17/06/2022 Por Bárbara Rocha

O que fazer em Sana RJ - melhores atrações

O Arraial do Sana é uma região de paz, que se destaca na serra macaense. Mas você sabe o que fazer em Sana RJ? Listamos, aqui, as 10 atrações imperdíveis deste refúgio no Rio de Janeiro, além de dicas de onde ficar e onde comer!

Conhecido como “Paraíso das Águas”, este vilarejo cercado por mata atlântica, e cortado pelo Rio Sana, tem um clima gostoso o ano todo e uma biodiversidade de se admirar. Sem contar, o povo acolhedor e a energia que renova e faz os visitantes voltarem a Sana várias vezes, assim como nós!

Com uma vibe bem roots, o distrito de Macaé oferece várias atrações e é um excelente lugar para relaxar e se desconectar do ritmo frenético da cidade grande! 

Você pode fazer trilhas na natureza, relaxar nos riachos e campings, e ainda curtir o agito da noite com muita música boa. Resumindo, natureza, boa gastronomia, música e diversão tem de sobra por aqui! 

Quer saber mais sobre o que fazer em Sana RJ? Continue lendo esse post e saiba como aproveitar esse destino!

waterfall

Por que visitar Sana RJ?

pedras, árvores e montanhas ao redor do Rio Sana
Foto: Shutterstock
  • O Sana vem sendo cada vez mais procurado por turistas, e não é à toa. O vilarejo é conhecido por suas matas, trilhas e, principalmente, suas lindas cachoeiras, dentro de uma grande área de preservação.
  • Desde atividades relaxantes à aventuras nas montanhas e rios, esse povoado atende aos mais diversos turistas.
  • Para quem busca o que fazer em Sana RJ durante o dia, além da biodiversidade, é possível visitar feirinhas de artesanato, que atraem os amantes da arte. 
  • Já de noite, há sempre um barzinho ou restaurante tocando música ao vivo e servindo comidas típicas da cidadezinha.

Onde fica Sana?

Sana fica no município de Macaé, no estado do Rio de Janeiroa cerca de 160 quilômetros da capitalÉ o 6º distrito da cidade, na região serrana, entre Nova Friburgo, Casimiro de Abreu e Trajano de Moraes.

 A entrada para vilarejo é a pela cidade de Casimiro de Abreu, a 25 km. A área é considerada reserva ecológica da cidade e foi convertida em zona de proteção ambiental em 2002.

Mais abaixo, após a lista com o que fazer em Sana RJ, vou explicar como chegar na região.

O que fazer em Sana RJ: melhores atrações

A lista de atividades para quem busca o que fazer em Sana é bem completa! 

Esse vilarejo não decepciona, especialmente no que diz respeito a atrações turísticas, disponíveis durante todos os dias, para todos os gostos!

Separamos alguns dos principais passeios em Sana que você não pode perder ao visitar a cidade:

1. Cachoeiras do Sana

Cachoeira em Sana, uma ótima opção de atração para quem busca o que fazer em Sana RJ
Foto: Manoel Moraes Jr. on Flickr

Sem dúvida, as diversos riachos e cachoeiras de Sana, que se tornaram pontos turísticos, são as grandes estrelas! Não é à toa que o lugar foi apelidado de “Paraíso das Águas”.

Há opções de cachoeiras mais cheias, e outras mais isoladas e desertas, ideal para quem quer sossego. 

Visitamos as cachoeiras abaixo e podemos dizer: sua fama é merecida, e vale a indicação!

Circuito das Águas

O Circuito das Águas tem as cachoeiras mais famosas e eram as mais movimentadas quando estivemos por lá. Ele é formado por 7 cachoeiras e tem uma trilha leve à moderada. 

As quedas d’água e poços têm diferentes níveis de dificuldade de acesso e diferentes atrativos. Mas com certeza você vai encontrar uma que te agrade!

Apesar do movimento, o ambiente é limpinho e organizado. Durante todo o caminho, vimos funcionários com radinhos trocando informações e monitorando o lugar para a segurança dos frequentadores. Além disso, as quedas mais radicais contam com instrutores e guias para prevenir qualquer acidente. 

Algumas das cachoeiras que mais gostamos no Circuito das Águas para quem procura o que fazer no Sana RJ:

Cachoeira do Escorrega, uma ótima atração pra quem busca o que fazer em Sana
Foto: Shutterstock

Cachoeira do Escorrega: Como o nome já diz, essa cachoeira em Sana tem um escorrega natural, formado por uma grande pedra lisa e escorregadia em declive. A diversão é certa para todos, o que faz do lugar uma parada obrigatória!

Como leva apenas 20 minutos para chegar até ela e o trajeto é muito bem sinalizado, é a ideal para quem está com as crianças.

Recanto das Borboletas: Essa cachoeira é a segunda que passamos na trilha do Circuito das Águas, mas seu acesso é mais complicado e por isso ela é menos frequentada.

Apesar do caminho por uma trilha cheia de pedras escorregadias, o esforço é bem retribuído pela água cristalina e refrescante dessa parada! Vale muito a aventura, e de quebra você vai encontrar várias borboletas.

Cachoeira da Mãe, uma ótima atração para quem busca o que fazer em Sana RJ
Foto: Shutterstock

Cachoeira da Mãe: Essas três próximas cachoeiras (da Mãe, do Filho e do Pai) ficam lado a lado e indicamos aos aventureiros. A Cachoeira da Mãe é a maior, com uma queda de 12 metros de altura que é encarada pelos mais radicais que saltam da pedra da mãe até o espelho d’água logo abaixo. 

Também é um ótimo lugar para quem só quer admirar a natureza e pegar um sol nas pedras! Descobrimos que o nome é pois viam nela uma semelhança com a imagem de Nossa Senhora, mãe de Jesus.

Cachoeira do Filho:  A Cachoeira do Filho fica entre a do Pai e da Mãe, o acesso à ela é mais perigoso por dentro da água da Cachoeira do Pai, por isso não é aconselhado a crianças e idosos. 

Essa queda d’água tem um grande tobogã que te leva direto ao poço da Cachoeira da Mãe por uma descida rápida e emocionante!

Cachoeira do Pai: A Cachoeira do Pai oferece uma vista incrível! Sua queda d’água é forte e tem aproximadamente 15 metros. Os visitantes mais corajosos podem saltar do alto das pedras em um poço bem fundo que fica entre as rochas.

Cachoeira das 7 pedras: Essa foi a nossa favorita! É a sétima cachoeira do circuito e tem esse nome porque a queda d’água passa por uma escadaria natural. 

Ainda é possível entrar em um tubo d’água por trás das quedas e renovar as energias numa posição privilegiada que não se tem todo dia, ou só tomar uma ducha e curtir uma massagem feita pelas águas. É revigorante! 

Apesar de não ter o acesso tão fácil, é bem movimentada e muito procurada pelos turistas durante feriados e alta temporada.

Recomendamos que comece o passeio pelas cachoeiras mais acima e só depois siga para as cachoeiras mais abaixo. Assim você completa a trilha chegando primeiro aos ambientes mais relaxantes e tranquilos, por serem as paradas mais distantes e complicadas, portanto, as com menos movimento.

Informações práticas – Circuito das Águas: 

O Circuito está aberto todos os dias, das 8h às 16h na parte superior e até às 17h na Cachoeira do Escorrega. 

O ingresso custa R$15 por pessoa. Idosos acima de 60 anos pagam meia. Moradores, deficientes físicos e crianças até 12 anos não pagam.

A taxa de estacionamento é de R$10, mas não é necessário ir de carro, você pode acessar a trilha tranquilamente a pé.

Confira os horários atuais, número para contato e regras de visitação no site oficial.

Endereço: Rua do Pombo – Sana, Macaé – RJ

Bom saber:

Existem outras opções de cachoeiras fora do Circuito das Águas que também valem a visita, como a Cachoeira das Andorinhas, Cachoeira Fervedeira e o Complexo de Cachoeiras do Segredo.

2. Pico do Peito do Pombo

Pico do Peito do Pombo, uma ótima atração pra quem procura o que fazer me Sana RJ
Foto: Shutterstock

Essa é uma das maravilhas naturais do Sana RJ e uma das grandes atrações para quem busca o que fazer em Sana. Uma atividade para os mais ativos e para quem não tem medo de altura! 

O Pico do Peito do Pombo é uma formação rochosa, localizada a mais ou menos 1300m de altitude, que se assemelha à silhueta de um pombo pousado sobre a rocha.

Sua trilha é muito requisitada por montanhistas que vêm do Brasil inteiro para ver de pertinho a Pedra e ela não é para qualquer um, são mais de 3 horas de caminhada, com pequenas escaladas (há cordas para facilitar a subida). 

O caminho em meio a mata atlântica pode ser feito com condutores e atravessa cachoeiras e rios, onde os turistas param para descansar, relaxar e tomar água nos pontos de abastecimento de água potável. 

E, apesar de longa e cansativa, o desafio vale muito a pena. A vista do alto do pico é fantástica! De lá podemos avistar todo o litoral de Macaé, Rio das Ostras, Barra de São João, Búzios e Cabo Frio.

Lembre-se de ir com roupas frescas, um bom tênis confortável, se proteja do sol e leve bastante água com lanches leves.

Se você quer fazer outras trilhas, algumas opções são: o Pico do Frade, a Travessia Bicuda x Sana e a Cabeceira do Sana.

Informações práticas: 

O horário de visitação é das 8h às 18h. 

A entrada é a mesma do Circuito das Águas (citado acima). Por isso, tem as mesmas regras do local. Mas não é necessário pagar a taxa de acesso para a trilha, apenas se quiser visitar as cachoeiras no caminho.

Confira as regras de visitação dessas e outras trilhas no site oficial.

Endereço: Rua do Pombo – Sana, Macaé – RJ

3. Jequitibá gigante

árvore jequitá sob céu azul
Foto: Jon Moore on Unplash

No centro de Sana RJ, existe uma enorme jequitibá que não passa despercebida e por isso se tornou um patrimônio de Sana RJ! 

A árvore centenária pode ser vista de diversos pontos do vilarejo e chama atenção pelo seu grande tronco. 

Um exemplar da beleza e esplendor da natureza que não pode deixar de ser contemplado. Para lá para observá-la e fazer uma foto!

4. Curtir a noite de Sana

pessoas segurando drinks fazem brinde
Foto: Fred Moon on Unplash

Em quarto na nossa lista sobre o que fazer em Sana RJ está um dos grandes atrativos turísticos do distrito de Macaé: a noite! 

A partir das 21h os bares e restaurantes do Centro de Sana ficam repletos de turistas e moradores. 

Imagina passar a noite conversando sobre o dia incrível no Paraíso das Águas, comendo a comida gostosa da região, bebendo e curtindo as bandas locais de reggae, rock, samba e forró…Imaginou? Então, não deixe isso de fora da sua programação!

5. Passeios ecológicos

Viajante com mochila verde caminha em Parque ecológico em Sana RJ
Foto: Dan Gold on Unplash

Poucas pessoas sabem, mas a Serra de Macaé abriga ruínas históricas datadas entre o século 18 e 19. Um passeio muito interessante que indicamos para toda família!

Com seus sítios arqueológicos, Sana RJ mostra que tem mais a oferecer do que cachoeiras e trilhas. 

Como o Quilombo de Carakango, que existiu na região e foi quase tão importante quanto o Quilombo dos Palmares! 

Há outras ruínas como a Igreja de São José, o Cemitério dos Jesuítas e o Sítio Ecológico de Sana.

Informações práticas:

Muitos desses sítios arqueológicos só podem ser visitados com o monitoramento de guias.

Confira as regras de visitação desses passeios no site oficial.

6. Feira de artesanato e espaço cultural CriaSana

barraquinhas de artesanato em espaço cultural CriaSana
Foto divulgação: Facebook CriaSana

O CriaSana é um pequeno centro de eventos sociais e culturais que fica em frente à praça principal do centrinho de Sana RJ. 

Lá também funciona uma feira de artesanato dos comerciantes, artesãos e agricultores familiares da região. Além de um palco para apresentações de bandas e eventos teatrais.

O espaço é enorme e encontramos de tudo à venda, desde móveis até acessórios feitos à mão. 

Uma ótima parada para comprar várias lembrancinhas dessa charmosa vila para a galera!

Informações práticas:

Funciona de sexta a domingo, de 9h às 22h.

Confira as regras de visitação do Espaço Cultural na página oficial.

7. Rafting

pessoas em bote praticando rafting que é uma das atrações para quem busca o que fazer em Sana RJ
Foto: Anne Nygård on Unsplash

A água cristalina e correnteza do Rio Macaé, que corta o distrito de Sana RJ, o torna perfeito para o rafting. Uma aventura imperdível para quem gosta de emoção e adrenalina!

Esse esporte pode ser praticado na região tanto por profissionais, quanto por iniciantes e todas as descidas devem ser acompanhadas de um instrutor capacitado.

Por depender da força da água para descer as corredeiras em botes infláveis de forma ainda mais radical, a melhor época para a experiência é no verão, quando o volume de água é maior por conta das chuvas.

Informações práticas: 

Os passeios são programados e as reservas devem ser feitas com antecedência. 

Indicamos o serviço do Nativa Rafting, uma empresa especializada bem procurada no distrito. 

Confira as regras do passeio e contato para reserva na página oficial.

8. Mountain bike

Mountain bike é uma das atrações para quem busca o que fazer em Sana
Foto: Marc Sendra Martorell on Unsplash

A geografia e natureza de Sana RJ favorece os aventureiros e quem curte ousar sobre duas rodas não fica de fora dessa!

O mountain bike e downhill bike são esportes muito praticados nesta região, procurada por profissionais e amadores.

Ela é ideal para a prática, pois dispõe de trilhas e estradas de fácil acesso, com cenários montanhosos deslumbrantes pelo caminho.

Existem, inclusive, campeonatos de corrida rústica de bicicleta realizados pela Prefeitura de Macaé, com direito a prêmios em dinheiro, para promover o turismo e estimular a prática de exercícios físicos.

Informações práticas:

Confira a abertura de eventos e regras para participação no site da Prefeitura de Macaé.

9. Música e festivais

cantor vestindo uma blusa laranja se apresenta em palco de festival
Foto: Antoine Julien on Unplash

Essa região é casa de vários festivais musicais, por isso, em nono lugar na nossa lista sobre o que fazer em Sana RJ, separamos alguns atrativos para os amantes de música:

O Sana Reggae Festival é um evento que já tem 10 anos de história e reúne o público roots que curte o reggae.

Outra atração renomada é o Conexão Sana, com viés socioambiental, traz talentos da cena local e grandes nomes, estimulando e valorizando a cultura e arte do vilarejo.

Já o Festival de Inverno Serra-Sana conta com oficinas culturais, gastronomia, circo e, claro, apresentações de reggae, forró e MPB. 

A Festa Julina Comunitária da Cabeceira do Sana, que acontece anualmente entre os meses de junho e julho, traz diversos artistas locais, concursos, comidas típicas e atrações.

10. Birdwatching

Homem fotografa pássaros em Sana rj
Foto: Dieny Portinanni on Unsplash

O Brasil é um lugar especial para a prática do Birdwatching que, em português, podemos chamar de observação de pássaros e aves. 

Essa é uma atividade para quem gosta de estar em contato com a natureza de forma mais tranquila. Se você ainda não sabe o que fazer em Sana RJ, admirar a biodiversidade da região mantendo uma certa distância é uma boa opção!

O hobby e a profissão estão em crescimento entre os frequentadores da cidadezinha, por ela ter uma variedade de espécies e grande potencial para essa atividade.

Mas, apesar de sossegado, o birdwatching promete ser muito interessante e emocionante, assim como outras opções de ecoturismo, além de ter um baixo custo e valorizar a preservação.

Informações práticas:

Essa é uma atividade que não precisa, necessariamente, de um instrutor ou guia. Basta acordar cedo, ter uma câmera ou binóculos, e passar o dia em contato com a natureza.

Confira as regras e entenda como praticar o birdwatching em Sana no site oficial.

Onde ficar no Sana RJ - melhores hotéis e pousadas

Agora que você já sabe o que fazer, vamos abordar onde ficar no Sana, para que você possa fazer todos os passeios com facilidade e garantir seu conforto na volta de um dia de aventura.

A boa notícia é que as opções de hospedagem em Sana RJ são diversas, para todos os gostos e bolsos! 

A região conta com hotéis, pousadas, aluguel de casas para temporada, albergues e campings. Basta você saber o quanto quer gastar e qual a experiência que deseja ter. Confira nossas recomendações de hotéis e pousadas no Sana:

Sossego no Sana - $$$

piscina em área de lazer de Sossego no Sana, uma ótima opção de hospedagem para quem busca o que fazer em Sana RJ
Foto divulgação: Sossego no Sana

O Sossego no Sana é uma casa de temporada super equipada, que fica dentro de um condomínio bem completo e seguro.

O mais maravilhoso dessa hospedagem é o rio que atravessa a propriedade! Isso mesmo, aqui você vai ter seu próprio rio calmo e exclusivo para aproveitar.

Nota no Booking: 9,7.
A diária para casal custa a partir de R$450.

Hotel Pousada Bambuzal - $$

casas cercadas de árvores em Hotel Pousada Bambuzal, uma ótima opção de hospedagem para busca onde ficar em Sana RJ
Foto divulgação: Hotel Pousada Bambuzal

Uma hospedagem no Sana cercada de natureza com tudo o que você precisa para uma estadia confortável e despreocupada.

Assim é o Hotel Pousada Bambuzal , um dos nossos favoritos! Tem quartos confortáveis e com isolamento acústico, boa localização, café da manhã farto e variado, piscina ao ar livre, restaurante e um lindo jardim. 

E o melhor: com o rio que corre bem do lado da pousada, se você não quiser, nem precisa procurar cachoeiras! 

Nota no Booking: 8,6.
A diária para casal custa a partir de R$378.

Mali Hospedagem e Camping - $

fachada de Mali Hospedagem e Camping, hotel cercado de árvores em Sana RJ
Foto divulgação: Mali Hospedagem e Camping

Os visitantes que preferem um lugar onde ficar em Sana que esteja realmente próximo à natureza, o Mali Hospedagem é outra ótima opção! 

A pousada oferece quartos aconchegantes e bem limpinhos, além de espaço para acampamento em um belo jardim à beira do rio. 

Essa é mais uma hospedagem em Sana RJ que tem acesso a um rio que passa dentro da propriedade. E podemos dizer que dormir com o som da água ao fundo é tudo de bom!

Nota no Booking: 9,9.
A diária para casal custa a partir de R$175.

Peniel do Sana Guest House - $$$

rede de descanso em varanda de Peniel do Sana Guest House, para quem busca onde ficar em Sana RJ
Foto divulgação: Peniel do Sana Guest House

O Peniel do Sana Guest House é uma pousada familiar charmosa e tranquila, com uma decoração rústica e simples, mas bem aconchegante. 

Tem uma comidinha caseira deliciosa e um ótimo chopp artesanal servido por eles.

A receptividade dos anfitriões é outro ponto a ser destacado. Eles ainda tem um cãozinho chamado Caramelo, que faz companhia aos hóspedes e completa a sensação de estar em casa!

Nota no Booking: 9,2
A diária para casal custa a partir de R$390.

Recanto dos Pássaros - Suítes - $

faixa onde há escrito ''Recanto dos Pássaros'' na frente de pousada em sana rj
Foto divulgação: Pousada Recanto dos Pássaros

Outro lugar perfeito para quem busca onde ficar no Sana RJ na natureza é o Recanto dos Pássaros que, além de ter um preço bastante acessível, é lindo e bem cuidado! 

Eles oferecem chalés com um bom tamanho e toda a pousada é uma graça, além de ter o próprio riacho. Sem falar no café da manhã, que é bem gostoso!

É uma ótima opção de pousada no Sana, especialmente para casais que gostam de privacidade e tranquilidade.

Nota no Booking: 9,1.
A diária para casal custa a partir de R$130.

Pousada Vale do Luar - $$

vista áerea de area de lazer de Pousada Vale do Luar, onde há quintal com piscina em Sana RJ
Foto divulgação: Pousada Vale do Luar

A Pousada Vale do Luar é muito bem localizada, próximo ao Centro de Sana RJ, e oferece piscina ao ar livre, cozinha compartilhada, churrasqueira e um ótimo café da manhã.

Além de ser aconchegante, a anfitriã é muito simpática e acolhedora. Para completar, toda a pousada, incluindo os quartos, têm vista para lindas paisagens e são bem limpos e organizados.

Um lugar muito agradável e calmo para estar em contato com a natureza.

Nota no Booking: 7,7.
A diária para casal custa a partir de R$263.

Chales Flores de Sana - $

chalés cercado de árvores em Sana rj
Foto divulgação: Chales Flores de Sana

O Chalés Flores de Sana oferece um ótimo custo benefício, é bem localizado e tem um atendimento impecável.

A natureza e o rio que passa nos fundos da propriedade são uma atração à parte! Dá para fazer aquele churrasco e curtir a vibe de Sana RJ ali mesmo.

Os anfitriões são muito prestativos e o lugar é super bonito. Perfeito para quem quer descansar e se sentir em paz na região.

Nota no Booking: 8,7.
A diária para casal custa a partir de R$190.

Onde comer em Sana RJ - melhores restaurantes

pizza e copo com bebida em cima de mesa de madeira
Foto: Thomas Tucker on Unsplash

Agora que você já sabe o que fazer em Sana RJ, está na hora de descobrir onde comer!

Assim como tudo que a região oferece, existem opções de bares, bistrôs e restaurantes para todas as preferências, que servem desde comidas caseiras até pratos gourmet.

Dica:

Lembre-se que Sana é um vilarejo rústico, por isso, não é bom contar apenas com cartão de crédito ou débito para pagar as despesas. A maioria dos estabelecimentos tem maquininha, mas nem todos. Para não perder nenhuma experiência por um motivo tão bobo, vá aos restaurantes com dinheiro em mãos.

Restaurantes em Sana RJ

Veja, a seguir, os restaurantes de Sana que visitamos e recomendamos:

  • Alquimia do Sana Restaurante e Pizzaria – Essa é uma opção de onde comer em Sana RJ, com qualidade e a variedade Esse tradicional restaurante de massas, localizado no alto da serra macaense, é super aconchegante e tem uma pizza caseira de dar água na boca. Mas, além da comida excelente, o lugar também serve drinks e cerveja artesanal feita por eles, por um preço bem justo.
  • Telektonon Creperia – Em segundo lugar, recomendamos essa creperia de alta qualidade, que também oferece pizzas, caldos e sobremesas. O lugar é lindo, conta com um ótimo atendimento, o preço é bom e há um ambiente agradável para bater papo e tomar vinho! 
  • Ganjah Sana – Esse é um bar com tabacaria bem agradável e muito bem localizado. Ele fica mais animado à noite, o público é tranquilo e o atendimento é impecável.
  • Ceh Achegue Bar e Restaurante – Bastante popular em Sana RJ, o bar e restaurante tem uma comida caseira de muito bom gosto, com um preço honesto e uma grande variedade de pratos. Ele é famoso por servir uma cervejinha sempre bem gelada! O ambiente é familiar, calmo e reservado, ótimo para quem está acompanhado de crianças.
  • Sana Bambu Bar – Ambiente aconchegante, frequentado pela galera mais animada de Sana RJ, com boa música, vibe maravilhosa e cerveja gelada! Ótimo lugar para curtir durante a noite, com muito conforto e diversão.
  • Restaurante Macaxeira – Um lugar para comer bem por um ótimo preço. Oferece o famoso PF (Prato Feito) e tem uma comidinha caseira simples, mas com muito sabor. É parada obrigatória para quem vai às cachoeiras, por ficar bem pertinho de lá. Tudo bem fresco e gostoso, com parte dos alimentos sendo de produção própria. O melhor bolinho de aipim do Sana! Prove!

Roteiro de 3 dias em Sana - nossa sugestão

árvores, montanhas e rio em Sana RJ
Foto: Shutterstock

Roteiro Sana RJ – Dia 1

Saindo do Rio, você vai levar cerca de 3 horas até o Sana, então saia cedo e tente chegar na parte da manhã ou início da tarde, para aproveitar algo no primeiro dia. 

Recomendo um passeio mais leve, pois você, provavelmente, vai estar cansado da viagem.

Vá conhecer o centrinho de Sana, visite a feirinha de artesanato CriaSana, o centenário jequitibá e, claro, aproveite a noite no vilarejo.

Experimente algumas das comidas típicas e curta uma música ao vivo em um dos vários bares da região. Mas não extrapole, descanse cedo para o próximo dia, que promete ser intenso!

Roteiro Sana RJ – Dia 2

Comece o dia bem cedo e aproveite a principal atração do Sana RJ: as cachoeiras!

Recomendo pegar a trilha do Circuito das Águas e parar em cada uma das 7 cachoeiras desse percurso. Com certeza, você vai encontrar uma que te agrade, seja você aventureiro ou mais relax.

Para os mais dispostos e bem condicionados, indico a trilha para o Pico do Peito de Pombo! Além da incrível vista e da trilha desafiadora, durante a caminhada você pode passar pelas mesmas quedas d’água do circuito e descansar nas águas cristalinas e agradáveis de Sana RJ. 

Esse é um passeio para aproveitar o dia inteirinho, então vá preparado!

No fim do dia, não deixe de conhecer outro bar ou restaurante da região para desfrutar de um bom drink e ótimos pratos, enquanto aprecia uma boa música e conversa sobre o dia com o povo e visitantes da cidade. 

Roteiro Sana RJ – Dia 3

No terceiro dia, assim como os outros, acorde cedo! As atividades em Sana começam assim que o sol nasce e você não vai querer perder um dia porque ficou dormindo, né cabeça?

Comece se aventurando no rafting! Essa atração é bastante procurada pelos turistas exatamente por ser muito divertida e emocionante. Também é uma forma de admirar a beleza natural dessa região por outro ângulo.

Para os menos corajosos e mais curiosos, conheça a prática do birdwatching ou visite os parques ecológicos do distrito.

Depois, você pode terminar sua viagem almoçando em um dos restaurantes do centrinho e visitando algumas das barraquinhas e lojinhas de artesanato da região, para garantir sua lembrancinha antes de partir.

Dicas essenciais para visitar Sana RJ:

  • Leve dinheiro em mãos: Nem todos os comércios, passeios e restaurantes aceitam cartão de crédito. E não há caixas eletrônicos ou agências bancárias no lugar. A cidade mais próxima para isso é Casimiro de Abreu.
  • Evite transitar de carro: Os principais pontos turísticos do vilarejo ficam próximos uns dos outros e não há postos de gasolina na região. Por isso, reserve seu combustível para as paradas mais distantes e para a volta (você vai encontrar postos de gasolina pelo caminho).
  • Planeje sua viagem: Há muitas atividades em Sana RJ, e muitas delas precisam ser guiadas e possuem taxa de entrada para a preservação do distrito. Por isso, planeje sua viagem com antecedência, faça o agendamento das atividades com instrutores, e separe o dinheiro necessário para todos os passeios que deseja fazer por lá.

Planeje sua viagem - melhor época, como circular, quanto tempo ficar, etc.

Planejando viagem, mapa, câmera e bússola
Foto: Chris Lawton on Unplash

Quantos dias ficar no Sana

Apenas um dia não é suficiente para conhecer tudo o que Sana RJ tem a oferecer, mas é possível curtir algumas das principais atrações em 2 dias de viagem.

Recomendo de 3 a 4 dias para que você possa realmente relaxar e aproveitar boa parte das atividades dessa região. 

Até porque uma das características mais legais do lugar é sua paz e tranquilidade, por isso, seria interessante mais de um dia para realmente sair de lá com as energias renovadas. 

Quanto mais puder ficar, melhor!

Melhor época para visitar Sana RJ

O melhor período para conhecer a região vai depender muito do tipo de atividade que pretende aproveitar no local.

Se você curte os passeios mais radicais, como o rafting, vá no período do verão, de dezembro a março. É quando o clima está mais quente e com mais chuvas, além da temperatura da água estar mais agradável. Mas, se você quer tomar banho nas cachoeiras, evite essa época. 

Já entre maio e setembro, é o momento ideal para quem quer fazer trilhas e camping, pois as chuvas na região são mais escassas, o que também diminui os riscos de tromba d’água nas cachoeiras. Porém, é mais frio, o que exige coragem para encarar as águas geladas de Sana RJ. 

Também há os dias de festivais na cidadezinha, como o Sana Jazz Festival, que acontece em janeiro. Para quem gosta da vibe musical do distrito, escolha o evento que deseja apreciar para decidir o melhor período para você.

No geral, os fins de semana são mais movimentados. Portanto, o ideal é viajar em feriados para fugir do intenso fluxo de visitantes e curtir o lugar com mais sossego e tranquilidade.

mulher no banco carona de carro olha para retrovisor
Foto: William Bout on Unplash

Como chegar em Sana

O Sana RJ fica a uma distância de 160km da capital e dos aeroportos Santos Dumont e Galeão

Para quem vem de outro estado, há também outra opção de aeroporto mais próximo e menos conhecido, o Aeroporto de Macaé, que fica a 84km de distância de Arraial do Sana.

O acesso à cidadezinha é bem tranquilo. Dá para chegar, facilmente, de carro ou de transporte público. 

Para quem vem de ônibus do Centro, é só seguir até o Terminal Rodoviário de Casimiro de Abreu e dali tomar outro ônibus até o Sana.

O site oficial de Sana conta com uma página bem esclarecedora com horários dos ônibus e trajetos para quem vem de carro de outros pontos do estado e do Brasil.

Ou seja, esse é um meio bem comum de chegar no distrito, além de ser mais confortável. E você pode se preparar para sua viagem de carro com a RentCars.

Como circular no Sana

Esse é um lugar para quem gosta de andar e não tem problemas em fazer tudo à pé! 

A galera que frequenta Arraial do Sana costuma se deslocar dessa forma. Afinal não há muitos carros ou ônibus circulando pelo vilarejo, nem mesmo posto de gasolina para possibilitar que você chegue a todos os lugares com transporte.

Por isso, aproveite o momento para passear e admirar a região, enquanto caminha até sua atividade ou até sua hospedagem. Sem preguiça!

Outra opção é levar sua bike e ainda curtir algumas das aventuras em duas rodas que o distrito oferece. Mas fique atento para onde vai de bicicleta, pois nem todos lugares são adequados ou tem locais para guardar.

Gostou de saber o que fazer em Sana RJ?

É incrível a quantidade de atrações em Sana RJ, né?! Por isso, esse distrito vem ganhando fama e já é uma das regiões mais visadas para o turismo no Rio de Janeiro.

Você já visitou o local? Conta para a gente nos comentários como você aproveitou e o que achou desse vilarejo!

Você também pode gostar de:
PLANEJE SUA TRIP
SEGURO VIAGEM

Tenha quem te socorrer nos perrengues. O voo atrasou, sua mala foi danificada ou sofreu algum acidente? O Seguros Promo garante sua indenização. Feche agora e com desconto o seguro ideal para sua viagem. 

PASSAGENS AÉREAS

Economize na passagem. Quer viajar mais? Com o Passagens Promo você encontra descontos imbatíveis em passagens áreas.

ACOMODAÇÃO

Durma no conforto, mesmo fora de casa.  Seja sua procura um hotel, apartamento, resort ou chalé, no Booking.com você encontra as acomodações mais baratas e mais confortáveis.  

ALUGUEL DE CARRO

Desbrave o destino escolhido. Se você quer quebrar barreiras, e aproveitar ao máximo o seu destino, alugue um carro com o melhor preço e com possibilidade de parcelamento em até 12x através do RentCars.

admin
ebook melhores momentos da vida 101 dicas 1
email

101 DICAS INCRÍVEIS E TRUQUES PARA VIAGEM

Quer embarcar nas nossas dicas? Então faz o check-in:

Você também poderá gostar de:

Salve as dicas no Pinterest

O que fazer em Sana RJ pinterest 1