12/09/2021 Por Bárbara Rocha

O que fazer em Trindade: principais atrações e dicas

Buscando dicas com o que fazer em Trindade? Neste texto, você confere as melhores atrações desse charmoso vilarejo, além de dicas de hotéis e restaurantes para você aproveitar ao máximo esse paraíso. 

Localizada entre o Rio e São Paulo, Trindade é um vilarejo sossegado e perfeito para quem quer fugir da agitação e curtir uns dias de sombra e água fresca. 

Inclusive, o clima “roots” e intocado prevalece em todos os cantos de Trindade: nas praias reservadas, belas cachoeiras, piscinas naturais cristalinas, nas trilhas cercadas de natureza, no centrinho e em seus diversos campings! 

Outro ponto alto é que Trindade fica a apenas a 30 km de Paraty, ou seja, é possível conhecer as duas cidades na mesma trip! 

Ficou curioso(a)? Então confira nossas dicas sobre o que fazer em Trindade e deixe a sua viagem ainda melhor.

icone praia

Confira aqui: 

Onde fica

A Vila de Trindade faz parte do município de Paraty e está situada no extremo sul do litoral do estado do Rio de Janeiro, bem na divisa com o estado de São Paulo.

Localizada a 30 km do trevo de Paraty, fica dentro da Área de Proteção Ambiental do Cairuçu e do Parque Nacional da Serra da Bocaina.

Por que visitar

Mar e montanhas em praia de Trindade
Foto: Luiza Braun on Unsplash
  • Trindade foi um refúgio de hippies nos anos 70 e point entre os surfistas, e ainda preserva o clima rústico, perfeito para quem quer se desconectar do mundo real e se conectar com a natureza. 
  • Por lá, há moradores, pescadores, artistas e caiçaras que hoje vivem do turismo, além de muitos estrangeiros que decidiram “largar tudo” e se mudar para lá no intuito de viver próximo à natureza, em um ambiente bem “paz e amor”.
  • Além da vibe gostosa, as belezas naturais da vila encantam a todos. Entre elas, destacam-se as belas praias, cachoeiras e trilhas. 
  • Outro ponto é que ela é um lugar onde a simplicidade reina, ela é repleta de pousadas rústicas, mas que não deixam de ser confortáveis e com ótimo precinho!
  • Por fim, ela está a apenas 25 km de Paraty, ou seja, é possível conhecer as duas cidades na mesma trip!

O que fazer em Trindade

Conforme já mencionamos, em Trindade há muito o que fazer! Além das 6 praias, todas muito bonitas e bem preservadas, a cidade conta com cachoeiras, piscinas naturais e trilhas cercadas de natureza (algumas até praias bem remotas, como a do Sono). 

Confira agora o que fazer em Trindade:

1- Vila de Trindade

pessoas caminham em rua de Vila de Trindade, um bom atrativo para quem busca o que fazer em trindade
Foto: Deni Williams

A Vila de Trindade é basicamente a única rua principal, onde se concentram quase todas as lojinhas, bares, restaurantes, mercadinhos e etc. 

É lá que você certamente vai comer e comprar o que precisar (artesanato, mercado, etc).

É legal passear por lá, principalmente durante a tardinha e à noite, quando rola um movimento nos barzinhos e às vezes tem shows ao vivo de reggae, samba ou forró. 

2 - Praias

pessoas tomam banho de mar, durante o dia, em Praia do Meio, um bom atrativo para quem busca o que fazer em trindade
Foto: 9mad, CC BY-SA 3.0

Praia do Meio

A Praia do Meio é uma das mais famosas e visitadas de Trindade. Ela é separada por uma formação rochosa, com isso, o mar é dividido em dois. Ele, por sinal, é bem calmo e ideal para quem busca descanso!

É possível alugar cadeiras e guarda-sol na Praia do Meio e há uma ou duas barraquinhas simples que servem drinks e petiscos, além de vendedores ambulantes. 

Como dica, sugiro subir o morro de pedras que fica bem na areia (chamada de “Ilhota”), de onde terá uma vista bem bonita.

Além disso, é dessa praia que partem os barcos para as famosas piscinas naturais da Caixa d’ Aço. No entanto, é possível chegar até lá de trilha, falaremos delas no a seguir.

Piscinas naturais do Caixa d’ Aço 

As piscinas são uma delícia! Elas são formadas no meio das pedras vulcânicas da região e por lá você vai poder ver vários peixinhos. Além disso, as águas são calmas e rasinhas. 

Cabe ressaltar que não existe faixa de areia, mas é possível se acomodar em cima das pedras. Uma dica: chegue cedo para garantir um bom lugar.

É possível chegar até lá de duas maneiras: trilha ou barco. 

Por trilha, são cerca de 15 minutos de caminhada.  Ao final da Praia do Cachadaço, você deve subir por umas pedras e em seguida começa a trilha, que é um pouco mais difícil que a de acesso à praia. Mas há também uma placa que marca o início da trilha. 

Já de barco, são cerca de 5 minutos e eles saem da Praia do Meio. Geralmente os valores variam de R$ 40,00 a R$ 60,00 ida e volta por pessoa.

Praia do Caixa d’Aço 

Por falar em piscinas naturais do Caixa D’ Aço, a praia do mesmo nome também merece a sua visita! O mar aqui é mais agitado, portanto recomendado apenas para quem sabe nadar ou para os amantes do surf. 

A Praia do Caixa d’ Aço é linda para tirar fotos e tem uma vibe de praia deserta, ideal para quem gosta dessa pegada mais sossegada. 

Cabe ressaltar que ela não possui quase nenhuma estrutura de barracas, portanto se você for passar algumas horas nela leve algum lanchinho com você. 

Além disso, próximo dessa praia você verá um rio que desemboca no mar. 

vista aérea de barco passando próximo à Praia do Cepilho, um atrativo para quem busca o que fazer em trindade
Foto: Shutterstock

Praia do Cepilho

Mais uma praia bastante frequentada em Trindade. Com areia branquinha e mar azul, a Praia do Cepilho é a queridinha dos surfistas devido às ondas fortes. 

No entanto, justamente por esse motivo, e por ter muitas pedras, ela não é tão recomendada para banho. 

A boa é sentar em extensa faixa de areia, tirar fotos (o visual é incrível) ou sentar em um dos bares e petiscar algo. Além disso, ela possui área de camping para quem quiser se hospedar por lá. 

Praia de Fora

Logo após a formação rochosa que a separa da Praia do Cepilho, está a Praia de Fora, que é extensa e pode ser percorrida a pé até chegar à Vila de Trindade. 

No início deste trecho, a praia é mais isolada, com pouca estrutura e turistas, mas, ao passar ao lado da vila, ela passa a ser mais frequentada, especialmente na alta temporada. 

Além de ser uma praia muito bonita, ela é interessante para quem curte lugares mais vazios e quer relaxar. É também ali que ficam boa parte das pousadas de Trindade, bem como os melhores campings. 

Praia dos Ranchos

Essa é uma das praias mais visitadas da Vila de Trindade. A Praia dos Ranchos fica bem no centrinho da Vila, são 3 minutos de caminhadas apenas e você chega nela. 

A praia conta com diversos bares e restaurantes pé na areia para quem quer almoçar ou petiscar algo. Cabe ressaltar que os preços das barracas nessa praia são um pouco mais altos que as demais. 

Praia Brava

Para quem busca tranquilidade e sossego, a Praia Brava, certamente, é a melhor opção. É uma das praias mais isoladas de Trindade e, para chegar até lá, é preciso percorrer uma trilha de 30 minutos de nível moderado. 

O início da trilha fica na estrada antes de chegar à Trindade, portanto, o ideal é pegar um ônibus e pedir para descer na entrada da trilha para a Praia Brava.

Como o acesso é mais complicado, essa praia acaba ficando mais vazia que as demais. Mas, em nossa opinião, vale a pena: é uma das mais bonitas e selvagens de Trindade! Só tenha cuidado na hora de mergulhar, já que tem correnteza e não há salva-vidas no local.

Para completar, o local também conta com uma área de nudismo e com a cachoeira de mesmo nome, que citaremos a seguir.

3- Cachoeiras em Trindade

queda d’agua de cachoeira em trindade
Foto: Deni Williams

Cachoeira da Pedra que Engole

Essa cachoeira é um tanto quanto curiosa e com certeza uma das mais procuradas de Trindade.

Para chegar até lá, basta caminhar até o final da Praia do Meio, seguir à direita por um trilha leve e ir seguindo as placas. São cerca de 15 minutos de caminhada. No caminho até a Pedra que Engole você vai poder ver vários poços e pequenas quedas d’água. 

Quando você chegar será preciso atravessar um poço raso e subir até uma rocha inclinada para chegar à fenda da Pedra que Engole. 

O nome diz tudo: tem um buraco no meio dessa Pedra e uma pequena queda d’ água, você literalmente é engolido pela pedra. Mas não se preocupe! Você escorrega rapidamente para uma pequena saída que é uma espécie de “caverna” e sai logo abaixo. 

Cabe ressaltar que esse passeio não é recomendado para quem tem claustrofobia. 

queda d’agua de cachoeira em trindade
Foto: Shutterstock

Cachoeira do Escorrega 

Essa cachoeira fica logo após a cachoeira da Pedra que Engole. São cerca de 10 minutos de caminhada e ela tem uma queda de quatro metros de altura. 

Além disso, ela é bem gostosa para banho e ideal para quem viaja com crianças.

Poço dos Dois Paredões

Mais uma cachoeira que fica no caminho da Pedra que Engole. Ela é ótima para banho e bastante funda, certamente uma ótima pedida para quem gosta de nadar!

O local é literalmente dois paredões de pedra que formam uma piscina natural entre eles. 

Cachoeira da Praia Brava

Localizada na praia de mesmo nome, a cachoeira da Praia Brava é acessível por uma trilha de 5 minutinhos da praia. São duas quedas d’água de cinco metros de altura ao todo. 

As águas são deliciosas para banho e rende boas fotos. 

4- Trilhas em Trindade

árvores e plantas em trilha para Praia do Sono
Foto: Urielpassosrios, CC BY-SA 3.0

Trilha para Praia do Sono

Essa, certamente, é uma das trilhas mais famosas para se fazer em Trindade. Ela também pode ser feita partindo de Paraty, mas a maioria dos turistas opta por realizá-la saindo de Trindade. 

Para chegar até a Praia do Sono é preciso ir até a Vila Oratório (basta jogar no GPS) e parar o carro em um estacionamento disponível no local. Em seguida, é só pegar o início da trilha e seguir por cerca de 1h30 até a Praia do Sono. Cabe ressaltar que essa trilha tem dificuldade moderada, com várias subidas. 

É possível também visitá-la através de um passeio de barco partindo de Trindade ou de Paraty, mas você perderá paisagens incríveis se não for de trilha e vai gastar um pouco mais pois é um passeio geralmente caro.

Além disso, a Praia do Sono é uma das mais bonitas da região e possui área de camping para quem quiser se hospedar uns dias por lá.

Dica extra – Trilhas para praias próximas à Praia do Sono

Da Praia do Sono, é possível fazer trilha para conhecer mais 3 praias e uma cachoeira. 

A trilha começa no final da praia do sono e você passará por um mirante lindo com uma vista incrível da praia do Sono, ideal para tirar fotos. 

Em seguida, você continua a trilha e chega na Praia de Antigos, logo depois à Antiguinhos, ambas lindíssimas. Caminhando um pouco mais chega-se na Praia de Ponta Negra e seguindo mais adiante você chegará à belíssima Cachoeira do Saco Bravo, que é uma cachoeira que desemboca no mar, surreal a paisagem! 

Cabe ressaltar que para fazer esse passeio o ideal é sair bem cedo da Praia do Sono e ter o mínimo de preparo físico. O percurso todo dura cerca de 5 horas, somente ida e a trilha é de nível moderado a difícil.

Trilha Mirante Cabeça do Índio

Essa trilha está localizada quase na divisa do RJ com SP, mas o início dela é em Trindade e passa pelas praias do Meio e do Cachadaço

Ao final da trilha a vista é sensacional e você terá uma vista privilegiada de um mar azul rodeado de mata atlântica de cima de um mirante rochoso. 

O que fazer em Trindade: passeios nas proximidades

Mar e montanhas em praia de Trindade
Foto: Adriane A Medeiros, CC BY-SA 4.0

Se possível, vale demais a pena explorar toda a região da Costa Verde! 

Há diversas praias paradisíacas, cachoeiras e trilhas famosas, como a que leva à Praia do Sono! É beleza que não acaba mais, perfeito para quem ama estar em contato com a natureza. 

Abaixo, fizemos uma seleção de passeios bem interessantes para fazer próximo a Trindade! Vale a pena dar uma olhada, incluir mais alguns dias no seu roteiro e aproveitar para conhecê-los!

Saco do Mamanguá

Este é o único fiorde do Brasil e um lugar lindíssimo, que deve estar dentro de qualquer roteiro pela Costa Verde.

Para ir até o Saco do Mamanguá, dirija (ou vá de ônibus) até Paraty Mirim, que fica entre Paraty e Trindade. Há placas indicando a entrada.

Estacione na entrada da vila e pegue um barco-táxi até o Saco do Mamanguá. Lá, você pode fazer a trilha do Pico do Pão de Açúcar, que é incrível, e até mesmo se hospedar e fazer outros passeios.

Cunha

Vale também visitar essa pequena cidade serrana próxima de Trindade, onde uma das atrações principais é a Pedra da Marcela – de onde é possível ver a Ilha Grande, Angra dos Reis e as baías de Paraty! 

Grande parte do percurso deve ser feito de carro e, em seguida, são 2 km de caminhada até o topo (quase 1.900 metros de altura). Demais, né?

Outra atração que recomendo é o Parque Serra do Mar, que oferece trilhas que chegam até cachoeiras lindíssimas. Reserve pelo menos 3-4 dias para ver tudo com calma, vale a pena!

Planeje sua viagem - como chegar, quanto tempo ficar, melhor época

viajantes seguram mapa de papel
Foto: Sebastian Herrmann on Unsplash

Como chegar em Trindade

Trindade fica no município de Paraty, litoral sul do Rio de Janeiro, bem na divisa com o estado de São Paulo. 

Para ser mais exato, fica a 314 km de distância de São Paulo (capital) e 245 km do Rio de Janeiro.

Vale lembrar que a forma mais fácil de viajar pelo estado do Rio certamente é de carro, e que se você não tem um, pode optar por alugar um carro no aeroporto (é possível com a rentcars) ou na cidade, especialmente se estiver em grupo. 

Dessa forma, você terá muito mais liberdade e poderá, ainda, esticar a viagem até outras cidades e praias pelo caminho. 

Já se a ideia é ir de ônibus, você primeiro deve ir à Paraty. Isso porque, é desta cidade histórica que partem os ônibus municipais até Trindade. Confira abaixo:

Como chegar em Trindade de carro

O melhor caminho para quem vem de carro do Rio de Janeiro ou de São Paulo é seguir pela BR 101 até chegar em Paraty, de lá, basta seguir as placas para Trindade por 18 km. 

O tempo de viagem é de cerca de 40 minutos partindo de Paraty de carro. Uma dica: atenção à estrada Paraty-Trindade, tem muitas curvas perigosas.  

Se a ideia é ir para Trindade de outras capitais, sugiro pegar um voo até o Rio ou São Paulo e, de lá, seguir os mesmos roteiros mencionados acima. 

Como chegar em Trindade de ônibus

Basta ir até a rodoviária de Paraty e esperar pelo ônibus da Colitur que sai de hora em hora para a Vila.  Eles funcionam das 05h às 00h em ambos os sentidos.

Como o ônibus vai parando, o trajeto dura cerca de uma hora e meia e o valor é R$ 5,00 (agosto/2021). Para mais informações, entre em contato pelo telefone da Colitur: (24) 3371-1224

Caso você esteja no Rio de Janeiro, a melhor maneira é pegar um ônibus na Rodoviária Novo Rio até Paraty pela Viação Costa Verde que faz trajetos diariamente para Paraty. O deslocamento dura cerca de 4h30 e custa cerca de R$ 80,00.

Já para chegar a Paraty saindo de São Paulo, a empresa responsável é a Reunidas Paulista, que faz essa rota diariamente. A duração da viagem é de cerca de seis horas e custa cerca de R$ 80,00

Quantos dias ficar:

Embora seja possível conhecer as principais atrações de Trindade em um dia, eu recomendo você ficar uns 3 ou 4 dias. 

Assim, é possível fazer tudo com calma, e seguir o ritmo do lugar, que é totalmente tranquilo!

Quando ir a Trindade

agenda com folhas brancas, em cima e mesa

A melhor época para visitar Trindade, certamente, é entre os meses de maio a setembro, quando as chances de chuvas são menores e as temperaturas são mais agradáveis.  

No entanto, mesmo durante o período em que chove mais, as chuvas costumam ser passageiras e, assim que passam, o céu já fica ensolarado!

Se possível, evite visitar Trindade em épocas de feriados, quando a Vila tende a ficar muito cheia e você pode acabar não aproveitando bem.

Onde comer em Trindade

hamburguer do Muvuca Restaurante e Hamburgueria, uma opção para quem busca onde comer em trindade
Foto divulgação: Muvuca Restaurante e Hamburgueria

Trindade tem várias opções de bons lugares para fazer as suas refeições. A Vila praticamente só tem uma rua e é nela que se concentram os principais restaurantes. Confira alguns que indicamos para você: 

  • Muvuca: Um restaurante com ótimos hambúrgueres, petiscos, cervejas e cachaças por preços justos. $
  • Do Neguinho Esfiharia & Boteco: Oferece esfirras e comida caseira com um bom custo benefício. $
  • Restaurante Vagalume: Localizado na Praia dos Ranchos, possui comida tipicamente brasileira e pratos com frutos do mar. $
  • Jajigo Restaurante Praia Bar: Restaurante também localizado na praia dos Ranchos que mescla comida japonesa com comida brasileira, o que torna os pratos bem interessantes. $$ 
  • Laranjas Bar e Restaurante: Já esse, tem opções para todos os bolsos e todos os gostos como, por exemplo, PFs à R$20,00, além de oferecer deliciosos drinks – $ 
  • A Casa Restaurante e Pizzaria: com um cardápio repleto de pratos com frutos do mar, esse restaurante é um dos mais famosos da região. $
  • Coruja Premium Burgers: para os fãs de hambúrguer artesanal, essa lanchonete é uma ótima pedida. – $

Onde ficar em Trindade

casa amarela de dois andares onde funciona a Pousada Canto da Cachoeira em Trindade
Foto divulgação: Pousada Canto da Cachoeira

Trindade é uma Vila bem pequena, portanto, onde quer que você escolha se hospedar, estará bem próximo a tudo. 

Em geral, as hospedagens em Trindade são baratas, com opções de campings e pousadas acessíveis. Porém, vale lembrar que basicamente todas as opções são bem simples e passam longe de qualquer sofisticação.

Caso você prefira se hospedar em camping, confira as opções: 

Confira todas as opções de hospedagens em Trindade.

Roteiro em Trindade de 3 dias - 4 dias:

pedras em areia de praia em trindade
Foto: Ccpcunha, CC BY-SA 4.0

Dia 1

No primeiro dia, passe o dia na Praia dos Ranchos, almoce no Jajigo Restaurante Praia Bar, veja o pôr do sol de lá e tire a noite para lanchar no Coruja Premium Burgers.

Dia 2

Já no segundo dia, vale a pena acordar cedo e explorar um pouco mais da ilha. Você pode começar pela Praia do Meio e em seguida fazer uma trilha para as Piscinas Naturais da Caixa d’ Aço.

No retorno, almoce Laranjas Bar e Restaurante e durante a noit