10/03/2023

Descubra o que fazer na Tailândia em 7, 15, 20 ou 30 dias de viagem

Encontrar o que fazer na Tailândia é fácil, o difícil mesmo é escolher o que entra no roteiro Tailândia e o que, infelizmente, tem que ficar de fora. 

Pensando nisso, nós, que temos a Tailândia como nosso lugar favorito no mundo e já moramos no país por quase 3 anos, resolvemos montar este guia com as melhores cidades do país, além de sugestões de roteiros para 7, 15, 20 ou 30 dias para facilitar a vida de quem pretende fazer turismo na Tailândia.

Já adianto que, independente do tempo que tem disponível, você só terá ótimas surpresas na Terra dos Sorrisos. 

Além do clima de leveza e paz que vem da religião budista, a Tailândia tem uma cultura única, paisagens lindíssimas, cena gastronômica incrível e um povo mega hospitaleiro e sorridente. Seus dias vão ser cheios de templos budistas antigos, ilhas paradisíacas, belas montanhas, cachoeiras, mercados coloridos, comidinhas gostosas, precinhos camaradas e muitas massagens. Vai ser difícil não querer ficar mais tempo ainda por lá, assim como nós fizemos!

Para completar, a Tailândia tem uma excelente infraestrutura turística para receber os 20 milhões de turistas estrangeiros que visitam o país todos os anos.

Quer saber por onde começar e onde terminar o seu roteiro de viagem para a Tailândia? Confira, abaixo, nossas dicas.

icone tailandia

Principais cidades da Tailândia

1. Bangkok: a capital da Tailândia

durante entardecer, barcos em rio e, ao fundo, templos e prédios em bangkok, destino para o roteiro tailândia
Foto: Bradley Prentice no Unsplash

Nenhuma viagem à Tailândia está completa sem uma visita a Bangkok.

Afinal, além de ser porta de entrada do país, a capital é cheia de contrastes – sendo ao mesmo tempo moderna e tradicional – e oferece uma oportunidade excelente de mergulhar na cultura tailandesa

À primeira vista, pode ser que você ache Bangkok barulhenta e caótica, mas a gente garante que, com os olhos mais atentos, são grandes as chances de virar um caso de amor. Nós, pelo menos, somos apaixonados por Bangkok e a consideramos um dos melhores lugares na Tailândia.

Aproveite sua estadia para fazer um cruzeiro no rio Chao Phraya, conhecer o Grande Palácio e o Wat Pho, caminhar pela animada Khao San Road, fazer compras no mercado flutuante, tomar um drink em um bar de cobertura e, é claro, se deliciar a deliciosa comida de rua.

Onde se hospedar na Tailândia em Bangkok
  • Para uma experiência ainda mais completa de turismo em Bangkok, reserve algumas noites em um dos melhores hotéis de Bangkok. Nossas dicas são o Anantara Riverside, hotel 5 estrelas em Bangkok perfeito para relaxar com muito luxo, assim como o Mandarin Oriental, com suítes luxuosas, piscina e spa que oferece massagens e esfoliações com ervas.
  • Se a ideia é economizar, são ótimas alternativas o The Pattern Boutique Hotel, hotel simples, mas aconchegantes e bem limpinho, e o 3Howw Hostel at Khaosan, albergue sossegado, com camas em dormitórios e quartos privativos, na Samsen Soi 4.

2. Ayutthaya

durante o dia, grande estátua de concreto buda sentado com as pernas cruzadas e olhos fechados
Foto: Alice no Unsplash

Se você quer conhecer a história do país, deve incluir Ayutthaya no roteiro de viagem para Tailândia!

Listada como Patrimônio Mundial da UNESCO, a cidade, fundada em 1350, que foi a capital do antigo reino de Sião, ela abriga ruínas arqueológicas, mosteiros, templos e estátuas esculpidas entre os séculos 16 e 18 – tudo bem preservado!

Estando por lá, veja as torres de Wat Chaiwatthanaram, onde estão 120 estátuas de Buda sentadas, caminhe pelo complexo de templos de Wat Maha That, e aprecie os  pagodes brancos de Wat Phra Si Sanphet.

Apesar de estar a uma curta distância de Bangkok, permitindo um simples bate-volta, nós achamos que vale a pena passar, pelo menos, uma noite em um dos hotéis perto da região, assim, é possível explorá-la com mais calma. 

Onde se hospedar na Tailândia em Ayutthaya

3. Chiang Mai, a capital cultural da Tailândia

durante o dia, estátua dourada de buda sentado com as pernas cruzadas, e olhos fechados em frente a templos tailandeses
Foto: Peter Borter no Unsplash

Das principais cidades da Tailândia, em nossa opinião, Chiang Mai é aquela que precisa, obrigatoriamente, estar no roteiro!

Situada longe do mar e pertinho das montanhas, ela encanta a todos com seus templos imponentes, clima descontraído e calmo – completamente diferente de Bangkok -, mercados típicos que revelam detalhes do cotidiano tailândes e spas baratos a cada esquina. Isso sem mencionar a cidade velha de Chiang Mai, lar de muitas estruturas antigas impressionantes, algumas com mais de 700 anos. 

Na hora de planejar a visita a Chiang Mai, inclua muitos templos, como o Wat Phrathat Doi Suthep, o Wat Phra Singh e o Wat Suan Dok, uma longa caminhada pela Cidade Velha, uma (ou muitas) massagens, os melhores mercados, entre eles o Warorot Market e o Muang Mai Market, e um pouquinho de aventura como uma viagem noturna de caiaque no rio Ping.

Onde se hospedar na Tailândia em Chiang Mai

4. Chiang Rai

durante o dia, lago em frente a templos brancos de chiang rai, destino para um roteiro de viagem tailândia
Foto: ARCIN CZERNIAWSKI no Unsplash

A cerca de 3 horas de Chiang Mai, mais ao norte ainda, fica Chiang Rai, considerada um dos principais pontos turísticos da Tailândia por abrigar, entre outras atrações, um dos templos mais bonitos e elaborados do mundo: o Wat Rong Khun (Templo Branco).

Além da construção cheia de detalhes, que misturam elementos do budismo e do hinduísmo e que é, com certeza, diferente de qualquer outro  templo que você já viu, vale também visitar o Templo Azul, obra de arte com cores bem fortes e chamativas, assim como o templo chinês Wat Huay Pla Kang, lar do gigante Big Buda, os rios Ruag e Mae Khong e o Golden Triangle, mercado noturno super interessante.

Muitos viajantes também visitam Chiang Mai em um rápido bate-volta, mas se você tiver tempo, a gente recomenda fortemente ficar uns 2 ou 3 dias na cidade, já que há bastante para ver e a rede de hotéis por lá é excelente, com opções para todos os gostos e preços. 

Onde se hospedar na Tailândia em Chiang Rai

Melhores ilhas da Tailândia

5. Krabi: destino paradisíaco de praias na Tailândia

durante o dia, vista aérea de rochas cobertas por árvores em frente a mar azul turquesa em krabi, destino para o roteiro tailândia
Foto: Miltiadis Fragkidis no Unsplash

Águas cristalinas e morninhas, belas praias de areia branca, florestas e cavernas surpreendentes, são só algumas das maravilhas que você vai ver em Krabi, província que abriga mais de 200 ilhas da Tailândia.

São tantas as possibilidades de passeios em Krabi que fica até difícil decidir o que incluir no roteiro, mas já adiantamos alguns lugares que não podem faltar: a famosa Ao Nang, com sua praia e bons restaurantes, Railay Beach, uma das praias mais lindas do país, uma inesquecível excursão ao pôr do sol nas 7 ilhas e Koh Tup e Koh Mor, ilhas paradisíacas, perfeitas para relaxar.

Por fim, outro destaque de Krabi são seus hotéis. Alguns são tão maravilhosos que você não vai ter nem vontade de sair! Veja alguns exemplos abaixo. 

Onde se hospedar na Tailândia em Krabi
  • Se você quer uma estadia de luxo na Tailândia, o Phulay Bay, resort 5 estrelas, com villas com decoração típica tailandesa, banheira de hidromassagem, vista para o mar e algumas piscinas privativas, deve ser a sua escolha! Você também pode conferir nosso post completo com dicas dos 12 resorts mais incríveis de Krabi.
  • Já se você não se importa tanto com as comodidades do hotel e só pensa em aproveitar as praias lindíssimas de Krabi, opções mais econômicas são o Long Beach Chalet, com  bangalôs e chalés e o Ban Sainai Resort, a apenas 5 minutos de carro de Ao Nang Beach.

Dica

Estando em Krabi, é imperdível conhecer Koh Phi Phi, um paraíso a apenas 45 minutos de lancha de Krabi. Famosa por ter sido cenário do filme ‘A Praia’, que tem Leonardo DiCaprio como protagonista, é considerada uma das ilhas mais bonitas do mundo, por suas praias surreais com águas azul-turquesa, perfeitas para mergulhar.

Nós fizemos esse e outros passeios na Tailândia com uma agência brasileira e recomendamos que você faça o mesmo. Para saber mais detalhes é só acessar  o site da Tailandiando. 

O Bruno e a Vitória são super atenciosos, todos os passeios são muito organizados e você ainda pode usar o nosso cupom MMVIDA5 para ter 5% de desconto!

6. Phuket: a maior ilha da Tailândia

durante o dia, lanchas passando em mar azul turquesa, entre rochas de phuket, uma das melhores ilhas da tailândia
Foto: Mike Swigunski no Unsplash

Situada no Mar de Andaman, Phuket é a maior ilha da Tailândia, um dos melhores lugares para mergulhar no mundo, e parte de uma província de mesmo nome, onde estão outras 32 ilhas.

Com águas clarinhas perfeitas para observar muitos peixinhos, areias fofas para descansar, resorts sofisitacados à beira da praia e restaurantes que servem pratos da culinária tailandesa fantásticos, esse é o destino que agrada tanto os viajantes que buscam lazer quanto os mais aventureiros.

Entre os atrativos, além de praias como Patong Beach e Karon Beach, dos templos budistas Wat Khao Rang e o Wat Chalong, e do imponente Grande Buda de Phuket (com seus 45 metros de altura), vale a pena incluir no seu roteiro de viagem para Tailândia a autêntica vila de Rawai e o Sirinat National Park, onde você pode observar várias espécies de pássaros, praticar snorkeling ou andar de caiaque! 

Onde se hospedar na Tailândia em Phuket
  • Se você busca por uma opção luxuosa, saiba que o Trisara – SHA Plussituado em uma baía privativa cercada por palmeiras, e vilas em estilo de templo, é um dos melhores hotéis em Phuket por proporcionar tranquilidade, vistas deslumbrantes e muito conforto. Já o Outrigger Laguna Phuket Beach Resort, à beira-mar, tem até campo de golfe e quadra de tênis, além de academia, 3 piscinas, clube infantil e muito mais!
  • Uma opção de luxo mais acessível é o extenso Amari Phuket, um dos hotéis em Phuket com villas bem equipadas, vistas deslumbrantes do oceano, SPA, piscina e 2 opções de restaurantes. 
  • Para uma opção barata, mas aconchegante, confira o Patong Princess Hotel, a apenas 5 minutos a pé das areias brancas da praia de Patong, oferece quartos espaçosos com ar-condicionado por um ótimo valor! 

7. Koh Lipe

durante o dia, tartaruga nadando em mar de koh lipe, destino para um roteiro de viagem para tailândia
Foto: Milos Prelevic no Unsplash

Conhecida como a “Maldivas da Tailândi”, Koh Lipe é mais uma das ilhas da Tailândia que deixa todo mundo de boca aberta!

O motivo? Suas águas azul turquesa, praias de areia branquinha, barcos de cauda longa coloridos e clima descontraído e sem as hordas de turistas encontrados em outras ilhas da Tailândia.

Mas não para por aí! Koh Lipe também é  um lugar incrível para mergulhar, já que a conservação da ilha é forte e mantém os recifes em ótimas condições.

Ao incluir Koh Lipe em seu roteiro Tailândia, recomendamos um mergulho com snorkel na zona leste em barco de cauda longa – um passeio maravilhoso que te leva para ver de perto a vida marinha do lugar. Acrescente também Pattaya Beach, a mais movimentada das praias e lar de boa parte da vida noturna da ilha, e um pôr do sol na Sunset Beach, praia mais isolada e tranquila, maravilhosa para quem quer relaxar. 

Caso você prefira passar seu tempo na ilha com mais privacidade, reserve uma das opções de hotel que recomendamos abaixo.

Onde se hospedar na Tailândia em Koh Lipe

8. Koh Samui

durante o dia, vista aérea de mar azul turquesa de koh samui, uma das melhores ilhas da tailândia
Foto: Nehal Patel no Unsplash

Situada no Golfo da Tailândia, Ko Samui é a terceira maior ilha da Tailândia e chama a atenção por suas praias paradisíacas rodeadas de palmeiras, spas sofisticados, restaurantes com estrelas Michelin e resorts mega luxuosos.

Obviamente, as estrelas da ilha são as praias! Não deixe de curtir um bom tempo em Chaweng, onde você pode relaxar na praia durante o dia e curtir festas ao anoitecer. Também vale a pena passar em Choeng Mon, que é menos procurado pelos turistas, logo mais tranquila, além de Lamai Beach, um paraíso super sossegado.

Passe também no Mirante Lad Kohe e visite os templos Wat Plai Laem e Ratchathammaram.

Para aproveitar em grande estilo seus dias nesta que é uma das melhores ilhas da Tailândia, a pedida é um hotel 5 estrelas (que aqui não são tão caros quanto em outros ilhas paradisíacas pelo mundo). Mas se o orçamento não lhe permite esbanjarnão se preocupe, também existem ótimas opções econômicas. Confira algumas abaixo:

Onde se hospedar na Tailândia em Koh Samui

Roteiro Tailândia: opções de 7, 15, 20 e 30 dias

Roteiro Tailândia: o que fazer na Tailândia em 7 dias

durante a noite, tuk tuks passando em rua iluminada de bangkok, uma das melhores cidades da tailandia
Foto: Florian Wehde no Unsplash

Tem apenas 7 dias para fazer turismo na Tailândia? Não se preocupe! Embora a gente ache muito pouco para um país tão incrível, vai ser  tempo o suficiente para ter uma provinha da cultura tailandesa e explorar alguns dos destinos mais famosos.

Para você não perder tempo, já preparamos um roteiro Tailândia 7 dias que passa por algumas das principais regiões turísticas. Confira, a seguir, o que fazer na Tailândia em 7 dias:

  • Dias 1 e 2: Bangkok
  • Dia 3: Ayutthaya
  • Dias 4 e 5: Chiang Mai
  • Dia 6: Chiang Rai
  • Dia 7: Chiang Rai – Chiang Mai – dia da partida 
Roteiro Tailândia | Dia 01 e 02: Bangkok

Nos primeiros dois dias do seu “roteiro Tailândia 7 dias”, sugerimos visitar Bangkok, a capital frenética do país. Além de ser a cidade onde a maior parte dos voos chegam do mundo todo, é um destino que vai te proporcionar a chance de entender um pouco da cultura local, antes de partir para outros pontos do país.

Reserve, pelo menos, dois dias (se possível, mais!) para conhecer essa cidade tão multicultural e cheia de ação!

Visite o Palácio Real, os templos budistas, como o Wat Pho e What Arun, e os mercados do trem e flutuante. E, claro, não deixe de passar na famosa rua dos mochileiros, Khao San Road, e experimentar os exóticos espetinhos de escorpião e barata, que são vendidos por lá!

Falando em comida, se você quer fazer um verdadeira imersão na culinária tailandesa, recomendamos reservar a ‘Bangkok: excursão guiada de 4 horas pela Chinatown‘, que te leva aos melhores pontos culinários e turísticos de Chinatown, uma região cheia de lojas de ouro, comida de rua, e lojas.

Roteiro Tailândia | Dia 03: Ayutthaya

Apesar de muita gente optar por apenas fazer um bate e volta até Ayutthaya (já que fica a apenas 80 km de Bangkok), vale a pena passar uma noite nessa cidade, que é considerada a antiga capital da Tailândia e é Patrimônio Histórico da Humanidade. 

Criada em 1350, ela foi capital da Tailândia por mais de 400 anos e abriga inúmeros templos. Um dos grandes destaques deste destino na Tailândia são as cabeças de estátuas – cortadas pelo exército birmanês – que fazem parte do acervo Chao Sam Phraya Nation Museum, juntamente a diversas relíquias. 

Estando em Ayutthaya, não deixe de conhecer alguns templos lindíssimos, como o Wat Yai Chai Mongkol, o Wat Mahathat, o Wat Lokayasutharam e o Wat Phra Si Sanphet, cada um com uma arquitetura diferente, mas sempre com um buda na frente.

A melhor forma de chegar a Ayutthaya é pegar o trem que sai da estação Hua Lamphong, no centro de Bangkok, ou reservar um tour privado como a ‘Excursão Templos de Ayutthaya com Almoço’.

Roteiro Tailândia | Dia 04 e 05: Chiang Mai

Mais uma cidade maravilhosa para incluir no seu roteiro Tailândia 7 dias é Chiang Mai, conhecida por ter um clima bem mais calmo e descontraído que Bangkok, além de belos templos e do famoso Festival das Lanternas (Yi Peng), que é forte na cidade e acontece sempre em novembro. 

Ainda que você não visite Chiang Mai neste mês, você vai encontrar muito o que fazer na Tailândia nessa área. É possível conhecer templos impressionantes, como o Wat Phra Singh e o Doi Suthep, comer divinamente bem (uma dos melhores lugares do país para comer!), ir a um santuário de elefantes, visitar a tribo das mulheres girafas de Mianmar (aquelas que usam várias argolas no pescoço), fazer comprinhas nos mercados noturnos da cidade, e muito mais!

Uma dica para quem quer se conectar com a cultura local é participar do Monk Chat, que é um bate papo entre os monges e visitantes. 

Essa é nossa cidade favorita na Tailândia e temos um post completíssimo sobre o que fazer em Chiang Mai para você chegar sabendo todas as dicas quentes!

Para visitar Chiang Mai, nossa sugestão é reservar um voo saindo de Bangkok com a viação Thai Lion Air ou Air Asia, que tem voos a partir de 25 dólares, ou pegar um trem noturno, que apesar de demorado, é uma experiência mais imersiva na cultura tailandesa.

Roteiro Tailândia | Dia 06 e 07: Chiang Rai 

O próximo destino do seu roteiro de viagem para Tailândia é Chiang Rai, uma cidade rica em cultura e história, localizada no nordeste da Tailândia, a 186 km de Chiang Mai.

Um dos seus locais mais visitados é o Wat Rong Khun – conhecido como Templo Branco – que é, na verdade, uma exposição de arte impressionante, criada pelo artista Chalermchai Kositpipat.

Outro templo em Chiang Rai que vale a pena visitar é o Templo Azul, com esculturas de budas lindíssimas, todas com belas cores que remetem aos templos hindus.

Para chegar a Chiang Rai, sugerimos pegar um ônibus em Chiang Mai com a empresa Green Bus, reservar o Passeio templos de Chiang Rai (com um guia que fala português), ou, então, alugar um carro com a Rentcars.

Para finalizar seu roteiro de 7 dias na Tailândia, você deve voltar para Chiang Mai, que conta com um dos aeroportos mais movimentados do país e, de lá, partir para o seu próximo destino. Agora, caso tenha mais dias disponíveis, recomendamos checar nosso roteiro de 15 dias, a seguir!

Roteiro Tailândia: o que fazer na Tailândia em 15 dias

durante o dia, barcos de madeira com cauda longa, em mar, ao fundo, montanhas
Foto: M oe no Unsplash

Se você tem 15 dias para viajar pela país, melhor ainda! Você vai curtir muito mais dias e poder visitar mais cidades.

O roteiro de viagem para Tailândia que separamos para você continua a partir do dia 08, pois as cidades anteriores se repetem e já destacamos suas principais atrações. 

  • Dias 1 e 2: Bangkok
  • Dia 3: Ayutthaya
  • Dias 4 e 5: Chiang Mai
  • Dias 6 e 7: Chiang Rai
  •  Dias 8 e 9: Krabi
  • Dias 10 e 11: Railay Beach
  • Dias 12 e 13: Koh Phi Phi
  • Dias 14 e 15: Koh Lipe 
Roteiro Tailândia | Dia 08 e 09: Krabi

Para chegar de Chiang Mai a Krabi, sugerimos pegar um voo de uma das companhias aéreas disponíveis, como a Thai AirAsia ou Air Asia.

Ao chegar em Krabi, você vai se deparar com um litoral incrível, principal ponto de partida para a famosa ilha Koh Phi Phi. 

Vale a pena incluir no seu roteiro Tailândia pelo menos 3 dias nesta região para explorar as principais praias. Não deixe também de fazer um passeio para Hong Island, uma ilha belíssima com águas azuis transparentes. 

E por falar em Ilha, em Krabi você vai poder fazer o tour para 4 Islands, que passa por Chicken Island, Tup Island, Mor Island e Poda Island. Esse é um passeio bate e volta e cada uma delas possui uma beleza particular!

Para realizá-lo, há diferentes excursões (em grupos ou privadas), sendo algumas de barco de cauda longa e outras de lancha, além de haver opções que incluem refeição + equipamentos de mergulho. Confira:

Para visitar o próximo destino do seu roteiro Tailândia, que é Railay Beach, basta pegar uma balsa no terminal marítimo de Krabi ou na praia de Ao Nang.

Roteiro Tailândia | Dia 10 e 11: Railay Beach

Localizada a apenas 15 km de Krabi, Railay Beach é uma praia paradisíaca para incluir no seu roteiro Tailândia de 15 dias. Suas águas cristalinas, areia branquinha e imponentes falésias calcárias criam um cenário que parece miragem!

Apesar de ser muito buscada pelos praieiros, Railay Beach também costuma estar no roteiro dos aventureiros, já que oferece boas trilhas e excelentes oportunidades de escalada.

Independente do seu objetivo, recomendamos ficar, pelo menos, dois dias por aqui, pois existem praias lindíssimas para curtir!

Entre elas estão: Railay West, Railay East, Tonsai Beach e Phra Nang. Sendo a última, uma das mais bonitas e visitadas da região, que abriga uma caverna cheia de objetos fálicos – oferendas deixadas por pescadores para uma princesa que eles acreditavam morar ali. 

Roteiro Tailândia | Dia 12 e 13: Koh Phi Phi

Para continuar o seu roteiro de viagem Tailândia, a melhor forma é voltar de Railay Beach até Krabi e, de lá, pegar um barco rumo à Koh Phi Phi. 

Certamente, Koh Phi Phi é um dos destinos mais cobiçados de turismo na Tailândia. Os motivos? Suas praias com faixa de areia branca e águas transparentes, que permitem ver de perto diversos peixinhos e, às vezes, tubarões, são paradisíacas e consideradas algumas das mais bonitas do país. 

Para completar, a noite de Koh Phi Phi costuma ser agitada, com muitas festas nas praias e nos bares, sendo um verdadeiro paraíso para os baladeiros!

Durante os seus dias de turismo em Koh Phi Phi, faça o passeio com o clássico Long Tail para conhecer Monkey Beach, a praia dos macacos, Bamboo Island e Maya Bay. Você também pode reservar o ‘De Phi Phi: Cruzeiro em Barco Tradicional c/ Pôr do Sol’ que te leva a 8 lugares lindíssimos e termina com um entardecer inesquecível.

O próximo ponto de parada no seu roteiro na Tailândia é mais uma ilha: Koh Lipe! E, para chegar até lá, recomendamos ir de barco partindo de Koh Phi Phi. Outra alternativa é partir de Phuket ou Krabi. 

Roteiro Tailândia | Dia 14 e 15: Koh Lipe

Koh Lipe é uma ilha belíssima, chamada por muitos de “Maldivas da Tailândia”, por suas águas transparentes e praias de areia branquinha. Por esses e outros motivos, deve estar no seu roteiro Tailândia 15 dias.

Dificilmente você vai cair no tédio aqui já que, durante o dia, é possível praticar snorkeling e pegar sol em diversas praias, e, ao anoitecer, curtir a vibe animada da Walking Street, rua repleta de bares, restaurantes e lojas.

Como a Ilha é bem pequena, você pode conhecê-la a pé! Um dos locais mais imperdíveis para visitar durante sua estadia é o Sunrise Beach, que tem um nascer do sol belíssimo. Já para o entardecer, Sunset Beach e Bulow Beach são praias que indicamos. 

Durante os seus dias de viagem à Tailândia, você pode, ainda, fazer um passeio de barco para conhecer as ilhas da região de um ângulo diferente. Existem muitas opções, como o passeio de mergulho fora da zona de barco longtail, que passa por 9 destinos paradisíacos.

Para finalizar seu roteiro de 15 dias, uma boa alternativa é voltar para Krabi de barco, de lá, seguir para Bangkok e, assim, se despedir da Tailândia.

Roteiro Tailândia o que fazer na Tailândia em 20 dias

durante entardecer, silhueta de barco em mar de um dos melhores lugares na tailândia
Foto: id23 no Unsplash

Tem 20 dias inteiros para o turismo na Tailândia? Esse roteiro é especialmente para você! Como você já deve ter percebido, não falta o que explorar no país!

Nesta opção, começamos a partir do dia 16 (já que anteriormente demos as dicas de o que fazer na Tailândia em 15 dias), incluindo mais alguns destinos paradisíacos. Confira:

  • Dias 1, 2 e 3: Bangkok
  • Dia 4: Ayutthaya
  • Dias 4 e 5: Chiang Mai
  • Dias 6 e 7: Chiang Rai
  •  Dias 8 e 9: Krabi
  • Dias 10 e 11: Railay Beach
  • Dias 12 e 13: Koh Phi Phi
  • Dias 14e 15: Koh Lipe 
  • Dias 16 e 17: Koh Tao
  • Dias 18, 19 e 20: Koh Phangan 
Roteiro Tailândia | Dia 16 e 17: Koh Tao

A Ilha de Koh Tao é mais uma das várias ilhas para incluir no seu roteiro Tailândia 20 dias. Para chegar até aqui partindo de Koh Phi, basta pegar um barco!

Se você pretende dar um mergulho, vai gostar de saber que Koh Tao é um dos melhores lugares do mundo para mergulhar, além de ser um lugar barato para aprender a mergulhar. Basta reservar o ‘Ko Tao: Experimente o Mergulho Autônomo de 1 Dia‘ para curtir essa aventura! 

A praia queridinha da região é Koh Nang Yuan, que tem um mar azul clarinho e areias branquinhas. Mas há outras praias para conhecer em Koh Tao durante o seu roteiro de viagem para Tailândia, como Mae Haad Bay e Sairee Beach (melhor praia para curtir o pôr do sol).

Para visitar a próxima ilha do roteiro Tailândia 20 dias, a nossa recomendação também é ir de barco, o que pode ser feito com a Raja Ferry a partir de Surat Thani. 

Roteiro Tailândia | Dia 18, 19 e 20: Koh Phangan

Mais um destino que recomendamos incluir em um roteiro de viagem Tailândia é Koh Phangan, conhecida pela Full Moon Party, festa que, particularmente, achamos um verdadeiro caos. 

No início, era apenas um tímido lual, mas com o passar dos anos se tornou um evento desordenado, a cada lua cheia, com mais de 30 mil pessoas – a maioria jovens entre 15 e 18 anos. O grande problema é que, após a noite de muito álcool e entorpecente, o cenário sempre fica caótico – e até perigoso -, além de deixar um verdadeiro rastro de sujeira, que acaba com o cenário paradisíaco do lugar. 

Tirando esse fato, Koh Phangan é um lugar que super vale a visita, já que, felizmente, tem outras praias lindíssimas, além de uma rica natureza, templos e cachoeiras.  

Entre as praias, há alternativas quase desertas que podem ser acessadas através de trilhas. Uma das mais visitadas é Haad Chao Phao, uma praia selvagem, ideal para passar o dia. Outra interessante para qualquer roteiro na Tailândia de 20 dias é a Haad Son (também chamada de Secret Beach), que tem um mar calmo azul e um clima de puro sossego. 

Para quem busca uma praia mais estruturada, uma boa pedida é a Haad Yao. Outras praias para visitar em Koh Phangan são: Mae Haad (perfeita para fazer snorkeling e ver corais), Haad Salad (rodeada por belos coqueiros e com uma água surrealmente cristalina), Mae Haad (com um pôr do sol divino!) e, por fim, Thong Nai Pan Yai e Ao Thong Nai Pan Noi, que abrigam os hotéis mais luxuosos da ilha.

Para completar, além de famosa por sua vida noturna animada, Koh Phangan, ironicamente, também é conhecida por concentrar boa parte dos retiros de yoga da Tailândia. Entre eles, está o Wonderland Healing Center, resort de desintoxicação e yoga, rodeado por uma bela vegetação, e o Orion Healing Center, resort à beira-mar com bangâlos relaxantes e um excelente restaurante.

Ainda tem mais! A ilha tem viewpoints maravilhosos para os visitantes apreciarem o entardecer mais lindo da Tailândia. Gostamos bastante do Apichada view point, um lugar cheio de cadeirinhas, mesinhas e almofadas espalhadas em um deck aconchegante, onde é possível pedir drinks refrescantes.

Depois de curtir tudo isso, é hora de finalizar seu roteiro Tailândia de 20 dias. Basta pegar um barco até a ilha vizinha Koh Samui e, de lá, partir de avião para Bangkok, a capital tailandesa.

Roteiro Tailândia: o que fazer na Tailândia em 30 dias

durante dia ensolarado, vista aérea de barco em mar azul turquesa, em frente a praia rodeada por coqueiros
Foto: Elizabeth Gottwald no Unsplash

Está entre os felizardos que têm 30 dias para explorar a Tailândia? Então, você vai poder aproveitar mais dias nas principais cidades para conhecer os pontos turísticos com mais calma e ainda visitar mais duas ilhas paradisíacas do país!

Neste roteiro, você encontra dicas de o que fazer na Tailândia a partir do dia 27, pois os destinos sugeridos até o dia 26 já foram citados antes. Repare que mudamos apenas a divisão dos dias em cada destino, já que há tempo de sobra! 

  • Dia 1: chegada em Bangkok
  • Dias 2, 3 e 4: Bangkok
  • Dia 5: passeio de 1 dia para Ayutthaya
  • Dias 6, 7, 8 e 9: Chiang Mai
  • Dias 10 e 11: Chiang Rai
  •  Dias 12, 13 e 14: Krabi
  • Dias 15 e 16: Railay Beach
  • Dias 17, 18, 19 e 20: Koh Phi Phi
  • Dias 21, 22 e 23: Koh Tao
  • Dias 24, 25 e 26: Koh Phangan 
  • Dias 27, 28 e 29: Koh Samui
  • Dia 30: Bangkok e partida
Roteiro Tailândia | Dia 27, 28, 29: Koh Samui

Aproveite os dias 27, 28 e 29 do seu roteiro Tailândia 30 dias, para visitar Koh Samui, uma ilha recheada de praias lindas e atrações. A ilha é grande, por isso, recomendamos, pelo menos, 3 dias para curtir tudo que ela tem a oferecer. 

Para explorar a ilha com toda calma e liberdade, alugue uma scooter, mas, de forma alguma, dirija sem o capacete. Acidentes acontecem todos os anos na ilha, especialmente com estrangeiros. Se a scooter não é para você, dá para se locomover tranquilamente pela ilha com os songthaews – camionetes típicas que carregam os passageiros na caçamba, e custam a partir de 60 baht por trecho.

A Lamai Beach é uma das mais famosas da região e é onde está concentrada a rede hoteleira local. 

Outra praia que vale a pena visitar é Bophut Beach, que fica em uma área mais badalada com vários restaurantes, assim como Ban Tai Beach, a Lipa Noi Beach e a Chaweng Beach, local também cheio de bares e restaurantes, mas melhor para relaxar ou se divertir de banana boat. Se a ideia é algo mais romântico, principalmente para lindas fotos, a Hin To Hin Yai é perfeita! 

Como se não bastasse as belas praias, Koh Samui é um bom ponto para praticar mergulho livre e ainda tem cachoeiras incríveis.

Você também pode incluir em seu roteiro Tailândia visitar templos, como o Big Buddha, o Wat Plai Laem e o Wat Laem Suwannaram. 

Koh Samui é fácil de acessar de vários lugares da Tailândia, de ônibus, carro, barco ou até avião, já que conta com um aeroporto.

Roteiro Tailândia | Dia 30: Bangkok

Para voltar para Bangkok, a alternativa mais recomendada é pegar um voo com uma das companhias aéreas disponíveis, como a Bangkok Airways.

Depois de dias revigorantes, passando por vários destinos tailandeses, você vai voltar para onde começou e, assim, finalizar o seu roteiro de 30 dias na Tailândia.

Caso tenha um tempo de sobra, antes de se despedir recomendamos conhecer algum lugar que ficou de fora da lista ou mesmo repetir aqueles que ganharam o seu coração! A gente promete que é impossível ficar entediado em Bangkok!

Agora você já sabe o que fazer na Tailândia!

E aí, esse post te ajudou? 

Antes de sair se liga nessa dica: em nossas viagens pela Tailândia, reservamos todos os nossos hotéis com o booking.com e a gente recomenda que você faça o mesmo, já que, por meio desta plataforma, é possível ler as avaliações dos hóspedes anteriores e até cancelar a reserva gratuitamente (na maioria dos hotéis), caso os planos mudem. 

Ainda tem alguma dúvida? Não deixe de enviá-la pelos comentários, nós ficaremos felizes em poder ajudar! 

Você também pode gostar de ler: