17/10/2021 Por Bárbara Rocha

Joanesburgo é perigoso? Descubra aqui!

Joanesburgo é perigoso? É o que muita gente se pergunta antes de embarcar para a capital da África do Sul, e que vamos responder neste post!

Apesar de ser o centro financeiro e cultural da África do Sul, Jozi, como é conhecida a capital, é um lugar que muitos turistas tendem a evitar, por conta de sua reputação de “cidade sem lei”.

Mas, afinal, até que ponto isso é verdadeiro?

A verdade é que sim, Joanesburgo aparece em 16º na lista de cidades mais perigosas, já que há crimes de gangues, tráfico de drogas e assaltos, como em basicamente todas as grandes cidades do mundo. Parte disso se deve ao fato de que a África do Sul é, de acordo com o Banco Mundial, o país mais desigual do mundo, o que é visível em Joanesburgo.

No entanto, apesar das taxas de criminalidade serem altas, os turistas raramente são vítimas, uma vez que os crimes ocorrem em áreas raramente frequentadas por eles. Ou seja, como em qualquer outra metrópole, há áreas que podem ser visitadas e áreas que você deve evitar! 

Deixar de conhecer esta cidade por ter ouvido falar que Joanesburgo é perigoso é perder um destino vibrante e importantíssimo na história da África do Sul!

icone africa

Confira, abaixo, nosso guia detalhado de como permanecer seguro em Joanesburgo e você terá uma viagem agradável e tranquila!

camisas em varal expostas para venda em rua de Joanesburgo
Foto: Gregory Fullard on Unsplash

Por que visitar Joanesburgo?

Antes de mais nada, vamos aos motivos para você visitar Joanesburgo.

Criada em 1886, após a descoberta de ouro na fazenda Langlaagte, ela também é conhecida como Cidade do Ouro e vale a pena conhecê-la por ser um um lugar moderno e vibrante, assim como Londres, Rio de Janeiro e Nova York!

Ela fica em em Gauteng – a menor das nove províncias sul-africanas, que contribui com cerca de 40% para o PIB da África do Sul.

Estando aqui, você vai poder visitar museus para entender melhor o Apartheid, vai entrar em contato com a riqueza cultural da África do Sul em bairros descolados cheios de arte, experimentar uma comida deliciosa nas feiras ou restaurantes sofisticados e ainda conhecer muitas pessoas simpáticas que vão animar sua viagem!

Regiões consideradas seguras em Joanesburgo

Como disse antes, qualquer lugar tem áreas mais seguras do que as outras, certo? Pense na sua cidade, todos os bairros são extremamente seguros? Acredito que não! O mesmo acontece em Joanesburgo.

As regiões que funcionam como centros financeiros, onde há diversas atrações, hotéis de luxo, cinema, lojas e restaurantes, e onde vivem famílias de classe média e alta, como os subúrbios do norte, são consideradas seguros.

Durante sua viagem, esses são alguns dos lugares tranquilos que recomendo conhecer:

1. Maboneng

pessoas andam em ruas de Maboneng, um bairro que contradiz quem acha que Joanesburgo é perigoso

Maboneng é um bairro da moda em Joanesburgo. É o melhor lugar para visitar cafés, restaurantes, lojas descoladas, bares animados e curtir a vida noturna de Joanesburgo, sem problemas!

A área se tornou rapidamente um núcleo criativo para artistas urbanos em Joanesburgo! É basicamente O LUGAR para ir, se você quer conhecer a galera mais legal de Joanesburgo!

2. Sandton

Sandton, um dos lugares para visitar para quem acha que Joanesburgo é perigoso

O nome “Sandton” vem da combinação de dois de seus subúrbios, Sandown e Bryanston.

Ela é uma área rica e desenvolvida em Joanesburgo, que cresceu rapidamente na década de 1990 à medida que empresas e a JSE (Bolsa de Valores de Joanesburgo) migraram seus escritórios para cá, devido ao aumento da taxa de criminalidade no centro da cidade.

Com isso, foram criados muitos shoppings, onde você pode andar despreocupado (a), como o enorme Sandton City que tem 144.000 m2 e é um dos mais ricos e maiores centros comerciais da África. Nele, há cerca de 300 lojas, vários restaurantes e 2 grandes hotéis. 

O único local nessa área onde é preciso ter cuidado é na Praça Nelson Mandela, já que ela costuma ficar muito lotada.

3. Rosebank

Contrariando quem diz que Joanesburgo é perigoso, Rosebank, é um subúrbio comercial ao norte do centro de Joanesburgo, onde a segurança reina.

Aqui você encontra vários bares, restaurantes, hotéis, escritórios e o The Mall of Rosebank, um shopping bem seguro com muitas lojas. 

Vale a pena visitá-lo aos domingos, para conhecer o artesanato africano e experimentar alguns pratos típicos nas várias barracas de comida do Rooftop Market, um mercado semanal bem legal.

4. Braamfontein

Prédio Leebram em Braamfontein, Joanesburgo
Foto: Ossewa, CC BY-SA 4.0

Conhecido como o centro de Joanesburgo, Braamfontein, ou apenas Braam, é um centro estudantil animado que abriga o campus da Witwatersrand (Wits), uma das mais conceituadas universidades do país.

É aqui que fica a icônica Ponte Nelson Mandela, o Wits Art Museum, que tem uma bela coleção de arte africanas, e a Constitution Hill, onde estiveram prisioneiros notáveis, como Nelson Mandela e Mahatma Gandhi.

Além destes atrativos interessantes, a área conta com restaurantes modernos e bares em coberturas com uma ótima vista da região.

5. Melville

casas e árvores em rua de Melville, um bairro tranquilo que contradiz quem acha que Joanesburgo é perigoso
Foto: PaulaGruben, CC BY-SA 3.0

Mais um destino onde moram muitos estudantes, Melville é um bairro boêmio considerado um dos mais descolados de Joanesburgo.

Durante a noite, os bares animados com hip-hop e rock, são tomados pelos jovens que vão tomar cerveja, coquetéis e tequila. Você vai poder curtir essa vida noturna vibrante, desde que tome um certo cuidado!

6. Fordsburg

pessoas andam em shopping Oriental Plaza em Fordsburg, um lugar seguro em Joanesburgo

Ao pisar em Fordsburg, bairro onde a maior parte dos moradores é muçulmana, você vai esquecer essa história de que Joanesburgo é perigoso. Por ali, você vai encontrar locais prestativos e amigáveis, o que vai fazer com que você se sinta bastante seguro(a).

O bairro é famoso pelo shopping Oriental Plaza, onde você vai encontrar barracas de comida com muitos temperos, além do Fordsburg Square, um mercado de pulgas movimentado nos fins de semana.

As melhores coisas para se fazer em Joanesburgo

Durante nossas viagens para Joanesburgo, nos sentimos tão seguros, que desfizemos totalmente a ideia de que  Joanesburgo é uma cidade perigosa!

Há muito o que fazer em Joanesburgo! Mas, em nossa opinião, os melhores atrativos  são: o Museu do Apartheid, Soweto, Constitution Hill e o Lesedi Cultural Village, além de feiras, restaurantes e mercados.

Para saber o que há de mais interessante e divertido em Joanesburgo, leia também: O que fazer em Joanesburgo: melhores atrações e dicas.

Problemas/Crimes comuns em Joanesburgo

parede suja de sangue
Foto: Phoebe T on Unsplash

crime

Problemas/Crimes  |  Nível de risco

Desastres naturais | Baixo

Terrorismo | Baixo 

Batedores de carteira | Médio

Golpes | Médio

Estupro | Alto

Assassinato | Alto

Roubo de carro | Alto

Assalto | Alto

Regiões perigosas em Joanesburgo

Como falei, qualquer lugar do mundo tem suas áreas seguras e outras nem tanto, e isso é totalmente normal! Afinal, mesmo em uma visita a Nova York, Londres ou Rio de Janeiro, você não iria sair visitando qualquer lugar sem antes se informar,  concorda? 

Pois é, o mesmo acontece por aqui! Joanesburgo é perigoso, sim, em alguns pontos onde os crimes que você viu na tabela acima costumam ocorrer. Mas Jozi, em geral, está longe de ser uma cidade “sem lei”, onde você não pode pisar. 

Confira, abaixo, as áreas consideradas “perigosas” em Joanesburgo, onde é preciso ter cuidado e é recomendado visitar somente durante o dia:

1. Hillbrow

Pessoas e carros em rua de Hillbrow, um lugar considerado perigoso em Joanesburgo
Foto: Joonas Lyytinen, KäyttäjäJoonasl, CC BY 2.5

Apesar de ter atrativos interessantes, como o parque mais antigo do país (Joubert Park), a Galeria de Arte de Joanesburgo (JAG) e o arranha-céu residencial mais alto da África, com 173 metros, neste bairro também existe pobreza, prostituição e há relatos constantes de crimes, como rapto e estupros. Por isso, não custa evitá-lo durante a noite.

2. CBD

vista aérea, durante o dia, de prédios em CBD, em Joanesburgo
Foto: PretoriaTravel, CC BY-SA 3.0

O Central Business District, geralmente chamado de CBD, é um dos principais centros de negócios de Joanesburgo, mas é pouco seguro. Ele é conhecido por assaltos a mão armada. 

Caso queira conhecê-lo, não leve nada de valor, como celular, câmeras e jóias.

3. Alexandria

vista aérea de prédios e barracas em ruas de Alexandria, uma das áreas mais perigosas de Joanesburgo
Foto: Kevin Gabbert

Afetada por guerras de gangues, Alexandria é considerada uma das áreas mais perigosas de Joanesburgo e só é recomendado andar por lá com um guia turístico.

4. Berea