16/09/2021 Por Bárbara Rocha

A Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, concentra alguns dos lugares mais lindos de todo o Brasil. Com praias paradisíacas e sol o ano todo, o local há tempos é um dos destinos favoritos dos cariocas e, a cada dia, atrai a atenção de turistas em busca de suas águas calmas e clima perfeito.

Da cosmopolita e badalada Búzios ao mar azul intenso de Arraial do cabo, você certamente vai encontrar uma praia que combine com seu estilo. Nós já estivemos na região muitas vezes e nunca nos cansamos de ir até lá sempre que temos chance, para descansar e mergulhar no mar esverdeado e sempre gelado da Região dos Lagos.

Se você nunca foi à Região dos Lagos, aposto que vai ser difícil escolher onde visitar, tamanho o leque de opções. Para te inspirar e ajudar a planejar melhor a viagem, selecionamos as melhores cidades da Região dos Lagos, aquelas que não podem ficar de fora do seu roteiro!

Vamos conhecer uma das regiões mais bonitas do Rio?

Vista área de barcos em mar de Arraial do Cabo, uma das cidades da Região dos Lagos Rio de Janeiro

Conheça os melhores destinos da Região dos Lagos, Rio de Janeiro

Também conhecida como Costa do Sol, a região dos lagos é formada sete municípios, sendo os mais procurados:

Sinceramente? Vale a pena conhecer todos os destinos da Região dos Lagos em sua passagem por esse paraíso de areias claras e águas cristalinas. Cada um tem sua graça e beleza, e todos esbanjam boa gastronomia, lugares para relaxar e praticar esportes.

Ficou curioso para saber mais sobre essas cidades que acabei de te falar? Pois, então, leia as dicas abaixo, escolha um destino e aproveite sua viagem para a Região dos Lagos no Rio de Janeiro! Bora ver?

Quer conhecer outros destinos do RJ? Leia também: 16 melhores lugares para viajar no estado do Rio de Janeiro

Búzios

Vista panorâmica do nascer do sol sobre o mar, onde há barcos, em Búzios, cidade da Região dos Lagos.
Orla Bardot é o melhor ponto em Búzios para ver o amanhecer ou pôr do sol - Foto: Luca Lago.

Praias paradisíacas, diversos restaurantes e bares, festas animadas por DJs em boates e barcos, construções coloniais, barquinhos coloridos, e espaços agradáveis para ver o pôr do sol, como a Orla Bardot e o Porto da Barra.

Assim é Búzios, a cidade mais badalada da Região dos Lagos Rio de Janeiro, e a que mais atrai turistas. Ela é perfeita para quem quer dias agitados, ao mesmo tempo em que é agradável para os que buscam dias relaxantes e/ou românticos.

O balneário possui mais de vinte praias, e cada uma com seu estilo – Ferradura, por exemplo, atrai famílias com crianças , enquanto Geribá é território da paquera e dos surfistas.

Distância do RJ: 177 km

Como chegar em Búzios, saindo do RJ?

De carro: Sem trânsito, você chega em cerca de 3 horas. 

De ônibus: É só pegar um ônibus com a viação 1001, há ônibus todos dias em diversos horários. Neste caso, a viagem é de um pouco mais de 3 horas.

Por que visitar?

– É para todos os gostos:

praias tranquilas, agitadas, selvagens e até de nudismo! Você pode escolher até mesmo a temperatura, já que as águas variam entre mornas e geladíssimas. 

– Vida noturna intensa:

As ruas de Búzios são perfeitas para quem gosta de vida noturna. Quiosques pelas orlas, bares pelas ruas e baladas na região central, são ótimos!

– Passeios de barco:

Há opções animadas com muita música e bebida para você aproveitar com a galera enquanto conhece algumas das 23 praias de Búzios, assim como, opções mais tranquilas para quem busca silêncio e privacidade.

Pessoas caminham na Rua das Pedras, onde há muito o que fazer, em Búzios
Na Rua das Pedras estão as principais lojas, bares e restaurantes de Búzios - Foto: Fulviusbsas, CC BY-SA 3.0

Dicas especiais / Atrações:

Passeio de escuna com mergulho: A maioria desses passeios sai do Centro de Búzios, não é difícil encontrar ofertas. Eles te levam para conhecer todas as praias da região, e param nas melhores delas para você mergulhar!

Orla Bardot e Rua das Pedras: Localizadas no coração da cidade, essas ruas têm tudo: mercados, farmácias, o agito noturno das baladas e bares, lojas de grife, comida, o ver e ser visto. Além disso, as agências de turismo para quem busca passeios, também estão aqui.

Passeio de Buggy: Uma boa para conhecer as paisagens de Búzios por outro ângulo. Esse passeio passa por diferentes praias, e ainda conta com paradas em mirantes para você curtir o visual e de quebra tirar fotos maravilhosas. 

Onde dormir?

Vila da Santa Hotel Boutique & Spa $$$$$ – Ideal para viagem em dupla, este hotel localizado em frente à Praia dos Ossos oferece café da manhã, centro de spa, 2 piscinas (uma delas aquecida) e quartos espaçosos.

Pousada Kailani – $$$ – Piscina ao ar livre, campo de futebol e salão de jogos são alguns dos atrativos dessa pousada localizada a 800 metros da Praia de Geribá. Além disso, oferece estacionamento privativo gratuito e café da manhã. 

Pousada Porta Do Céu – $$ – Localizada a 700 m das águas cristalinas da Praia de João Fernandes, essa pousada oferece café da manhã, quartos com varanda, vista para o mar, alguns com banheira de hidromassagem. 

Veja a lista com todas as opções de hospedagem em Búzios

Saiba mais sobre Búzios em: O que fazer em Búzios – 15 melhores atrações da cidade Top 15 melhores pousadas em Búzios para ficar em grande estilo.

Barcos de pesca à beira-mar, em Cabo Frio, cidade da Região dos Lagos Rio de Janeiro
Praia do Peró e Praia das Conchas são boas opções em Cabo Frio Região dos Lagos Rio de Janeiro - Foto de bordallopaula por Pixabay

Cabo Frio 

Praias com mar azul, dunas branquinhas, diversos quiosques, sorveterias e restaurantes. Cabo Frio, a apenas 30 minutos de Búzios, é a maior cidade da Região dos Lagos Rio de Janeiro e, por isso, possui uma infraestrutura melhor do que a de suas vizinhas.

Além das ótimas praias e até ilhas, conta com museus, mirantes, bares e shoppings, para quem busca um espaço com ar condicionado para fugir do calor, ou até mesmo, ir ao cinema. 

Diferente das outras, ela lembra as grandes cidades, como o Rio, o que pode facilitar a sua estadia, principalmente se você pretende passar as férias. Aqui há diversos mercados, com preços mais em conta, e ônibus que circulam por toda a cidade, e ainda levam para Búzios e Arraial.

Distância do RJ: 156 km

Como chegar em Cabo Frio, saindo do RJ?

De carro:  É uma viagem que leva em média 2 horas.

De ônibus: Nesta opção, a viagem dura pouco mais de 3 horas. É só pegar um ônibus na rodoviária Novo Rio com a viação 1001.

Por que visitar?

– Hospedagens diversas:

Você pode escolher ficar em bairros bem localizados, porém, super movimentados como Jardim Machado e Vila Nova, ou bairros mais afastados do centro, mas, super tranquilos, como Palmeiras e Peró. 

– Ótimas praias:

Além das águas cristalinas que chamam atenção, as praias dessa região tem uma ótima infraestrutura de quiosques.

– Pontos históricos:

Para os que amam história e curiosidades, é uma boa visitar os diversos monumentos e as construções antigas da cidade, que contam sobre o passado do país. 

pessoas em areia de praia em Cabo Frio, durante o dia, sob o céu azul
Foto: Paulo JC Nogueira, CC BY-SA 3.0

Dicas especiais / Atrações:

– Ilha do Japonês: 

Este lugar é paradisíaco! As águas são cristalinas e ótimas para praticar stand-up paddle ou fazer passeios de caiaque (há aluguéis disponíveis na região).

– Bairro da Passagem: 

Perfeito para fazer caminhadas tranquilas e explorar as ruas repletas de antigas construções, já que o bairro tem mais de 400 anos! Além disso, há ótimos pontos para ver o pôr do sol e experimentar as comidas locais. 

– Forte São Mateus: 

Localizado na praia do Forte, essa construção do século 17 guarda canhões históricos em um espaço cultural cheio de detalhes sobre a história do Brasil. Além disso, é um ótimo mirante com vista para a praia e o mar.

Onde dormir?

Hotel Boutique Recanto Da Passagem $$$Localizado a 2 km da Praia do Forte, este hotel possui piscina ao ar livre e sauna. Além disso, oferece café da manhã diariamente e quartos com TV, ar-condicionado e banheiro privativo. 

Paradiso Peró Praia Hotel – $$ – Localizado a 300 metros da Praia do Peró, este hotel oferece café da manhã, piscina ao ar livre de frente para a praia, além de espreguiçadeiras e guardas-sóis. Alguns quartos possuem varandas com vista para o mar.

Pousada la Portell – $ -Localizada a 400 metros da Praia do Forte essa pousada oferece café da manhã, quartos para até 3 pessoas, frigobar, ar-condicionado, TV e banheiro privativo.

Veja a lista com todas as opções de hospedagem em Cabo Frio

Vista aérea das águas verdes do mar, onde há um pequeno barco de pesca, em Arraial do Cabo.
Foto: Nayani Teixeira

Arraial do Cabo

Essa cidade fica ao lado de Cabo Frio (dá até para ir andando se você tiver disposição) e é ainda melhor do que as outras para quem curte praias e mergulho, acredita? Pois suas águas são ainda mais azuis e cristalinas.

O destino conta com praias incríveis como Pontal do Atalaia e Farol, dunas de areia branca, vegetação bem preservada, lagoas e opções de passeios de barco e jipe. 

Outros destaques são o Mirante da Cabocla e trilhas, incluindo a trilha para a Praia do Forno.

Distância do RJ: 165 km

Como chegar em Arraial do Cabo, saindo do RJ?

De carro: É uma viagem de cerca de 2h e 30min.

De ônibus: É só pegar um ônibus com a viação 1001. A viagem leva cerca de 3h e 30min.

Por que visitar?

– Mergulho em águas cristalinas: 

As águas aqui são tão transparentes que a cidade costuma ser chamada de capital do mergulho! Se você ama curtir o mar e quer conhecer peixinhos, coloque ela no seu roteiro região dos lagos!

– Praias incríveis: 

Uma mais linda que a outra, contudo, com águas geladíssimas, que em algumas épocas chegam a 14°C! Recomendo visitar somente no verão, só assim pra aguentar!

– Culinária: 

Se você é fã de frutos do mar, vai curtir a gastronomia de Arraial, um dos pratos mais comum é o camarão na moranga, que você encontra em todos os cantos. 

as, agitadas, selvagens e até de nudismo! Você pode escolher até mesmo a temperatura, já que as águas variam entre mornas e geladíssimas. 

– Vida noturna intensa:

As ruas de Búzios são perfeitas para quem gosta de vida noturna. Quiosques pelas orlas, bares pelas ruas e baladas na região central, são ótimos!

– Passeios de barco:

Há opções animadas com muita música e bebida para você aproveitar com a galera enquanto conhece algumas das 23 praias de Búzios, assim como, opções mais tranquilas para quem busca silêncio e privacidade.

Tartaruga nadando em águas cristalinas de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos
Foto: Wexor Tmg on Unsplash

Dicas especiais / Atrações:

– Snorkelling: Se você quer mergulhar, mas tem um certo medinho do fundo do mar, dá para ser feliz com essa opção, já que com sorte dá para ver alguns peixinhos. 

Há oferta de equipamentos necessários na região, mas você também pode alugar aqui.

– Mergulho com cilindro: Agora, se você tem um espírito aventureiro, a melhor opção é essa! O mar de Arraial guarda grutas e naufrágios para explorar, além de diversas tartarugas e peixes para observar.

– Pontal do Atalaia: Um dos pontos mais bonitos de Arraial, conta com águas ainda mais cristalinas e com temperaturas mais amenas. 

Além disso, possui pontos desertos, para quem quer fugir da muvuca e a famosa Gruta do Amor: reza a lenda que os casais que passam por lá ficam juntos para sempre! 

Onde dormir?

Pousada Mirante do Atalaia – $$ – Localizada no centro de Arraial, oferece café da manhã, dispõe de jardim, terraço, estacionamento privativo gratuito, Wi-Fi e cozinha compartilhada. 

Suítes Brandi – $$ – Situada a 700 metros da Praia da Figueira, essa pousada possui piscina, WiFi gratuito, estacionamento, oferece café da manhã, além de acomodações com varandas e vista para um lindo lago.

Hostel Vila Praiana – $ – Localizado a 1,3 km da Praia do Forno, esse hostel acolhedor possui quartos com ar-condicionado, ventilador e banheiro compartilhado. Além disso, fornece café da manhã diariamente.

Veja a lista com todas as opções de hospedagem em Arraial do Cabo

sao pedro da aldeia
Foto: Newton paz peres, CC BY-SA 3.0

Outras cidades da Região dos Lagos Rio de Janeiro:

Araruama, São Pedro da Aldeia e Saquarema

À primeira vista, essas outras cidades podem parecer pouco interessantes, mas guardam ótimos atrativos. Por isso, vale a pena colocar em seu roteiro região dos lagos, passeios em alguma delas. 

Veja os principais atrativos: 

Sítio Ilha do LazerLocalizado em Araruama, é ideal para famílias com crianças, já que há piscina para todas as idades, toboáguas, pedalinhos, caiaque e quadras esportivas. 

Serra de Sapiatiba: Esse é o ponto mais alto da cidade de São Pedro da Aldeia, perfeito para quem quer explorar a natureza. Para chegar ao seu topo, é preciso fazer uma trilha de 1km.

Praia de Itaúna: Se você curte surfar, vale a pena colocar em seu roteiro de Região dos Lagos uma visita para essa praia de Saquarema. 

Devido às ondas fortes, ela é considerada a capital do surf no país, e por isso, rolam até alguns campeonatos!

Informações úteis da Região dos Lagos – Rio de Janeiro

Como ir até lá: Saindo do Rio, é possível chegar facilmente de carro ou de ônibus, que saem da rodoviária Novo Rio.

Distância: Do Rio, sem trânsito e de carro, entre 2h – 3h de viagem, de ônibus em até 4h (vai depender da cidade escolhida).

Quando ir? Os melhores períodos são entre abril e maio, quando ainda costuma fazer muito calor, mas há menos turistas. Ou, então, entre outubro e novembro, quando o clima fica mais agradável, e há pouquíssimos turistas.

Onde ficar: Se você for viajar com o seu par para passar um fim de semana, pousadas ou hotéis com piscinas são as melhores opções. Agora, se for com a galera ou com a família, é melhor alugar uma casa, já que aluguéis por temporada são comuns nesta região. Dê uma olhada no Booking.

Quanto tempo: Para conhecer os principais pontos de toda a região, cerca de 5 dias. Mas, você pode optar por ficar apenas em uma das melhores cidades, e curtir um final de semana.

Pontos negativos: Em feriados prolongados e no final do ano, essa região costuma ficar lotada, então, se você busca sossego e quer fugir da muvuca, evite! 

Gostou dessas cidades?

Então, monte o seu roteiro Região dos Lagos, e vá para algumas (ou todas) cidades dessa região, assim que tiver um tempo livre!

Dizem por aí que a água do mar é cura pra tudo… então, se você quer um banho de tranquilidade, a Região dos Lagos Rio de Janeiro vai te fazer muito bem, já que mar é o que não falta por aqui!

PLANEJE A TRIP
SEGURO VIAGEM

Tenha quem te socorrer nos perrengues. O voo atrasou, sua mala foi danificada ou sofreu algum acidente? O Seguros Promo garante sua indenização. Feche agora e com desconto o seguro ideal para sua viagem. 

PASSAGENS AÉREAS

Economizou na passagem. Quer viajar mais? Com o Passagens Promo você encontra descontos imbatíveis em passagens áreas.

ACOMODAÇÃO

Vai dormir no conforto, mesmo fora de casa.  Seja sua procura um hotel, apartamento, resort ou chalé, no Booking.com você encontra as acomodações mais baratas e mais confortáveis.  

ALUGUEL DE CARRO

Vai poder desbravar o destino escolhido. Se você quer quebrar barreiras, e aproveitar ao máximo o seu destino, alugue um carro com o melhor preço e com possibilidade de parcelamento em até 12x através do RentCars.

admin