Roteiro Lisboa: o que fazer em Lisboa em 3, 4, 5, 6 e 7 dias

04/12/2023 Por Bárbara Rocha

Descubra o que fazer em Lisboa em 3, 4, 5, 6 e 7 dias

Vai realizar o seu sonho de viajar para Lisboa? Nós já estivemos na cidade várias vezes (e, inclusive, moramos lá por 2 meses) e montamos um roteiro Lisboa completo, com opções para 3, 4, 5 ou 7 dias para te ajudar a aproveitar ao máximo sua estadia na cidade.

Já adiantamos que, durante seus dias de turismo em Lisboa, você vai ter a chance de caminhar por vielas estreitas e ruas íngremes de paralelepípedo, admirar construções imponentes e casinhas com fachadas coloridas, ouvir fado ao vivo, experimentar o famoso pastel de Belém e o delicioso vinho do Porto, curtir lindas vista para o rio Tejo, visitas igrejas históricas… E muito mais!

Aposto que já bateu a ansiedade, né? Então, vem com a gente saber o que fazer em Lisboa – tenho certeza que, assim como nós, você vai se apaixonar pela capital portuguesa. 

greek column

Roteiro Lisboa 3 dias

  • Dia 01: Centro Histórico, Chiado e Bairro Alto.
  • Dia 02: Catedral de Lisboa, Castelo de São Jorge, Alfama e Velho Macedo.
  • Dia 03: Belém, LX Factory e Restaurante Rio Maravilha.

Se você tem 3 dias para o turismo em Lisboa, um roteiro com foco nas principais atrações da cidade é o ideal. Mas tenha em mente que o tempo indicado é apenas uma sugestão. 

Você pode tranquilamente adaptar o roteiro de 3 dias para 5, por exemplo, o que recomendamos bastante para quem pode ou, como nós, gosta de viajar sem pressa. Confira!

Roteiro Lisboa | Dia 01: Chegada, Praça do Comércio, Chiado, Mercado da Ribeira, Bairro Alto e mais!

Durante o dia, pessoas caminhando na Praça do Comércio, um dos principais pontos turísticos de Lisboa, com um grande arco no fundo e uma estátua de um rei no centro da praça
Foto: Claudio Schwarz na Unsplash
Manhã: Check-in no hotel e passeio pelo Centro Histórico

Após fazer o check-in no seu hotel, aproveite para explorar a Praça do Comércio, um dos principais pontos turísticos de Lisboa, famosa pela sua imponente arquitetura, com destaque para a estátua de Dom José I e para o Arco da Rua Augusta, que oferece uma vista incrível da cidade.

A partir da praça, você pode seguir para a rua Augusta, onde estão diversas lojas, restaurantes e cafés, e depois explorar a Praça da Figueira, uma praça histórica que costuma sediar muitos eventos culturais. De lá, caminhe até o Elevador de Santa Justa, um elevador histórico de ferro com vista panorâmica de Lisboa!

Ao longo desse dia de passeios em Lisboa, não deixe de fazer uma parada em uma das muitas confeitarias espalhadas nessas áreas, para experimentar os doces típicos, como os deliciosos pastéis de nata. Indicamos a Confeitaria Nacional, na Praça da Figueira, uma das confeitarias mais antigas da capital.

Almoço: A Brasileira

Para o almoço, recomendamos o café A Brasileira, um ícone de Lisboa, fundado em 1905, que é um ponto de encontro para escritores, intelectuais e artistas há mais de um século. 

Assim que entrar neste restaurante/café, localizado no Chiado, você vai sentir a atmosfera boêmia e cultural que tornou o lugar tão famoso. Amamos as paredes decoradas com retratos de escritores e artistas e as mesas e cadeiras de madeira tradicionais, que deixam o ambiente bem sofisticado!

O cardápio também não deixa a desejar, há uma grande variedade de cafés, chás, cervejas, vinhos, petiscos, pratos e doces típicos portugueses. É possível experimentar, por exemplo, um bacalhau à brás, o bife à Brasileira ou uma sopa de legumes. Depois de almoçar, vale experimentar também uma das especialidades da casa: o “Café Brasileiro”, uma mistura de café com chantilly que é servida em uma xícara de porcelana decorada com a imagem do fundador do café.

Independente da sua escolha, não deixe de conferir a estátua de Fernando Pessoa, um dos mais famosos poetas portugueses, localizada em frente ao restaurante. 

Durante o dia, vista de rua em Chiado, bairro de Lisboa, com casas coloridas e pessoas caminhando, ao fundo
Tarde: Chiado e Mercado da Ribeira 

Depois de um curtir um almoço delicioso, faça um passeio no Chiado, bairro elegante, conhecido pelas lojas de marcas famosas, livrarias, museus e galerias de arte. 

Explore as ruas charmosas, como a rua Garrett, que é repleta de lojas de moda, cafés e restaurantes, visite o Museu do Chiado, que possui uma coleção de arte moderna e contemporânea e a Livraria Bertrand, considerada a livraria mais antiga do mundo em operação contínua. Não se esqueça de comprar alguns souvenirs e presentes especiais, incluindo os famosos azulejos portugueses, rendas de bilros delicadas e cerâmicas de Alcobaça, vendidos em várias lojinhas por aqui!

Após explorar o bairro, visite o Mercado da Ribeira (a cerca de 10 minutos a pé do Chiado), conhecido por oferecer uma grande variedade de opções gastronômicas, desde restaurantes sofisticados até pequenas bancas de comida, que agradam a todos os gostos e bolsos – nesse passeio em Lisboa, lembre-se de experimentar as iguarias locais, como os pastéis de bacalhau e os vinhos portugueses!

Ahh, também é imperdível provar os pastéis de nata da Manteigaria, uma das melhores confeitarias de Lisboa, localizada dentro do mercado. Caso não tenha mais espaço no estômago, é só levar alguns para viagem (uma caixa de papelão com seis unidades, custa cerca de 8 euros).

Tardinha e Noite: Bairro Alto

A tardinha, é hora de conhecer o clima boêmio e descontraído do Bairro Alto, famoso por suas ruas estreitas e sinuosas, repletas de bares e restaurantes, onde é possível curtir a autêntica vida noturna lisboeta.

Caminhe pelas ruas de paralelepípedo, observe as fachadas coloridas e os grafites nas paredes confira as lojinhas de souvenirs, artesanatos e antiguidades, que oferecem opções únicas e interessantes – gostamos bastante da A Vida Portuguesa, onde são vendidos produtos portugueses exclusivos – e aproveite para visitar as diversas galerias de arte do bairro, como a Galeria São Mamede, a Galeria Filomena Soares e a Galeria 111

À noite, o Bairro Alto se transforma em um dos melhores lugares da cidade para curtir música ao vivo e dançar até o amanhecer. Sinta a energia da cidade e experimente algumas bebidas típicas, como o ginjinha, um licor de cereja muito popular em Portugal!

Se quiser curtir algo diferente, vá para um dos muitos rooftops do bairro, incluindo o Lumi Rooftop, com uma vista linda e petiscos típicos, como asas de frango picantes, pratos de queijos, croquetes de rabo de boi e muito mais! 

Após aproveitar um dia cheio de passeios em Lisboa, volte para o seu hotel para uma boa noite de descanso! Ainda não sabe onde ficar? Essas são as nossas recomendações de hotéis em Lisboa bem localizados:

  • Hotel Avenida Palace: no coração de Lisboa, perto do Bairro Alto e do Chiado, este hotel de luxo funciona em um prédio lindo do século XIX, onde você vai poder curtir vistas lindas da Praça dos Restauradores e do Castelo de São Jorge, descansar em suítes enormes (algumas com banheira), saborear diariamente um buffet de café da manhã farto, treinar em uma academia moderna e até tirar um tempinho para ler em uma biblioteca com livros em vários idiomas. 
  • Hotel Britania Art Deco: outra alternativa luxuosa, este hotel 4 estrelas, localizado em uma rua tranquila ao lado da Avenida da Liberdade, oferece quartos com um lindo estilo art déco (alguns com banheira e terraço), buffet de café da manhã até 12:00 h e um bar maravilhoso, decorado com várias pinturas.
  • Memmo Alfama: piscina de borda infinita (com uma vista incrível para a cidade), enoteca (para provar vinhos portugueses e comer pratos típicos, ouvindo músicas agradáveis e curtindo a vista do rio Tejo), suítes maravilhosas equipadas com roupa de cama egípcia, 6 travesseiros e toalhas 100% algodão (algumas com banheira), e um café da manhã com ovos mexidos, crepes e vários outros produtos frescos, são os destaques deste hotel, um dos melhores para quem, além de fazer passeios em Lisboa, quer tirar um tempinho para relaxar e recarregar as energias!
  • Santiago de Alfama: no centro histórico de Lisboa, a uma curta caminhada do Castelo de São Jorge, o Santiago de Alfama é um hotel boutique luxuoso, que já recebeu vários prêmios, incluindo o prêmio de Melhor Hotel Urbano pela Condé Nast Johansens – e não faltam motivos! Suítes com cama king, banheira, vista para o rio Tejo, spa e um café da manhã divino, que inclui omelete, salmão, panquecas, iogurte grego, ovos Benedict, bagel e muitas outras delícias, são algumas das maravilhas deste hotel.
  • Para se hospedar no Bairro Alto em sua viagem para Lisboa, você pode considerar o Bairro Alto Hotel, um dos hotéis mais luxuosos da cidade, com um rooftop maravilhoso, cheio de  mesas e cadeiras, para aproveitar uma boa bebida e bater um papo curtindo o lindo cenário do rio Tejo, além de suítes que incluem camas enormes, sala de estar, piso aquecido, banheira relaxante e vista para o centro histórico. Também gostamos do Lookout Lisbon Hostel, uma opção bem mais econômica, localizada no topo do Bairro Alto, que oferece quartos limpinhos, cozinha totalmente equipada e várias festas e passeios em Lisboa, ótimos para fazer amizade!

Roteiro Lisboa | Dia 2: Castelo de São Jorge, Alfama, Jantar no Velho Macedo, e mais!

Vista panorâmica de Lisboa durante o dia, com destaque para as casas e catedral de Lisboa, sob céu azul
Foto: Filiz Elaerts na Unsplash
Manhã: Catedral de Lisboa e Castelo de São Jorge

Comece o segundo dia de passeios em Lisboa tomando um belo café da manhã no seu hotel ou comendo em uma das muitas padarias da cidade, experimentando um pãozinho com queijo e um café com leite. Depois, visite a Catedral de Lisboa, que fica no coração da cidade e é um dos mais antigos e importantes pontos turísticos de Lisboa.

Em seguida, caminhe por 15 minutos, ou utilize o elétrico 28, para visitar o Castelo de São Jorge, localizado no topo de uma colina com uma vista panorâmica da cidade – além de curtir o visual, reserve algumas horas para caminhar pelas muralhas, explorar os jardins, pátios e torres e aprender mais sobre a história de Lisboa. 

Só não esqueça de usar calçados confortáveis e levar água e protetor solar para se proteger do sol!

Durante o dia, vista de casas históricas e coloridas em rua de Alfama, bairro para incluir no roteiro lisboa
Tarde: Alfama

Ao sair do castelo, você pode aproveitar para explorar o bairro histórico de Alfama (são apenas 6 minutos a pé até lá), um dos mais antigos e charmosos bairros de Lisboa.

Repleto de ruas estreitas de paralelepípedos, casas coloridas com varandas floridas, miradouros escondidos com vistas da capital e a vibrante cultura do fado, presente em vários cantinhos – esse bairro é uma delícia e merece ser explorado com toda calma do mundo!

Confira nossas sugestões do que fazer em uma tarde em Alfama:

  • Miradouros: há diversos miradouros em Alfama, como o Miradouro das Portas do Sol, o Miradouro de Santa Luzia e o Miradouro da Graça, todos excelentes lugares para apreciar a vista da cidade e tirar fotos.
  • Museu do Fado: o Fado é um gênero musical tradicional português que nasceu em Alfama e o Museu do Fado é uma ótimo lugar para aprender mais sobre a história e a cultura desse estilo musical, e ainda assistir a apresentações ao vivo.
  • Comer em um restaurante típico: Alfama é conhecido por seus restaurantes tradicionais, onde você pode experimentar pratos típicos da culinária portuguesa, como bacalhau, sardinhas e caldo verde. Conhecemos e recomendamos o Restaurante Pateo 13, o Solar dos Presuntos e a Casa de Linhares.
  • Visitar a Feira da Ladra: se você estiver em Alfama em uma terça ou um sábado, não perca a Feira da Ladra, um mercado de pulgas onde é possível encontrar antiguidades, artesanatos e souvenirs.
Jantar: Velho Macedo

Para o jantar, super recomendamos o Restaurante Velho Macedo, localizado na Rua da Madalena, a cerca de 10 minutos a pé de Alfama.

Vá com fome, é sério! Eu visitei esse restaurante pela primeira vez com a minha mãe, há uns 20 anos, e depois voltei com o Vagner muitas e muitas vezes! A gente AMA a comida, o ambiente bem tradicional e sempre come lá quando vai a Lisboa. Inclusive já virei quase “relações públicas” do lugar de tanto que vivo recomendando ele para todo mundo. E quem vai, adora! 

Prove os deliciosos bolinhos de bacalhau de entrada e, como prato principal, não deixe de experimentar o famoso bacalhau com broa ou polvo à lagareiro. Há muitos outros pratos populares no cardápio, mas a gente sempre acaba comendo os mesmos, de tanto que a gente ama! rsrs

O restaurante fica próximo da estação de metrô do Terreiro do Paço e de Alfama para lá, caminhando, são apenas 10 minutos.

Roteiro Lisboa | Dia 03: Belém, LX Factory e Restaurante Rio Maravilha

Durante o dia, vista do Castelo de Belém, com suas torres e muralhas, e mar ao fundo
Manhã: Belém

Da Praça Luís de Camões, no Chiado, pegue um Uber ou o bonde elétrico 15E até Belém, uma freguesia da capital portuguesa. O trajeto dura cerca de 30 minutos e passa por diversos pontos turísticos de Lisboa, como a Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerônimos

Em geral, cerca de meio dia é suficiente para conhecer Belém, mas, é claro, isso vai depender do tempo que você deseja dedicar a cada atração. 

Como há muitas coisas interessantes para fazer e conhecer por lá, separamos algumas sugestões para você incluir em seu roteiro Lisboa:

  • Visitar o Mosteiro dos Jerónimos: este imponente mosteiro do século XVI é uma obra-prima do estilo manuelino e um dos mais importantes monumentos de Portugal. Não deixe de visitar o claustro e a igreja, onde estão sepultados personagens históricos como Vasco da Gama e Luís de Camões.
  • Admirar a Torre de Belém: construída para proteger a entrada do porto de Lisboa, esta torre fortificada do século XVI é um dos principais pontos turísticos de Lisboa. Do topo, é possível apreciar uma bela vista do rio Tejo e da cidade.
  • Conhecer o Padrão dos Descobrimentos: este monumento, em forma de caravela, homenageia os grandes navegadores portugueses dos séculos XV e XVI. No interior, há uma exposição interessante sobre a história das navegações portuguesas.
  • Experimentar os pastéis de Belém: a Antiga Confeitaria de Belém é o local onde foram criados os famosos pastéis de nata, uma das maiores delícias da culinária portuguesa. Vale a pena enfrentar a fila (que às vezes fica longa) para provar essa iguaria irresistível!
  • Passear no Jardim Botânico Tropical: com cerca de 7 hectares, este jardim é um verdadeiro oásis no meio da cidade, com uma grande variedade de plantas tropicais e um lago com patos e cisnes. Passe lá para relaxar e tirar muitas fotos. 
  • Visitar o Museu Nacional dos Coches: este museu abriga uma coleção impressionante de carruagens antigas e artefatos relacionados ao transporte, incluindo uma carruagem utilizada pela Rainha Elizabeth II durante sua visita a Portugal em 1957!
  • Caminhar pelo Passeio Marítimo de Belém: um ótimo lugar para caminhar e apreciar a vista do Tejo, esse calçadão à beira-rio também abriga muitos restaurantes e bares, ideais para fazer uma pausa e tomar um café ou um drink.
Durante o dia, bonde elétrico amarelo histórico passando em rua de Lisboa
Tarde: LX Factory

Após a visita a Belém, pegue novamente o bonde elétrico 15E e desça na estação Alcântara-Mar. 

A partir daí, caminhe por cerca de 10 minutos até chegar ao LX Factory, um antigo complexo industrial que foi transformado em um lugar único em Lisboa e, hoje, mistura arte, cultura, gastronomia e compras.

Restaurantes incríveis, como o Cucurico e o Micro Burgers & Music, ateliês de artistas e designers, lojas de moda e decoração, galerias de arte, livrarias e um cinema são os principais atrativos, além de vários murais e grafites lindos, que rende fotos lindas. 

A dica é fazer esse passeio em Lisboa sem pressa e curtir um pouquinho de tudo. Mas, se você tiver pouco tempo, essas são as atrações que consideramos imperdíveis: a Embaixada, uma verdadeira galeria de moda e design português, a “Ler Devagar”, uma livraria e espaço cultural que fica em um antigo armazém e a “A Vida Portuguesa” lojinha com muitos produtos tradicionais portugueses.

Para quem quer experimentar algo diferente, há também uma pista de patinação no gelo e uma sala de escape game.

Jantar: Micro Burger & Music

Para o jantar, recomendamos o Micro Burger & Music, na própria LX Factory, um restaurante para comer, beber e ouvir uma boa música.

O cardápio por aqui é bem variado, com diversos petiscos, como asas de frango, batata frita e caesar salad, mas o carro chefe mesmo são os hambúrgueres com nomes criativos, que vão do Pop (com carne do acém do Uruguai) até Bossa (burguer vegetariano de feijão preto e soja). 

Roteiro Lisboa 4 dias

  • Dia 01: Centro Histórico, Chiado e Bairro Alto.
  • Dia 02: Catedral de Lisboa, Castelo de São Jorge, Alfama e Velho Macedo.
  • Dia 03: Belém, LX Factory e Restaurante Rio Maravilha.
  • Dia 04: Bate volta Lisboa – Sintra – Lisboa.

Tem 4 dias para fazer turismo em Lisboa? Nossa sugestão é aproveitar 3 dias para conhecer os principais pontos turísticos de Lisboa e 1 dia para ir até Sintra, uma cidadezinha charmosa com muitos palácios e castelos.

Você vai reparar que começamos as dicas desse roteiro a partir do dia 4, mas é porque já falamos, acima, o que fazer em Lisboa em 3 dias.

Roteiro Lisboa | Dia 04: Bate volta Lisboa - Sintra - Lisboa

Durante o dia, vista aérea do Castelo dos Mouros em Sintra, Portugal
Foto: Katia De Juan na Unsplash
Manhã: Palácio Nacional de Sintra e passeio pelo Centro de Sintra

Durante a viagem para Lisboa, aproveite para conhecer destinos próximos como Sintra, uma cidade cheia de palácios e castelos, com uma atmosfera mágica e romântica. São apenas 30 minutos de carro ou 1 hora de trem a partir da capital.

Ao chegar, visite o Palácio Nacional de Sintra, um dos mais importantes monumentos históricos da cidade, com lindos jardins e torres emblemáticas. Não perca a oportunidade de tirar uma foto na famosa chaminé em formato de cone!

Depois, caminhe pelas ruas charmosas de Sintra e experimente os deliciosos travesseiros ou as queijadas, doces típicos da região.

Almoço: Restaurante Lawrence’s Hotel

Para o almoço, recomendamos o Restaurante Lawrence’s Hotel, a apenas 5 minutos do Palácio Nacional de Sintra, com um ambiente romântico e uma ótima seleção de pratos portugueses. Nossa dica é o arroz de marisco ou o bacalhau com broa – ambos deliciosos!

Tarde: Palácio Nacional da Pena,  Castelo dos Mouros, Parque e Palácio de Monserrate

Depois de almoçar, dirija ou pegue um Uber até o Palácio Nacional da Pena, que fica no topo da serra de Sintra – o trajeto a partir do centro leva cerca de 20 minutos.

Observe a mistura única de estilos arquitetônicos, tire muitas fotos, caminhe pelos jardins coloridos e aproveite a vista panorâmica para a região, antes de seguir para o Castelo dos Mouros, que fica a 15 minutos a pé do palácio. Construído pelos mouros no século VIII, no topo de um penhasco, ele também oferece uma vista panorâmica da cidade.

Por fim, faça um rápido passeio de carro (16 minutos) até o Parque e Palácio de Monserrate, que abriga um jardim exótico e um palácio neogótico. 

Durante a noite, vista das casas iluminadas às margens da água e ponte em Sintra
Noite: Restaurante Tábuas

Para o jantar, recomendamos o restaurante Tábuas, a 12 minutos do Parque e Palácio de Monserrate. As opções de pratos típicos por aqui são várias, mas nossa dica é pedir o arroz de pato ou a francesinha. Depois, você pode aproveitar para caminhar pelas ruas iluminadas de Sintra e respirar a atmosfera mágica da cidade.

Para descansar, basta voltar para o seu hotel em Lisboa, ou, para uma experiência mais autêntica, pernoitar em um hotel charmoso em Sintra, como esses: 

  • Tivoli Palácio de Seteais: com diárias a partir de 250€, este hotel ocupa um palácio histórico do século XVIII, onde é possível aproveitar piscina, spa, quadras de tênis, aulas de equitação, restaurante sofisticado, spa e suítes luxuosas com banheira e cafeteira Nespresso (algumas também têm vista do Parque Natural de Sintra Cascais).
  • Lawrence’s Hotel: localizado no centro de Sintra, este hotel  ocupa uma mansão rural renovada, com biblioteca, restaurante, bar e várias suítes bem românticas, decoradas com móveis de época, lareira e banheira (dependendo da opção escolhida) – os preços médios por noite variam de € 150 a € 250.
  • Chalet Saudade: também no centro de Sintra, mas longe do burburinho turístico, em um prédio lindo do século XIX, essa pousada charmosa tem quartos aconchegantes, todos com uma decoração vintage, por cerca de 70€ a 120€ a noite, dependendo da época do ano.
  • Quinta de São Thiago: rodeado por jardins, este hotel-fazenda instalado em um casarão do século XVI, nas colinas mais baixas da serra de Sintra, oferece uma ótima piscina, estacionamento gratuito, café da manhã, biblioteca, sala de música para dançar e quartos confortáveis, a partir de 80€.
  • Casa da Pendôa: vista para o Palácio Nacional de Sintra, lindo jardim com fonte e suítes decoradas com cozinha compacta, mobiliário antigo e obras de arte são alguns dos destaques da Casa da Pendoa, localizada no centro de Sintra, Patrimônio Mundial da UNESCO, com diárias a partir de 90€.
  • Chalet Relógio Guesthouse: com decoração tradicional e quartos simples, essa pousada, situada em um edifício do século XIX, é uma boa opção para quem quer economizar. As diárias por aqui custam a partir de 45€ e incluem um bom café da manhã caseiro.

Roteiro Lisboa 5 dias

  • Dia 01: Centro Histórico, Chiado e Bairro Alto.
  • Dia 02: Catedral de Lisboa, Castelo de São Jorge, Alfama e Velho Macedo.
  • Dia 03: Belém, LX Factory e Restaurante Rio Maravilha.
  • Dia 04: Bate volta Lisboa – Sintra – Lisboa.
  • Dia 05: Parque das Nações, Oceanário, Telecabine de Lisboa e Cais do Sodré.

Em 5 dias na capital Portuguesa você vai poder ver e fazer muita coisa, além de ir até Sintra! Mais uma vez, note que o roteiro começa no dia 5, pois já indicamos o que fazer em Lisboa em 4 dias nas dicas acima. 

Roteiro Lisboa | Dia 05: Parque das Nações, Oceanário, Telecabine de Lisboa e Cais do Sodré

Durante o dia, vista panorâmica de casas típicas portuguesas com telhados laranjas e o mar ao fundo em Lisboa
Foto: André Lergier na Unsplash
Manhã: Parque das Nações

Depois de acordar sem pressa e tomar aquele café reforçado para mais um dia de passeios em Lisboa, pegue o metrô ou um Uber para visitar o Parque das Nações, uma área moderna e revitalizada que foi construída para a Expo 98. 

Mesmo que você não vá de trem/metrô, ao chegar, passe na Estação do Oriente para tirar algumas fotos – a arquitetura dessa estação é moderna, bonita e muito diferente – e, depois explore o restante da área para observar as esculturas, como o Rossio dos Olivais, a Horas de Chumbo, a Torre Vasco da Gama e a Cursiva, antes de visitar as principais atrações do parque.

Tarde: Oceanário e Telecabine de Lisboa

A próxima parada é o Teleférico de Lisboa (Telecabine Lisboa), onde você pode embarcar em um passeio em Lisboa tranquilo e divertido com vistas panorâmicas incríveis do parque e do rio Tejo.

E para encerrar a tarde em grande estilo, visite o Oceanário, um dos principais pontos turísticos de Lisboa e um dos maiores aquários da Europa. Passeie pelos tanques e observe a vida marinha de perto, incluindo espécies como tubarões, raias, pinguins e muito mais!

Noite: Restaurante Bairro do Avillez e Cais do Sodré

Para o jantar, recomendamos o restaurante Bairro do Avillez, na rua rua Nova da Trindade, próximo do bairro do Chiado, com opções de cozinha portuguesa e internacional. Se quiser experimentar uma sobremesa típica, não deixe de provar o toucinho do céu ou a mousse de chocolate com azeite.

Se ainda tiver ânimo, que tal uma caminhada pelo movimentado Cais do Sodré, um dos bairros mais badalados de Lisboa à noite? Lá, você vai encontrar uma atmosfera vibrante e descontraída, em muitos bares e restaurantes com música ao vivo, especialmente pela rua Cor de Rosa, para fechar com chave de ouro mais um dia de passeios em Lisboa.

Roteiro Lisboa 7 dias

  • Dia 01: Centro Histórico, Chiado e Bairro Alto.
  • Dia 02: Catedral de Lisboa, Castelo de São Jorge, Alfama e Velho Macedo.
  • Dia 03: Belém, LX Factory e Restaurante Rio Maravilha.
  • Dia 04: Bate volta Lisboa – Sintra – Lisboa.
  • Dia 05: Parque das Nações, Oceanário, Telecabine de Lisboa e Cais do Sodré.
  • Dia 06: Bate volta Lisboa – Cascais – Lisboa.
  • Dia 07: Passeio de barco no Tejo Tejo, Museu do Azulejo e Bairro Príncipe Real.

Passar 7 dias na capital portuguesa é um verdadeiro sonho! Além dos principais pontos turísticos de Lisboa, é possível aproveitar a localização conveniente para conhecer outros destinos maravilhosos, como  Sintra e Cascais.  

Perceba que esse roteiro Lisboa começa a partir do dia 6, porque já indicamos o que fazer nos 5 primeiros dias nas dicas anteriores. Ah, também é importante lembrar que o tempo é apenas uma sugestão, você pode adaptar numa boa esse roteiro Lisboa para 10, 15 ou até 1 mês! Confira:

Roteiro Lisboa | Dia 06: Bate volta Lisboa - Cascais - Lisboa
durante entardecer, castelo em centro histórico de cascais e mar ao fundo
Foto: Igor Ferreira na Unsplash
Manhã: Centro histórico de Cascais

Acorde cedo no sexto dia de turismo em Lisboa para conhecer Cascais, uma cidade costeira charmosa e tranquila. O trajeto  até lá, de trem, dura cerca de 40 minutos e o bilhete pode ser comprado na estação.

Chegando lá, passeie pelo centro histórico, onde estão diversos restaurantes, lojas e galerias de arte, e visite a famosa Boca do Inferno, uma formação rochosa espetacular que é um dos principais pontos turísticos de Cascais.

Almoço: restaurante à beira – mar

Para o almoço, sugerimos experimentar os peixes e frutos do mar frescos em um dos diversos restaurantes à beira-mar de Cascais, como o Mar do Inferno ou a Baía do Peixe.

Tarde: Praia do Guincho, Farol de Santa Marta e muito mais!

À tarde, caminhe pelo calçadão à beira-mar e faça uma parada na Praia do Guincho, uma das praias mais famosas da região e um paraíso para os amantes de surf e windsurf. 

Em seguida, visite o Farol de Santa Marta, que tem vista privilegiada para a costa de Cascais e, depois, conheça o Museu Condes de Castro Guimarães, um edifício histórico que guarda uma bela coleção de arte e objetos de valor. 

Por fim, explore o Mercado de Cascais, para comprar algum item do artesanato local e souvenirs para lembrar da sua viagem para Lisboa.

durante a noite, pessoas caminhando em rua de cascais
Noite: Restaurante Furnas do Guincho

Para a noite, nossa dica é um jantar no Furnas do Guincho, restaurante com vista para a praia do Guincho que serve pratos típicos da culinária portuguesa com um toque moderno.

Após o jantar em Cascais, você pode viajar para Lisboa de volta ou pernoitar na cidade, o que indicamos para quem quer curtir um pouco mais da noite local em bares e restaurantes. 

Gostou da ideia? Confira algumas sugestões de hotéis e pousadas em Cascais:

  • Hotel Vila Galé Cascais: localizado a apenas 5 minutos a pé da praia de Santa Marta, este hotel 4 estrelas oferece piscina ao ar livre, suítes modernas e confortáveis (a maioria com varanda, banheira e vista para o mar), parquinho infantil, estacionamento gratuito, 2 bares, restaurantes e um ótimo café da manhã. Os preços variam de acordo com a temporada, mas geralmente ficam entre € 60 e € 100 por noite.
  • Pestana Cascais Ocean & Conference Aparthotel: com diárias a partir de € 70, este aparthotel, situado em uma área residencial tranquila, tem acomodações espaçosas com cozinha compacta, além de piscinas ao ar livre, sauna, spa, academia, restaurante e estacionamento gratuito.
  • Pousada de Cascais – Cidadela Historic Hotel & Art District: para uma estadia luxuosa, este hotel 5 estrelas, que faz parte do complexo reformado da cidadela do século XVI, é a melhor opção.  Piscina ao ar livre com vista da marina, suítes aconchegantes com varanda, banheira e vista para o mar, buffet de café da manhã e vários ambientes decorados com lindas obras de arte são os destaques por aqui. Só tenha em mente que ele é um dos mais caros da região, com diárias entre € 120 e € 200.
  • Pergola Boutique Hotel: a poucos passos da Praia de Cascais, esse charmoso B&B, localizado em uma mansão com suítes em estilo mediterrâneo, decoradas com móveis clássicos em madeira, é uma ótima alternativa para descansar com muito conforto e comer bem. Todos os dias eles servem um café da manhã saudável, que inclui os típicos bolinhos “areias” de Cascais, além de oferecerem um cálice de vinho do Porto, todas as noites.

Caso prefira viajar para Lisboa de volta, a opção mais conveniente é utilizar o trem, que tem saídas regulares e leva cerca de 30 minutos até a estação do Cais do Sodré. A partir daí, você pode seguir para o seu hotel ou aproveitar para curtir a vida noturna da região.

Roteiro Lisboa | Dia 07: Passeio de barco no Rio Tejo, Museu do Azulejo e bairro Príncipe Real

durante o dia, barco passando em rio tejo, lugar para incluir no roteiro lisboa
Foto: Ronan Furuta na Unsplash
Manhã: Passeio de barco no Rio Tejo e caminhada pela zona ribeirinha 

O passeio de barco pelo Rio Tejo é uma experiência única e imperdível na viagem para Lisboa. A partir do Cais do Sodré, próximo ao Mercado da Ribeira, você pode embarcar em um dos vários barcos turísticos que percorrem o rio e desfrutar de vistas incríveis da cidade, incluindo a Ponte 25 de Abril, o Cristo Rei e a Torre de Belém. É uma maneira relaxante e tranquila de começar o dia, com o vento no rosto e o som da água!

Após este passeio em Lisboa de barco, vale a pena caminhar pela zona ribeirinha, uma área revitalizada e vibrante da capital portuguesa, com muitos restaurantes, bares e lojas, e vários cantinhos agradáveis para fazer um piquenique ou simplesmente relaxar.

Curtiu essa ideia? Reserve com antecedência seu passeio de barco pelo Rio Tejo. Essas são as opções que recomendamos:

Almoço: Restaurante Ponto Final

Uma opção para o almoço próximo à zona ribeirinha é o restaurante Ponto Final, localizado na margem do rio em Cacilhas – basta pegar um ferryboat no Cais do Sodré. Além da excelente vista para a cidade de Lisboa, este restaurante oferece pratos tradicionais portugueses, como peixes e frutos do mar, em um ambiente agradável. 

durante o dia, fechada de azulejos azuis em museu do azulejo, um dos pontos turísticos de lisboa
Tarde: Museu do Azulejo 

Caso queira fazer algo depois do almoço, uma sugestão é visitar o Museu Nacional do Azulejo, um dos pontos turísticos de Lisboa. Localizado na rua da Madre de Deus, este museu dedicado à arte dos azulejos portugueses é um dos mais importantes do país e guarda uma coleção impressionante, que inclui exemplares do século XV até os dias de hoje.

Além do acervo, que é bem bacana, vale a visita pelo edifício histórico onde ele está: o antigo Convento da Madre de Deus, criado em 1509 pela rainha D. Leonor – há vários ambientes lindos que rendem boas fotos!

Noite: Príncipe Real

No final da tarde, vá para o Príncipe Real, um bairro charmoso e descontraído, com muitas lojas e bares descolados. Aproveite para visitar o Jardim Botânico de Lisboa, que oferece várias vistas incríveis para a cidade, e o Mercado de Príncipe Real, onde você pode comprar roupas, joias, acessórios e muito mais. 

Jantar: Lost In ou Atalho Real

Para fechar com chave de ouro os dias de turismo em Lisboa, escolha um dos restaurantes do Príncipe Real, como o Lost In, que possui uma decoração com inspiração marroquina e serve vários pratos deliciosos, incluindo rosbife de pato corado e bacalhau assado, ou o Atalho Real, restaurante onde é possível escolher entre vários tipos de cortes de carne, como maminha e entrecôte maturada.

O que fazer em Lisboa com crianças 

durante o dia, labirinto de plantas em parque de lisboa
Foto: Kit Suman na Unsplash

Se você vai viajar para Lisboa com crianças, pode ser interessante incluir atrações específicas para elas no seu roteiro. Por isso, selecionamos algumas atividades que certamente vão agradar aos pequenos e tornar a viagem para Lisboa ainda mais divertida. Confira:

  • Jardim Zoológico de Lisboa: centro de conservação de espécies vulneráveis e ameaçadas pela extinção, esse zoológico tem mais de 130 anos de história e é o lar de muitos animais, como leões, girafas, elefantes e tigres. Com certeza, as crianças vão amar vê-los de pertinho!
  • Lisboa: Excursão Turística de 3 Horas de Tuk-Tuk: uma forma divertida e diferente de explorar a cidade, com motoristas experientes que levam toda a família para ver os pontos turísticos de Lisboa por um outro ângulo, como a Praça do Rossio, o Elevador de Santa Justa, a Sé de Lisboa, a Igreja de Santo Antônio, o Miradouro das Portas do Sol e o Bairro de Alfama.
  • Museu da Marioneta: dedicado à arte da marionete, esse é um dos pontos turísticos de Lisboa que guarda uma coleção de mais de mil peças de todo o mundo.
  • Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva: um museu interativo com exposições que abrangem diversas áreas da ciência, incluindo física, química e biologia.
  • LX Escape Games: um escape room com enigmas e desafios que os jogadores precisam resolver para escapar antes que o tempo acabe. É a atração perfeita para toda família se divertir na viagem para Lisboa!
  • Museu do Dinheiro: um museu que conta a história do dinheiro em Portugal e no mundo, com várias atividades interativas para crianças se divertirem na viagem para Lisboa.
  • Museu das Bonecas: com uma  coleção de mais de mil peças, incluindo bonecas de porcelana e de pano, este museu  conta a história das bonecas em Portugal e no mundo.
  • Lisboa: passeio de barco para observação de golfinhos: partindo do centro, esse passeio em Lisboa passa por vários monumentos e pontos turísticos às margens do rio Tejo até chegar ao oceano, onde você vai poder observar golfinhos, tubarões e tartarugas marinhas, ouvindo as explicações de um biólogo marinho. Uma experiência mágica e inesquecível!

Onde ficar em Lisboa

cama de casal, tapete de triângulos e poltronas vermelhas em suíte de hotel em londres

Agora que você já está com seu roteiro Lisboa completo, é hora de escolher onde ficar na capital Portuguesa. De maneira geral, Chiado (o coração da cidade), Baixa (o centro histórico), Alfama (a área mais charmosa de Lisboa), Bairro Alto (com a melhor vida noturna) e  Príncipe Real (o bairro mais cool) são as áreas mais recomendadas.

Como cada um deles tem sua própria personalidade e arquitetura, a gente recomenda ler o nosso post completo sobre onde ficar em Lisboa antes de tomar a sua decisão.

Prefere um resumo? Confira, abaixo, os melhores hotéis em Lisboa nas categorias luxo, custo x benefício e econômico:

Hotéis de luxo em Lisboa
  • Localizado no coração da cidade, o Lisboa Pessoa Hotel, faz uma homenagem, no nome e em vários detalhes da estrutura, ao famoso poeta português, Fernando Pessoa, que viveu e trabalhou em Lisboa durante grande parte de sua vida. Livros, quadros, estátuas, máquina de escrever são alguns dos detalhes decorativos. Além da inspiração poética na decoração, esse hotel se destaca por suas suítes confortáveis e luxuosas, com móveis tradicionais portugueses, um restaurante que serve pratos deliciosos da culinária portuguesa e um terraço maravilhoso, cheio de mesinhas e cadeiras, para curtir o pôr do sol e as vistas lindas da cidade, tomando um bom drink.
  • Banheira de mármore, tocador de vinil, sistema de som Marshall Stanmore, chão de madeira, estante de livros, pequenas estátuas romanas, quadros, poltronas confortáveis, máquina de café em cápsulas, rádio… a suíte Master do Browns Central Hotel – hotel que funciona em um lindo prédio do século XVIII –, combina vários itens antigos e modernos, em um ambiente luxuoso e bem romântico, que recomendamos bastante para os casais. A localização (a uma curta caminhada da Baixa/Chiado) também é ótima, eles servem diariamente um buffet de café da manhã bem completo para você começar o dia com energia, e há um bar temático, em Art Deco, onde é possível viajar no tempo e tomar drinks deliciosos (os hóspedes têm 10% de desconto).
Hotéis em Lisboa com melhor custo x benefício
  • A poucos quarteirões da estação de metrô Baixa-Chiado, o que significa fácil acesso aos pontos turísticos de Lisboa, o Chiado 44 é um pequeno hotel familiar, que funciona em um lindo edifício do século XIX, com apenas 12 quartos – o que garante privacidade e um atendimento personalizado. Metade dos quartos têm varandas e vista para o rio, enquanto a outra metade está voltada para o jardim da propriedade. Apesar de relativamente pequenos, todos os quartos são confortáveis e limpinhos, ideais para os viajantes que vão passar a maior parte do tempo fora e querem apenas um cantinho aconchegante para descansar depois de um dia inteiro explorando a cidade.
  • Com suítes espaçosas (todas com móveis modernos, ar-condicionado/aquecedor, televisão e cafeteira), que oferecem, em alguns casos, vistas panorâmicas da cidade e do Rio Tejo, um café da manhã variado (com crepes, frutas e sucos e muito mais) e uma boa localização (a 15 minutos a pé da estação de metrô Baixa-Chiado), o Monte Belvedere Hotel é um ótimo para casais ou famílias que procuram um hotel em Lisboa com um bom custo x benefício.
Hotéis baratos em Lisboa
  • O Boho Guesthouse é um dos hotéis mais baratos que você vai encontrar perto de Chiado (dependendo da época, as diárias custam menos de R$400,00!) – são apenas 400 metros até o bairro e 280 metros até as estações de trem/metrô do Cais do Sodré.  As opções por aqui vão de quartos (para até 4 pessoas) com banheiro compartilhado até estúdios (para 2 pessoas) com cama de casal, mesa de jantar, uma pequena cozinha e banheiro privativo. Em todos os casos, os hóspedes têm acesso a cozinha e lavanderia.
  • O slogan do Home Lisbon Hostel é “onde todos sabem o seu nome” e, pelo que os hóspedes dizem, o atendimento por aqui é realmente mais pessoal e íntimo. Mamma (chef e mãe do dono da pousada), Matilde (gerente), André, Bárbara, Lis e Géssika (os recepcionistas) e João (diretor) tratam todos com muita simpatia em um ambiente caseiro impecável. Todos os quartos (privados/compartilhados) são equipados com camas confortáveis, a equipe de guias realiza excursões bacanas (ótimas para quem quer conhecer a cidade e outros viajantes) gratuitamente todas manhãs e, à noite, rola o Jantar da Mamma, que inclui bacalhau com natas, arroz de pato, frango ao limão, sopas e sobremesas deliciosas, preparados com muito carinho pela matriarca, que é um amor de pessoa e fala vários idiomas! Olha que maravilha!

Agora você já sabe o que fazer em Lisboa.

Antes de sair se liga nessa dica: em nossa viagem para Lisboa, reservamos todos os nossos hotéis com o booking.com e a gente recomenda que você faça o mesmo, já que, por meio desta plataforma, é possível ler as avaliações dos hóspedes anteriores e até cancelar a reserva gratuitamente (na maioria dos hotéis), caso os planos mudem. 

Ainda tem alguma dúvida? Não deixe de enviá-la pelos comentários, nós ficaremos felizes em poder ajudar! 

PLANEJE SUA TRIP
ferramenta-medica
SEGURO VIAGEM

Tenha quem te socorrer nos perrengues. O voo atrasou, sua mala foi danificada ou sofreu algum acidente? O Seguros Promo garante sua indenização. Feche agora e com desconto o seguro ideal para sua viagem. 

 

passport
PASSAGENS AÉREAS

Economize na passagem. Quer viajar mais? Com o Passagens Promo você encontra descontos imbatíveis em passagens áreas.

house
ACOMODAÇÃO

Durma no conforto, mesmo fora de casa.  Seja sua procura um hotel, apartamento, resort ou chalé, no Booking.com você encontra as acomodações mais baratas e mais confortáveis.  

car
ALUGUEL DE CARRO

Desbrave o destino escolhido. Se você quer quebrar barreiras, e aproveitar ao máximo o seu destino, alugue um carro com o melhor preço e com possibilidade de parcelamento em até 12x através do RentCars.

admin
Você também poderá gostar de:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

O Casal
Bárbara Rocha Alcantelado e Vagner Alcantelado

Inspire-se com as histórias e a filosofia de vida de um casal que vive e trabalha pelo mundo desde 2012

Instagram