20/07/2022 Por Bárbara Rocha

O que fazer em Bali, a ilha dos Deuses!

Quer saber o que fazer em Bali? Já te adiantamos: viver experiências! É isso o que a Ilha de Bali oferece de melhor! E sem que você precise desembolsar tanto, afinal, é um dos melhores lugares para viajar barato no mundo.

Cercada por mares azuis e praias de areia douradas, Bali é, sem dúvidas, a mais afamada das 17 mil ilhas da Indonésia e um paraíso para os surfistas. Não existe lugar melhor para encontrar belas ondas!

Mas que fique claro: Bali não é somente o reduto dos melhores picos de surfe! A ilha oferece muitos atrativos, como templos, belos campos de arroz, cavernas, cachoeiras, hotéis maravilhosos a preços módicos e mercados sem fim. viajante surfando, uma das atrações entre muito o que fazer na ilha de bali Foto: Katie Rodriguez

Quem quer se aventurar na natureza, não vai se desapontar já que vai encontrar em Bali uma variedade fantástica de esportes aquáticos, mergulhos em naufrágios e, até mesmo, a chance de “voar” na floresta como Tarzan, uma das nossas dicas!

Já quem gosta de história e cultura, poderá passar horas aprendendo sobre as tradições balinesas em lugares como Ubud. 

Em suma, o que quer que você busque, provavelmente vai encontrar em Bali, e mesmo que passe alguns meses aqui (como nós, que ficamos 2 meses), ainda vai ter visto somente uma fração de tudo o que Bali oferece. Mas, acima de tudo, lembre-se: Bali é um lugar para relaxar e conhecer sem pressa!

Quer saber o que fazer em Bali? Preparamos uma lista com 52 atrações imperdíveis desse paraíso. Confira!

icone tailandia

Confira o que fazer em Bali – 52 atrações imperdíveis:

Aqui você encontra: ocultar

Ilha de Bali: 52 atrações imperdíveis da Ilha dos Deuses

vista aérea de praia
Foto: Yann Schaub

1. Pegue sol nas melhores praias de Bali.

Uma das primeiras coisas de qualquer lista com o que fazer em Bali é curtir as praias! 

Imagine a brisa fresca do oceano, o cabelo salgado, a pele bronzeada e aquele livro que você morre de vontade de ler há meses – tem como a vida ficar melhor que isso? 

Na ilha de Bali, SIM! As praias aqui vêm acompanhadas de surf da melhor qualidade, opções de esportes aquáticos radicais, e muitos bares e restaurantes animados à beira mar. 

Por isso, prepare a canga e seu protetor solar, pois você vai querer incluir as melhores praias de Bali na sua lista de desejos.

As praias de Jimbaran e Sanur são as opções mais populares de Bali, com muitos restaurantes à beira-mar e bares por hotéis de luxo. Mas há duas outras praias que valem muito a visita: a Karma Beach e a Dream Beach (um ótimo lugar para ver o pôr do sol). 

E por falar em praia…

drinks em cima de mesa em bar
Foto: Artem Beliaikin

2. Tome um coquetel de frutas ao pôr do sol.

Para ficar melhor, que tal incluir na lista de ‘o que fazer em Bali’ assistir ao pôr do sol no horizonte com uma cerveja gelada ou um delicioso coquetel de frutas na mão? Os bares de praia mais famosos da ilha são Ku De Ta e Potato Head. 

Eles ficam movimentados à noite com um público jovem e cosmopolita. Rock Bar, Woobar, Cocoon e o recém-inaugurado Finn’s Beach Club em Canggu também são boas opções.

Existe um tour privado, que além de te levar para as praias, leva aos clubes e bares mais populares.

prato típico de ilha de bali
Foto: Artem Beliaikin

3. Faça uma aula de culinária.

Com tantas ervas aromáticas, especiarias, produtos agrícolas frescos e sabores únicos disponíveis, participar de uma aula de culinária em Bali deve ser prioridade entre muito o que fazer na Ilha de Bali.

Depois de aprender as técnicas tradicionais, e comprar os melhores ingredientes dos mercados locais, você vai saber como preparar um Sambal, e um verdadeiro Nasi Goreng, pratos típicos de Bali (deliciosos!)

dançarina balinesa durante show. Um bom atrativo para quem busca o que fazer na ilha de bali é a famosa Dança Kecak
Foto: Vagner Alcantelado

4. Assista a uma dança balinesa.

Esta antiga tradição ainda faz parte da cultura balinesa e, definitivamente, vale a pena assistir. Vá ao Templo Pura Luhur Uluwatu para ver a famosa Dança Kecak em um anfiteatro, executada por mais de cem homens em volta de uma fogueira. 

Ou faça uma viagem a Ubud para assistir as danças tradicionais no Palácio de Ubud, onde balinesas em trajes cerimoniais te hipnotizam ao interpretarem antigas crônicas.

Você não vai se arrepender, ambas são incríveis! 

queda d'água de cachoeira, um dos principais atrativos da ilha de bali
Foto: Mikael Frivold

5. Vá atrás das cachoeiras.

Um ponto obrigatório na sua lista com o que fazer em Bali é se aventurar numa das melhores cachoeiras da ilha, a maior parte das quais você pode pular, nadar ou admirar à distância.

Nossa preferida é a Cachoeira do Align-Align, por conta do seu escorrega natural, que se formou ao longo dos anos. Pegue uma boia e deslize pela borda rochosa lisa – weeeeeeeeee!

Você pode comprar aqui um ingresso para experimentar essa e outras 4 cachoeiras.

vista aérea floresta ao redor de estrada
Foto: Dan the Drone

6. Passeie pelas ilhas.

Mais um passeio que não pode ficar de fora da sua lista com “o que fazer em Bali”!

A Indonésia é composta por mais de 17.000 ilhas, lar de hectares de selva, picos vulcânicos, uma variedade de vida selvagem e alguns dos locais de mergulho com maior biodiversidade do mundo. 

Naturalmente, então, passear por suas ilhas é uma obrigação. A apenas uma curta distância de Bali, estão Nusa Lembongan, Nusa Ceningan, Nusa Penida e as ilhas Gili, assim como Lombok, Sumba, Flores e o extremo sul de Java. 

Não deixe de visitar uma delas para nadar com tartarugas, relaxar nas praias ou surfar em ondas sem crowd – a escolha é sua!

Há também um passeio incrível que dura 3 dias e que, além de levar para conhecer essas ilhas maravilhosas e nadar com tartarugas, inclui estadia em resorts à beira mar, café da manhã e equipamentos de mergulho. Você pode reservar esse passeio online.

viajante fazendo yoga, um bom atrativo para quem busca o que fazer na ilha de bali é o Yoga Barn, um lugar para relaxar
Foto: Jared Rice

7. Relaxe no Yoga Barn.

Em sétimo lugar na nossa lista de o que fazer em Bali, está um atrativo interessante.

ilha de Bali é conhecida como um lugar para relaxar e se reconectar e, se você estiver procurando por isso, recomendamos uma passada no Yoga Barn, um dos retiros de ioga mais famosos da ilha. 

Localizado na tranquila Ubud, o Yoga Barn tem cinco estúdios diferentes e uma variedade de programas para todos os níveis de habilidade.  

Você pode até reservar uma estadia aqui para um retiro de vários dias. Os  programas de limpeza e desintoxicação vão te ajudar a relaxar e a desacelerar. 

vendedor de comida em warung, um pequeno restaurante
Foto: Yuriy Fomin

8. Coma como um morador local em um warung à beira da estrada.

Um warung é um pequeno restaurante que normalmente serve pratos tradicionais indonésios e balineses. Comer um deles à beira da estrada é algo que você precisa incluir na sua lista de o que fazer em Bali!

Por apenas US$2, você pode aproveitar um monte de comidas deliciosas, incluindo os pratos nasi goreng, babi guling, beef rendang, tempe manis e muito mais. 

curandeiros em ilha de bali
Foto: Vagner Alcantelado

 9. Consulte um curandeiro tradicional.

Pode ser que você esteja mais interessado(a) nos passeios dessa lista sobre o que fazer em Bali, mas que tal acabar dez vez com os check ups médicos?

Sério, consulte um curandeiro ao redor da ilha de Bali! Eles, supostamente, oferecem remédios tradicionais para todos os seus problemas (físicos e emocionais).

Claro que o mais famoso é o curandeiro local, Ketut, do filme Comer, Rezar e Amar

Durante anos e anos, o antigo ritual de cura tradicional foi usado para curar todos os tipos de doenças com: energia divina, medicamentos à base de ervas e massagens para equilibrar a mente e o espírito.

Não critique antes de experimentar – os melhores curandeiros de Bali realmente fazem maravilhas!

Para tirar a prova real, compre o seu ingresso para participar de uma sessão de cura.

árvores e plantas em Munduk
Foto: Niklas Weiss

10. Passe um tempo em Munduk.

Munduk, no norte da Ilha de Bali, costuma ser deixado de fora do roteiro de muitos viajantes, o que é uma pena. Mas eu recomendo que você o inclua na sua lista sobre o que fazer na Ilha de Bali. O lugar fica afastado das áreas mais turísticas, e por isso é bem mais tranquilo!

É o lar de algumas das cachoeiras mais bonitas de Bali e fica ao lado do espetacular Lago Tamblingan. Se você gosta de caminhadas, esta é uma ótima escolha, você vai encontrar trechos de terras agrícolas, campos de orquídeas e vários mercados locais.

O ponto negativo é que existem poucas pousadas por aqui, mas se você quiser conferir um lado menos visitado de Bali, vá nem que seja por um dia a Munduk. 

Onde ficar em Munduk:

Sanak Retreat:  Passamos uma semana em Sanak Retreat e apenas a hospedagem neste local já vale a ida a Munduk! Onze bangalôs de madeira bem espaçosos e equipados, com terraço ou varanda privativa, com vista para os arrozais, foram projetados para quem valoriza um estilo de vida simples, sem abrir mão do conforto. Uma oportunidade única de explorar a natureza e buscar uma sensação mais profunda de serenidade!

Munduk Moding Plantation Nature Resort & Spa: Outra opção em Munduk é o Moding Plantation Nature, que é bem elogiado por ter instalações fantásticas. O local possui suítes e villas de luxo, é cercado por montanhas e tem vista panorâmica para cafezais! Nele, você vai poder aproveitar uma piscina ao ar livre de borda infinita em meio a natureza, além de um spa que oferece tratamentos corporais.

Acesse a lista completa de hotéis em Munduk.

scooter em estrada
Foto: Ryan Gerrard

11. Explore a ilha numa scooter.

A maneira mais rápida de se locomover neste destino é, sem dúvida, de scooter, principalmente se você quer conhecer a maioria dos atrativos que indicamos nessa lista sobre o que fazer na Ilha de Bali.

Em quase todos os cantos, você encontra scooters disponíveis para aluguel diário, semanal e mensal.

O preço médio diário é de cerca de US$ 4. Lembre-se de usar um capacete, as estradas têm muitos buracos escondidos.

Para não precisar buscar pela Ilha, você pode alugar uma scooter online.

Templo no topo de formação rochosa no mar
Foto: Nick Fewings

12. Maravilhe-se com o Templo Tanah Lot.

O Templo Tanah Lot é provavelmente a atração mais famosa da ilha de Bali: um templo hindu que fica no topo de uma grande formação rochosa.

Com o passar dos anos, o mar separou a rocha do continente e, na maré alta, ela é completamente cercada, tornando esta uma das vistas mais incríveis da Indonésia.

Muitas pessoas se reúnem aqui para ver o pôr do sol ao redor do templo. Chegue cedo para encontrar o melhor local para assistir ao espetáculo! Quando a maré está baixa, é possível caminhar pela areia até o templo.

Para entender e conhecer melhor a história do lugar, você pode fazer um tour particular

viajantes escolhem bolsas em loja
Foto: Artem Beliaikin

13. Compre algo feito sob medida.

Móveis balineses, sapatos, roupas ou jóias… neste destino é possível comprar algo único e sob medida exatamente como você gosta! Por isso, recomendo que você inclua um tempinho para compras na sua lista sobre o que fazer na Ilha de Bali.

Você vai ver muitos alfaiates nas ruas, incluindo especialistas em couro, costureiros e até mesmo artesãos de cerâmica. Tem uma coisa mais linda que a outra!

Indonésio sorri
Foto: Vagner Alcantelado

14. Experimente a cultura em Ubud.

Ubud é amplamente conhecida como o coração cultural da ilha de Bali, então, se você gosta de arte, este é o lugar certo.

Fica entre lindos arrozais e é repleta de galerias de arte, como o Museu de Arte Neka, que permite conhecer a evolução da arte em Bali.

No centro, artesãos vendem suas criações em feiras de arte, warung’s servem a comida tradicional indonésia e há sempre um pequeno templo hindu para ver nas casas dos moradores locais.

Você também encontra galerias de jóias, cerâmicas e esculturas, e pode comprar lembranças e artesanato por toda Ubud.

Também vale a pena explorar a natureza e os monumentos do local: um mais lindo que o outro! Rendem fotos maravilhosas. Esse passeio pode ser feito com um guia turístico, é só reservar online.

pescadores em barco de pesca, durante o dia
Foto: Dario Fankhauser

15. Navegue em um barco de pesca local.

Não há nada melhor do que cruzar o oceano com a brisa salgada do mar nos cabelos e uma bebida gelada na mão. 

Na ilha de Bali, você pode escolher entre iates sofisticados, barcos de mergulho, ou até mesmo barcos de pesca locais, como o Black Pearl em Jimbaran, que te leva para passear pela costa de Bali e ver o pôr do sol.

Há também passeios românticos, como em Ubud, onde você pode passar a tarde de boa na lagoa em um barco com o seu amor, comendo um almoço delicioso.

turistas em piscina no bairro moderno de Seminyak
Foto: Cassie Gallegos

16. Explore o bairro moderno de Seminyak.

Longe dos campos de arroz e dos templos tradicionais de Bali, o bairro moderno de Seminyak é o lugar ideal para um pouco de brilho e glamour. 

Passe um dia por aqui explorando os restaurantes da moda, os spas descolados, os bares de praia animados e as vilas chiques. Faça compras nas melhores boutiques de Seminyak e, se ainda der tempo, termine o dia num dos muitos happy hours que o bairro oferece.

Mas, se você prefere relaxar, pode passar o dia meditando ao lado de uma das lindas cachoeiras do bairro. Saiba mais aqui.

campos de arroz de Tabanan
Foto: Belinda Fewings

17. Explore os campos de arroz de Tabanan.

Se você procura algo um pouco diferente, recomendo incluir a área de Tabanan na sua lista sobre o que o que fazer na Ilha de Bali. 

Ela tem lindos arrozais que ganham uma tonalidade verde esmeralda sob o sol!

O grande atrativo aqui é que, além de conferir a paisagem, você também pode aprender como o arroz é cultivado e colhido.

Há um tour que te leva aos campos de arroz de Ceking, em Tegalalang, e em outros lugares como a Caverna do Elefante e algumas cachoeiras para mergulhar.  Faça sua reserva aqui.

18. Passe um tempo com os macacos na Floresta dos Macacos.

A Floresta dos Macacos (Monkey Forest), uma das principais atrações de Ubud, é um complexo com 3 templos hindus, do século XIV.

Toda a área é uma reserva natural! Você pode passear, curtir a paisagem, e tirar fotos com alguns dos mais de 500 macacos que moram por lá. Se quiser, pode  comprar, na entrada, bananas para alimentar os primatas, mas cuidado…

Os macacos costumam pegar o que conseguem dos visitantes: óculos de sol,  garrafas de água, qualquer coisa!

viajantes se banham nas águas sagradas de Tirta Empul, um dos melhores atrativos para quem busca o que fazer na ilha de bali
Foto: Florian Giorgio

19. Banhe-se nas águas sagradas de Tirta Empul.

Você não se lembra, mas já deve ter visto o Tirta Empul, ele aparece no filme Comer, Rezar, Amar, com Julia Roberts. É um complexo de templos que fica fora de Ubud e é composto por várias piscinas preenchidas por fontes.

As águas aqui são consideradas sagradas e os hindus de toda Bali vêm aqui para se banhar, mas qualquer um pode nadar em suas águas ou caminhar pelo complexo e conferir a bela arquitetura e a infinidade de estátuas do lugar.

E, se você é fã do filme, pode fazer um tour privado pela ilha de Bali, através dos olhos de Elizabeth Gilbert (a personagem principal do filme). Veja mais aqui.

Bárbara Rocha recebe massagem balinesa
Foto: Vagner Alcantelado

 20. Desfrute uma massagem balinesa.

Nenhuma viagem a Bali fica completa sem uma massagem balinesa. Por quê? 

As técnicas tradicionais usadas pelos terapeutas balineses são as mais profundas e relaxantes do mundo! Pelo menos das que já experimentei (e foram muitas!)… Por isso recomendo pra todo mundo. 

Eles usam movimentos longos e pressões firmes, em conjunto com técnicas de alongamento, e os óleos essenciais mais perfumados – tudo por menos de US$ 8 por uma hora de puro êxtase. 

Você encontra a massagem balinesa por todos os lugares – nas ruas, nos hotéis e nos melhores spas econômicos de Bali .

Se quiser reservar logo a sua, é só acessar aqui.

viajantes fotografam objetos de Templo de Uluwatu
Foto: Khamkéo Vilaysing

21. Surpreenda-se com o Templo de Uluwatu.

O Templo de Uluwatu, sem dúvidas, é um dos pontos turísticos mais famosos de Bali, e fica 70 metros acima do mar. Ele foi construído ao lado de um penhasco com vista para suas águas agitadas. 

Além da lista vista (recomendo ir ao pôr do sol), e da arquitetura do templo, que também é bem bonita, dá para assistir a uma variedade de shows aqui, como as famosas danças balinesas, e conhecer alguns dos macacos, moradores do local.  

Visite uma fábrica de chocolate.

22. Visite uma fábrica de chocolate.

Você pode não pensar imediatamente em chocolate quando pensa em Bali, mas na verdade a Indonésia é um dos maiores produtores de cacau do mundo.

Por isso, vale a pena incluir a Fábrica de Chocolate Pod na sua lista de o que fazer em Bali. Ela oferece algumas das degustações mais deliciosas do chocolate de Bali, e descobrir como o cacau é cultivado, colhido, e como o chocolate é feito.

A fábrica oferece passeios guiados, e, claro, você pode comprar alguns dos deliciosos chocolates oferecidos como uma doce lembrança de sua viagem.

Bárbara Rocha e Vagner Alcantelado, casal viajando o mundo, sorri para foto durante entardecer
Foto: Vagner Alcantelado

23. Escale o Monte Batur.

Quando foi a última vez que você marcou um compromisso às duas da manhã? 

Confie em mim, neste caso, o motivo é nobre, e perder algumas horas de sono é um preço pequeno a pagar para ver o nascer do sol do topo de um vulcão ativo.

O Monte Batur, que fica a 1.700 metros acima do nível do mar, é um dos vulcões mais famosos de Bali e você pode escalar até o topo, o que geralmente começa por volta das 4 da manhã. 

Você chega ao topo a tempo de assistir ao nascer do sol sobre a cratera, com a vista da montanha cercada por um lago maravilhoso. Espetacular!

Esta também é uma das escaladas mais fáceis de Bali (em comparação às outras montanhas vulcânicas maiores), então, se você quer dizer que escalou um vulcão, esta é uma boa escolha.

Se interessou? Uma boa é comprar um ingresso que inclui a ida de guia experiente e um café da manhã maravilhoso (vai por mim, você vai estar com fome depois da caminhada)! 

pequenas pedras empilhadas em cima de pedra no rio Ayung
Foto: Berfect Creative Agency

24. Faça rafting no rio Ayung.

Bali oferece uma grande variedade de esportes aquáticos e um dos mais emocionantes é o rafting pelo rio Ayung.

O rio é coberto por corredeiras de água branca que tornam o passeio selvagem. Enquanto você flutua no Ayung, passa por pequenas vilas locais e florestas, assim conhecendo belas paisagens de um ponto de vista completamente diferente.

comida em cima de prato branco em restaurante
Foto: vagner Alcantelado

25. Experimente a culinária viva

Ubud é o lugar perfeito para experimentar a “culinária viva”. O clima tropical presenteia a ilha de Bali com as melhores frutas e os vegetais mais frescos, ingredientes ideais para pratos únicos e muito saudáveis. 

Seguir uma dieta crudívora consiste em comer alimentos em seu estado natural, nem cozidos nem adulterados. Alguns restaurantes também oferecem aulas de culinária crudívora, que são uma chance incrível de aprender formas alternativas de cozinhar e comer.

Experimentamos (e recomendamos) o Fivelements, um retiro ecológico premiado, situado junto ao Rio Ayung, próximo a Ubud. O lugar oferece um programa de alimentação, spa, aulas de yoga, e muito mais. 

vista aérea de praia, durante entardecer
Foto: Steph Smith

26. Aproveite a vida noturna em Kuta.

Você curte festa? Então já inclui Jalan Legian, em Kuta na sua lista sobre o que o que fazer na Ilha de Bali. 

Esta área é conhecida como o principal centro da vida noturna de Bali. Aqui você encontra uma grande variedade de casas noturnas, eventos de música ao vivo e cafés descolados.

As festas vão até o amanhecer, então, se a fome bater, é só passar em algum dos muitos restaurantes do local.

viajante praticando Stand Up Paddle, uma das atrações entre muito o que fazer na ilha de bali
Foto: Lufang Cao

27. Pratique esportes aquáticos em Sanur

Sanur é uma praia famosa por não ter ondas, aqui o surf não é possível e, por isso, muitos visitantes pensam que não é possível entrar na água, mas estão enganados!

Dá para experimentar vários esportes diferentes do surf, como o kitesurf,e o Stand Up Paddle (remo em pé).

Se você prefere algo em terra firme, pode fazer uma excursão de bicicleta, ver o nascer do sol nessa praia maravilhosa e ainda aproveitar um café da manhã delicioso. Compre aqui seu ingresso.

peixe palhaço entre algas
Foto: Sebastian Pena Lambarri

28. Faça um mergulho em naufrágio em Tulamben

Você pode mergulhar por toda a ilha de Bali, mas se quiser tentar um mergulho em naufrágios, você precisará ir a Tulamben.

Aqui você encontrará o naufrágio do USAT Liberty Glo, que foi afundado na Segunda Guerra Mundial e é um dos mais famosos naufrágios do mundo.

Além disso, há muitos moluscos coloridos, que vivem no fundo do mar, e um jardim de corais, próximo ao USAT Liberty.

comida em cima de prato branco em restaurante na ilha de bali
Foto: Ruyan Ayten

29. Jante em Jimbaran

Jimbaran costumava ser uma vila de pescadores. Agora, é conhecida por seus restaurantes de frutos do mar. 

A vila, localizada na costa de Bali, é rodeada por uma praia de areia dourada.

Você pode vir até aqui, escolher um dos restaurantes à beira-mar, sentar com os pés na areia, e experimentar um delicioso churrasco de frutos do mar.

Dá para escolher os frutos do mar pelo peso ou perguntar quais são os frescos do dia. O que parecer melhor para você!

O peixe é preparado na hora e servido com arroz e alguns acompanhamentos simples.

areia de Ilha Menjangan
Foto: Jannes Glas

30. Passe o dia na Ilha Menjangan

A Ilha Menjangan fica no noroeste de Bali. Apesar de ser um pouco afastada (você vai levar um tempo para chegar aqui), vale a pena visitar o Parque Nacional Marinho de Menjangan.

Além do trekking na ilha, o principal motivo para vir é o mergulho! Há uma infinidade de recifes de corais, peixes coloridos, tartarugas, polvos, caranguejos e arraias.

Uma das melhores formas de explorar essa ilha, é com uma excursão privativa. Confira aqui mais informações.

escultura de pedra em Batubulan
Foto: Artem Beliaikin

31. Confira as esculturas de pedra em Batubulan

A vila de Batubulan tornou-se conhecida ao longo dos anos como o lugar certo  para quem quer encontrar algumas das mais bonitas esculturas em pedra de Bali.

A vila fica a cerca de dois quilômetros de Denpasar e, lá, você encontra esculturas tradicionais nas imagens de deuses e deusas balineses famosos, assim como cenas de épicos famosos, como o Mahabharata e o Ramayana.

As pedras são azuis e pretas, pois são compostas de minerais vulcânicos. Se estiver procurando uma lembrança da viagem, este é o lugar perfeito para encontrar, inclua na sua lista de o que fazer em Bali!

viajante recebe massagem em spa, um dos melhores atrativos para quem busca o que fazer na ilha de bali

32. Visite um spa

Bali é conhecida por suas experiências de spa que combinam ingredientes locais tradicionais e técnicas centenárias que rejuvenescem e relaxam qualquer um!

Um dos spas mais incríveis de Bali é o The Spa at The Edge, localizado na encosta de um penhasco, em Pectau. Isso quer dizer que, além de relaxar, você vai poder aproveitar uma vista linda!  

Os pacotes misturam flores, arroz e água benta, uma das melhores experiências de spa da ilha!

Se tiver em uma viagem a dois, pode experimentar um spa íntimo com o seu amor, que inclui massagem, esfoliação corporal, banho, vinho, espumante e canapés! Agende aqui.

tartaruga em mar azul na ilha de bali

 33. Confira um santuário de tartarugas

O Centro de Conservação e Educação de Tartarugas está localizado na Ilha de Serangan, perto da cidade litorânea de Sanur e é o lugar perfeito para visitar, se você ama tartarugas.

O objetivo do centro é educar os visitantes sobre os vários perigos que a poluição e a caça furtiva podem representar para as tartarugas. A equipe do local resgata tartarugas feridas e cuida delas antes de serem devolvidas à natureza.

Goa Gajah, um complexo de cavernas na ilha de bali

34. Beba das águas de Goa Gajah

Tá procurando a fonte da juventude? Vá à Goa Gajah, um complexo de cavernas que quer dizer “Caverna do Elefante” em indonésio.

A caverna é mais conhecida por suas estátuas de seis mulheres carregando potes de água, que também são fontes.

Você pode beber da água que sai das fontes e… Reza a lenda que ela tem propriedades curativas que vão te deixar jovem por muitos anos. Não custa tentar né?

A caverna data do século 9 e você pode fazer uma excursão guiada ao redor do complexo. Assim, dá para conhecer todo o significado histórico e cultural desta parte de Bali.

fachada de Palácio de Ubud, um dos melhores atrativos para quem busca o que fazer na ilha de bali

35. Visite o Palácio de Ubud

O Palácio de Ubud é o local mais importante de Ubud, e é de 1800.

O complexo inclui o palácio, belos jardins e elementos arquitetônicos ornamentados, que podem ser explorados durante o dia ou no pôr do sol.

À noite, o palácio também ganha vida e há shows de dança que são ótimos se você quiser absorver um pouco da cultura num belo cenário histórico.

Compre aqui um ingresso para uma excursão noturna privada e termine a noite curtindo uma apresentação de dança tradicional Legong.

viajantes em praia de Canggu na ilha de bali

36. Passe um tempo na praia de Canggu

A praia de Canggu é conhecida por seus oito quilômetros de areias douradas e já foi eleita uma das praias mais bonitas do mundo.

Apesar de sua popularidade, não costuma lotar e ainda mantém muito do seu charme rural. Os passatempos mais populares aqui são nadar e surfar.

O pôr-do-sol é lindo! Sempre tem muitos locais espalhados ao longo da areia, onde dá para tomar uma bebida gelada e curtir o som das ondas.

drinks em cima de mesa de bar e Seminyak, um dos melhores destinos de festas na ilha de bali

37. Tome uma bebida em Seminyak

Seminyak é conhecida por ser um dos melhores destinos de festas da ilha, com muitas opções de clubes para curtir uma noitada. 

Mas há também o que fazer na longa faixa de areia da praia. Muitos restaurantes à beira mar colocam pufes e almofadas para que os visitantes possam saborear um coquetel e assistir ao pôr do sol. Vale a pena!

Há muitos locais mais famosos (e caros) como o  Ku De Ta. Mas, antes de parar em algum lugar, faça uma caminhada, e escolha o que mais te agrada.

golfinhos em Lovina. Para quem busca o que fazer na ilha de bali, observar essas criaturas lindas pode ser um bom atrativo

38. Observe os golfinhos em Lovina

Bali é cheia de praias, mas uma que se destaca é a Lovina. Diferente das outras,  sua areia é negra por causa do mineral e cinzas vulcânicas.

O principal motivo para as pessoas visitarem Lovina, são os golfinhos, moradores dessa praia. 

Não é difícil encontrar eles mas, para facilitar, é melhor fazer um passeio de barco no início da manhã, é a melhor hora para vê-los. 

Para muitos visitantes, este é um dos pontos altos de uma viagem a Bali. Pelo menos para mim, valeu a pena acordar cedo para conhecer essas criaturas lindas, nadando tranquilamente em seu ambiente natural.

Compre aqui seu ingresso para uma excursão de barco para ver golfinhos, e ainda explorar a Cachoeira de Gitgit e visitar o Templo Ulun Danu Bratan.

viajante surfando, uma das atrações entre muito o que fazer na ilha de bali

39. Aprenda a surfar

O surf em Bali é de classe mundial, e muitos profissionais vêm à ilha de Bali apenas para pegar boas ondas. 

Há muitas ondas diferentes na ilha, desde as suaves em Kuta, perfeitas para iniciantes, até as mais sinistras em Uluwatu, para os especialistas. Faça sua escolha!

E se você nunca surfou, há muitas escolas de surfe onde você pode aprender, como a Odyssey Surf School

comida em cima de prato branco em restaurante na ilha de bali

40. Coma em um restaurante premiado

Já disse, mas vou dizer de novo: a culinária de Bali é uma das melhores do mundo. É sério!

Qualquer roteiro tem que ter tempo de sobra para poder provar os rangos dos restaurantes premiados de Bali, como o Locavore em Ubud e o Sarong em Seminyak. 

Não está pronto para um jantar tão requintado? Tem para todos os gostos: em Canggu há os cafés descolados, em Ubud os paraísos gastronômicos de selva, em Seminyak, as noites badaladas e, em Uluwatu, os restaurantes com vistas do topo do penhasco!  

Venha com apetite – você vai precisar dele!

braço tatuado. Para quem busca o que fazer na ilha de bali, fazer uma tatuagem pode ser divertido

41. Faça uma tatuagem 

As tattoos de Bali se tornaram mais populares com o passar dos anos. 

A arte balinesa é de incrível beleza e oferece inúmeros ornamentos e designs que são inspirados por sua cultura e expressão única do hinduísmo. 

Se estiver querendo se rabiscar, inclua na lista de o que fazer em Bali: procurar por um estúdio no bairro hipster de Canggu, ou em Seminyak.

terraço de arroz em Ubud, na ilha de bali

42. Escale os terraços de arroz de Ubud

Bali tem muitos campos de arroz, e os Tegallalang Rice Terraces em Ubud são os mais famosos da ilha, graças aos belos vales de arrozais que se estendem por quilômetros. 

Em todas as direções, há um mar de campos de arroz em forma de escada, pontilhados por agricultores que trabalham duro cuidando de suas colheitas preciosas. 

Mas, se você quiser evitar as multidões de turistas, vá para Jatiluwih, ao norte da cidade de Tabanan. São provavelmente os mais belos de Bali.

tartaruga marinha nadando

43. Nade com tartarugas marinhas e dugongos amigáveis

Bali é o lar de algumas das paisagens subaquáticas e da vida marinha mais lindas da Indonésia. Não deixe de alugar snorkel e máscara para procurar por tartarugas marinhas! 

Pule para Nusa Lembongan ou a Tulamben e Amed – esses são os melhores lugares para encontrar o Nemo. 

Lá você também pode encontrar um dugongo… Já ouviu falar? É um animal roliço que se movimenta lentamente mas consegue nadar a uma velocidade de 10-12 nós quando foge. 

Se quiser encontrar um, aproveite as ondas de Padang Padang e Nusa Dua…

Mascara de Bali

44. Saia do roteiro comum. 

O Sul de Bali é onde você encontra os bairros mais agitados e animados da ilha mas, se você está atrás de vilas tradicionais e belos cenários naturais, é melhor se aventurar em outro lugar, como nas regiões menos conhecidas de Bali. 

Adoramos Pemuteran, no noroeste, com suas baías calmas e montanhas. Uma outra opção é seguir até o leste, nas montanhas de Sideman para ver a selva e um vulcão!

​​Fique em uma vila chique Vilas impressionantes em Seminyak, incríveis mansões em forma de castelo no meio da selva... As opções de acomodação de Bali são muitas e estão num outro nível! À beira-mar, no topo de um penhasco, ou com uma vista para um vale de arroz - você escolhe, e o melhor, se surpreende: dá para ficar em lugares luxuosos pagando bem menos do que você imagina.

45. Fique em uma vila chique

Vilas impressionantes em Seminyak, incríveis mansões em forma de castelo no meio da selva… As opções de acomodação de Bali são muitas e estão num outro nível! 

À beira-mar, no topo de um penhasco, ou com uma vista para um vale de arroz – você escolhe, e o melhor, se surpreende: dá para ficar em lugares luxuosos pagando bem menos do que você imagina. Veja algumas opções:

Maya Sayang Seminyak

Localizada a 10 minutos a pé da Praia de Seminyak, o Maya Sayang Seminyak é um refúgio tropical com villas espaçosas que possuem suítes confortáveis e piscina privativa. Todos os dias, há um café da manhã com pratos locais, japoneses e americanos que é entregue diretamente na sua villa, no horário solicitado!

Impiana Private Villas Seminyak 

No centro de Seminyak, a Impiana Private Villas Seminyak oferece luxuosas villas 5 estrelas com decoração balinesa elegante, banheira e uma grande piscina privativa. Algumas, possuem opção de café da manhã flutuante diariamente, para que você aproveite o seu café enquanto se refresca!

Acesse a lista completa de hotéis em Bali.

prato balines bali nasi gorang

46. Coma a comida típica de Bali

Você é como eu, que AMA provar todas as diferentes comidas típicas de um lugar? Mesmo se a resposta for não… Você tem que provar as comidas típicas de Bali, elas são deliciosas! 

Geralmente, as receitas são à base de arroz (um símbolo de prosperidade para os hindus) ou macarrão, com uma mistura de frango ou carne e uma variedade de especiarias.

E, embora os restaurantes de Bali também vendam comida ocidentalizada, a comida local é muito mais barata e saborosa. Seu paladar e o seu bolso agradecem! 

bárbara rocha e vagner alcantelado mergulhando. Para quem busca o que fazer na ilha de bali, esse é um dos melhores atrativos

47. Mergulhe com os peixes e aprecie o coral

Já fizemos muitos mergulhos pela Indonésia, mas Bali sempre terá um lugar especial nos nossos corações (afinal, fizemos nosso curso de mergulho avançado em Bali). 

Alguns dos melhores mergulhos acontecem nas ilhas de Nusa Penida e Nusa Lembongan, onde você pode ver a famosa Mola Mola e também nadar com arraias no Ponto de Manta (ambos altamente recomendados).

Uma boa alternativa além das duas Nusas, é Tulamben, com seus mergulhos em naufrágios, a bela parede de coral e a Ilha Menjangan. 

Fizemos nossos mergulhos com a empresa Atlantis Bali e foi maravilhoso.

tempo na ilha de Bali

48. Confira os Templos de Bali

Tenho certeza de que um dos motivos pelos quais tantas pessoas se apaixonam por Bali é a cultura: dá para ver esses sinais em todos os lugares, dos santuários até as procissões de balineses que andam pelas ruas vestidos de brancos. 

Todas as manhãs, as agências de turismo deixam, na porta de cada restaurante e albergue, muitos panfletos com atividades culturais que incluem visitas aos templos. O foco dessas agências são os muitos templos hindus que pontilham a ilha. 

Mas, apesar de Bali ter tantos templos icônicos, como Ulun Danu e Tanah Lot, eu recomendo fortemente uma visita a alguns dos templos menores, como o Gunung Kawi, que é fantástico. 

Funeral Bali

49. Assista a um funeral balinês

Tenho certeza que assistir a um funeral não está na sua lista de o que fazer em Bali… mas inclua. Você deve estar se perguntando…Que? Como assim? Mas, é sério… se você estiver em Bali, e souber de um grande funeral, compareça! 

Eles geralmente são eventos públicos, e oferecem uma visão interessante da cultura local. Uma vez, eu fui em um desses,  que foi de um membro da família real de Ubud, e nunca irei me esquecer deste momento. 

O funeral contou com a presença de milhares de pessoas. Houve um grande desfile, e terminou em uma pira funerária. É muito diferente do que estamos acostumados. 

viajante balança em balanço pendurado em árvores. Para quem busca o que fazer na ilha de bali, essa é uma opção divertida

50. Voe entre as árvores

Já viu aquelas fotos surreais, de balanços pendurados em árvores altíssimas, às vezes à beira de um penhasco? Ou no meio da floresta?

Em Bali, você encontra balanços nesse estilo! Além da vista incrível que se tem do balanço, do céu e da mata, a sensação é maravilhosa, quase como voar, e dá para tirar fotos maneiríssimas. 

O Bali Swing , nas colinas de Ubud, é um dos mais famosos  – mas não é o único incrível de Bali. Há outros como o Wanagiri Swings, Tegalalang Pirinç Tarlası e Uma Pakel Agro Tourism Swing. Vale dar uma pesquisada!

Fique em acomodacoes diferentes em Bali

51. Fique em acomodações diferentes em Bali

Uma das melhores coisas da lista com o que fazer em Bali é ficar em suas inúmeras acomodações. 

É um lugar perfeito para isso, pois as acomodações em Bali são diversas e baratas! As opções variam de vilas privadas e resorts cinco estrelas a bangalôs nos campos de arroz e casas de família. 

Nós queríamos aproveitar tanto o sul quanto o norte da ilha de Bali, e ficamos como ciganos, trocando de acomodação a cada 5 dias! Experimentamos tudo que é tipo de hospedagem e o melhor: gastando pouco! 

Conseguimos encontrar lugares ótimos e baratos usando o Booking.com. Aqui vai uma dica: sempre escolha uma acomodação com café da manhã, ajuda a economizar muito!

Confira algumas opções de onde ficar em Bali:

Bali Villas Arta

Pertinho de bares, clubes, restaurantes e da Praia Petitenget, a Bali Villas Arta tem villas bem iluminadas e arejadas com uma decoração minimalista que possuem suítes aconchegantes, uma cozinha espaçosa e uma piscina privativa.

Sri Ratih Cottages

Cercado de árvores, em Ubud, o Sri Ratih Cottages oferece quartos amplos com uma decoração balinesa, móveis de madeira, varanda com vista para área verde e uma banheira relaxante! Na área de lazer, é possível aproveitar uma piscina paisagística e há ainda um restaurante de especialidades indonésias!

Alila Manggis

Sem dúvidas, essa é uma das acomodações mais lindas em Bali! A Alila Manggis fica em Candidasa no meio de um belo coqueiral. Seus quartos são espaçosos e contam com uma decoração moderna. Há uma grande piscina, eles servem café da manhã diariamente com diversas opções, possuem um restaurante com pratos balineses e oferecerem atividades como aulas de culinária, yoga e mergulho com snorkel.

Acesse a lista completa de hotéis em Bali.

vagner alcantelado e indonesio sorriem para foto

52. Converse com os habitantes locais 

Nós amamos aprender sobre a história de um lugar e não há forma melhor de fazer isso do que conversando com os locais. 

E, em Bali, isso é algo muito fácil de fazer, já que os balineses são extremamente simpáticos e respeitosos com os estrangeiros. Na verdade, eles até param o que estão fazendo, só para te dar atenção, e adoram ficar jogando conversa fora!

Não importa se você esteja na movimentada de Ubud, ou no meio do nada, você vai se sentir bem recebido nesta ilha!

Gostou de saber o que fazer em Bali?

A lista chegou ao fim… Mas é claro que há ainda muito mais o que ver neste lugar, que merece ser explorado com toda a calma do mundo! Bali é um lugar único! 

O que listamos aqui foram as melhores coisas que vimos e fizemos em 2 meses na ilha, aquelas que adoraríamos que alguém nos tivesse recomendado antes de embarcarmos para lá. 

Mas, se você tem alguma a acrescentar a lista, compartilhe com a gente nos comentários. 

Você também pode gostar de ler:

PLANEJE A TRIP

SEGURO VIAGEM

Tenha quem te socorrer nos perrengues. O voo atrasou, sua mala foi danificada ou sofreu algum acidente? O Seguros Promo garante sua indenização. Feche agora e com desconto o seguro ideal para sua viagem. 

PASSAGENS AÉREAS

Economize na passagem. Quer viajar mais? Com o Passagens Promo você encontra descontos imbatíveis em passagens áreas.

ACOMODAÇÃO

Durma no conforto, mesmo fora de casa.  Seja sua procura um hotel, apartamento, resort ou chalé, no Booking.com você encontra as acomodações mais baratas e mais confortáveis.  

ALUGUEL DE CARRO

Desbrave o destino escolhido. Se você quer quebrar barreiras, e aproveitar ao máximo o seu destino, alugue um carro com o melhor preço e com possibilidade de parcelamento em até 12x através do RentCars.

admin
ebook melhores momentos da vida 101 dicas 1

101 DICAS INCRÍVEIS E TRUQUES PARA VIAGEM

Quer embarcar nas nossas dicas? Então faz o check-in:

Mais lidos

O que fazer na Ilha de Bali 52 atracoes imperdiveis