13/09/2021 Por Bárbara Rocha

18 curiosidades do Marrocos

Se você está procurando algumas curiosidades sobre o Marrocos, este texto vai te ajudar! Falamos aqui sobre 18 delas. 

Localizado no oeste da África do Norte, o Marrocos é um país cheio de belezas naturais, como o deserto do Saara, praias paradisíacas, florestas e cordilheiras acidentadas, além de ter um povo receptivo, ricas histórias, temperos maravilhosos e belas medinas, mesquitas e palácios.  

Esses são alguns dos fatos mais conhecidos. Mas, o que muita gente não sabe, é que, por aqui, há tempestades de neve e gatos por toda a parte! Para entender melhor sobre essa e outras curiosidades do Marrocos, é só continuar lendo…

icone marrocos

Confira as melhores praias da África do Sul:

1. Há gatos por toda parte

Gato laranja dormindo em rua, uma das curiosidades sobre o marrocos é que há gatos por toda parte
Foto: Ludemeula Fernandes on Unplash

Se você ama gatos, vai ficar feliz com essa, que é uma das principais curiosidades sobre o Marrocos. Assim que você chegar lá, vai dar de cara com centenas de gatinhos!

Todos os moradores parecem gostar deles e é comum encontrar pessoas dando comida, cuidando e fazendo carinho neles.

A razão? Reza a lenda que o profeta Muhammed amava gatos e, quando fazia sermões, sua amada gatinha Muezza estava sempre em seu colo.

2. O Marrocos abriga o maior deserto quente do mundo.

camelos caminhando em deserto do Saara, uma das curiosidades sobre o Marrocos é que o país abriga o maior deserto quente do mundo
Foto: Carlos Leret on Unplash

Tecnicamente,  uma das curiosidades do Marrocos é  que ele é UMA DAS casas do maior deserto quente do mundo. 

O Saara se estende por mais de 9.200.000 km² e por 11 países do norte da África, incluindo o Marrocos. 

As visitas guiadas a este deserto são populares e recomendo que você, de forma alguma, deixe essa experiência de fora do seu roteiro do Marrocos. Nós fizemos e adoramos!

Independentemente do calor, o Saara é simplesmente lindo! Camadas infinitas de dunas de areia dourada preenchem o horizonte, e escalar essas dunas enormes é surreal. A atmosfera é muito tranquila e pacífica, e assistir ao pôr ou nascer do sol sobre o deserto é inesquecível. 

Algumas opções para conferir de perto essa que é uma das principais curiosidades sobre o Marrocos:

Dica extra:

Durante nossa estadia no deserto do Saara, nós dirigimos por conta própria até o deserto e ficamos hospedados por 3 dias no Auberge café du Sud! Gostamos bastante da experiência! 

A equipe do hotel ficou responsável por organizar todos os passeios, as refeições por lá eram ótimas, e havia uma piscina super refrescante para relaxarmos do calor escaldante do deserto, ao fim do dia.

3. O Marrocos é o lar de 9 locais do Patrimônio Mundial da UNESCO.

vista aérea de casas em medina do Marrocos
Foto: Toa Heftiba on Unplash

Sim, isso mesmo! Em terceiro na nossa lista, está uma das curiosidades sobre o Marrocos bem impressionantes! O país abriga muitos locais considerados Patrimônios Mundiais da UNESCO, isso é, lugares com grande importância histórica, científica e cultural.

Essa é a lista completa:

  • Medina de Fez 
  • Medina de Marraquexe 
  • Ksar de Ait-Benhaddou 
  • Cidade Histórica de Meknès 
  • Sítio Arqueológico de Volubilis 
  • Medina de Tétouan (antiga Titawin)
  • Medina de Essaouira (antiga Mogador) 
  • Cidade Portuguesa de Mazagão (El Jadida) 
  • Rabat, Capital Moderna e Cidade Histórica

Dica extra:

Se você quiser conhecer algum desses destinos durante a sua viagem, pode reservar esses passeios:

Um outro destino cheio de patrimônios mundiais da UNESCO é a África do Sul, lá são 10! Para conferir a lista e muitos fatos interessantes leia também: 19 Curiosidades sobre a África do Sul.

4. As festas de casamento duram até 3 dias.

curiosidades sobre o Marrocos Casamento tradicional marroquino
Foto divulgação: Instants Magiques Marrakech

Essa é uma das curiosidades sobre o Marrocos que pode ser difícil que você consiga presenciar, mas se tiver a chance, não perca! Apenas, lembre-se de reservar 3 dias em sua agenda para o evento.

É isso mesmo, os casamentos por lá podem durar 3 dias e tem de tudo! A noiva, por exemplo, troca de vestido mais de sete vezes e o noivo coloca o tradicional jabador ou um djellaba.

Para você entender melhor, os primeiros dois dias do casamento, são reservados para um hammam e o terceiro para uma festa de henna. 

E, como o consumo de álcool não é muito comum no país (falarei disso já já), o que mantém a energia são os doces e o café forte!

5. O símbolo do amor é o fígado.

Homem marroquino sorrindo
Foto: Mika on Unplash

Aí vem uma das curiosidades sobre o Marrocos mais peculiares! Por aqui, e na maioria dos países, o coração é considerado o símbolo máximo do amor, certo? 

Enviamos emojis de coração, rabiscamos ele em cartinhas de amor e há corações por toda parte no dia dos namorados… mas não no Marrocos.

Na cultura marroquina, o símbolo do amor é o fígado! Isso porque, para eles, um fígado saudável significa boa digestão e promove o bem-estar.

Eles até têm um ditado que se traduz aproximadamente como “Você conquistou meu fígado”, usado como uma declaração de amor!

6. Os marroquinos são loucos por chá.

Chá sendo servido em restaurante, uma das curiosidades sobre o Marrocos é que os marroquinos são loucos por chá
Foto: Aymane Idbouhadou on Unplash

Em sexto na nossa lista de curiosidades sobre o Marrocos, está outro fato que vai te surpreender. Assim como você vai ver gatos por toda parte, também vai ser comum ver muitas pessoas tomando chá a qualquer hora do dia. Tudo gira em torno do chá!

No início da manhã, há crianças distribuindo chá entre os vendedores, já no final do dia, há pessoas relaxando na sombra com uma xícara de chá e claro, à noite, as pessoas se sentam para conversar enquanto tomam uma xícara de chá.

Ela é a bebida nacional do Marrocos e por isso, é quase obrigatório experimentar o chá marroquino durante sua viagem. O gosto lembra goma de mascar de hortelã, mas não se trata apenas do sabor, e sim da experiência!

7. É difícil encontrar álcool.

Homem segura copo de cerveja e cigarro. Uma das curiosidades sobre o Marrocos é que é difícil encontrar álcool
Foto: Mika on Unplash

Já essa, é uma das curiosidades do Marrocos que pode não agradar muito… Bebidas alcoólicas, diferente do chá, não são tão simples assim de encontrar por aqui. 

Embora o país produza 40 milhões de garrafas de vinho a cada ano, o álcool não está amplamente disponível. Isso acontece porque consumir álcool é contra a religião do Islã. 

Mas fique tranquilo (a), em hotéis e restaurantes licenciados que atendem principalmente a turistas você vai conseguir tomar uma cerveja. Também é possível beber tranquilamente em passeios como o ‘Marrakech: Jantar Marroquino e Experiência de Banda ao Vivo’.

8. Há muitos encantadores de serpentes.

Homens encantam serpente em Marrakesh, uma das curiosidades do Marrocos é que há muitos encantadores de serpentes
Foto: Raul Cacho Oses on Unplash

Caso você pense que encantadores de serpentes são personagens fictícios encontrados apenas em filmes, ao chegar no Marrocos, vai descobrir que eles existem de verdade! 

Frequentemente, você vai encontrar encantadores de serpentes em pontos turísticos populares, como a praça principal de Marrakesh ou Tânger, trabalhando. 

9. Tem uma das melhores culinárias do mundo.

Tagine, prato tradicional marroquino, em cima de mesa. Uma das curiosidades do marrocos é que o país tem uma das melhores culinárias do mundo
Foto: Annie Spratt on Unplash

Em oitavo na nossa lista sobre curiosidades do Marrocos está um fato bem interessante, principalmente para quem ama saborear novos pratos, como nós: a comida marroquina é maravilhosa!

Os marroquinos têm uma grande variedade de frutas e especiarias (especialmente temperos) e adoram experimentá-los na cozinha.

Esse costume fez com que com o passar dos anos, a culinária marroquina se tornasse uma mistura mundialmente famosa de comida árabe, andaluza e mediterrânea, com uma pitada de influência francesa!

Alguns dos melhores pratos típicos do Marrocos são o cuscuz, servido com carne ou vegetais assados, omeletes servidos com pão e azeite e sardinhas frescas grelhadas perto do oceano. 

Tagines também são muito populares. Este é um prato delicioso de vegetais assados lentamente, carnes e temperos locais, tipicamente servidos em uma panela de barro vermelho.

Para completar, as azeitonas são as mais saborosas que já provamos, e o azeite é tão rico e abundante que você pode comê-lo com praticamente qualquer prato. 

Você pode comprar azeitonas, frutas e produtos frescos super baratos nas feiras livres, o que é sempre uma experiência divertida por lá.

10. Há tempestades de neve no Marrocos.

Homem caminha em montanha cheia de neve. Uma das curiosidades do Marrocos é que há tempestades de neve
Foto: Paul Macallan on Unplash

Mais uma das curiosidades sobre o Marrocos que surpreendem! O  Marrocos tem belas praias, altas montanhas, paisagens desérticas, oásis exuberantes e… paisagens com neve!

Dá para imaginar que o mesmo país que abriga o maior deserto do mundo, o Saara, também conta com tempestades de neve??

Mas é real, na parte sul do país, principalmente perto das suas montanhas como a Jebel Toubkal, é muito comum ver neve durante algumas épocas do ano.

11. E há uma estação de esqui.

homem olha para montanha com neve no Marrocos
Foto: Paul Macallan on Unplash

Apesar de ser pequena, a Oukaïmeden tem sete teleféricos e mais de seis milhas de pistas de esqui!

Pode parecer insignificante em comparação com as estações de esqui nos Alpes ou nas Montanhas Rochosas dos Estados Unidos e do Canadá, mas ainda sim é uma das curiosidades sobre o Marrocos mais interessantes.

Dica extra:

12. Existem diversas praias com Bandeira Azul.

Carro branco estacionado em frente à praia. Uma das curiosidades do Marrocos é que há diversas praias com Bandeira Azul
Foto: Anton Mishin on Unsplash

Embora muitos considerem este um país em desenvolvimento, uma das curiosidades sobre o Marrocos é que ele tem cerca de 26 praias com a Bandeira Azul! 

O que isso significa? Que o país tem dezenas de praias limpas e seguras para você passar suas férias no mar.

Para que você entenda melhor, a Bandeira Azul é um prêmio ambiental que exige uma série de critérios ambientais, educacionais, de segurança e acessibilidade rigorosos que devem ser atendidos e mantidos. 

Algumas boas opções são: Plage Tagharte e Saïdia.

Um outro destino praias imperdíveis é a África do Sul! Saiba mais na nossa lista das 11 melhores praias da África do Sul. Se você gosta de mergulhar, recomendo dar uma olhada também nos 12 melhores lugares para mergulhar no mundo.

13. A mão esquerda é considerada impura.

Homem marroquino fazendo sinal de positivo
Foto: Aziz Acharki on Unplash

Sim, isso mesmo, uma das curiosidades sobre o Marrocos é que a mão esquerda é considerada impura, mas há uma boa explicação para isso.

Na cultura marroquina, a mão esquerda é reservada para a higiene do banheiro e tarefas domésticas!

Então, na verdade, o que é impuro e completamente rude, é utilizar essa mão para comer, especialmente qualquer alimento comido com a mão em vez de um utensílio. Lembre-se de comer com a mão direita!

14. Existe uma cidade toda pintada de azul.

chapéus, quadros, cadeados em escada azul. Uma das curiosidades do Marrocos é que há uma cidade toda pintada de azul, conhecida como Chefchaouen
Foto: Mohammed lak on Unsplash

Uma das cidades sobre o Marrocos mais populares entre os turistas, a cidade azul de Chefchaouen foi um dos lugares que achamos mais bonitos no país. Ela é repleta de casas pintadas de azul e becos antigos e charmosos!

Conhecida como Pérola Azul de Marrocos, a maior atração por aqui é simplesmente vagar e tirar fotos.

Para sua visita ser mais divertida, é possível reservar algum passeio como:

15. Também há uma cidade vermelha.

tecidos coloridos expostos para venda em Marrakesk, Marrocos
Foto: Frida Aguilar Estrada on Unplash

Se o azul não é sua cor preferida, que tal conhecer a cidade de Marrakesh, chamada de “cidade vermelha”? 

Ao contrário de Chefchaouen, as paredes não foram pintadas dessa forma propositalmente. O tom avermelhado vem da argila e do arenito vermelho usados para construir muitos dos prédios antigos daqui.

Na verdade, eles parecem bem mais rosa ou salmão, mas a cidade acabou ganhando esse apelido.

Para conhecer mais da história desse destino e dessas construções, e ver de perto essa que é uma das famosas curiosidades sobre o Marrocos, você pode reservar uma Excursão Histórica e Cultural em Marrakech.

16. Existem duas línguas oficiais.

Mulheres marroquinas caminhando juntas em rua do Marrocos
Foto: Melvina Mak on Unplash

Ao contrário da maioria dos países que têm um idioma principal, o Marrocos tem dois. O primeiro e o principal é o árabe. Enquanto a segunda língua falada, a menos conhecida, é o berbere.

Um outro fato é que o francês também é falado e, em situações menos comuns, o espanhol.

17. O Marrocos abriga a universidade mais antiga do mundo.

vista aérea de árvores, casas e montanhas em Marrocos
Foto: Mari Potter on Unsplash

Fundada em 859 por Fatim al-Fihri, filha de um rico comerciante, a Universidade de al-Qarawiyyin é considerada a mais antiga do mundo, segundo o Livro Guinness dos Recordes. Interessante, né?

Ela está localizada em Fez e está na rota de alguns passeios turísticos. Para conhecê-la você pode reservar o Fez Medina Tour guiado.

18. Marrocos é um país barato.

pratos coloridos em chão branco disponíveis para venda, uma das curiosidades do Marrocos é que as refeições são baratas

Por último, na nossa lista de curiosidades sobre o Marrocos, um dos fatos que mais gostamos: Marrocos é barato!

Mesmo em bons restaurantes, uma refeição de 3 pratos raramente vai custar mais do que 120 dirhams ou US$12. Um restaurante típico para turistas serve refeições por cerca de 50 dirhams (US$ 5), enquanto restaurantes locais baratos servem refeições de 10-20 dirhams (US$ 1 ou US$ 2). 

Os produtos do mercado de rua são ainda mais baratos; é possível comprar sacolas de frutas e vegetais por 10 dirhams cada (US $ 1), alem de pães por apenas alguns centavos. 

E até mesmo acomodações em riads, kasbahs, acampamentos no deserto de 3 a 5 estrelas, e hotéis luxuosos são muito mais acessíveis do que você esperaria nos EUA, Austrália e lugares na Europa.

Ou seja, o Marrocos é um excelente destino tanto para quem busca viagens econômicas, ou estilo mochilão, quanto para quem quer viver uma experiência de luxo sem falir.

tarbouche

Curiosidades gerais sobre o Marrocos

População total: 36 milhões de pessoas

Capital: Rabate

Cidade mais populosa: Casablanca

Expectativa de vida: 77,3 anos

Moeda: Dirrã marroquino

Religião: A grande maioria dos marroquinos segue o Islamismo 

Fuso horário: A diferença é de 4 horas em relação ao horário oficial brasileiro.

Número / prefixo d