05/09/2021 Por Bárbara Rocha

Buscando algumas curiosidades da Nova Zelândia antes de embarcar para lá? Cola com a gente que vamos lhe contar tudo neste post!

Provavelmente, você já sabe que a Nova Zelândia está entre os países mais lindos do mundo e é um dos favoritos de quem quer embarcar numa roadtrip e/ou se jogar nos esportes de aventura! E de fato é isso tudo e um pouco mais!

Mas a grande verdade é que muitos de nós não sabemos os fatos curiosos ou até mesmo aspectos culturais da Nova Zelândia. É um país ainda relativamente pouco visitado e divulgado na mídia.

Pois nós vivemos por lá durante quase 2 anos, rodamos o país de norte a sul morando numa campervan e descobrimos muitas curiosidades que podem tornar sua visita à Nova Zelândia bem mais interessante.

Ficou interessado? Nesse post, vamos citar 19 curiosidades da Nova Zelândia que valem a pena saber antes de embarcar. Confira!

Hora de desvendar a terra dos kiwis! Veja as 19 curiosidades da Nova Zelândia:

1. É o primeiro país a ver o nascer do sol.

Nascer do sol em praia na Nova Zelândia

Tecnicamente, Samoa (na Polinésia) é o primeiro país a receber o novo dia, mas, graças à curvatura da Terra, a cidade de Gisborne, na Ilha Norte da Nova Zelândia, é a primeira a ver o nascer do sol de verdade! 

Por esse motivo, a cidade é perfeita para conferir um amanhecer inesquecível em qualquer um de suas regiões litorâneas. Veja o sol despontar no horizonte antes de qualquer outra pessoa na Nova Zelândia!

2. Alguns cineastas famosos são neozelandeses. 

Set de Senhor dos Anéis durante o dia, na Nova Zelândia

Se você é cinéfilo, talvez essa terra te inspire!  

Entre os notáveis cineastas neozelandeses estão a diretora Jane Campion, de O Piano; o diretor Peter Jackson, de King Kong e da trilogia Senhor dos Anéis; e o ator, diretor e roteirista Taika Waititi, vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Adaptado, em 2020, por Jojo Rabbit.

E, se você é fã da sétima arte, vai gostar de saber que muitos filmes populares foram filmados nas belas paisagens da Nova Zelândia, como  “O Piano”, “O Hobbit”, “As Crônicas de Nárnia” e a trilogia “O Senhor dos Anéis”.

Imagina que incrível andar pelo condado e se sentir como um hobbit? É possível! Existe um tour que te leva para conhecer o precioso set de Senhor dos Anéis.

3. É coberta por florestas naturais. 

Árvores em floresta. Uma das curiosidades da Nova Zelândia mais interessantes: o país tem muita área verde

Esta é uma das curiosidades da Nova Zelândia mais interessantes! 

O país tem muita área verde: cerca de 30% do território é coberto por florestas naturais, em grande parte mantidas por importantes parques nacionais com ótima infra-estrutura. 

Um dos lugares mais bonitos é a Ilha de Tiritiri Matangi, perfeita para quem quer conhecer a natureza do país e “ouvi-la”, já que é a moradia de milhares de pássaros!

4. Há longas estradas, mas nenhuma parte do país fica tão longe do mar.

Estrada em Nova Zelândia. Mais uma das curiosidades da Nova Zelândia: há longas estradas, mas nenhuma parte do país fica tão longe do mar

Graças aos seus mais de 15.000 quilômetros de costa litorânea (a nona mais longa do mundo), o país é um dos destinos mais populares para o surfe e outros esportes aquáticos. 

Além disso, nenhuma região fica a mais de 128 km do mar. Com isso, é possível esquiar de manhã e aprender a surfar à tarde, já que a montanha e o mar nunca estarão muito distantes um do outro na Nova Zelândia! Incrível, né?

Para conhecer melhor essa costa você também pode fazer um passeio de barco com parada para mergulho!

5. Poluição é praticamente inexistente. 

Vista panorâmica de estrada, mar e montanhas da Nova Zelândia

Não acredita? Então, abra o Google Maps e posiciona o boneco do street view em qualquer lugar do país. Vai ser difícil encontrar algo… É mais fácil procurar uma agulha no palheiro do que algum pedaço de lixo nas ruas da Nova Zelândia.

O país é conhecido mundialmente como a “Nova Zelândia verde”. Além isso, você pode beber água direto da torneira e encher os pulmões de ar sem medo de contrair doenças respiratórias. 

Um dos principais motivos pelos quais não há poluição é a falta de fábricas de produção. Além disso, as sacolas plásticas foram banidas dos supermercados – você não verá canudos plásticos e está na moda ter uma garrafa de água reutilizável. 

6. É a nação menos corrupta do mundo.

Viajante segura frutas com as duas mãos

É o que diz o índice de percepção de corrupção. Tendo obtido 2º lugar no ranking elaborado pela ONG Transparência Internacional, em 2020, o país é um exemplo e pode ensinar muito a vários outros pelo mundo… Como o Brasil!

As leis da Nova Zelândia criminalizam o suborno ativo e passivo nos setores público e privado e as penalidades são rigorosas, com os infratores podendo pegar até 14 anos de prisão! 

Ainda tem mais: por meio do Código de Conduta de Serviços de Estado, os funcionários públicos são impedidos de solicitar ou aceitar presentes. Como seria bom se fosse parecido por aqui, né?

7. O país tem muitas acomodações ”diferentonas”.

casa em cima de árvores na nova Zelândia

Foto divulgação: Hapuku Lodge & Tree Houses

Já pensou em se hospedar em cima de árvores (Hapuku Lodge + Tree Houses), no meio do mar, em um farol (The Lighthouse) ou em um tonel de grãos (Silo Stay)? Por aqui, tudo isso é possível, até mesmo ficar hospedado em uma prisão!

Calma, eu sei que parece uma péssima ideia, mas na Nova Zelândia essa experiência pode ser divertida.

A The Jailhouse, uma das hospedagens mais diferentes do país, era uma prisão conhecida como Addington, e se tornou um hostel agradável, com cafeteira, lounges com TV, projetor de cinema, mesa de bilhar e outros jogos.

O interessante é que boa parte da estrutura original foi mantida e até mesmo alguns detalhes como os quartos que ficam exatamente onde ficavam as celas.

Se você quer conhecer os melhores albergues da Nova Zelândia, aproveite e leia nosso post: Hostels da Nova zelândia: Descubra os 15 melhores (com fotos + dicas)

8. É a terra da longa nuvem branca. 

Vista aérea de montanhas, mar e céu da Nova Zelândia

É o que diz a tradução de “Nova Zelândia”em Maori.

Há várias explicações para este nome, com a maior parte tendo origem em histórias tradicionais Maori. Mas todas, de algum modo, estão ligadas à ideia de que o horizonte na Nova Zelândia é normalmente coberto por longas e brancas nuvens.

O país também tem a forma de uma nuvem comprida quando visto do espaço (mas talvez isso seja apenas uma coincidência).

Se quiser observar melhor o céu da Nova Zelândia, e estiver com disposição, faça uma excursão até um dos pontos mais altos do país. E, se quiser mais conforto ainda, observe tudo isso fazendo um passeio de helicóptero. 

9. Kiwi significa várias coisas. 

Kiwi, uma ave da Nova Zelândia em grama, durante o dia

Uma das curiosidades mais engraçadas da Nova Zelândia! A palavra “kiwi” tem 3 significados, aprenda para não se confundir!

Kiwi: a fruta.

Pássaro Kiwi: uma ave incapaz de voar, em perigo de extinção, e que só vive na Nova Zelândia.

Kiwi: Uma pessoa que nasceu na Nova Zelândia.

10. É comum o princípio de faça você mesmo 

Uma das coisas que descobrimos ao morar na Nova Zelândia, é que o ‘faça você mesmo’, conhecido em inglês ‘do it yourself’, sigla DIY, é uma coisa que os kiwis levam a sério.

Fazer faxina, pintar a casa, trocar um piso, colocar uma porta nova, cortar a grama, entre outras atividades, são tarefas rotineiras de qualquer família por lá, o que já não é tão comum entre a classe média no Brasil, que sempre paga a alguém para fazer pequenos reparos em suas casas.

Você pode descobrir mais curiosidades sobre a cultura da Nova Zelândia no post 5 lições que aprendemos ao morar na Nova Zelândia

11. Tem as águas mais claras do mundo.

Vista aérea de águas cristalinas. Mais uma das curiosidades da Nova Zelândia, o país tem as águas mais claras do mundo

Na Nova Zelândia, fica o Lago Azul (Rotomairewhenua), cujas águas ganharam o título de “as mais cristalinas do mundo”. 

Em 2011, o Instituto Nacional de Pesquisas Hídricas e Atmosféricas (NIWA) da Nova Zelândia realizou alguns estudos que os levaram a provar que esse corpo de água doce possui a água mais cristalina conhecida pelo homem, atingindo uma visibilidade de até 80 metros.

Mas, antes que você se pergunte, não é permitido nadar nessas águas. O lago é protegido pela lei local para preservar sua pureza, além de suas águas serem consideradas sagradas para a civilização maori.  Portanto, somente poucos cientistas tem permissão de nadar ali. Respeite!

12. Existem muitas oportunidades de trabalhos temporários.

viajante colhe kiwis em colheita na nova Zelândia

Morando na Nova Zelândia, felizmente, descobrimos que existem muitas oportunidades de curto prazo que rendem uma boa grana.

Por isso, é comum que muitos turistas venham de longe para cá, não só para passear, mas também trabalhar!

As principais vagas são na indústria de frutas e nas fazendas, onde o trabalho é durante todo o ano. 

Nós trabalhamos na colheita de kiwis, flores e também em alguns albergues, onde também é comum ter vagas de emprego.

Leia mais sobre essa curiosidade em: Emprego na Nova Zelândia: encontre trabalhos nas colheitas.

13. Não existem cobras ou animais venenosos.

Ponte em floresta, local onde não existem cobras ou animais venenosos no país, mais uma das curiosidades da Nova Zelândia

A Nova Zelândia é um país isolado, cuja vida selvagem se desenvolveu ao longo de milhões de anos e, felizmente, não desenvolveu plantas ou animais que representassem perigo para os humanos. 

Isso significa que não há cobras, escorpiões ou aranhas letalmente venenosas – ou quaisquer outros animais ou plantas perigosos na ilha. Pode andar sem medo pelas florestas!

14. É a terra das atividades ao ar livre.

Caiaque amarelo em lagoa azul na Nova Zelândia

E também dos esportes radicais. Portanto, se você gosta de aventuras, vai amar a Nova Zelândia!

O país é um playground único, onde você pode praticar qualquer tipo de atividade. Caminhar é a atividade mais famosa, e há muitas trilhas incríveis como as famosas “10 Grandes Caminhadas“, mas a Nova Zelândia também é cheia de ciclovias e rios que podem ser explorados por caiaque, dentro de seus quatorze parques nacionais.

Mesmo pequenas cidades, como Queenstown, na região de Otago Central, oferecem uma quantidade incrível de atividades de aventura, como bungee jumping, parapente, rafting ou paraquedismo.

Mais uma das curiosidades da Nova Zelândia: o primeiro bungee jump comercial do mundo foi o Kawarau Bridge Bungy, em uma queda de 43 metros da ponte Kawarau, em Queesntown, em 1988.

Tirolesa, barco a jato, paraquedismo, são outras opções divertidas do que fazer na Nova Zelândia!

15. Tem vulcões por todos os lados 

Vista aérea de vulcões na Nova Zelândia

Situada no que é conhecido como o “Círculo de Fogo do Pacífico”, a Nova Zelândia tem vários vulcões, tanto na ilha sul quanto na ilha norte, e há vestígios de atividade vulcânica por toda parte, embora existam áreas onde isso é mais óbvio.

Só para ter uma idéia, 12 dos vulcões existentes no país são classificados como ainda ativos, e monitorados por cientistas, incluindo o icônico Monte Ruapehu, conhecido também como “Monte da Perdição” de “O Senhor dos Anéis”.

Além disso, a capital, Auckland, fica em um grande campo vulcânico, com aproximadamente 53 vulcões. 

Sem medo, faça um tour por essas regiões para conhecer as histórias, mitos e lendas de cada um.

16. Há mais ovelhas do que pessoas.

ovelhas em campo na Nova Zelândia

Sim, isso mesmo! Uma das curiosidades da Nova Zelândia que mais surpreende é que o país tem 5 milhões de habitantes e, para cada pessoa há cerca de 9 ovelhas, o que dá cerca de 45 milhões de ovelhas!  

Você deve estar pensando que nem vai conseguir caminhar pelo país, já que as ovelhas vão, provavelmente, estar andando pelas cidades e relaxando nas praias, mas não é bem assim. Você só vai vê-las pelos campos.

Embora tenha aproximadamente o tamanho do Japão, a população da Nova Zelândia é pequena, tornando-a um dos países menos populosos do mundo, e com espaço de sobra para as ovelhinhas… E para as pessoas.

17. É o país que mais que mais consome sorvete.

Por pessoa, são quase 30 litros de sorvete por ano! Até mesmo no inverno, os kiwis se esbaldam nessa sobremesa.

O preferido deles é o sorvete Hokey Pokey, um favo de mel caramelizado maravilhoso!

Se você quiser conhecer outras sobremesas e pratos da Nova Zelândia, leia também: 11 comidas típicas da Nova Zelândia que você tem que provar

18. Tem um dos melhores vinhos do mundo

Garrafas de vinho em cima de barril

A indústria vinícola da Nova Zelândia adquiriu uma importante reputação internacional e os vinhos do país conseguiram se posicionar entre os melhores! Aqui vão algumas curiosidades da Nova Zelândia para os amantes do vinho:

A localização estratégica deste país, ao sul do Oceano Pacífico, faz com que o clima seja favorável para a viticultura. Enquanto no norte eles têm um clima semi-tropical, no sul eles têm invernos rigorosos e verões frios, o cenário ideal para o desenvolvimento da acidez e do equilíbrio das frutas.

O “terroir” da Nova Zelândia é considerado por muitos especialistas como semelhante ao da Borgonha, na França, o que resultaria num Pinot Noir excepcional.

Ler isso te deu água na boca? Então é bom fazer um tour pelas vinícolas locais durante a sua viagem. Dá para degustar muitos vinhos bons!

19. É o país mais progressista do mundo

Porto em Nova Zelândia, durante anoitecer

Desde cedo, a Nova Zelândia é uma nação vanguardista, que esteve à frente de seu tempo. Até hoje, suas políticas sociais e ambientais a diferenciam do restante do mundo. Vamos às curiosidades da Nova Zelândia mais importantes:

  • O país é um grande defensor dos direitos humanos e criou leis rígidas contra qualquer tipo de discriminação.
  • Foi o primeiro país a instituir o direito de voto às mulheres em 1893.
  • Foi o primeiro a conceder aos idosos o direito às pensões.
  • Atua ativamente nas negociações internacionais sobre proteção do meio-ambiente e programas antinucleares.
  • Acolhe casais do mesmo sexo com os braços abertos, além de ter sido o primeiro país na região da Ásia-Pacífico a legalizar o casamento homossexual. 
  • Bares e clubes gays podem ser encontrados em todo o país, de Queenstown a Auckland.

Um grande exemplo para outros países, né? Palmas para eles!

Gostou das curiosidades da Nova Zelândia? 

Acho quase impossível não amar este país, com sua combinação única de paisagens, pessoas e atividades que não pode ser encontrada em nenhum outro lugar do mundo.

Nós nos apaixonamos de cara, por isso, acabamos morando na Nova Zelândia por quase 2 anos! 

Se você também se interessou e quer fazer suas malas, ou até mesmo ter esse país maravilhoso como seu novo lar, dá uma olhada no post sobre como trabalhar na Nova Zelândia.

SAIBA MAIS SOBRE A NOVA ZELÂNDIA:

PLANEJE A TRIP

SEGURO VIAGEM

Tenha quem te socorrer nos perrengues. O voo atrasou, sua mala foi danificada ou sofreu algum acidente? O Seguros Promo garante sua indenização. Feche agora e com desconto o seguro ideal para sua viagem. 

PASSAGENS AÉREAS

Economizou na passagem. Quer viajar mais? Com o Passagens Promo você encontra descontos imbatíveis em passagens áreas.

ACOMODAÇÃO

Vai dormir no conforto, mesmo fora de casa.  Seja sua procura um hotel, apartamento, resort ou chalé, no Booking.com você encontra as acomodações mais baratas e mais confortáveis.  

ALUGUEL DE CARRO

Vai poder desbravar o destino escolhido. Se você quer quebrar barreiras, e aproveitar ao máximo o seu destino, alugue um carro com o melhor preço e com possibilidade de parcelamento em até 12x através do RentCars.

admin
ebook melhores momentos da vida 101 dicas 1

101 DICAS INCRÍVEIS E TRUQUES PARA VIAGEM

Quer embarcar nas nossas dicas? Então faz o check-in: