22/11/2024
O que fazer no Marrocos
Criar uma lista com o que fazer no Marrocos com somente 20 atrações é tarefa quase impossível – afinal, este país colorido do Norte da África é um destino eclético que tem algo para todos.
Apesar de pequeno, ele abriga praias, desertos, metrópoles vibrantes, cachoeiras, lagos, dunas e até montanhas para esqui e escalada! A natureza é exuberante, a arquitetura é rica em detalhes, as distâncias são longas e o clima é intenso!
Por três semanas, Vagner e eu viajamos mais de 1500 km, absorvendo todas as imagens, cheiros e sons desse país e, claro, nos empanturrando de cuscuz, tagine e muito chá de menta!
Viajar pelo Marrocos foi uma experiência sem igual, que queremos repetir muito mais vezes! A seguir, compartilhamos com vocês as melhores atrações, aquelas que você PRECISA experimentar ao menos uma vez e vão te marcar para sempre.
Prepare-se para ser surpreendido com os inúmeros contrastes, vá de mente e coração abertos!
Leia também:
Roteiro Marrocos: opções de 7, 15 e 30 dias de viagem (de Marrakech ao deserto)
O que fazer em Marrakech: Guia completo da cidade vermelha
Onde ficar em Marrakech pela primeira vez: 20 riads escolhidos a dedo!
Onde ficar em Casablanca: 20 riads e hotéis bem localizados
18 curiosidades sobre o Marrocos para saber antes de embarcar
Por que visitar o Marrocos?
- Viajar para esse país e visitar os pontos turísticos do Marrocos é como entrar em uma máquina do tempo que te leva diretamente para mais de mil anos na história da humanidade.
- Ele vem se tornando, cada vez mais, um destino turístico popular, já que é uma ótima opção para vivenciar a cultura do norte da África com um orçamento baixo.
- Localizado na extremidade noroeste do enorme continente africano, ele fica a apenas um voo rápido da Europa, então, é muito fácil encaixar o Marrocos em uma viagem pela Europa.
Como chegar no Marrocos
O Marrocos tem 12 aeroportos internacionais, dos quais os mais importantes são os de Casablanca, Marrakech, Agadir, Fez e, em menor grau, o de Tânger.
Há voos diretos do Brasil, saindo de São Paulo para Casablanca pela companhia Royal Air Maroc. É possível também voar até a Europa e, de lá, seguir para o Marrocos. Há voos diários de Lisboa pela TAP com duração de menos de uma hora até Marrakech. Companhias aéreas de baixo custo como a Ryanair voam para o Marrocos por menos de US $ 100.
O estreito de Gibraltar (14km) separa o Marrocos da Europa. Ferryboats regulares saem de Algeciras e Tarifa (Espanha) até Tânger ou Ceuta, e de Sète (França) para Tânger, Almeria e Málaga (Espanha) rumo a Melilla.
Para conferir ofertas e mais detalhes dos voos para o Marrocos, você pode acessar a plataforma Passagens Promo.
O que fazer no Marrocos: melhores atrações pelo país
1. Visites os curtumes em Fez
Um dos destaques de qualquer viagem ao Marrocos é comprar alguns produtos de couro incríveis, por isso é claro, esse é o primeiro atrativo da nossa lista de o que fazer no Marrocos. Mas, antes de mais nada, você sabe como é feito todo esse couro colorido e, o mais importante, de que é feito?!
A melhor forma de ver esse processo em andamento é visitando um curtume, o local onde peles de animais são processadas para a fabricação de couro. Os curtumes estão em funcionamento desde a época medieval e não mudaram muito desde então.
Um dos mais famosos é o Curtume de Fez, conhecido como “Chouara Tannery”. Esta antiga oficina ao ar livre existe há 1000 anos! Você vai encontrar centenas de piscinas coloridas, como uma paleta de pintura de um artista, com homens ocupados, trabalhando ao sol.
O cheiro da mistura de ácidos, pigmentos naturais e urina de vaca, usada para amaciar o couro pode ser insuportável, mas a visão mais do que compensa.
2. Caminhar pela incrível Garganta de Todra
As Gargantas de Todra ficam a 15 km da cidade de Tinghir e são as portas de entrada para as Montanhas do Atlas. Com mais de 300 metros de altura, os desfiladeiros fascinam por sua cor alaranjada e imensidão.
Por entre os desfiladeiros, corre o Rio Todra e existe uma estrada de asfalto pequena, onde é possível andar por entre os belos paredões.
Não tem como não se sentir pequenininho(a) e, ao mesmo tempo, completamente fascinada(o) com este lugar que é um dos principais pontos turísticos do Marrocos!
Dica de hospedagem:
Riad Sephora: situado a 3 km das Gargantas de Todra, este riad dispõe de uma piscina e um terraço com uma vista incrível para você desfrutar das paisagens da região. A decoração é linda e o riad oferece recepção 24 horas, Wi-Fi, ar condicionado nos quartos e café da manhã. Uma ótima opção de hospedagem.
3. Visitar a Praça Jemaa el-Fnaa em Marrakech
Na dúvida sobre o que visitar no Marrocos? Vá para Praça Jemaa el-Fnaa.
Marrakech foi exatamente o que imaginávamos que seria: uma mistura moderna entre cultura marroquina e internacional, com uma enorme diversidade de comidas deliciosas, e medinas com bela arquitetura. Sem dúvidas, a cidade mais eclética da viagem!
A famosa praça Jemaa el-Fnaa é realmente a bagunça que todos descrevem: dezenas de milhares de pessoas comendo, comprando, fazendo tatuagens de henna, ouvindo bandas e contadores de histórias, e assistindo a mágicos (e encantadores de serpentes durante o dia!).
É um dos lugares mais agitados e interessantes de todo o país (e aposto que do mundo!) para observar o ir e vir de pessoas. Nós ficamos bem impressionados com o quão grande e cheio o lugar é!
4. Fazer compras nos Souqs de Marrakech
Um dos grandes prazeres de Marrakech que você deve incluir na lista de o que visitar no Marrocos é andar por seus souks, pechinchando e observando as pessoas.
Este labirinto de vielas é uma festa para os sentidos: a mistura de gente, a variedade de produtos, as cores, os cheiros, e o jogo de luz e sombra através do teto podem ser incríveis!
Vá com calma na primeira visita, começando pela via principal. Ao voltar, lembre-se de que a grande graça ali é ficar perdido, então, entre nas vielas laterais, onde há pequenas oficinas nas quais artífices fazem e vendem peças tradicionais.
Os souks ficam mais animados por volta das 16hs -17hs, quando a temperatura refresca, os locais se encaminham para o seu passeio ao cair da tarde e os turistas já foram aos pontos turísticos.
Mas vale a pena passar por eles em diferentes horas, pois a atmosfera vai mudando ao decorrer do dia.
5. Passar uma noite no deserto do Saara
Passar uma noite no deserto do Saara é uma coisa que não pode faltar na lista de o que fazer no Marrocos! Sério, essa é uma experiência que todos precisam ter pelo menos uma vez na vida.
Ver o sol se pondo atrás das dunas para dar espaço para milhares de estrelas vai fazer você se sentir pequeno, ao mesmo tempo que super sortudo. É impossível não se encantar!
Para isso, você pode ir por conta própria, e passar a noite em um dos acampamentos como o Desert Camp Erg Chebbi e o Erg Chegaga Luxury Lodge, que oferecem tendas confortáveis, estacionamento gratuito e café da manhã.
Mas também, é possível reservar a excursão “Marrakech: 3 Dias e 2 Noites no Deserto do Saara” que inclui translado, camelos, café da manhã e janta, além de 2 noites em acampamentos de luxo!
6. Relaxar na praia de Agadir
No sul do Marrocos, está Agadir, uma das mais belas cidades litorâneas e um dos principais pontos turísticos do Marrocos.
Ela foi parcialmente destruída nos anos 60 devido a um grande terremoto, mas foi rapidamente reconstruída e melhorada e agora atrai pessoas de todo o mundo.
A cidade tem muitas praias lindas nas proximidades, uma vida noturna vibrante, museus interessantes e um zoológico.
Por ali, também estão alguns dos melhores resorts e marinas costeiras do Marrocos, restaurantes e cafés luxuosos à beira-mar, spas e hotéis sofisticados com vistas panorâmicas do oceano. Tudo isso faz de Agadir um ótimo local de férias e um destino romântico para casais e recém-casados.
Dica de hospedagem em Agradir:
Para uma estadia bonita e aconchegante em Agadir, nossa dica é ficar no Le Riad Villa Blanche, hotel boutique a 400 metros da praia.
Além de ser minuciosamente decorado, misturando o estilo marroquino e o contemporâneo, e de ter quartos lindos, espaçosos e confortáveis, este riad tem uma piscina interior e um ótimo restaurante. Peça o cordeiro e cuscuz vegetariano. Você não vai se arrepender!
7. Explorar os becos coloridos de Moulay Idriss
A cidadezinha colorida de Moulay Idriss é outro lugar que precisa entrar na sua lista de o que visitar no Marrocos.
EEla é considerada a cidade mais sagrada do país, pois aqui se encontra o mausoléu de Moulay Idriss (descendente do Profeta Maomé).
Tem uma localização pitoresca, no alto de uma colina rodeada por vales verdejantes. É um lugar super agradável para passar o dia!
8. Se impressionar com Volubilis
Já a milenar Volubilis, que fica a apenas 4km de Moulay Idriss, é o sítio arqueológico romano mais bem preservado do Marrocos. Tanto é assim que foi declarado patrimônio histórico mundial pela Unesco em 1997.
Numa área de 480 metros quadrados, encontram-se desde mosaicos originais até um impressionante muro com arcadas de um tribunal do século 3.
O passeio, que custa 20 dirhams, leva cerca de uma hora e, como não há sombra e o sol tende a ser forte, abuse do protetor solar. Inclua na sua lista de o que fazer no Marrocos!
Dica
Para conhecer esses pontos turísticos do Marrocos, estando em Fes, você pode reservar uma viagem de um dia para Moulay Idriss e Meknes Volubilis.
9. Viajar pela estrada Tizi n 'Test
A Tizi n ‘Test é a estrada que corta as montanhas do Alto Atlas, construída na década de 1920 para ligar Marrakech a Taroudant, a 226 quilômetros a sudoeste. Para quem pretende dirigir no Marrocos, essa é uma viagem de carro obrigatória para incluir na lista de o que fazer no Marrocos!
Se o tempo estiver bom, você vai ficar maravilhado com as paisagens deslumbrantes de montanhas, que passam por curvas fechadas e falésias que chegam a 500 metros de altura. Porém, esteja ciente que às vezes, devido à grande altitude, a passagem é coberta por nuvens!
Em alguns pontos, há mirantes com cafés, onde você pode fazer aquele pit stop básico para um café, ir ao banheiro ou descansar.
Dica
Para viajar pela Tizi n ‘Test, você pode alugar um carro com a RentCars. Há diversas opções e ainda é possível parcelar o aluguel.
10. Fotografar os famosos becos azuis em Chefchaouen
Chefchaouen é mais um dos pontos turísticos do Marrocos que não pode ficar de fora de nenhum roteiro.
Esta “cidade azul” sagrada, com ruas tranquilas e um povo cordial, exala um ar de calma e mistério. O grande barato aqui é percorrer suas ruelas azuis na medina, descobrir novos cantinhos e tirar muitas fotos. Aliás, é um dos cenários mais fotografados do Marrocos!
Localizada a 55 km da cidade de Tetuão, e a 100 km de Ceuta, é uma boa opção para pernoitar, se você pretende explorar o norte do país.
Dê uma pausa, nos muitos cafés das calçadas da place Uta el-Hammam e coma um lanche, enquanto observa o povo passar.
11. Relaxar em um autêntico hammam
Em qualquer vila ou cidade no Marrocos, não importa o tamanho, você vai encontrar um hammam público (casa de banhos), onde você vai poder se banhar com temperaturas variadas de água em baldes e, em seguida, deitar em uma pedra quente e receber uma esfoliação completa por um funcionário que usa um kiis (uma luva áspera).
Essa é a forma autêntica de experimentar a tradição balnear do país que vale a pena incluir na lista de o que fazer no Marrocos! Esses banhos oferecem ambientes diferentes para homens e mulheres (ou simplesmente horários diferentes) e a entrada tem um preço simbólico de menos de dh10 (R$6,10).
Mas, se você quiser algo mais tranquilo (leia-se: mais voltado para o turista!), vá então ao Les Bains de Marrakech ou ao O-Spa by Kenzi Tower Hotel em Casablanca. Independente da escolha, você vai sair de lá lisinho(a) e renovado(a).
12. Caminhar nas Montanhas Atlas
As Montanhas Atlas, um dos pontos turísticos do Marrocos, se estendem por 2.400 quilômetros, da costa oeste do Marrocos à Tunísia, e é cada vez mais um destino popular para trilhas.
A maior parte das caminhadas começa em Imlil, uma vila nas montanhas que fica a uma hora de carro de Marrakech. Os caminhos são bem traçados, particularmente de Imlil para a Jebel Toubkal, e são adequados para todos os graus de condicionamento.
Há acomodações simples ao longo do percurso, e a melhor época para tentar o cume é em abril ou maio, quando o tempo fica agradável e as chuvas são mínimas. Se você não quiser escalar o pico, há outras caminhadas bem tranquilas nas redondezas.
Dica
Há muitas opções de passeios para conhecer as Montanhas Atlas com um guia. Aqui estão algumas que recomendamos:
13. Dormir como um rei marroquino em um luxuoso Riad
Se tem uma coisa que vale a pena incluir na lista de o que fazer no Marrocos é se hospedar em um riad. A principal razão é a a incrível sensação que se tem ao passar pela porta na medina e adentrar uma espécie de “oásis secreto”!
Com suas fontes, jardins e muita tranquilidade, cada riad é um refúgio do calor escaldante e do burburinho que acontece do lado de fora!
A maior parte dos riads está localizada em Fez e Marrakesh e são obras-primas arquitetônicas, ostentando trabalhos em mosaico intrincados, pisos de ladrilhos e arcos graciosos. Além disso, em Marrakesh, estão dois dos hotéis mais bonitos do mundo!
Ao escolher um riad, há vários pontos a serem levados em conta:
- A maioria dos riads tem um terraço na cobertura – e o seu? É um espaço acolhedor, onde você pode relaxar, tomando um chá de menta, assistindo o pôr do sol sobre a cidade e ouvindo o chamado do muezim para a oração.
- O seu riad tem restaurante? A maior parte deles tem chefs locais, que preparam uma comida autêntica e saborosa, com os produtos mais frescos do mercado. Alguns incluem cafés-da-manhã tradicionais e muitos cozinham sob encomenda.
- O seu riad tem alguma estrutura especial de bem-estar? Muitos riads de luxo oferecem piscinas, spas e banhos turcos privados.
- Por último, peça instruções detalhadas de como chegar ao seu riad. A maioria fica em ruas laterais bem estreitas e, como não possuem características externas, podem ser difíceis de encontrar.
Principais Riads em Marrakesh:
La Sultana Marrakech
O La Sultana Marrakech é o único hotel com selo Small Luxury Hotel of the World em Marrakech. É um hotel boutique excelente para quem quer uma experiência intimista dentro da medina, patrimônio histórico da Unesco que é um dos pontos turísticos do Marrocos.
O hotel de cinco estrelas é um pequeno refúgio no meio da loucura-super-legal do centrão de Marrakech. Está situado em Kasbah, ou triângulo de ouro, como é chamada aquela área, e a 10 minutos a pé da Praça Jemaa El Fna – ali você também encontra as tumbas saadianas, uma das atrações da cidade – que você pode ver do rooftop do hotel.
Nos 28 quartos, o charme continua, com vários tipos de suítes, cada uma com décor e detalhes bem distintos. Para completar, o riad oferece um spa excelente (com preços ótimos), um restaurante delicioso e até uma mini loja.
Nota no booking: 9.2
Diárias para casais a partir de: R$ 750.
Riad Kheirredine
Localizado no coração da medina, a 10 minutos a pé da Praça Jemaa El Fna (um dos pontos turísticos do Marrocos), o Riad Kheirredine combina a arquitetura marroquina tradicional com elementos de design italiano contemporâneo. Cada um dos seus quartos está decorado de forma única.
Alguns têm alcovas de estuque esculpido, outros têm lareiras ou camas com dossel suntuosas. Independente do quarto escolhido, você terá acesso a um terraço de tirar o fôlego na cobertura, a uma piscina no pátio e a um hammam. O restaurante é requintado e oferece cozinha de fusão marroquina e do norte do Mediterrâneo.
Nota no booking: 9.7
Diárias para casais a partir de: R$ 347.
Riad le Clos des Arts
O Riad le Clos des Arts é um riad é de uma beleza extraordinária, além de ser confortável e bem localizado, a 10 minutos a pé da Djemma el Fna, perfeito para quem quer aproveitar os pontos turísticos do Marrocos. Ele oferece 9 quartos e suítes, todos com banheiro privativo e ar-condicionado. Você vai poder relaxar na piscina com espreguiçadeiras no pátio, ou praticar ioga na sala de estar do primeiro andar.
Há também um hammam e um café da manhã tradicional delicioso, inclusos na diária. O restaurante serve especialidades locais preparadas na hora, e você pode pedir para participar de uma aula de culinária ou de uma oficina artesanal. Outro destaque é a gentileza dos proprietários, que dão dicas e ajudam você a descobrir os segredos de Marrakech.
Nota no booking: 9.8
Diárias para casais a partir de: R$ 229.
14. Visitar a maior mesquita da África em Casablanca
Para quem está na dúvida do que visitar no Marrocos, essa mais uma boa opção. Existem muitas mesquitas bonitas no país, mas a mesquita Hassan II de Casablanca é uma das mais impressionantes. Ela é a maior do país e, com 180 metros, seu minarete é o mais alto do mundo.
Com uma estrutura relativamente moderna, foi concluída em 1993 por ordem do Rei Hassan II, que desejava criar um marco histórico em Casablanca que pudesse ser reconhecido mundialmente.
A mesquita levou sete anos para ser construída e exigiu a participação de 10.000 artesãos. Hoje, os não muçulmanos podem fazer um tour pelo interior do prédio, que é de tirar o fôlego, fora dos horários de oração. Como alternativa, é possível admirar a beleza do edifício e sua configuração à beira-mar, do lado de fora.
15. Conhecer o Centro da UNESCO de Tétouan
No Norte do Marrocos e às margens do Mar Mediterrâneo, está a cidade de Tétouan, mais um dos pontos turísticos do Marrocos.
Caminhar pelas ruas de Tétouan, que tem influência espanhola que remonta ao período entre 1912 e 1956 (quando foi a capital do protetorado da Espanha no país), é sentir-se numa mistura de mundos, entre o árabe e o espanhol, com forte ascendência para este último.
Ainda que tenham mais de 380 mil habitantes, na cidade – que tem como cor característica o branco – o lugar conserva ares de tranquilidade, até mesmo na medina (cidade antiga), que é uma das mais limpas e menos tumultuadas do país, sendo patrimônio mundial da Unesco desde 1997.
16. Visitar Ouarzazate, a Hollywood Marroquina
Se você ama cinema, provavelmente Ouarzazate precisa estar na sua lista de o que fazer no Marrocos!
Aqui é possível conhecer o set de filmagens de grandes produções, como a série ‘Game Of Thrones’, e os filmes “Babel”, “A Múmia”, “Prince of Persia”, “Alibaba e os 40 ladrões”, dentre outros clássicos e recentes.
Você vai também poder conhecer o museu do cinema, que tem um acervo de equipamentos espetacular, acessórios, vestuários e cenários criados para a gravação de filmes em Ouarzazate.
Dica
Se você estiver em Marrakech, pode reservar uma excursão de 1 Dia a Ouarzazate com um guia, que inclui almoço (o prato é o famoso Tajine)!
17. Curtir o pôr do sol em Essaouira
Nossa cidade favorita no Marrocos, Essaouira está localizada a poucas horas de Marrakesh, na costa do Atlântico, e é um destino de praia popular para turistas europeus, além de ser um dos melhores pontos turísticos do Marrocos.
Essa charmosa cidade azul e branca mescla, harmoniosamente, influências Árabes, berberes, africanas e europeias. Adoramos o clima descontraído, a falta de assédio nas ruas, os cafés charmosos, a brisa do mar e o peixe fresco!
Não deixe de visitar o maravilhoso mercado de peixes da cidade, onde os pescadores vendem o pescado do dia. Depois, passe nas pequenas barracas de peixe, próximas à praça principal, e prove frutos do mar fresquinhos e bem baratos.
Nós, junto com nossos amigos, “esbanjamos” em uma refeição aqui: por US $50 no total, nós quatro dividimos oito camarões tigre, dois peixes pesando mais de um quilo, e meio quilo de lula. Tudo isso com pão, salada, bebidas, pão, chá e sobremesa. (Comíamos lá todos os dias, e as refeições depois passaram a custar cerca de US$15.) Conheça as barracas 5 e 11 para obter os melhores peixes!
18. Cachoeiras de Ouzoud
Com 110 m de altura, as Cascatas de Ouzoud são uma das belezas naturais mais lindas do país e um dos mais incríveis pontos turísticos do Marrocos.
O melhor, é que além de apreciá-la, você se banhar, desde que aguente a água gelada!
Para conhecer essa maravilha, há diversos passeios saindo de Marrakech, esses são os que recomendamos que você inclua na lista de o que fazer no Marrocos:
19. Mergulhar ou surfar nas praias marroquinas
Embora a primeira imagem que venha à cabeça quando pensamos no Marrocos seja a dos souks nas medidas ou a das noites estreladas do Deserto do Saara, o país também tem mais do que o seu quinhão de praias paradisíacas!
Existem dois litorais para escolher: o Mediterrâneo descontraído, com suas praias seguras para nadar e boas temperaturas das águas, ou a beleza selvagem e rica cultura da costa atlântica, varrida pelos ventos.
Para os surfistas, o melhor destino é Taghazout, uma pequena vila de pescadores localizada ao norte de Agadir. Mas Point Anchor também é famoso por sua quebra para a direita, que se estende por 500 metros durante um poderoso swell de noroeste.
Se a ideia é incluir o surf na lista de o que fazer no Marrocos, tente programar a viagem para a temporada de inverno, de setembro a abril, quando as ondas estão no seu melhor.
20. Comer muito couscous e tagine
Por último na nossa lista de o que fazer no Marrocos, a dica é que você coma muito couscous e tagine! Durante as nossas duas semanas viajando pelo Marrocos, mergulhamos de cabeça em comer o máximo possível. Afinal, um dos nossos objetivos nas viagens é provar os sabores típicos de um lugar e aprender como cada refeição é preparada.
E você vai comer extremamente bem no Marrocos! Com sabores e cheiros marcantes, a culinária marroquina é deliciosa e rica em temperos e texturas, trazendo sabores típicos árabes, dos países mediterrâneos e dos povos do norte da Europa, além de combinar ingredientes bastante frescos comuns no país.
O Tagine (cozido com carne, tâmaras, nozes, cominho, canela e açafrão em uma panela de barro) foi de longe meu prato marroquino favorito!
Já o Vagner, amou o couscous e a omelete berbere, que é ovo, tomate, cebola e ervas, também cozida em panela de barro.
Alimentação do Marrocos
Há muito o que fazer no Marrocos e também o que comer! Sério, você vai comer muito bem nesse destino! Todo o país tem vários restaurantes, que atendem a todos os gostos e orçamentos. Para algo exótico, vá a medina, onde os restaurantes costumam ser mais baratos. Os marroquinos costumam dominar melhor sua própria cozinha do que a internacional.
A comida marroquina é tradicionalmente preparada pelas mulheres e as receitas são transmitidas de mãe para filha. Cabe aos homens fazer o chá, mas não é costume eles terem intimidade com fogão. A melhor comida é a caseira, mas se ninguém te convidar para ir na sua casa, a alternativa é pedir que o riad prepare suas refeições.
Para conhecer melhor as comidas típicas do Marrocos, leia também: Comida típica do Marrocos: conheça 16 pratos imperdíveis.
Sugestões de roteiros no Marrocos
O que fazer no Marrocos em 4 dias (início e término em Marrakech):
- Dia 1: Chegada em Marrakech + excursão guiada de dia inteiro para conhecer mesquitas, muralhas e passear pelas ruas medievais da Medina que são pontos turísticos do Marrocos.
- Dia 2: Conheça: Ait Ben Haddou – Ouarzazate – Vale de Dades.
- Dia 3: Vale de Dades – Garganta de Toda -Tinjdad – Touroug – Erfoud – Merzouga (passe a noite em um acampamento no meio das dunas do Deserto do Saara).
- Dia 4: Retorno de Merzouga à Marrakech + traslado para o aeroporto (voo noturno).
O que fazer no Marrocos em 9 dias (início e término em Casablanca):
- Dia 1: Chegue de manhã em Casablanca para viajar para Chefchaouen
- Dia 2: Chefchaouen: Conheça Volubilis – Meknès – Fez, pontos turísticos do Marrocos.
- Dia 3: Fez: Faça uma excursão guiada pela Medina de Fez.
- Dia 4: Fez – Ifrane – floresta de Cedros – Vale do Ziz – Merzouga (passe a noite em acampamento no deserto do Saara)
- Dia 5: Merzouga – Rissani – Garganta de Todra – Vale de Dades
- Dia 6: Vale de Dades – Ouarzazate – Ait Ben Haddou – Marrakech
- Dia 7: Marrakech: Tenha um dia animado e reserve um passeio de quadriciclo ou um clássico voo de Balão
- Dia 8: Marrakech: No último dia em Marrakech, reserve um passeio de camelo ao pôr do sol
- Dia 9: Viagem para Casablanca + visita à Mesquita Hassan II + transfer para o aeroporto de Casablanca.
O que fazer no Marrocos em 13 dias (início e término em Casablanca):
- Dia 1: Chegada em Casablanca e viagem para Asilah
- Dia 2: Asilah e Chefchaouen
- Dia 3: Chefchaouen, Volubilis, Meknès e Fès
- Dia 4: Fès
- Dia 5: Explore Fès, Ifrane, Floresta dos Cedros, Vale do Ziz e vá para o Deserto do Saara
- Dia 6: Deserto do Saara (passe a noite em acampamento de luxo)
- Dia 7: Deserto do Saara, Rissani e Dades
- Dia 8: Faça uma para conhecer a Caminhada do Cordilheira do Atlas um dos principais pontos turísticos do Marrocos.
- Dia 9: Dades, estrada dos Mil Kasbah, Ouarzazate, Ait-Ben-Haddou e chegada em Marrakech
- Dia 10: Marrakech: Para aproveitar o dia reserve um passeio de Quad Bike no Deserto ao Pôr do Sol com Jantar
- Dia 11: Marrakech – Essaouira
- Dia 12: Essaouira – El Jadida – Casablanca
- Dia 13: Casablanca: Antes de partir, descubra Casabalha em um passeio de 4 Horas com morador local
Planeje sua viagem - melhor época, como circular, quanto tempo ficar, etc.
Melhor época para visitar o Marrocos
Para conhecer tudo que esse país maravilhoso tem a oferecer e os principais pontos turísticos do Marrocos, evite o verão! A melhor época para fazer sua viagem ao Marrocos é no outono (outubro e novembro) ou na primavera (de março e maio).
É nessas estações que a temperatura fica mais amena, e você vai conseguir visitar as atrações que mencionamos na lista de o que fazer no Marroco, tanto na costa, quanto no deserto, com tranquilidade.
Outro ponto importante é que esses são meses de baixa temporada!
Como circular no Marrocos
Em geral, o transporte público funciona bem no Marrocos. Um eficiente sistema ferroviário liga as principais cidades do Norte com Casablanca, Rabat e Marrakech. Você pode ir a outros lugares de ônibus, grand taxi, taxi comunitário ou alugando um carro.
- O melhor e praticamente único meio de explorar a Medina é a pé, mas a visita a pontos turísticos do Marrocos mais distantes pode requerer algum transporte.
- Petit táxis só podem circular dentro da cidade e levam, no máximo, três pessoas. São relativamente baratos e têm taxímetro, mas Insista para que esse só seja ligado após a partida. A tarifa normal dobra após às 20 horas. É comum, particularmente se apenas um passageiro, o taxista ir apanhando mais pessoas no caminho.
- Grand táxis operam como os táxis normais, mas como não têm taxímetro, é preciso negociar o preço antes de embarcar.
Turistas raramente pegam os ônibus, pois os táxis são baratos e é possível fazer a maioria das atividades a pé. O guia indica onde vale a pena pegar o ônibus.
Dicas extras para dirigir no Marrocos:
- É fácil dirigir Marrocos, mas acidentes são frequentes, especialmente porque as pessoas andam na estrada sem prestar muita atenção no tráfego. Fique sempre de olho nos pedestres e ciclistas, particularmente em aldeias e cidades!
- As estradas, de forma geral, são conservadas e boas para uma roadtrip, e há relativamente pouco tráfego fora das áreas urbanas.
- Ainda assim, os trajetos são longos e lentos. Prepare-se para passar várias horas dentro do carro. Para cada 100 km de estrada em áreas do interior, você vai rodar cerca de 2 horas. Já as cidades próximas do litoral, estão ligadas por pistas de alta velocidade, mas não são os pontos mais interessantes do Marrocos.
- Há muitas blitz policiais nas estradas do Marrocos. É possível que você passe por mais de 3 pontos de controle em um mesmo dia. A polícia manda parar com frequência, principalmente no caso de excesso de velocidade. Fique atento, pois eles multam sem dó.
- Infelizmente, ainda existe bastante corrupção policial no Marrocos e é comum eles pedirem o pagamento de “um café” para não aplicarem uma multa. Tenha calma e seja educado! Pedir desculpas pode te livrar de uma multa de até 450 dh!
- Programe-se para não dirigir após às 17 horas, já que a visibilidade cai bastante. As estradas do Marrocos não são bem iluminadas, e passam por muitos povoados, onde muita gente anda a pé ou de bicicleta e há animais circulando (cabra, cachorro, jegue, ovelha, dromedário, entre outros).
- Não dirija em cidades grandes, como Casablanca, Fez e Marrakech. Além do trânsito ser intenso, é bem difícil achar estacionamento e as melhores caminhadas são mesmo dentro das medinas, onde carros não podem circular.
- Para dirigir em pistas e estradas sem asfalto, em áreas remotas e no deserto, é preciso um veículo apropriado, de preferência um 4 x 4 e uma certa experiência em terrenos similares. Recomendamos alugar um carro com a Rentcars.
Por fim, não se esqueça de contratar um bom seguro de viagem para o Marrocos.
Assim, você garante assistência personalizada no caso de emergências médicas, e outros imprevistos, como extravio ou dano de bagagem, atraso de voo e até perda de documentos. E o principal, garante sua paz de espírito!
Como sempre, recomendamos os seguros da SegurosPromo, que utilizamos sempre que viajamos para Marrocos e outros lugares da África.
Agora você sabe o que fazer no Marrocos.
E aí, esse post te ajudou?
Antes de sair se liga nessa dica: em nossas viagens para o Marrocos, reservamos todos os nossos hotéis com o booking.com e a gente recomenda que você faça o mesmo, já que, por meio desta plataforma, é possível ler as avaliações dos hóspedes anteriores e até cancelar a reserva gratuitamente (na maioria dos hotéis), caso os planos mudem.
Ainda tem alguma dúvida? Não deixe de enviá-la pelos comentários, nós ficaremos felizes em poder ajudar!
Você está viajando para o Marrocos? Esses artigos vão te ajudar!
- Roteiro Marrocos: opções de 7, 15 e 30 dias de viagem (de Marrakech ao deserto)
Onde ficar em Marrakech pela primeira vez: 20 riads escolhidos a dedo!
- Onde ficar em Casablanca: 20 riads e hotéis bem localizados
- 18 curiosidades sobre o Marrocos para saber antes de embarcar
- Comida típica do Marrocos: conheça 16 pratos imperdíveis
- Conheça 20 dos hotéis mais bonitos do mundo
- TOP 25 principais pontos turísticos da África do Sul
PLANEJE SUA TRIP
Tenha quem te socorrer nos perrengues. O voo atrasou, sua mala foi danificada ou sofreu algum acidente? O Seguros Promo garante sua indenização. Feche agora e com desconto o seguro ideal para sua viagem.
Economize na passagem. Quer viajar mais? Com o Passagens Promo você encontra descontos imbatíveis em passagens áreas.
Durma no conforto, mesmo fora de casa. Seja sua procura um hotel, apartamento, resort ou chalé, no Booking.com você encontra as acomodações mais baratas e mais confortáveis.
Desbrave o destino escolhido. Se você quer quebrar barreiras, e aproveitar ao máximo o seu destino, alugue um carro com o melhor preço e com possibilidade de parcelamento em até 12x através do RentCars.
101 DICAS INCRÍVEIS E TRUQUES PARA VIAGEM
Quer embarcar nas nossas dicas? Então faz o check-in: