13/10/2021 Por Bárbara Rocha

O que fazer em Vargem Grande

Procurando o que fazer em Vargem Grande RJ? Neste post, listamos as 10 principais atrações  desta joia do Rio de Janeiro, além de dicas de onde ficar e onde comer!

Com ares de cidade de interior, este bairro, que está escondido entre outros mais badalados, como Barra da Tijuca e Recreio, é um refúgio para quem ama estar na natureza e quer se sentir em um local totalmente diferente, sem precisar ir para longe.

Feirinhas orgânicas, fazendas, passeios a cavalo, cachoeiras, capelas e templos, alta gastronomia e artesanato são algumas das maravilhas deste local, que transmite uma vibe rústica e sossegada. Sem contar o povo acolhedor e a energia revigorante, que nos faz querer voltar muitas vezes mais!

mountain 1

E aí, ansioso (a) para relaxar e curtir dias de puro sossego em Vargem Grande? Continue lendo para aproveitar o melhor desse destino.

Por que visitar Vargem Grande RJ

igreja branca e azul cercada de árvores em Vargem Grande rj
Foto divulgação: Vargem Grande Tur

Existe um agradável ar rural, que nos faz sentir como numa cidadezinha do interior, mas sem deixar de oferecer ótimas atividades durante a visita.

Além de opções ao ar livre, o bairro conta com uma bela arquitetura tradicional, além de um pólo gastronômico, feirinhas, museus e capelas para quem curte passeios mais culturais.

Ou seja, é um lugar tranquilo e aconchegante, cercado por natureza e cheio de atividades atrativas.

É interessante também ressaltar que esse é um dos bairros com menor índice de violência na cidade do Rio de Janeiro, inclusive sendo bastante requisitado por artistas e celebridades, por conta do sossego e da proximidade com os Estúdios Globo.

Onde fica Vargem Grande

Apesar de parecer uma cidadezinha do interior afastada do Rio de Janeiro, Vargem Grande é um bairro da capital, localizado na zona oeste,  a cerca de 40km – 50km do Centro do Rio de Janeiro (e dos aeroportos Santos Dumont e Galeão), e a menos de 20km do Recreio dos Bandeirantes. 

Ele fica na mesma região de Vargem Pequena, Barra da Tijuca e Recreio, mas com uma vibe bem diferente dos bairros vizinhos e também está perto de Barra de Guaratibaum lugar calmo, pouco explorado turisticamente e que você pode conhecer na mesma viagem. 

O acesso dos visitantes é possível por meio de transporte público, mas recomendamos ir de carro próprio ou Uber, dependendo do lugar de partida, pois não há linhas de ônibus diretas do Centro à Vargem Grande.

Dica:

É interessante ter um carro a sua disposição para passear pelo bairro e arredores, portanto, recomendo que vá com o próprio carro ou alugue um para o período que estiver por lá. Para isso, você pode utilizar a RentCars.

O que fazer em Vargem Grande

Dentre as melhores opções da lista de o que fazer em Vargem Grande, estão as atividades ao ar livre, sem dúvida. Mas você também pode se esbaldar nos centros gastronômicos, nas feirinhas do bairro e visitar outros locais incríveis nos arredores.

Confira, abaixo, nossa lista completa com o que fazer em Vargem Grande RJ:

1. Parque Estadual da Pedra Branca

Mapa de parque estadual da pedra branca. Um lugar para visitar por quem busca o que fazer em vargem grande rj
Foto Divulgação: inea.rj.gov.br

Em primeiro lugar na nossa lista de o que fazer em Vargem Grande RJ, está o Parque Estadual de Pedra Branca que é considerado uma das maiores florestas urbanas do mundo e um dos principais parques do Rio de Janeiro

Com 12.500 hectares de extensão, uma de suas entradas principais está localizada em Vargem Grande, fazendo com que o parque natural de mata atlântica seja a grande atração turística desse bairro.

O ponto mais alto da cidade do Rio de Janeiro, o Pico da Pedra Branca, também pode ser visto dentro do Parque Estadual, além das cachoeiras, rios cristalinos, trilhas, praias selvagens, ruínas de construções antigas, diversidade de fauna e belíssimas paisagens nos mirantes naturais!

Espécies típicas da Mata Atlântica, como pacas, preguiças, tatus, jaguatiricas e tucanos, circulam em meio a jequitibás, cambucás, ipês, quaresmeiras, paineiras-rosas e tantos outros exemplares tropicais.

Informações Práticas:

O parque está aberto de segunda a sexta, das 8h às 17h. Para conferir as regras de visitação acesse o site oficial do Parque Estadual da Pedra Branca.

Endereço: Caminho do Cafundá S/N – Vargem Grande, Rio de Janeiro – RJ (Existem também outras entradas em outros bairros como Jacarepaguá e Realengo).

2. Cachoeira de Vargem Grande

cachoeira cercada de árvores, uma opção para quem busca o que fazer em Vargem Grande rj
Foto: Gabriel Vidal G., CC BY 3.0

Achamos que essa é a grande estrela do bairro e uma das melhores opções para quem curte a natureza e está buscando o que fazer em Vargem Grande. 

A trilha de acesso à Cachoeira de Vargem Grande é bem tranquila, vimos muitas famílias e crianças sem dificuldades no caminho. 

Ela passa por 4 poços naturais e duas quedas d’água bem refrescantes, sendo que a distância entre os poços é de cerca de 20 minutos, andando num bom ritmo.

Nossa dica é evitar ir aos finais de semana, especialmente os de muito calor. Esse é o momento em que ela fica lotada de turistas.

Informações Práticas:

A cachoeira fica dentro do Parque Estadual da Pedra Branca. Portanto, segue os mesmos horários e regras de visitação.

O passeio inicia no final da Estrada Mucuiba (onde é possível estacionar o carro). Dali, basta seguir a pé, pela esquerda: sempre prestando atenção na sinalização do parque e sem sair da trilha.

3. Quilombo Cafundá Astrogilda

Entrada da Comunidade Quilombola Cafundá Astrogilda, uma visita incrível para quem busca o que fazer em Vargem Grande
Foto divulgação: Comunidade Quilombola Cafundá Astrogilda

Ainda dentro do Parque Estadual de Vargem Grande, ali bem pertinho da cachoeira, é possível visitar a Comunidade Quilombola Cafundá Astrogilda, que existe há mais de 200 anos! 

Lá, você pode conhecer o Museu do Quilombo, todo construído com técnicas antigas, que conta a história dessas famílias, suas tradições e identidade. Uma experiência incrível!

Há também alguns restaurantes famosos do bairro que ficam dentro da comunidade, como o Bar da Nilza, que dou mais detalhes abaixo nas dicas de “onde comer em Vargem Grande”.

Informações Práticas:

Para conferir os horários atuais e regras de visitação acesse a página oficial da Quilombo Cafundá Astrogilda.

Endereço: Caminho do Cafundá S/N – Vargem Grande, Rio de Janeiro – RJ

4. Haras Pégasus

Cavalo correndo haras. Uuma visita incrível para quem busca o que fazer em Vargem Grande
Foto: Michael Anfang on Unsplash

Para quem gosta de andar a cavalo, ou apenas de interagir com os animais, o Haras Pégasus é um ótimo passeio e não pode ficar de fora da sua lista de o que fazer em Vargem Grande RJ! 

Com entrada gratuita e mais de 250 mil m² de área verde, só a propriedade já vale a visita. Mas o ponto alto dali são mesmo os passeios a cavalo: dá para montar um belo mangalarga por 30 minutos por cerca de R$ 65. 

Não se preocupe, um instrutor dá as dicas para aqueles que não tem experiência! Já para os pequeninos, uma voltinha de pônei vai garantir muita diversão e boas fotos.

Além dos passeios a cavalo, o haras oferece várias atividades para crianças e adultos explorarem toda a área, como pista de hipismo, treinamento de salto e passeios de charrete. 

Existem vários haras em Vargem Grande, mas o Pégasus é conhecido como um dos melhores e mais bonitos centros de hipismo do Brasil! Vale realmente a visita!

Informações Práticas:

Para conferir os horários atuais e regras de visitação acesse o site oficial do Haras Pégasus.

Endereço: Rua dos Bandeirantes 24.845 – Vargem Grande, Rio de Janeiro – RJ

5. Karma Theksum Chokhorling

estatua em templo Sociedade Budista Tibetana, uma visita incrível para quem busca o que fazer em Vargem Grande rj
Foto: Januprasad on Unsplash

Esse lindo templo da Sociedade Budista Tibetana é outra dica bem legal do que fazer em Vargem Grande, mesmo que você não seja religioso. 

O Karma Theksum Chokhorling é aberto a todos e tem uma programação ativa para praticantes e iniciantes da prática budista. Mas também é uma visita interessante para quem tem curiosidade em ver de perto um templo budista.

Informações Práticas:

Para conferir os horários atuais de eventos e regras de visitação acesse o site oficial do Karma Theksum Chokhorling.

Endereço: Estrada dos Bandeirantes, 25.636 – Vargem Grande, Rio de Janeiro – RJ

6. Espaço Nutri Luz

Entrada do Espaço Nutri Luz, uma ótima opção para quem busca o que fazer em Vargem Grande
Foto divulgação: Espaço Nutri Luz

O Espaço Nutri Luz é uma pousada, mas entra na nossa lista do que fazer em Vargem Grande RJ. Isso porque o ambiente não é apenas de pousada, mas uma experiência à parte. 

Eles oferecem uma cozinha intuitiva, retiros de yoga e atividades de imersão, tudo isso completamente integrados à natureza. Até o próprio riacho eles têm!

Um lugar incrível para relaxar e renovar as energias.

Informações Práticas:

Para participar das atividades, é necessário acessar o site do Espaço Nutri Luz para fazer uma reserva ou entrar em contato através de uma dessas opções:

Número/ WhatsApp: (21) 98615-8994 

E-mail: contato@espaconutriluz.com.br 

Endereço: Estrada do Sacarrão, 1800 – Vargem Grande, Rio de Janeiro – RJ

7. Ateliês e artesanato

homem pintando quadro com tinta laranja
Foto: Jonathan Borba on Unsplash

Vargem Grande é atraente para muitos artistas, que buscam no bairro inspiração e tranquilidade para criarem suas artes.

Por isso, existem por lá muitas feirinhas e ateliês de artesanato que valem a pena serem visitados. Inclua esse passeio na sua lista de o que fazer em Vargem Grande RJ!

8. Capela Nossa Senhora de Mont Serrat

Capela branca e azul de Nossa Senhora de Mont Serrat. Ao fundo, montanhas em vargem grande rj
Foto divulação: Capela de Nossa Senhora de Mont Serrat

Na nossa lista do que fazer em Vargem Grande não poderia faltar a Capela Nossa Senhora de Mont Serrat, localizada no alto de um monte de 120 metros de altura, mas no bairro vizinho de Vargem Pequena.

Apesar de ficar em outro bairro, a charmosa capelinha de 1766 é considerada uma das principais atrações para quem passa por Vargem Grande, por ficar bem pertinho e oferecer uma vista panorâmica privilegiada do bairro.

De lá, é possível avistar outros locais da zona oeste do Rio de Janeiro, como a Pedra do Pontal, Jacarepaguá, Recreio dos Bandeirantes, Barra da Tijuca, parte da Pedra da Gávea, além do mar, enquanto se aproveita toda a paz e tranquilidade deste lugar.

Informações Práticas:

A capela funciona de segunda à sexta de 9h às 12h e 14h às 18h. E de 9h às 13h aos fins de semana. 

Endereço: Caminho da Capela Na Altura da Estrada dos Bandeirantes 16064 – Vargem Grande, Rio de Janeiro – RJ

9. Pólo Gastronômico

parmegiana, batata frita e salada em cima de mesa m restaurante Gepetto em Vargem Grande RJ
Foto divulgação: Restaurante Gepetto

Uma das atrações mais notáveis do bairro é seu pólo gastronômico. São diversos bares, restaurantes e bistrôs para todos os gostos.

Essa é, com certeza, uma das paradas indispensáveis, e uma ótima pedida para quem está buscando o que fazer em Vargem Grande RJ.

Lá estão desde restaurantes mais simples, como o Bar da Nilza, à bistrôs de alta gastronomia, como o Don Pascual. 

Mais abaixo, após a lista de o que fazer em Vargem Grande, você encontra uma seleção com detalhes de onde comer no bairro!

10. A Fazendinha Rio

Criança alimentando vaca na Fazendinha Rio, uma ótima atração pra quem busca o que fazer em Vargem Grande
Foto divulgação: Fazendinha Rio

Por último, nossa dica para quem busca o que fazer em Vargem Grande, é a Fazendinha Rio, um parque rural pedagógico e uma atração perfeita para quem vai viajar com a família, especialmente com crianças!

Lá, podemos interagir e alimentar os animais, fazer passeios a cavalo ou pônei, pescar, brincar nos parquinhos e curtir uma tirolesa. 

Ou seja, é um passeio divertido, tranquilo e leve para quem tem crianças pequenas e/ou gosta de animais.

Informações Práticas:

A Fazendinha abre ao público às sextas, sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h. 

O valor do ingresso online é de R$48,00 (meia) e R$96,00 (inteira). Já na bilheteria, R$55,00 (meia) e R$110,00 (inteira). (setembro/2021)

Para conferir as regras de visitação, acesse o site oficial da Fazendinha Rio.

Endereço: Estrada dos Bandeirantes, 26.645 – Vargem Grande, Rio de Janeiro, RJ

plantas em varanda de hotel em vargem grande
Foto: Luigi Pozzoli on Unsplash

Onde ficar em Vargem Grande

O turismo em Vargem Grande ainda é recente e, por isso, existem poucas pousadas no bairro, o que não chega a ser um problema, já que ele está bem localizado, cercado de outros bairros movimentados com ótimas estadias. 

Também é possível fazer um bate e volta para visitá-lo durante um dia, chegando bem cedinho e partindo à noite. 

Dessa forma, daria para curtir algumas coisas que falamos na lista de o que fazer em Vargem Grande, como o Parque Estadual de Vargem Grande, com suas trilhas e cachoeiras, na parte da manhã, visitar a comunidade quilombola, museus, ferinhas e ateliês a tarde e, ainda, aproveitar os restaurantes e bistrôs do pólo gastronômico no almoço e/ou final do dia!

Não é uma má ideia, mas como o lugar é conhecido por ser tranquilo e sossegado, achamos que o ideal mesmo é separar alguns dias para curtir o bairro, assim é possível relaxar bem e fugir no agito do dia-a-dia.

Caso você decida se hospedar por lá, assim como nós fizemos, listamos algumas opções de pousadas no local e nas proximidades. Vamos conferir?

Pousada Zefa - $$

cadeiras, mesas e tv em saguão da Pousada Zefa, uma ótima opção de hospedagem para quem busca onde ficar e o que fazer em Vargem Grande
Foto divulgação: Pousada Zefa

A Pousada Zefa é uma das poucas pousadas de Vargem Grande. Mesmo sem muita concorrência, ela não deixa de entregar um serviço de ótima qualidade!

Ela tem uma das melhores localizações do bairro, o que permite que você aproveite tudo o que falamos na lista de o que fazer em Vargem Grande e é muito aconchegante! Outro detalhe, é que ela conta com uma decoração rústica charmosa, perfeita para quem quer relaxar e estar pertinho da natureza!

Ponto extra para o anfitrião atencioso e receptivo que nos fez sentir em casa!

Nota no Booking: 9,3.

A diária para casal custa a partir de R$380.

Ramada by Wyndham Rio de Janeiro Recreio - $

Quarto do Ramada by Wyndham Rio de Janeiro Recreio, com vista para as montanhas
Foto divulgação: Ramada by Wyndham Rio de Janeiro Recreio

O Ramada by Wyndham Rio de Janeiro Recreio fica a 7 km (15 minutos de carro) do povoado, no bairro vizinho Recreio dos Bandeirantes, o que permite que você acese facilmente os atrativos que separamos em o que fazer em Vargem Grande RJ. 

Com ótimas instalações, bar e restaurante próprios, é uma boa opção para quem gosta de uma estadia com uma pegada mais luxuosa.

Apesar de fugir da proposta rural e simples de Vargem Grande, tem um ótimo custo-benefício, por isso, entrou na nossa lista!

Nota no Booking: 8,4.

A diária para casal custa a partir de R$202.

Casa Três Bistrô&Suítes - $$

Fachada rosa da Casa Três Bistrô&Suítes, cercada pela mata atlântica, uma ótima opção de pousada para que busca onde ficar e o que fazer em Vargem Grande
Foto: Casa Três Bistrô&Suítes

O Casa Três Bistrô Suítes é um B&B (bed and breakfast), ou seja, uma hospedagem que oferece pernoite e café da manhã. 

O lugar é charmoso e tranquilo, bem no meio da mata atlântica, e tem um restaurante com pratos gourmet deliciosos! Ideal para casais!

Para completar, oferece empréstimo de bicicletas para quem quer conhecer a região pedalando. 

Nota no Booking: 8,5.

A diária para casal custa a partir de R$350.

Nobile Inn Via Premiere - $$$

Plantas, tapete e porta de vidro aberta em entrada do hotel Nobile Inn Via Premiere
Foto divulgação: Nobile Inn Via Premiere

Localizado em Jacarepaguá, este hotel fica a 9km de Vargem Grande, e cerca de 17 minutos de carro. 

O Nobile Inn Premiere também não traz a vibe rústica, que muitos buscam numa visita a Vargem Grande, mas oferece acomodações confortáveis, excelente estrutura e uma bela vista para a mata.

Nota no Booking: 8,2.

A diária para casal custa a partir de R$627.

Reserva do Pontal - $$$$

mesa e cadeiras em varanda de apartamento Reserva do Pontal com vista para o mar
Foto divulgação: Reserva do Pontal

Por último, trouxemos esse sofisticado e confortável apartamento, que fica a 8km (e 15 minutos de carro) de distância de Vargem Grande, no Recreio dos Bandeirantes.

O que mais gostamos no Reserva do Pontal foi a proximidade com a natureza (presente nos dois bairros) e a vista deslumbrante para a Praia do Pontal!

Nota no Booking: 9,7.

A diária para casal custa a partir de R$850.

Onde comer em Vargem Grande - melhores restaurantes

mesas e cadeiras em caramanchão do Gugut, um ótimo restaurante para quem procura o que fazer em Vargem Grande rj
Foto divulgação: Restaurante Gugut

Não falta o que fazer em Vargem Grande e também o que comer! Há opções gastronômicas incríveis, para um ou mais dias de passeio. E você não pode deixar de passar por um dos melhores restaurantes do bairro.

Aqui vai uma lista de restaurantes e bistrôs que valem a pena serem visitados:
  • Don Pascual – Em primeiro lugar, recomendamos este restaurante de alta gastronomia, que é lindo e tem um ambiente romântico e intimista. Por ficar numa colina, cercado por floresta, a sensação é de estarmos na serra em pleno Rio de Janeiro. No local, há também uma pousada integrada, com 4 suítes para curtir a noite, mas que precisam ser reservadas com antecedência.
  • Gugut – O Gugut é um restaurante tradicional de Vargem Grande com espaço ao ar livre super aconchegante. Ele oferece uma cozinha brasileira de muito bom gosto, com preço justo e atendimento impecável!
  • Gepetto – Outro restaurante conhecido do bairro que você deve incluir na sua de o que fazer em Vargem Grande! O Gepetto serve carnes, massas e frutos do mar e é uma excelente opção para a família, tendo até um espaço aberto com parquinho para as crianças! Recomendamos que chegue cedo, pois costuma ficar cheio no horário de almoço.
  • Ziege-zag – Cervejaria artesanal, com um ambiente descontraído e serviço de alta qualidade é o que você encontra no Ziege-Zag. Além das cervejas, que são uma delícia, há também petiscos, sanduíches e pizzas para acompanhar.
  • Bar da Nilza – Esse é um restaurante de comida caseira que fica dentro da Comunidade Quilombola (atração que mencionamos na lista de o que fazer em Vargem Grande). Ele tem um ambiente simples, muito acolhedor, cercado de natureza. Destaque para o preço acessível e o tempero de família delicioso feito no forno à lenha pela queridíssima Dona Nilza, um dos melhores da região!
  • Giro 867 – Por último, o Giro 867 é um local simples, mas cheio de charme! Integrado à natureza e bem aconchegante, ele é perfeito para quem gosta de combinar pizzas saborosas com um bom vinho. Adoramos o atendimento, o ambiente agradável e a variedade de drinks.

Roteiro de 3 - 4 dias - Nossa sugestão

Folhas em vargem grande
Foto: Magnus Lunay on Unsplash

Dia 1

Há muito o que fazer em Vargem Grande, por isso, é bom chegar pela manhã e já começar o dia no Parque Estadual de Vargem Grande. 

Conheça as trilhas, poços e cachoeiras do parque e já aproveite para visitar a Comunidade Quilombola que vive dentro do parque. Depois, quem sabe, almoce em um dos deliciosos restaurantes da comunidade, como o Bar da Nilza. Visite também o Museu do Quilombo e alguns dos ateliês do bairro para fechar o dia.

Dia 2

Comece o dia visitando alguns dos templos e capelas do bairro, como a Capela Nossa Senhora de Mont Serrat e o Templo Karma Theksum Chokhorling. Aproveite bastante as vistas e pare para almoçar em um dos restaurantes recomendados.

Depois, descanse na pousada, e tire a noite para conhecer o Pólo Gastronômico de Vargem Grande. Quem sabe passe pelo Ziege-zag ou pelo Giro 867 para curtir uma ótima degustação de drinks, cervejas e vinhos, acompanhado de pratos deliciosos.

Dia 3

Vá até um dos sítios e haras de Vargem Grande, como o Haras Pégasus ou a Fazendinha, e curta o dia por lá! Esses espaços oferecem muitas atividades e te manterão ocupado.

Se não quiser passar o dia todo, pode também visitar o Espaço Nutri Luz e ainda provar a cozinha intuitiva e algumas atividades que o espaço oferece.

Depois do dia agitado, descanse no hotel e aproveite a noite para comer do Don Pascual ou no Gugut.

Dia 4

No último dia, ainda é possível aproveitar algumas coisas que falamos na lista de o que fazer em Vargem Grande! Você pode passear pelas feirinhas e ateliês do bairro para comprar decorações artesanais e lembrancinhas para a galera e, por fim, almoçar no Gepetto, antes de ir embora. Não se esqueça de chegar cedo para evitar fila do horário de almoço.

Planeje sua viagem - melhor época, como circular, quanto tempo ficar, etc.

Pessoa anotando informações de mapa para planejar uma viagem
Foto: Glenn Carstens-Peters on Unplash

Quantos dias ficar

Como mencionei, é possível fazer um bate-volta de carro partindo de qualquer ponto do Rio de Janeiro, mas você precisa sair bem cedo.

Ainda assim, recomendo, se possível, passar de 2 a 3 dias no bairro, para visitar as atrações de Vargem Grande e das proximidades com calma.

Além de que o mais interessante do lugar é sua paz e tranquilidade, por isso, seria necessário mais de um dia para realmente relaxar e partir com as energias renovadas. 

Qual a melhor época

Já que grande parte das atrações que mencionei em o que fazer em Vargem Grande RJ são ao ar livre e em áreas abertas, o ideal é evitar o local em épocas de chuva e priorizar dias de sol!

Então, se possível evite os meses mais chuvosos, que vão de dezembro a março, (especialmente dezembro, que é quando mais chove) e lembre-se de pesquisar a previsão do tempo alguns dias antes.

Como circular

silhueta de mulher com bicicleta admirando o pôr do sol
Foto: zhivko on Pixabay

A galera que frequenta o bairro costuma se deslocar de bicicleta, e até mesmo a pé, dependendo da distância.

O serviço de moto táxi também é bem comum. Mas a bicicleta é o meio de transporte que mais vimos por lá. 

Também é completamente possível circular de carro. Apesar de toda essa vibe rural e interiorana, o lugar é bem estruturado e asfaltado. Mas você também pode passar por algumas estradas de terra no seu caminho.

Gostou de saber o que fazer em Vargem Grande?

Viu como há muito o que fazer em Vargem Grande RJ? Não é à toa que esse bairro vem se tornando um lugar turístico cada vez mais visado no Rio de Janeiro. Tire uns dias para aproveitar todos esses passeios e atividades!

E, se você já visitou o local, conta para a gente o que achou nos comentários!

Você também pode gostar de:

O que fazer em Barra de Guaratiba RJ: Guia completo (2021)

O que fazer no Rio de Janeiro: 54 melhores passeios do RJ

Onde ficar no Rio de Janeiro: 12 melhores bairros e dicas de hotéis

O que fazer no Centro do Rio de Janeiro: 14 Melhores Atrações + Dicas