02/02/2023 Por Bárbara Rocha

Onde ficar em Madri, Espanha: 8 melhores áreas e dicas de hotéis

Madri, a capital da Espanha, é uma cidade grande e charmosa, com uma população de 6 milhões e meio de habitantes, 21 distritos e mais de 100 bairros, onde estão quase 6 mil hotéis, o que pode tornar bem difícil a missão de escolher onde ficar em Madri. Mas vamos te socorrer!

Visitamos Madri inúmeras vezes, tanto a trabalho quanto a turismo (inclusive, eu morei em Madrid por 3 meses, antes de conhecer o Vagner) e ficamos em bairros diferentes. Compartilhamos aqui os melhores, além de dicas de hotéis para todos os bolsos.

Como Madri é um ótimo destino para todos os tipos de viajantes (esteja você interessado em história, cultura, gastronomia, compras, museus, arte e tudo mais) não precisa se preocupar, você vai encontrar algo que te agrade.

Há desde bairros tranquilos, repletos de edifícios históricos (onde há até hotéis que funcionam em antigos palácios!), até áreas bem animadas, com bares de tapas em todas as esquinas, além de vizinhanças minúsculas com prédios coloridos e muitos grafites. 

Cada uma tem uma vibe diferente e vantagens diferentes. Basta ler tudo para descobrir o bairro de Madri ideal para o seu estilo de viagem!

map

Mapa dos melhores lugares para ficar em Madri

durante entardecer, vista aérea de carros passando em avenida cercada de prédios
Foto: Alex Azabache no Unsplash

Para começar, é bom que você saiba que não existe uma resposta certa sobre o melhor lugar para ficar em Madri. Tudo vai depender do seu orçamento e dos seus interesses. Mas o ideal é ficar na área central, que compreende bairros compactos e fáceis de percorrer a pé. Antes de escolher onde ficar em Madri, dê uma lida nessas dicas para entender melhor a cidade:

  • Madri é dividida em nada menos que 21 distritos, subdivididos em vários bairros menores diferentes (128 no total), chamados de barrio (bairro). Sim, há realmente muitos bairros em Madri, mas não precisa entrar em pânico, poucos deles são relevantes para os turistas e é só sobre estes que vamos falar neste post!
  • A maioria dos pontos turísticos de Madri fica a uma curta distância um do outro e você vai conseguir chegar em boa parte dos bairros centrais a pé, além de alcançar atrações mais distantes através de uma viagem rápida de metrô.
  • Embora muitos dos melhores hotéis em Madri estejam localizados nas proximidades do parque Retiro, dos museus de arte e espalhados pelo centro histórico, existem várias acomodações de 4 e 5 estrelas em Salamanca e outros bairros ao norte do centro da cidade que são interessantes.
  • Todos os bairros de Madri que apresentamos aqui são seguros e interessantes. Alguns são mais luxuosos do que outros, mas você ainda pode encontrar hotéis acessíveis, albergues para mochileiros e resorts familiares com preços razoáveis.
  • As áreas mais recomendadas para se hospedar em Madri são Puerta del Sol, La Latina, Huertas, Gran Vía, Chueca, Malasaña, Chamberí, Madrid de los Austrias, Plaza de España ou Argüelles e Moncloa. Além de serem os bairros mais centrais da capital, eles oferecem acomodações para todos os orçamentos.

Com tudo isso em mente, é hora de escolher onde ficar em Madri:

1. Puerta del Sol: onde ficar em Madri pela primeira vez

durante o dia, pessoas caminhando em frente a palácio vermelho com telhado cinza em puerta del sol, um lugar onde ficar em Madri
Foto: Eduardo Rodriguez no Unsplash

Puerta del Sol, que você já deve conhecer, porque aparece em inúmeros cartões-postais com o famoso edifício dos Correios e o relógio da torre, é considerado o verdadeiro centro de Madri.

Ele é considerado também um dos melhores lugares onde ficar em Madri pela primeira vez, pois tem de tudo: fácil acesso a transportes, compras, museus, restaurantes, vida noturna animada e muito mais, além de estar perto de bairros movimentados como Chueca, Malasaña ou Huertas.

Alguns dos destaques de Puerta del Sol são a Casa de Correos (A Casa Real dos Correios), a famosa estátua chamada “Oso y el Madroño” (que significa “o urso e o medronheiro” e é um símbolo da cidade), a rua Gran Via, que é um importante núcleo comercial onde você vai poder bater perna, o quilômetro zero, que é o ponto central de referência para todas as rodovias espanholas, e a praça onde são celebradas as festas badaladas do Réveillon.

Em termos de acomodação, de todos os bairros da capital, Sol é a que tem maior concentração de hotéis. Em apenas meio quilômetro quadrado, você encontra cerca de 300 lugares onde se hospedar em Madri de acordo com seu orçamento e estilo!

A regra básica é a seguinte: quanto mais próximo o hotel estiver da praça com a torre do relógio, mais cara é a diária – e isso se estende aos albergues.

Falando na praça, aproveita para anotar essas dicas de ruas conectadas com ela que você deve visitar: Preciado (para compras), Barcelona (para comer tapas e beber cerveja gelada ao ar livre), Alcala (para observar uma bela arquitetura histórica e tirar muitas fotos) e Jardines (para curtir a noite). 

Estando por lá, vale conhecer ainda o La Fontana de Oro (um pub irlandês maneirismo) e a Casa Labra (pub histórico que serve petiscos de bacalhau maravilhoso), mas você vai encontrar dezenas de outros bares nos arredores.

Vantagens de escolher seu hotel em Madri em Puerta del Sol:

  • É um bairro muito central, a poucos metros da Plaza Mayor, perfeito para passear pelas principais atrações turísticas de Madri, e outros pontos de interesse da cidade, como museus, teatros, lojas e baladas. 
  • É o lar de uma das praças mais famosas da Espanha.
  • Grande oferta de restaurantes, lojas e entretenimento.
  • Ótima variedade de hotéis para diferentes orçamentos.

Desvantagens de escolher seu hotel em Madri em Puerta del Sol:

  • Embora apenas cerca de 7.000 pessoas vivam aqui, a densidade populacional é bastante alta porque o Sol é um ponto turístico muito popular, além de ser um ponto de encontro para os madrilenos (como são conhecidos os locais).
  • Se você escolher um hotel histórico perto da praça, pode ser barulhento por causa da multidão.

Onde ficar em Madri em Puerta del Sol

espreguiçadeiras em frente a piscina retangular em área de lazer coberta de um hotel em madri
Foto divulgação: Hotel Four Seasons Madri
Luxo: 
  • O Four Seasons Hotel Madri pode até ser o hotel mais caro de Madri, mas o conforto que oferece também é único. Todas as suítes (a maioria com varanda e boa parte com banheira) são dignas da realeza, há uma piscina coberta maravilhosa, um restaurante na cobertura que oferece uma linda vista e pratos deliciosos, spa e mais de 1.000 peças de arte espalhadas pelo prédio, que fazem ele parecer uma verdadeira galeria de arte!
  • Outro hotel sempre presente na lista das melhores dicas de onde se hospedar em Madri é o Hyatt Centric Gran Via Madrid, um hotel 5 estrelas que possui um bar secreto na cobertura com vistas incríveis e dispõe de suítes espaçosas com vista para a cidade (todas com comodidades para preparar chá e café, além de chuveiro com efeito de chuva).
Custo x benefício: 
  • Situado num edifício do século XIX, a poucos passos da Puerta del Sol, está o Petit Palace Puerta del Sol, uma propriedade com 64 quartos (todos com isolamento acústico para os hóspedes dormirem em paz), que serve um café da manhã muito bom (cheio de frutas, queijos, pães e scuso), além de emprestar bicicletas gratuitamente para você explorar a cidade e oferecer desconto em um estacionamento nas proximidades. Uma verdadeira pechincha por tudo que oferece!
  • Já o Petit Palace Arenal, localizado em  um prédio histórico, é bem simples, mas ótimo, e com um preço imbatível. Altamente recomendado se você procura algo simples, bem localizado e com bom preço. O destaque aqui é a localização, praticamente ao lado da praça Puerta del Sol, vários pontos turísticos, bares e restaurantes. O quarto não é grande coisa (equipado apenas com TV e frigobar), mas atende bem que só procura um cantinho confortável para dormir, e o café da manhã é bem farto, com várias frutas, bolos, geléias e salgados!
Econômico: 
  • O The Hat Madrid é um hostel em Madri que os mochileiros amam, especialmente porque eles costumam oferecer várias atividades para a galera (como passeios pela cidade e entrada grátis para festas em baladas) e abrigam um rooftop bar ótimo, onde é possível curtir a vista da cidade, bater um papo e tomar um copo de vinho ar livre. Também é um bom lugar para quem precisa viajar durante a viagem, graças ao ótimo WI-FI. Outros destaques são o café da manhã, com pães, frutas e café, e a localização, a uma curta caminhada de todos os principais pontos turísticos de Madri.
  • Quem prefere um hotel em Madri mais tranquilo, e também econômico, vai gostar do Hostal Aresol. Essa hospedagem familiar está localizada em um prédio um pouco antigo, mas dispõe de quartos equipados com móveis novinhos, super organizados e limpos. O melhor de tudo é que fica pertinho de tudo, em uma área bastante movimentada (principalmente a noite), mas como os quartos ficam no 6º andar, dá para dormir em silêncio.

O que fazer em Puerta del Sol:

  • Passeie pela Gran Via, uma das principais ruas comerciais de Madri!
  • Curta um jantar com show de flamenco no Tablao Flamenco Torres Bermejas.
  • Faça um passeio pela bela Plaza Mayor.
  • Experimente as tradicionais tapas madrilenhas.
  • Explore a Puerta del Sol, a praça mais importante da capital.
  • Tire uma foto da famosa estátua Oso y el Madroño

2. La Latina e Madrid de Los Austrias: onde ficar em Madri para uma vibe mais local

durante o dia, grande palácio branco em la latina, bairro de madri
Foto: Alexander Awerin no Unsplash

La Latina e Madrid de Los Austrias são igualmente charmosas, fáceis de explorar a pé ​​e estão localizadas muito perto da Gran Vía (800 m de distância), o que as torna ótimas opções de onde ficar em Madri para todos os tipos de viajantes que desejam estar no centro da cidade.

Como as duas são pequenas, estão uma ao lado da outra e atendem basicamente às mesmas necessidades, resolvemos combiná-las em uma única recomendação.

A grande diferença talvez seja que Los Austrias é um dos bairros históricos da capital, criado em torno da Plaza Mayor, com um lindo conjunto arquitetônico dos séculos XVI e XVII, enquanto La Latina guarda vários prédios coloridos e é bem famoso por seus bares de tapas. De ambos, é simples alcançar o Palácio Real e a Ópera. 

Apesar disso tudo chamar atenção, o que a gente mais gosta desses bairros de Madri é que, apesar de estarem muito próximos das atrações no Centro, eles oferecem uma uma experiência mais local, pelo simples fato da maioria dos turistas não se aventurarem por aqui, já que as ruas são organizadas de maneira um pouco mais complicada do que na Puerta del Sol. Nada que o Google Maps não resolva! 

Além disso, ambos são ótimos se você gosta de comida (a gente ama!) e está sempre procurando lugares típicos para experimentar os pratos tradicionais! Aqui, para além do excelente Mercado de la Cebada, você vai encontrar diversos restaurantes, esplanadas e bares que servem deliciosas tapas e sangrias! Não perca o suntuoso leitão assado no Sobrino de Botín, fundado em 1725 e (aparentemente) o restaurante mais antigo do planeta em operação!

Enquanto estiver por esses bairros, confira também o maior e mais antigo mercado de pulgas de Madri (mercado Rastro, aos domingos), os Jardins Sabatini e a Catedral da Almudena, e passear pelas ruas de paralelepípedos e becos repletos de bares, restaurantes, tabernas, padarias e mercados de alimentos, frequentados por muitos moradores e artistas.

Vantagens de escolher seu hotel em Madrid em La Latina:

  • A localização é ótima, a uma curta caminhada dos principais pontos turísticos de Madri.
  • É uma área ideal para viajantes com orçamento limitado, já que aqui existem muitos albergues, mas não se surpreenda se encontrar algum hotel boutique de luxo ao virar da esquina… Este distrito tem alguns hotéis históricos interessantes, e eles tendem a esgotar rapidamente. 
  • Há excelentes bares de tapas, muitos deles agrupados ao longo da Calle de Cava Baja. 
  • A grande quantidade de lojas e restaurantes significa que você pode fazer compras e comer como se não houvesse amanhã, tudo sem sair do bairro.
  • Você terá fácil acesso a vários teatros, parques, estátuas, Palácio Real e inúmeros bares e clubes.

Desvantagens de escolher seu hotel em Madrid em La Latina:

  • Por abrigar muitos bares, pode ser bem barulhento durante a noite.

Onde ficar em Madri em La Latina

piscina coberta em área de lazer com teto e paredes de tijolos laranjas
Foto divulgação: Pestana Plaza Mayor Madrid
Luxo: 
  • Poucos hotéis em Madri são tão bonitos como o Pestana Plaza Mayor, instalado em um verdadeiro palácio que chama atenção de todo mundo que caminha pela  Plaza Mayor. As áreas internas também são um luxo, com uma ótima piscina coberta, sauna, bar na cobertura, spa, e suítes inspiradas em pintores, como Goya e Velásquez, todas com máquinas Nespresso e entrega diária de jornais, e algumas com vista para a Plaza Mayor. 
  • O Gran Meliá Palacio de los Duques não fica para trás! Este hotel em Madri ocupa um palácio do século XIX, com decoração barroca em homenagem ao pintor Velázquez, onde você vai poder aproveitar centro de bem-estar, piscina ao ar livre, sala tailandesa, academia 24 horas, 3 restaurantes (servem pratos e vinhos espanhóis e francese), bar, sala de chá, suítes com banheira e terraço com vista panorâmica da cidade, a apenas 300 metros do Palácio Real.
Custo x benefício
  • O L&H La Latina é um apartamento ideal para viajantes que querem mais espaço. Cada acomodação tem uma cozinha compacta com frigobar, pia, micro-ondas, torradeira e cafeteira, e há quartos familiares ainda maiores para grupos. Para curtir uma estadia ainda mais relaxante, nossa dica é reservar um quarto com varanda. 
  • Com decoração colorida e moderna, a Posada del Dragón oferece quartos amplos e confortáveis e um café da manhã gostoso, a apenas 100 m da Plaza Mayor (praça) e a 200 m da Estação de Metrô La Latina. Você também pode chegar ao Mercado San Miguel em apenas 5 minutos de caminhada. 
Econômico
  • O Hostal Rofer é um hotel bem simples, com quartos pequenos. Mas tudo é bastante limpo, os funcionários são super gentis e a localização é perfeita (a apenas 100 metros do metrô. Vale muito a pena para viajantes práticos e econômicos!
  • O Ganivet é mais moderninho, com uma decoração clean e ótimas comodidades, como estacionamento (por custo extra), bar, lanchonete, café da manhã muito bom e banheira de hidromassagem. Fica perto da Plaza Mayor e do Palácio Real também!

O que fazer em La Latina e Madrid de Los Austrias:

  • Visite o incrível Palácio Real!
  • Compre alimentos frescos no Mercado de la Cebada.
  • Passeie pelo mercado de pulgas semanal de domingo.

3. Malasaña: Onde ficar em Madri para os descolados

durante o dia, frase 'siempre nos quedará malasaña' escrita em quadro pretro, com moldura vermelha, pendurado em parede cinza em rua de bairro de madri espanha
Foto: José Manuel Viloria Martin no Unsplash

Nos anos 80, Malasaña abrigou a chamada “Movida Madrileña”, movimento cultural que modernizou a juventude espanhola após a ditadura. Nessa época, a região era conhecida pelo lema “sexo, drogas e rock n roll”. Hoje, é mais tranquila, mas ainda é conhecida como a zona mais “cool” e underground da capital, com uma aparência moderna e essência jovem e inovadora.

Por esse motivo, é perfeita para quem procura um lugar onde se hospedar em Madri que seja badalado e boêmio. Não faltam opções de restaurantes, bares e estúdios de tatuagem! Por outro lado, se tudo que você quer é curtir dias de paz, pode não ser uma boa escolha, já que esta não é uma área famosa pelo silêncio…

Os destaques aqui, além do clima descolado, são a localização (o bairro faz fronteira com os bairros de Chueca, Alonso Martínez, a famosa Gran Vía, e fica a uma curta distância a pé das demais atrações da cidade, como a Puerta del Sol), os cafés, lojas vintage, boutiques com todo o tipo de de acessórios, livrarias independentes, bares com ambiente “hipster”, a Plaza dos de Mayo (um ótimo lugar para  observar as pessoas ou simplesmente aproveitar o sol) e, claro, a vida noturna agitada! 

Malasaña guarda muitos dos melhores bares de música independente de Madrid – alguns sobreviventes da mítica “Movida” como o Penta ou o Vía Láctea -, assim como discotecas populares, como a Pachá, localizada perto da movimentada praça do metrô Tribunal.

Por fim, os hotéis e albergues de Malasaña geralmente são acessíveis, mas você também consegue encontrar acomodações extremamente sofisticadas.

Vantagens de escolher seu hotel em Madri em Malasaña:

  • É um bairro muito central (a 10 minutos a pé ao norte do Centro), perfeito para explorar outros bairros de Madri..
  • O bairro é bem animado a qualquer hora do dia, com muitos restaurantes e praças cheias, onde se pode tomar uma bebida, sendo a mais famosa a Calle del Pez, cercada de ponta a ponta por dezenas de bares de tapas movimentados .
  • Há vários teatros, como o Teatro Maravillas, o Teatro Victoria, e espaços com espetáculos de micro-teatro.
  • Tem muitos hotéis baratos, por isso, é uma boa opção para quem busca onde ficar em Madri com o orçamento limitado.
  • Algumas das melhores pizzarias de Madri podem ser encontradas por aqui (nossa dica é a Lab84 Malasaña)!

Desvantagens de escolher seu hotel em Madri em Malasaña:

  • Tem poucos pontos turísticos, com exceção de várias pequenas galerias de arte e a Plaza Dos de Mayo (em compensação, tem uma vida noturna animada).
  • Pode não ser a melhor opção para desfrutar de noites tranquilas.
  • Embora seja uma área segura (como o resto da cidade), tenha em mente que se você passear pela área à noite, existe a possibilidade de encontrar prostitutas oferecendo seus serviços em algumas ruas, especialmente na rua Fuencarral e na rua Montera.

Onde ficar em Madri em Malasaña

cadeiras cinzas ao redor de mesas redondas, forradas com toalha branca, em restaurante de um dos melhores hotéis em madri
Foto divulgação: Círculo Gran Vía, Coleção de Autógrafos
Luxo: 
  • Apenas para adultos, o Círculo Gran Vía é um hotel localizado na ampla e movimentada Gran Vía, a principal via da cidade, bem na orla de Malasaña. Todas suas suítes (à prova de som) são equipadas com móveis modernos e máquinas de café. Algumas têm banheira e incluem como extras roupões de banho, além de vista para o pátio traseiro ou para a Gran Vía. Há também academia, restaurante, bar e um bom café da manhã diariamente.
  • Com uma decoração clean, o charmoso 7 Islas Hotel é um lindo hotel boutique, a apenas 200 metros da Gran Via, com várias suítes maravilhosas. As melhores opções, especialmente para quem quer mais do que um hotel em Madri para dormir, são as suítes que incluem banheira de hidromassagem relaxante e terraço privativo. Eles também servem um café da manhã farto, e abrigam um bar e um restaurante.
Custo x benefício: 
  • Localizado na ponta norte de Malasaña, o Ibis Madrid Centro tem opções confortáveis ​​que costumam agradar qualquer viajante. Existem vários bares nas proximidades e o café da manhã é de primeira!
  • Situado em um prédio do século XIX, o Petit Palace Triball tem uma localização incrível, bem no coração do bairro, perto de inúmeros bares e restaurantes. Todas as suítes por aqui incluem chuveiro de hidromassagem, para te ajudar a relaxar depois de um dia cheio de passeios. Outro destaque é que eles oferecem bicicletas gratuitamente, o que é perfeito para explorar a capital!
Econômico: 
  • A solução perfeita para quem vai viajar com o orçamento limitado é o MuchoMadrid, um apartamento super aconchegante, com suíte, cozinha e  máquina de lavar roupa, perto da Estação de Metrô Gran Vía, perfeito para casais ou viajantes solos!
  • O Hostal Adis é outro hotel em Madri econômico muito recomendado. Localizado a uma curta distância de restaurantes e bares de tapas, ele dispõe de quartos individuais e duplos, equipados com camas confortáveis e cafeteira.

O que fazer em Malasana:

  • Visite as lojas e cafés da charmosa Calle Fuencarral
  • Explore a Plaza de Dos de Mayo.
  • Tente encontrar a arte de rua legal do bairro e tire muitas fotos!
  • Visite o Museu de Arte Contemporânea Conde Duque e o Museu de Desenho e Ilustração do ABC.

4. Chueca: onde se hospedar em Madri para curtir a vida noturna

durante o dia, frase 'metro chueca' escrita em placa colorida, pendurada em rua de chueca, lugar onde ficar em Madri
Foto: luis otto no Unsplash

Em um dos lados da Gran Vía, Chueca, bairro que faz parte do University District e tornou-se popular entre os viajantes LGBTQIA + e estudantes internacionais.

Como em Malasaña, a atmosfera por aqui é divertida a qualquer hora do dia, com vários restaurantes, pubs, lojas, teatros e galerias espalhados por ruas estreitas,

E, como você pode esperar de um bairro localizado perto de uma grande universidade, à noite, ele se transforma completamente, com uma festa em cada esquina e muitos bares e clubes animados. No verão, Chueca também hospeda com orgulho o famoso festival de orgulho gay, chamado de “Día del Orgullo de Gays”.

Por fim, sua localização é ótima, a cerca de 15 a 20 minutos da Puerta del Sol, mas se você não quiser caminhar, sem problemas: esse é mais um bairro de Madri perfeitamente conectado ao metrô!

Já as oportunidades de hospedagem vão desde albergues para mochileiros a hotéis boutique caros.

Vantagens de escolher seu hotel em Madri em Chueca:

  • É um bairro muito animado, tanto de dia quanto de noite, com muitos restaurantes e bares.
  • Tem uma localização central, perfeita para explorar outras áreas da cidade.
  • Há hotéis para diferentes orçamentos.

Desvantagens de escolher seu hotel em Madri em Chueca:

  • A noite pode ficar super barulhento, e é por isso que as famílias devem pensar duas vezes antes de reservar um hotel aqui!

Onde ficar em Madri em Chueca

espreguiçadeiras brancas em frente a piscina retangular, em área de lazer coberta de um dos melhores hotéis em madri no centro
Foto divulgação: URSO Hotel & Spa, a Small Luxury Hotel of the World
Luxo:  
  • Se você quer ser mimado (a), o URSO Hotel & Spa é o lugar certo. Spa, hammam (banho turco), serviço de massagem, academia, restaurante sofisticado, ótimo bar e suítes com cama king e banheira são apenas alguns dos detalhes que fazem dele um dos melhores hotéis em Madri. Isso sem mencionar a localização perto de muitos bares e restaurantes, bem como da Plaza de Chueca!
  • Outro hotel 5 estrelas em Madri que oferece um serviço impecável é o The Principal Madrid. Algumas das principais vantagens de se hospedar aqui são academia, quartos excelentes com camas confortáveis (algumas unidades incluem serviço de mordomo  e cafeteria Nespresso), terraço com vista para a Gran Via ​​e ótima localização com fácil acesso à Plaza Mayor!
Custo x benefício: 
  • A busca é por um hotel em Madri e com um ótimo custo-benefício? Vale a pena conferir o Petit Palace Chueca, hotel 3 estrelas que funciona em uma mansão tradicional do século XIX. Os quartos são modernos, limpos e super iluminados e a localização é central: você pode caminhar facilmente até as principais atrações, como a Plaza Mayor e o Palácio Real! A diária também inclui um café da manhã muito bom e acesso a bicicletas grátis.
  • Outra opção super legal é o JC Rooms Chueca! Os quartos têm uma decoração colorida que criam uma vibe bem alegre e eles servem café da manhã diariamente. O melhor é que se você reservar um quarto aqui, vai estar a uma curta caminhada de muitos bares e locais de tapas, bem como da Plaza de Chueca, o que é ótimo!
Econômico: 
  • Ainda está na dúvida de onde ficar em Madri e quer um hotel econômico perto dos agitos noturnos? O Bastardo Hostel pode ser a solução perfeita. Nele, você pode escolher entre quartos privativos e dormitórios, e ainda curtir várias atividades (o local é palco de exposições, shows e eventos literários), um bar animado e um terraço com vista para a cidade e redes de descanso.
  • O room007 Chueca Hostel é outra opção econômica ótima para você! Esse hostel bacana tem quartos incríveis – é só dar uma olhada nas fotos que você vai entender!

O que fazer em La Chueca:

  • Dance a noite toda no Delirium!
  • Explore a Calle de Hortaleza, para curtir as várias opções gastronômicas e a vida noturna.
  • Vá no Black & White para conferir o melhor show de drag da cidade!

5. Retiro: onde ficar em Madri para ter acesso aos museus

durante o dia, árvores ao redor de lago em retiro, um lugar onde se hospedar em madri
Foto: Javier Martinez no Unsplash

Localizado entre o parque mais conhecido (e mais popular) de Madrid, o Parque de Buen Retiro, a oeste, e ruas residenciais a leste, o Retiro é um bairro de Madri que respira arte e é popular entre as estrelas de Hollywood, que compram casas ou passam férias aqui.

Estão no bairro os três museus de arte mais importantes da cidade, que juntos formam o “Triângulo Dourado”: Museo del Prado (é também um dos museus mais importantes do mundo), Museu Thyssen-Bornemisza (guarda a coleção de arte da família Thyssen-Bornemisza) e Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia (tem no acervo algumas das melhores obras de arte contemporânea).

Do outro lado do parque El Retiro, você encontra outros marcos interessantes, como o Museu Naval, com várias exposições sobre a descoberta das Américas. Vale passar por lá depois de um piquenique!

Vantagens de escolher seu hotel em Madri no Retiro:

  • Os lagos, jardins botânicos e inúmeras trilhas para caminhada do maior parque de Madri são sempre populares entre os moradores e visitantes, especialmente nos fins de semana, quando você vai ver muitas famílias fazendo piquenique à beira do lago.

Desvantagens de escolher seu hotel em Madri no Retiro:

  • É difícil encontrar um hotel econômico.

Onde ficar em Madri no Retiro

vasos de planta e quadros com pinturas decorando lounge de hotel em madri
Foto divulgação: Hotel Palacio del Retiro, Coleção de Autógrafos
Luxo: 
  • O Novotel Madrid é um maravilhoso hotel boutique, onde você vai poder relaxar em um terraço agradável, dormir em suítes modernas e aproveitar um café da manhã farto com uma ótima variedade de salgados, pães, bolos e frutas, a apenas 8 minutos a pé do Parque do Retiro! 
  • Se você procura um hotel em Madri ainda mais luxuoso, deve ficar no Hotel Palacio del Retiro. Localizado em frente ao famoso Parque do Retiro,  em um edifício tombado como patrimônio histórico, este hotel oferece suítes com camas king-size macias, garrafas de água de cortesia, cafeteiras e banheiras. Algumas também oferecem vistas maravilhosas para o bairro!
Custo x benefício: 
  • No coração do bairro, o Claridge Madrid dispõe de quartos confortáveis, acessíveis e espaçosos (alguns com vista para a cidade e banheira). O café da manhã (com muitos pães, bolos e sucos), a academia moderna e a proximidade com o Parque Retiro e a estação de metrô fazem dele um dos melhores hotéis em Madri.
  • Outro hotel em Madri interessante é o Ayre Gran Hotel Colón. Perto do centro da cidade e do Parque do Retiro, ele oferece suítes com design moderno, jardins agradáveis ​​e um dos melhores cafés da manhã da cidade! Há também uma academia e serviço de lavanderia diário.
Econômico:
  • Se você quer aproveitar um dos melhores bairros de Madri, é bom correr para reservar o Apartamentos El Puente, hotel 3 estrelas com ótimas avaliações que oferece apartamentos e estúdios para grupos de até 7 pessoas, com sala de estar, ótima cozinha e suítes confortáveis (alguns também têm varanda).

O que fazer em Retiro:

  • Confira as exposições legais do Museo del Prado
  • Visite o Centro de Arte Reina Sofia
  • Faça um piquenique ou caminhe no parque El Retiro!

6. Salamanca: ideal para quem busca hotéis de luxo em Madri

durante o dia, diversas mesas e cadeiras ao ar livre em salamanca, um dos bairros de madri
Foto: Beth Macdonald no Unsplash

Quer fugir das áreas mais turísticas? Salamanca é o melhor lugar para ficar em Madri. 

Embora não costume ser escolhido pelos turistas por ficar um pouco mais distante dos pontos turísticos, este bairro residencial de alto padrão é ótimo se você busca tranquilidade. Em apenas meia hora de caminhada, uma corrida de táxi ou metrô (Serrano, Velázquez e Ventas são as estações mais próximas) você vai conseguir chegar ao centro.

E ainda tem várias coisas que você pode aproveitar por aqui mesmo. O Museu Arqueológico Nacional, a Plaza de Toros Monumental de Las Ventas, belos edifícios que merecem várias fotos e muitas boutiques ao longo da Milla de Oro (Golden Mile) e em torno da Calle de Serrano são as opções. 

Se você ama fazer compras, não deixe de passar nessas lojas: Sita Murt (roupas chiques), Nac Madrid (calçados de alta qualidade), The 2nd Room (Armani, Gucci, Fendi, Jimmy Choo de segunda mão para quem está com um orçamento mais apertado) e Isoleé (mini-loja de departamentos). 

Além disso, Salamanca abriga alguns dos melhores restaurantes com estrelas Michelin e os bares de cocktails mais elegantes da capital.

Também estão aqui hotéis maravilhosos… Só é bom saber que eles costumam ser bastante caros. Mas procurando com calma dá para encontrar algumas opções ótimas com preços intermediários (nós já fizemos essa busca e você pode conferir abaixo!)

Vantagens de escolher seu hotel em Madri em Salamanca:

  • É uma das melhores áreas para se hospedar em Madrid se você procura tranquilidade e quer fugir das zonas mais turísticas.
  • Não faltam opções de boutiques, ótimas para quem ama bater perna.

Desvantagens de escolher seu hotel em Madri em Salamanca:

  • Os hotéis costumam ser caros.
  • Você vai gastar um tempinho se deslocando até o centro, o que pode ser ruim se você tem poucos dias na cidade.

Onde ficar em Madri em Salamanca

cama de casal, mesa e cadeira em suíte de hotel em madri com paredes brancas e azuis
Foto divulgação: Relais & Châteaux Heritage Hotel
Luxo: 
  • O nome do Hotel Único Madrid, Small Luxury Hotels não mente, ele é realmente um hotel único! Suítes com pisos de madeira, lençóis de algodão egípcio de alta qualidade, menu de travesseiros, banheira e vários extras, como roupões de banho e produtos de banho de luxo, além de biblioteca, centro de bem-estar e um restaurante  com estrela Michelin são algumas maravilhas que você vai poder aproveitar aqui!
  • Para ficar perto de vários bares, restaurantes e parques, reserve um quarto no Relais & Châteaux Heritage Hotel, um hotel em Madri que funciona em uma propriedade charmosa do século XX (tombada pelo patrimônio histórico) conhecido por oferecer um serviço impecável. O ótimo buffet de café da manhã, as suítes super espaçosas com uma bela decoração em estilo Belle Époque e o restaurante comandado por um chef premiado com uma estrela Michelin são os destaques por aqui.
Custo x benefício: 
  • Com quartos aconchegantes, restaurante mediterrâneo e um café da manhã continental farto (servido  todos os dias), a apenas 15 minutos a pé do Prado, o VP Jardin de Recoletos é um dos melhores hotéis em Madri na categoria custo x benefício neste bairro.
  • Outro hotel em Madri com um ótimo custo-benefício é o VP El Madroño que dispõe de suítes com cozinhas compactas. Também fica perto de Chamberí e você pode chegar ao centro de transporte público em menos de 20 minutos!
Econômico: 
  • É difícil encontrar um hotel barato em Salamanca, mas encontramos o Catalonia Goya, que oferece preços razoáveis. Café-bar aberto até 23h, piscina de imersão, quartos equipados com cafeteira, academia e café da manhã muito bom são as principais comodidades.
  • O Abba Madrid é mais um hotel em Madri recomendado para quem está com o orçamento apertado, mas quer ficar em um dos bairros mais nobres de Madri. Apesar de ser 4 estrelas, ele oferece alguns quartos econômicos, todos com isolamento acústico. Há também um restaurante de comida mediterrânea e um mercado na propriedade.

7. Las Letras / Huertas: Onde ficar em Madrid com a família

durante dia, pessoas caminhando em rua arborizada, rodeada por prédios
Foto: Alex Vasey no Unsplash

Antigo lar de muitos escritores espanhóis famosos, como Quevedo, Lope de Vega e Cervantes (só para citar alguns), o Barrio de Las Letras, também chamado de Huertas, é conhecido como o bairro literário de Madri.

A maioria das ruas tem citações famosas no chão e em muros, e vale muito explorar o bairro para conferi-las. É uma experiência muito agradável! No caminho, não deixe de visitar a Plaza Santa Ana (o coração do bairro) ou a Calle Huertas (a rua principal da área, onde estão vários bairros e restaurantes).

Além do clima tranquilo, que o torna ótimo para quem vai viajar com a família, Las Letras tem uma localização ótima, a uma curta caminhada da Gran Vía (1 km / 12 minutos), que garante que você não perca nada do que está no coração da cidade!

Vantagens de escolher seu hotel em Madri em Las Letras:

  • É uma área histórica que encanta principalmente os fãs de literatura.
  • Tem ótimas opções gastronômicas e está perto de vários pontos turísticos.

Desvantagens de escolher seu hotel em Madri em Las Letras:

  • Durante o dia é muito tranquilo, mas durante a noite, perto da Calle Huertas, onde estão vários bares, pode ser barulhento.

Onde ficar em Madri em Las Letras

durante o dia, banheira branca, espelho redondo e cama de casal em suíte de hotel 5 estrelas em madri com varanda
Foto divulgação: Gran Hotel Inglés
Luxo:
  • Situado em um prédio lindo do século XIX, na histórica Plaza Santa Ana, o ME Madrid Reina Victoria by Meliá é mais uma dica para quem quer ser mimado (a). Este hotel em Madri oferece suítes modernas (equipadas com iluminação ajustável, caixas de som e chuveiro de hidromassagem), academia, bar e restaurante mediterrano e um café da manhã ótimo que inclui opções veganas.
  • Mais um hotel em Madri que funciona em um prédio do século XIX e oferece um serviço impecável é o Gran Hotel Inglés. A linda decoração estilo Art Déco, o café da manhã fantástico, o ótimo spa e as suítes luxuosas com obras de arte, cama king e banheira são os que os hóspedes mais gostam por aqui. Basta ver as fotos que dá pra entender!
Custo x benefício: 
  • Quartos espaçosos e limpos, equipe simpática, Wi-Fi gratuito e uma localização excelente (a apenas 300 metros da Praça Puerta del Sol) tornam o Hostal Alexis Madrid uma ótima opção para quem busca onde ficar em Madri para gastar pouco, mas ter uma estadia muito confortável.
  • Mais uma alternativa para quem está procurando um lugar limpo e confortável com diárias acessíveis é o Atocha28. Os quartos são simples, com uma decoração clean, mas perfeitos para uma boa noite de sono e ainda são equipados com frigobar, chaleira e varanda.
Econômico: 
  • Localizado no coração do bairro, o Hostal Mayor é a nossa dica para os que viajam com um orçamento apertado. Embora ofereça poucas comodidades, tem o que é suficiente para você descansar confortavelmente: suítes aconchegantes com varanda.
  • Quartos espaçosos com vista para ruas históricas, funcionários simpáticos e ótima localização, a uma curta caminhada de vários pontos turísticos, são apenas algumas das vantagens de se hospedar no La Perla Asturiana, um excelente hotel em Madri para quem quer economizar!

O que fazer no barrio de La Letras:

  • Visite a Plaza Santa Ana, o coração do bairro!
  • Passeie pela Calle Huertas, a rua principal de La Letras.
  • Tome um delicioso copo de vinho na DisTinto Taverna!

8. Lavapiés: onde ficar em Madri se você é um amante de arte

durante o dia, pessoas caminhando e pedalando em rua inclinada, cercada de prédios em lavapiés, um lugar onde ficar em Madri
Foto: Manuel from Valdemoro, Spain, CC BY 2.0

Formado por ruas estreitas e irregulares, que preservam parte da origem medieval, e muros coloridos com grafites Lavapiés é o bairro certo para quem ama arte.

Estando aqui você vai poder visitar o Centro de Arte Reina Sofía (um dos museus de arte mais importantes da Espanha), o Matadero Madrid (um matadouro que virou centro de arte contemporânea), a La Tabacalera de Lavapiés (centro cultural e social de Madri) e o Cine Doré (exibe filmes da Filmoteca Española).

Como é fortemente dominado por imigrantes, é também um ótimo bairro para quem quer mergulhar em outras culturas, além da espanhola. Em todos os cantos você vai encontrar moradores de nacionalidades e vai poder experimentar comidas típicas de vários países – tem restaurante arabe, afriano, indiano e até brasileiro! 

Outro atrativo imperdível é o Mercado de San Fernando, um dos melhores mercados da cidade, onde é possível comprar de cervejas e carnes até livros e roupas, o jardim botânico que faz fronteira com Lavapiés e o extenso Parque El Retiro, do século XIX, a poucos passos de distância. 

Vantagens de escolher seu hotel em Madri em Lavapiés:

  • É um bairro onde todas as culturas se encontram e sempre é palco de eventos culturais interessantes.
  • Há restaurantes e bares para todos os gostos.
  • Está perto de vários pontos turísticos e conectado a outros bairros de Madri pelo metrô.
  • Abriga um Carrefour 24 horas, ótimo para fazer compras a qualquer hora.

Desvantagens de escolher seu hotel em Madri em Lavapiés:

  • É um bairro mais urbano e popular, com pouco do mesmo charme que é possível encontrar em outros bairros de Madri.
  • Há poucos hotéis. Portanto, é necessário fazer sua reserva com antecedência.

Onde ficar em Madri em Lavapiés

durante o dia, pequena piscina em deck de madeira em terraço de um dos hotéis em madri
Foto divulgação: Catalonia Atocha
Luxo:
  • Quer aproveitar uma estadia luxuosa em uma ótima localização, perto de inúmeros bares e restaurantes? Reserve alguns dias no NH Madrid Nacional. Por aqui você vai poder descansar em suítes maravilhosas (com varanda, menu de travesseiros, isolamento acústico e chuveiro com efeito chuva), desfrutar todos os dias de um café farto enquanto curte uma linda vista para a cidade e utilizar uma academia moderna.
  • Ou então… reserve algumas noites no Catalonia Atocha, hotel 4 estrelas, próximo de todas as atrações importantes e populares do bairro, que dispõe de suítes luxuosas (algumas com banheira) e um terraço agradável com piscina e várias espreguiçadeiras, além de servir um café da manhã muito bom, que inclui vários queijos, frios, doces e sucos.
Custo x benefício: 
  • Com um design minimalista lindo, o Radisson RED Madrid apresenta suítes charmosas e modernas, e serve um ótimo buffet de café todos os dias. O melhor é que ele fica na fronteira de Lavapiés e Cortes, pertinho do Centro de Arte Reina Sofía
  • No coração de Lavapiés, o Artrip Hotel é um dos hotéis mais queridinhos do bairro, especialmente por ter exatamente a mesma vibe da região, com muita arte espalhada pelos quartos e áreas comuns, e estar pertinho de tudo. Outros destaques são as suítes, que tem um design clean e um ótimo espaço (algumas também têm varanda com vista para a rua) e o café da manhã servido diariamente.
Econômico: 
  • Para quem quer economizar ou conhecer outros viajantes, um ótimo hotel em Madri é o OK Hostel Madrid, um hostel super animado que organiza vários eventos, incluindo beer pong, refeições comunitárias e pub crawls. Ele é elogiado também pelas ótimas acomodações oferecidas para todos os estilos (há camas em dormitórios, quartos duplos e quartos familiares) e uma boa cozinha compartilhada.

O que fazer em Lavapiés:

  • Visite a La Tabacalera de Lavapiés.
  • Confira o mercado de pulgas semanal ao ar livre no El Rastro.
  • Experimente as tradicionais tapas e tortilhas no Café Melo’s.

BÔNUS 1: Melhores hotéis de luxo em Madri

durante o dia, sofá, mesa redonda, poltrona e cama de casal em suíte de hotel com varanda
Foto divulgação: Mandarin Oriental, Ritz Madri

Abaixo, algumas das nossas principais escolhas dentre os melhores hotéis de luxo em Madri:

BÔNUS 2: Melhores hotéis em Madri com um bom custo x benefício:

durante o dia, vaso com girassóis em cima de mesa de cabeceira, cama de casal e vaso de planta em suíte de hotel em madri com varanda
Foto divulgação: Hostal Central Palace

BÔNUS 3: Melhores apartamentos em Madri

cama de casal, mesa de escritório e armário de madeira em suíte de hotel
Foto divulgação: nQn Aparts & Suites Madri

Para viagens em grupo, caso se queira mais privacidade ou se sentir, durante a estadia, como um autêntico morador de Madri, alugar um apartamento pode ser a melhor opção! Confira os melhores apartamentos em Madri, incluindo algumas opções de luxo:

  • NQN Aparts & Suites: As opções por aqui são acomodações luxuosas para até 5 pessoas, equipadas com piso parquet, cozinha, suíte, sala de estar e área para refeições (alguns também têm varanda), bem pertinho da Gran Via e do Palácio Real de Madri.
  • Precioso Apartamento Madrid Centro: Caso queira economizar sem abrir mão do conforto, confira este apartamento em Madri, localizado a 500 metros do Museu Reina Sofia. Apesar de pequeno, ele é aconchegante e perfeito para quem vai fazer uma viagem a dois.

BÔNUS 4: Melhores hotéis perto do Aeroporto Internacional Madrid-Barajas

durante o dia, diversas mesas e cadeiras em restaurante de hotel com vista para a rua
Foto divulgação: Clement Barajas

O Aeroporto Internacional de Madrid Barajas (MAD) é o principal aeroporto da capital e provavelmente onde você vai desembarcar. Como ele está localizado a 16km do centro da cidade, você vai precisar gastar mais de 35 minutos para chegar até lá.

Para quem tem tempo, isso pode ser tranquilo… Mas se você tem um voo muito cedo ou muito tarde, é melhor reservar um hotel em Madri o mais próximo possível do aeroporto. Desta forma, você pode economizar um tempo precioso para dormir e evitar atrasos. Confira as melhores opções para cada tipo de orçamento:

  • Luxo: a apenas 2 km do Aeroporto Madrid Barajas, o täCH Madrid Airport oferece tudo que você precisa para aproveitar uma estadia luxuosa. Suítes amplas (a maioria com banheira e varanda), academia, salão de jogos, bar, terraço e um restaurante que serve diariamente café da manhã e pequenos-almoços (até às 06:30) para quem vai madrugar.
  • Custo x benefício: também a  2 km do Aeroporto de Madri, o Clement Barajas é uma opção confortável, que oferece ótimos quartos para todos os estilos (de opções individuais até quartos familiares, alguns com banheira) e um bom café da manhã.
  • Econômico: o Hostal Los Coronales é uma acomodação familiar simples, onde você vai encontrar suítes limpas e aconchegantes e um pequeno café-bar. O grande destaque é o atendimento e a localização a  2 km do Aeroporto de Barajas.

BÔNUS 5: Melhor hotel em Madri barato

cama de casal forrada com lençol branco, em suíte de hotel em madri com paredes amarelas
Foto divulgação: Hostal La Vera

Onde ficar em Madri: Perguntas frequentes

durante entardecer, prédios em rua de Madri espanha
Foto: Ansar Naib no Unsplash

Onde ficar em Madri por poucos dias?

Como a maioria dos pontos turísticos de Madri estão na área central, a uma curta distância umas das outras, faz sentido ficar no Centro  ou no Retiro, dependendo se você está mais interessado em estar perto do Palácio Real (Centro) ou do ‘Triângulo Dourado’ dos museus de arte (Retiro).  Ótimos hotéis nesses bairros são o luxuoso Hotel Palacio del Retiro e o aconchegante Hostal Aresol

Mas você não precisa se limitar apenas a esses dois bairros, você pode facilmente chegar às atrações a pé de La Latina, Chueca e outros bairros centrais, onde também estão hotéis excelentes, como o L&H La Latina e o Petit Palace Chueca

Qual é o melhor bairro de Madri para famílias? 

O bairro do Retiro, que fica perto do parque de mesmo nome, é uma boa opção de onde se hospedar em Madri com a família, especialmente por ser muito tranquilo e sossegado. Por lá você encontra vários hotéis, além de apartamentos ótimos (indicamos o Apartamentos El Puente) para quem precisa de mais espaço.

Qual é o melhor bairro de Madri para viajantes com orçamento limitado? 

La Latina e Malasaña são os melhores bairros para quem procura onde ficar em Madri com o orçamento limitado. Ambos abrigam diversos hostels.

Qual é o melhor bairro em Madri para curtir a vida noturna? 

Não há uma resposta certa para essa pergunta, mas sim várias, já que a vida noturna de Madri é bem agitada. Tudo vai depender do seu gosto!

Se a ideia é virar a noite, como muitos madrilenos, La Latina, com seus diversos bares de tapas, é um ótimo lugar para começar A Calle de Cava Baja tem de tudo, desde tapas tradicionais até fusão contemporânea. 

Ao lado, o bairro Lavapíes tem bares modernos, assim como Huertas. A Plaza Santa Ana, por exemplo, é ideal para combinar beber ao ar livre com observar as pessoas. 

Por fim, Malasaña e Chueca são conhecidos pela música ao vivo e clubes gays, respectivamente, e em ambos há muitos bares e clubes que ficam abertos até o amanhecer.

Agora você já sabe onde ficar em Madri.

E aí, esse post te ajudou? 

Antes de sair se liga nessa dica: em nossas viagens para Madri, reservamos todos os nossos hotéis com o booking.com e a gente recomenda que você faça o mesmo, já que, por meio desta plataforma, é possível ler as avaliações dos hóspedes anteriores e até cancelar a reserva gratuitamente (na maioria dos hotéis), caso os planos mudem. 

Ainda tem alguma dúvida? Não deixe de enviá-la pelos comentários, nós ficaremos felizes em poder ajudar! 

Você também pode gostar de ler: