Trabalhar na Nova Zelândia: o que você precisa saber
Quer viajar para a Nova Zelândia e está procurando uma forma de custear sua viagem? Uma das melhores alternativas é trabalhar na Nova Zelândia.
Eu e o Vagner decidimos sair do Brasil e rumar para a Nova Zelândia com dinheiro suficiente para ficarmos apenas 3 meses no país. Porém, ao encontrarmos oportunidades de trabalho, conseguimos obter recursos financeiros para estender nossa estadia por incríveis 2 anos, superando todas as nossas expectativas!
Seja qual for sua intenção, se permanecer por um longo ou curto período, estamos aqui para fornecer as dicas necessárias para você descobrir como e onde trabalhar na Nova Zelândia.
O que preciso para conseguir um trabalho na Nova Zelândia
O primeiro passo para conseguir um emprego na Nova Zelândia é obter o visto apropriado que permita o trabalho no país. Você pode conferir as opções de vistos disponíveis no site de imigração.
Se você tem entre 18 e 30 anos, a forma mais indicada de obter um visto é através do Working Holiday Visa. A solicitação pode ser feita online e esse visto permite que você trabalhe na Nova Zelândia por até 12 meses.
No entanto, não se preocupe se você não está mais nessa faixa etária. Existem outros tipos de vistos que se adequam a diferentes situações. Por exemplo, nós não éramos mais tão jovens quando fomos para a Nova Zelândia e conseguimos visto para trabalhos na área de filmagem e também para trabalhos temporários.
Agora você deve estar se perguntando: quanto eu vou ganhar?
Desde abril de 2023, o salário mínimo na Nova Zelândia é de NZD $21,20 (dólares neozelandeses) por hora. E, acredite, isso não é mentira. É um valor bastante atraente, não é mesmo?
Já está imaginando o dinheiro na sua conta? Então prepare seu currículo, separe seus casacos e descubra como encontrar vagas de trabalho na Nova Zelândia.
Trabalhos Temporários
Pretende passar as férias ou fazer um intercâmbio na Nova Zelândia? Então essa é uma das melhores alternativas de emprego para a sua viagem.
Na Nova Zelândia existem muitas oportunidades de curto prazo, principalmente na indústria de frutas e nas fazendas, onde o trabalho é durante todo o ano.
O trabalho é realizado em três etapas: colheita, poda de inverno e poda de verão. Nesse caso, você pode encontrar trabalhos diferentes de acordo com a época do ano em que for ao país. Saiba mais sobre os trabalhos nas fazendas da Nova Zelândia.
Uma das vagas recorrentes é de Selecionador de Kiwis, em que não é preciso ter nenhuma experiência, nem falar inglês fluentemente. Você só precisa ter um bom preparo físico e um visto de trabalho. Tá preparado?
Nós mesmos trabalhamos com colheita de kiwis e flores na Nova Zelândia, e vendendo cerejas pela estrada, o que nos rendeu um bom dinheiro, mas muito além disso nos rendeu boas amizades.
Nesses trabalhos, encontramos pessoas do mundo inteiro. Então se você quer fazer um intercâmbio cultural, essa é uma ótima chance!
Salva aí sites que você encontra vagas nas áreas de Agricultura e Horticultura:
Se sua praia não é trabalho rural, fica tranquilo, existem outras opções. Uma delas é no setor de Hospitalidade e Turismo, nós mesmos trabalhamos em Albergues na Nova Zelândia.
Acreditamos que seja uma boa para quem deseja treinar o inglês e conhecer pessoas.
No site Seek, você pode achar vagas como Recepcionista, Barista ou Bartender, por exemplo.
As vagas são bem diversificadas, algumas pedem alguma experiência prévia, e outras não.
Trabalhos Fixos
Quer dar adeus ao Brasil sem olhar para trás e ter a Nova Zelândia como o seu novo lar? Então uma boa é procurar vagas que tenham relação com a sua formação.
No Seek, há muitas ofertas nas áreas de Administração, Comunicação, Engenharia, Saúde, Tecnologia, Vendas, Educação e muito mais.
Elas são mais indicadas para quem possui um inglês fluente, e experiências anteriores.
Aqui vai uma dica: se você pretende trabalhar em sua área de formação, não fique preso aos sites de vagas, pesquise quais são as principais empresas no seu ramo na Nova Zelândia e envie seu currículo diretamente para elas.
Trabalhos Independentes
Já trabalha ou pretende trabalhar por conta própria?
Se você é, por exemplo, filmmaker, fotógrafo, editor de vídeos, designer, publicitário, uma boa opção é oferecer os seus serviços para estabelecimentos do país.
Nós, antes mesmo de embarcar para Nova Zelândia, pesquisamos diversas empresas de hospedagem e oferecemos serviços como criação de site e vídeos promocionais, inicialmente em troca de hospedagem.
Algum tempo depois no país, passamos a cobrar por esse serviço e deu super certo. Tanto é que, desde então, trabalhamos produzindo promo vídeos pelo mundo.
Se você é um profissional independente, nossa dica é: monte um bom portfólio, mesmo que inicialmente precise oferecer o serviço gratuitamente, ou em troca de hospedagem e alimentação. Com uma dose de coragem, confie, dá certo!
Quando o seu negócio se estabelecer, passe a cobrar em dinheiro por ele.
Também encontramos ótimas oportunidades de freelas no site Trade Me. Faz uma busca por lá!
Trabalhos Voluntários
Tá buscando uma experiência significativa e enriquecedora? Ou tá sem grana para acomodação e alimentação?
Uma boa alternativa é utilizar suas habilidades para trabalhar em causas sociais.
No WorldPackers você encontra vagas que envolvem trabalhos com Meio Ambiente, Proteção Animal, Educação, Cultura e Arte.
Em troca, os lugares oferecem alimentação e acomodação, que variam entre hostels, pousadas, campings, escolas, sítios e fazendas.
Saiba mais sobre a Nova Zelândia:
- 19 curiosidades da Nova Zelândia que você precisa saber
- Onde ficar na Nova Zelândia: Descubra os 15 melhores albergues
- Como viajar barato pela Nova Zelândia
- 05 lições que aprendemos ao morar na Nova Zelândia
- 11 comidas típicas da Nova Zelândia que você tem que provar
- Emprego na Nova Zelândia: Trabalhe em colheitas de frutas e flores
Você também poderá gostar de: