05/09/2021 Por Bárbara Rocha

Onde ficar em Ilha Grande: melhores regiões e pousadas

Ainda não sabe onde ficar em Ilha Grande, RJ? Preparamos um post bem completo com 16 sugestões de pousadas para que você escolha a que mais te encantar!

Situada no litoral sul do Estado do Rio de Janeiro – no município de Angra dos Reis, e a apenas 150 km da capital – Ilha Grande é uma das regiões mais bonitas do estado e um dos destinos preferidos dos que buscam um lugarzinho de astral BEM sossegado para relaxar. 

Certamente, você vai se encantar com as opções de lazer e belezas naturais desta ilha, que agradam visitantes de todas as classes e estilos de vida. E você pode conferir tudo isso em nosso post completão sobre o que fazer em Ilha Grande.

Mas na hora de escolher sua pousada na Ilha Grande, o mais importante é que você conheça bem as principais regiões onde se hospedar, e é nisso que vamos te ajudar! 

Neste post, você vai conferir as melhores opções de hospedagem de Ilha Grande. Vamos descobrir?

palma 1

Onde ficar em Ilha Grande: 16 melhores hotéis e pousadas

Neste post, além de apresentar as características de 5 das principais regiões de Ilha Grande, vamos lhe mostrar as melhores opções de pousadas em Ilha Grande, que vão das mais luxuosas às mais econômicas:

Vila do Abraão

Barcos em praia perto de Vila do Abraão, uma boa opção para quem procura onde ficar em ilha grande
Foto: Dave Lonsdale, CC BY 2.0

Vila do Abraão: Maior infraestrutura e mais barata

O primeiro lugar que você deve considerar ao escolher onde ficar em Ilha Grande é a Vila do Abraão, que é o centro turístico da ilha e local com melhor infraestrutura.

Sem dúvida, é onde estão a maior parte das pousadas, albergues, bares, restaurantes, mercadinhos, padarias, posto de saúde e boa parte das agências de turismo que realizam passeios para outros cantos da ilha.

Além de ser prático se hospedar na Vila do Abraão, costuma ser também mais em conta, uma vez que a maior parte das pousadas econômicas da ilha ficam aqui.

Vale lembrar que até recentemente a estrutura hoteleira de Ilha Grande era bem rústica, e muitas pousadas nem tinham eletricidade. Hoje, existem opções mais refinadas, e quase todas as pousadas contam com internet. 

Dica:

Aqueles que curtem um clima mais pé na areia, vão adorar as pousadas mais ao final da praia de Abraão, do lado esquerdo de quem vem no porto. 

Já os que preferem ficar próximo ao buxixo, devem se hospedar próximo à praça da vila. É onde está a maior parte dos bares, restaurantes e a vida noturna.

Sugestões de hotéis e pousadas em Ilha Grande - Vila do Abraão

entrada de pousada casablaca, uma boa opção para quem busca onde ficar em ilha grande
Foto divulgação: Pousada Casablanca
Cavalo Marinho$$

Em primeiro, recomendo a pousada Cavalo Marinho que tem localização excelente! Ela está perto de tudo, e fica situada a apenas 150 m da Praia do Abraão. É uma pousada simples, mas bem acolhedora, com funcionários cordiais e um bom buffet de café da manhã diário. Confira os preços.

Pousada Mãe Natureza Ilha Grande – $$$

Já a Pousada Mãe Natureza Ilha Grande , cercada de árvores, é um ambiente silencioso e super aconchegante, com quartos para casais e famílias. Mais tranquilo impossível! Dá até para dormir com o barulhinho de cachoeira. Confira os preços.

Casablanca – $$$

Uma outra opção é a pousada Casablanca que é uma das melhores opções para se hospedar em Ilha Grande. Além do ambiente familiar e da ótima localização, a 2 minutos da praia e a poucos metros de restaurantes e lojas, ela é super charmosa e seus quartos têm vista parcial para o mar ou montanhas. Confira os preços.

Pousada d’Pillel – $$

A Pousada d´Pillel  também vale a pena, ela é charmosa , agradável, fica próxima ao centro e oferece quartos confortáveis e espaço comum com TV, jogos e mesa de pingue-pongue. E, por estar a duas quadras de distância do agito, o som dos bares não incomoda, garantindo um sono tranquilo. Confira os preços.

