do nível do mar, no Parque Nacional da Tijuca, está o Morro do Corcovado, uma montanha cercada pela natureza, que pode ser vista de diferentes pontos do Rio como Jardim Botânico, Urca, Centro.

Desde a época do Império, as pessoas iam até lá para admirar sua beleza de perto e, claro, a vista panorâmica da cidade. Mas, foi a partir da construção do famoso Cristo Redentor, em seu topo, que ele se tornou mundialmente conhecido.

4. Cristo Redentor

cristo redentor pessoas
Foto: Kelly Repreza on Unsplash

O Cristo é uma estátua com 38 metros de altura que, por estar no topo do Morro do Corcovado, como mencionei acima, você vai poder vê-lo de vários cantinhos da cidade.

Mas, para se surpreender, recomendo que vá ver de perto. Não há quem não se pergunte: como isso é possível?! 

Sem dúvida, é uma das construções mais incríveis já feitas e, por isso, é considerada uma das 7 maravilhas do mundo! 

Sem contar que de lá, de todos os ângulos, é possível ver a beleza da natureza do Rio.

5. Praia de Ipanema e Arpoador

Jovens jogando altinha na praia do Arpoador, uma lugares mais bonitos do Rio de Janeiro
Foto: Cerqueira on Unsplash

Mundialmente conhecida por meio da música “Garota de Ipanema”, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, a praia de Ipanema, na Zona Sul, é um dos lugares mais bonitos do Rio de Janeiro.

Esse título é devido ao calçadão charmoso, o belo mar, a extensa faixa de areia e ao Morro Dois Irmãos, de 533 metros, que enfeita toda a orla.

Ao lado dela, com uma vista privilegiada deste morro, está o Arpoador, uma pequena praia com águas tranquilas (quase uma piscina natural) que tem uma formação rochosa, de onde é possível ver o pôr do sol mais lindo do Rio!

6. Copacabana

vista aérea de prédios, carros, areia e mar em Copacabana, um dos lugares mais bonitos do Rio de Janeiro
Foto: Eelco Böhtlingk on Unsplash

Copacabana é mais um dos lugares mais bonitos do Rio de Janeiro que é mundialmente conhecido.

Sua beleza inspirou muitas canções e poesias e a fez ficar conhecida como “Princesinha do Mar”, mas não são só as águas que são belas por aqui. O calçadão formado por pedras portuguesas brancas e pretas, que formam um mosaico no formato de ondas, também são especiais! 

Além disso, o lugar também encanta cariocas e turistas pelo clima animado, seja de dia ou de noite, com bares e quiosques receptivos e com música boa!

Dica

Estando nesta praia, caminhe até o final da orla para conhecer o Forte de Copacabana. No local, há cafeterias (experimente o café da manhã!), restaurantes, um pequeno museu do Exército e uma vista impressionante para o mar!

7. Jardim Botânico

casal viajando o mundo babi rocha
Foto: Vagner Alcantelado

O Jardim Botânico é um dos parques do Rio de Janeiro, localizado na Zona Sul. Ele é considerado um dos mais importantes do mundo, devido a sua coleção de plantas, árvores e flores, que o tornam um dos lugares mais bonitos da cidade.

Nele, você vai ver bromélias, orquídeas, samambaias, vitórias-régias, além de bichos como capivaras, tartarugas e macaquinhos que moram por lá.

Alguns dos pontos mais lindos são o corredor com diversas palmeiras imperiais, a árvore sumaúma que tem 43 metros e o Chafariz das Musas, com uma vista maravilhosa para o Cristo.

8. Lagoa Rodrigo de Freitas

Lagoa Rodrigo de Freitas

A Lagoa Rodrigo de Freitas é uma lagoa localizada na Zona Sul do Rio, que encanta por ter em seu entorno o Morro do Corcovado e Dois Irmãos, além da Pedra da Gávea.

É um dos lugares no Rio de Janeiro para conhecer, não só pelo lindo cenário, mas pelos atrativos, como o pedalinho, espaços para piquenique, pista para andar de skate, patins e pedalar.

Dica

Às margens da Lagoa, o Parque dos Patins é um dos parques do Rio de Janeiro que vale a pena visitar. Há pistas de patins para todas as idades e brinquedos para as crianças.

9. Santa Teresa

pessoas em bondinho amarelo em rua de Santa Tereza, no Rio de Janeiro
Foto: Henrique Freire GovRJ, CC BY 3.0 BR

Santa Teresa é um bairro no Centro do Rio, que fica no topo de uma colina, e é considerado um dos lugares mais bonitos do Rio de Janeiro.

Isso por conta do charme dos casarões antigos e elegantes, das ruas íngremes, da natureza que o cerca e da excelente vista para a Baía de Guanabara.

Para conhecê-lo, nada melhor que em um dos melhores passeios do RJ: o bondinho de Santa Teresa.

10. Prainha

duas mulheres caminham para o mar segurando pranchas de surf
Foto: Elizeu Dias on Unplash

Como diz o nome, a Prainha é uma pequena praia localizada entre o Recreio dos Bandeirantes e Grumari.

Mas beleza não falta! Com uma pequena faixa de areia branquinha, mar cristalino e morros cobertos pela Mata Atlântica, é quase um paraíso!

Com 700 m de extensão, e situado em uma Área de Proteção Ambiental,  (o que garante a preservação da água), o trecho é conhecido como o melhor pico de surf do Rio de Janeiro.

11. Praia do Secreto

pessoas nadam em piscina natural de Praia do Secreto, um dos lugares para conhecer no Rio de Janeiro
Foto: VinnyWiki, CC BY-SA 4.0

A Praia do Secreto fica no Recreio e é um paraíso que, até 2017, era pouco conhecido.

É uma das mais lindas do Rio por formar piscinas naturais cristalinas durante a maré baixa, onde é possível praticar snorkeling. 

Durante os dias de semana, o lugar é ainda mais relaxante por ficar vazio!

12. Angra dos Reis e Ilha Grande

rochas, mar e montanhas em Angra dos Reis, um dos lugares mais bonitos do Rio de Janeiro