Comidas típicas de Portugal: 20 pratos deliciosos da culinária portuguesa

taça de vinho tinto, garrafa de vinho Portalegre e um sanduíche sobre um prato branco, dispostos em cima de uma mesa de madeira, iluminados pela luz do sol
06/11/2023 Por Bárbara Rocha

Comidas típicas da Portugal: conheça 20 pratos imperdíveis

Está planejando uma viagem para Lisboa, Porto, Coimbra, ou outro destino português e não sabe o que comer em Portugal? Essa lista com as melhores comidas típicas de Portugal vai resolver o seu problema!

Nós, que amamos experimentar comidas diferentes, provamos recentemente uma variedade de pratos, bebidas e sobremesas da culinária portuguesa e podemos afirmar que ela é, sem dúvida alguma, uma das mais gostosas do mundo.

Cozido à portuguesa, sardinhas assadas na brasa, arroz de pato, bacalhau à Brás, polvo Lagareiro e bifanas são só alguns dos exemplos de pratos portugueses que vão te surpreender a cada mordida. 

E as sobremesas? Ah, as sobremesas! Além do famoso pastel de Belém, que dispensa apresentações, experimentamos arroz doce, pudim Abade, toucinho do céu, bolo rei e queijadas de Sintra – todos doces portugueses típicos que você não pode deixar de provar!

E aí, já tá com água na boca? Calma que a gente só começou… Ainda tem os vinhos e outras bebidas típicas divinas! Continue lendo para descobrir o melhor da culinária portuguesa e ter uma ótima experiência gastronômica em sua viagem.

icone comida
Aqui você encontra: ocultar

O que você precisa saber sobre a culinária portuguesa

Influenciada por diferentes povos e culturas, desde os romanos, que introduziram o azeite e o vinho na região, até os mouros, que trouxeram novos temperos e receitas, além das grandes navegações no século XV, que marcaram a descoberta de muitos ingredientes, a culinária portuguesa é uma das mais saborosas do mundo.

Os pratos portugueses, no geral, são preparados com ingredientes frescos, como peixes, frutos do mar, carnes, vegetais e legumes, combinados com temperos e especiarias tradicionais, incluindo alho, coentro, azeite, pimentão e louro. Pode parecer simples, mas a cozinha portuguesa é cheia de pratos únicos e deliciosos – e vamos falar dos melhores nesta lista!

Antes, uma dica: existem diferentes estilos de restaurantes em Portugal, desde as tradicionais “tascas”, que servem pratos caseiros simples e autênticos, até os sofisticados restaurantes gourmet, que apresentam uma culinária mais refinada e criativa. Também há muitos restaurantes especializados em frutos do mar e peixes frescos, já que Portugal é um país litorâneo e a pesca é uma atividade importante para a economia. Então, se possível, tente visitar todas essas alternativas em sua viagem.

1. Arroz de Pato: prato português com arroz, pato e chouriço.

vista aérea de arroz de pato, preparado com arroz solto e pedaços de pato, servido em frigideira preta com garfos de prata dispostos ao lado, sobre uma mesa branca
Foto: Annie Spratt na Unsplash

Perfeito para aquecer em um dia frio ou para saciar a fome após um dia agitado de turismo, o Arroz de Pato é um delicioso arroz com pato desfiado e chouriço picante – e uma explosão de sabor que você precisa experimentar quando estiver em Portugal!

Para prepará-lo, o pato é cozido em um caldo de ervas aromáticas e especiarias (o que o deixa super macio), desfiado, refogado com cebola e alho, misturado com chouriço picante, ervilhas e chouriço picante, antes de ser, finalmente, gratinado no forno.

O resultado é um prato português rico e cremoso, com o arroz absorvendo todo o sabor do pato e do chouriço. Dá água na boca só de pensar! E o melhor, é que é muito fácil encontrá-lo em diversos restaurantes tradicionais em Portugal. Não deixe de provar!

2. Bacalhau à Brás: bacalhau desfiado com batatas palha, cebola e ovo.

Uma porção de bacalhau à brás, um prato típico da culinária portuguesa, servido em um prato branco redondo, decorado com cebolinha verde picada, sobre uma mesa de madeira

O Bacalhau à Brás é aquele prato que todo português conhece e adora. E é difícil não gostar, viu?  É uma verdadeira iguaria da culinária portuguesa e um símbolo do país.

Reza a lenda que esse prato foi criado por um taberneiro chamado Brás, que precisava encontrar uma forma criativa de aproveitar as sobras de bacalhau e decidiu desfiar o bacalhau e misturá-lo com batatas fritas em palitos finos, cebolas em rodelas, ovos e azeitonas pretas. 

O resultado: uma deliciosa combinação de sabores e texturas, simples, mas saborosa, que se tornou uma das especialidades mais amadas em Portugal.

3. Polvo à Lagareiro: polvo grelhado com alho e azeite.

Polvo à lagareiro, um prato da culinária portuguesa, servido em um prato branco redondo e acompanhado por uma taça de vinho tinto, sobre uma mesa branca
Foto:Nikita Tikhomirov na Unsplash.

O Polvo à Lagareiro é um prato português simples, mas delicioso, que faz os amantes de frutos do mar salivarem. 

Criado nos tempos antigos, quando os trabalhadores das lagarias usavam fornos a lenha para cozinhar o polvo fresco que encontravam no mar, ele é feito com polvo grelhado, batatas assadas e MUITO azeite.

Apesar de ser vendido em diversos restaurantes pelo país, nós recomendamos ir ao Velho Macedo, em Lisboa, um restaurante familiar maravilhoso e aconchegante, onde o polvo é cozido lentamente e depois grelhado para obter o sabor perfeito. AMAMOS esse restaurante e, certamente, você também vai amar!

4. Cozido à Portuguesa: uma comida portuguesa com carne e legumes.

Uma travessa oval de barro com cozido à portuguesa, contendo carne, legumes e batatas, disposto em camadas e servido em cima de uma mesa branca.
RTP,-(CC-BY-NC-SA-2.0),-no-Flickr.

Sabe aquela comida que abraça o estômago? Assim é o Cozido à Portuguesa, um prato típico de Portugal que tem suas raízes nas aldeias portuguesas, onde as famílias se reuniam em torno de grandes panelas de ferro. 

Tradicionalmente, ele é feito com uma grande variedade de carnes de porco e vaca, além de galinha ou frango, legumes (batata, cenouras, couve, entre outros) e feijão (branco ou grão de bico) – o que lembra um pouco a típica feijoada brasileira. 

Tudo é cozinhado em uma panela, e costuma acompanhar arroz branco, pão ou broa de milho. Sem dúvidas, uma ótima opção para um almoço ou jantar em família. Peça em um restaurante e aproveite!

5. Bifanas: sanduíches de carne de porco grelhada em pão.

Sanduíche de bifana da culinária portuguesa, com pão branco, carne de porco temperada e molho, servido em prato branco redondo sobre uma mesa.
-lulun-&-kame-(CC-BY-NC-SA-2.0)-no-Flickr

As Bifanas são um dos sanduíches mais populares de Portugal, e por um bom motivo! Basicamente, elas consistem em um pão macio, recheado com uma fina fatia de carne de porco, geralmente servido com mostarda ou molho de pimenta – uma mistura que é como um abraço saboroso entre duas fatias de pão!

A grande estrela é a carne de porco, que é temperada com um toque especial de alho e especiarias e cozida até ficar macia e suculenta, criando uma combinação perfeita de sabores e texturas. 

Bateu fome só de pensar, né? A boa notícia é que é fácil encontrá-las em vários lugares do país! Aqui vai um top 5 de melhores lugares para  experimentar uma bifana autêntica em Portugal:

  • Casa Guedes – Porto: localizado no Mercado do Bolhão, é famoso por sua bifana com queijo da serra e cebola caramelizada.
  • O Trevo – Lisboa: localizada no bairro de Alcântara, serve bifanas deliciosas com mostarda, alho e vinho branco.
  • Bifanas de Vendas Novas – Vendas Novas: esta cidade, entre Lisboa e Évora é famosa por suas bifanas de porco grelhadas, servidas com pão crocante e mostarda.
  • Adega Leonor – Coimbra: uma taverna tradicional que serve uma bifana suculenta com mostarda e pimentão vermelho.
  • Casa das Bifanas – Portalegre: uma lanchonete simples em Portalegre, famosa por sua bifana no pão com mostarda e molho picante.

6. Caldo Verde: uma sopa feita com couve galega, batatas e linguiça.

Uma mão branca segurando uma colher branca com caldo verde, servido em uma tigela branca redonda.
Premshree-Pillai,-(CC-BY-NC-SA-2.0)-no-Flickr

O Caldo Verde é um prato muito querido pelos portugueses, e nós, brasileiros, também temos um carinho especial por essa sopa deliciosa. Afinal, ela faz parte da nossa herança gastronômica, trazida pelos portugueses durante a colonização do Brasil e aquece, especialmente nos dias mais frios quando precisamos daquele calorzinho no corpo e coração!

Em Portugal, popular, principalmente nas regiões do Minho e da Galiza, ela é feita com  batatas, couve, cebolas e chouriço, refogados com cebola e alho no azeite.

O grande destaque para tornar essa comida portuguesa tão gostosa, é o uso da couve-galega, cortada em tiras finas e adicionada à sopa no final do cozimento, criando uma textura crocante e um sabor incrível. 

Para a experiência ficar ainda melhor, muitas vezes, a sopa é servida com pão fresco e um bom vinho tinto ou verde!

7. Caracóis: caracóis cozidos em caldo de alho e coentro.

Pedaços de caracóis cozidos em caldo, servidos em um prato branco redondo.
PX-Fuel

Eu sei… A ideia de comer caracóis pode parecer estranha, mas eles são uma iguaria tradicional em Portugal. Dificilmente os portugueses resistem a um prato cheio deles, especialmente durante o verão!

Para preparar esse petisco, são usados pequenos caracóis, geralmente cozidos com ervas e especiarias, como alho, louro e pimenta, e servidos em um prato com um pouco de caldo.

O segredo é cozinhá-los lentamente, até que fiquem macios e saborosos. Depois de prontos, é só degustá-los com uma cerveja gelada ou um copo de vinho branco – fica uma delícia, acredite!

8. Cataplana de Marisco: um guisado de frutos do mar cozidos em uma panela de cobre.

Cataplana de marisco, um prato típico de Portugal, cozinhado em uma panela redonda
Foto: Adrien Sala na Unsplash

Das comidas típicas de Portugal, uma das que mais gostamos foi a Cataplana de Marisco, um cozido feito com frutos do mar frescos, como camarão, lula, polvo e mexilhões, além de muitos legumes e temperos deliciosos.

Mas o que torna a Cataplana tão especial não são nem os ingredientes, mas sim o preparo, realizado em uma panela especial chamada cataplana, que parece uma mistura entre uma panela de pressão e um capacete de mergulho – é ela que mantém todos os sabores e aromas dos ingredientes, criando um prato incrivelmente saboroso e aromático!

Apesar de ser servida em várias regiões, como ela é uma comida portuguesa típica da culinária algarvia, o melhor, claro, é prová-la no Algarve, especificamente em um dos desses restaurantes:

  • O Lusitano – Faro: localizado no centro histórico de Faro, este restaurante serve uma deliciosa cataplana de marisco com camarão, amêijoas, lulas e mexilhões.
  • O Petisco – Lagos: este restaurante descontraído em Lagos é famoso por suas cataplanas de marisco e sua atmosfera acolhedora.
  • Casa de Pasto Zé Leiteiro – Portimão: em Portimão, este restaurante acolhedor serve uma cataplana de marisco para duas pessoas, acompanhada de pão caseiro e vinho branco.
  • O Camilo – Praia do Camilo: situado em uma das praias mais bonitas do Algarve, o restaurante O Camilo vende é um lugar para apreciar a cataplana de marisco curtindo uma vista incrível do mar!
  • Tasca do Zé Russo – Tavira: um dos restaurantes mais tradicionais de Tavira, é conhecido pela sua autêntica culinária portuguesa, incluindo uma cataplana de marisco generosa e deliciosa.

9. Francesinha: um sanduíche da comida portuguesa com carnes, queijo e molho.

garfo, faca e pedaço de francesinha, sanduíche da culinária portuguesa, em cima de prato branco quadrado
jfcfar-from-Aveiro,-Portugal,-CC-BY-2.0

Está procurando o que comer em Portugal na cidade do Porto? A Francesinha deve ser a sua escolha.

Criada por portugueses que queriam trazer um pouco do sabor do Brasil para Portugal, ela é um sanduíche recheado com linguiça, salsicha fresca, presunto, queijo e um bife de carne – tudo isso empilhado em fatias de pão de forma. Agora, imagine tudo isso coberto por um molho feito com tomate, cerveja, vinho do porto e especiarias. É de dar água na boca, não é mesmo?

Nós experimentamos esse prato português no Café Santiago, um restaurante conhecido por servir a versão clássica da Francesinha, com um molho de sabor único!! Mas há outros lugares famosos, como o Restaurante Capa Negra II, que serve a versão mais picante da Francesinha e a Cervejaria Brasão que, além desse sanduíche maravilhoso, vende uma ampla seleção de cervejas artesanais.

10. Alheira de Mirandela: uma salsicha defumada feita com carne de aves, pão e alho.

pedaços de alheira de Mirandela, preto típico da culinária portuguesa
Foto de jla.viseu em PxHere

Carnes variadas, pão, azeite, alho e muitos temperos, formam a Alheira de Mirandela, uma espécie de linguiça portuguesa cheia de  sabor que vai te conquistar logo na primeira mordida!

Reza a lenda que essa comida portuguesa foi criada pelos judeus portugueses durante a Inquisição, quando precisavam fingir que estavam comendo carne de porco para evitar serem perseguidos. 

Por isso, a alheira é feita com ingredientes que não são de origem animal, mas têm um sabor que lembra o da carne de porco. É uma prova de que a criatividade pode levar a deliciosas descobertas culinárias!

11. Leitão da Bairrada: um prato português da região de Bairrada.

Leitão da Bairrada, especialidade da culinária portuguesa, servido em assadeira de alumínio, sobre o balcão de um restaurante
Kirk-K-(CC-BY-NC-ND-2.0),-no-Flickr

Se você visitar a região da Bairrada, não deixe de experimentar o prato mais famoso da região: o Leitão da Bairrada, um prato português que consiste em um leitão inteiro assado, temperado com sal e, às vezes, com vinho branco.

O truque para ele ser tão delicioso, é que é assado lentamente em  forno a lenha, para ficar  crocante por fora e suculento por dentro, com uma pele dourada e estaladiça que é uma verdadeira delícia. Para completar, geralmente, o leitão da Bairrada é servido com batatas  assadas, arroz e legumes!

Deu água na boca? Experimente-o e um desses restaurantes:

  • Restaurante Rei dos Leitões – Mealhada: conhecido por sua receita tradicional e pela qualidade da carne, é um dos restaurantes mais famosos da Bairrada para experimentar o Leitão e já foi, inclusive, indicado no Guia Michelin.
  • Restaurante Pedro dos Leitões – Mealhada: este restaurante familiar serve o Leitão da Bairrada há várias gerações, e é uma excelente opção para experimentar a iguaria.
  • Restaurante Mugasa – Sangalhos: o Mugasa é um restaurante sofisticado e elegante que serve o Leitão da Bairrada com um toque especial de ingredientes frescos e sabores regionais.

12. Queijo da Serra: um queijo de ovelha tradicional da Serra da Estrela.

Vários pedaços de queijo da Serra da Estrela de Portugal, expostos em prateleiras de uma loja
Foto: Katrin Leinfellner na Unsplash

Feito com leite de ovelha, o Queijo da Serra é um queijo tão delicioso que só de pensar nele já dá água na boca! 

O que o torna tão cremoso e gostoso é que ele é produzido de forma artesanal na região da Serra da Estrela, no centro de Portugal, e curado por pelo menos 60 dias. Além disso, é comum envolvê-lo em folhas de castanheiro, o que ajuda a preservar seu sabor e aroma únicos.

Para tirar a prova real desse sabor, que garantimos que é intenso, não deixe de comprar  essa iguaria da culinária portuguesa em um dos muitos mercados, lojas de queijos e restaurantes da região. Tenho certeza de que você não vai se arrepender de provar essa iguaria tão deliciosa e autêntica, que combina perfeitamente com pães e vinhos.

13. Sardinhas Assadas: sardinhas grelhadas na brasa.

Sardinhas assadas, prato típico de Portugal, servidas em um prato branco retangular com batatas, alface, tomate e cenoura
Foto: Alex Teixeira na Unsplash

Não há muito o que falar sobre as sardinhas assadas, elas são basicamente um prato português feito com sardinhas frescas e grelhadas na brasa com um pouco de sal grosso e azeite, e servido com batatas cozidas e pimentões grelhados. 

Apesar de simples, essa comida, leve, saudável e rica em ômega-3, é símbolo da culinária portuguesa, uma das mais populares do país, especialmente durante o verão, e pode ser experimentada em inúmeros restaurantes, como o Tasca do Chico, um dos restaurantes mais amados pelos moradores do Bairro Alto, em Lisboa

14. Sopa da Pedra: sopa da culinária portuguesa com carne, feijão e legumes.

Sopa de pedra, prato típico português, servida em uma tigela branca redonda, com pedaços de linguiça, feijão, couve e batata
Nostrix,-CC-BY-3.0

A Sopa da Pedra é uma das comidas típicas de Portugal que tem uma história curiosa. 

Diz a lenda que um monge faminto andarilho chegou a uma aldeia pedindo comida. Mas os moradores, que eram avarentos, não quiseram ajudar. Então, o monge teve uma ideia: pegou uma pedra, colocou-a em uma panela com água e acendeu o fogo. Quando os moradores perguntaram o que ele estava fazendo, ele respondeu que estava preparando uma “sopa da pedra” e que, se eles contribuíssem com alguns ingredientes, poderiam melhorar o sabor. E assim foi: os moradores acabaram cedendo ingredientes para a sopa, e todos se deliciaram com o prato!

Hoje em dia, a Sopa da Pedra é feita com carne de porco, feijão, couve, batata, cenoura e outras verduras e especiarias, resultando em uma sopa rica, espessa e saborosa, e frequentemente servida com pão e regada com um fio de azeite para dar um toque extra de sabor.

Para experimentá-la basta ir a um dos muitos restaurantes e cafés em Almeirim, incluindo a Tasquinha do Fumo, o Restaurante o “Toucinho” e o Restaurante O Forno.

Sobremesas típicas de Portugal

15. Pastel de Belém: doce recheado com creme de ovos.

pastéis de Belém, sobremesa portuguesa feita com massa folhada crocante e recheio à base de gemas de ovos, açúcar e leite, dispostos formas alumínio redondas descartáveis
Foto: Nick Fewings na Unsplash

Não tem como fazer uma lista de comidas típicas de Portugal sem o pastel de Belém, também conhecido como pastel de nata, que é, sem dúvida, um dos doces mais famosos e amados do país.

Para quem não sabe, esse é um doce, em forma de pequena torta, feito com massa folhada crocante e um recheio cremoso à base de gemas de ovos, açúcar e leite, com um sabor doce e levemente salgado.

Geralmente, ele é servido quente, polvilhado com canela e açúcar em pó, e pode ser apreciado a qualquer hora do dia, seja como um lanche rápido, acompanhando um café ou chá, ou como uma sobremesa depois do jantar. 

O nome vem de Belém, um bairro de Lisboa, onde a receita original foi criada há mais de 200 anos por monges do Mosteiro dos Jerónimos. Hoje,  os pastéis de nata são encontrados em todo o país, mas cada lugar pode ter sua própria receita e maneira de preparar este doce tão icônico, tornando a experiência de provar um pastel de nata uma deliciosa e única aventura culinária

Para entender a fama desse doce e conhecer suas várias versões, não deixe de experimentar um (ou muitos!) pastéis de nata em uma das confeitarias e cafés de Portugal – nossa dica é a Pastéis de Belém, localizada em Lisboa, que segue a receita original, criada em 1837! 

16. Arroz Doce: um doce de arroz cozido com açúcar, leite e canela.

Arroz doce cremoso com pedaços de canela em uma taça de sobremesa redonda
PortoBay-Experiences,-(CC-BY-ND-2.0)

Preparada com arroz, açúcar, leite, canela e limão, o arroz doce é uma das sobremesas mais simples da culinária portuguesa, mas também uma das mais cremosas e gostosas que você vai provar. Seja após um jantar ou em um lanchinho da tarde, ela cai muito bem!

Quem curte cozinhar, também pode prepará-la rapidamente, basta cozinhar o arroz com leite e açúcar, até ele ficar macio e cremoso e, em seguida, adicionar canela e casca de limão para dar sabor e aroma. Fica uma delícia, quente ou frio. Muitas pessoas adicionam também, no preparo, gemas de ovos para dar ainda mais cremosidade ao doce. Mas aí fica ao seu critério!

Em Portugal, é fácil encontrá-la em muitas confeitarias e cafés, mas o que mais gostamos é vendido na Confeitaria Nacional, uma das  mais antigas e tradicionais confeitarias portuguesas, localizada em Lisboa.

17. Pudim Abade de Priscos: um pudim de ovos e açúcar com toucinho e canela.

Fatia de pudim Abade de Priscos, uma sobremesa típica portuguesa feita com açúcar queimado, ovos e toucinho, servido em prato redondo branco
Joseolgon,-CC-BY-SA-3.0

Tradicional da região de Braga, no norte de Portugal, a história por trás desse pudim remonta ao século XIX, quando o abade de Priscos, um padre e chef talentoso, criou a receita. 

Desde então, essa sobremesa tem sido preparada com açúcar, ovos, toucinho, vinho do porto e especiarias, como canela e cravo-da-índia, e frequentemente servida em ocasiões especiais.

Mas também é possível encontrá-la em alguns restaurantes pelo país, incluindo o Restaurante Abadia do Porto, no Porto, e a Cozinha da Clara, em Braga.

18. Toucinho do Céu: doce português amanteigado.

Fatias de toucinho do céu, doce português de amêndoas e açúcar, em prato branco
Fugzu,-(CC-BY-2.0)

Açúcar, amêndoas moídas, gemas de ovos e vinho do porto são os principais ingredientes do Toucinho do Céu, um doce português que tem uma textura úmida e macia e um sabor amanteigado delicioso!

Acredita-se que essa sobremesa de Portugal tenha sido criada por freiras do Convento de Santa Clara, em Alcobaça, na região central de Portugal. Hoje, é tradicionalmente servida em festas e ocasiões especiais, mas também pode ser encontrada em confeitarias e restaurantes por todo o país – uma das melhores versões é vendida no Restaurante Veneza, em Faro. 

19. Bolo Rei: bolo macio recheado com frutas cristalizadas, nozes e amêndoas.

Bolo Rei, uma sobremesa de Portugal, servido em um prato redondo vermelho com frutas cristalizadas, nozes e açúcar de confeiteiro por cima
Official-Porto-Tourism-Portal,-(CC-BY-NC-SA-2.0)

Se você visitar Portugal no Natal, não deixe de experimentar o Bolo Rei, uma típica sobremesa portuguesa natalina deliciosa.

Feita com uma massa macia e levemente doce, enriquecida com ovos, manteiga e açúcar, ela é recheada com frutas cristalizadas, nozes e amêndoas, e aromatizada com especiarias como canela, noz-moscada e erva-doce.

Por cima do bolo, é colocada uma coroa de frutas cristalizadas e açúcar em pó, que dá ao bolo sua aparência característica. Já por dentro, é escondida uma fava e uma pequena figura de cerâmica. Aquele que encontra a figura é considerado sortudo, enquanto aquele que encontra a fava tem que comprar o Bolo Rei no próximo ano!

O Bolo Rei é muitas vezes servido como sobremesa durante as festividades de Natal, e é uma das sobremesas mais populares durante a época de Natal em Portugal.

Apesar de ser mais comum nas festividades de Natal, também é possível encontrá-lo em algumas confeitarias, mercados e cafés pelo país.

20. Queijadas de Sintra: sobremesa de Portugal com queijo e açúcar.

Duas queijadas de Sintra, uma sobremesa típica de Portugal com crosta dourada e crocante e recheio cremoso, servidas em um prato branco redondo sobre uma mesa de madeira
Hugovk, (CC BY-NC-SA 2.0)

Como o nome entrega, as Queijadas de Sintra são um doce tradicional da região de Sintra, perto de Lisboa. 

Basicamente, são pequenos bolinhos de queijo, feitos com queijo fresco, açúcar e ovos, que são misturados e assados em uma massa folhada crocante. 

Para dar sabor e aroma às queijadas, muitas vezes também adicionam um pouquinho de canela. É uma alternativa deliciosa para um lanche rápido!

Bônus: Bebidas típicas de Portugal

Taça de vinho tinto e duas garrafas de vinho do porto Quinta do Grifo, em cima de uma mesa de madeira escura
Foto: de Stefan Grage na Unsplash

Vinho do Porto: um vinho fortificado produzido no Vale do Douro

A bebida típica de Portugal mais famosa, com certeza é o vinho do Porto, um vinho fortificado e doce, com um teor alcoólico mais elevado do que a maioria dos outros vinhos, produzido na região do Douro

Com muitas variedades, que vão desde vinhos jovens e frutados até os vinhos mais complexos e envelhecidos, que podem ter sabores de nozes e frutas secas, ele é frequentemente servido para acompanhar queijos, mas também chocolates e outras sobremesas portuguesas.

Para experimentá-lo, o ideal é visitar uma das muitas vinícolas e adegas da região do Douro, onde você pode fazer uma degustação e aprender mais sobre o processo de produção do vinho – Quinta do Vallado, Quinta do Crasto e Quinta do Seixo são só alguns exemplos.

Mas caso você não visite a região do Douro, não tem problema, felizmente, também é possível experimentar o vinho do porto em restaurantes e bares em todo o país. 

Vinho Verde: um vinho branco jovem e fresco produzido no norte de Portugal

Já o Vinho Verde – bebida típica de Portugal, produzida a partir de uvas cultivadas na região do Minho, no noroeste do país –, é um vinho jovem, leve e fresco, geralmente branco ou rosé, com uma acidez característica que lhe confere um sabor único.

Conhecido por sua refrescância e versatilidade, ele é uma ótima opção para dias quentes de verão, especialmente acompanhando pratos leves, como saladas e frutos do mar.

Nossa dica é prová-lo em uma das muitas vinícolas da região do Minho, que oferecem degustação, incluindo a Quinta do Soalheiro e a Quinta de Covela. Ou, então, basta pedir em um restaurante, bar ou supermercado de Portugal.

Diversas garrafas de vidro de Ginja, uma bebida típica de Portugal, dispostas em prateleira de loja
MollySVH,-CC-BY-2.0

Ginjinha: um licor de ginja tradicional de Portugal

Feita com ginjas, uma frutinha parecida com cereja, e aguardente, a Ginjinha é uma bebida típica de Portugal incrível. 

Achamos o sabor doce, suave e ácido ao mesmo tempo, além de muito gostoso, principalmente quando ela é servida em copinhos de chocolate (o que costuma ser comum) ou com uma ginja no fundo do copo!

Apesar de ser uma bebida muito popular em todo o país, é mais comum encontrá-la em Lisboa, em bares, tabernas históricas e lojas especializadas na bebida, como a Ginjinha do Rossio, uma das mais antigas e populares de Lisboa, e a Ginjinha Sem Rival, conhecida por seu sabor suave e autêntico.

vista aérea e construções e prédios brancos com telhados laranjas, iluminados pela luz do entardecer, em portugal

10 dicas extras para uma ótima experiência com a culinária portuguesa.

  • Prove o prato típico da região onde você estiver: cada lugar do país tem suas próprias especialidades e experimentar esses pratos pode ser uma maneira deliciosa de mergulhar na cultura portuguesa. Por exemplo, se você estiver em Lisboa, experimente o famoso pastel de nata. Se estiver na região do Alentejo, coma o ensopado de borrego, e por aí vai!
  • Visite mercados e feiras: essa é uma dica válida para qualquer país, já que é nos mercados e feiras que você encontra ingredientes variados e pode conversar com os vendedores para descobrir mais da cultura gastronômica.
  • Pesquise online: antes de escolher um restaurante, pesquise online sobre o estabelecimento e leia as avaliações de outros clientes. Sites como TripAdvisor e Google Maps são ótimas fontes de avaliações e comentários de clientes anteriores!
  • Baixe o aplicativo Thefork: disponível na Apple Store e no Google Play, esse app é uma ótima opção para quem quer encontrar bons restaurantes em Portugal de forma fácil e conveniente, com a possibilidade de fazer reservas online e obter descontos exclusivos. A gente adora, por aqui! 
  • Fique atento ao movimento: observe a movimentação do restaurante, se há muitos clientes e se há fila de espera. Isso pode ser um indicador de que o lugar é popular e que a comida é boa.
  • Escolha restaurantes locais: Procure por restaurantes que sejam frequentados pelos locais, pois eles geralmente sabem onde encontrar a melhor comida da região. Além disso, esses estabelecimentos costumam ter preços mais acessíveis!
  • Beba vinho local: Portugal é famoso pelos seus vinhos, como o vinho do Porto, o vinho verde e o vinho tinto do Alentejo. Experimente diferentes vinhos locais para combinar com seus pratos.
  • Não pule os doces: As sobremesas de Portugal são deliciosas! Não deixe de provar o pastel de nata, o pudim de ovos e o bolo-rei.
  • Prove os sabores do mar: Portugal tem uma costa rica em frutos do mar e peixes frescos, que são usados em muitos pratos locais. Ao planejar o que comer em Portugal, lembre-se de colocar na listinha pratos como arroz de marisco, polvo à lagareiro e peixe grelhado.
  • Coma com amigos e familiares: A culinária portuguesa é para ser compartilhada e apreciada com as pessoas que você ama. Aproveite para conversar e se conectar enquanto desfruta de uma deliciosa refeição!

E aí, gostou de aprender sobre as comidas de Portugal? 

Você já provou algum desses pratos típicos portugueses? Se sim, o que achou? Compartilhe conosco suas experiências gastronômicas em Portugal!

Ahh! Antes de sair se liga nessa dica: em nossa viagem para a Portugal, reservamos todos os nossos hotéis com o booking.com e a gente recomenda que você faça o mesmo, já que, por meio desta plataforma, é possível ler as avaliações dos hóspedes anteriores e até cancelar a reserva gratuitamente (na maioria dos hotéis), caso os planos mudem. 

Ainda tem alguma dúvida? Não deixe de enviá-la pelos comentários, nós ficaremos felizes em poder ajudar! 

PLANEJE SUA TRIP
ferramenta-medica
SEGURO VIAGEM

Tenha quem te socorrer nos perrengues. O voo atrasou, sua mala foi danificada ou sofreu algum acidente? O Seguros Promo garante sua indenização. Feche agora e com desconto o seguro ideal para sua viagem. 

 

passport
PASSAGENS AÉREAS

Economize na passagem. Quer viajar mais? Com o Passagens Promo você encontra descontos imbatíveis em passagens áreas.

house
ACOMODAÇÃO

Durma no conforto, mesmo fora de casa.  Seja sua procura um hotel, apartamento, resort ou chalé, no Booking.com você encontra as acomodações mais baratas e mais confortáveis.  

car
ALUGUEL DE CARRO

Desbrave o destino escolhido. Se você quer quebrar barreiras, e aproveitar ao máximo o seu destino, alugue um carro com o melhor preço e com possibilidade de parcelamento em até 12x através do RentCars.

admin
Você também poderá gostar de:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

O Casal
Bárbara Rocha Alcantelado e Vagner Alcantelado

Inspire-se com as histórias e a filosofia de vida de um casal que vive e trabalha pelo mundo desde 2012

Instagram