05/09/2021 Por Bárbara Rocha

O que fazer em Ilha Grande RJ

Localizada na Costa Verde do Rio de Janeiro, Ilha Grande é um destino perfeito para os aventureiros que curtem trilhas e também para quem quer relaxar em meio a areias brancas e águas cristalinas.

Com 193 km², Ilha Grande é a maior ilha do estado do Rio de Janeiro e a sexta maior ilha marítima do Brasil! Nela, estão mais de 100 praias e pequenas ilhotas que podem ser visitadas por passeios realizados por trilhas, agências ou alugando barcos e/ou lanchas. Além disso, a região tem uma vasta mata atlântica e várias cachoeiras.

Em outras palavras, a Ilha é um local ideal para curtir uma clima relax e se “desligar” por uns dias da vida agitada e, mesmo sendo um local onde funciona internet, as belezas naturais e a vibe gostosa do lugar roubam a cena e você vai se esquecer um pouco do mundo online.

Para saber mais,  confira agora o que fazer em Ilha Grande, onde ficar, onde comer e várias outras dicas essenciais para sua viagem à esse paraíso carioca.

sea
Pequeno barco branco em praia de Ilha Grande, onde há escrito ''valeu a pena''
Foto: Shutterstock

Por que visitar Ilha Grande

Sem dúvidas, Ilha Grande é um destino que agrada a todos e motivos para visitar a região não faltam! Aqui vão alguns dos motivos por que você deve visitar Ilha Grande:

  • Lá, não tem circulação de carro, moto, ônibus e tudo é feito à pé. Uma ótima maneira de fugir dos agitos das grandes cidades.
  • O lugar tem uma vibe surreal e belezas encantadoras, um local ideal para descansar.
  • Você terá contato com outras culturas viajando por lá, isso porque a Ilha tem muitos gringos e você certamente irá conhecer pessoas de outros países e poderá até treinar outras línguas.
  • A Ilha é considerada um dos melhores pontos de mergulho do estado do Rio de Janeiro. Porém, só com snorkel você já conseguirá ver uma quantidade variada de espécies marinhas.
  • Uma das praias mais bonitas do Brasil fica em Ilha Grande, a Praia de Lopes Mendes. 
  • É um destino perfeito para quem gosta de trilhas. São várias, de diferentes níveis, que agradam a todos.

Onde fica Ilha Grande

A Ilha Grande fica a 150 km da cidade do Rio de Janeiro, 100 km de Paraty e 400 km de São Paulo.

Localizada a apenas 21 km da costa de Angra do Reis, só é possível chegar a Ilha Grande via transporte marítimo: balsa ou fast boat. 

É importante dizer que a Vila de Abraão, onde  chegam e saem os barcos para o continente, é a principal região da Ilha Grande e o melhor lugar para ficar.

Nela, você encontrará a maior infraestrutura da ilha como mercados, postos de saúde, opções de hospedagem bem como restaurantes, farmácias, etc. 

Você pode partir rumo à Vila de Abraão (que é a principal região da Ilha) de três locais: Angra dos Reis, Mangaratiba e Conceição do Jacareí.

Que tal esticar a viagem? Veja os 16 melhores lugares para viajar no estado do Rio de Janeiro

O que Fazer em Ilha Grande – as melhores atrações

Como disse anteriormente, Ilha Grande é um destino que agrada a todos os tipos de viajantes.

Se você gosta de trilhas, encontrará muitas opções e poderá explorar vários pontos da Ilha Grande em meio a natureza. 

No entanto, se o seu objetivo é apenas sentar e relaxar na praia, você poderá optar por fazer os passeios de barco que te levarão à praias incríveis para contemplar.

Cabe ressaltar que só é possível chegar a algumas praias pelo mar, portanto, será difícil não realizar algum passeio de barco com uma agência. A boa notícia é que tem várias praias e locais em que você chega por trilha e não gasta nada. 

Para sua viagem ser mais simples, confira abaixo as melhores atrações que selecionamos para fazer em Ilha Grande.

Praia de Lopes Mendes

Vista aérea de Praia de Lopes Mendes uma das atrações entre muito o que fazer em Ilha Grande
Foto: Alexsandre Almeida on Unsplash

Vale muito a pena conhecer a Praia de Lopes Mendes, que já foi eleita como uma das praias mais bonitas do mundo e é considerada uma das mais belas de Ilha Grande!

Essa praia também é muito procurada pelos turistas e por surfistas devido as suas boas ondas. 

Mas, se o surf não é sua praia, a boa notícia é que no canto esquerdo as ondas são menos agitadas e com águas calmas, ideais para mergulho.

Por fim, é bom dizer que se você pretende passar o dia nesta praia, precisa levar o seu lanche, já que mesmo com 3km de extensão, Lopes Mendes não tem estrutura de barracas.

Como chegar à Lopes Mendes: 

É possível chegar via barcos que saem de Abraão que param na Praia do Pouso e, de lá, você faz uma trilha de 20 minutos até a Praia de Lopes Mendes. 

A segunda opção é ir de trilha partindo de Abraão, são cerca de 2h30 de caminhada.

Bom saber:

A primeira opção (barco + trilha) é mais tranquila, já que a trilha é leve e dá até para fazer de chinelo, mas recomendamos usar tênis. Já a segunda, apesar de mais puxada, é boa para quem quer conhecer mais praias, já que pelo caminho você pode parar em Palmas, Mangue e Pouso.

Praia de Dois Rios

Vista panorâmica de Praia de Dois Rios sob céu azul, uma das atrações mais bonitas entre muito o que fazer em Ilha Grande
Foto: Nathan Chor, CC BY-SA 3.0

De cara, tenho certeza que você vai se encantar por essa praia que tem um rio em cada ponto que deságua no mar. É muito bonito ver o encontro do Rio com o mar! 

No entanto, para chegar até lá é necessário realizar uma trilha de 9km partindo da Vila de Abraão.

Existem algumas agências que vendem passeios para a Praia de Dois Rios, mas verifique se é realmente um passeio que tem parada lá ou é somente uma vista panorâmica de lá.

Uma curiosidade desse lugar é que, por lá, fica o extinto presídio Cândido Mendes, que funcionou entre 1903 e 1994, e abrigou o escritor Graciliano Ramos, inspirando o livro “Memórias do Cárcere”. 

Estando por lá, aproveite para conhecer o Museu do Cárcere.

Dica:

Se for pela trilha, deixe a praia no máximo às 15h para evitar pegar escuridão no meio do caminho de retorno.

Trilha para o Pico do Papagaio

Essa é a trilha T13, que liga Abraão ao Pico do Papagaio e é ideal para quem tem espírito aventureiro e muita disposição. São 982 metros e, de lá, você terá uma vista incrível de 360 graus da região!

Vale ressaltar que é necessário ir com guia para essa trilha pois ela não tem trajeto demarcado. Ela dura cerca de 6 horas (ida e volta) e algumas agências oferecem o passeio com saída noturna para ver o nascer do sol lá de cima, que é espetacular!

Dica:

Vai fazer esse passeio? Recomendo que você descanse, durma e se alimente bem antes, pois essa trilhe exige bastante esforço físico, mas vale a pena!

Cachoeira e Praia da Feiticeira

queda d’água de cachoeira, durante o dia, um atrativo para quem busca o que fazer de graça em Ilha Grande
Foto: Shutterstock

Sem dúvida, essa cachoeira e essa praia são as mais famosas de Ilha Grande. 

Para chegar até elas, são cerca de 1h30 de trilha saindo da Vila de Abraão até a cachoeira e, de lá, são mais 30 minutos até a Praia da Feiticeira.

A Cachoeira da Feiticeira tem 15 metros de queda d’água e o caminho, tanto para a cachoeira quanto para praia, é bem sinalizado.

Uma dica é ir pela trilha e voltar de barco da Praia da Feiticeira até a Vila de Abraão. Os valores variam de R$ 20,00 a R$ 30,00.

Dica:

Apesar de não exigir tanto esforço físico, essas trilhas tem bastante subidas e descidas e alguns pontos escorregadios, então, não recomendo fazer com crianças ou idosos.

Trilha para Praia da Júlia, Praia da Crena e Praia de Abraãozinho

Essas são as praias mais próximas da Vila de Abraão e, certamente, devem estar no seu roteiro do que fazer em Ilha Grande! 

As três têm águas calmas, portanto, são ótimas para passar o dia e relaxar.

Vale a pena conhecer todas em um mesmo dia, já que elas estão no mesmo caminho e a trilha para chegar até cada uma é bem sinalizada. 

Dica:

Quase não há bares/restaurantes nessas praias, então é bom levar lanche e bebida. Mas, caso queira passar em algum lugar para comer, recomendo o Júlia Surtô, um bar à beira mar na Praia da Júlia com bons drinks, cerveja gelada, música ao vivo, pizza e frutos do mar.

Praia do Aventureiro

Pedras sob águas azuis cristalinas de Praia do Aventureiro, uma das atrações mais bonitas entre muito o que fazer em Ilha Grande
Foto: Shutterstock

A Praia do Aventureiro é uma das mais belas e famosas da Ilha Grande. Como sua extensão não é muito longa, cerca de 500 metros, o acesso a ela é controlado na alta temporada. 

São permitidas no máximo 560 pessoas a cada dia. Caso queira saber mais, dê uma olha no site oficial de Angra dos Reis, onde há mais informações. 

Para quem quer apenas visitar a Praia do Aventureiro, recomendo fazer o passeio de Volta à Ilha (que indico na sessão “passeios de lancha”, a seguir), que passa por várias praias, e inclui a do Aventureiro. No entanto, saiba que o tempo de parada é de apenas 1 hora.

Outra opção é pegar um flex boat, que costuma ficar mais tempo na praia. Eles passam por 3 praias e costumam ficar cerca de 2h em cada uma.

Por fim, quem não tem preguiça de caminhar (e tem um ótimo condicionamento físico!), é possível fazer uma trilha (T9) que parte da Vila de Provetá até a Praia do Aventureiro. São de 3500 a 3700 metros, com duração de 2h30 a 3h.

Bom saber:

Fique preparado para enfrentar uma fila na hora de tirar uma foto com o famoso coqueiro da Praia do Aventureiro. Afinal, ele é a maior estrela da praia!

Tire todas as fotos que quiser, mas respeite as regras e, de forma alguma, suba no coqueiro, certo? 

Dica:

Tenha em mente que a Praia do Aventureiro não tem infraestrutura alguma, o sinal do celular não pega, e não há lugar para comer. Portanto, leve um lanche e uma bebida.

Passeios de lancha:

Meia Volta a ilha + Lagoa Azul e Lagoa Verde

Vista aérea de barcos em mar azul de Ilha Grande, durante o dia
Foto: Shutterstock

Com certeza, esta é uma visita obrigatória para quem vai à Ilha Grande!

Para começar, a Lagoa Azul não é bem uma lagoa, ok? Mas sim uma piscina natural rodeada por ilhotas. 

Mas o que interessa mesmo é que este é um lugar de uma beleza surreal, com um mar clarinho e calmo, com muitos peixes pequenos, animais marinhos e tartarugas.

A única “falha” da Lagoa Azul é que ela nunca ficará vazia. Acessível apenas por barco, este é um passeio muito procurado, mesmo para quem está fora da Ilha Grande. 

Então, encontre um espaço para fazer snorkel e chamar de seu!

Já a Lagoa Verde, não é tão cultuada quanto a Azul. Mas, em matéria de beleza, não perde nada! 

A área está repleta de corais verdes, daí o nome, e é um dos poucos lugares no mundo onde podem ser encontrados corais com este tipo de tonalidade.

A visita às lagoas Azul e Verde pode ser feita no passeio Meia Volta a Ilha que, além das  paradas na Lagoa Azul, Lagoa Verde, ainda visita Maguariquessaba, Saco do Céu, Praia do Amor e Feiticeira. 

Os valores desse passeio variam de R$130,00 a R$ 250,00, dependendo da época.

Mas saiba que ambas as lagoas podem podem ser visitadas em outros roteiros, alguns inclusive vão exclusivamente até elas. 

Dica

Alguns desses passeios param no Restaurante Peixe com Banana em Maguariquessaba. Se acontecer, não deixe de provar o prato que dá nome ao restaurante, é maravilhoso!

Barco em mar de Ilha Grande, durante o dia
Foto: Austin Neill on Unsplash
Passeio de barco: Volta a Ilha

Se você procura um atrativo completão em Ilha Grande, esta é a melhor opção e deve estar no seu roteiro do que fazer na região!

O Volta a Ilha acontece em mar aberto e tem paradas em belas praias.

As paradas, geralmente, incluem: Praia do Aventureiro, Praia de Parnaioca, Praia do Caxadaço, Praia dos Meros, Lagoa Verde e Praia de Fora.

Os valores variam de R$ 160,00 a R$ 250,00, dependendo da época.

Passeio de Barco: Super Sul

O Super Sul é  interessante de realizar, pois passa por dois locais onde geralmente chega-se por trilha, que é Dois Rios e Lopes Mendes. 

Ele também possui uma parada para mergulho em Jorge Grego!

Os valores variam de R$ 180,00 a R$ 300,00, dependendo da época.

Passeio de barco: Ilhas Paradisíacas

O Ilhas Paradisíacas faz jus ao nome: realmente você conhece ilhas e praias paradisíacas. Cabe ressaltar que a grande maioria delas fica localizada em Angra dos Reis e não em Ilha Grande.

Você vai passar por: Ilhas Botina, Cataguases, Praia do Dentista, Piedade (antiga Ilha de Caras), Saco do Céu e Lagoa Azul.

Os valores variam de R$ 130,00 a R$ 250,00, dependendo da época.

Onde ficar em Ilha Grande:

Vista de janela de pousada Pé na Areia em frente ao mar, em Ilha Grande
Foto divulgação - Pousada Pé na Areia

Certamente, a melhor região onde ficar em Ilha Grande é na Vila do Abraão. No entanto, a Vila se divide entre o centrinho e a parte mais próxima da praia. Confira algumas opções de onde se ficar na Ilha.

Opções no centrinho da Vila do Abraão:

  • Cavalo Marinho -$$ – Pertinho de tudo, essa pousada é simples e acolhedora oferece buffet de café da manhã diariamente. 
  • Pousada Mãe Natureza Ilha Grande -$$$-Cercada de árvores, é um ambiente silencioso e aconchegante com quartos para casais e famílias.
  • Casablanca  -$$$$$– A 2 minutos da praia, é uma pousada super charmosa  com quartos que possuem vista parcial para o mar ou montanhas.
  • O Pescador  -$$$– Essa pousada possui quartos modernos, confortáveis e arejados, de frente para o mar e um ótimo restaurante especializado em pratos de frutos do mar.
  • Pousada Riacho Dos Cambucas -$$$$– Em um ambiente rústico, oferece vista panorâmica da floresta exuberante de Ilha Grande, além de massagens e banheira de hidromassagem. 
  • Canto Verde -$$$– Churrasqueira, cozinha compartilhada, redes de descanso, quartos para família e buffet de café da manhã estão disponíveis nessa pousada.
  • Biergarten Hostel -$$– Com acomodações exclusivas para adultos, este hostel oferece café da manhã continental e cozinha compartilhada.
Redes de descanso amarradas em árvores em pousada em Ilha Grande
Foto divulgação - Rainforest House - Ilha Grande

Opções próximo às praias:

  • Pousada Pé na Areia -$$$$ –  Decorada com um estilo rústico, é o lugar perfeito para relaxar olhando para o mar e os morros de Ilha Grande.
  •  Porto Girassol -$$$$ – Situada à beira-mar, com café da manhã continental é um lugar tranquilo e silencioso, perfeito para relaxar. 
  • Che Lagarto Hostel Ilha Grande – $$ -Este albergue a poucos passos da baía de Ilha Grande, conta com cozinha compartilhada, vista para o mar e café da manhã continental. 
  • Rainforest House – Ilha Grande – $$ – Escondida em meio a selva é um lugar que oferece casas de temporadas para quem quer paz e muita tranquilidade em meio a natureza.
  • Pousada Asalem -$$$$$ – Rodeada pela Mata Atlântica e com vista do mar, possui acomodações que combinam conforto, modernidade e toques rústicos. 
  • Pousada Portal do Sol – $$$$ – À beira mar e cercada por jardins, oferece quartos com varanda, espreguiçadeiras, decoração simples e café da manhã continental.

Onde comer em Ilha Grande – melhores restaurantes

Prato típico de Ilha Grande em prato branco
Foto: Crystal Jo -Unsplash

Ilha Grande possui opções variadas de bares e restaurantes. A maior parte dos restaurantes se concentra na Vila do Abraão, no entanto, existem opções em outros locais, que você poderá conhecer durante os passeios.

Na Vila, você encontrará desde lugares bem simples à opções mais caras. Confira alguns dos melhores restaurantes de Ilha Grande:

  • Restaurante Lua e Mar – $$$$$ – À beira mar e pé na areia é bem tradicional em Ilha Grande. A comida é sensacional, mas os preços são salgados. O prato mais pedido do Lua e Mar é o peixe com banana.
  • Restaurante Jorge Grego – $$$$ – Na Pousada Mar Azul, este restaurante aberto ao público possui um ambiente aconchegante e rústico. O local se divide em mesas no segundo andar da pousada e mesinhas na areia da praia. O cardápio é bem variado e serve desde frutos do mar à pizzas.
  • Bar Flutuante Marola – $$$$$ – Esse bar não está localizado na Vila de Abraão e, sim, na Praia do Pouso, onde fica o início da trilha para a Praia de Lopes Mendes. Certamente, vale a pena visitar o bar para ter uma experiência diferente de comer uma boa comida em alto mar.
  • Pé na Areia – $