16/09/2021 Por Bárbara Rocha

O que fazer em Barra de Guaratiba RJ: Guia completo

Quer descobrir o que fazer em Barra de Guaratiba RJ? Criamos um guia completo com dicas das melhores atrações, ótimos restaurantes e até hospedagens! Confira!

Com ares de cidade de interior, este bairro litorâneo da zona oeste do Rio de Janeiro, permanece ainda pouco explorado turisticamente, o que o torna um refúgio perfeito para quem quer dar um tempo da poluição da cidade grande e estar cercado de natureza.

Trilhas, mirantes, praias, escaladas, e provar a já conhecida gastronomia de frutos do mar, são algumas das atividades que você pode fazer em Barra e Guaratiba RJ, mas não para por aí! 

De uns anos para cá, o bairro despontou com muitas opções de lazer e cantinhos, que antes eram  desconhecidos da maioria, ganharam visibilidade. 

Ficou curioso(a)? Então vem conferir tudo o que fazer em Barra de Guaratiba RJ e curta ao máximo sua visita.

icone praia

Neste guia completo de o que fazer em Barra de Guaratiba RJ, você vai ver:

Vista aérea de vegetação e mar da praia da barra de guaratiba RJ
Foto: Gian Cornachini

Por que visitar Barra de Guaratiba

Barra de Guaratiba é uma região pesqueira que vem ganhando destaque por conta de seus diversos restaurantes de frutos do mar com preços acessíveis, praias intocadas, trilhas, e esportes como rapel, canoagem e SUP.

Localizada em uma região de reserva ecológica que mistura restinga, manguezais, mata atlântica e muitas praias (a maior parte delas, restrita), o lugar oferece uma beleza natural única! 

De fato, a paisagem desta área litorânea, que já foi até cenário de filmes de novelas, é digna de um cartão postal: o mar azul é cercado por casinhas que desaparecem entre as montanhas cobertas por mata virgem. 

Por conta de seus atrativos, este bairro gostoso com ares de interior, que antes era esquecido, vem recebendo cada vez mais investimento em turismo e caindo nas graças dos cariocas, por isso, nós indicamos a visita! 

Onde fica

Barra de Guaratiba fica na zona oeste do Rio de Janeiro e, apesar de fazer parte do município do Rio, está um pouco afastado do Centro e das principais atrações turísticas (cerca de 1h – 1h30 de carro).

Fica na mesma região da Barra da Tijuca, Vargem Grande e do Recreio dos Bandeirantes, embora ainda um pouco mais distante. 

São cerca de 50km-60km do Centro do Rio de Janeiro (e dos aeroportos Santos Dumont e Galeão), e 20km da Barra da Tijuca. Os visitantes podem ir de carro próprio, Uber ou de ônibus, o que explico melhor mais abaixo.

Quer conhecer outros lugares do Rio? Leia: 16 melhores lugares para viajar no estado do Rio de Janeiro

Pessoas tomando banho de mar durante o dia, uma das opções entre muito o que fazer em Barra de Guaratiba
Foto: Gian Cornachini

O que Fazer em Barra de Guaratiba – as melhores atrações

Agora vamos às atrações de Barra de Guaratiba!

Como disse antes, não é difícil encontrar o que fazer em Barra de Guaratiba. Você pode escolher entre trilhas que levam às praias selvagens e mirantes espetaculares ou, simplesmente, ficar na boa, curtindo sombra e água fresca num dos clubes que oferecem drinks, aperitivos e passeios de barco e canoa. 

Mas, seja qual for a sua escolha durante o dia, na hora do almoço ou jantar, a pedida é visitar alguns dos restaurantes conceituados da região (vá cada dia em um diferente!) e experimentar os melhores frutos do mar da cidade maravilhosa. 

Se liga nos 9 passeios imperdíveis de Barra de Guaratiba RJ:

1. Praia da Barra de Guaratiba

Vista aérea de mar da praia da barra de guaratiba RJ
Foto: Gian Cornachini

Uma vez em Barra de Guaratiba, aproveite o que o bairro tem de melhor: as praias.

A principal delas, é a praia da Barra de Guaratiba. Ela tem águas calmas e boa infraestrutura, com vários quiosques, um calçadão e restaurantes de frutos do mar fresquinhos.

Por esses motivos, é a mais movimentada e a ideal para quem busca algo badalado ou quer fazer amizade com os cariocas (há poucos turistas aqui). 

Apesar de não fazer tanto sucesso quanto às praias que vamos indicar a seguir, sua visita pode valer a pena, principalmente na hora do pôr-do-sol, que lá é magnífico. Os quiosques oferecem bebidas e petiscos na areia com preço acessível. 

Mas, se você quer algo mais tranquilo e reservado, pode partir para outras praias.

2. Praias selvagens

Pessoas em Praias selvagens, uma das opções entre muito o que fazer em Barra de Guaratiba
Foto: Shutterstock

As praias selvagens do Rio de Janeiro são paradisíacas, e não só as mais tranquilas de Barra de Guaratiba RJ, mas de toda a cidade, sendo perfeitas para você se desconectar.

O acesso à elas é feito por uma mesma trilha, com cerca de 3,5 km, que começa na Praia da Barra de Guaratiba (na Rua Parlon Siqueira, quase em frente a Praia do Canto).

Ao subir a rua, você vai encontrar o caminho do Perigoso, trilha de acesso às praias. Depois de cerca de 40 minutos de caminhada, há uma bifurcação que dá acesso às praias do Perigoso e Búzios para a direita, e para as praias Funda, do Meio e do Inferno para a esquerda.

Mas não se preocupe, as trilhas são de nível intermediário e não há grandes dificuldades. Existem, sim, alguns trechos com pedras que você terá que ultrapassar, mas, na maior parte do trajeto, há apenas mato e areia.

Confira as 5 praias selvagens mais famosas da região:

Praia dos Búzios:

Do circuito de praias de Guaratiba, essa é a mais fácil de acessar – apesar de ter que encarar uma trilha do mesmo jeito, com 1,5 km e cerca de 40 minutos de duração.

É a menor delas e quase não pode ser considerada uma praia, já que trata de um pedaço de areia pequenininho coberto por pedras, que podem formar pequenas piscinas. 

Sua beleza é única, mas é preciso ter cuidado para não se machucar nos ouriços que ficam nas pedras.

Praia do Perigoso:

Essa praia fica aos pés da Pedra da Tartaruga e, apesar de bastante visitada aos fins de semana e no verão, é um cantinho de sossego, sim! 

O nome, pelo que contam, se deve à fama de um dia ter sido a rota de fuga de presidiários que vieram da Ilha Grande para o Rio – mas isso já tem muito tempo, se é que é verdade. O que é certo aqui são as águas claras e a areia fininha.

Não é tão fácil chegar até lá, já que a descida e feita por um caminho de pedras que exige um pouco de cuidado, mas o visual compensa.

Praia do Meio:

Deixando a Praia do Perigoso e de volta à trilha principal, a cerca de 500 metros, você chega a Praia do Meio. Com 350 metros de faixa de areia, é a maior delas e bastante procurada pelos surfistas. 

Para chegar à praia, é necessário descer uma pedra levemente íngreme, tem uma corda lá, é só ir devagar e ter cuidado para não escorregar. 

Nesta etapa, um pouco mais acima da Pedra da Tartaruga, está a popular Pedra do Telégrafo, que garante ótimas fotos.

Praia Funda

Depois da Praia do Meio, a trilha de 300 metros até a próxima parada é mais fechada, por isso,  recomendo apenas para quem já tem um bom preparo físico. Esta é uma APA – Área de Proteção Ambiental – e a descida é feita por uma pedra (sendo mais apropriada com uma corda). 

Mas, assim como as outras, seus esforços serão recompensados, e muito! Ali, você encontra uma praia de 300 metros de extensão, praticamente intocada e deserta, que será toda (ou quase!) sua.

Praia do Inferno

A 500 metros da Praia do Meio, fica a Praia do Inferno, que é também a última da trilha. 

Com suas águas azuis e agitadas, essa praia impressiona por seus 200 metros de beleza. É cercada por paredões de pedras e mata. 

Justamente por ser a mais isolada, é a menos conhecida entre os locais. Na verdade, é uma praia tão sossegada que é possível ver preguiças e saguis convivendo em paz com os visitantes. Uma delícia!

Outras formas de visitar as praias selvagens:

Para quem prefere ir de barco, há embarcações saindo da Praia do Canto. O valor da viagem varia conforme o número de pessoas, praia escolhida e tamanho da bagagem, mas custam em torno de R$30 por pessoa.

Dependendo das condições do mar, os barcos também podem fazer passeios por elas.

Por fim, há também a opção de conhecer essas praias fazendo um passeio de lancha com a empresa Tugas SUP.

Dica:

Tenha em mente que para chegar às Praias Selvagens você fará uma trilha com duração de 40 minutos a 1 hora. Então, não carregue muita coisa com você, apenas uma canga, água e um lanchinho (importante, pois não há quiosques no local). E se quiser, você pode levar sua barraca já que na praia do Perigoso, é permitido acampar. 

3. Sítio Burle Marx

jardim de Sítio Burle Marx, uma das opções entre muito o que fazer em Barra de Guaratiba
Foto: Shutterstock

Um dos passeios mais agradáveis em Barra de Guaratiba é a visita ao Sítio Roberto Burle Marx, considerado um legado do paisagista brasileiro que dá nome ao sítio, e que criou o conceito de jardim tropical moderno.

Com 407 mil metros quadrados, o Sítio Burle Marx é um lugar lindo e bem preservado, que abriga uma coleção com mais de 3.500 espécies de plantas tropicais e subtropicais.

Sugiro a visita se você quer, além de curtir um lugar bonito, estar em um ambiente mais fresco, já que nos dias de calor intenso, ficar mais perto do verde ajuda, e muito, a refrescar! 

Para completar, como as visitas são guiadas, você também vai poder conhecer o Museu Casa de Burle Marx (a antiga casa do paisagista) e conhecer um pouco da história do lugar, onde há peças e quadros criados e utilizados por ele ao longo de sua vida.

É uma experiência curiosa entrar na casa de Burle Marx e ver seu chinelo ao lado da porta, nos dá a sensação de que ele foi ali rapidinho e volta já. 

Dica:

As visitas precisam ser pré-agendadas no site ou no tel (21) 2410-1412, em dias úteis, das 8h às 16h. São formados dois grupos de até 35 pessoas por período. A entrada custa R$10,00 e a visita dura em torno de 90 minutos. Não aceitam cartão, por isso, leve dinheiro.

Onde fica:

Estr. Roberto Burle Marx, 2019 – Barra Guaratiba 

4. Pedra do Telégrafo

Vista aérea de Pedra do Telégrafo e mar da praia da barra de guaratiba Rj
Foto: Gian Cornachini

Contudo, na minha opinião, o passeio mais imperdível na lista sobre o que fazer em Barra de Guaratiba é a trilha da Pedra do Telégrafo.

Aposto que você já viu fotos na montanha super “perigosa” do RJ, que parecem ter sido tiradas à beira de um precipício. Pois saiba que é puro truque!

Na verdade, o lugar é um mirante de 354 m de altitude, com uma vista incrível para a Restinga da Marambaia, praias selvagens da região e Barra da Tijuca.

E é exatamente por conta dessas fotos criativas postadas nas redes sociais, como se os visitantes estivessem prestes a caírem da pedra, que a trilha vem ficando mais e mais popular, e costuma ficar bem cheia na alta temporada.

Por esse motivo, se você também quer fazer sua foto criativa na Pedra do Telégrafo, e não quer esperar muito, chegue cedo (recomendo chegar por volta das 7:30 da manhã). Caso contrário, pode demorar um pouco (ou bastante) para sua vez chegar. Já ouvi casos de pessoas que esperaram cerca de 2 horas. Não vale a pena arriscar!

Dica:

Você pode fazer essa trilha sem um guia, já que ela é bem sinalizada e mais tranquila, e dura cerca de 50 minutos (subida). Mas, caso prefira ir acompanhado, pode reservar um passeio guiado

Quer saber mais sobre o Rio? Conheça os 54 melhores passeios do RJ

5. Rapel na Pedra da Tartaruga

Viajante fazendo Rapel na Pedra da Tartaruga, uma das opções entre muito o que fazer em Barra de Guaratiba RJ
Foto: @ectrilharj

A atração perfeita para quem está procurando o que fazer em Barra de Guaratiba com uma boa dose de aventura: a Pedra da Tartaruga é muito procurada para a prática do rapel.

Com 45 metros de altura, de lá se tem uma vista maravilhosa das praias selvagens, de Guaratiba e do lindo nascer do sol, com muitas oportunidades para fotos.

Após adquirir seu ingresso, você vai encontrar com seus instrutores, no horário escolhido, na Praia da Barra de Guaratiba, já que há estacionamento por lá, e é também de onde começa a trilha que dá acesso a Pedra da Tartaruga, e leva cerca de 1 hora.

Chegando lá, pendurado em uma corda, você vai poder curtir a adrenalina e a paisagem da região! É importante dizer que esse rapel é ainda mais emocionante, pois é negativo, ou seja, não há apoio para os pés na pedra, o que traz também uma sensação incrível de liberdade. 

Dica:

Vá com roupas e tênis confortáveis, e leve protetor solar, água e algo para comer. 

6. Clubinho SUP Marambaia

Pessoas praticando Stand Up Paddle em mar de praia da barra de guaratiba RJ
Foto: Shutterstock

Como o nome sugere, o  Clubinho Sup Marambaia é um local para praticar stand up paddle, mas não necessariamente no mar. Eles oferecem aulas de SUP em pleno Mangue da Restinga de Marambaia.

No local, funciona também um bar e restaurante bem agradável, com mesas e cadeiras ao ar livre, com ótima vista da vegetação e mar do bairro. 

Lá, você encontra drinks, cerveja gelada, aperitivos, como batata frita e gurjão de peixe, e refeições, como bobó de camarão, salmão grelhado e penne ao pesto. Entre uma bebida e outra, você ainda pode alugar um caiaque, barco ou prancha para Stand Up Paddle.

Essa é uma atração única no meio de uma cidade tão grande quanto o Rio de Janeiro. 

Onde fica:

Estrada Roberto Burle Marx, 3801 – Barra Guaratiba – 23020-240

7. Passeio de canoa pelo mangue da Barra de Guaratiba

Barco em mangue da Barra de Guaratiba RJ durante o dia
Foto: Shutterstock

Se você ama estar cercado de natureza, o passeio de canoa pelo mangue é um atrativo imperdível para quem busca o que fazer em Barra de Guaratiba RJ.

As águas calmas que cruzam os manguezais são perfeitas para quem quer remar pela primeira vez, mas também para quem quer fugir do burburinho das praias. Durante o passeio, você vai curtir o visual da região, que é cheia de árvores. 

Para realizar a atividade, é preciso ir até a Casa do Remo, onde você pode alugar uma canoa para 2 pessoas. 

Antes de partir, os funcionários do local vão te explicar como remar corretamente.

Dica:

Se quiser tirar ótimas fotos, leve um bastão de selfie, assim você consegue um ângulo de toda a canoa e da paisagem. Além disso, é bom levar uma capa à prova d’água para o celular/câmera.

Onde fica:

Estr. Roberto Burle Marx, 8810 – Barra Guaratiba – 23020-255

8. Alambique Maxi Cana

Mesa de Alambique Maxi Cana, um lugar para experimentar boas comidas e bebidas em Barra de Guaratiba RJ
Foto: Divulgação

Outro lugar para experimentar boas comidas e bebidas é o Alambique Maxi Cana, um lugar que produz e vende cachaças com todos os sabores possíveis: pimenta, maracujá, banana e açaí. Já entre as comidas, estão peixes e carnes.

É algo diferente e interessante para fazer na região! O ambiente é familiar e as caipirinhas e cachaças maravilhosas. 

Além disso, há um clube/sítio no local com piscina, sinuca e campo de futebol, que pode ser utilizado por quem for ao restaurante. 

Dica:

É importante levar repelente, já que por ser rodeado de árvores, costuma haver mosquitos/pernilongos no local.

Onde fica:

Estrada da Barra de Guaratiba, 2013 – Barra Guaratiba –  23020-822

Conheça também a Região dos Lagos, um dos melhores destinos do RJ

9. Passeios nas proximidades de Barra de Guaratiba RJ

Além de ser um bairro com várias atrações, Barra de Guaratiba tem um outro ponto positivo: é vizinho de bairros com outras praias paradisíacas, trilhas, sítios, cachoeiras e restaurantes maravilhosos. Que tal dar uma esticada até algum desses?

Grumari 

Vista aérea de Praia de Grumari perto de Barra de Guaratiba RJ
Foto: Vagner Alcantelado

A cerca de 4 km de Barra de Guaratiba, então se estiver de carro, em 10 minutos você chega até lá! As duas principais atrações desse bairro são suas praias: 

Prainha: Como o nome diz, é pequena, mas linda: rodeada por montanhas, mar limpo, areia branquinha e com quiosques que vendem suco, açaí e sanduíche natural.

Praia de Grumari:  Ela é irmã da Prainha e, por isso, dá para visitar as duas no mesmo dia. Diferente de sua vizinha, ela possui uma extensa faixa de areia e consegue ser ainda mais bonita, graças às águas cristalinas, vegetação e pedras que a rodeiam. 

Dica:

Para almoçar, você pode passar no Point de Grumari, um restaurante especializado em peixes e frutos do mar, que serve pratos como filé de salmão, camarões grelhados, lagosta, lula e mexilhão e tem uma vista incrível da Restinga da Marambaia. Ou comer um sanduíche natural no quiosque da Prainha.

Onde fica:

Estr. do Grumari, 2710 – Grumari – 23020-340

Praia do Secreto (Recreio dos Bandeirantes)

Pessoas nadando em piscina natural de Praia do Secreto em Recreio dos Bandeirantes, perto de Barra de Guaratiba RJ
Foto: VinnyWiki, CC BY-SA 4.0