12/09/2021 Por Bárbara Rocha

26 curiosidades da Indonésia

Se você está buscando curiosidades da Indonésia que sejam interessantes, surpreendentes e úteis, continue lendo!

Com uma cultura milenar, um povo incrível e uma natureza exótica, com praias e mais praias imperdíveis, florestas, vulcões e templos sagrados, há muito o que amar na Indonésia! 

Além disso, os habitantes são compostos por centenas de grupos étnicos, que falam mais de 500 línguas e dialetos diferentes, gerando um mix de culturas, culinárias e religiões. É como se fossem vários países dentro de um só. Curioso, certo?

Pois nós rodamos o país durante 3 meses e fizemos várias outras descobertas que podem fazer sua visita à Indonésia ser muito mais interessante.

E para te mostrar mais a respeito deste país com rica mistura de culturas, fizemos esta lista com 26 fatos curiosos sobre a Indonésia. 

art

Confira aqui! 26 curiosidades da Indonésia

1. É o maior arquipélago do mundo

vista aérea de mar azul. Uma das principais curiosidades da Indonésia é que ela é o maior arquipélago do mundo
Foto: Darren Lawrence on Unsplash

Essa é uma das principais curiosidades sobre a Indonesia que você talvez já saiba, mas vale destacar: ela é o maior arquipélago do mundo!

Para você ter uma noção, são tantas ilhas que até os melhores matemáticos ficam confusos e, por isso, não dá para saber ao certo quantas são… 

O governo indonésio afirma que são 17.504 ilhas, enquanto o Instituto Nacional de Aeronáutica e Espaço diz 18.307 e a CIA World Factbook aponta que são 17.508!

Apesar da confusão, o fato é que ilhas não faltam por aqui! Entre as mais famosas estão: Bali, Java e Sumatra.

2. É a segunda maior linha costeira do mundo

vista aérea de penhasco em mar azul da Indonésia
Foto: Pablo de la Fuente on Unsplash

Por ser o maior arquipélago do mundo, claro que a Indonésia também acaba tendo um dos maiores litorais do mundo, são: 54.716 km (sobre esse número não há divergências, é isso mesmo!). 

Então, se você gosta de estar à beira-mar, esse é o seu lugar!

E há muito o que ver, já que a costa do país abrange de tudo: penhascos altos, praias intocadas e até paisagens urbanas de cidades costeiras como a capital Jacarta.

3. Tem uma das melhores ilhas do mundo.

estrada em montanha verde, de Bali. Uma das curiosidades da Indonésia é que ela tem uma das melhores ilhas do mundo
Foto: Justin Kauffman on Unsplash

Outra curiosidade sobre a Indonesia é que, com tantas ilhas, há uma que se destaca no mundo inteiro: a famosa Ilha dos Deuses.

Com paisagens montanhosas majestosas e praias deslumbrantes, Bali foi premiada em 2009 como a Melhor Ilha do Mundo! Isso mesmo!

Para nós, ela também é uma das melhores que conhecemos. 

Afinal, é um lugar “mágico”, com uma cultura vibrante, paisagens super exóticas de campos de arroz, florestas e praias paradisíacas, além de ter diversos resorts incríveis à beira mar, e muito mais. É tanta coisa para ver e experimentar, que parece até um país inteiro.

4. É a meca dos nômades digitais

Mulher meditando durante o entardecer
Foto: Jared Rice on Unsplash

Mais uma das curiosidades da Indonésia, e ainda sobre Bali, é que esse destino atrai, cada vez mais, os nômades digitais, o que aconteceu conosco também. 

Nós moramos 3 meses por lá e nos apaixonamos!

Isso porque não é difícil encontrar espaços de coworking com uma boa internet, as acomodações e comidas são baratas, e claro, porque o lugar é lindo e há muito o que fazer e conhecer nas horas vagas.

Resumindo: Bali tem tudo que um nômade digital precisa! 

Ficou interessado em morar lá por um tempo? Fizemos um post inteirinho sobre como é viver em Bali com um nômade digital.

5. Tem inúmeras praias paradisíacas

vista aérea de praia. Uma das curiosidades da Indonésia é que ela tem inúmeras praias paradisíacas
Foto: felfin05 evin on Unsplash

Voltando a falar das ilhas da Indonésia, outro ponto que não vai te decepcionar, se você gosta de praia, é que neste país há muitas e para todos os gostos!

Quer você queira praticar esportes aquáticos, parasailing, aprender a surfar, andar de banana boat ou apenas relaxar e se bronzear, a Indonésia é definitivamente um lugar onde tudo isso pode acontecer. 

Você pode passear na turística praia de Kuta, em Bali, ou na isolada praia rosa que faz parte das ilhas de Komodo (apenas para citar algumas das milhares de opções!).

E também pode fazer excursões para conhecer as praias deslumbrantes e praticar algumas dessas atividades. Alguns exemplos são:

6. Tem os melhores pontos de mergulho do mundo.

casal viajando o mundo Vagner Alcantelado e Babi Rocha

Além de ter algumas das melhores ilhas e praias, graças à sua rica vida marinha, o país tem também alguns dos melhores pontos de mergulho do mundo!

Isso porque a Indonésia tem 75% das espécies de corais do mundo, mais de 1.400 espécies de peixes e, ainda, muitos naufrágios ao longo de suas costas.

Ou seja, não há realmente um lugar melhor para explorar o mar. 

Por isso, existem muitas oportunidades disponíveis para mergulhadores iniciantes e experientes, além de muitas lojas de aluguel de equipamentos, viagens de liveaboard. 

Alguns exemplos de passeios para quem quer mergulhar na Indonésia são:

7. A Indonésia tem um dos pores do sol mais bonitos do mundo.

pôr do sol em praia. Uma das curiosidades da Indonésia é que ela tem um dos pores do sol mais bonito do mundo
Foto: Vagner Alcantelado

Como se não bastasse, segundo o levantamento “Sunset Skies” (2021), a Ilha de Bali tem o 2º pôr do sol mais lindo do mundo!

E realmente, se tem algo que nos marcou na viagem para a Indonésia foi que por lá vimos um entardecer mais incrível que o outro!

Cada dia, éramos surpreendidos por composições e tons diferentes, ora laranja, ora rosa, ora amarelo, mas sempre com o mesmo poder de nos deixar hipnotizados! 

Essa beleza toda virou um atrativo, e há até passeios para tornar essa hora do dia ainda mais legal, como o uma visita guiada ao pôr do sol, para assistir a esse espetáculo diretamente do Templo Tanah Lot, um Patrimônio Mundial da UNESCO.

8. É um dos países mais verdes do mundo.

montanha verde. Uma das curiosidades sobre a Indonésia é que ela é um dos países mais verdes do mundo
Foto: Marek Okon on Unsplash

Um dos fatos mais interessantes entre as curiosidades sobre a Indonesia é que mais de 50% do país é coberto por florestas repletas de vida selvagem e plantas interessantes. 

Ou seja, metade do país é verde!

Ainda assim, infelizmente, o desmatamento – alguns ilegais e outros para dar espaço à população crescente e à agricultura – são um grande problema. 

9. É o lar da maior flor do mundo.

flor com cerca de 90 centímetros que é a maior do mundo e é conhecida como flor-cadáver

Claro que no meio de tantas florestas tropicais, também se encontram algumas curiosidades interessantes da Indonésia. 

Uma delas é a ‘rafflesia arnoldii’ também chamada de flor-cadáver, por ter um cheiro parecido ao de uma carne podre. 

Pode parecer um pouco nojento, mas ela é até bonita e é simplesmente a maior flor do mundo: ela pode crescer até 90 centímetros e pesar dez quilos!

Interessante né? 

Mas infelizmente pode ser que seja um pouco difícil que você a veja além da foto, já que não é uma tarefa simples encontrá-la e, apesar de levar meses para se desenvolver, seu botão dura apenas alguns dias.

10. O maior lagarto do mundo vive na Indonésia.

lagarto conhecido como o dragão de Komodo em areia
Foto: altraz on Unsplash

Além da maior flor, a Indonésia também abriga o maior lagarto do mundo, conhecido como o dragão de Komodo.

Com cerca de 68 quilos e 3 metros, essas criaturas são temidas no país, já que caçam e matam animais muito maiores do que eles, incluindo humanos e suas mordidas são tóxicas!

Se mesmo assim você ainda tiver curiosidade de ver um desses de perto, pode visitar uma dessas cinco ilhas indonésias: Padar, Gili Motang, Flores, Rinca e, naturalmente, Komodo. 

11. A Indonésia é o lar de mais de 100 animais ameaçados de extinção.

tigre em meio a floresta da Indonésia
Foto: Zulnureen Shariff on Unsplash

Uma das outras curiosidades sobre a Indonesia é que o país é lar de muitos animais raros, exóticos e absolutamente belos que estão ameaçados de extinção, incluindo o dragão de Komodo. 

Entre eles estão orangotangos, tartarugas marinhas, tigre de Sumatra, o belo Merak ou Peafowl, o Tarsius Tarsier (um pequeno, adorável e grande primata de olhos não muito diferente de Dobby, o elfo doméstico de “Harry Potter”) e o rinoceronte de Sumatra.

12. A Indonésia é o terceiro país com maior biodiversidade do mundo.

inseto em cima de folha verde
Foto: Welhelmus Dengi on Unsplash

De acordo com a Conservation International, apenas 17 países são considerados “megadiversos”, isto é, tem diferentes espécies animais e vegetais.

 A Indonésia é um deles, já que suas florestas tropicais abrigam 10% de todas as espécies de plantas conhecidas no mundo, 12% de todas as espécies de mamíferos, 16% dos répteis, 17% do total de espécies de pássaros e também 17% de todas as espécies de aves! Incrível, né?

13. O país é extremamente diversificado culturalmente.

mulher caminha carregando balde na cabeça em uma das ruas da Indonésia
Foto: Jeremy Zero on Unsplash

Outro fato importante, é que a diversidade também está presente na cultura do país, já que uma das curiosidades sobre a Indonesia é que, por lá, existem 300 grupos étnicos distintos com língua e cultura próprias!

Os mais conhecidos são os malaios, maduros, javaneses e sudaneses. 

Por isso, ela é sem dúvidas um dos melhores países para quem quer mergulhar em diversas culturas!

Ao viajar por esse destino você vai poder ver diversos tipos de atrações culturais incríveis como o maravilhoso artesanato do povo Sasak em Lombok, as procissões hindus balinesas e o extraordinário mergulho livre do povo Bajau. 

14. Há mais de 700 idiomas e dialetos diferentes.

Homens habitantes locais de Bali, olham para câmera de nômade digital
Foto: Vagner Alcantelado

Além da grande quantidade de grupos étnicos, mais de 700 idiomas são falados no país, sem contar os dialetos.

Só na província de Papua, são cerca de 270! 

Então, não se assuste, você realmente vai ouvir muitas coisas diferentes no país, e a melhor forma de lidar com isso é com uma língua universal: o sorriso!

15. A Indonésia possui 9 Patrimônios Mundiais da UNESCO.

templo no meio do mar, uma das curiosidades da Indonésia é que tem muitos templos
Foto: Nick Fewings on Unsplash

Outro fato interessante que envolve a cultura e história da Indonésia é que ela possui 9 locais de Patrimônio Mundial da UNESCO!

Todos são fantásticos e valem a pena visitar, principalmente para entender melhor a história deste arquipélago incrível. Anota aí:

  • Compostos do Templo Borobudur
  • Paisagem Cultural da Província de Bali
  • Parque Nacional de Komodo
  • Parque Nacional Lorentz (maior parque nacional do sudeste da Ásia)
  • Compostos do Templo de Prambanan
  • Sangiran Early Man Site
  • Patrimônio da Floresta Tropical de Sumatra
  • Parque Nacional Ujung Kulon
  • Ombilin Coal Mining Heritage of Sawahlunto

16. O país abriga o maior templo budista do mundo.

estruturas de pedra em templo, uma das curiosidades da Indonésia é que abriga o maior templo budista do mundo conhecido como Candi Borobudur
Foto: Steffen B. on Unsplash

Ainda sobre os patrimônios mundiais da UNESCO que existem no país, há um que merece destaque: o Templo Borobudur, que é simplesmente o maior templo budista do mundo!

Localizado em Java Central e dedicado a Buda, ele foi construído durante o século 9 e tem cerca de 1.460 painéis em relevo nas paredes e mais de 500 estátuas de Buda. 

Nele, a peregrinação começa na base, segue uma trilha ao redor do templo e sobe pelos níveis que representam a cosmologia budista: o mundo do desejo, o mundo das formas e o mundo da ausência de forma.

17. Existem mais templos do que você poderia visitar na vida.

Entrada de pedra para um templo da Indonésia
Foto: Adam Wilson on Unsplash

Além do Borobudur, há outros, na realidade MUITOS outros templos na Indonésia, e por mais que você queira muito conhecê-los, vai levar um bom tempo, já que há centenas, grandes e pequenos. 

Alguns exemplos interessantes são Prambanan, Tanah Lot e Pura Ulun Danu Bratan. 

18. É o lar de 139 vulcões... Alguns dos quais você pode escalar!

vulcão da Indonésia
Foto: Timur Garifov on Unsplash

Mais uma das curiosidades sobre a Indonesia: há muitos vulcões! 

Ela perde apenas para os Estados Unidos e a Rússia, de acordo com o Programa de Vulcanismo Global do Museu Nacional de História Natural.

Um dos lugares mais famosos é a ilha vulcânica de Krakatoa, entre Java e Sumatra, que foi responsável por uma das maiores erupções modernas do mundo, quando explodiu em 1883 e desencadeou dois enormes tsunamis, se tornando uma das erupções mais fatais do mundo.

Mas, há outros vulcões que recomendo ver de perto, em Bali ou Lombok, principalmente se você gosta de uma aventura, já que nesses lugares é possível fazer um trekking ao redor de vulcões ativos, e ver o sol nascer de lá de cima!

19. É também o lar do maior lago vulcânico da Terra.

lago vulcânico durante anoitecer
Foto: Azhar J on Unsplash

Como você já deve ter percebido lendo as curiosidades da Indonésia, o país é lar de muitas das maiores coisas do mundo… 

Uma delas é o Lago Toba, o maior lago vulcânico natural do mundo, localizado dentro de um supervulcão no norte de Sumatra.

Ele tem cerca de 500 metros de profundidade, 100 quilômetros de comprimento e 30 quilômetros de largura. Enorme, né? 

Além disso, acredita-se que ele tenha sido o local de uma erupção monstruosa que ocorreu por volta de 70.000 anos atrás e matou a maioria dos humanos vivos naquela época.

20. O pico mais alto da ilha na Terra está na Indonésia.

silhueta de montanha durante entardecer
Foto: resa cahya on Unsplash

Pois é, outra curiosidade da Indonésia é um título que ela possui: abriga a mais alta montanha numa ilha no mundo.

Chamado de Puncak Jaya, o cume mais alto do Monte Jayawijaya na Província de Papua, situa-se a 4.884 metros acima do nível do mar e é o único do lugar do país onde você pode encontrar neve!

21. O povo do país é simpático e acolhedor.