01/03/2024

O que fazer em Barra de Guaratiba RJ: Guia completo

Quer descobrir o que fazer em Barra de Guaratiba RJ? Criamos um guia completo com dicas das melhores atrações, ótimos restaurantes e até hospedagens! Confira!

Com ares de cidade de interior, este bairro litorâneo da zona oeste do Rio de Janeiro, permanece ainda pouco explorado turisticamente, o que o torna um refúgio perfeito para quem quer dar um tempo da poluição da cidade grande e estar cercado de natureza.

Trilhas, mirantes, praias, escaladas, e provar a já conhecida gastronomia de frutos do mar, são algumas das atividades que você pode fazer em Barra e Guaratiba RJ, mas não para por aí! 

De uns anos para cá, o bairro despontou com muitas opções de lazer e cantinhos, que antes eram  desconhecidos da maioria, ganharam visibilidade. 

Ficou curioso(a)? Então vem conferir tudo o que fazer em Barra de Guaratiba RJ e curta ao máximo sua visita.

icone praia
Vista aérea de vegetação e mar da praia da barra de guaratiba RJ
Foto: Gian Cornachini

Por que visitar Barra de Guaratiba?

  • Barra de Guaratiba é uma região pesqueira que vem ganhando destaque por conta de seus diversos restaurantes de frutos do mar com preços acessíveis, praias intocadas, trilhas, e esportes como rapel, canoagem e SUP.
  • Localizada em uma região de reserva ecológica que mistura restinga, manguezais, mata atlântica e muitas praias (a maior parte delas, restrita), o lugar oferece uma beleza natural única! 
  • De fato, a paisagem desta área litorânea, que já foi até cenário de filmes de novelas, é digna de um cartão postal: o mar azul é cercado por casinhas que desaparecem entre as montanhas cobertas por mata virgem. 
  • Por conta de seus atrativos, este bairro gostoso com ares de interior, que antes era esquecido, vem recebendo cada vez mais investimento em turismo e caindo nas graças dos cariocas, por isso, nós indicamos a visita! 

Onde fica Barra de Guaratiba

Barra de Guaratiba fica na zona oeste do Rio de Janeiro e, apesar de fazer parte do município do Rio, está um pouco afastado do Centro e das principais atrações turísticas (cerca de 1h – 1h30 de carro).

Fica na mesma região da Barra da Tijuca, Vargem Grande e do Recreio dos Bandeirantes, embora ainda um pouco mais distante. 

São cerca de 50km-60km do Centro do Rio de Janeiro (e dos aeroportos Santos Dumont e Galeão), e 20km da Barra da Tijuca. Os visitantes podem ir de carro próprio, Uber ou de ônibus, o que explico melhor mais abaixo.

Pessoas tomando banho de mar durante o dia, uma das opções entre muito o que fazer em Barra de Guaratiba
Foto: Gian Cornachini

O que Fazer em Barra de Guaratiba: principais atrações

Agora vamos às atrações de Barra de Guaratiba!

Como disse antes, não é difícil encontrar o que fazer em Barra de Guaratiba. Você pode escolher entre trilhas que levam às praias selvagens e mirantes espetaculares ou, simplesmente, ficar na boa, curtindo sombra e água fresca num dos clubes que oferecem drinks, aperitivos e passeios de barco e canoa. 

Mas, seja qual for a sua escolha durante o dia, na hora do almoço ou jantar, a pedida é visitar alguns dos restaurantes conceituados da região (vá cada dia em um diferente!) e experimentar os melhores frutos do mar da cidade maravilhosa. 

Se liga nos 9 passeios imperdíveis de Barra de Guaratiba RJ:

1. Praia da Barra de Guaratiba

Vista aérea de mar da praia da barra de guaratiba RJ
Foto: Gian Cornachini

Uma vez em Barra de Guaratiba, aproveite o que o bairro tem de melhor: as praias.

A principal delas, é a praia da Barra de Guaratiba. Ela tem águas calmas e boa infraestrutura, com vários quiosques, um calçadão e restaurantes de frutos do mar fresquinhos.

Por esses motivos, é a mais movimentada e a ideal para quem busca algo badalado ou quer fazer amizade com os cariocas (há poucos turistas aqui). 

Apesar de não fazer tanto sucesso quanto às praias que vamos indicar a seguir, sua visita pode valer a pena, principalmente na hora do pôr-do-sol, que lá é magnífico. Os quiosques oferecem bebidas e petiscos na areia com preço acessível. 

Mas, se você quer algo mais tranquilo e reservado, pode partir para outras praias.

2. Praias selvagens

Pessoas em Praias selvagens, uma das opções entre muito o que fazer em Barra de Guaratiba
Foto: Shutterstock

As praias selvagens do Rio são um tesouro escondido, perfeitas para quem quer se desconectar sem ir muito longe. Em Barra de Guaratiba, um trecho de cerca de 3,5 km de trilha te leva a cinco praias incríveis. Começa na Rua Parlon Siqueira, pertinho da Praia do Canto.

Subindo a rua, você dá de cara com a trilha do Perigoso, que te leva para a direita às praias do Perigoso e Búzios, e para a esquerda às praias Funda, do Meio e do Inferno. Não é nada que você não consiga encarar, e sim, tem pedras pelo caminho, mas o visual vale cada passo.

Confere aqui as cinco jóias de Barra de Guaratiba:

  • Praia dos Búzios: É a mais tranquila de alcançar, com uma trilha de 1,5 km. Pequenininha, cercada por pedras, é uma graça e perfeita para relaxar.
  • Praia do Perigoso: Aos pés da Pedra da Tartaruga, essa praia é um sossego, mesmo nos dias mais movimentados. A descida exige um pouco de atenção nas pedras, mas as águas claras te esperam lá embaixo.
  • Praia do Meio: Seguindo a trilha, você chega à Praia do Meio. É a maior delas e um point de surfistas. A descida tem uma corda para ajudar, então é só ir com calma.
  • Praia Funda: A trilha aperta um pouco aqui, então se prepara para um trechinho mais exigente. Mas o que te espera é uma faixa de areia deserta e maravilhosa.
  • Praia do Inferno: A mais isolada e tranquila, com águas azuis e cercada por natureza. Se der sorte, pode até cruzar com preguiças e saguis por lá. Quer ir de barco? Tem barqueiros na Praia do Canto que te levam até lá. Os preços variam, mas giram em torno de R$30 por pessoa. 
  • Dica: Tenha em mente que para chegar às Praias Selvagens você fará uma trilha com duração de 40 minutos a 1 hora. Então, não carregue muita coisa com você, apenas uma canga, água e um lanchinho (importante, pois não há quiosques no local). E se quiser, você pode levar sua barraca já que na praia do Perigoso, é permitido acampar. 

3. Sítio Burle Marx

jardim de Sítio Burle Marx, uma das opções entre muito o que fazer em Barra de Guaratiba
Foto: Shutterstock

Um dos passeios mais agradáveis em Barra de Guaratiba é a visita ao Sítio Roberto Burle Marx, considerado um legado do paisagista brasileiro que dá nome ao sítio, e que criou o conceito de jardim tropical moderno.

Com 407 mil metros quadrados, o Sítio Burle Marx é um lugar lindo e bem preservado, que abriga uma coleção com mais de 3.500 espécies de plantas tropicais e subtropicais.

Sugiro a visita se você quer, além de curtir um lugar bonito, estar em um ambiente mais fresco, já que nos dias de calor intenso, ficar mais perto do verde ajuda, e muito, a refrescar! 

Para completar, como as visitas são guiadas, você também vai poder conhecer o Museu Casa de Burle Marx (a antiga casa do paisagista) e conhecer um pouco da história do lugar, onde há peças e quadros criados e utilizados por ele ao longo de sua vida.

É uma experiência curiosa entrar na casa de Burle Marx e ver seu chinelo ao lado da porta, nos dá a sensação de que ele foi ali rapidinho e volta já. 

  • Dica: As visitas precisam ser pré-agendadas no site do Sítio Roberto Burle Marx ou no tel (21) 2410-1412, em dias úteis, das 8h às 16h. São formados dois grupos de até 35 pessoas por período. A entrada custa R$10,00 e a visita dura em torno de 90 minutos. Não aceitam cartão, por isso, leve dinheiro.
  • Onde fica: Estr. Roberto Burle Marx, 2019 – Barra Guaratiba 

4. Pedra do Telégrafo, uma das principais atrações de Barra de Guaratiba

Vista aérea de Pedra do Telégrafo e mar da praia da barra de guaratiba Rj
Foto: Gian Cornachini

Contudo, na minha opinião, o passeio mais imperdível da lista com o que fazer em Barra de Guaratiba é a trilha da Pedra do Telégrafo!

Aposto que você já viu fotos na montanha super “perigosa” do RJ, que parecem ter sido tiradas à beira de um precipício. Pois saiba que é puro truque!

Na verdade, o lugar é um mirante de 354 m de altitude, com uma vista incrível para a Restinga da Marambaia, praias selvagens da região e Barra da Tijuca.

E é exatamente por conta dessas fotos criativas postadas nas redes sociais, como se os visitantes estivessem prestes a caírem da pedra, que a trilha vem ficando mais e mais popular, e costuma ficar bem cheia na alta temporada.

Por esse motivo, se você também quer fazer sua foto criativa na Pedra do Telégrafo, e não quer esperar muito, chegue cedo (recomendo chegar por volta das 7:30 da manhã). Caso contrário, pode demorar um pouco (ou bastante) para sua vez chegar. Já ouvi casos de pessoas que esperaram cerca de 2 horas. Não vale a pena arriscar!

  • Dica: Você pode fazer essa trilha sem um guia, já que ela é bem sinalizada e mais tranquila, e dura cerca de 50 minutos (subida). Mas, caso prefira ir acompanhado, pode reservar um passeio guiado

5. Rapel na Pedra da Tartaruga

Viajante fazendo Rapel na Pedra da Tartaruga, uma das opções entre muito o que fazer em Barra de Guaratiba RJ
Foto: @ectrilharj

A atração perfeita para quem está procurando o que fazer em Barra de Guaratiba com uma boa dose de aventura: a Pedra da Tartaruga é muito procurada para a prática do rapel.

Com 45 metros de altura, de lá se tem uma vista maravilhosa das praias selvagens, de Guaratiba e do lindo nascer do sol, com muitas oportunidades para fotos.

Após adquirir seu ingresso no site da Desbravando Rio, você vai encontrar com seus instrutores, no horário escolhido, na Praia da Barra de Guaratiba, já que há estacionamento por lá, e é também de onde começa a trilha que dá acesso a Pedra da Tartaruga, e leva cerca de 1 hora.

Chegando lá, pendurado em uma corda, você vai poder curtir a adrenalina e a paisagem da região! É importante dizer que esse rapel é ainda mais emocionante, pois é negativo, ou seja, não há apoio para os pés na pedra, o que traz também uma sensação incrível de liberdade. 

  • Dica: Vá com roupas e tênis confortáveis, e leve protetor solar, água e algo para comer. 

6. Clubinho SUP Marambaia

Pessoas praticando Stand Up Paddle em mar de praia da barra de guaratiba RJ
Foto: Shutterstock

Como o nome sugere, o  Clubinho Sup Marambaia é um local para praticar stand up paddle, mas não necessariamente no mar. Eles oferecem aulas de SUP em pleno Mangue da Restinga de Marambaia.

No local, funciona também um bar e restaurante bem agradável, com mesas e cadeiras ao ar livre, com ótima vista da vegetação e mar do bairro. 

Lá, você encontra drinks, cerveja gelada, aperitivos, como batata frita e gurjão de peixe, e refeições, como bobó de camarão, salmão grelhado e penne ao pesto. Entre uma bebida e outra, você ainda pode alugar um caiaque, barco ou prancha para Stand Up Paddle.

Essa é uma atração única no meio de uma cidade tão grande quanto o Rio de Janeiro. 

  • Onde fica: Estrada Roberto Burle Marx, 3801 – Barra Guaratiba – 23020-240.

7. Passeio de canoa pelo mangue da Barra de Guaratiba

Barco em mangue da Barra de Guaratiba RJ durante o dia
Foto: Shutterstock

Se você ama estar cercado de natureza, o passeio de canoa pelo mangue é um atrativo imperdível para quem busca o que fazer em Barra de Guaratiba RJ.

As águas calmas que cruzam os manguezais são perfeitas para quem quer remar pela primeira vez, mas também para quem quer fugir do burburinho das praias. Durante o passeio, você vai curtir o visual da região, que é cheia de árvores. 

Para realizar a atividade, é preciso ir até a Casa do Remo, onde você pode alugar uma canoa para 2 pessoas. Antes de partir, os funcionários do local vão te explicar como remar corretamente.

  • Dica: Se quiser tirar ótimas fotos, leve um bastão de selfie, assim você consegue um ângulo de toda a canoa e da paisagem. Além disso, é bom levar uma capa à prova d’água para o celular/câmera.
  • Onde fica: Estr. Roberto Burle Marx, 8810 – Barra Guaratiba – 23020-255.

8. Passeios nas proximidades de Barra de Guaratiba RJ

Além de ser um bairro com várias atrações, Barra de Guaratiba tem um outro ponto positivo: é vizinho de bairros com outras praias paradisíacas, trilhas, sítios, cachoeiras e restaurantes maravilhosos. Que tal dar uma esticada até algum desses?

Grumari 

Vista aérea de Praia de Grumari perto de Barra de Guaratiba RJ
Foto: Vagner Alcantelado

A cerca de 4 km de Barra de Guaratiba, então se estiver de carro, em 10 minutos você chega até lá! As duas principais atrações desse bairro são suas praias: 

Prainha: Como o nome diz, é pequena, mas linda: rodeada por montanhas, mar limpo, areia branquinha e com quiosques que vendem suco, açaí e sanduíche natural.

Praia de Grumari:  Ela é irmã da Prainha e, por isso, dá para visitar as duas no mesmo dia. Diferente de sua vizinha, ela possui uma extensa faixa de areia e consegue ser ainda mais bonita, graças às águas cristalinas, vegetação e pedras que a rodeiam. 

  • Dica: Para almoçar, você pode passar no Point de Grumari, um restaurante especializado em peixes e frutos do mar, que serve pratos como filé de salmão, camarões grelhados, lagosta, lula e mexilhão e tem uma vista incrível da Restinga da Marambaia. Ou comer um sanduíche natural no quiosque da Prainha.
  • Onde fica: Estr. do Grumari, 2710 – Grumari – 23020-340

Praia do Secreto (Recreio dos Bandeirantes)

Pessoas nadando em piscina natural de Praia do Secreto em Recreio dos Bandeirantes, perto de Barra de Guaratiba RJ
Foto: VinnyWiki, CC BY-SA 4.0

Localizada a menos de 10 km de Barra de Guaratiba RJ (cerca de 20 minutos de carro), está a Praia do Secreto, um paraíso que tem esse nome pois, até 2017, era pouco conhecida.

Hoje, ela desperta atenção devido às suas lindas piscinas naturais que se formam durante a maré baixa, entre algumas rochas e a pequena faixa de areia do local. 

Como a água é calma e clara, o lugar é ideal para relaxar durante os dias de semana, quando costuma estar vazia, e também para praticar snorkeling, portanto, leve sua máscara.

  • Dica: Não recomendo visitar essa praia com crianças pequenas, já que o acesso a ela não é tão simples. Também é necessário levar água e comida, pois não há quiosques no local.
  • Como chegar: Para chegar lá, é preciso fazer uma trilha, você pode deixar seu carro no Mirante do Roncador e, dali, caminhar até o acesso à trilha para a Praia do Secreto pela mata. É só seguir o caminho demarcado até a pedra que dá acesso à praia, mas desça com muito cuidado para não escorregar. 

Pedra de Guaratiba

Barco ancorado em mar em praia de Pedra de Guaratiba durante entardecer
Foto: Chagass100, CC BY-SA 3.0

A cerca de 20 km, fica Pedra de Guaratiba, um bairro que reúne diversos atrativos em um só lugar. Com uma lindo visual para o mar, que pode ser visto do alto de um píer construído à beira-mar, essa região também possui restaurantes e prédios históricos que são patrimônio dos Brasil Império e dos povos sambaquí.

Lá, você também encontra a Praia da Brisa que, apesar de não ser própria para banho, vale a pena visitar para conhecer os quiosques, tomar uma água de coco ou cerveja gelada e ver o pôr do sol no pier.

  • Dica: Almoce no Toca do Piratta, um espacinho rústico com teto de palha e mesas externas que serve caldeiradas e caranguejos.
  • Onde fica: Rua Barros de Alarcão, 579 A – Pedra de Guaratiba – 23027-340.

Vargem Grande

Carros passando em estrada em Vargem Grande, bairro perto de Barra de Guaratiba RJ

Localizado a 20km (30 minutos de carro) de Barra de Guaratiba, Vargem Grande é um dos poucos bairros do Rio de Janeiro que ainda tem uma vibe rural, que parece uma cidade do interior.

Dentre as atrações do bairro, estão a Cachoeira de Vargem Grande e a Capela Nossa Senhora de Mont Serrat, que está a 120 metros de altura e de onde é possível ter uma ótima vista da Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes.

Para saber mais sobre este bairro, confira nosso post completo sobre o que fazer em Vargem Grande.

  • Dica: Almoce no Don Pascual, um restaurante lindo, no meio da floresta, decorado com flores e velas, que tornam o ambiente aconchegante. Dentre as opções de pratos, recomendamos o gnocchi de baroa, o risoto de camarão, o polvo e o salmão grelhado. O lugar é concorrido, portanto, não esqueça de fazer dua reserva.
  • Onde fica: Estr. do Sacarrão, 867 – casa 12 – Vargem Grande – 22783-415.

Onde ficar em Barra de Guaratiba

Varanda de Le Relais de Marambaia, hotel em frente ao mar de praia da barra de guaratiba RJ
Foto Divulgação - Le Relais de Marambaia

Dá, facilmente, para visitar Barra de Guaratiba num esquema bate-volta, afinal, fica a menos de 1 hora de distância de carro dos principais pontos do Rio de Janeiro.

Mas, sinceramente, há tantas coisas legais para fazer em Barra de Guaratiba, que recomendo passar algumas noites lá! Assim, você consegue curtir todo o astral do lugar, esquecer da vida e relaxar.  

Dá para curtir as trilhas pela manhã bem cedinho (evitando, assim, o grande fluxo de pessoas na parte da tarde), experimentar alguns dos ótimos restaurantes no almoço, e ainda aproveitar o por do sol de lá, que é fantástico.

Portanto, se assim como nós, você decidir ficar uns dias por lá, listamos abaixo algumas ótimas opções de hospedagens (das mais simples às mais luxuosas) em Barra de Guaratiba. Vamos ver? 

Hotéis em Barra de Guaratiba – luxo:

  • Le Relais de Marambaia Essa é sem dúvidas a melhor hospedagem na Barra de Guaratiba. Ela é super concorrida por ter uma vista maravilhosa para Restinga da Marambaia, spa piscina e restaurante. As acomodações são românticas e todos os dias um farto café da manhã é servido com vista para o mar!
  • Guaralux Master – Localizada a beira-mar, este espaço é uma espécie de AirBnB/pousada, que oferece estacionamento gratuito e quartos confortáveis, alguns com banheira de hidromassagem.

Hotéis em Barra de Guaratiba – custo-benefício:

  • Pousada Marambaia Café – Perfeita para quem quer relaxar, essa pousada com estilo praiano tem uma linda vista para praia da Barra de Guaratiba, restaurante super agradável de frutos do mar e suítes confortáveis. 
  • Floresta Tropical Cercada de árvores, com vista para a Restinga da Marambaia e som dos pássaros ao redor, a Floresta Tropical é o lugar ideal para quem quer sossego. O local oferece estacionamento gratuito, piscina e aceita pets! 
  • Casa dos Franceses – Essa é uma casa aconchegante, muito bem recomendada pelos viajantes no Booking. Nos comentários, há elogios para o café da manhã e a receptividade. Localizada à beira-mar, com vista para praia da Barra de Guaratiba, possui piscina e oferece quartos aconchegantes para casais, alguns com vista para o mar.

Hotéis em Barra de Guaratiba – econômicos:

  • Banana Leaf Eco Hostel – Com clima agradável e belo visual para a Restinga de Marambaia, este albergue de frente para praia da Barra de Guartiba, fica a menos de 5 minutos do começo da trilha da Pedra do Telégrafo, portanto, é estratégico para quem quer vai desbravar. Muitas pessoas utilizam o albergue como uma parada após da trilha, assim podem relaxar um pouco, se refrescar e até mesmo almoçar.
  • Pousada do Sergio – Era uma casa, mas foi adaptada e virou uma pousada. Fica à beira-mar, próxima das principais atrações do bairro como a praia da Barra de Guaratiba. Há piscina, churrasqueira, café da manhã continental e quartos para casais ou famílias de até 4 pessoas. 
  • Guaratibali Residence – Essa casa com decoração colonial serve diariamente café da manhã, possui estacionamento gratuito, além de sauna, piscina e cozinha compartilhada. 
  • Camping Barra de Guaratiba – Localizado no início das trillhas que levam a Pedra do Telegrafo e as praias semi-desertas, este camping tem um dos mais belos pôr do sol de Guaratiba. 

Onde comer em Barra de Guaratiba RJ

Camarão em prato em mesa de restaurante em Barra de Guaratiba RJ
Foto: Patrik Kay on Unsplash

Não dá para falar sobre o que fazer em Barra de Guaratiba sem mencionar os restaurantes!

Afinal, o bairro é muito popular entre os cariocas por sua gastronomia especializada em frutos do mar, com diversos restaurantes com clima rústico e rodeados pela natureza.

Também há um fenômeno interessante em Guaratiba, que é a proliferação de restaurantes de “tias”. Mulheres que chegaram quando a região ainda era totalmente inóspita e se destacaram servindo comida caseira de alta qualidade para surfistas e pescadores. Hoje, as mais conhecidas são Tia Penha e Tia Palmira. Conheça aqui os melhores restaurantes em Barra de Guaratiba:

Melhores restaurantes em Barra de Guaratiba:

  • Cantinho Legal Da Tia Penha: É um restaurante simples, mas super tradicional em Barra de Guaratiba, principalmente pelos pastéis de camarão, casquinha de siri e o mais pedido: bobó de camarão que serve bem 2 pessoas. Endereço:  Estr. Roberto Burle Marx nº 10.815, Barra de Guaratiba / Avaliação TripAdvisor
  • Tia Palmira – Esse ambiente aconchegante serve pescados da própria região, vatapá, bobó de camarão com pirão, pastéis de camarão, tortinha de peixe, mexilhões e camarão ao alho e óleo, e toca de Raça Negra a Los Hermanos (o que achamos bem legal!). Endereço: Caminho do Souza, 18 – Barra de Guaratiba – 23020-240 / Avaliação TripAdvisor
  • Restaurante do Bira –  Eleito em 2011 pela revista americana “Newsweek” um dos 101 melhores lugares para se comer no mundo, esse restaurante, que tem uma pegada rústica,  serve peixe cozido em panela de barro, cação com camarão e pirão de robalo com banana. Endereço: Estr. da Vendinha, 68 – Barra de Guaratiba – 23020-810 / Avaliação TripAdvisor
  • Restaurante Tropicana – Com um ambiente acolhedor e varanda de frente para o mangue do bairro, esse restaurante serve caranguejos, pastéis de camarão e moquecas. Endereço: Estr. Roberto Burle Marx, 130 – Barra Guaratiba – 23020-240 / Avaliação TripAdvisor
  • Casa Due – Servindo ravioli, risoto e panna cotta, entre diversos pratos do menu, esse restaurante é um pedacinho da Itália em Barra de Guaratiba RJ. Endereço: Estr. da Barra de Guaratiba – Barra Guaratiba, Rio de Janeiro – RJ / Avaliação TripAdvisor
  • Restaurante Amendoeira – Localizado em em frente ao píer de Pedra de Guaratiba, esse restaurante é famoso por seus pratos saborosos como sopa de siri, bobó de camarão e salmão. Endereço: Rua Barros de Alarcão, 1015 – Pedra de Guaratiba, Rio de Janeiro – 23027-340 / Avaliação TripAdvisor

Roteiro em Barra de Guaratiba de 3 a 4 dias - nossa sugestão

Câmera fotográfica e livro em cima de mesa
Foto: Chris Lawton on Unsplash

Roteiro de 3 a 4 dias em Barra de Guaratiba

Planejando sua trip para Barra de Guaratiba e não sabe por onde começar? Relaxa, ue preparamos um roteiro de 3 a 4 dias pra você:

  • Dia 1 (Chegada): Se você desembarcar de manhã ou no começo da tarde, bora direto pro Sítio Burle Marx (aberto de terça a sábado, das 9h30 às 13h30). Depois, partiu almoçar na Tia Penha e finalizar o dia relax na praia da Barra de Guaratiba, curtindo o pôr do sol.
  • Dia 2: Comece o dia com a trilha da Pedra do Telégrafo. Daí, segue pro Clubinho SUP Marambaia, ideal pra almoçar e passar o dia. Aproveita pra ver o sol se pôr enquanto rema de caiaque ou SUP.
  • Dia 3: Levanta cedo e se prepara pra explorar as Praias Selvagens, seja a pé ou de barco. As mais tranquilas de chegar são a Praia dos Búzios e do Perigoso; as mais afastadas, Praia do Meio, Praia Funda e Praia do Inferno. Almoço? Restaurante Amendoeira é a pedida, experimenta o “Malandrinho”. Depois, é só relax no hotel e na praia.
  • Dia 4 (Check-out): Se ainda tiver tempo e energia, encara um rapel na Pedra da Tartaruga antes de ir embora. Pra fechar com chave de ouro, almoça no Restaurante do Bira.

Planeje sua viagem - melhor época, como circular, quanto tempo ficar, etc.

Bússola em cima de mapa de papel
Foto: Denise Jans on Unsplash

Quantos dias ficar em Barra de Guaratiba?

Como mencionei antes, você pode acordar cedo e fazer um bate-volta de qualquer ponto do RJ, mas, dessa forma, você terá apenas uma pequena amostra do bairro, e terá que escolher o que visitar.

Recomendo ficar de 2-3 dias para fazer as trilhas, visitar as praias selvagens, curtir os sabores e temperos de Guaratiba com calma e, ainda, incluir uma visita à locais próximos, como Prainha e Vargem Grande. 

Quando visitar Barra de Guaratiba?

Não existe uma época ideal para visitar Barra de Guaratiba, já que suas atrações podem ser visitadas durante o ano todo.

No entanto, a época mais agradável é no outono, entre abril e junho, ou na primavera, entre setembro e novembro, quando as temperaturas são mais amenas e você consegue fugir das muvucas. No verão, as trilhas e praias costumam ficar cheias, além do calor intenso.

Como circular em Barra de Guaratiba?

Uma vez que moramos no Rio, costumamos ir de carro até Barra de Guaratiba. É a melhor forma, já que poucas linhas de ônibus circulam no local. 

No nosso caso, costumamos alugar um carro com a Rentcars, o que sai mais em conta do que gastar com Uber/táxi, já que gostamos de visitar vários restaurantes e outras atrações dos arredores, como Vargem Grande e Prainha. 

Mas saiba que também dá para fazer boa parte das coisas caminhando, se você se hospedar em algum hotel/pousada que fique perto das principais atrações.

Miniatura de fusca vermelho em cima de mesa
Foto: Steinar Engeland on Unsplash

Como chegar em Barra de Guaratiba:

De Carro:

  • Da Zona Sul: Use a autoestrada Lagoa-Barra. Saindo do aeroporto, pegue a Linha Amarela (cerca de 1 hora de viagem). Lembre-se do pedágio de R$4,00.
  • Da Barra da Tijuca: Vá pela Avenida das Américas até o fim do Recreio dos Bandeirantes. Continue pela Estrada Burle Marx após o túnel da Grota Funda, até Barra de Guaratiba. Estacione na Praia do Canto.
  • Alternativa pelo litoral: Siga do Recreio dos Bandeirantes, passando pela Prainha e Grumari. Ao final de Grumari, suba a serra pela estrada do Grumari, depois vire à direita na Estrada Burle Marx até chegar.

Transporte Público:

  • Da Zona Sul: A melhor rota é de metrô até a estação Jardim Oceânico e de lá pegar o BRT. Verifique as paradas necessárias para Barra de Guaratiba ou Marambaia.
  • Do Centro: O ônibus 2382 (Castelo – Marambaia) faz o trajeto passando pelas praias da Zona Sul até Barra de Guaratiba. Prepare-se para quase 3 horas de viagem.

Checklist para Barra de Guaratiba RJ

Se você está planejando se jogar nas trilhas e praias de Barra de Guaratiba, aqui vai um lembrete do que não pode faltar:

  • Essenciais para a Mochila: Não esqueça de óculos de sol, protetor solar, repelente, tênis e roupas leves.
  • Provisões: Logo no primeiro dia, dê uma passada no mercado para estocar snacks práticos para as trilhas, tipo sanduíches, frutas secas, e barrinhas de cereal. Água, então, nem se fala: leve o suficiente para se manter hidratado.
  • Hospedagem: Se puder, escolha acomodações com frigobar para conservar seus lanches.
  • Dica de Estacionamento: Se a ideia não é se hospedar, lembre-se que achar estacionamento na Praia da Barra de Guaratiba pode ser um desafio, especialmente aos finais de semana. O espaço é limitado, então chegar cedo é a melhor estratégia.

O que fazer em Barra de Guaratiba RJ

Se você pensava que não havia muito o que fazer em Barra de Guaratiba, se enganou, viu? Apesar de pequeno, o bairro oferece diversos passeios e atividades.   

E se você já visitou o bairro, conta para gente nos comentários que achou de lá! 

PLANEJE A TRIP
SEGURO VIAGEM

Tenha quem te socorrer nos perrengues. O voo atrasou, sua mala foi danificada ou sofreu algum acidente? O Seguros Promo garante sua indenização. Feche agora e com desconto o seguro ideal para sua viagem. 

PASSAGENS AÉREAS

Economize na passagem. Quer viajar mais? Com o Passagens Promo você encontra descontos imbatíveis em passagens áreas.

ACOMODAÇÃO

Durma no conforto, mesmo fora de casa.  Seja sua procura um hotel, apartamento, resort ou chalé, no Booking.com você encontra as acomodações mais baratas e mais confortáveis.  

ALUGUEL DE CARRO

Desbrave o destino escolhido. Se você quer quebrar barreiras, e aproveitar ao máximo o seu destino, alugue um carro com o melhor preço e com possibilidade de parcelamento em até 12x através do RentCars.

admin
ebook melhores momentos da vida 101 dicas 1

101 DICAS INCRÍVEIS E TRUQUES PARA VIAGEM

Quer embarcar nas nossas dicas? Então faz o check-in:

Você também poderá gostar de:

Salve as dicas no Pinterest

pinterest O que fazer em Barra de Guaratiba RJ Guia completo
pinterest1 O que fazer em Barra de Guaratiba RJ Guia completo