20/02/2024 Por Bárbara Rocha
20 pontos turísticos da Suíça para incluir no roteiro
O que fazer na Suíça? Com tantos lugares lindos para conhecer, você pode ficar na dúvida sobre o que fazer e para onde ir. Mas não se preocupe, neste post cobrimos você com as 20 melhores atrações e belos lugares para visitar na Suíça em cada época.
No inverno, por exemplo, o charmoso país europeu, que abriga os Alpes Suíços, se torna basicamente a capital mundial do esqui, enquanto no verão, é ideal para mergulhos em lagos cristalinos e, na primavera, convida a passeios de trem que revelam lindos campos floridos.
Apesar de muitos pontos turísticos da Suíça serem específicos para cada estação, alguns atrativos são obrigatórios em qualquer época do ano. Entre eles, estão as fábricas e lojas de chocolate – famosas por venderem os melhores chocolates do mundo -, os restaurantes que servem fondues e vinhos deliciosos, além dos castelos e museus que contam detalhes da história do país.
Quer saber mais sobre o que visitar na Suíça? É só continuar lendo!
5 motivos para viajar para a Suíça
- Uma das razões para viajar para a Suíça são suas incríveis paisagens naturais que ficam lindas o ano inteiro. No inverno, por exemplo, as montanhas ficam cobertas de neve, já na primavera, são tomadas por flores coloridas.
- Os Alpes mais altos do mundo ficam na Suíça! Um convite e tanto para os aventureiros, certo? Eles podem ser visitados o ano inteiro e alguns dos mais imperdíveis são o Matterhorn, o Jungfraujoch e o Monte Pilatus.
- A diversidade cultural na Suíça é enorme. No país, falam-se quatro línguas: italiano, francês, alemão e romanche.
- A Suíça é um país para qualquer época do ano! Enquanto o inverno suíço é um dos melhores para prática de esqui e snowboard no mundo, com mais de 60 estações e mais de 360 quilômetros de pista, no verão, é possível mergulhar em lagos espalhados por todo o país.
- Por último, mas não menos importante: a culinária suíça é dos deuses. Ao viajar para a Suíça prepara-se para se deliciar com os melhores chocolates do mundo como, por exemplo, o Läderach, o Teuscher e o Lindt, provar fondues maravilhosos, queijos saborosos e muitos vinhos!
Turismo na Suíça: dicas para programar a sua viagem
Documentos necessários para viajar para a Suíça
Antes de viajar para a Suíça, como para qualquer outro país, é importante se atentar sobre as documentações necessárias.
Na imigração, vai ser preciso apresentar o passaporte com validade de, no mínimo, seis meses, comprovantes de hospedagem, passagem de volta, e a confirmação de que você tem condições financeiras para viajar pelo país.
Outro ponto super importante é o seguro viagem. Como ele é obrigatório para entrar na Suíça, é imprescindível que você o contrate! Para isso, basta acessar a plataforma Seguros Promo.
Quanto ao visto, brasileiros que vão permanecer por, no máximo, três meses no país, não precisam de visto. Apenas o passaporte é o suficiente!
Quando viajar para a Suíça
Eis uma excelente notícia: a Suíça pode ser visitada em qualquer estação do ano. Tudo vai depender do que você pretende aproveitar no país.
De forma geral, a maior parte das pessoas prefere viajar no inverno (dezembro a março), para curtir a neve e esquiar nos Alpes. Se você prefere admirar cenários floridos e um clima mais agradável, a primavera (abril a junho) é a época perfeita. No outono (setembro a novembro), a temperatura também se mantém amena e as flores continuam dando o ar da graça.
Por fim, no verão (julho a setembro), o calor dá o ar da sua graça, e é possível apreciar paisagens belíssimas, como lagos cristalinos e campos verdes que convidam a passeios ao ar livre! No entanto, essa época, assim como o inverno, marca a alta temporada no país, o que deixa os preços mais salgados!
Qual moeda levar para Suíça
Outra informação fundamental para quem pretende fazer turismo na Suíça é a moeda. Apesar de ficar na Europa, o país não faz parte da união europeia, logo, sua moeda oficial não é o euro, mas sim o franco suíço.
Caso vá com euro ou dólar, procure uma casa de câmbio assim que chegar à Suíça, pois na maioria das cidades nenhuma das duas moedas costuma ser bem aceita.
O que fazer na Suíça: as principais atrações
1. Conhecer o Castelo de Chillon em Montreux
Localizado na cidade de Montreux, às margens do lago de Genebra, o Castelo Château de Chillon é um dos principais pontos turísticos da Suíça e um dos castelos mais famosos de todo o mundo.
Além do cenário ao redor, que é um charme a parte, ele chama atenção por sua arquitetura medieval muito bem conservada, que leva a uma verdadeira viagem ao passado.
Durante o passeio, na construção com 110 metros de comprimento e 50 metros de largura, é possível conhecer todos os aposentos do castelo, onde estão armaduras, armas e artes do século XIV, cofres subterrâneos, salões de desfile e até um quarto original preservado da época dos reis de Berna. Não deixe também de visitar torres de observação – o visual para o lago é deslumbrante!
Nós ficamos encantados com cada detalhe e, para que você não perca nadinha, recomendamos que pegue o mapa disponibilizado logo na entrada do castelo, pois ele é enorme!
Dica: reserve com antecedência o seu ‘Montreux: Ingresso Château Chillon‘, pois as entradas costumam esgotar rapidamente.
2. Passear de barco no rio Limmat em Zurique
Passear de barco no Limmat é uma ótima pedida na hora de decidir o que fazer na Suíça no verão. Situado em Zurique, este rio começa ao redor do lago de Zurique e vai até ao norte de Brugg, uma comuna do país.
Pelo caminho, você vai poder conhecer a região de um outro ângulo, observando belas áreas verdes e construções típicas suíças que, às margens do rio, ficam ainda mais belas.
Como a maioria dos barcos têm um teto de vidro bem baixo, fica super simples apreciar e tirar muitas fotos de todas as paisagens pelo caminho! E o melhor é que muitos incluem paradas em pontos turísticos, o que torna o tour mais interessante.
Se interessou? Esses são os passeios de barco que recomendamos fazer ao viajar para a Suíça:
3. Visitar a Catedral St Pierre em Genebra
Com um estilo românico-gótico, a Catedral St Pierre, também conhecida como a Catedral de Genebra, é a principal igreja protestante da cidade e um dos pontos turísticos da Suíça mais visitados pelos amantes de história e cultura.
Sua construção ocorreu por volta de 1150 a 1250 e, apesar das modificações ao longo do tempo, ainda mantém muitos detalhes da obra original.
No subsolo há, inclusive, um museu arqueológico que mostra as modificações do século III A.C até o século XII, além de diversos tesouros, mas o grande destaque está, na realidade, nas alturas: uma torre que revela uma vista de 360º das paisagens de Genebra. Basta disposição para subir os 157 degraus!
Caso esteja com preguiça, sem problemas. A arquitetura belíssima e as diversas imagens e artes de santos, no interior, já valem a visita. Sem contar que, geralmente, acontecem celebrações, eventos e apresentações musicais interessantes no local.
4. Provar os deliciosos chocolates suíços
Os chocolates suíços são conhecidos como os melhores do mundo! Portanto, é basicamente obrigatório provar essa delícia ao viajar para a Suíça.
No país, você vai encontrar inúmeras lojas de chocolate, mas indicamos ir além. Para isso, é só visitar uma fábrica de marcas como a famosa Lindt, a Toblerone – que tem um formato triangular – e a Cailler, ou fazer uma excursão guiada.
Assim, é possível entender um pouco mais sobre a fabricação dos chocolates suíços e, claro, participar de degustações maravilhosas!
5. Admirar a Muralha Medieval de Lucerna
Se você não sabe o que visitar na Suíça, a Muralha Medieval de Lucerna é uma excelente opção para incluir no seu roteiro.
Construída entre os séculos XIV e XV, ela possui cerca de 900 metros de comprimento, e conta com nove torres medievais belíssimas. As nossas preferidas foram a Zyt Tower e a Männli – ambas proporcionam vistas panorâmicas para a região!
Mas de forma geral, todo passeio é maravilhoso. Ao longo do caminho dá para conhecer de perto as ruínas do local, que serviu de fortaleza por muitos anos no país, e tirar muitas fotos bacanas. Só não é possível conhecê-lo no inverno, pois por questões de segurança, para evitar quedas devido à neve, a visita é proibida.
6. Degustar vinhos em Lavaux
Viajar para a Suíça e não degustar um vinho é um pecado! A região de Lavaux é uma das maiores produtoras de vinho do país e parada obrigatória para os amantes da bebida.
Faz parte desse time? Já inclua a região na sua lista de o que visitar na Suíça.
Um dos vinhos mais apreciados é o saboroso vinho branco Chasselas, que é responsável por 70% do mercado local. Não deixe de experimentá-lo!
7. Se divertir nos Alpes Suíços
Situados na cordilheira que faz fronteira com a Itália, França, Alemanha, Eslovênia, Liechtenstein e Mônaco, os Alpes Suíços são imperdíveis em qualquer lista de o que fazer na Suíça no inverno.
A região, com lindas paisagens de montanhas cobertas de neve e temperaturas geladas, tem como ponto mais alto o Dufourspitze (Pico Dufour), com 4634 metros, e é muito procurada pelos visitantes que querem esquiar.
Mas há outras possibilidades para se divertir nos Alpes: pescar, apreciar lagos de água cristalina, passear de barco, descansar em hotéis luxuosos, visitar geleiras, fazer trilhas, experimentar o melhor da comida típica suíça, explorar florestas e muito mais!
Para curtir tudo isso, basta escolher uma das cidades dos Alpes. A mais indicada é Zermatt, que possui charmosas casinhas em meio a montanhas, formando um cenário que parece uma pintura.
8. Se hospedar em um chalé na montanha
E por falar em Alpes… para tornar sua viagem à Suíça ainda mais fantástica, nossa dica é se hospedar em um chalé alpino em meio às montanhas nevadas.
Formado por madeiras e móveis rústicos, que criam um clima aconchegante, essas acomodações são perfeitas para quem quer aproveitar os dias de turismo na Suíça tomando bons vinhos ou saboreando fondue em frente a lareira! Tudo isso, com um visual de tirar o fôlego.
Uma boa opção é Chalet le Petou que está a apenas 200 metros do teleférico e da estação de trem principal de trem de Champéry e oferece lareira, banheira de hidromassagem, terraço e sauna em uma acomodação luxuosa, assim como o Le Grand Deux em Saas-Fee, que além de banheira e sauna, revela uma vista maravilhosa para as montanhas.
Confira aqui a lista completa de chalés alpinos nos Alpes Suíços.
9. Esquiar no Matterhorn
O Matterhorn, com seus 4.478 m, é um dos pontos mais altos da Europa e um dos principais pontos turísticos da Suíça. É impossível não se impressionar com a beleza desse pico em forma de pirâmide.
A emoção começa já no caminho, já que o acesso só pode ser feito pelo Matterhorn Glacier Paradise, o teleférico mais alto do mundo!
Ao chegar, você vai encontrar um mirante que proporciona uma belíssima vista para a região de montanhas cobertas de neve, um palácio de gelo e uma estação de ski que fica aberta o ano inteiro para os visitantes aproveitarem as maiores montanhas e glaciares dos Alpes para esquiar!
Dica: Adquira com antecedência o ‘Zermatt: Bilhete do Teleférico Matterhorn Glacier Paradise‘ para não perder sua vaga.
10. Descobrir a cultura rural em Appenzell
Se você curte passeios tranquilos, Appenzell, uma pequena cidade com clima de interior que parece ter parado no tempo, deve fazer parte do seu roteiro!
Para você ter uma ideia, por lá, ainda hoje, a população se reúne na praça central da cidade para tomar decisões importantes e a economia local é baseada na agricultura, principalmente de queijo – que por sinal, é delicioso.
Nós nos sentimos no século XIV, andando com calma pelas paisagens verdes com direito a vacas com sino no pescoço e recomendamos que você faça o mesmo!
Também é imperdível visitar o museu que leva o nome da cidade e possui 6 andares com exposição de artefatos que revelam mais detalhes das tradições culturais rurais de Appenzell.
Sugestão de tour
11. Almoçar no Restaurante Aescher nas montanhas, em Appenzel
Ainda em Appenzel, aproveite para almoçar no Restaurante Aescher, que foi construído em uma rocha e está localizado, literalmente, à beira de um penhasco em meio a paisagens exuberantes!
Para chegar até lá é preciso pegar um teleférico, o que torna a experiência super divertida. No cardápio, você encontrará delícias da culinária suíça, como o famoso fondue.
12. Provar os pratos típicos da Suíça (raclette, fondue, batata rösti)
Por falar na culinária da Suíça…ao planejar o que fazer na Suíça, em qualquer época do ano, você precisa incluir uma degustação dos pratos típicos da região.
A maioria dos pratos na Suíça são preparados com batata e as proteínas mais consumidas são a carne de porco e a carne de cavalo.
Alguns dos pratos mais interessantes para experimentar durante os seus dias de turismo na Suíça são o fondue de queijo, o raclette, a batata rosti e, claro, os chocolates. Não esqueça de anotar essas dicas!
O fondue de queijo, geralmente, acompanha uma mistura de queijos como o Gruyère, Vacherin ou Appenzell, e é servido em uma panela com fogo acompanhado de pão, batata e outras delícias. Nossa dica é provar essa delícia no Chäsalp, em Zurique.
Já a rosti, é uma espécie de massa de batatas recheadas com carne, cogumelos ou legumes que, em seguida, são fritas. Para comer a famosa rosti, indicamos o Le Mazot, em Berna.
Por fim, o raclette é feito de metade de queijo derretido e metade de queijo aquecido, e é consumido geralmente com batatas. Você pode prová-lo no Raclette Factory, em Zurique.
13. Se encantar com as cataratas do Reno, Rhine Falls
Uma excelente ideia para quem busca o que fazer na Suíça no verão é conhecer as cataratas do Reno – elas possuem 23 metros de altura e ficam localizadas na cidade de Schaffhausen, a cerca de 1 hora de Zurique.
Como estão em um parque cheio de mirantes, que também abriga um elevador panorâmico, você vai poder se impressionar com a beleza desse atrativo natural de vários ângulos diferentes. Mas não acaba aí! No local, é possível ainda fazer um passeio de barco e visitar um restaurante e um snackbar.
14. Fazer uma viagem de trem pela Suíça
Uma viagem de trem é outra atração que não pode faltar na sua lista de o que fazer na Suíça. Boa parte do país pode ser acessada por trens e todos os trajetos percorrem paisagens deslumbrantes, como montanhas e lagos!
Para fazer uma viagem de trem pela Suíça o mais indicado é comprar “Suíça: Swiss All-in-One Travel Pass”, um ticket que dá acesso ilimitado à rede ferroviária do país, além de passe livre no transporte público (ônibus e barco) em cerca de 90 regiões.
Entretanto, se apenas um passeio de trem for suficiente para você, a dica é reservar o Grand Tour of Switzerland, um dos passeios mais tradicionais do país, que percorre 1280 quilômetros e mais de 8 regiões da Suíça:
- Neuchâtel-Berna
- Berna-Zurique
- Zurique-Appenzell
- Appenzell-St. Moritz
- St. Moritz-Lugano
- Lugano-Zermatt
- Zermatt-Lausanne
- Lausanne-Genebra
O tour pode ser iniciado em qualquer uma dessas cidades e deve ser reservado com no mínimo 4 dias de antecedência.
15. Visitar a cachoeira Giessbach em Brienz
Um dos mais belos pontos turísticos da Suíça é a cachoeira Giessbach. Com quase 500 metros de altura, ela desemboca no lago da cidade de Brienz que fica em frente ao Hotel Grand Giessbach, uma construção de 1874 que parece um castelo.
Ou seja, você pode se hospedar lá e todos os dias dar de cara com uma paisagem surreal!
Para ter uma experiência ainda mais incrível, é possível passar por uma passarela por trás da Giessbach que revela um outro ângulo belíssimo desse atrativo natural.
16. Conhecer o belo Vale Verzasca
Situado em Lavertezzo, a 160 km de Lucerna, o Vale Verzasca é formado pelo rio Verzasca e é a atração ideal para os aventureiros, com suas diversas trilhas e até oferta de bungee jumping.
Durante a primavera e no verão, com o degelo das montanhas de neve na região, há até um lago esmeralda cristalino. Prepara-se para ficar embasbacado (a), pois a paisagem é surreal! Caso queira, dá para mergulhar, mas cabe ressaltar que a água é bem gelada.
Sugestão de tour – Vale Verzasca: 4 Horas de Canionismo em Corippo
17. Se encantar com o Lago Oeschinensee
Localizado na pequena cidade de Kandersteg, o Oeschinen é um dos lagos mais lindos do mundo. A gente até se beliscou para acreditar que o que estávamos vendo era real. Sério!
As águas cristalinas e as montanhas circundantes que completam a paisagem parecem uma pintura. O cenário é tão encantador que foi incluído na lista de Património Mundial Natural pela UNESCO.
Para vê-lo com os próprios olhos, é super simples, já que ele está a apenas 2h de Zurique. Chegando lá, aproveite para fazer um piquenique curtindo a vista, passeie de barco pelo lago e, claro, tire muitas fotos.
18. Visitar o Parque dos Ursos
O Parque dos Ursos, como diz o nome, é um lugar repleto desses animais. Ao todo, a área possui cerca de 6.000 metros quadrados, às margens do rio Aare, onde você vai poder observar os ursos comendo, mergulhando, brincando… e muito mais!
Além de observar esses animais – o que já é maravilhoso -, é possível escalar, pescar e brincar. Basta ir até a cidade de Berna para aproveitar o espaço.
19. Se aventurar em Interlaken
É aventureiro (a)? Inclua Interlaken na sua lista de o que fazer na Suíça. Nessa comuma você vai poder fazer inúmeros esportes de aventura tanto no verão, quanto no inverno, em locais como montanhas e lagos.
Alguns dos mais indicados são: Canyon Jump, tour de bike, rafting, escaladas, skydiving, esqui, SUP e vôos de asa delta.
Ou, você pode apenas observar as belezas naturais. É possível, por exemplo, ir até o topo da montanha de harder kulm em um funicular e apreciar a vista fantástica da região, vendo os lagos de Thun e Brienz e as montanhas Eiger, Mönch e Jungfrau.
Falando em Jungfrau, ela é a única montanha do país onde há neve durante todo o ano e está pertinho de Interlaken. Então, vale a pena se programar para conhecê-la, caso queira curtir a neve.
20. Visitar a Riviera Suíça
Por fim, uma última atração que indicamos incluir na sua lista de o que fazer na Suíça é visitar a Riviera Suíça, uma região que compreende diversas áreas, sendo as mais famosas Vevey e Montreux, comunas charmosas que misturam história, agito e muitas belezas naturais.
Durante os seus dias pela Riviera Suíça, conheça Castelo Chillon, faça um passeio de barco pelos lagos, visite o centro de Vevey, passeie pelo museu Charles Chaplin, visite o cassino de Montreux e aproveite um passeio no trem de chocolate.
O que conhecer na Suíça mês a mês
O que fazer na Suíça em dezembro, janeiro, fevereiro e março
Se a sua viagem para a Suíça vai acontecer entre 21 de dezembro a 20 de março, prepare-se para o inverno suíço, quando as temperaturas podem variar de -3ºC a 18ºC.
Nessa época, a neve está por quase toda parte, proporcionando muitos atrativos divertidos, e um climinha perfeito para se deliciar com os melhores chocolates do mundo, queijos e vinhos. Para isso, nada melhor que reservar alguns desses passeios:
O que fazer na Suíça em abril, maio e junho
Do finalzinho de março até 20 de junho, começa o degelo dos lagos, os campos ganham um verde brilhante e a primavera embeleza as montanhas com suas suas lindas flores. Ou seja, essa é a estação perfeita para curtir as paisagens em passeios de trem e de barco. Confira as melhores alternativas:
O que fazer na Suíça em julho, agosto e setembro
Do fim de junho a 20 de setembro, o verão dá o ar de sua graça no país e as paisagens ficam ainda mais bonitas, com lagos mais azuis e campos mais verdes. Esses meses são perfeitos para quem quer uma viagem para Suíça repleta de mergulhos, piqueniques e trilhas. Para se divertir nesses meses, reserva uma dessas excursões:
O que fazer na Suíça em setembro, outubro e novembro
Por fim, de 21 de setembro até 20 de dezembro, é hora do outono. Apesar de ser uma boa estação para curtir os passeios ao ar livre pelas temperaturas mais amenas, as paisagens não são tão belas assim, já que as flores estão se despedindo, e muitos locais – como os teleféricos – fecham para manutenção, devido a baixa temporada.
Assim, nessa época, o ideal é fazer um passeio pelas áreas mais urbanas. Confira algumas alternativas excelentes:
Agora você já sabe o que visitar na Suíça!
E aí, esse post te ajudou? Caso tenha ainda tenha alguma dúvida, não deixe de enviá-la pelos comentários, nós ficaremos felizes em poder ajudar!
Você também pode gostar de ler:
- O que fazer em Berna, Suíça: 15 atrações imperdíveis
- 15 melhores hotéis em Zurique perto da estação de trem
- 15 principais cidades da Suíça para visitar em 2023
- Onde Ficar em Lucerna Suíça: 6 melhores bairros e dicas de hotéis
- O que fazer em St. Moritz no inverno ou no verão
- Onde ficar em St. Moritz, na Suíça: 20 hotéis INCRÍVEIS (com preços!)
- O que fazer em Zurique, Suíça: 25 melhores atrações
- Onde ficar em Zurique: melhores lugares, bairros e dicas de hotéis
- O que fazer em Genebra, Suíça: melhores atrações + dicas
- Onde ficar em Genebra: 7 melhores áreas e hotéis para todos os bolsos
- Roteiro Alemanha: opções de 7, 20 e 30 dias pelo país
- O que fazer na Alemanha: 18 atrações imperdíveis para conhecer no país
- Roteiro Holanda: opções de 7, 15 e 30 dias pelo país
- Onde ficar em Paris: melhores áreas e dicas de hotéis
PLANEJE SUA TRIP
Tenha quem te socorrer nos perrengues. O voo atrasou, sua mala foi danificada ou sofreu algum acidente? O Seguros Promo garante sua indenização. Feche agora e com desconto o seguro ideal para sua viagem.
Economize na passagem. Quer viajar mais? Com o Passagens Promo você encontra descontos imbatíveis em passagens áreas.
Durma no conforto, mesmo fora de casa. Seja sua procura um hotel, apartamento, resort ou chalé, no Booking.com você encontra as acomodações mais baratas e mais confortáveis.
Desbrave o destino escolhido. Se você quer quebrar barreiras, e aproveitar ao máximo o seu destino, alugue um carro com o melhor preço e com possibilidade de parcelamento em até 12x através do RentCars.
101 DICAS INCRÍVEIS E TRUQUES PARA VIAGEM
Quer embarcar nas nossas dicas? Então faz o check-in: