25 Curiosidades sobre a cultura tailandesa para saber antes de visitar

jardim em frente a complexo de templos, durante o dia na tailândia

21/06/2024

25 Curiosidades da cultura tailandesa que vão te impressionar!

Com ilhas dignas de cartões postais, selvas exuberantes e cerca de 40 mil templos, a Tailândia é o nosso país favorito do mundo! Para que você conheça os detalhes deste destino emocionante, selecionamos as principais curiosidades sobre a Tailândia, que descobrimos morando lá por quase 3 anos.

Se você está planejando uma viagem para o país, essa lista vai te ajudar a descobrir bons motivos para arrumar logo as malas, além de alguns fatos importantes, principalmente para não desrespeitar a cultura tailandesa. E, mesmo que você já tenha visitado o país, provavelmente haverá algo que vai te surpreender.

Para saber, por exemplo, o porquê dos pés serem considerados impuros e as cabeças sagradas, leia nossa seleção com 25 curiosidades da Tailândia!

icone tailandia

Confira aqui as principais curiosidades sobre a cultura tailandesa:

1. É a terra dos sorrisos.

pessoa com calça jeans e tênis branco, pisando em asfaltando onde há pintado desenho de emoji amarelo e branco sorrindo
Foto: Jacqueline Munguía no Unsplash

A primeira curiosidade da cultura da Tailândia é algo que provavelmente você já ouviu falar. Esse país é conhecido como a  “terra dos sorrisos”, pois as mulheres e homens tailandeses costumam estar sempre sorrindo.

Porém, isso não significa necessariamente que eles estão felizes. Diferente da maioria do Ocidente, os tailandeses usam o sorriso em situações diferentes, como em um momento de constrangimento, medo ou até tensão.

De qualquer forma, sem dúvida, é o povo mais educado e gentil que já conhecemos. Se você estiver perdido (a) ou com problemas para traduzir o que está sendo falado, eles vão ajudar. Do mesmo modo, nas lojas e mercados, eles sempre recebem todo mundo com um sorriso caloroso!

2. O país é profundamente espiritual e o budismo é a religião principal.

Pequena estátua dourada de Buda em cima de uma pedra no meio da natureza

Apenas cerca de 3,9% da população da Tailândia não tem uma religião, enquanto 95 % é budista, e há, ainda, uma parte que segue o islamismo e o cristianismo.

Outra curiosidade da Tailândia é que o ‘guardião da fé’, isso é, o rei tailandês, precisa sempre ser budista.

3. Existem 40.000 templos na Tailândia.

estátua em meio a templos dourados e vermelhos, durante o dia na tailândia
Foto: Mathew Schwartz no Unsplash

Como dissemos, este é um país profundamente espiritual, por isso, não é de se admirar que uma das principais curiosidades sobre a Tailândia é que ela abriga mais de 40 mil tempos.

Sim, isso mesmo! Em praticamente todas as esquinas você vai encontrar um templo que é super importante e sagrado para as mulheres e homens tailandeses. Ao visitá-los, é essencial respeitar algumas regras, como usar roupas adequadas que não mostrem ombros e joelhos.

4. Há algo para todos!

vista aérea de carros, tuk-tuks e pessoas passando em rua movimentada, cheia de barraquinhas de comida na calçada, durante a noite
Foto: Dan Freeman on Unsplash

Quando perguntam qual o nosso país preferido, a Tailândia é sempre a resposta! Apesar de cada país ser único, esse tem um lugar especial em nossos corações, especialmente por conseguir ser vários destinos em um só.

Não importa o seu gosto, seja em relação a hotéis, passeios, comidas, você vai encontrar algo que te agrade!

Quer relaxar em praias paradisíacas? Vá para Krabi.

Buscando ioga? Viaje para Pai.

É um nômade digital? Chiang Mai é o lugar para você.

Prefere fugir do agito? Corra para Isaan…

A lista é infinita!

5. Tem 1430 ilhas… Muitas delas dignas de cartões postais!

vista aérea, durante o dia, de barcos e lanchas entre ilhas no mar da Tailândia
Foto: Humphrey Muleba no Unsplash

Se você curte destinos com águas cristalinas, essa é uma daquelas curiosidades da Tailândia que você vai amar! O país guarda cerca de 1.430 ilhas, muitas delas famosas por terem sido cenários de filmes de Hollywood, como Koh Phi Phi, que foi set do filme ‘A Praia’, que tem Leonardo DiCaprio como protagonista.

Como é impossível, mesmo em uma viagem longa, conhecer todas elas, separamos aqui as que mais gostamos: 

  • Ilha de Phuket: A maior ilha da Tailândia e também uma das mais movimentadas, é um paraíso cheio de praias com águas cristalinas.
  • Railay: Localizado em Krabi, Railay é, na verdade, um conjunto de praias que só pode ser acessado de barco. O destino guarda praias lindas, cavernas e altas falésias.
  • Koh Phi Phi: A ilha mais famosa da Tailândia e uma das ilhas mais bonitas do mundo, conta com águas transparentes, perfeitas para mergulhar e observar peixinhos coloridos.

Outras opções de ilhas na Tailândia que também curtimos:

  • Koh Lanta
  • Koh Lipe
  • Koh Samui
  • Ko Chang 
  • Ko Kood
  • Surin Island 
  • Ko Adang 

6. ...E também selvas exuberantes!

palafitas em lago cercado por montanha coberta de árvores, durante o dia na tailândia
Foto: Marcin Kaliński no Unsplash

Já para os mais aventureiros, a curiosidade da Tailândia que vai agradar é que ela também guarda boas selvas para explorar e caminhar.

Não chega a ser selvagem como algumas da África ou de Bornéu, mas oferece o suficiente para que você se divirta com florestas densas, cachoeiras refrescantes, mirantes com vistas incríveis e uma diversidade de vida selvagem para observar.

Alguns lugares interessantes são o lago de Khao Sok, as colinas perto de Chiang Mai e o Parque Nacional Khao Yai.

7. A comida tailandesa é deliciosa!

vista de cima de mulher com chapéu de palha preparando comidas tailandesas em barraca de rua
Foto: Lisheng Chang no Unsplash

Com especiarias diversas que criam sabores únicos, a comida tailandesa é uma das melhores do mundo.

Ao andar pelas ruas, com certeza, o cheiro maravilhoso dos pratos típicos tailandeses vai chamar a sua atenção. Não resista a tentação! Pare em uma das barracas de rua ou em um dos restaurantes para experimentar pratos autênticos que misturam temperos salgados, picantes e doces.

Para a experiência ficar ainda melhor, vale a pena participar de um passeio como a excursão gastronômica na Cidade Velha de Phuket, o tour gastronômico em Bangkok ou a excursão noturna ao mercado de comida de rua local em Chiang Mai. Você pode até mesmo participar de uma aula de culinária tailandesa!

8. O país é mais seguro do que você imagina.

vista aérea de templos, prédios e estradas, durante dia nublado
Foto: Tan Kaninthanond no Unsplash

Um fato importante entre as curiosidades da Tailândia é que ela é um dos países mais seguros do continente asiático.

Ataques físicos e outros crimes contra a pessoa são menos prováveis que em outros destinos ”desenvolvidos”. No entanto, isso não quer dizer que não exista perigo. Assim como em qualquer lugar do mundo, há golpes, roubos e batedores de carteira.

Mas, basta ter bom senso e estar atento (a) que vai dar tudo certo em sua viagem para Tailândia. Nós, por exemplo, sempre nos sentimos confortáveis e seguros no país, até mesmo para deixar nossos notebooks de fora para ir ao banheiro.

9. A Tailândia é o lar do maior Buda de ouro maciço do mundo.

durante o dia, Estátua de Buda dourado gigante sob céu azul
Foto: Ralf Skirr no Unsplash

Um dos pontos turísticos mais impressionantes da Tailândia é a estátua dourada de 15 pés de altura de Phra Phuttha Maha Suwana Patimakon. 

Embora saqueadores tenham roubado dos templos ao longo dos séculos, ela foi coberta de estuque (uma argamassa) e foi salva como resultado. 

A estátua, que vale milhões de dólares e pesa 5,5 toneladas, está localizada no Wat Traimit de Bangkok que tem uma das vistas mais incríveis do país. Se você quer conferir essa curiosidade da Tailândia de perto, não deixe de visitá-la durante a sua viagem! 

10. Bangkok Já Foi A 'Veneza Do Oriente'.

pessoas em canoas com mercadorias atravessando canal na Tailândia, durante o dia
Foto: Tom Bixler no Unsplash

Como estamos falando de Bangkok, vale também mencionar outra curiosidade da Tailândia interessante sobre a sua capital. 

Sabia que, antigamente, eram construídas diversas palafitas com vista para os canais? Assim como em Veneza, essas vias funcionavam como rotas de viagem e transporte para a cidade.

Hoje, boa parte desses canais já foi preenchida, apesar de ainda haver mercados nos arredores de Bangkok, para que turistas e moradores locais façam compras.

11. Os Tailandeses adoram sua Família Real.

coroa real azul
Foto: Markus Spiske no Unsplash

Um fato super importante da cultura tailandesa é que a família real é adorada e é até contra a lei (lei de lèse majesté) criticar qualquer membro da monarquia. Caso alguém faça isso, pode ser preso por traição!

Por isso, inclusive, o filme ‘O Rei e Eu’, musical famoso, foi banido dos cinemas do país, pois foi considerado uma falta de respeito ao rei.

Esse fato da cultura tailandesa impacta até o dia das mãe por aqui, que é comemorado no aniversário da Rainha, enquanto o dia dos pais é realizado no aniversário do Rei, ambos celebrados por homens e mulheres tailandesas que respeitam e adoram a família real.

12. O Hino Nacional é tocado duas vezes por dia.

Bandeira da tailândia, que possui listras vermelhas, brancas e azul, balançando em mastro
Foto: Dave Kim no Unsplash

Diferente do Brasil, quando só é comum ouvir o hino nacional em eventos esportivos internacionais, faz parte da cultura da Tailândia, pontualmente às 8h e 18h todos os dias, ouvir o hino em locais públicos, durante o hasteamento e o abaixamento da bandeira.

Como é considerado ofensivo falar durante esse momento ou permanecer sentado, lembre-se de levantar e ficar em silêncio.

Você vai perceber também que nos filmes tailandeses, o hino nacional sempre está presente no início.

13. As cabeças são sagradas e os pés são impuros.

pés de pessoa, em cima de poltrona vermelha
Foto: engin akyurt no Unsplash

Anote essa curiosidade da Tailândia para não faltar com respeito às mulheres e homens tailandeses durante a sua viagem!

A cultura tailandesa considera que a parte mais importante do corpo é a cabeça. Por isso, você nunca deve tocar a cabeça de ninguém.

Por outro lado, os pés são vistos como impuros, pois os tailandeses os consideram símbolos do nosso apego à terra, sofrimento e luta. Diante disso, jamais apoie seus pés em cima de uma mesa para se esticar e relaxar ou aponte uma estátua de algum templo com eles!

14. É o único país do Sudeste Asiático que nunca foi colonizado por europeus.

globo terrestre colorido mostra mapa da europa
Foto: Christian Lue no Unsplash

Diferente de países vizinhos, como Camboja, Laos, Malásia, Vietnã e Mianmar, além de muitos outros pelo mundo que já estiveram sob o domínio europeu, uma curiosidade da Tailândia é que ela é um dos poucos países que não foi colonizado  por europeus. 

Com isso, faz total sentido que o seu nome em tailândes seja ‘Prathet Thai’, em português, ‘Terra dos Livres’.

15. É um país barato para visitar e viver!

mão segurando notas de dólares em fundo branco
Foto: Jp Valery no Unsplash

Se você quer viajar gastando pouco, vai gostar de saber dessa curiosidade da Tailândia: ela é um dos lugares mais baratos para viajar no mundo.

É possível sobreviver com US$ 30 por dia em lugares como  Bangkok, já que barracas de rua vendem comidas por US$1, bebidas US$2 e quartos econômicos custam, em média, US$ 10 por noite. Dá até para ficar em um bangalo à beira-mar pelo país por US$ 15–20!

16. Os gatos siameses são nativos da Tailândia.

gato siamês com olhos azuis deitado em caminha vermelha
Foto: Alexey Savchenko no Unsplash

Provavelmente você já deve ter visto um gatinho siamês, uma das raças mais famosas de gatos. O que talvez não saiba é que eles vieram da Tailândia. Dizem por aqui que antigamente existiam 23 tipos de siameses diferentes!

Hoje em dia, há apenas seis e um fato curioso da cultura tailandesa é que presentear uma noiva com dois gatos siameses é considerado um gesto de boa sorte.

17. Tem alguns dos festivais mais incríveis do mundo.

lanternas laranjas penduradas em fios, durante o loy krathong, festival da cultura tailandesa
Foto: Boudewijn Huysmans on Unsplash

Ao planejar sua viagem para o país, vale a pena verificar quais festivais estão rolando, afinal, acontecem por aqui alguns dos melhores festivais do mundo e participar de um deles é uma oportunidade única de conhecer um pouco mais da cultura tailandesa. 

  • Janeiro/Fevereiro: Ano Novo Chinês – Comemorado em diferentes países do oriente, na Tailândia os melhores lugares para celebrá-lo são em Chiang Mai, Bangkok e Phuket.
  • Abril: Songkran – Feriado nacional, o Songkran é a maior luta de água do mundo! O festival é mega divertido e marca o ano novo Tailandês.
  • Outubro: Festival Vegetariano – Anualmente, em Phuket, durante cerca de uma semana, mulheres e homens tailandeses tornam-se vegetarianos e perfuram partes do corpo, como as bochechas, para purificação.
  • Novembro: Loy Krathong – Celebrado principalmente em Chiang Mai, o festival das lanternas é uma festa única, alegre e cheia de cores.

18. Há mercados incríveis por todo o país!

pessoas fazendo compras em barracas de mercado noturno da tailândia
Foto: Adam Dore no Unsplash

Em uma viagem para Tailândia, é imperdível visitar um dos mercados do país.

A experiência não é válida apenas para comprar produtos, apesar de ser um verdadeiro parque de diversão para os viciados em compras! 

O mais interessante é que eles são uma oportunidade de mergulhar na verdadeira cultura tailandesa. Vá sem pressa, e observe a movimentação vibrante, converse com os moradores locais, aproveite para pechinchar e delicie-se com a comida de rua.

Porém, saiba que muitos produtos de ‘marca’ oferecidos são falsificados, por isso, não possuem a mesma qualidade. Outra dica é verificar a garantia/política de devolução, principalmente de produtos eletrônicos e manter o respeito e educação durante a pechincha. 

Esses são os mercados na Tailândia que recomendamos que você conheça: 

  • Chiang Mai Saturday Walking Street: Ideal para comprar objetos de artesanato.
  • Cicada Market: Conhecido por vendedores de arte, objetos de decoração e roupas.
  • Chatuchak Weekend Market: Tem tudo que você possa imaginar. De móveis a animais de estimação.
  • Hua Hin Night Market: Perfeito para experimentar comidas tailandesas nas barracas e comprar alguns souvenirs.
  • Ratchada Train Market: A melhor alternativa para comprar alimentos fresquinhos.
  • Rod Fai Market: Bazar ao ar livre onde você vai encontrar objetos retrô, móveis antigos e roupas hippies.
  • Warorot Market: Uma excelente opção para comprar produtos artesanais, roupas e saborear-se com a comida tailandesa.
  • Mercado ferroviário e mercado flutuante: Há ainda opções bem diferentes como um mercado localizado nas vias férreas e outro nos canais. Para conhecê-los você pode agendar um tour saindo de Bangkok através do Get Your Guide.

19. Os homens tailandeses eram todos monges budistas.

monge budista, de costas, sentado em calçada em frente ao e montanha, durante o dia
Foto: Nicolas Häns no Unsplash

Antigamente, apesar de não ser obrigatório, a maioria dos homens tailandeses de diferentes classes sociais tornavam-se monges budistas ao completar 20 anos, pelo menos por alguns anos.

Isso acontecia pois, na cultura tailandesa, acredita-se que dedicar um período da vida para o budismo traz bom carma para a família do homem. Hoje, alguns homens tailandeses ainda tornam-se budistas nessa idade, mas é mais raro. 

20. O arroz está presente em todas as refeições.

prato branco cheio de arroz, comida presente em quase todos os pratos típicos tailandeses
Foto: Pille R. Priske no Unsplash

No Brasil, é difícil encontrar alguém que não ame arroz, certo? Ele é o acompanhamento de basicamente todos os pratos, mas na cultura tailandesa ele vai além e está presente, até mesmo, no café da manhã e na sobremesa!

Outra curiosidade da Tailândia envolvendo o arroz é que ela é o segundo maior exportador mundial de arroz, perdendo apenas para  a Índia.

21. A Tailândia é o berço da Red Bull.

lata prata e azul, onde há escrito em vermelho ''red bull, energy drink''
Foto: Jesper Brouwers no Unsplash

O famoso energético que ‘te dá asas’, curiosamente foi inspirado em uma bebida (Krating Daeng) que o empresário austríaco Dietrich Mateschitz tomou na Tailândia para amenizar o efeito do jet lag.

Ele trabalhou em conjunto com a empresa responsável pela Krating Daeng para adequar o sabor para o gosto ocidental e, em 1987, lançou o Red Bull. Atualmente, o logotipo de ambas bebidas é bem parecido e vale a pena experimentá-la durante a sua viagem para perceber as diferenças!

22. Cozinhar em casa não é comum.

pessoa cortando com faca prata cebola em cima de tábua de madeira
Foto: Caroline Attwood no Unsplash

Odeia ter que lavar a louça e limpar o fogão depois de cozinhar? Então, essa é uma curiosidade da Tailândia que você vai gostar.

Diferente do povo brasileiro, as mulheres e homens tailandeses raramente cozinham em casa. Curioso, né? Principalmente os que vivem em grandes cidades como Bangkok, não tem esse hábito, pois nas cozinhas dos pequenos apartamentos há apenas espaço para o essencial, como uma geladeira.

Outra questão que faz esse costume ser parte da cultura tailandesa é que, na maioria dos lugares, comprar uma refeição na rua sai mais barato do que os ingredientes do mercado para preparar esse mesmo prato. Além disso, boa parte dos tailandeses não curte comer sem companhia. 

23. A comida de rua é excelente.

homem prepara churrasco em barraca de comida, em rua cheia de barracas da tailândia, durante o dia
Foto: Nomadic Julien no Unsplash

Felizmente, para as mulheres e homens tailandeses que não costumam cozinhar em casa, as opções de comida de rua são inúmeras. Em Bangkok, por exemplo, estima-se que existam mais de 500 mil barracas de rua. 

Este também é um ponto positivo para os viajantes! Apesar de muitos se recusarem a comer nas barracas por acharem que são sujas, essa é uma experiência maravilhosa para conhecer verdadeiramente a cultura da Tailândia. Algumas estão até mesmo no guia Michelin! 

Faça uma pesquisa e pule o fast-food ou os restaurantes ocidentais, garantimos que você não vai se decepcionar, os pratos típicos tailandeses são deliciosos e o preço é ótimo.

24. Há hotéis de luxo fabulosos… por ótimos preços!

sofá e espreguiçadeiras em frente a piscina com vista para a cidade, durante o dia em cobertura de hilton sukhumvit bangkok
Foto divulgação: Hilton Sukhumvit Bangkok

Os viajantes que sonham com dias em acomodações de luxo para curtir tudo do bom e do melhor, vão gostar de saber essa curiosidades da Tailândia. Os resorts na Tailândia oferecem experiências únicas e é possível ficar em hotéis 5 estrelas pagando cerca de R$500,00 pela diária, por exemplo. Preço que nem nos seus sonhos, você encontraria em destinos como Nova York e Paris!

Um bom exemplo é o Hilton Sukhumvit Bangkok que está localizado na área central da capital e oferece uma piscina de borda infinita, Lapse Pool Bar com vista para a cidade e suítes modernas a partir de R$484,00. 

Outra alternativa é o W Bangkok que custa, em média, R$606,00 para duas pessoas. Situado em Sathorn, um dos bairros mais sofisticados de Bangkok, o hotel 5 estrelas possui uma linda piscina circular,  academia, spa e suítes luxuosas com vista única da cidade e banheira de hidromassagem.

Outros destinos, como Krabi, guardam resorts, como o Dusit Thani Krabi Beach Resort, à beira-mar com suítes elegantes, piscina e spa  por cerca de R$585.

25. É uma ótima base para explorar outros países.

vista panorâmica pessoas caminhando em aeroporto da tailândia
Foto: Markus Winkler no Unsplash

Para fechar nossa lista, lá vai uma curiosidade da Tailândia que todos os viajantes amam.

A Tailândia está localizada bem no meio de tudo. São apenas duas horas até Cingapura, três horas até  Hong Kong, quatro horas até Bali e  ainda meio caminho entre Europa e Austrália. Por esse motivo, é muito fácil usar o país como base para visitar outros países. Aproveite!

E aí, qual curiosidade da Tailândia mais te surpreendeu?

Como você deve ter notado ao ler esses fatos da cultura tailandesa, esse destino é emocionante! Apenas relaxe e vá com o fluxo, certamente você vai descobrir muitos outros fatos pelo caminho que vão tornar a sua viagem inesquecível e, assim como nós, vai ficar contando as horas para voltar. Aproveite cada minuto com os olhos bem atentos!

Você também pode gostar de ler:
PLANEJE SUA TRIP
ferramenta-medica
SEGURO VIAGEM

Tenha quem te socorrer nos perrengues. O voo atrasou, sua mala foi danificada ou sofreu algum acidente? O Seguros Promo garante sua indenização. Feche agora e com desconto o seguro ideal para sua viagem. 

 

passport
PASSAGENS AÉREAS

Economize na passagem. Quer viajar mais? Com o Passagens Promo você encontra descontos imbatíveis em passagens áreas.

house
ACOMODAÇÃO

Durma no conforto, mesmo fora de casa.  Seja sua procura um hotel, apartamento, resort ou chalé, no Booking.com você encontra as acomodações mais baratas e mais confortáveis.  

car
ALUGUEL DE CARRO

Desbrave o destino escolhido. Se você quer quebrar barreiras, e aproveitar ao máximo o seu destino, alugue um carro com o melhor preço e com possibilidade de parcelamento em até 12x através do RentCars.

admin
ebook melhores momentos da vida 101 dicas 1
send mail

101 DICAS INCRÍVEIS E TRUQUES PARA VIAGEM

Quer embarcar nas nossas dicas? Então faz o check-in:

Você também poderá gostar de:
Salve as dicas no Pinterest
25 Curiosidades sobre a cultura tailandesa pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

O Casal
Bárbara Rocha Alcantelado e Vagner Alcantelado

Inspire-se com as histórias e a filosofia de vida de um casal que vive e trabalha pelo mundo desde 2012

Instagram