22/01/2024 Por Bárbara Rocha

Onde ficar em Lisboa, Portugal: melhores áreas e dicas de hotéis

Escolher onde ficar em Lisboa pode parecer um desafio diante das dezenas de bairros e dos quase 5 mil hotéis da cidade. Mas não se preocupe, fizemos o trabalho pesado por você! Nossa pesquisa minuciosa resultou em uma seleção criteriosa dos melhores bairros e hotéis em Lisboa, para que você possa fazer a escolha perfeita para a sua estadia.

Geralmente, os bairros mais recomendados para turistas são o Chiado, coração vibrante da cidade; a Baixa, repleta de história; Alfama, com seu charme inigualável; Bairro Alto, conhecido pela animada vida noturna; e Príncipe Real, um dos bairros mais descolados.

Cada um desses locais tem sua própria personalidade e peculiaridades arquitetônicas. Alguns exibem colinas íngremes, ruas estreitas e edifícios históricos; outros são famosos por suas fachadas coloridas, arte de rua e amplas avenidas. 

O que todos têm em comum? A proximidade com os pontos turísticos mais famosos de Lisboa, uma gastronomia de dar água na boca, com pratos como bacalhau e pastel de nata, e a variedade de vinhos do Porto, além de acomodações para todos os gostos e orçamentos.

Para encontrar o lugar ideal para a sua viagem e reservar seu hotel em Lisboa, confira a nossa lista completa. Ela pode parecer extensa, mas está recheada de informações valiosas para ajudar você a decidir onde ficar em Lisboa. Boa leitura!

taca com vinho

Onde ficar em Lisboa - mapa dos melhores lugares

Antes de começarmos, aqui está um mapa das áreas da capital portuguesa que vamos mencionar neste guia, para que você possa visualizá-los facilmente:

Também é bom saber alguns fatos antes de escolher um bairro e reservar seu hotel em Lisboa. São eles:

  • Melhores bairros para ficar em Lisboa: Não existe “o melhor bairro” para turistas, mas há 5 que são frequentemente recomendados: Chiado, Baixa, Alfama, Bairro Alto e Príncipe Real. Cada um tem seu próprio ambiente, tamanho, clima e atividades. Vamos detalhar tudo isso neste guia, incluindo as vantagens e desvantagens de cada área, para ajudá-lo a decidir onde se hospedar em Lisboa.
  • Segurança: De forma geral, Lisboa é uma cidade segura com baixa taxa de criminalidade. Bairros como Chiado, Baixa, Rossio e Avenida da Liberdade são considerados muito seguros. No entanto, é sempre prudente cuidar de suas malas, preferir ruas movimentadas à noite e estar atento, especialmente nas zonas turísticas da Baixa e nos eléctricos 28E e 15E para Belém, onde há um risco maior de batedores de carteira.
  • Reserva de hotéis: Lisboa é uma das cidades mais visitadas da Europa, então os hotéis bem localizados em Lisboa podem esgotar rapidamente, principalmente em alta temporada. Por isso, recomendamos fazer sua reserva antecipadamente pelo booking.com. Essa plataforma permite ler avaliações de hóspedes anteriores e, na maioria dos hotéis, oferece a opção de cancelamento gratuito, caso seus planos mudem.
  • Localização: A capital portuguesa tem um centro compacto que é facilmente explorado a pé, e boas conexões de transporte público para outros distritos. Contudo, atenção se o hotel fica em um bairro alto. O Príncipe Real, por exemplo, é conhecido por suas ruas íngremes, o que pode ser um desafio para idosos, crianças ou pessoas com dificuldade de locomoção.

1. Chiado: onde ficar em Lisboa pela primeira vez (melhor localização geral)

durante o dia, bondinho amarelo passando em rua de chiado, um lugar onde ficar em Lisboa
Foto: Aayush Gupta na Unsplash

Conhecido como o coração da cidade, o Chiado deve ser sua escolha de onde ficar em Lisboa se essa é a sua primeira visita à cidade.

Residências charmosas do século XVIII, cafés tradicionais, teatros imponentes, museus, boutiques, shoppings modernos, lojas de grife, salões de beleza e muitos restaurantes… Seja você fã de gastronomia, compras ou passeios culturais, esse bairro vai te agradar!

Para você não se perder, já é bom anotar os points mais importantes: as ruínas do Convento do Carmo, o Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado, o café A Brasileira, o Mercado da Ribeira e o Belcanto (restaurante com 2 estrelas Michelin!).

E ainda tem mais: essa área é conectada com o restante da cidade pelas linhas de metrô azul e verde, vários ônibus e bonde nº 28.

Só há um ponto negativo: devido à sua fama, Chiado é um bairro muito desejado. Então, os hotéis costumam esgotar rapidamente. Por isso, recomendamos que você faça sua reserva com MESES de antecedência!

Vantagens de escolher seu hotel em Lisboa no Chiado

  • Super central, fazendo fronteira com bairros como Bairro Alto e Príncipe Real.
  • Fácil acesso a outras partes da cidade, graças à estação de metrô Baixa-Chiado.
  • O bairro é um prato cheio para quem gosta de comer bem e explorar lugares históricos.
  • A Rua Garrett é um paraíso para compras.
  • Tem um charme próprio, diferente da Baixa.

Desvantagens de escolher seu hotel em Lisboa no Chiado

  • Prepare-se para as subidas e descidas típicas de Lisboa.
  • Por ser uma área central e popular, os preços podem ser um pouco mais elevados.
  • Em alguns pontos, pode ser um pouco movimentado, especialmente em altas temporadas.

Onde ficar em Lisboa no Chiado

durante anoitecer, cadeiras e mesas em terraço com vista para a cidade
Foto divulgação: Lisboa Pessoa Hotel
Luxo:
  • Feeling Chiado 15: Para quem está se perguntando onde ficar em Lisboa com estilo, o Feeling Chiado 15 é uma joia. Localização perfeita na praça do Convento do Carmo, perto de tudo que é bom no Chiado, Bairro Alto e Príncipe Real. As suítes são um charme, com camas queen size e algumas até com varandas panorâmicas. E o café da manhã? Uma delícia com frutas, queijos e mais. Além disso, bolo e café disponíveis o dia todo, um mimo!
  • Corpo Santo Lisbon Historic Hotel: Este é um daqueles hotéis em Lisboa que você não esquece. A uma caminhadinha de lugares como a Praça do Comércio e o Castelo de São Jorge, cada quarto tem seu próprio estilo. O Prestige é um sonho com sua cama confortável e área de estar elegante. E tem até um pedaço da Muralha Fernandina! O spa é um refúgio, e o bar com cocktails e vinhos até meia-noite é demais.
  • Lisboa Pessoa Hotel: Uma homenagem ao grande Fernando Pessoa, este hotel tem um quê literário que eu adoro.  Os detalhes decorativos são incríveis, e as suítes? Puro conforto. O restaurante serve pratos maravilhosos, e o terraço é o lugar ideal para relaxar com uma bebida, apreciando a vista de Lisboa. E não posso deixar de mencionar que você será recebido com um sorriso caloroso, um copo de Porto e deliciosos pastéis de nata!
Custo x benefício:
  • Madalena by The Beautique Hotels: Um hotel em Lisboa bem no coração da cidade, pertinho da Praça do Rossio. Os quartos são espaçosos, com estilo minimalista e todas as comodidades. E tem um bar e restaurante ótimos para experimentar a culinária portuguesa.
  • Chiado 44: Este pequeno hotel familiar é uma pérola em Lisboa. Com apenas 12 quartos em um belo edifício do século XIX, oferece uma estadia íntima e personalizada. Perfeito para quem quer explorar Lisboa e ter um cantinho aconchegante para voltar.
  • Casa Balthazar: Este hotel é um retiro romântico em Lisboa. As suítes deluxe com jacuzzi e vista para a cidade são um sonho. O café da manhã é uma delícia, com produtos da tradicional Confeitaria Nacional. Um lugar para se apaixonar!
Econômico:
  • LV Premier Apartments Chiado: rocurando por um lugar espaçoso onde ficar em Lisboa? Esses apartamentos são ideais para grupos ou famílias. Bem localizados e totalmente equipados, são uma excelente escolha para uma estadia confortável na cidade.
  • Lost Lisbon: Chiado House: Essa pousadinha é uma fofura e super em conta. Cada quarto tem seu charme especial, graças ao toque de um artista local. É acolhedora, tem uma sala de estar onde dá pra relaxar e uma cozinha compartilhada para preparar as suas refeições. É como se sentir um lisboeta de verdade!
  • Boho Guesthouse: Considerado um dos hotéis mais baratos de Lisboa, fica perto do Chiado e do Cais do Sodré e oferece quartos aconchegantes e estúdios com cozinha, tudo a preços super acessíveis. Uma ótima opção para quem quer explorar Lisboa sem gastar muito.

2. Baixa: onde ficar em Lisboa para passear (o mais central possível)

durante dia ensolarado, pessoas caminhando em praça
Foto: Claudio Schwarz na Unsplash

Na maioria das listas de onde ficar em Lisboa, Baixa e Chiado quase sempre aparecem juntinhos. Eles são bairros vizinhos e compartilham uma estação de metrô, mas há diferenças notáveis entre eles.

A Baixa é um trecho de ruas planas, uma criação do Marquês de Pombal após o devastador terremoto de 1755. Esta área é caracterizada por ruas largas, muitas delas exclusivas para pedestres, e é considerada o centro histórico e comercial de Lisboa. Com sua arquitetura neoclássica, a Baixa está repleta de restaurantes de frutos do mar, lojas variadas e museus.

As principais atrações da Baixa incluem a Rua Augusta, conhecida pelo comércio vibrante, o Arco Triunfal (ótimo para vistas panorâmicas da cidade), o Elevador de Santa Justa, a estação ferroviária do Rossio e diversas igrejas impressionantes.

Ao escolher um hotel bem localizado em Lisboa, especialmente na Baixa, tenha em mente que, assim como o Chiado, este bairro é bastante turístico e pode ser barulhento. Quartos voltados para a rua ou sem isolamento acústico adequado podem não ser a melhor opção para quem busca tranquilidade.

Vantagens de escolher seu hotel em Lisboa na Baixa 

  • Super central e plana, um alívio para as pernas cansadas de turistar.
  • Conectada com tudo, graças ao bonde 28 e às estações de metrô.
  • Pertinho das estações de trem, um pulo para o Porto ou outras aventuras.
  • Opções de hospedagem para todos os bolsos e gostos.
  • Um paraíso gastronômico, do tradicional português ao gourmet no Mercado da Baixa

Desvantagens de escolher seu hotel em Lisboa na Baixa 

  • Apesar de sua beleza, a Baixa pode não ser o retrato mais autêntico de Lisboa.
  • Fica no sopé de colinas, então prepare-se para algumas subidas para explorar outros cantos da cidade.
  • Cuidado com os restaurantes turísticos, principalmente na Praça do Comércio.
  • Pode ser um pouco barulhento, especialmente se o seu quarto der para a rua.
  • Os preços são mais salgadinhos e estacionar pode ser um desafio.

Onde ficar em Lisboa na Baixa

TV, poltronas vermelhas e cama de casal em suíte de melhores hotéis em Lisboa
Foto divulgação: Browns Central Hotel
Luxo:
  • My Story Hotel Figueira: Se querem saber onde ficar em Lisboa com um toque de elegância, o My Story Hotel Figueira é a escolha. Situado na agitada Praça da Figueira, suas suítes oferecem conforto e vistas deslumbrantes. E não deixem de provar as pizzas assadas no fogão a lenha do restaurante, são sensacionais!
  • Hotel da Baixa: Este é um dos meus hotéis favoritos em Lisboa! Localizado no coração da Baixa, suas suítes são um luxo, completas com TVs 4K e cafeteiras Nespresso. O café da manhã é um espetáculo à parte, repleto de delícias locais como queijos, presunto ibérico, e uma variedade de pães e sucos. E a suíte Premium, com sua charmosa varandinha, oferece uma vista incrível da cidade.
  • Browns Central Hotel: Um paraíso para casais em busca de romance em Lisboa. Situado em um prédio histórico do século XVIII, este hotel combina luxo e história. A suíte Master é um sonho, com uma banheira de mármore e sistema de som Marshall Stanmore. Eles servem um café da manhã buffet completo, perfeito para energizar o dia, e o bar temático Art Deco é ideal para um drink à noite, com 10% de desconto para hóspedes.
Custo x benefício:
  • Lisbon Art Stay Apartments: Querem viver como um local em Lisboa? Estes apartamentos são a resposta. Com opções que acomodam até 6 pessoas e cerca de 100 m², cada um tem uma decoração única e colorida. A cozinha equipada é um plus, mas se preferirem, podem optar pelo café da manhã buffet, incluindo opções vegetarianas e veganas.
  • Be Poet Baixa: Este hotel é um encanto, com quartos temáticos inspirados em poetas portugueses famosos, como Fernando Pessoa e Luís Vaz de Camões. A localização é perfeita, próxima à Praça da Figueira e ao metrô Baixa/Chiado. O café da manhã é uma delícia, com doces típicos, frutas, pães e sucos.
  • Lisboa Prata Boutique Hotel:  Localizado em um prédio do século XVIII, este hotel em Lisboa oferece um ambiente intimista e tradicional. As suítes são confortáveis, com um toque português clássico. A suíte Premier é um luxo, com roupão e chinelos. E a flexibilidade do café da manhã é ideal para quem gosta de começar o dia sem pressa.
Econômico:
  • Home Lisbon Hostel: Para uma experiência genuína em Lisboa, o Home Lisbon Hostel é perfeito. Com um atendimento super pessoal e o famoso Jantar da Mamma, oferece uma chance de provar a autêntica culinária portuguesa. Além disso, as excursões gratuitas são ótimas para explorar a cidade e conhecer outros viajantes.
  • Lisbon Destination Hostel: Localizado dentro da estação de trem do Rossio, este é um dos hostels em Lisboa mais convenientes. A decoração cheia de plantas cria um ambiente relaxante e a cozinha compartilhada é um ponto de encontro para trocar histórias e receitas. As atividades no salão de jogos são perfeitas para socializar e fazer novos amigos durante a viagem.

3. Alfama: um bairro histórico para viajar no tempo

durante o dia, vista aérea de casas brancas com telhados laranja
Foto: Liam McKay na Unsplash

Em vários dos melhores bairros para se hospedar em Lisboa você vai encontrar restaurantes sofisticados e inúmeras lojas, mas não a beleza de Alfama, a área mais charmosa de Lisboa e uma das poucas que sobreviveu ao terremoto de 1755.

Ruas íngremes, escadinhas medievais, bares descolados, ateliers, hotéis boutique e vários mirantes de onde é possível ver casinhas de telhados vermelhos… Cada cantinho de Alfama convida para um passeio agradável!

Em sua estadia por aqui, não deixe de explorar as ruas estreitas e montanhosas com calma para ter ideia de como era a Lisboa pré-terremoto e visitar alguns pontos turísticos, incluindo a Catedral de Lisboa, o Mosteiro de São Vicente de Fora (repleto de azulejos decorativos) e o Castelo de São Jorge.

À noite, inclusive, as muralhas do castelo são lindamente iluminadas e o som do fado – o gênero de música melancólica e comovente de Portugal – pode ser ouvido em toda parte.

Só é bom saber que, além do bonde nº 28 que circula pelo bairro, você não vai encontrar alternativas de transporte público. Ou seja, vai precisar caminhar ou (com sorte) pegar um táxi para circular pelo restante da cidade. 

Vantagens de escolher seu hotel em Lisboa em Alfama 

  • O cenário, repleto de ruas de paralelepípedos, azulejos coloridos e mirantes (com uma vista particularmente incrível à noite), é charmoso e romântico.
  • Existem muitos bares e restaurantes excelentes, especialmente no lado nordeste do castelo.

Desvantagens de escolher seu hotel em Lisboa em Alfama 

  • Sem dúvida alguma é o local de mais difícil acesso em Lisboa. Para ir para quase todo lugar é necessário subir/descer uma colina ou pegar o bonde 28 (que fica cheio de turistas entre 10h e 17h) e nem sempre os táxis aceitam rodar por essas ruas.
  • Por ser muito bastante turístico e abrir poucos hotéis, é bastante caro.
  • Nem pense em dirigir nesta parte de Lisboa – algumas das ruas estreitas de paralelepípedos são simplesmente inviáveis.

Onde ficar em Lisboa em Alfama

durante dia ensolarado, cadeiras pretas e piscina em cobertura de hotel com vista para o mar
Foto divulgação: Memmo Alfama - Design Hotels
Luxo:
  • Convento Do Salvador: Bem ao lado do Miradouro das Portas do Sol, este hotel em Lisboa, situado em um antigo convento, é um tesouro cultural. A uma curta distância do Castelo de São Jorge e da Sé Catedral, suas suítes luxuosas são equipadas com tudo que você precisa, incluindo, em alguns casos, varandas com vistas espetaculares. Além de ser eco-friendly, o hotel promove atividades culturais incríveis. É um dos melhores hotéis em Lisboa para quem busca uma experiência única
  • Archi-Pelago Alfama Design Suites: Este hotel em Lisboa mistura design moderno e histórico com um toque romântico. As suítes, embora pequenas, são perfeitas para quem vai passar o dia explorando. O quarto duplo com terraço é um charme, ideal para relaxar sob um arco de pedra antigo. A cozinha compartilhada é um bônus, e a localização é fantástica, perto de atrações como o Castelo de São Jorge.
  • Memmo Alfama: Se você quer relaxar em Lisboa, o Memmo Alfama é o lugar. Com uma piscina de borda infinita e vistas maravilhosas, enoteca e suítes luxuosas, é perfeito para um descanso elegante. As suítes têm roupa de cama egípcia e toalhas de algodão, e algumas com banheira. O café da manhã é um festival de sabores frescos. Ideal para quem quer explorar Lisboa e depois relaxar em grande estilo.
Custo x benefício:
  • Casas do Bairro Conqvistador: Para apartamentos em Lisboa, as Casas do Bairro Conqvistador são uma excelente escolha. Novos, limpos e espaçosos, são perfeitos para acomodar até 4 pessoas. A localização é excelente, mas fique atento à colina íngreme. Há um restaurante no térreo com desconto para hóspedes, um ótimo bônus.
  • São Vicente Alfama: Um ótimo hotel em Lisboa para casais, localizado perto do Castelo de São Jorge. Os quartos são compactos, mas confortáveis e bem equipados. O P.TISCO Food & Wine é um lugar sofisticado para provar a culinária portuguesa ou saborear um vinho.
Econômico:
  • Petit Lusa: Este hostel em Lisboa é colorido e acolhedor, com quartos temáticos dedicados a figuras portuguesas como Fernando Pessoa. Com localização conveniente, oferece suítes e quartos familiares, café da manhã continental e cozinha compartilhada. Perfeito para quem busca uma estadia econômica e divertida.
  • This is Lisbon: Outro hostel em Lisboa que encanta viajantes do mundo todo. Situado em um prédio do século XIX, oferece camas confortáveis, café e chá gratuitos, e atividades como passeios a pé, jantares caseiros e até aulas de yoga e surf. Uma excelente escolha para uma estadia econômica e divertida em Lisboa.

4. Bairro Alto: onde ficar em Lisboa para curtir a noite

durante entardecer, vista aérea de casas, prédios e carros e, ao fundo mar, em bairro alto, um dos melhores bairros de Lisboa
Foto: Andreas Brucker na Unsplash

Se a sua vibe é curtir uma noite animada, então o Bairro Alto em Lisboa é o seu point. Considerado um dos melhores bairros para se hospedar em Lisboa, especialmente para quem quer aproveitar a vida noturna, o bairro transforma-se completamente ao cair da noite.

Durante o dia, o bairro tem um ar tranquilo, mas quando o sol se põe, vira o centro da festa, especialmente nas sextas e sábados. As ruas se enchem de mesinhas e os restaurantes à luz de velas criam um ambiente mágico.

Mas, ó, o Bairro Alto não é só festa. De dia, você pode se perder admirando a arte de rua incrível, mergulhar na história farmacêutica no Museu da Farmácia, explorar igrejas barrocas e garimpar souvenirs únicos nas lojinhas locais. E não me esqueci das vistas: de vários cantos do bairro, você tem um panorama espetacular da cidade.

À noite, as ruelas estreitas do século XVI se transformam. Escolha um barzinho – como o SPOT, Friends, Cave Rock Bar ou Associação Loucos e Sonhadores – e aproveite até as 2 da manhã!

O Bairro Alto é perfeito para quem está procurando onde se hospedar em Lisboa para curtir ao máximo a vida noturna.

Vantagens de escolher seu hotel em Lisboa no Bairro Alto 

  • De dia, o bairro é um retrato do charme português tradicional.
  • Perfeito para quem quer mergulhar na vida noturna de Lisboa, com bares e restaurantes badalados.
  • Opções excelentes de restaurantes tradicionais.
  • Menos turístico e mais autêntico do que outras áreas noturnas, como o Cais do Sodré.

Desvantagens de escolher seu hotel em Lisboa no Bairro Alto 

  • Barulhento à noite, ideal para os jovens que querem curtir, mas talvez não tanto para quem busca tranquilidade.
  • Localizado numa colina, pode ser um desafio explorar o bairro a pé. Ônibus e táxis são uma boa ideia para se deslocar até outras áreas de Lisboa.

Onde ficar em Lisboa no Bairro Alto

banheira vitoriana, poltrona e cama de casal em suíte de hotel em Lisboa com piso de madeira
Foto divulgação: Palácio das Especiarias
Luxo:
  • Bairro Alto Hotel: Este é um dos hotéis em Lisboa mais luxuosos e membro do Leading Hotels of the World. Localizado em um edifício histórico na Praça Luís De Camões, suas suítes “extraordinárias” no último andar são um sonho, com camas enormes, banheira relaxante e vistas deslumbrantes para o centro histórico. O restaurante comandado por um chef premiado é imperdível, e o rooftop é o local ideal para desfrutar de uma bebida e admirar o pôr do sol sobre o rio Tejo.
  • Verride Palácio Santa Catarina: Perto do Mirante do Adamastor e do Miradouro de Santa Catarina, este hotel 5 estrelas oferece vistas incríveis da cidade e do Rio Tejo. As suítes são decoradas com minimalismo e elegância, e a maioria inclui varanda e banheira. Com piscina ao ar livre e restaurante de pratos portugueses divinos, é um lugar maravilhoso para se hospedar em Lisboa.
  • Palácio das Especiarias: Para se sentir como a realeza, este hotel em Lisboa, um edifício de 400 anos cheio de história, é a escolha perfeita. A suíte Real é digna de um monarca, com detalhes luxuosos e banheira. O restaurante oferece café da manhã com piano ao vivo e pratos típicos ao som de fado. Com spa e academia, é um retiro completo.
Custo x benefício:
  • Casa das Janelas com Vista: Este hotel em Lisboa oferece vistas espetaculares da cidade. Comece o dia com um delicioso café da manhã português na cozinha com mesa tradicional e desfrute de momentos relaxantes na sala espaçosa. As suítes são o refúgio perfeito após um dia explorando as ruas de paralelepípedos de Lisboa.
  • Monte Belvedere Hotel: Com suítes espaçosas, móveis modernos e, em alguns casos, vistas panorâmicas da cidade e do Rio Tejo, este hotel é uma ótima escolha para quem busca qualidade e preço justo. Apenas 15 minutos a pé da estação de metrô Baixa-Chiado, é ideal para casais ou famílias que querem desfrutar de Lisboa sem gastar muito.
Econômico:
  • Lookout Lisbon Hostel: Para viajantes solos em busca de uma experiência autêntica e econômica, este hostel no topo do Bairro Alto é perfeito. Perto de bares animados, oferece quartos limpos com beliches confortáveis e cozinha equipada. As atividades diárias, como passeios a pé e festas, são ótimas para fazer novas amizades.
  • Inn Bairro Alto B&B / B.A Sweet: A 300 metros da estação de metrô Baixa/Chiado, este B&B oferece um ambiente acolhedor e caseiro. Os quartos têm decoração única e camas confortáveis, e alguns compartilham banheiro. O café da manhã é delicioso, e a cozinha está disponível para preparar outras refeições. O lounge compartilhado é perfeito para relaxar e socializar.

5. Príncipe Real: o bairro mais cool de Lisboa

durante o dia, bonde amarelo e pessoas passando em rua cheia de prédios
Foto: Julian Dik na Unsplash

Subindo a ladeira da rua da Misericórdia no Chiado ou encarando a colina da Avenida da Liberdade, você vai se deparar com Príncipe Real, um cantinho super trendy de Lisboa.

Este bairro é perfeito para quem busca onde se hospedar em Lisboa e aprecia uma mistura de moda, galerias de arte e uma vibe LGBTQIA+ vibrante.

Príncipe Real é um local cheio de charme, com suas mansões do século XIX e um parque que parece saído de um conto de fadas. Com uma atmosfera mais residencial e tranquila, mas ainda bem perto do Centro, Príncipe Real oferece o melhor dos dois mundos.

Em apenas 7 minutinhos de caminhada, você chega às estações de metrô Rato e Baixa/Chiado, e está ao lado do Bairro Alto, conhecido pela sua vida noturna animada. Mas Príncipe Real mantém sua tranquilidade, estando a uma distância confortável do burburinho noturno.

Ao escolher um hotel em Lisboa neste bairro, você tem um leque de possibilidades: desde passear pelo EmbaiXada, um shopping que é puro luxo em um palácio antigo, até curtir uma vista de tirar o fôlego no miradouro de São Pedro de Alcântara. Não esqueça de tomar um café na Praça das Flores e relaxar no Jardim Botânico de Lisboa.

Vantagens de escolher seu hotel em Lisboa em Príncipe Real

  • O bairro mais LGBTQI-friendly de Lisboa, com uma atmosfera acolhedora e diversificada.
  • Uma incrível cena gastronômica, de restaurantes internacionais a cafés tradicionais.
  • Rico em cultura e arte, oferecendo uma experiência autêntica de Lisboa.
  • Mercado biológico aos sábados no Jardim do Príncipe Real, ideal para quem aprecia produtos orgânicos e locais.

Desvantagens de escolher seu hotel em Lisboa em Príncipe Real

  • Localizado numa área alta de Lisboa, prepare-se para caminhadas em ruas íngremes, o que pode ser um desafio para pessoas com mobilidade reduzida ou para famílias com carrinhos de bebê.

Onde ficar em Lisboa em Príncipe Real

durante o dia, sofá e cama de casal em suíte com paredes azuis e vista para árvores
Foto divulgação: Casa do Principe
Luxo:
  • Memmo Príncipe Real: Este é um dos melhores hotéis em Lisboa para quem busca luxo e localização privilegiada. A apenas 10 minutos a pé do Bairro Alto e da Avenida Liberdade, oferece suítes luxuosas com todas as comodidades modernas, incluindo banheiros com banheira e vista para a cidade. A piscina na cobertura com vista para o rio é de tirar o fôlego, e o lounge com lareira é ideal para um vinho à noite. O restaurante do chef Vasco Lello serve pratos incríveis da culinária portuguesa.
  • Casa do Príncipe: Localizada em um prédio do século XIX ao lado do EmbaiXada, cada quarto deste hotel em Lisboa é uma obra de arte, especialmente a Suíte Imperial com seus móveis de madeira e obras de arte. O café da manhã continental é um deleite, complementando a estadia elegante e confortável.
Custo x benefício:
  • Casa do Jasmim by Shiadu: Escondida atrás do Parque Príncipe Real, esta pousada charmosa está cheia de obras de arte. O café da manhã é uma festa de doces, frutas, presuntos, queijos, pães e sucos. O lounge ao ar livre é um oásis de tranquilidade, e a suíte superior com varanda é um destaque, apesar do acesso apenas por escada.
  • Alegria A Lisbon Boutique Hotel: Localizado na Praça da Alegria, este hotel em Lisboa se destaca desde a fachada. As suítes são incríveis, com móveis de madeira, cafeteira e isolamento acústico. O terraço é perfeito para drinks ao pôr do sol, e o café da manhã é excepcional, com uma variedade de opções deliciosas.
Econômico:
  • Hotel Botânico: Próximo à Avenida da Liberdade e ao Jardim Botânico, este hotel em Lisboa oferece quartos pequenos, mas bem equipados para um bom descanso. O café da manhã inclui pães, frutas, iogurtes e cereais, ideal para começar bem o dia. Uma opção econômica excelente, especialmente com diárias acessíveis em certas épocas.
  • Flores Guest House: Gerenciada por uma equipe atenciosa, esta guest house fica numa rua tranquila perto do Bairro Alto. Oferece acomodações limpas e confortáveis, com cafeteira e TV. Alguns quartos têm varanda e cozinha compacta. A cesta de café da manhã entregue diariamente com frutas, pães, pastel de nata e mais é um toque especial de hospitalidade.

Apartamentos em Lisboa

sofá e mesa de jantar de madeira rodeada de cadeiras verdes em um dos apartamentos em lisboa
Foto divulgação: Bairro Alto Bronze of Art Apartments

Para ter uma experiência mais autêntica, ou mais privacidade e espaço, nada melhor do que reservar um dos apartamentos em Lisboa – muitos ficam em condomínios residências, o que é ótimo para você se sentir como um verdadeiro local e conhecer alguns nativos! Confira, abaixo, as melhores opções: 

Melhores hotéis em Lisboa próximo ao aeroporto

travesseiros brancos e almofadas laranjas em cima de cama de casal em suíte de um dos melhores hotéis em lisboa próximo ao aeroporto
Foto divulgação: Star inn Lisbon Airport

Sua passagem pela capital de Portugal vai ser rápida? Então, é bom se hospedar em um dos hotéis em Lisboa próximo ao aeroporto:

Perguntas frequentes sobre onde ficar em Lisboa Portugal

durante o dia, taças de vidro em cima de mesinha de madeira em varanda com vista para o mar
Foto: jisoo kim na Unsplash

Qual a melhor área onde se hospedar em Lisboa, em geral?

Chiado, Baixa, Alfama, Bairro Alto e Príncipe Real são as escolhas mais populares para quem busca onde se hospedar em Lisboa. A melhor opção depende do que você procura. Para estar perto de pontos turísticos, lojas e passeios culturais, o Chiado é ideal. Já para quem quer curtir a vida noturna, o Bairro Alto é a pedida certa.

Onde ficar em Lisboa com crianças?

O Chiado, com seu ambiente animado, cheio de livrarias, teatros e restaurantes, é perfeito para famílias. O Chiado Arty Flats, por exemplo, oferece apartamentos espaçosos e serviço de babá. Recomendamos evitar o Bairro Alto e Alfama com crianças, devido às colinas íngremes.

Onde se hospedar em lisboa bom e barato?

Lisboa tem ótimas opções econômicas em todos os bairros. Por exemplo, o Boho Guesthouse no Chiado, o Home Lisbon Hostel na Baixa e o Flores Guest House no Príncipe Real são boas escolhas para quem busca hotéis bem localizados em Lisboa a preços acessíveis.

Onde ficar em Lisboa para curtir a vida noturna?

Para quem quer explorar a vida noturna, o Bairro Alto é o lugar. Conhecido por seus bares e clubes, é perfeito para noites animadas. A região do Cais do Sodré também é uma ótima opção, com muitos bares e perto da orla.

Qual o hotel mais popular em Lisboa?

Lisboa tem muitos hotéis populares, mas aqui vai um top 5 com base em avaliações e popularidade:

Quanto custa em média uma diária em um hotel ou albergue em Lisboa?

Os preços variam bastante, mas em geral, albergues começam em torno de 20€ e hotéis simples em 40€ por noite. Hotéis de luxo podem custar mais de 300€ por noite. É sempre bom pesquisar e comparar preços para encontrar a opção que melhor se encaixa no seu orçamento e necessidades.

Não esqueça de reservar seu hotel Lisboa Portugal.

Não se esqueça de fazer a sua reserva de hotel em Lisboa, Portugal!

Ufa, esse post foi longo, né? Mas espero que tenhamos conseguido cobrir tudo o que você precisava saber para escolher o melhor lugar para ficar em Lisboa. Agora a bola está com você: faça a sua reserva o quanto antes para garantir o seu lugar ideal!

Uma dica de ouro baseada na nossa experiência: em nossa viagem por Portugal, usamos o booking.com para reservar todos os nossos hotéis. Super recomendamos essa plataforma! É muito prático poder ler as avaliações de outros hóspedes e, na maioria dos casos, você pode cancelar a reserva gratuitamente se seus planos mudarem. É uma mão na roda!

Se ainda tiver alguma dúvida, não hesite em perguntar nos comentários. Estamos aqui para ajudar!

Você também pode gostar de ler: