O que fazer em Marrakech: Guia completo da cidade vermelha (2024)

Durante o o pôr do sol, vista aérea de pessoas caminhando em praça repleta de barraquinhas em Marrakech
09/11/2023

O que fazer em Marrakech: dicas de atrações, compras, riads e restaurantes

Tá se perguntando o que fazer em Marrakech? Vai por mim, a lista é caprichada: desde relaxar em um riad incrível, passear por mercados vibrantes, visitar palácios deslumbrantes, encantar-se com jardins maravilhosos até se deliciar com pratos da cozinha marroquina que vão fazer você se apaixonar!

Conhecida carinhosamente como a “cidade vermelha”, Marrakech é uma das quatro cidades imperiais do Marrocos, junto a Fez, Meknes e Rabat, e tem aquele “Q” de mágica. Se você é daqueles que gosta de viver cada experiência a fundo, coloque-a no topo do seu roteiro de viagem para o Marrocos.

Ah, e um spoiler: ficamos completamente apaixonados pela vibe de Marrakech, que equilibra o tradicional com o moderno. E, como a ideia é compartilhar o que é bom, montamos esse guia pra te mostrar os cantinhos e sabores imperdíveis da cidade. Então, pega o seu caderninho de viagem e anota tudo. Marrakech tá te esperando!

 

art

5 motivos para viajar para Marrakech

Durante o dia mercado de especiarias com várias plantas, temperos e comidas
Foto de zakariae daoui na Unsplash
  • Cultura: Prepare-se para ser encantado(a)! Marrakech é um caldeirão de cores, aromas, sons e sabores que você não vai encontrar em qualquer outro lugar. E a hospitalidade? Por aqui, ser recebido com um sorriso caloroso é mais do que a norma, é uma arte!
  • Culinária: Ah, a comida! Não apenas em Marrakech, mas em todo o Marrocos, as delícias culinárias vão aguçar seus sentidos. Com muitos temperos, cores e sabores diferentes dos que estamos acostumados, as comidas marroquinas trazem uma mistura de sensações que são encontradas só aqui. Não deixe de experimentar o tagine, cuscuz e as pastillas.
  • Arquitetura: A história da cidade aqui é viva! O design mourisco e árabe está em cada canto, desde as portas intrincadas e os mosaicos deslumbrantes nos edifícios até os majestosos templos.
  • Palácios: Falando em majestade, Marrakech é um tesouro de palácios e jardins lindíssimos. As cores vibrantes e a ornamentação detalhada nas paredes e tetos são hipnotizantes. Você vai se sentir como a realeza!
  • Medina Histórica: Na capital marroquina, o coração da cidade é a sua antiga medina. Passear por ruas estreitas, mercados coloridos e praças cheias de vida é como fazer uma viagem no tempo. É aqui que você vai se deparar com palácios escondidos, mesquitas centenárias e outros tesouros históricos.

Onde fica Marrakech

Marrakech está localizada no centro-sudoeste do Marrocos, bem aos pés das Montanhas Atlas, a pouco mais de 300 km da capital, Rabat, e a cerca de 240 km de Casablanca.

Considerada a quarta maior cidade do país e uma das famosas “cidades imperiais”, Marrakech é conhecida como a “cidade vermelha”. Ela é um verdadeiro ímã para turistas, graças à sua fascinante mescla de tradição e modernidade.

Onde se hospedar em Marrakech

Em dia de sol, pátio de um riad com piscina, vasos plantas ornamentais e cadeiras de madeira
Foto divulgação Riad Maison Belbaraka

Pronto para se encantar por Marrakech? Mas olha, antes de se aventurar pelos souks e praças, é bom escolher um cantinho aconchegante pra descansar.

Muitos viajantes são atraídos pela Medina Histórica, o coração pulsante de Marrakech, cheio de mercados e pontos como o Palácio Bahia. Porém, fica a dica: escolha algo pertinho das principais vias de transporte. Vai te ajudar a explorar tudo sem estresse.

Demos uma força e preparamos um guia (dá um pulinho lá!) com 20 riads top em Marrakech, escolhidos a dedo. Mas se você é daqueles que gosta de ir direto ao assunto, se liga nas nossas indicações de riads e hotéis que testamos e aprovamos, além de outros bem avaliados pelos viajantes, para todos os perfis e bolsos:

Melhores riads em Marrakech

  • No Riad Maison Belbaraka, o luxo mora nos detalhes. As paredes branquinhas com alto relevo, almofadas bordadas em dourado, uma piscina coberta top, e, claro, um café da manhã que é show! Ah, e a equipe? Nota dez!
  • Riad Palais Sebban: Pra quem adora um mimo, esse é o lugar! Já na reserva, você é presenteado com uma massagem relaxante de 30 minutos. Eles oferecem tudo: desde transfer, passeios e hammam até aulas de culinária marroquina. E o design? Uma mistura incrível de influências árabes e andaluzas. Parece um palácio!
  • Riad Tamazouzt: Bem pertinho da Mesquita principal, é sinônimo de conforto. O design tipicamente marroquino, o terraço acolhedor e os quartos espaçosos vão te fazer sentir em casa. E a equipe? Só gente boa!

Melhores hotéis em Marrakech

  • O Hôtel Racine não brinca em serviço. A equipe é top e as comodidades incluem um spa (que oferece serviços de cabeleireiro, banho turco e centro de bem-estar), piscina ao ar livre, estacionamento e um café da manhã delicioso. A decoração? Inclui lustres luxuosos e varandas charmosas nos quartos. 
  • Se você gosta de espaço e verde, o Hotel Atlas é pra você! Neste hotel, os quartos são amplos e decorados com plantas! Mas ainda tem mais: terraço com vista para a cidade e um café da manhã bem gostoso.

Melhores riads em Marrakech

  • Quer fazer amizades durante a viagem para Marrakech? O Miostello Lifestyle Hostel Marrakech é um dos melhores hostels de Marrakech. Serviço de transfer, bar, terraço coberto, um café da manhã tradicional nota 10 e uma equipe gentil (que fala árabe, inglês, francês e italiano) são alguns dos destaques por aqui!
  • Agora, se você quer um toque de luxo até no hostel, o Equity Point Marrakech é a pedida certa. Ele oferece piscina ao ar livre, restaurante, terraço, spa, um café da manhã delicioso e quartos que acomodam de 2 a 8 pessoas confortavelmente.

O que fazer em Marrakech: principais atrações

1. Explore a agitada Praça Jemaa el-Fna

Em dia de sol, encantadores de serpente com tapetes e pessoas no fundo
Foto de Raúl Cacho Oses na Unsplash

Então você está planejando o que fazer em Marrakech, certo? Olha, não tem como não colocar a Praça Jemaa el-Fna bem no topo da sua lista. Além de ser a estrela do Marrocos e reconhecida no mundo inteiro, essa praça é o verdadeiro coração pulsante da cidade.

Pense em um local que, em tempos antigos, testemunhou decapitações no século 19 e que hoje é uma verdadeira sobrecarga sensorial, transbordando vida, cores, aromas e atividades vibrantes em cada esquina.

De artistas de rua a contadores de histórias e artesãs de henna, há muito para ver. Um alerta: esteja preparado(a) para ser abordado(a) por vendedores – é parte da experiência! E com o calor de Marrakech, não esqueça de provar um suco de laranja refrescante nas barraquinhas.

Já à tardinha, a praça ganha outra cara. Barracas de comida pipocam por todo lado e a música ao vivo energiza o ambiente, atraindo moradores e turistas. Ótimo pra curtir o clima noturno! Só fica esperto(a) com o que trazem para sua mesa: às vezes, surgem uns itens que você nem pediu e, ops, eles são cobrados!

Quer uma dica top? Tome um café ou jante em um dos restaurantes com terraço. A vista de lá de cima é simplesmente deslumbrante e dá uma nova perspectiva desse espetáculo a céu aberto.

Resuimindo: a Praça Jemaa el-Fna é uma experiência cultural imperdível e inesquecível em Marrakech! 

2. Se perca pelas ruelas da Medina de Marrakech

Durante o fim de tarde, vista panorâmica de praça movimentada com pessoas, barracas e casas em volta
Foto de gemmmm na Unsplash

Você é do tipo que adora um desafio e um pouquinho de aventura? A Medina de Marrakech, o verdadeiro coração da cidade, é o lugar certo. Concentrando a maioria dos pontos turísticos e um comércio vibrante, é um must-see para qualquer visitante.

E o que há de tão especial? Bom, esse lugar é um labirinto de ruelas que esconde tesouros em cada curva. Há uma certa divisão na Medina, semelhante aos bairros brasileiros, onde cada “bairro” possui comércios específicos (souks) – de couro, tintura, tecidos, cerâmica, metais e outros. Além disso, cada bairro tem uma mesquita, uma fonte de água e um forno público.

Falando em tesouros, você vai esbarrar com palácios como o Palácio Bahia e o Palácio El Badi, que são verdadeiras obras de arte. Além dos palácios, há a imponente Mesquita Koutoubia, os Jardins de Majorelle e inúmeras barraquinhas de comida. Sim, prepare-se para ser seduzido pelos aromas dos chás de menta e cafés locais!

Quer levar a experiência ao próximo nível? Uma boa dica é experimentar um Hammam tradicional, também conhecido como banho turco. É relaxante e revigorante ao mesmo tempo.

Mas calma, vamos dar mais detalhes de cada um desses lugares abaixo, assim você decide qual visitar primeiro!

3. Maravilhe-se com a arquitetura da Mesquita Koutoubia

Em dia de sol, vista panorâmica da cidade com monumento no meio, árvores em volta e montanhas no fundo
Foto de Paul Macallan na Unsplash

Quer saber o que fazer em Marrakech além de explorar bazares e palácios? Então, direcione seus passos para a Mesquita Koutoubia, a um pulo da Praça Jemaa el-Fna.

Tudo bem que o interior é restrito aos muçulmanos, mas só a parte externa já é de tirar o fôlego. O minarete? Um show à parte! Com 77 metros de altura, ele dá aquele “oi” de longe, sendo visível de quase toda Marrakech. Prepare sua câmera para capturar este cartão-postal de Marrakech de diferentes ângulos!

E não para por aí. Os jardins em volta são daqueles que dão vontade de abrir uma canga e relaxar, especialmente durante um pôr do sol maravilhoso.

Ah, e se você é do time das lembrancinhas, também vai adorar esse lugar! Os artesãos locais capricham na variedade de souvenirs – então, guarda um tempinho (e uns trocados) para garantir algo bem original de Marrakech!

4. Viaje no tempo visitando o Palácio Bahia

Em dia de sol, palácio com fontes no meio e árvores em volta
Foto de Abdelhamid Azoui na Unsplash

Se você é do tipo que adora sentir a vibração de séculos passados, o Palácio Bahia de Marrakech é a pedida certa!

Construído no final do século XIX, ao longo de 14 anos, o Palácio Bahia é um testemunho da majestade e grandiosidade da arquitetura marroquina. Apesar de contar com 150 quartos, apenas uma fração está aberta ao público. 

Não deixe de visitar o Grand Riad, que é a parte mais antiga do palácio e provavelmente a mais fascinante, com suas fontes ornamentadas e vergas de madeira esculpida.

Ao caminhar por seus corredores, é quase como se pudéssemos ouvir os sussurros de tempos antigos e sentir a atmosfera daquelas épocas.

O bônus? O palácio fica na Medina Histórica, a meros 15 minutos a pé da praça Jamaa el Fnaa, perto do portão Bab Agnaou. Então, enquanto você mergulha na rica história, não se esqueça de tirar algumas fotos para guardar de lembrança!

  • Preço: 70 Dhs (7 USD) 
  • Horário de funcionamento: Diariamente, das 08:00 às 17:00.

5. Conheça os Túmulos Saadianos

Tumbas históricas em mausoléu ornamentado
Foto de Jean Carlo Emer na Unsplash

Entre os pontos turísticos de Marrakech mais visitados, os Túmulos Saadianos se destacam. E tem motivo!

Abertos ao público há pouco mais de um século, esses túmulos guardam os restos mortais do sultão Ahmad al-Mansur (o fundador da dinastia Saadiana) e de sua família, com destaque para o mausoléu principal.

O que realmente chama atenção, porém, é a arquitetura espetacular. O local exala encanto com seu design exclusivo, tetos abobadados imponentes, entalhes em madeira e majestosas estátuas de mármore. Não é à toa que é considerado Patrimônio Mundial da UNESCO.

Os túmulos, divididos em dois mausoléus, ostentam mosaicos de azulejo coloridos e estuques detalhados em madeira, criando desenhos em treliça.

E tem mais: uma curiosidade é que, durante o reinado do sultão Alaouite Moulay Ismail em 1672, muitos prédios foram devastados, mas os Túmulos Saadianos foram poupados. Porém, foram cercados e seu acesso, durante muito tempo, se dava apenas por um estreito corredor na Mesquita de Koutoubia.

Essa maravilha histórica e arquitetônica merece sua visita!

  • Preço: 70 Dhs (7 USD) 
  • Horário de funcionamento: diariamente das 09:00 às 17:00.

6. Visite o Museu de Marrakech

Pátio ornamentado tradicional de Marrocos com fonte, cristaleira, e peças decorativas
Anton Zelenov, CC BY SA 3.0

Que tal conhecer um museu que já foi um dos palácios mais famosos do Marrocos? Basta adicionar o Museu Marrakech à sua lista de o que fazer em Marrakech.

Além de maravilhar-se com móveis luxuosos, armas, cerâmicas e tapetes tradicionais, há mais para explorar. Você pode se aventurar em um hammam tradicional ou até mesmo em uma sala dedicada à arte contemporânea. 

E mesmo que as exposições possam não ser as mais revolucionárias, a deslumbrante arquitetura e a conexão com a história local garantem uma visita memorável.

  • Preço: 70 Dhs (7 USD) 
  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 09:00 às 12:00 e das 15:00 às 18:00.

7. Mergulhe na história visual do Marrocos no Maison de la Photographie (Museu de Fotografia)

Interior do museu de fotografia com árvores no meio e vasos ornamentais
DRAGANCESTIC, CC BY SA 4.0

Sabe quando você vê um lugar incrível e pensa: “Preciso registrar isso!”? Pois é, se você é desses, o Museu de Fotografia de Marrakech é a sua cara! E uma dica de ouro: dá uma subidinha no terraço do museu. A vista de lá? Simplesmente sensacional. Suas redes sociais vão agradecer!

E se, além de tirar fotos, você curte dar uma espiada no passado, vai se amarrar na coleção deles. Estamos falando de mais de 4.500 fotos que mostram a evolução de Marrakech ao longo do tempo. As imagens estão dispostas em três andares, organizadas tematicamente por conteúdo e região.

Ah, e um detalhe super interessante: muitas dessas fotos são dos primeiros fotógrafos que passaram por Marrakech. Já ouviu falar de George Washington Wilson, A. Cavilla e Marcelin Flandrin? Pois é, eles estão lá!

  • Preço: custa 50 Dhs (cerca de 5 USD) (gratuito menos de 15 anos).
  • Horário de funcionamento: diariamente das 09:30 até 19:00.

8. Explore o Mellah, o bairro judeu

Em dia de sol, interior de um riad com árvores,vasos decorativos, detalhes em azul e dourado
TomiValny, CC BY SA 4.0

O Mellah de Marrakech é mais do que um bairro: é um pedaço vivo da história cultural e religiosa da cidade. Ele reflete a influência e a coexistência judaica na cultura marroquina de uma maneira única.

Destaque para a Sinagoga Salat Alzama, o principal local de culto judaico do bairro. Sua arquitetura, por si só, já é de encher os olhos, e as exposições fotográficas dão um toque especial, mostrando a essência do Mellah.

E enquanto passeia pelas ruas e lojas do bairro, você vai sentir a cultura judaica por todos os lados. Dá para comprar uma lembrancinha, provar pratos da culinária marroquina com um toque judaico, ou simplesmente se perder na história do lugar. Vale reservar um tempinho para ele em seus dias de turismo em Marrakech!

9. Hospede-se em um riad

Em dia de sol, pátio de um hotel com piscina no meio, plantas decorativas e espreguiçadeiras de madeira
Foto divulgação La Sultana Marrakech

Já sonhou em viver como um sultão, nem que fosse só por uns dias? Hospedar-se em um riad tradicional te dá justamente essa sensação.

Se você nunca ouviu falar, os riads são casas marroquinas cheias de charme. Por fora, parecem simples, com uma cor arenosa e design básico. Mas, amigo (a), é abrir a porta e você se sente em outro mundo! É como ser imediatamente transportado para a essência de Marrocos.

Imagine azulejos coloridos por todos os lados, padrões riquíssimos em detalhes e um pátio central, geralmente com uma piscina de cair o queixo. Ficar em um riad é a receita certa para encontrar paz e sossego, longe do agito de Marrakech.

E o melhor? Apesar de toda essa vibe tradicional, muitos riads estão equipados com todas as mordomias modernas. Piscinas, spas e até academias. Eles realmente sabem como tratar bem os visitantes.

Se quiser uma dica top, dê uma olhada no La Sultana Marrakech. Pertinho da Praça Jamaa El Fna, esse lugar é um charme só. Quartos estilosos, piscina pra dar aquela relaxada e um terraço para curtir uma vista incrível da Cordilheira dos Atlas. E o chá de menta deles? Tem que experimentar!

Além de tudo, o La Sultana é tipo aquele VIP de Marrakech. Com o selo Small Luxury Hotel of the World e fincado bem no meio da medina – que é patrimônio da UNESCO – o lugar é um show de cultura marroquina: desde os pátios cheios de verde até os quartos detalhadamente decorados. Vale cada centavo!

10. Passeie pelos Jardins Menara

Em final de tarde, fachada de uma construção em frente a um canal com árvores em volta
CC BY 3

Tá querendo curtir um programa em família ou apenas tirar um tempo pra descansar dos longos passeios em Marrakech? Então coloca os Jardins de Menara na lista!

Construído no século 16 durante a dinastia Saadi, este lugar é um oásis de tranquilidade no meio da cidade. 

Além das vistas maravilhosas, é o spot perfeito para uma sessão de fotos, um descanso à sombra ou até mesmo um piquenique descontraído nas áreas gramadas. Dos jardins, você pode ver as montanhas do Atlas ao longe.

A melhor parte? Todas essas experiências são gratuitas!

  • Preço: gratuito.
  • Horário de funcionamento: diariamente, das 9:00 às 17:00 horas.

11. Visite os Jardins Majorelle

Em dia de sol, fachada de uma construção azul com plantas e árvores em volta
Foto de Edward Hart na Unsplash

Se você curtiu Menara, vai gostar também dos Jardins Majorelle, um dos principais pontos turísticos de Marrakech!

Este jardim botânico, criado pelo artista Jacques Majorelle nos anos 1920 e trazido de volta à vida por Yves Saint Laurent e Pierre Bergé, é um refúgio de calmaria em meio à cidade movimentada. E o que mais chama atenção é o icônico “azul Majorelle”, usado nas estruturas arquitetônicas, vasos e fontes, criando um contraste lindo com as plantas e flores.

Passeie com calma para admirar todos os detalhes, incluindo bambus, palmeiras, cactos e uma coleção diversificada de plantas tropicais, além das várias fontes, lagoas e riachos.

Também vale conhecer o Museu Berbere, que tem uma coleção incrível de artefatos da cultura do povo berbere (localizada no norte da África), e visitar a lojinha local que vende lembranças únicas e artesanato marroquino.

Dica: Tente visitar pela manhã, pois como um dos pontos turísticos de Marrakech mais populares, o movimento só aumenta à medida que o dia avança. 

  • Preço: O ingresso para o jardim custa 150 Dhs (cerca de 15 USD) e deve ser comprado antecipadamente pelo site do Majorelle. Já o bilhete combinado para os jardins, museu Berbere e museu Yves Saint Laurent é de 550 Dhs (cerca de 56 USD) e pode ser adquirido no site do Get Your Guide
  • Horário de funcionamento: diariamente, das 8h às 18h30. Vá o mais cedo possível para evitar multidões e tirar as melhores fotos!

12. Mime-se em um Hammam de luxo

Interior de um lugar onde fazer hammam com velas, banheira e camas
Foto divulgação Get your Guide

Um dos costumes mais famosos entre os marroquinos é o hammam, uma experiência que PRECISA fazer parte da sua viagem para Marrakech. 

Chamado também de banho turco, é tipo um spa à moda marroquina. Vem desde o século VII, e algumas pessoas até dizem que tem ligações com Maomé.

A parada é assim: tudo começa numa sala quentinha, estilo sauna. Aí sua pele vai esquentando e ficando pronta pro próximo passo. Um especialista faz uma esfoliação maneira em você usando um sabonete especial e uma luva que tira todas as impurezas. Aí, depois de limpinho(a), rola uma hidratação e um relax em um cantinho super zen.

Na real? É revigorante pro corpo e pra alma e recomendamos muito que você experimente! Se liga na dica: Marrakech tem vários lugares pra fazer hammam, desde os mais básicos até os bem chiques.

Mas nossa indicação para quem quer um dia de realeza são a Les Bains d’Orient, a Les Bains de Marrakech, a Hammam & Massage e a Hammam de la Rose. Confie em nós: você não vai se arrepender! 

13. Relaxe em um hammam local em Marrakech

Em dia de sol, viela com fachada decorativa e porta de madeira ao lado
Tebbaa, CC BY SA 4

Quer mergulhar de cabeça na cultura marroquina sem gastar muito? Então, experimente um hammam local. Mas, ó, são bem diferentes dos spas para turistas! Antes de ir, compre sabão, uma luva esfoliante e um balde.

E tem mais, o idioma pode ser um obstáculozinho. Mas nada que umas mímicas não resolvam, né?

Ah, e se quiser uma dica: o Hammam Mouassine é uma pedida bem legal. Além de ser preparado para turistas, com um atendimento em inglês e vários serviços à escolha, ainda mantém aquela vibe marroquina autêntica. É aconchegante, limpinho e fica em um prédio tradicional frequentado pelos locais. Então, além de relaxar, você ainda tem uma experiência bem genuína!

14. Confira os Curtumes de Marrakech

Em dia de sol, pessoas fazendo tapetes em tonéis em um curtume de Marrakech
Foto de Johannes Pokorn na Unsplash

Sabe aquelas bolsas, sandálias e carteiras de couro incríveis que você vê por Marrakech? Muito provavelmente, elas tiveram origem nos curtumes da cidade, que, assim como em Fez, são super tradicionais. Além de conferir de perto como o couro é tratado e transformado nesses produtos, do alto, os curtumes oferecem um visual único – uma daquelas cenas dignas de Instagram!

Dica rápida: eles estão localizados na zona nordeste da Medina. E ah, uma dica bem-humorada: se você começar a sentir um odor… peculiar, saiba que está no caminho certo! Sim, o aroma dos curtumes é, digamos, inesquecível. Vale a experiência!

15. Saboreie todas as delícias locais, do tagine ao cuscuz

Em dia de sol, mesa com comidas tradicionais marroquinas
Foto de Annie Spratt na Unsplash

A comida em Marrakech? Cara, é demais! Como apaixonados por comida que somos, exploramos cada cantinho e podemos dizer: a culinária marroquina é uma das melhores do mundo!

Tem os aromas, os temperos… cada garfada é tipo uma viagem. Mas, ó, se você é do tipo que tem alguma alergia, melhor ficar ligado nas especiarias. Talvez dê pra experimentar uma coisinha ou outra antes de ir, só pra garantir.

Agora, deixa eu te falar das comidas que você TEM que provar: cuscuz marroquino, que não tem nada a ver com o nosso brasileiro e normalmente vem com passas e uma bebida docinha de flor de laranjeira. E o tagine? É um cozido feito com carne, cordeiro, frango ou vegetais cheio de temperos tipo canela, cominho e cravo. E, claro, sempre rola um pãozinho pra acompanhar.

Também recomendamos o stuffed msemen, uma massa quadradinha recheada com pimentão, cebola e tomate, que você encontra fácil nas barraquinhas de rua perto da medina.

Bateu a fome? Para se aprofundar mais nas comidinhas de lá, dá uma olhada no nosso post sobre as comidas típicas do Marrocos.

16. Prove um café marroquino

Mesa com bule de prata com decoração na alça e pote de açúcar de prata
Foto de Eduardo Casajús Gorostiaga na Unsplash

Dentre as várias coisas legais para fazer em Marrakech, tirar um tempinho para provar o famoso café marroquino é uma das mais simples, mas também uma das mais especiais.

Por quê? Imagina misturar no café ingredientes como pimenta, canela, gengibre, noz-moscada, cardamomo, cravo e anis estrelado. Bem diferente do nosso café coadinho, né?

Então, na pausa entre um passeio e outro, peça um café marroquino. É uma mistura de sabores que, pode acreditar, vai ficar na memória!

17. Se joga nas compras nos souks

Em dia de sol, interior de um souk com pessoas, pinturas e decorações
Foto de Esteban Palacios Blanco na Unsplash

Viajar para Marrakech e não visitar um souk? Impossível!

Estes mercados tradicionais são um verdadeiro turbilhão de cores, aromas e sons. Mais do que simplesmente comprar, é uma imersão profunda na cultura marroquina.

A variedade é impressionante: desde especiarias exóticas, babouches (as icônicas sandálias marroquinas), até tapetes intrincados, lustres deslumbrantes, cerâmicas finas e jóias cintilantes.

Entre os muitos souks, destacamos o Souk Semmarine. Localizado no coração antigo de Marrakech, este é um verdadeiro labirinto de tesouros que pulsa vida e cultura.

E lembre-se: negociar é parte do jogo! É uma tradição arraigada, então não se surpreenda se o preço inicial for alto. Seja firme, mas cortês em suas negociações. E sim, alguns vendedores podem ser insistentes, então aprenda a dizer não de maneira decidida e educada. Caso tenha receio de se perder nesse emaranhado de ruelas, considere a possibilidade de contratar um guia confiável.

18. Aventure-se em um passeio de balão

Em dia de sol, balão de ar quente laranja com árvores ao redor no céu de Marrakech Marrocos
Foto divulgação Get your Guide

Procura uma aventura nas alturas? Bora de passeio de balão em Marrakech!

Olha só, Marrakech já é sensacional vista de baixo, mas do alto? É espetacular!

E não é qualquer passeio de balão, viu? Começa cedinho, bem na hora do nascer do sol, iluminando as montanhas do Atlas. Pra fechar com chave de ouro, tem uma paradinha numa tenda marroquina pra você curtir um café da manhã bem no estilo de lá.

Demais, né? Só tenha em mente que esse é um passeio um pouco mais caro do que outros em Marrakech. Mas é uma experiência que vale cada centavo e que, com certeza, você nunca vai esquecer!

  • Preço: 2.114 Dhs (cerca de 199 USD) por pessoa.
  • Horário de funcionamento: todos os dias, a partir das 06h.

19. Faça um bate-volta até as Montanhas do Atlas ou ao deserto de Agafay

Durante a noite, jantar em deserto com velas, fogueira, mesa posta, camelos e cadeiras com pelego
Foto divulgação Get your Guide

Já decidiu o que fazer em Marrakech e sobrou um tempinho? Que tal esticar até as Montanhas do Atlas ou o Deserto de Agafay?

Vamos lá: uma viagem até as Montanhas do Atlas dura por volta de 7 horas. O trajeto te leva por montanhas impressionantes, tem uma parada bacana em Azrou pra conhecer uma turma que é expert em óleo de argan, trilhas pra conferir cachoeiras, um almoço autêntico na casa de uma família berbere, um chá de menta refrescante no Vale Amizmiz e, claro, uma volta de camelo. E um detalhe: o pôr do sol no deserto? Surreal!

Agora, se sua vibe é mais gastronômica, o jantar no Deserto de Agafay é uma experiência incrível! Imagina 4 horas saboreando um banquete em uma tenda beduína, curtindo o calor de uma fogueira. E tem mais: passeio de camelo e uma piscina top, perfeita pra relaxar e contemplar as estrelas.

Ambas as opções são incríveis para quem quer explorar um pouco mais além de Marrakech e apreciar a beleza das paisagens marroquinas. Vale super a pena!

20. Dê um pulo em Essaouira

Em dia de sol, pessoas andando em areia de praia. Ao fundo, mar
Foto de Elodie LO VAN na Unsplash

E se você estiver no clima praiano, Essaouira é a pedida certa para um bate e volta. A apenas 2h40 de Marrakech, essa cidade oferece praias de areia dourada e é ideal para esportes aquáticos

Mas tem mais: Essaouira encanta com suas muralhas, a antiga medina e o porto de pesca sempre movimentado. E para completar, não faltam lojas e cafés à beira-mar. É realmente um lugarzinho super gostoso e tranquilo para curtir após a agitação de Marrakech. Imperdível no seu roteiro!

Sugestões de tour:

  • De Marrakech: Excursão de 1 Dia a Essaouira (175 Dhs): esse passeio começa às 8h da manhã a partir de Marrakech. Ao chegar em Essaouira, ainda de manhã, você tem cerca de 6 horas para explorar a região livremente até o motorista retornar para te buscar.
  • De Marrakech: Excursão de 1 Dia a Essaouira (251 Dhs): esse passeio também começa às 8h da manhã, mas tem como grande diferencial a companhia de um guia (fluente em inglês e francês) que vai te acompanhar na região, explicando todos os detalhes sobre os pontos turísticas de Essaouira e levando aos melhores souks e restaurantes locais.

Onde comer em Marrakech: dicas de restaurantes

Mesa com comidas tradicionais da culinária marroquina e pratos de barro
Foto de Colin + Meg na Unsplash
  • Le Trou Au Mur: No coração de Medina Histórica de Marrakech, este restaurante, conhecido pela equipe simpática e a vista maravilhosa da cidade, serve o melhor da culinária marroquina. 
  • Nomad: Considerado um dos melhores restaurantes de Marrakech, o Nomad oferece pratos feitos com ingredientes locais frescos e sazonais, além de pratos internacionais com um toque marroquino, e chás para todos os gostos, incluindo o famoso chá verde marroquino. E ainda tem as sobremesas incríveis: affogato marroquvio, bolo de tâmaras, tiramisu, sorvete de flor de hibisco e muito mais!
  • Naranj Libanese: Embora sua raiz seja libanesa, o Naranj conquistou Marrakech. O restaurante é reconhecido pelos produtos frescos, carnes grelhadas no fogo de lenha e uma série de iguarias deliciosas.
  • Bazaar Cafe: Inspirado na comida de rua, esse restaurante oferece preciosidades da culinária árabe e mediterrânea em um ambiente íntimo e convidativo. Vale a pena experimentar o menu do dia que, por cerca de 95 Dirham, inclui entrada, prato principal e sobremesa.
  • Grand Café de la Poste: Uma joia de Marrakech dos anos 1920, esse café é uma mistura de história e sabor. Sua arquitetura e decoração encantam, desde tetos abobadados até pisos de azulejo. O terraço é perfeito para uma bebida relaxante, e aos fins de semana, torna-se um ponto de encontro popular. O menu tem foco na culinária francesa, com pratos entre 80-280 MAD.
  • Café des Épices: Frequentemente destacado em listas de recomendações, este café oferece vistas deslumbrantes da Place des Epices. Aqui, o café da manhã marroquino tradicional brilha, com opções como omeletes, salada de frutas, pão marroquino, suco de laranja fresco e chá de menta.
  • Medina Burger: Se estiver com vontade de um sabor familiar com um twist marroquino, este é o lugar! O Medina Burger oferece hambúrgueres deliciosos com uma pitada marroquina. O mais pedido da casa é o Classic Cheeseburger – uma de-lí-cia!
  • Mazel Cafe: Após uma visita ao Palácio Bahia, uma excelente sugestão é se deliciar no Mazel Cafe. Situado na Praça Tinsmiths, a apenas 5 minutos de caminhada do palácio, este café eleva o conceito de comida de rua em um ambiente encantador. Embora não se autodenomine um restaurante de alimentação saudável, é inegável o frescor e qualidade dos pratos oferecidos.

Nota: Marrakech é uma cidade islâmica, o que significa que o álcool é proibido fora dos bares. Muitos bares e restaurantes não servem álcool, então procure antecipadamente lugares que o façam, ou aproveite uma viagem sem álcool!

O que fazer em Marrakech: sugestão de roteiro de 4 dias

Em dia de sol, mercado com pessoas, chapéus, bolsas, árvores e casas atrás
Foto de Abdelhamid Azoui na Unsplash

O que fazer em Marrakech – Dia 1 

  • Bora começar essa aventura pela Medina, o coração pulsante da cidade! Dá um pulinho nos Palácios Bahia e El Badi, perca-se (no bom sentido) nas ruazinhas cheias de história, garimpe umas lembrancinhas nos souks e, pra fechar com estilo, relaxe no Jardim Majorelle. Ah, e se prepare pra se apaixonar pelo azulão icônico de Yves Saint Laurent.

O que fazer em Marrakech – Dia 2

  • No seu segundo dia de turismo em Marrakech, mergulhe fundo na cultura! Comece pela Mesquita Koutoubia, depois vai conferir os túmulos Saadianos. Continue com o Palácio Das Si Said e, pra fechar, uma espiadinha no Museu de Marrakech. Cada cantinho tem uma história pra contar!

O que fazer em Marrakech – Dia 3

  • Para o seu terceiro dia, que tal um voo de balão? Depois, curta os Jardins de Agdal e Menara, com visuais incríveis da cidade vermelha. E, pra fechar o dia, que tal um rolê de camelo pelo Palmeiral de Marrakech? Aventura pura!

O que fazer em Marrakech – Dia 4

  • No quarto e último dia, fechamos com chave de ouro propondo uma viagem às Montanhas Atlas. Essa excursão de um dia é um verdadeiro tesouro e, além das paisagens incríveis, você pode visitar aldeias berberes. Se tiver uns dias extras e puder pernoitar no deserto, melhor ainda!

Perguntas frequentes sobre o que fazer em Marrakech

Durante a noite, mercado com várias pessoas, barracas e construções atrás
Foto de Dorel Gnatiuc na Unsplash

Como chegar em Marrakech?

Para chegar a Marrakech, você tem algumas opções de transporte. A mais convivente é o Aeroporto Internacional de Marrakech-Menara, que  recebe voos de várias cidades ao redor do mundo. Mas se você já estiver no Marrocos, pode pegar um trem para Marrakech, a partir de Casablanca e Rabat, por exemplo, ou até mesmo um ônibus a partir de alguns destinos europeus.

Como se locomover em Marrakech?

Em Marrakech, você pode se locomover principalmente a pé na Medina, onde muitas atrações e mercados estão concentrados. Além disso, táxis e tuk-tuks estão amplamente disponíveis para deslocamentos mais longos ou para aqueles que preferem não caminhar. Mas lembre-se de negociar preços com antecedência ao usar esses serviços, já que a negociação é uma parte comum da cultura de transporte em Marrakech!

Para quem deseja uma opção mais independente, o aluguel de bicicletas e scooters também é uma boa opção. Porém, é importante lembrar que o trânsito em Marrakech costuma ser caótico, especialmente para quem não está familiarizado com as regras locais.

Quando ir para Marrakech?

A melhor época para visitar Marrakech é na primavera (março a maio) e no outono (setembro a novembro). Durante essas estações, o clima é mais ameno, com temperaturas agradáveis que variam de 20°C a 30°C, tornando-o ideal para explorar a cidade e suas atrações ao ar livre. O inverno (dezembro a fevereiro) também pode ser uma opção, com dias amenos, embora as noites possam ser mais frias. Já o verão (junho a agosto) deve ser evitado por quem não suporta o calor intenso, pois as temperaturas podem superar os 40°C.

Quantos dias ficar em Marrakech?

Em geral, recomenda-se passar de 3 a 5 dias para aproveitar ao máximo as atrações turísticas de Marrakech. Mas se você puder dedicar 4 ou 5 dias, terá a oportunidade de explorar mais a fundo, incluindo experiências extras como um passeio às Montanhas Atlas ou uma visita à vila de Ait Benhaddou. 

O que fazer em Marrakech à noite?

A vida noturna em Marrakech é animada, com diversas opções para os visitantes. A Praça Jemaa el-Fna, por exemplo, é o epicentro da vida noturna, com barracas de comida, artistas de rua e uma atmosfera vibrante. Os riads tradicionais também oferecem jantares maravilhosos em ambientes autênticos, onde os hóspedes podem desfrutar da deliciosa culinária marroquina. Além disso, há uma variedade de restaurantes, bares e cafés espalhados pela cidade, e até mesmo hammams noturnos para quem busca relaxamento à noite.

O que fazer em Marrakech em 2 dias?

Em dois dias em Marrakech, você pode visitar o palácio Bahia e o Museu Marrakech, explorar a Medina, comprar lembranças nos souks, conhecer o Jardim Majorelle e a Mesquita Koutoubia, fazer um passeio pela Praça Jemaa el-Fna, se hospedar em um riad e, claro, experimentar o melhor da culinária marroquina nos muitos restaurantes locais, como o Le Trou Au Mur ou o Nomad.

O que fazer em Marrakech em 3 dias? 

Se você tem apenas três dias para explorar Marrakech, no primeiro dia, comece na vibrante Praça Jemaa el-Fna, explore os souks da Medina e desfrute da vida noturna local à beira da praça. No segundo dia, visite os tranquilos Jardins Majorelle pela manhã, seguido pela Madraça de Ben Youssef e os Túmulos Saadianos à tarde. À noite, experimente a culinária marroquina em Mellah. 

No terceiro dia, para finalizar a viagem para Marrakech, faça um passeio de um dia às Montanhas Atlas pela manhã e, no retorno, aproveite as últimas horas na cidade para compras ou relaxamento em um café, terminando a viagem com um jantar tradicional em um dos restaurantes locais.

O que fazer em Marrakech em 4 dias?

Para aproveitar ao máximo quatro dias em Marrakech, no primeiro dia, mergulhe na cultura local na Praça Jemaa el-Fna e explore a medina, terminando com um jantar animado na própria praça. No segundo dia, visite locais como os Jardins Majorelle, a Madraça de Ben Youssef e os Túmulos Saadianos, com um jantar marroquino em Mellah à noite. 

No terceiro dia, faça uma viagem às Montanhas Atlas e Ait Benhaddou. E, no último dia de passeios em Marrakech, desfrute de um hammam local, explore os Jardins de Menara e saboreie a culinária marroquina em um dos melhores restaurantes da cidade.

O que fazer em Marrakech com crianças?

Marrakech pode ser um destino interessante para visitar com crianças, pois oferece uma mistura de cultura, aventura e experiências únicas. Algumas das melhores atividades incluem a Praça Jemaa el-Fna, que é um espetáculo com artistas de rua e vendedores, atraindo crianças com sua agitação, os Jardins Majorelle, com suas cores vibrantes e arquitetura única, são ideais para passeios relaxantes em meio à natureza. Além disso, muitos riads na cidade possuem piscinas, uma ótima opção para famílias, especialmente nos meses mais quentes. 

Onde ficar em Marrakech?

Os melhores hotéis em Marrakech são o Riad Merzouga, o Riad villa saphir & SPA e o Villas Fleurs Marrakech. Quer conferir mais opções? Dê uma lida no nosso guia sobre onde ficar em Marrakech pela primeira vez: 20 riads escolhidos a dedo!

O que comprar em Marrakech? 

Tapetes, almofadas, cobertores e tecidos feitos à mão,  pulseiras, anéis, brincos e colares exclusivos, além de produtos de couro, como bolsas, cintos, sapatos e jaquetas, são algumas das coisas que você pode comprar em Marrakech.

Onde comprar em Marrakech? 

Os souks são o coração das compras em Marrakech. Os mais populares incluem os Souks de La Medina, Souk Semmarine, Souk El Kebir e Souk Haddadine, onde você pode barganhar os preços com os vendedores.

O que vestir em Marrakech?

Marrakech tem um clima quente, especialmente durante o verão. Portanto, escolha roupas leves e confortáveis, como vestidos longos, saias midi, calças largas e blusas de manga curta, além de levar óculos de sol e um chapéu para se proteger do calor. 

Mas é bom levar um casaco leve ou xale para as noites mais frescas e como Marrakech é uma cidade para ser explorada a pé, também é bom usar sandálias confortáveis ou tênis. 

Outra dica: evite regatas, camisetas sem manga, bermudas, roupas muito justas ou transparentes. Principalmente para mulheres, uma dica importante é cobrir os ombros, braços e pernas e utilizar roupas de banho apenas em áreas de piscina.

Agora você já sabe o que fazer em Marrakech.

E aí, esse post te ajudou? 

Antes de sair se liga nessa dica: em nossa viagem para Marrakech, reservamos todos os nossos hotéis com o booking.com e a gente recomenda que você faça o mesmo, já que, por meio desta plataforma, é possível ler as avaliações dos hóspedes anteriores e até cancelar a reserva gratuitamente (na maioria dos hotéis), caso os planos mudem. 

Ainda tem alguma dúvida? Não deixe de enviá-la pelos comentários, ficaremos felizes em poder ajudar! 

Você também pode gostar de ler:
PLANEJE SUA TRIP
ferramenta-medica
SEGURO VIAGEM

Tenha quem te socorrer nos perrengues. O voo atrasou, sua mala foi danificada ou sofreu algum acidente? O Seguros Promo garante sua indenização. Feche agora e com desconto o seguro ideal para sua viagem. 

 

passport
PASSAGENS AÉREAS

Economize na passagem. Quer viajar mais? Com o Passagens Promo você encontra descontos imbatíveis em passagens áreas.

house
ACOMODAÇÃO

Durma no conforto, mesmo fora de casa.  Seja sua procura um hotel, apartamento, resort ou chalé, no Booking.com você encontra as acomodações mais baratas e mais confortáveis.  

car
ALUGUEL DE CARRO

Desbrave o destino escolhido. Se você quer quebrar barreiras, e aproveitar ao máximo o seu destino, alugue um carro com o melhor preço e com possibilidade de parcelamento em até 12x através do RentCars.

admin
Você também poderá gostar de:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

O Casal
Bárbara Rocha Alcantelado e Vagner Alcantelado

Inspire-se com as histórias e a filosofia de vida de um casal que vive e trabalha pelo mundo desde 2012

Instagram