13/09/2021 Por Bárbara Rocha

19 Curiosidades sobre a África do Sul

Buscando algumas curiosidades sobre a África do Sul antes de partir para lá? Pois você está no post certo, aqui listamos 19 delas!

Considerado um dos melhores destinos de safári do mundo (são 19 parques nacionais), o país é conhecido por sua rica vida selvagem. Mas, isso não o resume!

A África do Sul também abriga uma variedade de culturas, belas praias, cidades charmosas com hotéis fenomenais, patrimônios históricos, além de desertos e florestas subtropicais.

Mas você sabia que aqui estão localizados o maior resort temático e até a maior rota de vinho do mundo? Não?! Então, continue lendo para descobrir essa e outras curiosidades da África do Sul!

icone africa

Confira aqui! 19 Curiosidades sobre a África do Sul

1. A África do Sul é o lar do Berço da Humanidade.

vista aérea de mar e árvores em África do Sul
Foto: Tobias Reich on Unsplash

A primeira da nossa lista de curiosidades da África do Sul é que no país foram descobertas as primeiras evidências da evolução humana!

Arqueólogos descobriram restos humanos, alguns dos quais com mais de 2 milhões de anos! Um exemplo é o primeiro fóssil de hominídeo – um Australopithecus Africanus – que foi encontrado em 1924. 

Isso garantiu ao país o título de “Berço da Humanidade”, que agora é um Patrimônio Mundial da UNESCO.  

Para entender de perto essa história, é possível visitar o complexo arqueológico “Sítios com fósseis de hominídeos de Sterkfontein, Swartkrans, Kromdraai e arredores” , que fica a cerca de 40 minutos de carro do centro de Joanesburgo. 

Outro fato curioso é que os primeiros fósseis de dinossauros também foram descobertos por aqui, além de 80% dos fósseis de mamíferos encontrados no mundo! 

Dica:

Para conhecer esse lugar com um guia que vai explicar melhor todos os detalhes dessa curiosidade, você pode comprar ingresso para uma excursão.

2. O país tem 11 línguas oficiais.

casal viajando o mundo Vagner Alcantelado e Babi Rocha
Foto: Vagner Alcantelado

Inglês, Afrikaans, Ndebele, Sotho do Norte, Sotho, Swazi, Tswana, Tsonga, Venda, Xhosa e Zulu! Sim, todas essas são consideradas línguas oficiais da África do Sul.

Pelo menos 98% do país fala uma dessas línguas, mas existem outros dialetos e linguagens presentes em todo o país (pelo menos 35!)

Entre elas, Zulu e Xhosa são as mais faladas. E, talvez você não saiba, mas já pode ter ouvido Xhosa por aí, sabia? Ela é utilizada pelo povo de Wakanda no filme Pantera Negra da Marvel.

Outro fato interessante, principalmente se você não fala inglês, é que não vai ser difícil encontrar alguém que fale o português, já que cerca de 1 milhão de pessoas o falam por aqui!

3. Os sul-africanos amam churrasco.

pedaço de carne em churrasqueira, uma das curiosidades sobre a África do Sul é que os sul-africanos amam churrasco
Foto: Paul Hermann on Unsplash

Esse parece até um fato brasileiro mas, na verdade, é uma das curiosidades sobre a África do Sul, mesmo!

A grande maioria dos sul-africanos ama carne e, claro, churrasco (que eles chamam de braai).

Por isso, esse é o evento social número 1 no país. Não é difícil encontrar pessoas fazendo braai em qualquer lugar! Inclusive, churrasqueiras estão presentes nas áreas públicas de lazer, como praias ou parques nacionais.

Além disso, é comum encontrar pratos com carnes diferentes, como antílope, avestruz, javali, zebra e crocodilo.

Para conhecer os melhores pratos do país leia também: Comidas típicas da África do Sul: 13 pratos imperdíveis.

4. A África do Sul abriga o bungee jump mais alto do mundo.

ponte Bloukrans em Cabo Ocidental. Uma das curiosidades sobre a África do Sul é que ela abriga o bungee jump mais alto do mundo
Foto: La'J from USA, CC BY-SA 2.0

Você se considera uma pessoa corajosa? Se sim, essa é uma das curiosidades da África do Sul que pode te interessar.

Em Tsitsikamma, na fronteira do Cabo Ocidental e do Cabo Oriental, está o maior bungee jump comercial do mundo! São cerca de 216 metros da ponte Bloukrans até o rio Bloukrans.

Sem dúvidas, uma atração só para os caçadores de emoção e viciados em adrenalina!

Informações práticas:

A Ponte Bloukrans está localizada perto do Vale da Natureza em Western Cape. 

Caso não queira saltar, recomendo dar uma passada apenas para conhecer o lugar que é lindo! Agora, se você curte adrenalina, pode comprar um ingresso que dá acesso ao Bungee Jump + Tirolesa.

5. E também uma das montanhas mais antigas do mundo!

Table Mountain da Cidade do Cabo, uma das curiosidades sobre a África do Sul é que ela é uma das montanhas mais antigas do mundo
Foto: janan lagerwall on Unsplash

Se você prefere passeios mais tranquilos, conhecer a Table Mountain da Cidade do Cabo certamente é uma boa ideia.

Acredita-se que ela seja uma das montanhas mais antigas do mundo, com aproximadamente 260 milhões de anos!

Lá, existem milhares de espécies de plantas, incluindo algumas exclusivas da Região Floral do Cabo e o lugar também é um dos principais centros de energia do planeta! 

Por tudo isso, ela é considerada uma das 7 maravilhas naturais do mundo e se tornou destino popular para caminhadas, com centenas de rotas para explorar. 

6. Ela é o único país do mundo com três capitais.

casas coloridas e carros em rua de África do Sul
Foto: Devon Janse van Rensburg on Unplash

Se alguém disser que está na capital da África do Sul, é bom confirmar em qual delas, já que no país existem 3!

Enquanto no Brasil, Brasília é sede do governo dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, na África do Sul, cada poder tem sede em um destino: Cidade do Cabo (Legislativo), Pretória (Executivo) e Bloemfontein (Judiciário).

Curiosamente, as reuniões do Parlamento acontecem durante seis meses na Cidade do Cabo e seis meses em Pretória! 

Todos os três lugares são interessantes e valem uma visita. Em Pretória, por exemplo, há uma estátua gigantesca de Nelson Mandela, assim como lindos jardins.

7. Os seus vinhos são mundialmente famosos.

garrafas de vinho, uma das curiosidades sobre a África do Sul é que seus vinhos são mundialmente famosos
Foto: Hermes Rivera on Unsplash

Caso você seja apaixonado(a) por vinhos, provavelmente já conhece algum dos famosos vinhos sul-africanos.

O país é o lar de muitas vinícolas premiadas que produzem variedades e safras incríveis ano após ano. Ao todo, são mais de 500 vinícolas registradas!

Se for visitar o país, vale a pena explorar a região de Cape Wineland, onde você vai poder conhecer vinhedos e claro, provar um pouco dessas maravilhas. 

Alguns dos melhores vinhos sul africanos, que você pode encontrar até mesmo pelo Brasil são: Pinotage, Cabernet Sauvignon e Chardonnay.

Dica:

Se você quer degustar os melhores vinhos da África do Sul, recomendo fazer uma dessas excursões:

8. A África do Sul também abriga a rota do vinho mais longa do mundo.

vinícola em Rota 62, uma das curiosidades da África do Sul é que ela abriga a rota do vinho mais longa do mundo
Foto: Matthieu Joannon on Unsplash

Mais um fato curioso sobre a África do Sul para quem ama bons vinhos: existe uma estrada conhecida como Rota 62 que abriga excelentes vinícolas ao longo dos seus 850 quilômetros!

Se você quer desfrutar da degustação de ótimos vinhos e passear por algumas das belas fazendas e propriedades vinícolas, essa é uma visita obrigatória. 

É possível fazer esse passeio em um dia e a maneira mais simples é saindo da Cidade do Cabo.

Dica:

Stellenbosch é uma das regiões de vinícolas mais famosas do país e também vale a pena conhecê-la! Você pode comprar um ingresso para um passeio de bicicleta pelos Vinhedos com Almoço.

9. É um dos melhores lugares para observar a vida selvagem.

Curiosidades da Africa do Sul9
Foto: Gary Whyte on Unsplash

Mais de 500 espécies de pássaros, 100 espécies de répteis e 150 espécies de mamíferos! Isso incluindo os notórios cinco grandes (leão, leopardo, elefante, rinoceronte negro e búfalo africano).

Todos eles estão no nordeste da África do Sul, no Parque Nacional Kruger, uma das maiores reservas de caça da África.

O vasto parque cobre 19.624 quilômetros quadrados (tornando-o quase maior do que a área de superfície de Israel!). 

E a verdadeira atração do parque é o seu safári. Navegando pelas estradas bem conservadas, você vai poder observar a vida selvagem, respeitando o seu ambiente natural! 

Informações práticas

Esse parque fica a 6 horas de carro de Joanesburgo, por isso, caso tenha alugado um carro, você pode ir dirigindo. Mas, há algumas formas menos cansativas, como um desses passeios:

10. A África do Sul sedia a maior corrida de bicicleta do mundo.

bicicletas estacionadas em rua, uma das curiosidades sobre a África do Sul é que ela sedia a maior corrida de bicicleta do mundo
Foto: HUST WILSON on Unsplash

Talvez você já tenha ouvido falar do famoso Tour de France, mas na verdade a maior corrida de bicicleta do mundo acontece na África do Sul!

Conhecida como Cape Town Cycle Tour, ela acontece anualmente ao longo de 109 quilômetros da Península Sul da Cidade do Cabo e mais de 35.000 pilotos participam.

Só é preciso ter cuidado para não se distrair pelo caminho com as belas vistas das montanhas ao longo da estrada costeira de Chapman’s Peak Drive! 

11. Ela é a única do mundo a abrigar uma rua com dois Nobel da Paz.

vista aérea de cidade em África do Sul
Foto: Sangga Rima Roman Selia on Unsplash

Essa talvez seja uma das curiosidades sobre a África do Sul mais improváveis. 

Mas é real, dois vencedores do Prêmio Nobel moravam na rua Vilakazi em Soweto, Joanesburgo!

Os vizinhos, que são conhecidos mundialmente por seus esforços para acabar com o apartheid, eram o ex-presidente Nelson Mandela e o arcebispo Desmond Tutu que receberam o Prêmio Nobel da Paz em 1993 e 1984, respectivamente. 

Dica:

Para conhecer mais da maior e mais famosa township da África do Sul, vale a pena comprar ingresso para uma excursão em Soweto.

12. Ela possui o maior resort temático do mundo.

cervos em campo, uma das curiosidades da África do Sul é que ela é um dos melhores lugares para observar a vida selvagem
Foto: Simon Allen on Unsplash

Construído na cratera de um vulcão extinto e cercado por uma selva botânica artificial de 25 hectares com quase 2 milhões de plantas, árvores e arbustos, o Palácio da Cidade Perdida é o maior hotel resort temático do mundo!

Localizado no Sun City Resort, ao lado do Parque Nacional de Pilanesberg ele é uma das hospedagens mais luxuosas do país e conta com quadra de tênis, cassino, campo de golfe e até uma praia artificial.

13. Ela é mil destinos em um só.

vista aérea de montanhas em mar em África do Sul
Foto: Lina Loos on Unsplash

Por fim, uma das curiosidades sobre a África do Sul é que ela é um destino como nenhum outro. 

O país abriga uma variedade de paisagens e biomas, incluindo desertos, pântanos, savanas, pastagens, montanhas e florestas subtropicais! Por isso, é impossível que qualquer visitante não ache algo que gosta por aqui.

A África do Sul tem sol, mar e praias douradas, safáris incríveis, vinícolas e montanhas para explorar, além de grandes e pequenas cidades!

14. A África do Sul tem alguns dos animais selvagens mais interessantes do mundo.

elefante em campo, uma das curiosidades da África do Sul é que ela tem alguns dos animais selvagens mais interessantes do mundo
Foto: Will Shirley on Unsplash

Dentre eles, estão:

  • A maior ave (avestruz)
  • maior mamífero (elefante macho)
  • menor mamífero (musaranho anão)
  • maior réptil (tartaruga marinha: 680 kgs)
  • maior minhoca (minhoca gigante africana)
  • animal mais rápido (chita)
  • animal mais alto (girafa)
  • maior peixe (tubarão-baleia).

Incrível né?!

15. O país possui a segunda maior cachoeira do mundo.

queda d'água de cachoeira
Foto: Andynct, CC BY-SA 4.0

Outro fato curioso é que nas belas montanhas Drakensberg, o país guarda a Tugela Falls, uma cachoeira com 948 metros!

Ela perde apenas para Angel Falls que fica na Venezuela. Mas, alguns afirmam que ambas as cachoeiras foram mal avaliadas e que Tulega fica no topo de Angel Falls.

16. As regras de trânsito se parecem com as do Brasil.

vista aérea de carros em estrada. Uma das curiosidades da África do Sul é que as regras de trânsito se parecem com as do Brasil
Foto: John O'Nolan on Unsplash

Se você pretende dirigir pelas estradas sul-africanas, essa é uma das curiosidades sobre a África do Sul que podem te interessar: vai ser uma tarefa simples!

As leis e sinalização são bem parecidas com a nossa e o melhor: a nossa CNH é válida no país para quem quer alugar um carro (nós fizemos isso durante nossa viagem, através do Rentcars).

Infelizmente, só há um detalhe um pouco chato… A mão é inglesa, isso é, assim como na Inglaterra, o volante fica à direita.

17. Não é tão fácil assim comprar bebidas alcoólicas.

homem em ônibus, segura garrafa de cerveja. Uma das curiosidades da África do Sul é que não é tão fácil assim comprar bebidas alcoólicas
Foto: Sherise VD on Unsplash

Se você gosta de uma cerveja gelada e bons drinks, é bom saber que eles não podem ser consumidos na praia e também não estão disponíveis a qualquer horário na África do Sul!

A venda só é permitida de 9h da manhã até 19h da noite em supermercados/lojas. Por isso, é bom se programar para comprar sua bebida!

18. Há 10 locais que são Patrimônio Mundial da Unesco na África do Sul.

morro e árvores sob céu nublado
Foto: Gregory Fullard on Unsplash