05/09/2021 Por Bárbara Rocha

Melhores festivais pelo mundo

Os festivais são uma ótima maneira de vivenciar um destino de uma forma única e diferente e, todos os anos, milhares de pessoas buscam festivais pelo mundo para ouvir uma boa música, comemorar, dançar, se divertir e relaxar.

Esses festivais acontecem por motivos diversos, como celebrar o ano novo, a arte, a região, a lua cheia, a colheita, por fins religiosos ou puramente para celebração. Mas, todos têm algo em comum: várias pessoas compartilhando uma experiência!

Por isso, se você não curte multidões, melhor evitar, esses festivais costumam ser bem movimentados! 

Por outro lado, se você gosta de estar cercado de gente, quer se molhar, se sujar, ficar acordado até tarde e dançar, vai adorar conhecer os 16 melhores festivais pelo mundo. Bora ver?

Festivais pelo mundo em Janeiro

1. Up Helly Aa

Homens vestidos como vikings, segurando tochas de fogo, caminham em procissão do festival Up Helly Aa
Foto : Mike Pennington / Procession at Uyeasound Up Helly Aa

O Up Helly Aa (Festival de Fogo Viking) é um festival que acontece nas ilhas Shetland, na Escócia, um local que já foi habitado por vikings escandinavos. Assim, essa festa é uma celebração dessa herança. 

No meio do inverno, os moradores locais (todos homens) se vestem como vikings e desfilam pela cidade em uma procissão que termina com a queima de um barco viking tradicional.

Para participar, eles precisam ser residentes de Shetland há 5 anos, e o Viking líder (conhecido como Guizer Jarl) é escolhido com anos de antecedência!

É difícil estar no meio da procissão e conseguir assisti-la, já que o espaço para visitantes é limitado. Mas, vale a pena tentar, é uma festa visual como nenhuma outra! 

Aqui vai uma curiosidade: A procissão Viking pode envolver até 1.000 moradores locais carregando tochas, tornando-a um espetáculo!

Data: Sempre na última terça-feira de janeiro. O próximo festival está previsto para 25/01/2022.

Custo: Grátis!

Festivais pelo mundo em Fev/Mar 

2. Carnaval

Homem com chapéu de penas e roupa com estampa de girafa aponta o dedo indicador para frente e sorri em meio ao Carnaval no Rio de Janeiro
Foto: Ryan Wallace on Unsplash

O carnaval do Brasil é um dos festivais mais famosos do mundo e uma chance para você se divertir e conhecer pessoas de diferentes lugares gastando pouco, já que nem vai precisar sair do país! 

É só partir para o Rio de Janeiro, Salvador ou Olinda, onde acontecem as principais comemorações.

Nessas cidades, essa festa gigantesca é realizada pelas escolas de samba com danças, desfiles, carros alegóricos, mas também em blocos de rua, trios elétricos, com muita música e bebida que atraem milhares de turistas do mundo todo.

Nessa época, todos os dias, mais de 2 milhões de pessoas vão para as ruas e, geralmente, as convenções sociais deixam de existir…Vale tudo!

Data: Começa, todos os anos, na sexta-feira antes da quarta-feira de cinzas (fevereiro / março).

Custo: Os blocos de rua são gratuitos, já o preço de ingressos para o desfile no Sambódromo variam de acordo com o ano.

3. Mardi Gras 

festivais pelo mundo 3 1
Foto: Marc Vandecasteele on Unsplash

Muito parecido com o carnaval no Brasil, o Mardi Gras em Nova Orleans acontece um pouco antes da Quaresma. 

Desfiles, música, bebida, fantasias, tem de tudo! Mais de 1,2 milhão de pessoas visitam a cidade, a cada ano, para participar das festividades, o triplo da população de Nova Orleans!

Assim, o Mardi Gras é o evento anual mais concorrido em todo o país! O primeiro Mardi Gras aconteceu em 1699, e a festa segue firme desde então!

Aqui vai uma curiosidade: qualquer pessoa que estiver em um carro alegórico, no desfile, é obrigada por lei a usar uma máscara. Essa regra foi criada para que pessoas de diferentes classes sociais pudessem conviver sem qualquer pressão / estigma. Legal, né?

Data: Terça-feira gorda (dia anterior à quarta-feira de cinzas).

Custo: Grátis!

4. Holi

Pessoas com roupas sujas de pó rosa, jogam pó amarelo uma nas outras em Holi um festival que acontece na India
Foto: bhupesh pal on Unsplash

O Holi é um feriado hindu celebrado no dia seguinte à lua cheia no início de março e glorifica a boa colheita e a fertilidade da terra na Índia (e em todo o mundo).

Além disso, esse festival também celebra o triunfo do bem sobre o mal, pelo menos de acordo com uma lenda envolvendo o deus Krishna.

Ele pode durar até 16 dias, dependendo de onde você o celebra. Há música, comida e, claro, tinta para as pessoas jogarem umas nas outras. 

Para uma experiência mais tradicional deste festival, você pode visitar as cidades-templo de Mathura e Vrindavan na Índia.  

Agora, se não for possível, tudo bem, você consegue encontrar uma celebração do Holi em qualquer lugar do mundo em uma comunidade indiana! 

Para encontrar um desses eventos, é só fazer uma pesquisa pela internet ou perguntar com a equipe do albergue / hotel onde você estiver.

Seja onde for, se você gosta de tomar uns bons drinks, vá com calma, já que nos festivais pelo mundo de Holi, é comum a venda de Bhang, uma bebida popular feita de cannabis!

Data: começa no dia seguinte à lua cheia em fevereiro / março.

Custo: Grátis! (Embora você vá gastar alguns dólares com tinta e bebida).

5. Saint Patrick's Day

Homens vestidos de verde segurando copo com cerveja brindam em mesa de bar o Saint Patrick ‘s Day, data comemorada na Irlanda

Saint Patrick ‘s Day, é o dia de São Patrício, o Santo Padroeiro da Irlanda. E, apesar dessa data ser ser celebrada em vários lugares do mundo, nenhum lugar homenageia esse santo melhor do que os habitantes de Dublin.

A cor associada a esse dia era originalmente azul, mas o verde acabou assumindo, por conta da Irlanda ser conhecida como a “Ilha Esmeralda”.

Assim, esse feriado é um festival de vários dias para vestir-se com todas as suas roupas verdes, beber muita cerveja, passear pela cidade, assistir desfiles e, em seguida, esticar a diversão em um bar aconchegante com os moradores locais.

Se você é fã de uma boa festa, não pode perder essa, é super animada! Caso não possa ir até a Irlanda, pesquise pelo Brasil, alguns bares/baladas costumam comemorar essa data.

Data: 17 de março.

Custo: Na Irlanda, é grátis!

Festivais pelo mundo em Abril

6. Songkran

Mulher sorri enquanto dispara arminha de água em uma luta de água, conhecida como “Songkran”, um dos festivais mais divertidos do mundo, que acontece na Tailândia

O Songkran, também chamado de Ano Novo tailandês, é com certeza um dos eventos mais divertidos que já vimos, já que por três dias, a Tailândia basicamente fecha para a festa!

Nesse período, acontece uma luta de água que envolve todo o país, assim, não dá nem para andar dois segundos para fora de casa sem se molhar. Além disso, mais de 4 milhões de turistas vão para o país só para participar dessa festa.

Ninguém está seguro, jovens e velhos participam igualmente! Pessoas andando de tuk-tuk jogam águas em pessoas andando pela pista e vice-versa. Apesar da molhadeira, é super divertida!

Data: Todos os anos, de 13 a 15 de abril.

Custo: grátis! (mas você vai gastar alguns dólares comprando uma pistola de água).

Festivais pelo mundo em Maio/Junho

7. Bay to Breakers

Pessoas vestidas com roupas coloridas conversam, riem, sopram bolinhas de sabão e carregam balões coloridos durante Bay to Breakers uma ocorrida anual que acontece em São Francisco
Foto: Phloating man, CC0, via Wikimedia Commons

Bay to Breakers é uma uma mistura de corrida com festa que acontece anualmente, desde 1912 em São Francisco, no norte da Califórnia. 

Mas, ao contrário do que pode parecer, a Bay to Breakers é mais uma “parada” do que uma corrida, é mais para vivenciar algo diferente e único do que pra bater metas de velocidade e tempo, coisas comuns numa corrida tradicional. 

A graça é ir fantasiado e percorrer os 12 quilómetros da prova como der: correndo, andando, bebendo, saltitando (e por que não?) ou até dançando! 

Algumas pessoas, por exemplo, se fantasiam de salmão e correm o percurso ao contrário apenas por diversão! Além disso, muitas nem participam da corrida, apenas festejam pela cidade enquanto assistem à corrida. 

Data: Terceiro domingo de maio.

Custo: US$69 para participar da corrida oficial, mas há descontos para quem se registra com bastante antecedência.

8. Festival of World Sacred Music

festivais pelo mundo 8 1
Foto: Ramon Fornós, CC BY-SA 3.0

O Festival of World Sacred Music é um grande festival de música, realizado no Marrocos, que acontece desde 1994 e foi criado para preencher as lacunas entre as culturas e reunir pessoas de religiões diferentes. 

Inclusive, em 2011, o evento foi elogiado pelas Nações Unidas por promover o diálogo entre diferentes culturas e religiões.

Assim, embora não seja um festival como os outros, com tanto agito, danças e bebidas, é uma boa opção para quem se interessa por religião, diversidade, boa música, ou busca algo mais tranquilo.

Data: maio / junho.

Custo: Os ingressos variam entre 215 – 3.700 MAD.

9. Glastonbury

festivais pelo mundo 9 1
Foto: Joe Green on Unsplash

Todo verão, em junho, Pilton, na Inglaterra, torna-se palco de um dos maiores festivais de música do mundo, o Glastonbury .

Esse festival é conhecido por sua música contemporânea, mas também apresenta dança, comédia, teatro, circo, cabaré e muitas outras artes. 

Durante o evento, os campos de Pilton se transformam em gigantescas cidades de tendas, onde pessoas de todo o mundo acampam para curtir alguns dias de música, lama e confusão!

Data: O último fim de semana de junho (mas, a cada 5 anos, há um ano sem o festival. 2018 foi o mais recente de pausa do festival mas, em 2020, o evento também não ocorreu, por conta da COVID-19).

Custo: Os ingressos custam cerca de £ 238 (são 150.000 ingressos disponíveis, e costumam esgotar em menos de uma hora)

10. Swedish Midsummer

festivais pelo mundo 10 1
Foto: Bengt Nyman, CC BY-SA 3.0

O Swedish Midsummer é o solstício de verão suecoCada cidade da Suécia tem sua própria festividade, então, para participar de uma dessas, é melhor falar com a equipe do hotel / albergue onde que você estiver hospedado.

Durante esse período, os suecos e visitantes começam o dia colhendo flores e montando coroas de flores para colocar no mastro, que é um componente-chave das celebrações.

Depois, eles dançam ao redor deste mastro, comem muito peixe, bebem muita cerveja e ficam acordados para aproveitar o dia mais longo do ano. Afinal, o sol não se põe antes da meia-noite! Inacreditável, né?

Durante esse festival, também é uma tradição comer arenque em conserva (geralmente com aguardente). Não é a melhor coisa do mundo, mas vale provar uma vez na vida!

Data: Sexta-feira entre 19 e 25 de junho.

Custo: grátis!

Festivais pelo mundo em Agosto

11. La Tomatina

Mulher suja de tomate, joga tomate em direção a câmera durante La Tomatina, um dos festivais pelo mundo que ocorre na Espanha
Foto: flydime, CC BY 3.0

A Tomatina é a prova de que a guerra muitas vezes pode ser doce. 

Pelo menos na Espanha, onde a munição se transforma em um molho de tomate imenso, espalhado pelas ruas de Buñol, na Província de Valência.

Durante uma hora, pessoas do mundo todo se envolvem em uma luta gigante de tomate! O apito soa e os tomates de La Tomatina voam… 

É divertido, é sujo, é a luta de comida com a qual todos nós sonhávamos quando crianças. Mas, lembre-se de levar seus óculos de proteção para não se machucar!

Depois da guerra, você pode se lavar no rio e se juntar à festa da cidade, onde com certeza vai haver muita música, dança, sangria e comida (dessa vez, para comer).

Informação útil: os tomates usados na Tomatina são cultivados para esse fim, e é um tipo de tomate que não é adequado para o consumo. Em outras palavras, não é um desperdício. Você pode se divertir sem culpa.

Data: última quarta-feira de agosto.

Custo: 30 euros.

12. Burning Man

Pessoas andam de bicicleta em Black Rock, deserto em Nevada onde ocorre o Burning Man um dos festivais pelo mundo

O Burning Man é um festival que acontece desde 1986 em Black Rock Desert, estado de Nevada, nos Estados Unidos. 

Mas ele é diferente dos outros festivais pelo mundo, já que as pessoas vão para  acampar e passam mais de 6 dias no local, vivendo uma vida alternativa, na qual nada se vende ou compra, tudo se troca.

Assim, você não vai encontrar um bar para comprar cerveja, ou uma barraquinha para almoçar. Você precisa levar tudo que for necessário para sobreviver durante esses dias: água, comida, colchão, e por aí vai…A ideia do Burning Man é destacar a arte, a música e a criatividade que é muito bem-vinda.

Pelo deserto, estão espalhados palcos de música e esculturas. E, ao fim, um homem gigante de madeira é incendiado (daí o nome), uma tradição desde o início deste festival. 

Curiosidade: A primeira escultura queimada no Burning Man tinha apenas 2,5 metros de altura. Já em 2014, tinha 32 metros de altura!

Data: começa no último domingo de agosto.

Custo: o ingresso começa em torno de US $390 (mais taxas adicionais de estacionamento).

Dica: Para chegar/sair do local onde ocorre o Burning Man, a melhor opção é de carro, você pode alugar com a Rentcars.

Festivais pelo mundo em Setembro

13. Oktoberfest

Multidão em ruas de Munique, na Alemanha durante Oktoberfest, um dos maiores festivais pelo mundo
Foto de formulário PxHere

O Oktoberfest é um festival de cerveja em Munique, na Alemanha, que atrai mais de 6 milhões de pessoas de todo o mundo!

São 2 semanas com muita cerveja, MUITA mesmo, servidas em canecas gigantes. No Oktoberfest de 2017, por exemplo, foram consumidos mais de 7,5 milhões de litros de cerveja.

É improvável que você consiga aguentar as duas semanas inteiras do festival, já que em alguns dias, possivelmente, estará de ressaca, mas, os 3 – 4 dias (ou quem sabe, mais) que você aguentar, certamente serão uns dos mais confusos (e divertidos) de sua vida.

Data: Começa no final de setembro 

Custo: A entrada é gratuita, mas você terá de pagar pelo principal, a cerveja (cerca de 11 euros por litro) e pelas reservas, se quiser visitar uma tenda específica.

Festivais pelo mundo em Out/Nov

14. Dia dos Mortos

Estátua de caveira enfeita rua do México em Día de los Muertos, um dos festivais pelo mundo
Foto: Mario Rodriguez on Unsplash

Com esqueletos de papel machê e caveiras de doces, o dia dos mortos, no estilo carnavalesco do México, é um dos festivais mais conhecidos do mundo!

Ao contrário do que você possa estar pensando, o Día de los Muertos (ou Dia dos Mortos) não é uma versão mexicana do Halloween. É, na verdade, uma combinação de lembrança e festa.

Os participantes dedicam este dia para limpar os túmulos dos entes queridos, decorá-los com velas e flores, fazer piqueniques e dançar ao som de bandas de mariachi. Diz-se que somente nesses dias as almas podem voltar do além para estar próximas dos seus.

Assim, este festival celebra a vida, ao mesmo tempo em que mostra respeito pelos familiares falecidos. É lindo, festivo e divertido!

Data: 31 de outubro a 2 de novembro.

Custo: Grátis (mas você vai acabar gastando com algumas pinturas faciais, se quiser entrar no clima).

Festivais pelo mundo em Dezembro

15. Harbin Ice and Snow Festival

Castelos coloridos de gelo em Harbin Ice and Snow um dos festivais pelo mundo
Foto: Rincewind42 from China, CC BY 2.0

O Harbin Ice and Snow acontece todos os anos em Harbin, na China, e faz parte da lista dos maiores festivais pelo mundo, já que é a maior festividade de gelo e neve que existe, atraindo quase 20 milhões de visitantes a cada ano!

O festival dura cerca de 1 mês (se o clima permitir) e atrai artistas de diversos países, que vão expor seus trabalhos. Todos os anos há um novo tema, com mais de 200.000 metros cúbicos de neve e gelo usados para o festival.

Essas obras são conhecidas por quebrar recordes como, por exemplo, uma escultura de 48 m de altura!

Custo: geralmente entre 135-330 RMB por pessoa.

Data: Acontece sempre no inverno, mas o mês pode mudar. O próximo festival está previsto para começar dia 24/12/2021.

16. Hogmanay

Multidão caminha em Hogmanay, um dos festivais mais divertidos pelo mundo
Foto: Tony Marsh Photography