Biergarten Hostel -$$

Por último, nesta região, recomendo o albergue Biergarten Hostel que tem ótimos anfitriões, oferece acomodações exclusivas, limpas e bem organizadas. Além disso, há uma cozinha compartilhada, e café da manhã continental diariamente. Confira os preços.

Enseada de Araçatiba

deck de Mar da Lua em frente ao mar, uma boa opção para quem busca onde ficar em ilha grande
Foto divulgação: Mar da Lua

Enseada de Araçatiba: Lugar sossegado com belas paisagens

A segunda opção em termos de variedade de acomodação é a Enseada de Araçatiba (Praia de Araçatiba e Praia Vermelha), um recanto sossegado, rodeado de belas paisagens, e com pousadas semelhantes à Vila do Abraão, mas em número bem menor.

Aqui, não há tantos atrativos, além dos passeios de barco e lancha, oferecidos pelas próprias pousadas. Também não há restaurantes nem vida noturna, o que torna o lugar bastante procurado por quem quer paz e sossego.

O destaque do local fica por conta da transparência das suas águas calmas e verdes (na maior parte do tempo), o que o torna ideal para a prática de snorkeling e mergulho com cilindro, além de canoagem ou caiaque. 

E, por lá, você vai encontrar ótimas (e bem avaliadas) pousadas que oferecem todas as facilidades para os seus dias na ilha (dicas, organização de passeios, atividades aquáticas, alimentação, etc.), com as que menciono abaixo:

Sugestões de hotéis e pousadas em Ilha Grande – Enseada de Araçatiba

deck de Pousada e Restaurante Conves, em frente ao mar, durante o dia
Foto divulgação: Pousada & Restaurante Conves
Pousada & Restaurante Convés – na costeira – $$$$  

A Pousada & Restaurante Convés tem um ótimo deck sobre as águas cristalinas do mar e é conhecida pelo atendimento personalizado dos donos (inclusive no restaurante, onde os pratos principais são o Chiclete de Camarão e as Moquecas preparado pela dona). Confira os preços.

Mar da Lua – na costeira – $$$$

Já a pousada Mar da Lua, é uma das melhores de Ilha Grande. Ela oferece quartos bem equipados, restaurante, atendimento diferenciado, e um belo deck sobre o mar. Confira os preços.

Pousada Tony Montana – $$$

Uma outra opção para quem quer estar bem localizado, é a Tony Montana que fica à beira-mar na Praia Grande. Ela tem boa avaliação dos hóspedes e oferece um bar/restaurante com ótimo custo-benefício. Confira os preços.

Suítes Encanto do Pai – $$

Por fim, também em Praia Grande de Araçatiba (Vila), fica a pousada Suíte Encanto do Pai, que tem vista privilegiada para o mar, varandas com redes para dias super relaxantes e suítes espaçosas com ótimo custo-benefício. Confira os preços.

Praia Vermelha

Barcos atracados em Praia Vermelha, um lugar encantador para quem busca onde ficar em ilha grande
Foto divulgação: Vila Pedra Mar

Praia Vermelha: Encantadora e isolada com acomodações elegantes

Em terceiro na nossa lista de onde ficar em Ilha Grande, está a Praia Vermelha que fica próxima à Praia Grande de Araçatiba e é ocupada por uma pequena comunidade com estrutura mais simples.

Por lá, você encontra algumas pousadas com restaurantes, que oferecem estrutura de passeios, e até pousadas com um padrão superior, com quartos elegantes e confortáveis. 

Vila Pedra Mar – $$

Se você busca exclusividade, essa é a melhor opção! A Vila Pedra Mar possui apenas três quartos, todos aconchegantes, charmosos e equipados.

Ela fica localizada na costeira rochosa no canto direito da praia e tem uma vista espetacular para o mar. Além disso, tem um café da manhã maravilhoso, um restaurante que serve pratos elaborados e o atendimento da pousada é bem elogiado. 

Simplesmente, uma das mais bem avaliadas pousadas de Ilha Grande. Confira os preços.

Ponta da Barca – $$

Já a Ponta da Barca, uma pousada localizada em frente ao mar da Praia Vermelha, possui quartos aconchegantes, conta com um restaurante próprio que é um dos mais famosos da ilha. Se for até lá, vale a pena experimentar lula recheada!  Confira os preços.

Pousada Lagamar – $$

Por último, recomendo a Pousada Lagamar, que fica em frente à Lagoa Lagamar e tem quartos com varandas com uma vista linda. Além disso, no local também fica um bar, onde é servido diariamente um café da manhã com uma variedade de frutas frescas, pães e frios.  Confira os preços.

Enseada de Palmas

vista aérea de mar azul e vegetação de Enseada de Palmas em Ilha Grande
Foto: Vinicius Cainelli on Unsplash

Enseada de Palmas: Ambiente paradisíaco com pousadas rústicas e simples

Com 8 praias e 2 ilhotas, a Enseada de Palmas é uma pequena vila de pescadores rústica e simples, ideal para quem busca descanso em contato com a natureza. 

Com um visual paradisíaco e selvagem, a enseada é um dos lugares mais procurados no verão em Ilha Grande, com um bom movimento de dia e muito sossego à noite.

Além disso, atrai muitos surfistas devido à sua proximidade com a praia de Lopes Mendes, um dos melhores spots de surf da Ilha Grande.

Mas, apesar do movimento, a atividade turística em Palmas é bem pequena e as pouquíssimas pousadas existentes são bem simples e rústicas, em sintonia com a natureza do local, sendo mais frequente o camping.

Também não há comércio desenvolvido, nenhum serviço público, e a energia elétrica é fornecida através de moto-geradores.

Para chegar até aqui, é preciso fazer uma trilha ou pegar um barco partindo da Vila do Abraão. 

Sugestões de hotéis e pousadas em Ilha Grande – Enseada de Palmas

cama, guarda-roupa e tv em quarto aconchegante de Atlantiga Jungle Ladge uma boa opção para quem busca onde ficar em ilha grande
Foto divulgação: Atlantica Jungle Lodge
Pousada Toca do Mar – $$ 

Se você quer tranquilidade e contato com a natureza, a Pousada Toca do Mar, com vista deslumbrante do mar, é a melhor opção. Ela possui ótimos quartos e um café da manhã maravilhoso. Confira os preços.

Morango das Palmas – $$

Mais uma opção à beira mar, a pousada Morango das Palmas fica a poucos passos da Praia de Palmas e a 16 km da Praia da Tartaruga, possui quartos para casas e famílias, serve café diariamente e conta com um restaurante com bons preços. Confira os preços.

Atlantica Jungle Lodge – $$$$

Já a Atantica Jungle Lodge é um pequeno refúgio, ideal para quem busca exclusividade. Ela tem uma linda vista para a Mata Atlântica e para o mar de Ilha Grande, e fica na Praia do Pouso, a apenas 10 minutos de caminhada da praia de Lopes Mendes. Além disso, o lugar tem um charme rústico e um buffet de café da manhã maravilhoso. Confira os preços.

Abraãozinho

cama e rede de descanso em quarto de Bonito Paraiso Ilha Grande
Foto divulgação: Bonito Paraiso Ilha Grande

Abraãozinho: Praia paradisíaca, para quem busca tranquilidade

Próxima à Vila do Abraão, fica Abraãozinho, uma das mais belas praias da Ilha Grande, que pode ser acessada facilmente em uma caminhada de vinte minutos. 

Como o nome sugere, Abraãozinho é pequena, mas super indicada para banho de sol e mergulho, com um mar bem tranquilo e cristalino. 

É  também uma boa pedida para quem quer sossego e tranquilidade, ou viaja com criança, já que há barracas que servem cerveja gelada e petiscos, além de aluguel de snorkeling e pranchas de stand-up paddle.

No local, existe apenas um hotel:

Bonito Paraíso Ilha Grande – $$$

A Bonito Paraíso Ilha Grande é uma charmosa e sossegada “Casa da praia” com três cômodos na beira do mar e outros quatro cômodos na “Casa da Floresta”.  

Todos os quartos possuem cama queen size, ar condicionado, TV, minibar, wi-fi, e vistas deslumbrantes da floresta ou do mar. Confira os preços.

Onde Ficar em Ilha Grande, RJ: Outros lugares para se hospedar

rochas as margens de águas cristalinas, um paraíso para quem procura o que fazer de graça em Ilha Grande

Além dos locais citados, há outras opções de hospedagem espalhadas em diversos pontos da Ilha Grande, para quem deseja conhecer a região a fundo. Seguem alguns:

Praia do Bananal

A Enseada do Bananal abrange as praias do Bananal, Bananal Pequeno, Matariz e Jaconema, e aqui estão algumas das mais belas pousadas da Ilha Grande. Quase todas oferecem, além de hospedagem, alimentação e passeios de barco inclusos na diária.

Sem dúvidas, Bananal é um ótimo lugar onde ficar em Ilha Grande, para dormir cedo, desconectar e descansar por alguns dias, ou seja, para dar um RESET total no stress! 

Entre as atrações turísticas de Bananal estão passeios de barco, snorkel, pescaria, mergulho e trilhas.

No entanto, como o acesso ao lugar é restrito (feito apenas com Angra dos Reis como ponto de partida) é preciso se certificar de combinar o transporte diretamente com a acomodação. 

Praia do Aventureiro

Já a Praia do Aventureiro é um dos pontos turísticos mais procurados de Ilha Grande. 

A região, no entanto, fica dentro de uma área de proteção, com limitação do número de visitantes. Além disso, há estrutura de camping para quem quer se hospedar no Aventureiro.

Veja mais opções de hospedagem em Ilha Grande.

viajantes conversam em deck de hostel em Ilha Grande em frente ao mar
Foto divulgacão: Che Lagarto Hostel
Dicas importantes antes de decidir onde ficar em Ilha Grande: 
Quantos dias ficar em Ilha Grande

Sobretudo, se a ideia é apenas dar uma relaxada e curtir algumas das praias de Ilha Grande com águas cristalinas, um final de semana já é o suficiente. 

No entanto, se você quer conhecer a ilha com calma, fazer os principais passeios de barco e trilhas, e ainda dar uma boa “desconectada” da vida na cidade grande, recomendo ficar pelo menos 4 dias em Ilha Grande.

Dito isso, se o tempo estiver curto, e for ficar apenas um fim de semana, opte por fazer pelo menos um passeio de barco/lancha, pois, além de serem animados, são a melhor forma de conhecer a região.

Bom saber:
  • É essencial que você leve dinheiro, pois não existem caixas eletrônicos e bancos na Ilha Grande e pode acontecer você não conseguir usar seu cartão de débito/crédito (se for aceito) por falta de energia ou problema na rede telefônica;
  • Outro ponto importante é que carros não são permitidos na Ilha, então, é bom procurar lugares seguros para deixar o veículo se você for com ele até o lugar onde vai pegar uma barca para a Ilha. 
Gostou de saber onde ficar em Ilha Grande?

Em suma, não é difícil escolher onde ficar em Ilha Grande. 

Felizmente, a ilha oferece boas opções de pousadas, que costumam agradar a todos os gostos e bolsos!

Agora é só reservar aquela pousada que mais combina com o seu estilo de viajante! 

E, para não perder essas dicas, que tal favoritar este link para dar uma olhada nessa lista assim que for conhecer Ilha Grande? 

Você também pode se interessar por:

O que fazer em Ilha Grande RJ – Melhores atrações + Dicas

O que fazer de graça em Ilha Grande

Região dos Lagos Rio de Janeiro: Conheça os melhores destinos

O que fazer em Búzios: 15 melhores atrações da cidade

16 melhores lugares para viajar no estado do Rio de Janeiro

O que fazer no Rio de Janeiro: 54 melhores passeios 

 

PLANEJE SUA TRIP
SEGURO VIAGEM

Tenha quem te socorrer nos perrengues. O voo atrasou, sua mala foi danificada ou sofreu algum acidente? O Seguros Promo garante sua indenização. Feche agora e com desconto o seguro ideal para sua viagem. 

PASSAGENS AÉREAS

Economizou na passagem. Quer viajar mais? Com o Passagens Promo você encontra descontos imbatíveis em passagens áreas.

ACOMODAÇÃO

Vai dormir no conforto, mesmo fora de casa.  Seja sua procura um hotel, apartamento, resort ou chalé, no Booking.com você encontra as acomodações mais baratas e mais confortáveis.  

ALUGUEL DE CARRO

Vai poder desbravar o destino escolhido. Se você quer quebrar barreiras, e aproveitar ao máximo o seu destino, alugue um carro com o melhor preço e com possibilidade de parcelamento em até 12x através do RentCars.

admin
ebook melhores momentos da vida 101 dicas 1
email

101 DICAS INCRÍVEIS E TRUQUES PARA VIAGEM

Quer embarcar nas nossas dicas? Então faz o check-in: