16/09/2021 Por Bárbara Rocha

O que fazer em Búzios RJ: Onde Ficar, Atrações e Roteiro

Búzios é uma cidade no litoral norte do Rio de Janeiro, localizada na Região dos Lagos, que é a queridinha de quem busca natureza e sofisticação, mas o que fazer no destino?

Com mais de 20 praias e uma dezena de piscinas naturais e pequenas faixas de areia, que muitas vezes nem aparecem nos roteiros, a fórmula do sucesso de Búzios, sem dúvida, está na combinação de céu azul, mar e sol o ano inteiro!

Mas não para por aí! Bares, baladas, diversos restaurantes e hotéis compõem a atmosfera local É a cidade perfeita para quem quer descansar, comer bem e passear, sem ter que abrir mão de uma vida noturna agitada.

Como bons cariocas que somos, já fomos à Búzios dezenas (ou até centenas) de vezes e temos na ponta da língua as melhores atrações deste lugar.

Confira, a seguir, as 15 melhores atrações que selecionamos para tornar sua passagem por Búzios bem especial, além de um roteiro dia-a-dia e dicas de onde ficar e comer.

fossil
cadeiras e mesa de madeira em bar de Búzios
Foto: Roberto Huczek on Unsplash

Quantos dias ficar em Búzios

Quatro dias completos é o mínimo que recomendo para uma viagem a Búzios, se o objetivo é raelmente aproveitar a região ao máximo e sair de lá renovado.

Para isso, se organize para ficar pelo menos 3 noites. Dito isso, se você quiser mais dias de praia,  passeios, restaurantes e descanso, é só continuar… Na verdade, quanto mais dias em Búzios, melhor! 

Uma boa ideia é combinar Búzios com outros destinos da região dos Lagos, como Arraial do Cabo e Cabo Frio e, para isso, considere ficar na região por 1 semana: 3 noites em Arraial (ou Cabo Frio) + 4 noites em Búzios.

Conheça os melhores destinos da Região dos Lagos

Quer conhecer outros lugares do RJ? Leia: 16 melhores lugares para viajar no estado do Rio de Janeiro

Piscina de Azeda Boutique, um Hotel em Búzios

Onde ficar em Búzios

Na hora de decidir onde ficar em Búzios, a primeira pergunta que você deve fazer é: “Quero estar perto da praia ou do agito da Rua das Pedras?”. 

Seja qual for a sua escolha, temos uma dica de hotel ou pousada em Búzios para você. 

Aqui estão algumas ótimas opções:

Veja mais pousadas e hoteis em Búzios.

Saiba mais sobre onde ficar em Búzios em: Top 15 melhores pousadas em Búzios para ficar em grande estilo

Barcos no mar de búzios durante o pôr do sol
Foto: Tadeu Jnr on Unsplash

O que fazer em Búzios – As 15 melhores atrações

Agora vamos às dicas!

Não falta o que fazer em Búzios. Durante o dia, as praias devem estar no topo da sua lista – seja para relaxar, fazer exercícios, ver gente e ser visto(a) ou simplesmente ficar de pernas para o ar. À tardinha, a região é o convite perfeito para curtir a noite em Búzios, e claro, provar a deliciosa gastronomia da cidade.

Esses são os 15 principais atrativos e pontos turísticos de Búzios:

1. Conhecer a Orla Bardot

Pessoas caminham durante o dia na Orla Bardot em Búzios

A visita à Orla Bardot é um dos programas que devem estar na sua lista do que fazer em Búzios, isso porque é nesse calçadão à beira mar que você irá encontrar a famosa estátua de bronze da atriz francesa Brigitte Bardot, que visitou Búzios inúmeras vezes e foi uma das responsáveis por o lugar se tornar um destino turístico famoso no Brasil, atraindo vários turistas brasileiros e estrangeiros.

A Orla Bardot está localizada na Praia da Armação e oferece uma bela paisagem, sendo um programa muito gostoso para se fazer em Búzios, tanto de dia quanto à noite.

Dica:

Durante o dia, você pode observar os barcos atracados na Praia da Armação, assim como caminhar pela areia da praia se a maré estiver baixa. Ao fim da tarde, uma dica é curtir o pôr do sol por ali. A noite, a Orla é iluminada pelas luzes da famosa Rua das Pedras.

2. Praia Azeda e Azedinha

O que fazer em Buzios 25

Essas duas praias estão localizadas a cerca de 20 minutos de caminhada da Rua das Pedras. 

São pequeninas e ficam uma do ladinho da outra. Para acessá-las por trilha, é necessário descer uma escadaria de madeira que é de nível fácil. No entanto, é possível chegar à praia de barco táxi que sai do píer da Rua das Pedras. O valor do barco táxi é cerca de R $15,00 o trecho.

Para mim, estão entre as melhores praias. Além de lindas, as águas são muito calmas. O único problema é que a faixa de areia é curta, então, é necessário chegar cedo para conseguir estender a canga com tranquilidade.

– Como chegar: 

Saia da Orla Bardot, passe pela Igreja de Santa Ana, passe pela Praia dos Ossos, e por fim chegue à Praia da Azeda.

3. Praia de João Fernandes

Vista área de Praia de João Fernandes em Búzios, durante o dia
Foto: Lorraineoli, CC BY-SA 4.0

Essa praia fica a uma curta caminhada do centro de Búzios e é uma das mais bonitas da região.

O espetáculo começa no topo do mirante, onde se expõe o belo mar da Praia de João Fernandes. É difícil não ficar fascinado e querer descer até a areia.

Dessa praia, é possível contratar um buggy para fazer um city tour na região, o que é bem interessante dentre as opções de o que fazer em Búzios.

– Como Chegar: 

A rua mais próxima da praia é a Rua Praia de João Fermandes, que fica à beira-mar. No entanto, os lugares de estacionamento nesta rua são bem escassos. O ideal é estacionar na rua próxima à Rua João Fernandes (onde há um mirante, e depois seguir atrás das casas, hotéis e restaurantes à beira-mar) e caminhar até a praia.

4. Praia dos Ossos

Barcos atracados na praia dos ossos em Búzios
Foto: Halley Pacheco de Oliveira, CC BY-SA 3.0

Adjacente à Praia da Armação, a Praia dos Ossos é quase um ponto de passagem para turistas.

Devido ao grande volume de embarcações, a praia não oferece uma boa área para nadar, mas é um bom ponto de apoio para quem pretende apanhar um táxi marítimo para outras praias da zona.

É uma praia bem bonita e uma boa opção para quem quer fugir das agitadas praias de Búzios, além de ter um belo mirante com uma vista bem bonita de Búzios.

– Como Chegar: 

Para chegar até ela, basta seguir pela Orla Bardot.

5. Praia Porto da Barra

O que fazer em Buzios 30

Situada em Manguinhos, essa praia reúne bares, mais de 15 opções de restaurantes, galeria de arte e lojas. 

Na parte da manhã, o movimentado mercado de peixe agita o local, criando chances para experiências gastronômicas diversas. À tarde, a praia se torna um lugar ideal para descansar ou passear pelas passarelas sobre o mangue arborizado.

Além disso, é de lá que se vê o pôr do sol mais bonito de Búzios, o que faz dessa praia um programa não pode ficar de fora do seu roteiro do que fazer em Búzios.

Como chegar: 

Saindo do Centro de carro, é só seguir pela Av. José Bento Ribeiro Dantas, e em 10 minutinhos (sem trânsito) você estará lá.

6. Praia da Ferradurinha

Turistas tomam banho de mar na Praia da Ferradurinha durante o dia
Foto: Oadampesquisador, CC BY-SA 4.0

A Praia da Ferradurinha é a queridinha dos turistas que visitam Búzios e, apesar de pequena, é encantadora. Protegida por um  paredão de rochas, tem mar super calminho e convidativo. 

Aliás, não deixe de escalar o paredão de pedras, é um lindo cenário para fotos!

Uma dica: a praia da Ferradurinha não está próximo à Praia da Ferradura, e sim próximo à Praia de Geribá, portanto, se atente! 

Vá nos dias de semana para não passar pelo aborrecimento de não encontrar nem um lugarzinho ao sol. 

Como chegar: 

Para chegar à Praia da Ferradurinha, é necessário percorrer um trajeto curto (cerca de 400 metros), que parte do canto esquerdo da Praia de Geribá (não chega a ser uma trilha e o caminho é asfaltado). 

Fique ligado: os estacionamentos do canto esquerdo de Geribá são bem limitados. Tente estacionar o mais próximo que puder do final para andar menos até a praia.  

7. Praia de Geribá

O que fazer em Buzios 29

Geribá está entre as praias mais famosas e movimentadas de Búzios. É a queridinha dos turistas e dos moradores, principalmente dos que curtem uma praia grande (são cerca de 2 km), muita areia, badalação e boa infraestrutura, com barracas, vendedores ambulantes e cadeiras.

Mas a fama não é só por isso, Geribá é realmente uma praia lindíssima! Em dias de mar calmo e muito sol, ela é perfeita para muitas horas de diversão e relaxamento. 

O centro da praia é o ponto de maior movimento. O agito se concentra em frente ao Fishbone e a praia tem pontos para turistas e banhistas.

Há muitas pousadas à beira-mar, assim como casas de veraneio. No canto direito, existe uma trilha pela rocha de onde se tem uma visão maravilhosa da praia. 

Como Chegar: 

Como a praia é extensa, há muitos lugares para estacionar. O canto esquerdo é um pouco mais difícil, por conta da proximidade com a Praia da Ferradura e por ter menos ruas.

8. Praia da Ferradura

Barcos atracados em praia da Ferradura
Foto: Alberto1939, CC BY-SA 4.0

A Praia da Ferradura tem formato de ferradura, daí o nome. 

É ideal para ir com crianças, pois tem um mar bastante calminho e raso, pedalinhos, caiaque, SUP, guarda-sóis, cadeiras, e várias opções para refeições. Sem contar que é fácil encontrar um banheiro nas redondezas. 

Mas, apesar de agradar bastante às famílias, essa praia não está entre as mais bonitas de Búzios, e sua água não é tão clara quanto à das praias Ferradurinha, João Fernandes ou Azeda. Ainda assim, fica bem cheia nos finais de semana, portanto, chegue bem cedo.

Como chegar: 

Pode-se escolher entre as entradas nos cantos esquerdo e direito. No canto esquerdo, a entrada é mais disputada e, por isso, há poucas opções de estacionamento. No canto direito, fica uma rua residencial, relativamente tranquila, onde você pode estacionar o carro e ir até a praia pelo corredor entre as casas.s

9. Praia da Tartaruga

O que fazer em Buzios 31

Formada por dois trechos de areia, separados por uma bela estrada de pedras, a Praia da Tartaruga combina beleza com boa infraestrutura. Conseguiu manter um ar rústico, por conta dos quiosques de madeira e dos cardápios típicos de frutos do mar.  

É uma ótima praia para a família pois, além tem um mar bem calmo, oferece muitas atividades, como mergulho com snorkel, caiaque e SUP.  Se você tiver sorte, ainda poderá nadar ao lado de tartarugas.

Como chegar: 

Da Avenida José Bento Ribeiro Dantas, pegue a Rua da Tartaruga à esquerda. Há poucos estacionamentos no local e muito caos. Deixe o veículo mais afastado em dias de maior movimento para não ficar preso ao tentar sair da praia. 

A praia fica também na rota dos táxis marítimos. Quem não quiser ir de carro, poderá pegar um barco no píer da  Praia da Armação ou na Praia dos Ossos. O custo é de R$ 7 a R$ 15/pessoa. 

10. Praia do Forno

Rochas e mar da praia do forno

A Praia do Forno é ideal para quem quer fugir das badaladas praias de Geribá e João Fernandes. É mais escondida e tem uma bela paisagem natural. 

Uma curiosidade: essa praia tem uma areia em tom rosado, a única da região que é assim. Além disso, ao visitar essa praia você poderá ir até o Mirante da Praia do Forno que tem uma vista incrível.

Como chegar: 

A partir da Avenida do Forno, uma transversal da Estrada da Usina Velha, que é uma das principais vias de passagem de Búzios. Pode-se chegar de carro ou a pé a partir do centro da cidade, o que leva cerca de 20 minutos.

11. Praia Brava – Beach Club

Vista área de praia brava em Búzios
Foto: Juh oliveira87, CC BY-SA 3.0

Como o próprio nome diz: é uma praia brava mesmo! O local é muito buscado por surfistas e não é indicado para banho. 

No entanto, a praia tem uma infraestrutura bem legal de beach clubs que atraem quem quer relaxar. Os mais famosos são o Rocka Beach Lounge Restaurante e o Silk Beach Club.

Além isso, é uma praia fácil de alcançar e existem muitos estacionamento nas proximidades.

 Como chegar:
Siga pela Av. José Bento Ribeiro Dantas, em seguida Av. do Forno e finalmente Rua da Praia (onde você pode estacionar o seu carro). Dali, é só seguir a pé por uma pequena descida de terra até a faixa de areia.

12. Curtir uma praia de nudismo

Casal se abraçando dentro do mar durante o dia
Foto: Dainis Graveris on Unsplash

Que tal incluir uma praia de nudismo no seu roteiro do que fazer em Búzios? A Praia Olho do Boi é ideal se você quer curtir a experiência de liberdade de uma praia de nudismo. A Praia fica entre duras rochas e possui uma pequena faixa de areia e, para acessá-la, é necessário fazer uma trilha que sai da Praia Brava.

Como chegar: 

O acesso é feito pela trilha do canto direito da Praia Brava. É preciso subir e descer o morro que separa as duas praias. Essa caminhada pode ser um pouco escorregadia, por isso, evite-a se estiver chovendo.

13. Fazer um passeio de escuna

Pessoas em escuna durante o dia, uma das opções de passeio entre muito o que fazer em Búzios
Foto: Lucas Molina, CC BY-SA 4.0

Realizar um passeio de escuna é uma boa opção do que fazer em Búzios RJ, principalmente se você tem pouco tempo na cidade e quer conhecer as principais praias.&n