14/09/2021 Por Bárbara Rocha

16 comidas deliciosas do Marrocos

Está na dúvida sobre qual comida típica do Marrocos experimentar? Neste post, falamos das 16 melhores que experimentamos durante nossa estadia no país.

Graças a fusão da culinária de culturas como a árabe, berbere e até mesmo a francesa, a comida do Marrocos é cheia de sabores exóticos!

A maioria dos pratos tem especiarias como noz-moscada, canela, cominho, gengibre, açafrão e páprica que são usados para temperar carnes ou peixes e deixam os pratos saborosos, cheirosos e coloridos!

Deu água na boca e está curioso (a) para experimentar a culinária marroquina? Continue lendo para conhecer quais são os imperdíveis!

icone comida

Aqui você vai conferir as seguintes comidas do Marrocos:

1. Cuscuz marroquino

Cuscuz marroquino caseiro

Em primeiro na nossa lista, está a comida típica do Marrocos mais popular, junto com o tagine! É quase impossível sair de lá sem experimentar este prato, por mais que você já tenha comido ele pelo Brasil. 

Caso você não saiba, o cuscuz são pequenas bolas de sêmola,  tradicionalmente cozidas em um vaporizador sobre uma grande panela de metal cheia de guisado até amolecer. 

Por lá, ele costuma acompanhar passas e uma tigela de leitelho doce com infusão de flor de laranjeira.

Os marroquinos costumam prepará-lo em feriados e ocasiões especiais, como casamentos e funerais, mas felizmente, ele pode ser encontrado em quase todos os restaurantes durante o ano todo!

2. Chá de menta

Preparação do chá de menta.
Foto: Massimo Adami on Unplash

Também conhecida como a bebida nacional do Marrocos, o chá de menta é muito popular nesse país e você vai encontrar muitas pessoas bebendo ele em todas as esquinas, a qualquer hora do dia!

Como esse chá também é considerado um símbolo de boas vindas, vão te oferecer esse chazinho em todas as situações, seja na hora de fazer o check in na sua hospedagem, ao visitar alguma loja ou a casa de alguém… 

Frequentemente descrito como viciante, ele é feito com muitas folhas de menta e açúcar.

Dica extra:

Não deixe de pedir um deles em um restaurante, muitas vezes, é um verdadeiro show, já que servir esse chá por lá é uma forma de arte. Os funcionários costumam mostrar suas habilidades em quão alto eles podem derramar a bebida da panela!

Esse é só um entre vários fatos interessantes do Marrocos! Para saber mais, leia também: 18 curiosidades sobre o Marrocos para saber antes de embarcar.

3. Tagine

Tagine de vegetais com amêndoas e cuscuz de frango

Em terceiro na nossa lista, está uma comida típica do Marrocos que é muito popular assim como o cuscuz, e encontramos praticamente em quase todos os lugares, desde barracas de comida a restaurantes famosos. 

O nome, vem da panela de barro com tampa cônica onde esse prato é cozido e você o encontra em diversas opções, têm de carne, cordeiro, frango, vegetais, etc.

Normalmente, ele é preparado com diversas especiarias, como canela, cominhos e cravinhos e é servido com uma fatia de pão ao lado. Um “clássico” da culinária marroquina, que certamente você irá provar!

4. Stuffed Msemen

Prato marroquino Msemen
Foto divulgação: Serious Eats

Com pressa? Então a stuffed msemen pode ser uma boa comida típica do marrocos para experimentar!

Ela é uma massa achatada em forma de quadrado amassada com uma mistura de pimentão, cebola e tomate. Após ser grelhada e enrolada, ela está pronta para ser embalada para viagem.

Dica extra:

Para acha-lá, é só procurar um dos vendedores ambulantes de comida de rua ao redor da medina em Marrakech.

5. Sopa de caracol

Sopa de caracol
Foto: Aziz Acharki on Unsplash

Sim, você leu certo! Pode parecer estranho, mas essa é uma comida típica do Marrocos bem saborosa.

Você consegue facilmente encontrá-la em barracas de todo o país, apesar dela ser mais conhecida na Jamaa El Fna, localizada em Marrakech.

Para consumir essa comida do Marrocos, é necessário usar um palito para arrancar os caracóis de suas conchas antes de tomar um gole do caldo salgado. Nós achamos o sabor um pouco parecido com o de cogumelos! 

Uma curiosidade, é que muitos marroquinos acreditam que este prato é bom para a digestão e em casos de febre!

6. Peixe Chermoula

comida tipica de Marrocos6

Graças às longas costas do Mediterrâneo e do Atlântico de Marrocos, muitas comidas típicas do país acompanham peixes nacionais.

Um deles é o Chermoula, um prato feito com a captura mais fresca do dia e muitos temperos e ervas que são usados ​​para marinar o peixe e agir como molho!

7. Harira

Tigela tradicional de harire marroquino

O harira é uma sopa recheada com ingredientes ricos de cordeiro, grão de bico, tomate, lentilha, coentro picado e suco de limão. 

Geralmente, essa comida típica do Marrocos é servida com um pretzel doce e pegajoso conhecido como chebakkiya.

Durante o Ramadã, nono mês do calendário islâmico, no qual a maioria dos muçulmanos pratica o seu jejum ritual, é comum que o jejum diário seja interrompido ao pôr do sol com uma tigela quente de sopa harira.

8. Zaalouk

comida tipica de Marrocos8

O zaalouk é uma comida típica do Marrocos que você vai encontrar em todos os cantos do país.

Essa salada tem como principais ingredientes berinjela e tomate e também leva azeite, alho, coentro, cominho e páprica.

Vale a pena combinar ela com um pão achatado tradicional marroquino, fica uma delícia!

9. Bastilla

Bastilla marroquina

Tradicionalmente, o Bastilla era reservado para ocasiões especiais e às vezes era feito com carne de pombos! Hoje, essa comida típica do Marrocos é fácil de ser encontrada e é preparada com carnes mais comuns, como frango, boi ou peixe.

Achamos que a torta é bem saborosa e única! Ela tem folhas em camadas de massa fina e leva também salsa, cebola, ovo e canela.

10. Cordeiro ou Carne Com Ameixas

Carne de porco com ameixa

Se você não tem costume de misturar doce com salgado essa comida típica do Marrocos pode parecer estranha, mas garanto que é uma boa receita!

A carne é cozida até ficar macia e amanteigada com açafrão, gengibre e cebola, depois coberta com ameixas secas escaldadas em calda com canela e mel. 

Além disso, amêndoas fritas crocantes costumam ser servidas como guarnição.

11. Rfissa

Rfissa de frango marroquino

Comer pão com caldo e carne é um costume comum em algumas partes do Brasil e provavelmente você já deve ter experimentado. É simples e gostoso!

No Marrocos, essa comida tem uma versão maravilhosa. A rfissa consiste em: frango cozido, lentilhas temperadas com feno-grego e açafrão que são despejados sobre um prato de pão.

Ela é uma comida bem famosa na culinária marroquina e, normalmente, é servida a mulheres que acabaram de dar à luz, pois é considerada benéfica para recuperação do parto, além de ser oferecida à família ou convidados em ocasiões especiais.

12. Sardinhas

Sardinhas temperadas servidas

A sardinha é uma comida típica do Marrocos que também é encontrada em outras partes do mundo, inclusive no Brasil, mas que tem um gostinho ainda melhor nas terras marroquinas.

Como a costa do país é extensa, esse peixe é abundante e bem acessível.

É possível comer de forma simples, apenas assado ou grelhado, mas os marroquinos costumam rechear os filés de sardinha com uma marinada picante chamada chermoula e depois fritá-los. O que fica maravilhoso!

Dica extra:

Pelos restaurantes, você pode pedir esse prato típico do Marrocos como entrada, em combinação com outros mariscos, ou como prato principal.

13. Briouats

Briouats marroquino

O briouats é basicamente um triângulo de massa folhada e você encontra opções salgadas e doces.

Se salgado, costuma ser recheado com frango, carne, queijo ou vegetais. Já como sobremesa, é recheado com pasta de amêndoa e mergulhado em mel quente!

Das duas formas, ele fica bem gostoso!

14. Tâmara

Tâmaras em uma tigela

A tâmara não é exatamente uma comida típica do Marrocos, mas sim uma fruta. 

Ir para lá e não comê-la, é como ir para Itália e não comer pizza. É quase obrigatório experimentar pelo menos uma! 

Há mais de 50 qualidades diferentes de tâmaras no país e ela é rica em magnésio e ferro. Ou seja, uma fonte de energia poderosa para os seus passeios!

Ela é mais comum no sul do Marrocos e há até um Festival das Tâmaras, na cidade de Erfoud em Outubro de todo o ano. Mas em quase toda a época, é fácil encontrá-la por quilo em barracas e mercados por um preço super barato.

15. M'hanncha

Prato marroquino M'hanncha

O m’hanncha é uma sobremesa tradicional marroquina em que a massa warka, que é uma massa semelhante à massa filo, é recheada com uma deliciosa pasta de amêndoa e depois moldada em forma de cobra.

Embora existam inúmeras receitas para a pasta de amêndoa, ela é  geralmente preparada com amêndoas, açúcar, canela, mástique em pó, manteiga e água de flor de laranjeira.

Ela costuma ser servida em ocasiões especiais e festivais.

16. Sfenj

Prato marroquino Sfenj

Por último, na nossa lista “comida típica do Marrocos”, está mais uma sobremesa, o sfenj.

Eles é um bolinho marroquino semelhante ao donut, feito de massa pegajosa sem fermento.

Tradicionalmente, a massa é moldada em anéis e frita até desenvolver um exterior dourado e crocante. Já o interior fica fofo, macio e em borracha.

Dica extra:

Para experimentar muitos pratos da culinária marroquina, basta procurar nas barraquinhas de vendedores ambulantes, onde eles normalmente são servidos, ou ir à restaurantes.

Achou a comida típica do Marrocos interessante?

Então não deixe de experimentar algumas dessas enquanto estiver por lá!

Recomendo que não falte o cuscuz marroquinho, chá de menta e tagine que são maravilhosos e praticamente obrigatórios!

E se você já provou alguma comida típica do Marrocos, conta pra gente o que achou!

PLANEJE SUA TRIP
SEGURO VIAGEM

Tenha quem te socorrer nos perrengues. O voo atrasou, sua mala foi danificada ou sofreu algum acidente? O Seguros Promo garante sua indenização. Feche agora e com desconto o seguro ideal para sua viagem. 

PASSAGENS AÉREAS

Economizou na passagem. Quer viajar mais? Com o Passagens Promo você encontra descontos imbatíveis em passagens áreas.

ACOMODAÇÃO

Vai dormir no conforto, mesmo fora de casa.  Seja sua procura um hotel, apartamento, resort ou chalé, no Booking.com você encontra as acomodações mais baratas e mais confortáveis.  

ALUGUEL DE CARRO

Vai poder desbravar o destino escolhido. Se você quer quebrar barreiras, e aproveitar ao máximo o seu destino, alugue um carro com o melhor preço e com possibilidade de parcelamento em até 12x através do RentCars.

admin
ebook melhores momentos da vida 101 dicas 1
email

101 DICAS INCRÍVEIS E TRUQUES PARA VIAGEM

Quer embarcar nas nossas dicas? Então faz o check-in: