11/11/2022
20 pontos turísticos da Índia obrigatórios em qualquer roteiro
Centenas de templos, mesquitas e palácios, cerca de 40 Patrimônios Mundiais da UNESCO… Esses são alguns dos números de um dos países mais fascinantes do mundo. Por isso, pode parecer difícil decidir o que fazer na Índia. Mas, neste guia, vamos te ajudar, apresentando os principais atrativos que merecem a sua atenção.
Prepare-se para incluir no roteiro construções coloridas, templos com belas arquiteturas, palácios históricos, e até mesmo praias, cavernas e parques nacionais que abrigam uma rica fauna.
Como a Índia é um país bastante diverso, tudo vai depender da sua preferência! Apenas uma coisa é certa: independente de quais pontos turísticos da Índia escolher visitar, você vai poder experimentar uma gastronomia deliciosa, com sabores, cores e aromas únicos.
Nem é preciso dizer que conhecer muitas pessoas também vai fazer parte de todos os seus dias de turismo na Índia. Afinal, esse é o 2º país mais populoso do mundo!
Preparado (a)? Confira, a seguir, todas as dicas que vão te ajudar a fazer uma viagem para a Índia super tranquila e mágica.
Por que viajar para a Índia?
- Quer fazer uma viagem econômica? Esse é um motivo que vai te conquistar de cara: a Índia é um dos lugares mais baratos do mundo para viajar e a rúpia indiana vale menos que o real.
- Se você gosta de história, eis o seu motivo para viajar para Índia: o país abriga cerca de 40 locais considerados Patrimônios da Humanidade, um deles é, inclusive, considerado uma das 7 maravilhas do mundo moderno!
- Em sua viagem para Índia, você vai poder comer muito bem! O país tem uma das culinárias mais diferentes do mundo, com pratos cheios de cores, aromas e temperos deliciosos, como o curry e a pimenta. Não deixe de experimentar o Chicken Lasooni Tikka, um frango marinado em iogurte caseiro.
- A Índia é o lar de muitos templos hindus, jainistas, budistas e islâmicos, sendo um destino com uma espiritualidade bastante presente, o que proporciona muita paz!
Turismo na Índia: dicas para programar sua viagem
Documentos necessários para viajar para Índia
Ao programar sua viagem para Índia, um dos passos mais importantes é separar a documentação necessária para desembarcar em território indiano.
Então, já anota aí: Brasileiros precisam ter em mãos o passaporte, reserva de hotéis e passagem de retorno para o Brasil ou outro destino. Além disso, é necessário ter um visto de turismo, que pode ser solicitado online através do site oficial do Consulado da Índia.
Também precisarão ser apresentados o Certificado Internacional de Vacinação contra febre amarela e o comprovante de, pelo menos, duas doses da vacina contra o COVID.
O seguro viagem não é obrigatório para viajar para Índia, mas é altamente recomendado para garantir uma viagem tranquila, sem apuros. Para fechá-lo, basta acessar a plataforma Seguros Promo.
Quando viajar para Índia
A melhor época para viajar para Índia é entre novembro e março, quando as temperaturas estão mais amenas. Nos demais meses do ano, faz muito calor com termômetros chegando a marcar mais de 40 graus!
Qual moeda levar na viagem para Índia
A moeda utilizada no país é a rúpia indiana, equivalente a, aproximadamente, 0,067 do real brasileiro. A nossa sugestão é levar dólares e trocar por rúpia em uma casa de câmbio local.
O que fazer na Índia
1. Maravilhar-se com o Taj Mahal (Agra)
Planejar o que fazer na Índia e não incluir o Taj Mahal é um erro!
O mausoléu construído, em 1632, a mando do imperador Shah Jahan para presentear sua esposa preferida, Aryumand Banu Begam, é uma das 7 maravilhas do mundo e Patrimônio Mundial pela UNESCO.
É difícil não se surpreender com cada detalhe da bela construção, de 73 metros de altura, em arquitetura islâmica decorada com mármore branco, pedras preciosas e semipreciosas.
No local, é possível ainda caminhar pelos jardins, conhecer os mausoléus secundários e uma mesquita. Estando lá, aproveite para ficar até o pôr do sol – é um dos mais bonitos da Índia!
Dica: reserve com antecedência o seu ‘Agra: Ingresso Sem Fila Taj Mahal c/ Entrada para o Mausoléu‘, pois as entradas costumam esgotar rapidamente.
2. Curtir o Holi, o festival das cores
Considerado um dos melhores festivais pelo mundo, o Holi é uma festa tradicional na Índia que acontece, geralmente, no mês de março com o objetivo de celebrar a chegada da primavera na região.
Durante 16 dias, em diversas cidades indianas, as pessoas festejam com muita música, dança, alegria e, claro, jogam um pó colorido umas nas outras, o que torna o festival super colorido!
3. Banhar-se nas águas sagradas do Rio Ganges
As águas do Rio Ganges nascem nas montanhas do Himalaia e percorrem boa parte da Índia, sendo que Varanasi – cidade sagrada do hinduísmo com mais de 2 mil templos – é um dos lugares mais indicados para conhecê-lo.
Ele é um dos pontos turísticos da Índia mais visitados, pois, segundo os indianos, ele realiza milagres, o que lhe rendeu o título de rio sagrado. Anualmente, diversas pessoas o visitam para procurar bênçãos e praticar rituais.
4. Surpreender-se com o Templo De Lótus
O nome desse ponto turístico da Índia é justamente por ele ter um formato que lembra uma flor de lótus. Já dá para imaginar como a arquitetura é belíssima e super diferente, né?
Mas também tem um significado especial. O arquiteto responsável pela obra, Fariborz Sahba, escolheu essa flor porque ela representa pureza e ternura.
Para conhecê-lo, em sua viagem para Índia, basta ir até o Parque Astha Kunj, uma extensa área verde no centro de Nova Deli.
Além de poder conferir a arquitetura, que já rendeu diversos prêmios ao edifício, você vai poder visitar o interior da casa de adoração, pois o local é aberto para todo o público, independente da religião.
5. Dormir sob as estrelas no deserto do Rajastão
O deserto de Thar, localizado no Estado do Rajastão, é um dos melhores lugares da Índia para dormir sob as estrelas.
Geralmente, os passeios oferecidos saem da cidade de Jaisalmer no começo da tarde. A bordo de camelo ou um jipe, você vai seguir para o deserto, apreciando belíssimas paisagens em meio a areias douradas. Tudo começa com um pôr do sol maravilhoso, depois, é hora de dormir ao relento com belas estrelas. Por fim, claro, você vai acordar com um belo nascer do sol!
Nossa dica é reservar a excursão ‘Jaisalmer: experiência de 2 dias no deserto de Thar‘ (já inclui hospedagem, café da manhã e jantar, traslado e chá da tarde), mas você também pode optar por contratar um dos passeios oferecidos na cidade, e reservar um dos campings para passar a noite, um dos mais recomendamos é o The Kafila Desert Camp, um camping luxuoso com tendas confortáveis, e um café da manhã excelente.
6. Conhecer o Harmandir Sahib: Templo Dourado de Amritsar
Conhecido como Templo Dourado, o Harmandir Sahib possui um formato quadrado que lembra uma barra de ouro.
Seja para meditar, orar ou apenas fotografar, inclua-o em sua viagem para Índia. Ao todo, são quatro entradas que simbolizam que o espaço é aberto para todos, independente da casta ou gênero sexual. Antes de entrar, em sinal de respeito, só é preciso cobrir a cabeça com um pano ou lenço e retirar os calçados.
Na área interna, você vai encontrar diversos santuários dedicados aos Gurus Sikhs, mestres espirituais do sikhismo, religião monoteísta do século XV. Além disso, existe um restaurante que oferece comida gratuitamente para todos os peregrinos.
7. Visitar a cidade sagrada de Varanasi
Ao viajar para Índia, reserve alguns dias para a cidade sagrada de Varanasi. Por abrigar o Ganges, rio sagrado que mencionamos antes, a cidade atrai diversos peregrinos hindus que se banham nas águas.
Mas há outros atrativos em Varanasi. Os mais famosos são os templos, como o Sarnath, o Banaras Ghats, o New Vishwanath, o Monkey Temple e o Tibetan Temple.
Também existem diversos passeios para quem quer se aprofundar na cultura local. Esses são os que recomendamos reservar:
8. Explorar o Himalaia, um dos picos mais altos do mundo (a parte indiana)
Outro ponto turístico da Índia super conhecido no mundo todo é o Himalaia, a cadeia montanhosa que abriga o pico mais alto do mundo: o Monte Everest. E se você ama aventura, com certeza, precisa incluí-lo em seu roteiro de viagem para Índia!
Para isso, é preciso partir para o Estado indiano de Himachal Pradesh, onde estão as cidades montanhosas que funcionam como porta de entrada para as trilhas do Himalaia. Os destinos mais populares são Manali, Shimla e Kullu.
Obviamente, explorar esse fenômeno da natureza não é uma missão simples, porém, a recompensa é maravilhosa! Do alto da enorme cadeia de montanhas, com incríveis 1,6 milhões de quilômetros, você vai poder apreciar uma vista incrível de toda a região, incluindo cadeias de montanhas rochosas, as áreas verdes e algumas cidades.
Para verificar todas as trilhas e atividades disponíveis na região, basta acessar o site do Himachal Tourism.
9. Meditar em Akshardham (Delhi)
“Akshardham”, que significa moradia divina de Deus, é um templo Hindu dedicado à devoção, aprendizado e espiritualidade. Anualmente, mais de 5 milhões de pessoas visitam o local, o que o faz ser um dos pontos turísticos da Índia mais visitados.
A razão? Ele é o maior templo Hindu do mundo! Ao todo, o complexo ocupa mais de 100 acres, tem 96 metros de largura e 43 metros de altura. Para você ter noção da grandiosidade do lugar, mais de 7 mil artesãos participaram da construção.
É impossível não se surpreender com a arquitetura diferenciada romana, cheia de detalhes, incluindo belas esculturas de árvores, elefantes e pessoas.
- Sugestão de excursão – Akshardham: Exposição, Show de Luzes e Água com Traslados
10. Ir ao Templo Virupaksha
Situado na cidade de Hampi, o templo Virupaksha é mais um dos templos grandiosos do país que merecem estar na sua lista do que fazer na Índia.
Considerado Patrimônio da humanidade pela UNESCO, ele possui uma bela arquitetura triangular, provavelmente diferente de qualquer construção que você já viu! Ele também é dedicado ao Hindu e, por isso, costuma ser palco de cultos da região. Mas também é um dos pontos turísticos da Índia, muito visitado por turistas do mundo inteiro.
11. Explorar as cavernas de Ellora, Aurangabad
Outros dos pontos turísticos da Índia que fazem parte da lista de Patrimônios da UNESCO são as cavernas de Ellora.
Construído por monges da região entre os séculos V e XII, o complexo com mais de 30 cavernas abriga uma série de santuários dedicados ao budismo, hinduísmo e jainismo. Entre eles, o mais visitado é o Templo Kailasa.
Pelo caminho, você vai ver diversas estátuas esculpidas de figuras religiosas, como Buda, Ganga e Shiva. Os detalhes de cada uma delas é impressionante!
- Sugestão de tour – Aurangabad: excursão de dia inteiro às cavernas de Ajanta e Ellora
12. Visitar o Forte de Amber
Com um estilo singular, que mistura a arquitetura islâmica e arquitetura hindu, o Forte de Amber deve estar na sua lista de o que fazer na Índia, principalmente se você pretende visitar Jaipur – são apenas 7km de distância.
Se você viu a novela Caminho das Índia, vai reconhecer o cenário de cara, já que muitas cenas da produção global foram gravadas por lá!
Ele está situado mais especificamente em Amber e foi construído, em meados do século XVI, no alto de uma encosta, o que torna a atração ainda mais interessante. Por lá, além da bela arquitetura do Forte, você vai poder explorar belos jardins e palácios com uma vista impressionante para a região.
13. Conhecer o Forte de Agra
Sim, esse é mais um dos pontos turísticos da Índia que são considerados Patrimônios da UNESCO e, obviamente, precisa fazer parte dos seus dias de turismo na Índia!
O melhor é que ele está bem próximo ao famoso Taj Mahal. Ou seja, em 1 dia, você consegue conhecer duas maravilhas de uma vez só.
Construído em 1565 pelo imperador Akbar, para funcionar como uma estrutura militar, o Forte de Agra tem 21 metros de altura e se destaca pela sua cor avermelhada belíssima. Hoje, é uma atração turística com 30 salas, diversos salões, pátios, jardins, mesquitas e tumbas, abertas ao público.
14. Relaxar na Praia de Palolem (Goa)
Localizada no estado de Goa, a Praia de Palolem é um lugar que precisa estar no seu roteiro de viagem para Índia se você quer curtir uns dias relaxantes em meio a um belo cenário, formado por um mar azul e diversos coqueiros.
Pessoas do mundo inteiro escolhem essa praia, que é uma das mais bonitas da região, para tomar sol na areia branca, nadar nas águas calmas e se divertir nas festas eletrônicas que rolam ao anoitecer.
Para completar a experiência, nada melhor que reservar um dos resorts disponíveis a pouquíssimos passos da praia.
O mais famoso é o Sobit Sarovar Porticot, que oferece uma agradável piscina, spa, bar, estacionamento gratuito e suítes modernas com varanda, além de servir um café da manhã maravilhoso. O Cocos Beach Resort, também é super queridinho dos turistas, por disponibilizar suítes confortáveis com vista para o mar, por um preço excelente.
Acesse aqui a lista completa de hotéis em Palolem.
15. Observar a vida selvagem no Periyar National Park
Situado em meio às Colinas do Cardamomo, em uma área de 925 km², o Periyar National Park é um dos pontos turísticos da Índia mais visitados pelos amantes da vida selvagem. Por lá, é possível ver diversos animais, como elefantes, javalis, lontras, macacos, tigres, e diferentes espécies de aves e peixes.
Além disso, com muitas montanhas e uma rica flora, a paisagem é incrível. São mais de 100 tipos de orquídeas, florestas de eucalipto, florestas tropicais, e até plantações de chá e café! Há ainda o belo Lago Periyar, fonte de água da vida selvagem local.
Mas não para por aí. Estando no parque, dá para participar de algumas atividades, entre elas o rafting de bambu, trilhas guiadas e safári de barco.
Para tornar a experiência ainda mais inesquecível, nossa dica é reservar uma das hospedagens nas proximidades. Há desde resorts luxuosos a casas na árvore em meio a natureza, para quem quer ter um maior contato com a natureza.
As alternativas mais recomendadas são o Greenwoods Resort, hotel 5 estrelas com piscina ao ar livre, restaurante que serve comidas indianas e chinesas, e suítes agradáveis, e o Noah’s Nest Tree House, que oferece casas na árvore à beira do lago, com decoração rústica, área de estar, suíte e varanda, em uma bela região, onde é possível fazer trilhas, pescar ou andar de caiaque!
Acesse aqui a lista completa de hotéis perto do Periyar National Park.
16. Visitar o Forte de Mehrangarh
Ao planejar o que fazer na Índia, mais um forte que merece espaço no seu roteiro é o de Mehrangarh.
Construído em uma montanha com 125 metros de altura, que permitiu que os guardas tivessem um melhor ponto de vista, caso a cidade fosse atacada no século XV, ele é um dos maiores fortes do país.
No total, as muralhas possuem cerca de 35 metros de altura e 21 metros de largura. Ele também é um dos mais protegidos da Índia – você vai precisar passar por 7 portões para entrar no local que é uma verdadeira mistura de Castelo, Forte e Palácio e possui uma arquitetura medieval muito bonita.
No interior, a viagem ao passado é garantida por ambientes belíssimos que, antigamente, eram frequentados por reis. Obras de arte, roupas, armas, instrumentos musicais, são alguns dos objetos que estão guardados por lá.
17. Conferir o Templo Mahabodhi, Bodhgaya
Se você busca o que fazer na Índia em 7 dias, visitar o Templo Mahabodhi (Templo do Grande Despertar) na cidade de Bodhgaya é uma boa pedida, foi ali que o monge Sidarta Gautama tornou-se Buda.
Reza a lenda que, Sidarta sentou-se sob uma figueira do local para meditar e, depois de 49 dias de meditação, alcançou um “despertar” para se tornar mestre espiritual e fundar o budismo.
Hoje, há no templo uma árvore conhecida como Árvore de Bodhi, que simboliza a árvore sob a qual Buda se iluminou, além de uma enorme estátua dourada de sua figura. Sem dúvida, é um lugar de muita calma e paz que merece a sua visita!
18. Assistir a um filme no Raj Mandir Cinema (Jaipur)
Ao viajar para Índia, não deixe de passar no Raj Mandir Cinema em Jaipur. Por lá, você vai poder sentir um gostinho de Bollywood – a indústria de cinema indiana – curtindo um filme indiano que provavelmente foi gravado em cidades que você visitou.
Criado em 1976, o local possui uma arquitetura em forma de merengue, uma decoração com lustres grandiosos, e em um perfume de aroma floral maravilhoso. Essa bela infraestrutura, super confortável, inclusive, lhe rendeu, algumas vezes, o título de um dos cinemas mais luxuosos do mundo.
19. Apreciar as paisagens de Udaipur
Chamada também de Cidade Branca, por ser um dos destinos mais limpos e menos poluídos da Índia, Udaipur, que já foi capital do reino de Mewar, possui uma vibe mais tranquila, bem diferente das outras cidades turísticas do país.
Aproveite a visita para caminhar observando as elegantes construções reais, apreciar o Lago Pichola, visitar o City Palace,um belo prédio que abrigou várias gerações de marajás, e ir de barco até o Taj Lake Palace, hotel situado em uma ilha sobre o Lago Pichola, que possui um restaurante aberto ao público.
Se você estiver com tempo, recomendamos passar uma noite (ou mais) em Udaipur, pois ela abriga hotéis maravilhosos, que funcionam em palácios, onde você vai poder se sentir um verdadeiro membro da realeza.
Um dos mais lindos é o RAAS Devigarh, situado em um palácio do século XVIII, assim como o Taj Fateh Prakash Palace Udaipur, outro palácio grandioso, que é o lar de diversos itens reais.
Sugestões de tour:
20. Visitar a cidade medieval de Orchha (Orchha)
Para fechar a lista de o que fazer na Índia, nossa sugestão é explorar Orchha, uma cidade histórica, localizada às margens do rio Betwa.
Fundada em meados do século XVI, Orchha parece ter congelado no tempo, pois, até hoje, preserva grandiosas construções e templos com uma bela arquitetura medieval.
Entre os atrativos imperdíveis, estão os templos Taj Jehangir – que possui uma decoração externa com mármore branco esculpido e todo incrustado de pedras preciosas – e o Templo Chaturbhuj – construído sobre uma plataforma enorme de pedra, com uma arquitetura medieval que chama atenção.
Aproveite também para conhecer o rio Betwa e visitar castelos e palácios, como o Jehangir Mahal e o Raj Mahal.
Para passar uma noite na região em grande estilo, você pode fazer uma reserva no Bundelkhand Riverside, um resort que funciona em um edifício de 1895, à beira do rio Betwa.
Agora você sabe o que fazer na Índia.
E aí, esse post te ajudou? Caso tenha ainda tenha alguma dúvida, não deixe de enviá-la pelos comentários, nós ficaremos felizes em poder ajudar!
Você também pode gostar de ler:
- 12 principais cidades da Índia para visitar em 2022/2023
- 22 curiosidades sobre a Índia para saber antes de embarcar
- 26 curiosidades da Indonésia para saber antes de embarcar
- Turismo na Tailândia: Conheça os 14 melhores destinos (norte a sul)!
- Roteiro Tailândia: o que fazer em 7, 15, 20 e 30 dias
- O que fazer em Bali: 52 atrações imperdíveis da Ilha dos Deuses
- 25 Curiosidades sobre a cultura tailandesa para saber antes de visitar
PLANEJE SUA TRIP
Tenha quem te socorrer nos perrengues. O voo atrasou, sua mala foi danificada ou sofreu algum acidente? O Seguros Promo garante sua indenização. Feche agora e com desconto o seguro ideal para sua viagem.
Economizou na passagem. Quer viajar mais? Com o Passagens Promo você encontra descontos imbatíveis em passagens áreas.
Vai dormir no conforto, mesmo fora de casa. Seja sua procura um hotel, apartamento, resort ou chalé, no Booking.com você encontra as acomodações mais baratas e mais confortáveis.
Vai poder desbravar o destino escolhido. Se você quer quebrar barreiras, e aproveitar ao máximo o seu destino, alugue um carro com o melhor preço e com possibilidade de parcelamento em até 12x através do RentCars.
101 DICAS INCRÍVEIS E TRUQUES PARA VIAGEM
Quer embarcar nas nossas dicas? Então faz o check-in: