06/11/2023

Joanesburgo é perigoso? Descubra aqui!

Joanesburgo é perigoso? É o que muita gente se pergunta antes de embarcar para a capital da África do Sul, e que vamos responder neste post!

Apesar de ser o centro financeiro e cultural da África do Sul, Jozi, como é conhecida a capital, é um lugar que muitos turistas tendem a evitar, por conta de sua reputação de “cidade sem lei”.

Mas, afinal, até que ponto isso é verdadeiro?

A verdade é que sim, Joanesburgo aparece em 16º na lista de cidades mais perigosas, já que há crimes de gangues, tráfico de drogas e assaltos, como em basicamente todas as grandes cidades do mundo. Parte disso se deve ao fato de que a África do Sul é, de acordo com o Banco Mundial, o país mais desigual do mundo, o que é visível em Joanesburgo.

No entanto, apesar das taxas de criminalidade serem altas, os turistas raramente são vítimas, uma vez que os crimes ocorrem em áreas raramente frequentadas por eles. Ou seja, como em qualquer outra metrópole, há áreas que podem ser visitadas e áreas que você deve evitar! 

Deixar de conhecer esta cidade por ter ouvido falar que Joanesburgo é perigoso é perder um destino vibrante e importantíssimo na história da África do Sul!

Confira, abaixo, nosso guia detalhado de como permanecer seguro em Joanesburgo e você terá uma viagem agradável e tranquila!

icone africa
camisas em varal expostas para venda em rua de Joanesburgo
Foto: Gregory Fullard on Unsplash

Por que visitar Joanesburgo?

Antes de mais nada, vamos aos motivos para você visitar Joanesburgo.

Criada em 1886, após a descoberta de ouro na fazenda Langlaagte, ela também é conhecida como Cidade do Ouro e vale a pena conhecê-la por ser um um lugar moderno e vibrante, assim como Londres, Rio de Janeiro e Nova York!

Ela fica em em Gauteng – a menor das nove províncias sul-africanas, que contribui com cerca de 40% para o PIB da África do Sul.

Estando aqui, você vai poder visitar museus para entender melhor o Apartheid, vai entrar em contato com a riqueza cultural da África do Sul em bairros descolados cheios de arte, experimentar uma comida deliciosa nas feiras ou restaurantes sofisticados e ainda conhecer muitas pessoas simpáticas que vão animar sua viagem!

Regiões consideradas seguras em Joanesburgo

Como disse antes, qualquer lugar tem áreas mais seguras do que as outras, certo? Pense na sua cidade, todos os bairros são extremamente seguros? Acredito que não! O mesmo acontece em Joanesburgo.

As regiões que funcionam como centros financeiros, onde há diversas atrações, hotéis de luxo, cinema, lojas e restaurantes, e onde vivem famílias de classe média e alta, como os subúrbios do norte, são consideradas seguros.

Durante sua viagem, esses são alguns dos lugares tranquilos que recomendo conhecer:

1. Maboneng

pessoas andam em ruas de Maboneng, um bairro que contradiz quem acha que Joanesburgo é perigoso

Maboneng é um bairro da moda em Joanesburgo. É o melhor lugar para visitar cafés, restaurantes, lojas descoladas, bares animados e curtir a vida noturna de Joanesburgo, sem problemas!

A área se tornou rapidamente um núcleo criativo para artistas urbanos em Joanesburgo! É basicamente O LUGAR para ir, se você quer conhecer a galera mais legal de Joanesburgo!

2. Sandton

Sandton, um dos lugares para visitar para quem acha que Joanesburgo é perigoso

O nome “Sandton” vem da combinação de dois de seus subúrbios, Sandown e Bryanston.

Ela é uma área rica e desenvolvida em Joanesburgo, que cresceu rapidamente na década de 1990 à medida que empresas e a JSE (Bolsa de Valores de Joanesburgo) migraram seus escritórios para cá, devido ao aumento da taxa de criminalidade no centro da cidade.

Com isso, foram criados muitos shoppings, onde você pode andar despreocupado (a), como o enorme Sandton City que tem 144.000 m2 e é um dos mais ricos e maiores centros comerciais da África. Nele, há cerca de 300 lojas, vários restaurantes e 2 grandes hotéis. 

O único local nessa área onde é preciso ter cuidado é na Praça Nelson Mandela, já que ela costuma ficar muito lotada.

3. Rosebank

Contrariando quem diz que Joanesburgo é perigoso, Rosebank, é um subúrbio comercial ao norte do centro de Joanesburgo, onde a segurança reina.

Aqui você encontra vários bares, restaurantes, hotéis, escritórios e o The Mall of Rosebank, um shopping bem seguro com muitas lojas. 

Vale a pena visitá-lo aos domingos, para conhecer o artesanato africano e experimentar alguns pratos típicos nas várias barracas de comida do Rooftop Market, um mercado semanal bem legal.

4. Braamfontein

Prédio Leebram em Braamfontein, Joanesburgo
Foto: Ossewa, CC BY-SA 4.0

Conhecido como o centro de Joanesburgo, Braamfontein, ou apenas Braam, é um centro estudantil animado que abriga o campus da Witwatersrand (Wits), uma das mais conceituadas universidades do país.

É aqui que fica a icônica Ponte Nelson Mandela, o Wits Art Museum, que tem uma bela coleção de arte africanas, e a Constitution Hill, onde estiveram prisioneiros notáveis, como Nelson Mandela e Mahatma Gandhi.

Além destes atrativos interessantes, a área conta com restaurantes modernos e bares em coberturas com uma ótima vista da região.

5. Melville

casas e árvores em rua de Melville, um bairro tranquilo que contradiz quem acha que Joanesburgo é perigoso
Foto: PaulaGruben, CC BY-SA 3.0

Mais um destino onde moram muitos estudantes, Melville é um bairro boêmio considerado um dos mais descolados de Joanesburgo.

Durante a noite, os bares animados com hip-hop e rock, são tomados pelos jovens que vão tomar cerveja, coquetéis e tequila. Você vai poder curtir essa vida noturna vibrante, desde que tome um certo cuidado!

6. Fordsburg

pessoas andam em shopping Oriental Plaza em Fordsburg, um lugar seguro em Joanesburgo

Ao pisar em Fordsburg, bairro onde a maior parte dos moradores é muçulmana, você vai esquecer essa história de que Joanesburgo é perigoso. Por ali, você vai encontrar locais prestativos e amigáveis, o que vai fazer com que você se sinta bastante seguro(a).

O bairro é famoso pelo shopping Oriental Plaza, onde você vai encontrar barracas de comida com muitos temperos, além do Fordsburg Square, um mercado de pulgas movimentado nos fins de semana.

As melhores coisas para se fazer em Joanesburgo

Durante nossas viagens para Joanesburgo, nos sentimos tão seguros, que desfizemos totalmente a ideia de que  Joanesburgo é uma cidade perigosa!

Há muito o que fazer em Joanesburgo! Mas, em nossa opinião, os melhores atrativos  são: o Museu do Apartheid, Soweto, Constitution Hill e o Lesedi Cultural Village, além de feiras, restaurantes e mercados.

Problemas/Crimes comuns em Joanesburgo

parede suja de sangue
Foto: Phoebe T on Unsplash

crime

Problemas/Crimes  |  Nível de risco

Desastres naturais | Baixo

Terrorismo | Baixo 

Batedores de carteira | Médio

Golpes | Médio

Estupro | Alto

Assassinato | Alto

Roubo de carro | Alto

Assalto | Alto

Regiões perigosas em Joanesburgo

Como falei, qualquer lugar do mundo tem suas áreas seguras e outras nem tanto, e isso é totalmente normal! Afinal, mesmo em uma visita a Nova York, Londres ou Rio de Janeiro, você não iria sair visitando qualquer lugar sem antes se informar,  concorda? 

Pois é, o mesmo acontece por aqui! Joanesburgo é perigoso, sim, em alguns pontos onde os crimes que você viu na tabela acima costumam ocorrer. Mas Jozi, em geral, está longe de ser uma cidade “sem lei”, onde você não pode pisar. 

Confira, abaixo, as áreas consideradas “perigosas” em Joanesburgo, onde é preciso ter cuidado e é recomendado visitar somente durante o dia:

1. Hillbrow

Pessoas e carros em rua de Hillbrow, um lugar considerado perigoso em Joanesburgo
Foto: Joonas Lyytinen, KäyttäjäJoonasl, CC BY 2.5

Apesar de ter atrativos interessantes, como o parque mais antigo do país (Joubert Park), a Galeria de Arte de Joanesburgo (JAG) e o arranha-céu residencial mais alto da África, com 173 metros, neste bairro também existe pobreza, prostituição e há relatos constantes de crimes, como rapto e estupros. Por isso, não custa evitá-lo durante a noite.

2. CBD

vista aérea, durante o dia, de prédios em CBD, em Joanesburgo
Foto: PretoriaTravel, CC BY-SA 3.0

O Central Business District, geralmente chamado de CBD, é um dos principais centros de negócios de Joanesburgo, mas é pouco seguro. Ele é conhecido por assaltos a mão armada. 

Caso queira conhecê-lo, não leve nada de valor, como celular, câmeras e jóias.

3. Alexandria

vista aérea de prédios e barracas em ruas de Alexandria, uma das áreas mais perigosas de Joanesburgo
Foto: Kevin Gabbert

Afetada por guerras de gangues, Alexandria é considerada uma das áreas mais perigosas de Joanesburgo e só é recomendado andar por lá com um guia turístico.

4. Berea

faixa amarela onde há escrito 'police line do not cross'
Foto: David von Diemar on Unsplash

Furtos, assaltos e roubos de veículos são constantes em Berea, o que a torna uma das áreas perigosas em Joanesburgo.

5. Joubert Park

Joubert Park é outro lugar considerado perigoso em Joanesburgo, por sofrer com guerra de gangues e roubos. Evite!

Dicas práticas de segurança em Joanesburgo

Estátua do Mandela, em Joanesburgo
Foto: Kevin Gabbert

Agora que você já sabe quais áreas de Jozi pode frequentar sem medo, e as que deve evitar, já deve ter entendido que Joanesburgo é perigoso sim, mas apenas em alguns locais, assim como em qualquer grande cidade do mundo! 

No entanto, além de evitar certos bairros durante a noite, há alguns cuidados extras que podem tornar sua viagem ainda mais segura. São eles:

1. Não carregue muito dinheiro

É sempre bom ter algum valor para emergências, mas recomendo que não seja uma quantia muito grande. Use seu cartão de débito ou crédito, já que a maioria dos estabelecimentos os aceita.

2. Cuidado com a clonagem de cartões, golpes de caixas eletrônicos, batedores de carteira.

pessoa com luvas pretas usa notebook
Foto: Towfiqu barbhuiya on Unsplash

Nunca dê a ninguém seu cartão, identidade ou passaporte (os hotéis geralmente pedem para fazer uma cópia de sua identidade no momento do check-in, isso é normal). Tome cuidado para evitar roubo de identidade.

3. Escolha hotéis seguros

As melhores opções são as que possuem recepção 24 horas, estacionamento seguro e quartos com cofre, onde você pode guardar objetos de valor.

4. Evite multidões

Se estiver acontecendo alguma manifestação, não é bom se juntar a ela! Os protestos na África do Sul geralmente terminam em violência e policiais atirando contra os manifestantes.

5. Reserve passeios seguros

fotos em exposição em Museu do Apartheid em Joanesburgo
Foto: Michael Schofield on Unsplash

Para explorar melhor a cidade, esteja acompanhado de um guia ou um local. Aqui estão alguns bons passeios que recomendamos:

6. Salve o número da embaixada

Se algo de ruim acontecer, e a polícia local não solucionar o problema, ligue para a embaixada para saber o que pode ser feito. A embaixada do Brasil na África do Sul fica em Pretória e o telefone atual (setembro/2021) é + 27 (12) 366.52.00. Mas recomendo fazer uma busca antes da sua viagem para confirmar se o número continua o mesmo.

7. Faça um seguro viagem

Seguro viagem é sinônimo de paz de espírito, confie em nós! Então, não deixe de forma alguma de fazer um seguro de viagem, pois é ele quem vai te socorrer se algum perrengue rolar!

Fazendo pela plataforma do Seguros Promo, você consegue 10% de desconto ( 5% de desconto e +5%, se optar pelo pagamento via boleto) se usar o  nosso cupom: MMDAVIDA5.

Dicas para quem vai dirigir em Joanesburgo

volante de carro onde há do lado suporte com celular

Sim, é possível dirigir de forma segura em Joanesburgo, e você pode até mesmo alugar um carro com a RentCars, mas não recomendo nada chamativo e luxuoso demais. Além disso, é bom ter os seguintes cuidados:

  • Como o roubo de carros é comum em alguns pontos, fique em hotéis com estacionamento. Durante os passeios, estacione dentro dos shoppings.
  • Nunca deixe objetos de valor, como o seu celular, à vista.
  • Quando entrar/sair do carro, lembre-se de verificar se todas as portas estão trancadas.
  • Preste sempre atenção ao seu redor.

Locais mais seguros para se hospedar

Para aproveitar ao máximo sua estadia na capital, sem ficar pensando nessa história de que Joanesburgo é perigoso, fique hospedado nas regiões mais seguras da cidade, como Rosebank, Melville, Sandton, Maboneng ou Melrose. 

Aqui estão alguns bons hotéis que recomendamos:

Hotéis de luxo em Joanesburgo:

mesa, cadeiras e sofás em quarto de luxo de The Michelangelo Towers, em Joanesburgo
Foto divulgação: The Michelangelo Towers

The Michelangelo Towers - $$$$$

Localizado em Sandton, o The Michelangelo Towers tem uma vista panorâmica para as montanhas de Magaliesberg e Gauteng, academia, piscinas cobertas e ao ar livre e nada mais, nada menos que 6 restaurantes com comidas deliciosas.

Ainda assim, caso queira, você pode preparar suas refeições, já que as suítes são amplas e contam com cozinha!

Nota no booking: 8,3
A diária para casal custa a partir de: R$1.859,99

The Houghton Hotel, Spa, Wellness & Golf - $$$$

Com quartos enormes e super confortáveis, o The Houghton Hotel, Spa, Wellness & Golf fica em Houghton, um subúrbio rico de Joanesburgo.

Ele é um dos hotéis mais completos da região: há café da manhã, estacionamento gratuito, uma excelente piscina, academia, bar, cabeleireiro, spa, sauna, terraço com uma ótima vista e recepção 24 horas.

Nota no booking: 8,9
A diária para casal custa a partir de: R$1.278,00

54 on Bath - $$$$

Localizado em Rosebank, o 54 on Bath funciona em um prédio histórico extremamente lindo! 

Os quartos são espaçosos, há uma academia, eles servem um bom café da manhã e, no terraço, há um bar, onde você pode pedir drinks e curtir a vista!

Já na área de lazer, há uma grande piscina para se refrescar! Uma das coisas que mais gostamos desse hotel é que ele tem acesso direto ao shopping do bairro, o Rosebank Mall.

Nota no booking: 9,2
A diária para casal custa a partir de: R$722,00

Hotéis custo-benefício Joanesburgo:

cama de casal em quarto de Thulani Lodge um hotel em Joanesburgo
Foto divulgação: Thulani Lodge

Thulani Lodge - $$$

Localizado em Melville, um bairro bem tranquilo, o Thulani Lodge tem uma localização perfeita, perto de vários bares e restaurantes, o que possibilita que você faça tudo a pé! 

Ele possui recepção 24 horas, estacionamento gratuito, uma boa piscina, churrasqueira e um jardim muito agradável. Os quartos são aconchegantes e, diariamente, há um café da manhã, que inclui diferentes tipos de ovos, bacon e uma geleia caseira maravilhosa!

Nota no booking: 8,4
A diária para casal custa a partir de: R$312,00

The Jack Rose - $$

Localizado em Rosebank, pertinho do metrô,  do Rosebank Mall e da Goodman Gallery, o The Jack Rose é o hotel perfeito para quem quer estar bem localizado.  

A recepção funciona 24 horas, há estacionamento gratuito,  toda equipe é muito elogiada pela receptividade e há quartos espaçosos que contam com geladeira, micro-ondas e cafeteira, perfeitos para quem quer economizar com alimentação.

Nota no booking: 8,1
A diária para casal custa a partir de: R$225,00

Villa Schreiner Guest House - $$

Localizado em Randburg, uma área nobre de Joanesburgo, o Villa Schreiner Guest House está a apenas 8 minutos do Fourways Mall, o segundo maior shopping center da África do Sul, e a 800 metros do Shopping Douglasdale, além de existirem muitos restaurantes, café e lojas por perto.

Além da ótima localização, o anfitrião é muito simpático, há uma boa piscina no local, o estacionamento é gratuito e o café da manhã é muito bom!

Nota no booking: 9,1
A diária para casal custa a partir de: R$205,00

Hotéis econômicos em Joanesburgo:

cama de casal, sofá e guarda-roupa em quarto de Saffron Guest House, hospedagem em Joanesburgo
Foto divulgação: Saffron Guest House

Saffron Guest House - $$

O Saffron Guest House fica em Melville, subúrbio boêmio com diversos bares, tabernas e restaurantes, o que é perfeito para quem quer curtir a vida noturna de Joanesburgo. 

A recepção por aqui funciona 24 horas, há estacionamento gratuito, segurança à noite, um ATM e a equipe é bem simpática. O café da manhã não está incluso no valor da diária, mas há uma cafeteira e um frigobar em todos os quartos, então, você pode preparar o seu café da manhã!

Nota no booking: 8,7
A diária para casal custa a partir de: R$194,00.

Linden Guest House - $$

A Linden Guest House é uma pousada silenciosa e limpinha, com funcionários muito amigáveis. Ela fica em Randburg, área nobre da província de Gauteng, que é super tranquila e conta com belas casas. 

No local, há estacionamento gratuito, piscina ao ar livre, churrasqueira e uma cozinha compartilhada para você preparar sua própria comida.

Nota no booking: 7,6
A diária para casal custa a partir de: R$ 167,00 e individual R$167,00

CURIOCITY Backpackers Johannesburg - $

Localizado em Maboneng, o CURIOCITY Backpackers Johannesburg é um hostel com estacionamento gratuito e várias instalações, como piscina, churrasqueira, bar e salão de jogos, para você se divertir e conhecer outros viajantes. 

É possível alugar bicicletas e a equipe oferece excursões/passeios a pé pela cidade, ideal para quem não quer explorar a região sozinho! Outro ponto interessante é que há uma boa cozinha compartilhada para você preparar suas refeições. 

Nota no booking: 8,3
A diária para casal custa a partir de: R$ 104,00 e individual R$69,00

O que não fazer em Joanesburgo

Pedestres em Joanesburgo
Foto: Gregory Fullard on Unsplash

Para finalizar, além das dicas de segurança, trouxemos algumas dicas de conduta, já que, infelizmente, alguns viajantes acabam pecando em alguns aspectos, como tratar os moradores locais de forma pouco respeitosa, tirar fotos sem pedir autorização, ignorar as regras/costumes, e por aí vai.

É normal que a gente sinta curiosidade sobre uma cultura tão diferente da nossa e queira estabelecer um contato, ou registrar o que vemos, mas isso precisa ser feito com o máximo de respeito!

Por isso, aqui vão algumas dicas do que NÃO fazer em Joanesburgo:

  • Não tire fotos de pessoas sem consentimento, muito menos de crianças aleatórias sem o consentimento dos pais.
  • Não tente pechinchar nos mercados locais, pois muitos desses vendedores estão tentando sobreviver para alimentar suas famílias.
  • Não entre na casa das pessoas, sem ser convidado (a).

Afinal, Joanesburgo é perigoso? 

Absolutamente não! É uma cidade vibrante, descolada e moderna, com algumas áreas menos seguras, assim como o Rio de Janeiro, São Paulo, Nova York, Londres, e qualquer outra grande cidade.

De uma coisa esteja certo(a): se você seguir as dicas do post e tomar as devidas precauções, vai estar e se sentir bastante seguro (a) em Joanesburgo e poder explorar ao máximo o que essa cidade super interessante tem para te oferecer!

Você também pode gostar de ler:
PLANEJE SUA TRIP
SEGURO VIAGEM

Tenha quem te socorrer nos perrengues. O voo atrasou, sua mala foi danificada ou sofreu algum acidente? O Seguros Promo garante sua indenização. Feche agora e com desconto o seguro ideal para sua viagem. 

PASSAGENS AÉREAS

Economize na passagem. Quer viajar mais? Com o Passagens Promo você encontra descontos imbatíveis em passagens áreas.

ACOMODAÇÃO

Durma no conforto, mesmo fora de casa.  Seja sua procura um hotel, apartamento, resort ou chalé, no Booking.com você encontra as acomodações mais baratas e mais confortáveis.  

ALUGUEL DE CARRO

Desbrave o destino escolhido. Se você quer quebrar barreiras, e aproveitar ao máximo o seu destino, alugue um carro com o melhor preço e com possibilidade de parcelamento em até 12x através do RentCars.

admin
ebook melhores momentos da vida 101 dicas 1
email

101 DICAS INCRÍVEIS E TRUQUES PARA VIAGEM

Quer embarcar nas nossas dicas? Então faz o check-in:

Salve as dicas no Pinterest

O que fazer na Croacia21
O que fazer na Croacia20