06/02/2024

Guia de viagem para a Tailândia: De 7 a 30 Dias de Aventura 

O que fazer na Tailândia? – isso é a parte fácil. O desafio de verdade é decidir o que entra no seu “roteiro Tailândia” e o que guardar para a próxima viagem. Como apaixonados pela Terra dos Sorrisos e ex-moradores do país por quase 3 anos, montamos um guia recheado com as cidades imperdíveis e ideias de roteiros variados, perfeitos para quem quer se aprofundar na vibrante cultura tailandesa.

Não importa o tempo que você tem disponível, a Tailândia está sempre cheia de surpresas. A leveza do budismo, uma cultura rica, paisagens espetaculares, uma gastronomia irresistível e um povo super hospitaleiro são apenas o começo. Prepare-se para dias memoráveis, explorando templos budistas milenares, ilhas paradisíacas, montanhas majestosas, cachoeiras deslumbrantes, mercados vibrantes, delícias culinárias, preços amigos do bolso e muitas massagens relaxantes. Vai ser difícil resistir à vontade de prolongar sua estadia!

E não para por aí: a Tailândia é um destino turístico de classe mundial, pronta para acolher os milhões de visitantes anuais. Boa notícia para nós brasileiros: podemos visitar a Tailândia sem visto e ficar por até 90 dias!

Procurando por dicas para começar seu roteiro de viagem para a Tailândia? Confira as sugestões que preparamos para você logo abaixo!

icone tailandia

Destinos na Tailândia com pontos turísticos famosos

1. Bangkok: a capital da Tailândia

durante entardecer, barcos em rio e, ao fundo, templos e prédios em bangkok, destino para o roteiro tailândia
Foto: Bradley Prentice no Unsplash

Nenhuma viagem à Tailândia está completa sem uma visita a Bangkok.

Afinal, além de ser a porta de entrada do país, a capital é cheias de contrastes – combinando modernidade e tradição – e oferece uma excelente oportunidade para mergulhar na cultura tailandesa. Se esta for sua primeira vez na Tailândia, Bangkok provavelmente será seu primeiro contato com o país, e é um ótimo lugar para ver como as coisas funcionam por aqui.

À primeira vista, Bangkok pode parecer barulhenta e caótica, mas garantimos que, com um olhar mais atento, é fácil se apaixonar por ela. Nós, pelo menos, temos um carinho especial por Bangkok e a consideramos um dos melhores lugares na Tailândia.

Então, aproveite sua estadia para fazer um cruzeiro relaxante pelo rio Chao Phraya, explorar o majestoso Grande Palácio e o Wat Pho, passear pela animada Khao San Road, fazer compras nos mercados flutuantes, saborear drinks em bares com vistas incríveis e, é claro, se deliciar com a deliciosa comida de rua. É uma experiência única que você não pode perder!

Onde se hospedar na Tailândia em Bangkok

2. Ayutthaya

durante o dia, grande estátua de concreto buda sentado com as pernas cruzadas e olhos fechados
Foto: Alice no Unsplash

Se você deseja mergulhar na história do país, não pode deixar de incluir Ayutthaya no seu roteiro de viagem pela Tailândia!

Esta cidade, listada como Patrimônio Mundial da UNESCO, foi fundada em 1350 e serviu como a capital do antigo reino de Sião. Ayutthaya abriga impressionantes ruínas arqueológicas, mosteiros, templos e estátuas esculpidas nos séculos 16 a 18 – e o melhor de tudo, tudo isso está incrivelmente bem preservado!

Durante nossa visita a Ayutthaya, optamos por um bate-volta a partir de Bangkok, e mesmo que a viagem tenha sido curta, ficamos impressionados com a riqueza histórica deste lugar. Admiramos as imponentes torres de Wat Chaiwatthanaram, onde encontramos 120 estátuas de Buda sentadas, exploramos o complexo de templos de Wat Maha That e maravilhamo-nos com os pagodes brancos de Wat Phra Si Sanphet.

Apesar de ser possível fazer um bate-volta, recomendamos considerar passar pelo menos uma noite em um dos hotéis da região. Dessa forma, você terá mais tempo para explorar essa cidade histórica com calma e mergulhar na sua riqueza cultural.

Onde se hospedar na Tailândia em Ayutthaya

3. Chiang Mai, a capital cultural da Tailândia

durante o dia, estátua dourada de buda sentado com as pernas cruzadas, e olhos fechados em frente a templos tailandeses
Foto: Peter Borter no Unsplash

Das principais cidades da Tailândia, em nossa opinião, Chiang Mai é simplesmente imperdível!

Temos um carinho especial por ela, já que moramos nessa cidade incrível por mais de 2 anos. Podemos afirmar com convicção que ela é um verdadeiro tesouro tailandês. Situada longe do litoral e cercada por montanhas, Chiang Mai encanta com seus templos majestosos, vibe descontraída e uma tranquilidade que contrasta com a agitação de Bangkok.

Caminhar pela cidade velha de Chiang Mai é como fazer uma viagem no tempo. As construções antigas, com mais de 700 anos, dão um charme único às ruas. Além disso, a cidade oferece uma grande variedade de restaurantes, lojinhas descoladas e espaços criativos, tornando-se um destino cada vez mais interessante para os turistas que buscam uma experiência cultural autêntica, mas sem abrir mão do conforto e da modernidade.

Ao planejar sua visita a Chiang Mai, reserve um tempo para explorar os templos icônicos, como o Wat Phrathat Doi Suthep, o Wat Phra Singh e o Wat Suan Dok. Não deixe de fazer uma longa caminhada pela Cidade Velha, onde cada esquina reserva uma surpresa encantadora.

Relaxe e mime-se com massagens tailandesas, mergulhe na vibe dos melhores mercados da cidade, incluindo o Warorot Market e o Muang Mai Market, e adicione um toque de aventura à sua experiência com atividades como uma emocionante viagem noturna de caiaque pelo rio Ping.

Chiang Mai é mais do que um destino turístico; é um lugar que se tornou parte de nossa história e tem um espaço especial nos nossos corações.

Alguns dos melhores hotéis de luxo na Tailândia ficam em Chiang Mai:

4. Chiang Rai

durante o dia, lago em frente a templos brancos de chiang rai, destino para um roteiro de viagem tailândia
Foto: ARCIN CZERNIAWSKI no Unsplash

A cerca de 3 horas de Chiang Mai, mais ao norte ainda, fica Chiang Rai, considerada um dos principais pontos turísticos da Tailândia por abrigar, entre outras atrações, um dos templos mais bonitos e elaborados do mundo: o Wat Rong Khun (Templo Branco).

Além da construção cheia de detalhes, que misturam elementos do budismo e do hinduísmo e que é, com certeza, diferente de qualquer outro  templo que você já viu, vale também visitar o Templo Azul, obra de arte com cores bem fortes e chamativas, assim como o templo chinês Wat Huay Pla Kang, lar do gigante Big Buda, os rios Ruag e Mae Khong e o Golden Triangle, mercado noturno super interessante.

Muitos viajantes também visitam Chiang Mai em um rápido bate-volta, mas se você tiver tempo, a gente recomenda fortemente ficar uns 2 ou 3 dias na cidade, já que há bastante para ver e a rede de hotéis por lá é excelente, com opções para todos os gostos e preços. 

Onde se hospedar na Tailândia em Chiang Rai

Destinos na Tailândia para curtir praias

5. Krabi: destino paradisíaco de praias na Tailândia

durante o dia, vista aérea de rochas cobertas por árvores em frente a mar azul turquesa em krabi, destino para o roteiro tailândia
Foto: Miltiadis Fragkidis no Unsplash

Krabi é simplesmente incrível, com suas mais de 200 ilhas, águas cristalinas e praias de areia branca, é um verdadeiro paraíso na Tailândia.

Ao planejar sua visita a Krabi, pode ser difícil escolher entre tantas opções de passeios incríveis, mas temos algumas recomendações imperdíveis. Relaxar na praia de Ao Nang e curtir ótimos restaurantes de frutos do mar, dar um pulo em Railay Beach, uma praia que vai te deixar maravilhado, e fazer a incrível excursão ao pôr do sol nas 7 ilhas – uma experiência que você não vai esquecer jamais! As ilhas Koh Tup e Koh Mor são verdadeiros paraísos, ideais para relaxar e recarregar as energias.

Ah, e os hotéis em Krabi são simplesmente incríveis! Alguns são tão maravilhosos que você pode nem querer sair. Veja alguns exemplos abaixo.

Onde se hospedar na Tailândia em Krabi

  • Phulay Bay: Resort 5 estrelas com villas típicas tailandesas, banheira de hidromassagem, vista para o mar e algumas piscinas privativas.
  • Long Beach Chalet: Opção mais econômica com bangalôs e chalés.
  • Ban Sainai Resort: Apenas 5 minutos de carro de Ao Nang Beach, ideal para aproveitar as praias lindíssimas de Krabi.

Dica

Estando em Krabi, é imperdível conhecer Koh Phi Phi, um paraíso a apenas 45 minutos de lancha de Krabi. Famosa por ter sido cenário do filme ‘A Praia’, que tem Leonardo DiCaprio como protagonista, é considerada uma das ilhas mais bonitas do mundo, por suas praias surreais com águas azul-turquesa, perfeitas para mergulhar.

Nós fizemos esse e outros passeios na Tailândia com uma agência brasileira e recomendamos que você faça o mesmo. Para saber mais detalhes é só acessar  o site da Tailandiando. 

O Bruno e a Vitória são super atenciosos, todos os passeios são muito organizados e você ainda pode usar o nosso cupom MMVIDA5 para ter 5% de desconto!

6. Phuket: a maior ilha da Tailândia

durante o dia, lanchas passando em mar azul turquesa, entre rochas de phuket, uma das melhores ilhas da tailândia
Foto: Mike Swigunski no Unsplash

Situada no Mar de Andaman, Phuket é a maior ilha da Tailândia, um dos melhores lugares para mergulhar no mundo, e parte de uma província de mesmo nome, onde estão outras 32 ilhas.

Com águas clarinhas perfeitas para observar muitos peixinhos, areias fofas para descansar, resorts sofisitacados à beira da praia e restaurantes que servem pratos da culinária tailandesa fantásticos, esse é o destino que agrada tanto os viajantes que buscam lazer quanto os mais aventureiros.

Entre os atrativos, além de praias como Patong Beach e Karon Beach, dos templos budistas Wat Khao Rang e o Wat Chalong, e do imponente Grande Buda de Phuket (com seus 45 metros de altura), vale a pena incluir no seu roteiro de viagem para Tailândia a autêntica vila de Rawai e o Sirinat National Park, onde você pode observar várias espécies de pássaros, praticar snorkeling ou andar de caiaque! 

Onde se hospedar na Tailândia em Phuket

  • Trisara – SHA Plus: Localizado em uma baía privativa cercada por palmeiras, oferece vilas em estilo de templo, tranquilidade, vistas deslumbrantes e muito conforto.
  • Outrigger Laguna Phuket Beach Resort: À beira-mar, com campo de golfe, quadra de tênis, academia, 3 piscinas, clube infantil e muito mais!
  • Amari Phuket: Opção de luxo mais acessível com villas bem equipadas, vistas deslumbrantes do oceano, SPA, piscina e 2 opções de restaurantes.
  • Patong Princess Hotel: Uma opção barata, mas aconchegante, a apenas 5 minutos a pé das areias brancas da praia de Patong, com quartos espaçosos com ar-condicionado por um ótimo valor!

7. Koh Lipe

durante o dia, tartaruga nadando em mar de koh lipe, destino para um roteiro de viagem para tailândia
Foto: Milos Prelevic no Unsplash

Conhecida como a “Maldivas da Tailândi”, Koh Lipe é mais uma das ilhas da Tailândia que deixa todo mundo impessionado!

O motivo? Suas águas azul turquesa, praias de areia branquinha, barcos de cauda longa coloridos e clima descontraído e sem as hordas de turistas encontrados em outras ilhas da Tailândia.

Mas não é só isso! Koh Lipe também é  um lugar incrível para mergulhar, já que a conservação da ilha é forte e mantém os recifes em ótimas condições.

Ao incluir Koh Lipe em seu roteiro Tailândia, recomendamos um mergulho com snorkel na zona leste em barco de cauda longa – um passeio maravilhoso que te leva para ver de perto a vida marinha do lugar. Acrescente também Pattaya Beach, a mais movimentada das praias e lar de boa parte da vida noturna da ilha, e um pôr do sol na Sunset Beach, praia mais isolada e tranquila, maravilhosa para quem quer relaxar. 

Caso você prefira passar seu tempo na ilha com mais privacidade, reserve uma das opções de hotel que recomendamos abaixo.

Onde se hospedar na Tailândia em Koh Lipe

8. Koh Samui

durante o dia, vista aérea de mar azul turquesa de koh samui, uma das melhores ilhas da tailândia
Foto: Nehal Patel no Unsplash

Situada no Golfo da Tailândia, Ko Samui é a terceira maior ilha da Tailândia e chama a atenção por suas praias paradisíacas rodeadas de palmeiras, spas sofisticados, restaurantes com estrelas Michelin e resorts mega luxuosos.

Obviamente, as estrelas da ilha são as praias! Não deixe de curtir um bom tempo em Chaweng, onde você pode relaxar na praia durante o dia e curtir festas ao anoitecer. Também vale a pena passar em Choeng Mon, que é menos procurado pelos turistas, logo mais tranquila, além de Lamai Beach, um paraíso super sossegado.

Passe também no Mirante Lad Kohe e visite os templos Wat Plai Laem e Ratchathammaram.

Para aproveitar em grande estilo seus dias nesta que é uma das melhores ilhas da Tailândia, a pedida é um hotel 5 estrelas (que aqui não são tão caros quanto em outros ilhas paradisíacas pelo mundo). Mas se o orçamento não lhe permite esbanjarnão se preocupe, também existem ótimas opções econômicas. Confira algumas abaixo:

Onde se hospedar na Tailândia em Koh Samui

Roteiro Tailândia: opções de 7, 15, 20 e 30 dias

Roteiro Tailândia: o que fazer na Tailândia em 7 dias

durante a noite, tuk tuks passando em rua iluminada de bangkok, uma das melhores cidades da tailandia
Foto: Florian Wehde no Unsplash

Se você tem apenas 7 dias reservados para o turismo na Tailândia, não se preocupe. Sabemos que o tempo é limitado, mas é possível ter uma experiência incrível neste país.

Embora a Tailândia seja repleta de lugares incríveis para visitar, queremos compartilhar com você nosso roteiro pessoal de 7 dias, cuidadosamente planejado para oferecer uma visão envolvente da cultura tailandesa e te levar a alguns dos destinos mais famosos.

Prepare-se para uma jornada emocionante através do nosso roteiro Tailândia 7 dias, repleto de sabores exóticos, paisagens lindíssimas e aventuras inesquecíveis!

  • Dias 1 e 2: Bangkok: Comece sua viagem na vibrante Bangkok, explorando templos como o Grande Palácio e o Wat Pho. Não perca os mercados flutuantes e a deliciosa gastronomia de rua. Para uma imersão na culinária local, a ‘Bangkok: excursão guiada de 4 horas pela Chinatown‘ é uma ótima escolha. Hospede-se no luxuoso SKYVIEW Hotel Bangkok, no confortável Chatrium Residence Sathon Bangkok ou opte pela opção econômica no Pimthong Place.
  • Dia 3: Ayutthaya Faça uma viagem no tempo visitando a antiga cidade de Ayutthaya, um local cheio de ruínas históricas e templos majestosos. A cidade é um Patrimônio Mundial da UNESCO e oferece um vislumbre fascinante do passado glorioso da Tailândia. A melhor forma de chegar a Ayutthaya é pegar o trem que sai da estação Hua Lamphong, no centro de Bangkok, ou reservar um tour privado como a ‘Excursão Templos de Ayutthaya com Almoço’.
  • Dias 4 e 5: Chiang Mai: Viaje de Bangkok com a viação Thai Lion Air ou Air Asia, que oferecem voos a partir de 25 dólares, até Chiang Mai, a “Rosa do Norte”. Visite templos sagrados, participe de aulas de culinária tailandesa e explore as aldeias das tribos das montanhas. Para acomodação, o Maladee Rendezvous Hotel Chiang Mai oferece luxo, o Smile Lanna Hotel um ótimo custo-benefício e o We Briza Hotel Chiangmai é uma opção mais econômica. É a nossa cidade favorita na Tailândia e temos um post completíssimo sobre o que fazer em Chiang Mai para você chegar sabendo todas as dicas quentes! 
  • Dia 6: Chiang Rai: Dedique um dia a Chiang Rai para ver o Templo Branco e o Templo Azul. A cidade é um misto de arte contemporânea e tradição. Para chegar lá, a partir de Chiang Mai, você tem algumas opções: usar o ônibus da Green Bus, reservar um tour guiado, como o Passeio templos de Chiang Rai (com um guia que fala português) ou alugar um carro com a Rentcars. Para se hospedar, considere o The Heritage Chiang Rai Hotel, o Nak Nakara Hotel ou o Le Patta Hotel Chiang Rai.
  • Dia 7: Chiang Rai – Chiang Mai – Partida No seu último dia, retorne a Chiang Mai. Dependendo do horário do seu voo, aproveite para fazer compras de última hora ou simplesmente relaxar em um dos muitos cafés charmosos da cidade, antes de partir de volta para casa. 

Roteiro Tailândia: o que fazer na Tailândia em 15 dias

durante o dia, barcos de madeira com cauda longa, em mar, ao fundo, montanhas
Foto: M oe no Unsplash

Se você tem 15 dias para viajar pelo país, melhor ainda! Com um pouco mais de tempo, você poderá aproveitar ao máximo e explorar várias cidades tailandesas, incluindo algumas das incríveis praias que este país tem a oferecer.

O roteiro de viagem para Tailândia que compartilhamos continua a partir do dia 8, uma vez que as cidades anteriores se repetem e já destacamos suas principais atrações. Vamos seguir nesta viagem e descobrir o que mais a Tailândia tem para nos mostrar nos próximos dias! Confira:

Roteiro Tailândia o que fazer na Tailândia em 20 dias

durante entardecer, silhueta de barco em mar de um dos melhores lugares na tailândia
Foto: id23 no Unsplash

Se você tem a sorte de ter 20 dias inteiros para explorar o turismo na Tailândia, este roteiro é especialmente para você! Como você já deve ter percebido, não falta o que explorar no país!

Nesta opção, começamos a partir do dia 16 (já que anteriormente compartilhamos dicas sobre o que fazer na Tailândia em 15 dias), e agora vamos incluir mais alguns destinos paradisíacos da Tailândia. Continue lendo para descobrir:

  • Dias 1, 2 e 3: Bangkok
    Repita o roteiro anterior.
  • Dia 4: Ayutthaya
    Repita o roteiro anterior.
  • Dias 5 e 6: Chiang Mai
    Repita o roteiro anterior.
  • Dias 7 e 8: Chiang Rai – Chiang Mai
    Repita o roteiro anterior.
  • Dias 9 e 10 e 11: Krabi e Railay Beach
    Repita o roteiro anterior.
  • Dias 12 e 13: Koh Phi Phi
    Repita o roteiro anterior.
  • Dias 14 e 15: Koh Lipe
    Repita o roteiro anterior.
  • Dias 16 e 17: Koh Tao: De Koh Lipe, volte para o continente e pegue uma combinação de ferry e ônibus para Koh Tao, ilha considerada um dos melhores lugares do mundo para mergulhar. Basta reservar o ‘Ko Tao: Experimente o Mergulho Autônomo de 1 Dia‘ para curtir essa aventura! Explore praias pitorescas e a rica vida marinha. Hospede-se em opções de luxo como o excepcional Monkey Flower Villas, o belo e acessível View Point Resort ou o econômico Tree House Bungalows Koh Tao.
  • Dias 18, 19 e 20: Koh Phangan: Para visitar a próxima ilha do roteiro Tailândia 20 dias, pegue a Raja Ferry a partir de Surat Thani. Koh Phangan é famosa por sua Full Moon Party, mas também oferece tranquilidade com suas praias menos movimentadas e natureza exuberante. Relaxe e se reconecte, seja em retiros de yoga como o Wonderland Healing Center, imerso na natureza, ou o Orion Healing Center, à beira-mar. Não deixe de visitar o viewpoint Apichada, ideal para admirar o pôr do sol com um drink relaxante. Para hospedagem, fique no luxuoso Anantara Rasananda Koh Phangan Villas, no aconchegante Zama Resort Koh Phangan ou no acessível Starlight Haadrin Resort.

Roteiro Tailândia: o que fazer na Tailândia em 30 dias

durante dia ensolarado, vista aérea de barco em mar azul turquesa, em frente a praia rodeada por coqueiros
Foto: Elizabeth Gottwald no Unsplash

Se você está entre os sortudos que têm a incrível oportunidade de passar 30 dias explorando a Tailândia, então está prestes a vivenciar uma experiência verdadeiramente enriquecedora. Com esse tempo estendido, você poderá aproveitar mais dias nas principais cidades, conhecendo os pontos turísticos com tranquilidade, e ainda terá a chance de visitar duas ilhas paradisíacas adicionais do país!

Neste roteiro, começaremos a partir do dia 27, uma vez que os destinos sugeridos até o dia 26 já foram mencionados anteriormente. Observe que a única alteração feita foi a inclusão de Koh Samui e a distribuição dos dias em cada destino, para garantir que você tenha tempo de sobra para explorar tudo o que a Tailândia tem a oferecer! Confira:

  • Dias 1: Chegada em Bangkok
  • 2, 3 e 4: Bangkok
    Repita o roteiro anterior.
  • Dia 5: Passeio de 1 dia para Ayutthaya
    Repita o roteiro anterior.
  • Dias 6, 7, 8 e 9: Chiang Mai
    Repita o roteiro anterior.
  • Dias 10 e 11: Chiang Rai – Chiang Mai
    Repita o roteiro anterior.
  • Dias 12 e 13 e 14: Krabi
    Repita o roteiro anterior.
  • Dias 15 e 16: Railay Beach
    Repita o roteiro anterior.
  • Dias 17, 18, 19 e 20: Koh Phi Phi
    Repita o roteiro anterior.
  • Dias 21, 22 e 23: Koh Tao
    Repita o roteiro anterior.
  • Dias 24, 25 e 26: Koh Phangan
    Repita o roteiro anterior.
  • Dias 27, 28 e 29: Koh Samui: Depois de curtir Koh Phangan, é hora de pegar um ferry para Koh Samui. A viagem é rapidinha, em torno de 30 minutos a 1 hora. Chegando lá, prepare-se para três dias de pura diversão. Koh Samui é demais! Tem praias que são um verdadeiro sonho, como Chaweng e Lamai. Não deixe de conferir o Grande Buda e o Templo Wat Plai Laem, são incríveis! E se você curte uma aventura, que tal um passeio pelo Parque Nacional Marinho de Ang Thong? Quanto à hospedagem, se joga no luxo do Four Seasons Resort Koh Samui, fique no confortável So KohKoon Beach Resort ou economize, mas com estilo, no The Privilege Hotel Ezra Beach Club.
  • Dias 30: Koh Samui: Já no último dia, pegue um vôo cedinho de volta para Bangkok. O aeroporto de Samui é super prático, com vários voos para Bangkok durante o dia. Se der tempo, aproveite para visitar algum lugar em Bangkok que ficou de fora da lista. Depois é só seguir pro aeroporto, cheio de histórias incríveis e memórias inesquecíveis dessa viagem pela Tailândia!

Agora você já sabe o que fazer na Tailândia!

E aí, esse post te ajudou? 

Antes de sair se liga nessa dica: em nossas viagens pela Tailândia, reservamos todos os nossos hotéis com o booking.com e a gente recomenda que você faça o mesmo, já que, por meio desta plataforma, é possível ler as avaliações dos hóspedes anteriores e até cancelar a reserva gratuitamente (na maioria dos hotéis), caso os planos mudem. 

Ainda tem alguma dúvida? Não deixe de enviá-la pelos comentários, nós ficaremos felizes em poder ajudar! 

Você também pode gostar de ler: