Turismo na Tailândia: conheça os principais destinos
Sonha em fazer turismo na Tailândia? Neste post, trazemos dicas dos melhores destinos de Norte a Sul, incluindo cidades grandes, cidadezinhas de interior fora da rota turística, destinos de praia, montanha e muito mais!
O país conta com praias lindíssimas, que já serviram de locação para filmes famosos, além de pontos de mergulhos mundialmente famosos, cachoeiras e florestas exuberantes— algumas até mesmo habitadas por elefantes.
Para completar, a cultura tailandesa é fantástica, a culinária é diferenciada e o povo te recebe sempre sorrindente! Não tem como não se apaixonar!
Por esse motivo, a Tailândia é o nosso país favorito do mundo! Desde 2014, entre idas e vindas, moramos no país por quase 3 anos, e sempre que passamos um tempo longe ficamos sonhando com o dia de voltar.
Por fim, é um país barato e bem fácil de viajar (e viver), onde você encontra conforto, qualidade de vida e tem a oportunidade de cohecer pessoas do mundo todo.
Ficou com vontade de fazer turismo na Tailândia? Continue lendo para descobrir os 14 melhores destinos do país.
Turismo na Tailândia: Região central
1. Bangkok
Em primeiro lugar da lista está Bangkok, destino que provavelmente será o ponto de início da sua jornada ao viajar para Tailândia,
Além de ser a maior cidade da Tailândia, com 8 milhões de habitantes, é também a mais desenvolvida e turística, o que a torna perfeita para quem acabou de chegar e quer se familiarizar com a cultura única do país.
Bangkok é o lar de algumas arquiteturas mais impressionantes do mundo, como o extravagante Grande Palácio e o gigantesco Buda Reclinado em Wat Pho.
Sugiro que você passe seus primeiros dias por lá, visitando todos os seus bairros, templos, mercados, museus, andando de barco pelo rio e caindo dentro da comida e rua, que é maravilhosa por lá.
Na verdade, as possibilidades em Bangkok são infinitas e é impossível ficar entendiado por lá. Planeje ao menos um roteiro de 3 dias a 5 dias em Bangkok para experimentar toda sua diversidade cultural e gastronômica e aproveite para, durante as visitas aos mercados, aprender a negociar, habilidade que você vai precisar dominar ao viajar para Tailândia.
Acesse a lista de hotéis em Bangkok.
Dica:
Fizemos esses e outros passeios pela Tailândia com uma agência brasileira e recomendamos que você faça o mesmo, assim fica muito mais fácil tirar suas dúvidas, já que o atendimento é em português e ainda dá para fazer a reserva com antecedência pelo próprio WhatsApp.
Em Bangkok, por exemplo, eles realizam tours pelos principais templos e mercados. Para saber mais detalhes, você pode acessar o site da Tailandiando. O Bruno e a Vitória são super atenciosos e todos os passeios são muito organizados! Alguns, inclusive, contam com um guia falando em português, o que ajuda muito a entender a história de cada atração. E você ainda pode usar o nosso cupom MMVIDA5 para ganhar 5% de desconto!
Turismo na Tailândia: Norte
2. Chiang Mai
Das cidades que não podem faltar em um roteiro de turismo na Tailândia, Chiang Mai, em nossa opinião, é a principal!
Esta cidade antiga, que é distante do mar e próxima às montanhas, encanta por seus templos imponentes, montanhas incríveis, clima descontraído, atividades culturais e uma paz contagiante.
Cercada pelas antigas muralhas de Lanna, a cidade velha de Chiang Mai é o lar de muitas estruturas antigas impressionantes, algumas com mais de 700 anos.
É lá onde a cultura tailandesa, rica em costumes, crenças e tradições, fica mais evidente.
Para completar, os hotéis em Chiang Mai são para todos os gostos, variando de albergues animados a resorts de luxo que parecem templos e palácios, e vão te proporcionar uma viagem incrível!
Dica: Você pode alugar uma bicicleta ou uma moto e explorar a cidade no seu próprio tempo, visitando lugares, como os templos Wat Lok Moli, Wat Chiang Man, Wat Phra Singh ou o imponente templo Doi Suthep no alto da montanha.
Acesse a lista de hotéis em Chiang Mai.
Chiang Mai também tem alguns dos melhores mercados do país, como o Night Bazaar e a Sunday Market (feira de domingo), na qual a estrada principal da cidade é transformada numa rua de pedestres hiper movimentada, onde você pode comprar muitos produtos e souvenirs.
Além desses dois, não deixe de visitar o Warorot Market, o mercado público mais antigo de Chiang Mai, no bairro chinês.
Ao contrário do Night Bazaar e da Sunday Market, este mercado ainda é frequentado pelos locais, e conta com tendas que vendem itens da vida cotidiana da cidade, como roupas, brinquedos, itens de decoração, estátuas para proteção de casas e rituais budistas.
Por fim, saiba que comer bem em Chiang Mai não é uma missão difícil!
Por todos os lugares, você vai encontrar ótimos e baratos restaurantes, além de muitas barracas de rua, onde você pode provar a deliciosa comida típica do norte.
Prepare-se para uma explosão de sabores, temperos e muito spicy (pimenta). Sim, a comida é sempre apimentada, a não ser que você diga com firmeza “no spicy, please”!
Não saia de lá sem provar o Khao Soi, delicioso e autêntico prato de macarrão da região, as Sai Au, salsichas picantes de Chiang Mai, e o mango sticky rice (sobremesa de arroz glutinoso com manga e leite de coco). Hummmmmmm!
Leia também: Culinária Tailandesa: 17 melhores pratos e bebidas
Dica:
Em Chiang Mai, também é possível visitar templos e conhecer os principais pontos turísticos do destino com a agência brasileira que mencionamos anteriormente. Para saber todos os detalhes é só acessar o site da Tailandiando.
3. Doi Inthanon
Com 2.565 metros de altura, Doi Inthanon é a montanha mais alta da Tailândia e fica a apenas 87 quilômetros de Chiang Mai (1h30 de carro/moto).
É repleta de natureza, silêncio e paz, e recebe o tipo de clima que você não costuma encontrar na Tailândia, com a brisa mais fresca do que o normal e, às vezes, até geadas no início da manhã durante o inverno.
Dentro do Parque Nacional, você vai encontrar cachoeiras impressionantes, como a Wachirathan e as cascatas da Cachoeira Mae Ya. No topo, faça uma trilha ao longo da cordilheira enquanto observa o mar de nuvens que paira sobre o vale.
Dica:
Alugue uma moto em Chiang Mai e siga bem cedinho para lá, explorando as pequenas aldeias ao longo do caminho, e parando por aqui e ali para tomar um café e trocar ideia com os habitantes locais. Eles vão te receber com um sorrisão no rosto!
4. Pai
Outro destino de turismo na Tailândia que gostamos muito e recomendamos, se você quer sentir as “good vibes” do norte do país é Pai, uma cidadezinha cercada por vales e muita tranquilidade.
Fica a aproximadamente 150 km de Chiang Mai, e exatamente 762 curvas pelas montanhas ao noroeste.
Outrora um humilde vilarejo rodeado por mata, Pai hoje faz parte da lista de desejos de mochileiros do mundo todo, e oferece várias opções de acomodações econômicas, além de bares, restaurantes de comida orgânica e boas vibrações, é claro.
Apesar de pequena, Pai é vibrante, e pode até ser bem movimentada na alta temporada.
Muita gente vai até lá para ficar alguns dias, acaba se encantando com a natureza e vibração hippie do lugar, e resolve ficar algumas semanas ou mais, inclusive já aconteceu conosco.
É um lugar cheio de montanhas, cachoeiras, fontes termais e cânions, perfeito para você se desconectar do mundo!
Chiang Rai, cidade que fica a 200km de Chiang Mai, é outro pontos alto de turismo na Tailândia, para quem visita o Norte. À primeira vista, pode parecer apenas uma pacata cidade provinciana com pouco para fazer mas, na real, oferece bem mais do que parece.
Em primeiro lugar, Chiang Rai é o lar de um dos templos mais bonitos e mais elaborados do mundo, o Wat Rong Khun, (Templo Branco), que é uma construção cheia de detalhes que misturam elementos do budismo e hinduísmo e referências à cultura pop ocidental. É um templo diferente de qualquer outro que você já viu! Parece uma pintura.
Não muito longe dali, você vai encontrar o Templo Azul, outra grande obra de arte com cores bem fortes e chamativas.
Para completar, por lá há também o enorme templo chinês Wat Huay Pla Kang, que abriga a estátua gigante Big Buda, toda branca com os dragões guardiões todo trabalhado em detalhes, e outros dois templos.
A dica é que você vá no fim do dia quando o sol está para se pôr, assim você vê o Big Buda durante o dia e também com a iluminação noturna.
Por fim, além dos templos de Chiang Rai, que são verdadeiras obras de artes, há muitas outras atrações para visitar, como o mercado noturno, o Golden Triangle (que fica a 1h30 de carro), e o ponto em que os rios Ruag e Mae Khong convergem e os países Myanmar, Laos e Tailândia se encontram, e muito mais.
Acesse a lista de hotéis em Chiang Rai.
Dica:
Com uma área tão grande e tantos lugares interessantes, recomendo 2 ou 3 dias em Chiang Rai.
Diversas empresa de turismo em Chiang Mai oferecem bate voltas de um dia saindo até Chiang Rai, que basicamente o levarão ao Templo Azul e Branco, não caia nessa tentação.
Leva-se cerca de 4 ou 5 horas apenas para chegar a cidade e você vai pegar os locais cheios demais, já que todas as excursões chegam ao mesmo tempo, além de que é muito cansativo.
6. Lampang
Já Lampang é a terceira maior cidade da Tailândia e tem uma longa história e influência de várias culturas, que se refletem na arquitetura, na comida e nas tradições.
Além de ser bonita e fácil de explorar, com belos locais de interesse, a uma curta distância do centro, é um pit stop incrível para quem relaxar, por conta de seu clima descontraido.
Na verdade, alguns lugares da Tailândia podem ser rotulados como “uma viagem no tempo”, mas Lampang, especialmente, levou isso a sério. Não tem nem tuk tuks aqui, gente! As pessoas andam a cavalo e em carruagem. Sério! O minúsculo aeroporto é o que de mais avançado o lugar pode oferecer.
Tire 2 dias para ficar na cidade, alugue uma moto, explore os antigos templos budistas, visite os museus históricos, a feirinha noturna e saboreie muito a culinária do norte da Tailândia, que é das mais especiais do país!
Para completar, além do charme rural pitoresco de Lampang, você vai encontrar santuários de elefantes como o Hospital Amigos do Elefante Asiático, que ajudar a reabilitar e cuidar de elefantes ameaçados. Vale a pena conhecer!
Acesse a lista de hotéis em Lampang.
Dica:
Se você estiver em Lampang em um sábado ou domingo à noite, não deixe de visitar o Mercado Noturno Gad Gong Tha: é o Nirvana de comida de rua.
7. Sukhothai, centro-norte
Em primeiro lugar, saiba que Sukhothai, pequena cidade no norte da Tailândia, é considerada o berço da civilização tailandesa. Isso já diz muita coisa!
Não entendeu? Pense na “cidade velha” em Sukhothai como um mini Angkor Wat, não tão grande, mas impressionante à sua própria maneira. É basicamente os restos preservados do Reino de Sukhothai, uma dinastia que sobreviveu até o 14º século.
Foi lá que nasceram as tradições tailandesas que você verá por todo o país, da arte ao estilo arquitetônico, e não há melhor lugar para aprender mais sobre a história dos tailandeses do que em Sukhothai.
Por fim, em Sukhothai, você encontra o enorme Parque Histórico de Sukhothai, onde pode andar de bicicleta em volta das estruturas preservadas do século 13, o que vai te permitir ter uma boa ideia de como era o Reino de Sukhothai no passado. Um destino histórico que não pode faltar da lista do que visitar ao viajar para Tailândia.
Acesse a lista de hotéis em Sukhothai.
8. Ayutthaya, Tailândia Central
Além de Sukhothai, aqueles com interesse na história da Tailândia devem ir direto para Ayutthaya.
Para começar, essa cidade, listada como Patrimônio Mundial da UNESCO, já foi a capital do antigo reino de Sião e está repleta de ruinas arqueológicas mosteiros, templos e estátuas, construídas entre os séculos 16 e 18, que ainda estão de pé.
Por lá, merecem destaque as torres de Wat Chaiwatthanaram, onde você encontrará 120 estátuas de Buda sentadas, o amplo complexo de templos de Wat Maha That, e os pagodes brancos de Wat Phra Si Sanphet.
Devido à proximidade de Ayutthaya e Bangkok, a cidade é uma ótima opção de viagem de fim de semana para quem ficará na Tailândia apenas alguns dias, ou para quem busca um bate-volta curto e divertido de Bangkok.
Tudo o que você precisa fazer é pegar o trem para Ayutthaya e, ao chegar, alugar uma bicicleta e explorar esta cidade antiga por conta própria.
Acesse a lista de hotéis em Ayutthaya.
9.Kanchanaburi, Tailândia Central
A apenas 140 km de Bangkok, fica Kanchanaburi, um ótimo lugar para quem quer escapar da agitada metrópole e experimentar um pouco da natureza deslumbrante do país.
A província abriga as Cataratas de Erawan, consideradas uma das mais magníficas da Tailândia, com suas impressionantes camadas de cascatas com mais de 7 níveis de águas transparentes.
Ao lado das cachoeiras Erawan, o Lago Sri Nakharin também atrai visitantes por conta das vistas deslumbrantes.
Esta viagem de um dia é excelente para quem quer fazer uma pausa relaxante num ambiente tranquilo e natural perto da cidade. Inclua na lista do que visitar em sua viagem para a Tailândia.
Acesse a lista de hotéis em Kanchanaburi.
Turismo na Tailândia: Sul
10. Lago Khao Sok
O lago Khao Sok é um paraíso pouco explorado, localizado nas profundezas da Represa Ratchaprapha em Surat Thani, e oferece uma das melhores experiências de imersão na natureza da Tailândia.
Encontros com elefantes resgatados, trilhas na selva a pé e canoagem são apenas algumas das atividades possíveis, que vão te dar uma experiência que irá levar para vida toda.
Uma das áreas mais interessantes é o belíssimo Lago Cheow Larn, com seus bangalôs flutuantes e tendas de luxo! Passe uma noite por lá, cercados por floresta florestas, montanhas, e as águas calmas e cristalinas da Barragem Ratchaprapha – imperdível!
Você vai se sentir completamente isolado da civilização, e vai estar! Não há conexão de internet ou sinal de telefone dentro do lago.
Tudo o que há para fazer é andar de caiaque, nadar e comer frutos do mar. O melhor lugar possível para uma desintoxicação digital!
Acesse a lista de hotéis em Khao Sok.
Dica:
Se tiver que escolher um lugar desta lista dos melhores lugares para viajar para Tailândia, escolha o Lago Khao Sok. Uma viagem ao país não ficaria completa sem uma visita a este lugar incrível!
O Parque Nacional de Khao Sok tem um site com várias informações e dicas pra quem quer explorar a região.
11. Parque Nacional Khao Yai
Situado a menos de 3 horas de Bangkok (200km), o Parque Nacional Khao Yai cativa os visitantes com sua beleza e rica biodiversidade.
É o lar da maior floresta de monções do continente asiático, razão pela qual foi declarado Patrimônio Mundial da UNESCO e Patrimônio Nacional da ASEAN.
O parque abriga muitas cachoeiras, incluindo as famosas Haew Suwat Falls e Haew Narok, que foram usadas como locação do filme “A Praia” com Leonardo DiCaprio.
Além disso, há muitos animais, como elefantes, tigres, pássaros, macacos, ursos, leopardos das nuvens, veados e esquilos.
Dica:
A melhor época para visitar o Parque Nacional Khao Yai é durante a estação chuvosa, pois as chuvas aumentam significativamente o ambiente e a força das cachoeiras.
12. Krabi
Krabi é uma das partes mais relaxantes da Tailândia, uma província que possui as paisagens mais deslumbrantes que se possa imaginar, belas praias de areia branca (e água bem morna) que se estendem por quilômetros, florestas e mais de 200 ilhas ao longo da costa.
Krabi cobre uma área bem grande, então, muitas das suas atrações exigem viagens de barco, o que deixa de ser um problema assim que você chega aos lugares e percebe que, não importa para onde você olhe, é lindo!
As praias Ao Nang e Railey são algumas das mais bonitas da região. Aproveite para pegar, de lá, um ferry até outras ilhas paradisíacas como Phi Phi e Koh Lanta.
Acesse a lista de hotéis em Krabi.
Dica:
A melhor época para visitar a região é entre novembro e abril, pois o clima no sul da Tailândia pode ser imprevisível, mas com muitos lugares abrindo o ano todo, você sempre encontrará algo para fazer.
Por aqui, também fizemos muitos passeios de barco para praias paradisíacas com a Tailandiando e recomendamos que você também faça. Todos são super organizados e alguns incluem até frutas da estação e transfer do hotel para o píer! Lembre-se de usar o nosso cupom MMVIDA5 para ganhar 5% de desconto!
13. Koh Samui
Koh Samui é a terceira maior da Tailândia e a maior de um arquipélago de mais de 80 ilhas, que inclui o Parque Nacional Marinho Ang Thong, um paraíso para a canoagem.
Esta ilha que, no passado atraia mochileiros e ravers por suas praias sensacionais com bangalôs baratos e festas da lua cheia, hoje cresceu e se tornou ideal para quem sonha com férias à beira mar com todo o conforto.
Os recém-casados vão encontrar uma grande oferta de hotéis superluxuosos, clubes de praia e restaurantes com estrelas Michelin; as famílias vão encontrar hotéis com creches e piscinas infantis.
Ao mesmo tempo em que Samui é pequena o suficiente para ser atravessada de moto/carro em apenas algumas horas, tem uma variedade de atividades e praias que seriam impossíveis de conhecer numa única visita. As mais bonitas são Chaweng, Lamai e Taling Ngam.
Acesse a lista de hotéis em Koh Samui.
14. Koh Lipe
Koh Lipe é aquele lugar onde você vai encontrar tudo o que sempre imaginou quando pensou em viajar para Tailândia: praias de areia branca, águas transparentes, barcos de cauda longa coloridos, um clima descontraído e uma saborosa comida tailandesa.
Esta pequena ilha em forma de L, está localizada no Parque Nacional Marinho de Tarutao, não muito longe da fronteira entre a Tailândia e a Malásia.
Devido à conservação da ilha, os recifes permanecem em ótimas condições, tornando Koh Lipe um local popular – e mágico -para mergulho com snorkel e com cilindro.
A ilha é pequena o suficiente para ser explorada a pé, ou talvez de mãos dadas com seu amor.
Pattaya Beach é a mais movimentada das praias e o lar de boa parte da vida noturna da ilha, enquanto Sunset Beach é a mais tranquila e isolada.
Mas, talvez, você prefira passar seu tempo recebendo massagens ou relaxando em seu bangalô de bambu ou resorts luxuoso a beira mar.
Acesse a lista de hotéis em Koh Lipe.
Turismo na Tailândia: uma experiência inesquecível!
Aí estão 14 lugares imperdíveis, de norte a sul, para quem quer viajar para Tailândia.
Apostamos que, assim como nós, você vai se apaixonar pelo país e seu povo.
Dica:
Não se esqueça de fazer sua reserva com antecedência do aluguel de carro, dos passeios guiados e dos hotéis da Tailândia onde vai ser hospedar ao longo deste roteiro, pois alguns se esgotam rapidamente na alta temporada.
Se você vai para Tailândia, leia também:
- 25 resorts na Tailândia que vão te deixar de queixo caído!
- 25 Curiosidades sobre a cultura tailandesa para saber antes de visitar
- O que fazer em Chiang Mai Tailândia: Guia completo
- Onde ficar em Chiang Mai: melhores áreas + dicas de hotéis
- Hotéis em Chiang Mai: 15 lugares que oferecem experiências únicas!
- Como ir de Bangkok para Chiang Mai
- O que fazer em Bangkok em 3 dias – 5 dias: Sugestão de roteiro
- 22 razões para visitar Bangkok, a capital da Tailândia
- Onde ficar em Bangkok: 7 melhores áreas e dicas de hotéis
- O que fazer em Krabi Tailândia: Guia completo
- Onde ficar em Krabi, Tailândia: Top 12 resorts mais incríveis
- Como ir de Bangkok para Krabi: 4 melhores maneiras de chegar
- O que fazer em Phuket Tailândia: Guia completo
- Culinária tailandesa: 17 pratos e bebidas típicas da Tailândia
- Onde ficar em Koh Samui, Tailândia: 6 áreas e hotéis incríveis
PLANEJE A TRIP
SEGURO VIAGEM
Tenha quem te socorrer nos perrengues. O voo atrasou, sua mala foi danificada ou sofreu algum acidente? O Seguros Promo garante sua indenização. Feche agora e com desconto o seguro ideal para sua viagem.
PASSAGENS AÉREAS
Economize na passagem. Quer viajar mais? Com o Passagens Promo você encontra descontos imbatíveis em passagens áreas.
ACOMODAÇÃO
Durma no conforto, mesmo fora de casa. Seja sua procura um hotel, apartamento, resort ou chalé, no Booking.com você encontra as acomodações mais baratas e mais confortáveis.
ALUGUEL DE CARRO
Desbrave o destino escolhido. Se você quer quebrar barreiras, e aproveitar ao máximo o seu destino, alugue um carro com o melhor preço e com possibilidade de parcelamento em até 12x através do RentCars.
101 DICAS INCRÍVEIS E TRUQUES PARA VIAGEM
Quer embarcar nas nossas dicas? Então faz o check-in:
Mais lidos