01/09/2023

Onde se hospedar em Lisboa, Portugal: melhores áreas e dicas de hotéis

Pode parecer difícil escolher onde ficar em Lisboa quando você se depara com as dezenas de bairros e quase 5 mil hotéis da cidade. Mas, para facilitar a sua vida, nós fizemos uma pesquisa minuciosa e selecionamos apenas os melhores bairros e hotéis em Lisboa.

Geralmente, Chiado (o coração da cidade), Baixa (o centro histórico), Alfama (a área mais charmosa de Lisboa), Bairro Alto (com a melhor vida noturna) e  Príncipe Real (o bairro mais cool) são as áreas mais recomendadas para os turistas que visitam a capital portuguesa. 

Cada um desses bairros tem sua própria personalidade e arquitetura, com alguns tendo colinas íngremes, ruas estreitas e edifícios históricos, enquanto outros têm muitos prédios coloridos, arte de rua e avenidas planas. Mas todos eles ficam perto do pontos turísticos de Lisboa mais famosos e tem restaurantes maravilhosos para você provar bacalhau, pastel de nata e o maravilhoso vinho do Porto, além de acomodações para todos os estilos e orçamentos.

Para descobrir qual o melhor para sua viagem e reservar o quanto antes o seu hotel em Lisboa, leia toda a nossa lista – eu sei que esse post pode parecer grande, mas tem tudo que você precisa saber antes de escolher onde ficar em Lisboa!

taca com vinho

Onde ficar em Lisboa - mapa dos melhores lugares

Antes de começarmos, aqui está um mapa das áreas da capital portuguesa que vamos mencionar neste guia, para que você possa visualizá-los facilmente:

Também é bom saber alguns fatos antes de escolher um bairro e reservar seu hotel em Lisboa. São eles:

  • Melhores bairros de Lisboa para se hospedar: Não existe um bairro melhor para turistas, mas sim 5, que são Chiado, Baixa, Alfama, Bairro Alto e Príncipe Real. As diferenças, no geral, são o ambiente, tamanho, clima e atividades oferecidas – e falaremos de tudo isso neste guia, além de citar as vantagens e desvantagens de cada bairro.
  • Segurança: Lisboa é, em geral, uma cidade segura com uma taxa de criminalidade muito baixa. Em particular, Chiado, Baixa e Rossio e Avenida da Liberdade são muito seguros. Mas, como em qualquer lugar, é bom cuidar de suas malas, optar pelas ruas mais movimentadas tarde da noite e tomar cuidado, especialmente nas zonas turísticas da Baixa e nos eléctricos 28E e 15E para Belém, onde os batedores de carteira costumam ser um risco.
  • Reserva de hotéis: Tenha em mente que Lisboa é uma das cidades mais visitadas da Europa e os hotéis podem lotar rapidamente, dependendo da época. É por isso que recomendamos reservar seu hotel com antecedência pelo booking.com,  já que, por meio desta plataforma, é possível ler as avaliações dos hóspedes anteriores e até cancelar a reserva gratuitamente (na maioria dos hotéis), caso os planos mudem. 
  • Localização: A capital portuguesa é bem grande, mas o centro pode ser percorrido a pé e há boas conexões de transporte para outros distritos. Só preste atenção se o hotel escolhido fica em um bairro muito alto. O Príncipe Real, por exemplo, tem muitas ruas íngremes, que podem ser desagradáveis para idosos, crianças ou pessoas com dificuldade de locomoção.

Onde ficar em Lisboa: melhores áreas e hotéis

1. Chiado: onde ficar em Lisboa pela primeira vez (melhor localização geral)

durante o dia, bondinho amarelo passando em rua de chiado, um lugar onde ficar em Lisboa
Foto: Aayush Gupta na Unsplash

Conhecido como o coração da cidade, o Chiado deve ser sua escolha de onde ficar em Lisboa se essa é a sua primeira visita à cidade.

Residências charmosas do século XVIII, cafés tradicionais, teatros imponentes, museus, boutiques, shoppings modernos, lojas de grife, salões de beleza e muitos restaurantes… Seja você fã de gastronomia, compras ou passeios culturais, esse bairro vai te agradar!

Para você não se perder, já é bom anotar os points mais importantes: as ruínas do Convento do Carmo, o Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado, o café A Brasileira, o Mercado da Ribeira e o Belcanto (restaurante com 2 estrelas Michelin!).

E ainda tem mais: essa área é conectada com o restante da cidade pelas linhas de metrô azul e verde, vários ônibus e bonde nº 28.

Só há um ponto negativo: devido à sua fama, Chiado é um bairro muito desejado. Então, os hotéis costumam esgotar rapidamente. Por isso, recomendamos que você faça sua reserva com MESES de antecedência!

Vantagens de escolher seu hotel em Lisboa no Chiado

  • Localizado entre o Bairro Alto e o Príncipe Real a oeste, Alfama e Mouraria a leste e a Baixa em direção ao rio, Chiado é um bairro bastante central.
  • Existe uma estação de metrô (Baixa-Chiado) no coração do bairro, o que facilita o acesso ao restante da cidade. 
  • Abriga diversos lugares para comer e beber e locais históricos.
  • Há muitas lojas excelentes, principalmente na Rua Garrett. 
  • Com ruas sinuosas e vielas estreitas, é bem mais charmosa do que Baixa, bairro vizinho.
  • Alguns dos melhores hotéis 5 estão aqui, mas há também opções acessíveis.

Desvantagens de escolher seu hotel seu hotel em Lisboa no Chiado

  • As colinas, que você vai ter que subir e descer em algum momento, podem ser um problema. 
  • Por ser uma área central e muito desejada, os preços são altos.

Onde ficar em Lisboa no Chiado

durante anoitecer, cadeiras e mesas em terraço com vista para a cidade
Foto divulgação: Lisboa Pessoa Hotel
Luxo:
  • O grande luxo do Feeling Chiado 15, um hotel em Lisboa encantador, é a localização, bem na praça do Convento do Carmo, a apenas um quarteirão do centro do Chiado e a uma curta caminhada do Bairro Alto, do Príncipe Real e da Baixa – sem dúvida, um dos melhores hoteis em Lisboa para quem quer ficar pertinho de tudo. Já as suítes, não são as mais luxuosas do bairro, mas têm o necessário para uma estadia confortável, incluindo cama queen size e ar condicionado e, em alguns casos, varanda com vista panorâmica para a cidade. Para completar, diariamente eles servem um café da manhã com várias frutas, pães, queijos e cereais, além de oferecer bolo, chá, café e biscoitos fresquinhos de cortesia o dia inteiro!
  • A Praça do Comércio, o Castelo de São Jorge e o Bairro Alto são só algumas das atrações que você vai encontrar a uma curta caminhada do Corpo Santo Lisbon Historic Hotel, um hotel em Lisboa super charmoso, que funciona em um edifício histórico do século XIV. Ao todo, são 79 quartos, cada um com um design único – o mais espaçoso é o Prestige, equipado com uma cama de casal maravilhosa, roupões macios e área de estar aconchegante com poltronas clássicas, mesa, chaleira e frigobar. Outros destaques são uma parte da histórica Muralha Fernandina, de 1373, que pode ser vista na sala de estar/leitura, o spa (com tratamentos relaxantes), o restaurante sofisticado, que serve pratos deliciosos da culinária portuguesa, e o ótimo bar, com uma extensa lista de cocktails e vinhos, servidos até 00h.
  • Localizado no coração da cidade, o Lisboa Pessoa Hotel, faz uma homenagem, no nome e em vários detalhes da estrutura, ao famoso poeta português, Fernando Pessoa, que viveu e trabalhou em Lisboa durante grande parte de sua vida. Livros, quadros, estátuas, máquina de escrever são alguns dos detalhes decorativos. Além da inspiração poética na decoração, esse hotel em Lisboa se destaca por suas suítes confortáveis e luxuosas, com móveis tradicionais portugueses, um restaurante que serve pratos deliciosos da culinária portuguesa e um terraço maravilhoso, cheio de mesinhas e cadeiras, para curtir o pôr do sol e as vistas lindas da cidade, tomando um bom drink.
Custo x benefício:
  • O Madalena by The Beautique Hotels é um hotel em Lisboa aconchegante e moderninho, a poucos passos da Praça do Rossio, do Castelo de São Jorge e do Elevador de Santa Justa. Todos os quartos são espaçosos, decorados no estilo minimalista e equipados com uma cama de casal enorme, cafeteira, frigobar, roupões e um bom isolamento acústico (alguns também têm vista privilegiada para a cidade). Há, ainda, um bar e um restaurante para os hóspedes experimentarem pratos e petiscos portugueses.
  • A poucos quarteirões da estação de metrô Baixa-Chiado, o que significa fácil acesso ao restante da cidade, o Chiado 44 é um pequeno hotel familiar, que funciona em um lindo edifício do século XIX, com apenas 12 quartos – o que garante privacidade e um atendimento personalizado. Metade dos quartos têm varandas e vista para o rio, enquanto a outra metade está voltada para o jardim da propriedade. Apesar de relativamente pequenos, todos os quartos são confortáveis e limpinhos, ideais para os viajantes que vão passar a maior parte do tempo fora e querem apenas um cantinho aconchegante para descansar depois de um dia inteiro explorando Lisboa.
  • Já o Casa Balthazar, é o tipo de hotel em Lisboa que não dá vontade nem de sair, especialmente se você reservar a suíte deluxe, que inclui uma varanda maravilhosa com jacuzzi e uma pequena mesinha, perfeita para um jantar à luz de velas com a vista panorâmica da cidade! Além dela, há outras suítes charmosas, incluindo opções com cozinha compacta, terraço espaçoso e até um apartamento (com sala de estar, suíte, cozinha e banheira) – todas românticas e ideais para casais, pois acomodam apenas 2 pessoas. Independente da escolha, você vai começar o dia com um café da manhã divino, cheio de produtos da Confeitaria Nacional, uma das mais antigas (e melhores!) confeitarias de Lisboa.
Econômico:
  • O LV Premier Apartments Chiado, não é exatamente um hotel em Lisboa, mas sim um conjunto de apartamentos perto da Praça do Rossio e da Fonte do Carmo. No total, são apenas 9 unidades – perfeitas para grupos de amigos ou famílias, já que podem acomodar (dependendo da opção) confotalmenteve 10 pessoas –, todas acessíveis por elevador e equipadas com uma sala de estar ampla, suíte, cozinha e ar condicionado (algumas também têm banheira e varanda com uma ótima vista para a cidade). 
  • Para ficar no coração de Chiado, mas economizar e ter uma estadia confortável, a Lost Lisbon: Chiado House é a melhor alternativa. Vizinha de diversos cafés, bares e restaurantes, e basicamente ao lado da estação de metrô Baixa/Chiado, essa pousadinha familiar tem poucos quartos (por isso é bom fazer sua reserva com antecedência), todos projetados por um artista local, decorados com características típicas das casas de Lisboa, como piso de madeira, tetos altos e janelas tradicionais, além de lindas pinturas – vale dizer que alguns têm duas camas de solteiro e outros com uma cama de casal. Independe da suíte escolhida, você vai ter acesso a uma sala de estar aconchegante, com sofás, poltronas e livros, e uma cozinha compartilhada para preparar as suas refeições (eles deixam vários itens à disposição, incluindo queijo, café, ovos, presuntos, iogurtes e cereais). 
  • O Boho Guesthouse é um dos hotéis mais baratos que você vai encontrar perto de Chiado (dependendo da época, as diárias custam menos de R$400,00!) – são apenas 400 metros até o bairro e 280 metros até as estações de trem/metrô do Cais do Sodré.  As opções por aqui vão de quartos (para até 4 pessoas) com banheiro compartilhado até estúdios (para 2 pessoas) com cama de casal, mesa de jantar, uma pequena cozinha e banheiro privativo. Em todos os casos, os hóspedes têm acesso a cozinha e lavanderia.

O que fazer no Chiado

  • Visite os diversos museus, como o Filigree Museum, o Museu Arqueológico do Carm e o Museu Nacional de Arte Contemporânea.
  • Conheça os marcos icônicos, incluindo a Livraria Bertrand, o café A Brasileira e a estátua do poeta Fernando Pessoa (na rua Garrett).
  • Compre um livro na Bertrand, a livraria mais antiga do mundo!
  • Jante no Tavares Rico, o restaurante mais antigo de Lisboa, ou no Belcanto – ambos têm estrela Michelin!
  • Faça compras na rua Garrett.
  • Vá em uma das muitas tabernas na esplanada para beber algo e observar os agitos do bairro.
  • Experimente comidas do mundo inteiro no Time Out Market.

2. Baixa: onde ficar em Lisboa para passear (o mais central possível)

durante dia ensolarado, pessoas caminhando em praça
Foto: Claudio Schwarz na Unsplash

Na maioria das listas de onde ficar em Lisboa você vai encontrar Baixa e Chiado juntos – afinal, esses bairros estão colados e compartilham uma estação de metrô. 

Mas há uma diferença: a Baixa é apenas um trecho de ruas planas, projetadas por Marquês de Pombal – homem responsável pela reconstrução de Lisboa depois que ela foi devastada por um terremoto em 1755 –, muitas delas exclusivas para pedestres. 

Considerada o centro histórico e comercial da cidade, essa área também é cheia de construções com uma típica arquitetura neoclássica, restaurantes especializados em frutos do mar, inúmeras lojas e museus.

Entre as principais atrações, destacam-se a rua Augusta (principal via do comércio), o Arco Triunfal (que você pode subir para aproveitar o visual da cidade), o Elevador de Santa Justa, a bela estação ferroviária do Rossio e muitas igrejas.

Só tenha em mente que, assim como Chiado, esse bairro é bastante turístico e pode ser bem barulhento, então é bom evitar quartos em frente à rua ou procurar uma opção com um bom isolamento acústico.

Vantagens de escolher seu hotel em Lisboa na Baixa 

  • É um bairro plano e o mais central que você vai encontrar em Lisboa.
  • É bem conectado ao transporte público – tanto através do bonde 28, que basicamente pode te levar para 95% das atracções do centro, como das estações de metrô junto ao rio.
  • Está a uma curta distância das duas principais estações ferroviárias de Lisboa (Rossio e Santa Apolónia). Inclusive, vale utilizar o trem para ir ao Porto (ou outras partes de Portugal).
  • Esta área tem a maior variedade de acomodações, de luxo a albergues.
  • É também um bom lugar para encontrar restaurantes portugueses e comida de rua gourmet no Mercado da Baixa. 

Desvantagens de escolher seu hotel em Lisboa na Baixa 

  • Não é a área mais autêntica da cidade, mas você pode planejar passar a maior parte do tempo explorando as partes mais interessantes de Lisboa. 
  • É no sopé da colina, o que significa que vai ser preciso subir a colina para ir basicamente a qualquer outro lugar da cidade.
  • Os restaurantes, principalmente na Praça do Comércio, são clássicas armadilhas para turistas.
  • O tráfego costuma ser intenso (o que significa que pode ser barulhento se o seu quarto estiver voltado para a rua).
  • É mais turístico do que outras partes da cidade, com preços um pouco mais altos.
  • Não é possível estacionar na rua, portanto, se você estiver viajando de carro, vai precisar gastar com estacionamento.

Onde ficar em Lisboa na Baixa

TV, poltronas vermelhas e cama de casal em suíte de melhores hotéis em Lisboa
Foto divulgação: Browns Central Hotel
Luxo:
  • Localizado em um prédio histórico na Praça da Figueira, o coração da Baixa, o My Story Hotel Figueira oferece suítes espaçosas, todas com paredes azuis, chão de parquet, chaleira, lençóis, colchões e travesseiros super confortáveis. Algumas também tem uma ótima vista para a praça, mas tenha em mente que pode ser um pouco barulhento à noite. Neste hotel em Lisboa há também, diariamente, um bom café da manhã, e você pode almoçar/jantar no térreo, em um restaurante italiano, que serve pizzas italianas maravilhosas, preparadas no fogão a lenha.
  • Na zona histórica da Baixa, a apenas 5 minutos a pé de diversos pontos turísticos, o Hotel da Baixa é um 4 estrelas com suítes espaçosas e luxuosas. Uma das melhores alternativas é a Premium, que inclui cama king size, TV 4K, cafeteira Nespresso (eles entregam 4 cápsulas diariamente), sistema de som Bluetooth e vista para a rua da Prata ou rua dos Correiros (em algumas há também uma varandinha). Além da excelente estrutura, este hotel em Lisboa se destaca pelo café da manhã (servido até 11 horas), com queijos locais, frios (como presunto ibérico), sucos, pães salgados/doces e muitas outras gostosuras. 
  • Banheira de mármore, tocador de vinil, sistema de som Marshall Stanmore, chão de madeira, estante de livros, pequenas estátuas romanas, quadros, poltronas confortáveis, máquina de café em cápsulas, rádio… a suíte Master do Browns Central Hotel – hotel em Lisboa que funciona em um lindo prédio do século XVIII –, combina vários itens antigos e modernos, em um ambiente luxuoso e bem romântico, que recomendamos bastante para os casais. A localização (a uma curta caminhada da Baixa/Chiado) também é ótima, eles servem diariamente um buffet de café da manhã bem completo para você começar o dia dia com energia, e há um bar temático, em Art Deco, onde é possível viajar no tempo e tomar drinks deliciosos (os hóspedes têm 10% de desconto).
Custo x benefício:
  • Quer se sentir como um morador de Lisboa? Reserve alguns dias em um dos apartamentos do Lisbon Art Stay Apartments (há opções para até 6 pessoas, com cerca de 100 m²), localizado a 500 metros da Praça do Comércio. Todas as unidades por aqui são equipadas com sala de estar, cozinha e suítes – e cada cômodo tem uma decoração única, super colorida e bem instagramável! Outro detalhe importante é que, apesar da ótima cozinha disponível, caso queira, você pode solicitar um café da manhã em estilo buffet (com opções vegetarianas e veganas).
  • Os fãs de literatura, certamente, vão achar o Be Poet Baixa um charme, já que cada quarto deste hotel em Lisboa é inspirado em poetas portugueses mundialmente famosos, como Fernando Pessoa e Luís Vaz de Camões. Mas mesmo que você não seja fã, vale a pena se hospedar por aqui pelo conforto (todas suítes têm camas confortáveis e cafeteira), localização (a 200 metros da Praça da Figueira e da estação de metrô Baixa/Chiado) e café da manhã (com doces típicos, frutas, pães e sucos).
  • Em um edifício do século XVIII, com vista para a Baixa-Chiado, o Castelo de São Jorge, Alfama e o Estuário do Tejo, o Lisboa Prata Boutique Hotel é um hotel em Lisboa que oferece suítes relativamente simples, mas acolhedoras (a maioria com piso de madeira, painéis de azulejos, ar condicionado e chaleira – a Premier inclui também roupão de banho e chinelos) e um pequeno-almoço (servido na hora que você quiser).
Econômico:
  • O slogan do Home Lisbon Hostel  é “onde todos sabem o seu nome” e, pelo que os hóspedes dizem, o atendimento por aqui é realmente mais pessoal e íntimo. Mamma (chef e mãe do dono da pousada), Matilde (gerente), André, Bárbara, Lis e Géssika (os recepcionistas) e João (diretor) tratam todos com muita simpatia em um ambiente caseiro impecável. Todos os quartos (privados/compartilhados) são equipados com camas confortáveis, a equipe de guias realiza excursões bacanas (ótimas para quem quer conhecer a cidade e outros viajantes) gratuitamente todas manhãs e, à noite, rola o Jantar da Mamma, que inclui bacalhau com natas, arroz de pato, frango ao limão, sopas e sobremesas deliciosas, preparados com muito carinho pela matriarca, que é um amor de pessoa e fala vários idiomas! Olha que maravilha!
  • Outra dica para os viajantes que querem economizar e conhecer pessoas do mundo inteiro é o Lisbon Destination Hostel, um dos melhores hostels em Lisboa, especialmente para quem pretende visitar outros destinos, como Sintra e Évora, já que ele fica, literalmente, dentro da estação de trem do Rossio. Além da localização, amamos a decoração cheia de plantas por todos os cantos – a sensação é de estar dentro de um jardim –, as acomodações coloridas e limpinhas (há dormitórios, suítes para casais e quartos triplos/família), a cozinha (equipada com micro-ondas, torradeira, chaleira  e outros utensílios) e o salão de jogos, onde costumam rolar atividades animadas para socializar com a galera.

O que fazer na Baixa:

  • Passeie pela Praça dos Restauradores para conferir o obelisco da Independência Portuguesa e pela Praça do Rossio, também conhecida como Praça Pedro IV, que remonta ao século XIII e é o ponto de encontro favorito dos portugueses e turistas. 
  • Observe a incrível arquitetura do Arco da Rua Augusta e da Praça do Comércio.
  • Entre em um dos bares de ginjinha para provar o tradicional licor de ginja de Lisboa
  • Visite o museu interativo Lisbon Story Centre para conhecer a história de Lisboa.
  • Pegue o elevador histórico Santa Justa até o Largo do Carmo.
  • Experimente a tradicional comida de rua portuguesa no Mercado da Baixa.
  • Visite o MUDE, museu de moda e design.
  • Compre lembrancinhas nas lojinhas – não deixe de passar pela Discoteca Amália (R. Áurea 272).

3. Alfama: um bairro histórico para viajar no tempo

durante o dia, vista aérea de casas brancas com telhados laranja
Foto: Liam McKay na Unsplash

Em vários dos melhores bairros para se hospedar em Lisboa você vai encontrar restaurantes sofisticados e inúmeras lojas, mas não a beleza de Alfama, a área mais charmosa de Lisboa e uma das poucas que sobreviveu ao terremoto de 1755.

Ruas íngremes, escadinhas medievais, bares descolados, ateliers, hotéis boutique e vários mirantes de onde é possível ver casinhas de telhados vermelhos… Cada cantinho de Alfama convida para um passeio agradável!

Em sua estadia por aqui, não deixe de explorar as ruas estreitas e montanhosas com calma para ter ideia de como era a Lisboa pré-terremoto e visitar alguns pontos turísticos, incluindo a Catedral de Lisboa, o Mosteiro de São Vicente de Fora (repleto de azulejos decorativos) e o Castelo de São Jorge.

À noite, inclusive, as muralhas do castelo são lindamente iluminadas e o som do fado – o gênero de música melancólica e comovente de Portugal – pode ser ouvido em toda parte.

Só é bom saber que, além do bonde nº 28 que circula pelo bairro, você não vai encontrar alternativas de transporte público. Ou seja, vai precisar caminhar ou (com sorte) pegar um táxi para circular pelo restante da cidade. 

Vantagens de escolher seu hotel em Lisboa em Alfama 

  • O cenário, repleto de ruas de paralelepípedos, azulejos coloridos e mirantes (com uma vista particularmente incrível à noite), é charmoso e romântico.
  • Existem muitos bares e restaurantes excelentes, especialmente no lado nordeste do castelo.

Desvantagens de escolher seu hotel em Lisboa em Alfama 

  • Sem dúvida alguma é o local de mais difícil acesso em Lisboa. Para ir para quase todo lugar é necessário subir/descer uma colina ou pegar o bonde 28 (que fica cheio de turistas entre 10h e 17h) e nem sempre os táxis aceitam rodar por essas ruas.
  • Por ser muito bastante turístico e abrir poucos hotéis, é bastante caro.
  • Nem pense em dirigir nesta parte de Lisboa – algumas das ruas estreitas de paralelepípedos são simplesmente inviáveis.

Onde ficar em Lisboa em Alfama

durante dia ensolarado, cadeiras pretas e piscina em cobertura de hotel com vista para o mar
Foto divulgação: Memmo Alfama - Design Hotels
Luxo:
  • Ao virar da esquina de um dos melhores miradouros da cidade – o Miradouro das Portas do Sol – você vai encontrar o Convento Do Salvador, hotel em Lisboa construído em um antigo convento, com uma excelente esplanada e  bar, a uma curta distância do Castelo de São Jorge e da Sé Catedral. Apesar do lugar se destacar por suas suítes luxuosas (equipadas com cama queen size, ar condicionado, smart TV, minibar, cafeteira e, em alguns casos, varanda e vista para a cidade), o que achamos mais interessante é o conceito deste hotel, que incentiva atividades culturais (realizadas no mesmo edifício) para crianças e jovens, tem quartos para pessoas com mobilidade reduzida, exibe uma mostra com obras de diversos artistas contemporâneos portugueses e ainda é eco-friendly.
  • Já a Archi-Pelago Alfama Design Suites é um hotel lindo, com design moderno, minimalista, histórico e romântico, ao mesmo tempo. As suítes são relativamente pequenas, mas  se você não pretende passar o dia trancado (a) no quarto, esse não vai ser um problema. Gostamos, em particular, do quarto duplo com terraço, onde há uma espreguiçadeira para relaxar ou ler um livro, sob um arco de pedra que parece ter sido construído há centenas de anos! Há também uma cozinha compartilhada, ótima para quem quer preparar as próprias refeições. Mas o ponto alto, com certeza, é a localização, pertinho do Castelo de São Jorge, da Praça da Figueira, da Praça do Rossio e das estações de metrô Santa Apolónia e Martim Moniz.
  • Agora, se a ideia, além de explorar as ruas da cidade, é tirar um tempinho para relaxar e recarregar as energias, o Memmo Alfama deve ser seu hotel em Lisboa. Piscina de borda infinita (com uma vista incrível para a acidade), enoteca (para provar vinhos portuguese e comer pratos típicos, ouvindo músicas agradáveis e curtindo a vista do  rio Tejo), suítes maravilhosas equipadas com roupa de cama egípcia, 6 travesseiros e toalhas 100% algodão (algumas também incluem banheira), e um pequeno almoço com ovos mexidos, crepes e vários outros produtos frescos, são as principais comodidades por aqui.
Custo x benefício:
  • Para quem está buscando apartamentos em Lisboa, indicamos o Casas do Bairro Conqvistador, com unidades novas, limpas e espaçosas (algumas incluem varanda), que acomodam confortavelmente 4 pessoas. A localização é muito boa (a poucos passos do Miradouro da Senhora do Monte, da Praça do Comércio e do Castelo de São Jorge), mas o condomínio fica no topo de uma colina bastante íngreme, o que pode ser ruim para crianças, idosos ou pessoas com alguma dificuldade de locomoção. Tirando isso, só há vantagens, incluindo um restaurante no térreo onde os hóspedes têm 20% de desconto!
  • O São Vicente Alfama, por sua vez, é um bom hotel em Lisboa para os casais. Localizado no limite do bairro, próximo ao Castelo de São Jorge e a Praça do Comércio, ele oferece quartos compactos e confortáveis, com Smart TV, sistema Bluetooth de som integrado, cama king/queen/twin e máquina de café expresso, além do P.TISCO Food & Wine, um lugar sofisticado, para provar a culinária tradicional portuguesa ou tomar uma boa taça de vinho.
Econômico:
  • Com quartos coloridos que remetem a algum lugar/personalidade de Portugal (há um quarto de Fernando Pessoa e outro de Vasco da Gama, por exemplo) e artes e frases coloridas por toda parte (até mesmo na privada!), o Petit Lusa é um hostel descolado e acolhedor – com fácil acesso a Praça do Comércio (450m), metrô e bonde –, onde os hóspedes podem dormir em suítes ou quartos família (para até 10 pessoas), degustar um café da manhã continental diariamente, cozinhar em uma boa cozinha compartilha (até às 20h) e se divertir com outros viajantes no salão de jogos.
  • Mais um hostel em Lisboa que agrada viajantes do mundo inteiro é o This is Lisbon, localizado em um prédio do século XIX, pertinho da estação de metrô Martim Moniz. Por aqui, você encontra camas confortáveis (em dormitórios mistos ou quartos privativos), café e chá gratuitos o dia todo, jogos de tabuleiro, cozinha compartilhada e chuveiros quentes 24 horas, além de  passeios a pé gratuitos, jantares caseiros e aulas de yoga e surf!

O que fazer em Alfama:

  • Explore as ruas medievais de Alfama a pé – afinal, não há outra maneira de descobrir os tesouros deste bairro – e visite os miradouros de Santa Luzia e Portas do Sol para admirar  a cidade.
  • Visite o Museu do Fado e o Museu do Aljube Resistência e Liberdade para aprender sobre a cultura portuguesa.
  • Prove a gastronomia numa das tascas tradicionais onde os fadistas se apresentam.
  • Visite o imponente Castelo de São Jorge.
  • Aproveite um bom jantar português nos restaurantes Chapitô à Mesa, Boi-Cavalo e Prado.

4. Bairro Alto: onde ficar em Lisboa para curtir a noite

durante entardecer, vista aérea de casas, prédios e carros e, ao fundo mar, em bairro alto, um dos melhores bairros de Lisboa
Foto: Andreas Brucker na Unsplash

Se você está procurando onde ficar em Lisboa para curtir uma vida noturna animada, o Bairro Alto é o seu lugar.

Durante o dia, tudo parece bastante normal, mas depois que o sol se põe, o agito começa – especialmente nas noites de sexta e sábado, quando as mesinhas de vários bairros se espalham pelas calçadas e restaurantes à luz de velas servem comidas locais.

Mas isso não quer dizer que não há o que fazer durante o dia, longe disso! É possível conferir a linda arte de rua em paredes e edifícios, visitar o Museu da Farmácia para saber mais da história de produtos farmacêuticos do mundo inteiro, conhecer igrejas barrocas imponentes, comprar souvenirs diferentes em lojinhas de quinquilharias e aproveitar de vários ângulos a vista sensacional para a cidade.

À noite, explore as ruas estreitas do século XVI e escolha o barzinho que mais chamar a sua atenção. SPOT, Friends, Cave Rock Bar e Associação Loucos e Sonhadores são só alguns exemplos de bares que funcionam até às 2 horas!

Vantagens de escolher seu hotel em Lisboa no Bairro Alto 

  • Durante o dia, o bairro transborda o tranquilo charme português. 
  • Com bares, pubs, restaurantes e boates que funcionam até tarde, é o melhor bairro de Lisboa para se hospedar se a ideia é curtir a vida noturna da cidade.
  • Há muitos restaurantes tradicionais excelentes.
  • É muito menos superficial do que o outro centro de vida noturna, o Cais do Sodré.

Desvantagens de escolher seu hotel em Lisboa no Bairro Alto 

  • É barulhento, com direito a todas as coisas que se espera de uma área de vida noturna. Se você é jovem e quer curtir a noite, talvez queira ficar no meio disso, do contrário, é melhor procurar outro lugar. 
  • Como o nome entrega, é um bairro que se estende por uma colina e, embora haja ônibus para Príncipe Real, o bairro vizinho, é preciso caminhar pelo labirinto de ruas estreitas ou pegar um táxi para visitar o restante de Lisboa.

Onde ficar em Lisboa no Bairro Alto

banheira vitoriana, poltrona e cama de casal em suíte de hotel em Lisboa com piso de madeira
Foto divulgação: Palácio das Especiarias
Luxo:
  • Membro do Leading Hotels of the World (organização de hospitalidade que representa os melhores hotéis/resorts/spas do mundo), o Bairro Alto Hotel é um dos hotéis em Lisboa mais luxuosos que você vai encontrar. Para começar, ele fica em um edifício histórico do século XVIII – que chama atenção de qualquer um que passa pela Praça Luís De Camões –, tem suítes chamadas de “extraordinárias” (no último andar), equipadas com camas enormes, sala de estar, piso aquecido, uma banheira relaxante e vista para o centro histórico, e abriga um restaurante comandado por um chef premiado! Para completar, há um rooftop, com mesas e cadeiras, para aproveitar uma boa bebida e bater um papo curtindo o lindo cenário do rio Tejo – não deixe de assistir ao pôr do sol por lá, é lindo demais!!
  • Da maravilhosa piscina ao ar livre, da esplanada, do bar, do restaurante (que serve pratos portugueses divinos), do terraço ou da sua suíte (dependendo da opção escolhida), você vai poder aproveitar vistas incríveis da cidade e do Rio Tejo no  Verride Palácio Santa Catarina, um hotel em Lisboa 5 estrelas quase do lado do Mirante do Adamastor e do Miradouro de Santa Catarina. Todas as suítes deste hotel em Lisboa tem uma decoração minimalista muito bonita, móveis portugueses, pisos aquecidos e janelas amplas, que garantem uma boa iluminação natural, e a maioria inclui varanda e banheira, ótima para tomar um banho relaxante após um dia cheio de passeios.
  • Para se sentir como parte da realeza por alguns dias, a dica é o Palácio das Especiarias, edifício de 400 anos cheio de detalhes históricos na estrutura e decoração. A suíte mais luxuosa, claro, é a Real, que parece realmente o quarto de um rei/rainha, tem piso e móveis de madeira, uma cama enorme, banheira deliciosa e varanda. Mas o detalhe mais especial talvez seja o restaurante, onde eles servem café da manhã acompanhado por som de piano ao vivo e pratos típicos com direito a um concerto intimista de fado! Neste hotel em Lisboa há, ainda, um spa e uma academia, para quem quer manter a forma durante as férias.
Custo x benefício:
  • Casa das Janelas com Vista: o nome deste hotel em Lisboa não mente. Há janelas e vistas incríveis para a cidade por aqui. Mas há também uma cozinha com uma grande mesa tradicional portuguesa de madeira artesanal, onde você vai começar o dia com pães frescos, croissants, sucos, café e vários quitutes portugueses, uma sala espaçosa para relaxar, ler ou conversar com outros viajantes, e suítes confortáveis para descansar quando seus pés, cansados de paralelepípedos, precisarem de uma pausada.
  • Com suítes espaçosas (todas com móveis modernos, ar-condicionado/aquecedor, televisão e cafeteira), que oferecem, em alguns casos, vistas panorâmicas da cidade e do Rio Tejo, um café da manhã variado (com crepes, frutas e sucos e muito mais) e uma boa localização (a 15 minutos a pé da estação de metrô Baixa-Chiado), o Monte Belvedere Hotel é um ótimo para casais ou famílias que procuram um hotel em Lisboa com um bom custo x benefício.
Econômico:
  • Para os viajantes solos que procuram uma experiência autêntica e econômica na capital portuguesa, a nossa dica é o Lookout Lisbon Hostel, localizado bem no topo do Bairro Alto,  pertinho de vários bares animados. Todos os quartos deste hotel em Lisboa são limpinhos e incluem beliches com colchões confortáveis, armários individuais, luzes de leitura e tomadas elétricas, e os hóspedes têm acesso a uma cozinha totalmente equipada, um terraço com vista panorâmica da cidade e, caso queiram, várias atividades diárias, como  passeios a pé e festas, que são  uma ótima oportunidade para fazer amizades!
  • Já o Inn Bairro Alto B&B / B.A Sweet, a 300 metros da estação de metrô Baixa/Chiado, é um B&B ideal para os viajantes que buscam um clima mais caseiro. Cada quarto por aqui tem uma decoração única, camas confortáveis e um bom isolamento acústico – só é bom saber que em alguns casos o banheiro é compartilhado. A equipe serve também, diariamente, um café da manhã delicioso, com frutas, pães, queijos e geleias, e você pode utilizar uma cozinha totalmente equipada para preparar seu almoço/jantar, além de relaxar e conversar com outros hóspedes no lounge compartilhado.

O que fazer no Bairro Alto

  • Confira a arte de rua do na Travessa dos Fiéis de Deus.
  • Admire o design de interiores do Museu de São Roque.
  • Divirta-se nos bares do Cais do Sodré.
  • Coma uma deliciosa tarte portuguesa – pastéis de nata nos históricos Pastéis de Belém.
  • Jante com um ambiente incrível no Kais Restaurante.
  • Curta um pouco de jazz no Páginas Tantas.

5. Príncipe Real: o bairro mais cool de Lisboa

durante o dia, bonde amarelo e pessoas passando em rua cheia de prédios
Foto: Julian Dik na Unsplash

Subindo a rua da Misericórdia no Chiado ou a colina da Avenida da Liberdade, você vai encontrar Príncipe Real, um dos bairros mais descolados de Lisboa.

Com lojas de moda, galerias de arte, bares LGBTQIA +, mansões charmosas do século XIX e um lindo parque, esse é um ótimo lugar se você quiser curtir uma vibe mais residencial e descontraída, mas ainda estar perto do Centro.

São apenas 7 minutos a pé até duas estações de metrô – Rato, na linha amarela, e Baixa/Chiado, nas linhas azul e verde – e ele também fica à porta do Bairro Alto, uma das áreas noturnas mais famosas de Lisboa, mas, felizmente, distante o suficiente do burburinho noturno.

Estando aqui, aproveite para bater perna pelo EmbaiXada (shopping que funciona em um antigo palácio lindíssimo), visitar o miradouro de São Pedro de Alcântara para conferir o visual da cidade, tomar um café na Praça das Flores e relaxar no Jardim Botânico de Lisboa.

Vantagens de escolher seu hotel em Lisboa em Príncipe Real

  • É conhecido por ser o bairro mais LGBTQI-friendly de Lisboa.
  • Tem vários restaurantes badalados, com cardápios que vão do sul da Índia à peruana e mexicana. 
  • Assim como o Bairro Alto, é artístico, mas mais rico.

Desvantagens de escolher seu hotel em Lisboa em Príncipe Real

  • O bairro fica numa das áreas mais altas de Lisboa, o que significa que você vai precisar subir/descer ruas íngremes para chegar ou sair.

Onde ficar em Lisboa em Príncipe Real

durante o dia, sofá e cama de casal em suíte com paredes azuis e vista para árvores
Foto divulgação: Casa do Principe
Luxo:
  • Localizado em uma das áreas mais nobres da cidade, a cerca de 10 minutos a pé do Bairro Alto e da Avenida Liberdade, o Memmo Príncipe Real é um dos melhores hotéis em Lisboa. Piscina na cobertura com vista para o rio, lounge com lareira (perfeito para tomar um bom vinho), restaurante comandado pelo chef Vasco Lello (que serve pratos deliciosos da culinária portuguesa) e suítes luxuosas (com smart TV, roupa de cama de algodão egípcio, sistema de som Bluetooth, roupão de banho e chinelos à disposição, cafeteira), que incluem um banheiro maravilhoso com banheira e vista para a cidade, são só algumas das maravilhas disponíveis para você aproveitar uma estadia luxuosa.
  • Ao lado do EmbaiXada, a Casa do Príncipe, localizada em um prédio do século XIX, é um dos hotéis em Lisboa mais bonitos. Todos os quartos, parecem parte de um museu, em especial a Suíte Imperial, decorada com alguns móveis de madeira, porcelanas, obras de arte, um teto maravilhoso com pinturas, lustres luxuosos e varanda com vista para o Jardim do Príncipe Real. Tirando isso, não há muitas comodidades por aqui, além de um bom café da manhã continental. Mas vale a pena pelo conforto e localização
Custo x benefício:
  • Atrás do lindo Parque Príncipe Real, você encontra a Casa do Jasmim by Shiadu, uma pousada fofa, cheia de obras de arte por todos os cantos. Gostamos bastante do café (com muitos doces, frutas, presuntos, queijos, pães e sucos),  o lounge ao ar livre agradável (com diversas plantas, mesinhas e cadeira) e a suíte superior, que tem uma boa varanda. Só é bom saber que os quartos estão espalhados por diferentes andares, acessíveis somente por escada.
  • Localizado na Praça da Alegria, o Alegria A Lisbon Boutique Hotel é um hotel em Lisboa que chama atenção desde a fachada, com um amarelo vivo e muitas plantinhas, que rendem fotos lindas. Mas esse é apenas um detalhe entre vários que o tornam especial: suítes maravilhosas (com móveis de madeira, cafeteira, isolamento acústico, banheira, varanda e vista para a cidade), terraço aconchegante (perfeito para tomar um drink e assistir ao pôr do sol), e um café da manhã para ninguém botar defeito.
Econômico:
  • Entre a Avenida da Liberdade e o Jardim Botânico da universidade, e a cerca de 5 minutos a pé da estação de Metrô Avenida, o Hotel Botânico oferece quartos pequenos, mas com o necessário para você ter uma boa noite de sono (uma cama confortável, ar-condicionado e isolamento acústico). Para os hóspedes começarem o dia com energia, esse hotel em Lisboa também oferece um bom café da manhã, que inclui pães, frutas, iogurtes e cereais. Pode parecer simples, mas se você quer economizar não há hotel melhor do que esse – dependendo da época, as diárias custam menos de R$100,00!
  • Comandada por Sérgio, Louise, Emília e Joaquim, uma equipe super gentil, a Flores Guest House fica em rua escondida, tranquila e super silenciosa, próxima ao Bairro Alto, e dispõe de acomodações para todos os estilos (de quartos individuais até apartamentos para famílias) bem limpinhos, confortáveis e completos – todos incluem cafeteira e TV, e os mais espaçosos têm varanda e uma cozinha compacta. Independe da escolha, a diária inclui garrafa de água de cortesia, bebida de boas-vindas e uma cesta de café da manhã (entregue diariamente), geralmente, com frutas, pães salgados e doces, leite, cápsulas para a cafeteira, frutas, pastel de nata, croissant, iogurte e geleia.

O que fazer em Príncipe Real:

  • Confira as boutiques de designers portugueses no Embaixada Mall e restaurantes de luxo na Avenida da Liberdade. 
  • Vá ao miradouro de São Pedro de Alcântara para curtir vistas espetaculares de Lisboa.
  • Tome um café numa das cafeterias locais da Praça das Flores.
  • Visite o Jardim Botânico de Lisboa para desfrutar da natureza.
  • Aproveite um jantar chique no 100 Maneiras.
  • Passei um tempo no parque público Parque Eduardo VII, localizado na Praça Marquês de Pombal.

Onde NÃO Ficar em Lisboa

durante a noite, bonde amarelo passando em rua de um dos bairros em Lisboa
Foto: Ines d'Anselme na Unsplash

Os melhores bairros para se hospedar em Lisboa são exatamente os que citamos acima: Chiado, Baixa, Alfama, Bairro Alto e Príncipe Real. Tirando essas áreas, apesar de Lisboa ser uma cidade incrível, com muitos lugares maravilhosos, não recomendamos nenhuma outra, principalmente se é a sua primeira vez na cidade e você tem pouco tempo, pois bairros mais afastados do centro, embora tenham hotéis mais baratos, podem ser menos seguros e péssimos no quesito transporte público.

Ah! Também achamos melhor evitar os hotéis em Cais de Sodré, já que, além de ser um bairro barulhento, conhecido por sua  vida noturna agitada, há muitos bêbados e pessoas tentando te vender drogas (ou outras coisas ilegais) praticamente o tempo todo.

Apartamentos em Lisboa

sofá e mesa de jantar de madeira rodeada de cadeiras verdes em um dos apartamentos em lisboa
Foto divulgação: Bairro Alto Bronze of Art Apartments

Para ter uma experiência mais autêntica, ou mais privacidade e espaço, nada melhor do que reservar um dos apartamentos em Lisboa – muitos ficam em condomínios residências, o que é ótimo para você se sentir como um verdadeiro local e conhecer alguns nativos! Confira, abaixo, as melhores opções: 

Melhores hotéis em Lisboa próximo ao aeroporto

travesseiros brancos e almofadas laranjas em cima de cama de casal em suíte de um dos melhores hotéis em lisboa próximo ao aeroporto
Foto divulgação: Star inn Lisbon Airport

Sua passagem pela capital de Portugal vai ser rápida? Então, é bom se hospedar em um dos hotéis em Lisboa próximo ao aeroporto:

Perguntas frequentes sobre onde ficar em Lisboa Portugal

durante o dia, taças de vidro em cima de mesinha de madeira em varanda com vista para o mar
Foto: jisoo kim na Unsplash

Qual a melhor área onde se hospedar em Lisboa, em geral?

Chiado, Baixa, Alfama, Bairro Alto e Príncipe Real são os melhores bairros para se hospedar em Lisboa. Mas dizer qual deles é o melhor é complicado, já que tudo vai depender do seu gosto. Se a ideia, por exemplo, é ficar perto dos principais pontos turísticos, fazer passeios culturais e ter muitas lojas por perto, Chiado deve ser sua escolha. Por outro lado, se seu foco é curtir a noite, o Bairro Alto é uma alternativa mais interessante. 

Onde ficar em Lisboa com crianças?

Por ser um lugar animado, com muitas livrarias, teatros, shopping, lojas e restaurantes para todos os gostos, o Chiado é um ótimo lugar para ficar em Lisboa. Inclusive, nesse bairro você encontra o Chiado Arty Flats, que oferece serviço de babá e apartamentos espaçosos para famílias. Por outro lado, achamos melhor evitar o Bairro Alto e Alfama, por terem muitas colinas íngremes, que podem ser desconfortáveis para as crianças.

Onde se hospedar em lisboa bom e barato?

Em todos os bairros de Lisboa é possível encontrar opções econômicas. Bons exemplos são o Boho Guesthouse (em Chiado), o Home Lisbon Hostel (na Baixa) e o Flores Guest House (em Príncipe Real).

Onde ficar em Lisboa para curtir a vida noturna?

Se a sua intenção é ficar perto da vida noturna em Lisboa, o Bairro Alto é o lugar ideal para se hospedar. Este bairro é conhecido por seus bares, clubes e casas de fado, com muitas opções para todos os gostos. Outra opção é a região do Cais do Sodré, que também oferece muitas opções de bares e casas noturnas, além de estar perto da orla marítima.

Qual o hotel mais popular em Lisboa?

É difícil citar só um hotel popular na capital portuguesa, já que a cidade oferece muitas opções para todos os gostos. Mas este é o top 5 de hotéis em Lisboa que mais receberam hóspedes e avaliações positivas:

Quanto custa em média uma diária em um hotel ou albergue em Lisboa?

O valor médio de uma diária em um hotel ou albergue em Lisboa pode variar bastante de acordo com a época do ano, a localização e o tipo de acomodação escolhida. No entanto, em geral, é possível encontrar opções a partir de 20€ em albergues e 40€ em hotéis simples.

Já os hotéis mais luxuosos podem chegar a mais de 300€ por noite. É importante pesquisar bem e comparar os preços antes de fazer a reserva para encontrar a melhor opção para o seu orçamento e necessidades.

Não esqueça de reservar seu hotel Lisboa Portugal.

Sim, esse post foi longo, mas conseguimos compartilhar tudo que você precisava saber antes de escolher onde ficar em Lisboa. Agora é com você: reserve o seu hotel o quanto antes!

Antes de sair se liga nessa dica: em nossa viagem para Portugal, reservamos todos os nossos hotéis com o booking.com e a gente recomenda que você faça o mesmo, já que, por meio desta plataforma, é possível ler as avaliações dos hóspedes anteriores e até cancelar a reserva gratuitamente (na maioria dos hotéis), caso os planos mudem. 

Ainda tem alguma dúvida? Não deixe de enviá-la pelos comentários, nós ficaremos felizes em poder ajudar! 

Você também pode gostar de ler: