O que fazer em Berna, Suíça: 15 atrações imperdíveis

Em um dia de sol com nuvens, vista aérea da cidade com casas, construções, árvores, rio e pontos turísticos famosos
26/03/2024 Por Bárbara Rocha

O que fazer em Berna Suíça: dicas de atrações, hotéis e restaurantes

Preparando as malas para mergulhar na história e na beleza da capital da Suíça? Neste guia completo, você vai encontrar ótimas dicas para planejar o que fazer em Berna.

Conhecida por suas ruas medievais de paralelepípedos, a cidade de Berna oferece desde cantinhos históricos, classificados como Patrimônio Mundial da UNESCO, até atividades ao ar livre para quem prefere aquele contato com a natureza.

E não dá para esquecer, claro, da deliciosa culinária suíça. Fondue tradicional, rösti com queijo derretido, chocolate suíço… Só de pensar, já dá água na boca. E o que falar dos hotéis? Tem opções para todos os gostos.

Tá animado(a)? Vem com a gente conferir os melhores passeios, restaurantes e hotéis para aproveitar ao máximo a sua estadia em Berna!

montanha

5 motivos para viajar para Berna, na Suíça

Em um dia de sol, canal com árvores, construções e carros ao redor
Foto de Will Truettner na Unsplash
  • Cenário cultural rico: Berna é um paraíso para os amantes de museus, oferecendo experiências fascinantes como o Museu de História de Berna, que traça a história da cidade desde a Idade Média, e o renomado Museu de Arte de Berna (Kunstmuseum), um dos melhores e mais completos da Suíça.
  • Vida noturna animada: Quando o sol se põe, Berna muda completamente. A cidade fica super agitada à noite, com bares e clubes para todos os gostos, muitos com música ao vivo. É o lugar ideal para quem quer curtir a noite.
  • Cada estação tem seu próprio encanto: No verão, a cidade velha é perfeita para passeios e aproveitar a comida local ao ar livre. No inverno, os mercados de Natal são o ponto alto, com o Glühwein pra aquecer e uma vibe que é puro charme, perfeito para entrar no clima de Natal.
  • Natureza e atividades ao ar livre: Berna não é apenas rica em história e cultura, mas também oferece um paraíso para os amantes da natureza. Com o Rio Aare e montanhas próximas, a cidade proporciona diversas atividades ao ar livre, desde relaxar junto ao rio até explorar trilhas de caminhada e ciclismo nas montanhas.
  • Aventura nos arredores de Berna: Explorar as redondezas de Berna é descobrir tesouros escondidos. Vilarejos como Gruyères e Thun são encantadores, com suas arquiteturas tradicionais e ruas convidativas que revelam o charme da vida local.

Onde fica Berna

Berna, a capital da Suíça, está localizada no planalto suíço, às margens do Rio Aare, a cerca de 20 quilômetros ao norte dos Alpes Berneses. 

Essa localização estratégica, torna a cidade de Berna um ponto de partida conveniente para os viajantes que desejam explorar outros destinos suíços, como a cidade de Lucerna, que fica a pouco mais de 60 quilômetros de distância e pode ser alcançada em menos de 1 hora e meia de viagem.

Onde se hospedar em Berna, na Suíça: dicas de hotéis

Quarto de hotel com cama de casal, TV, janelas acortinadas, luminárias, poltronas, varanda com mesa, cadeiras e tapete
Foto divulgação Hotel Bellevue Palace Bern

Antes de falarmos dos principais pontos turísticos de Berna, bora falar de um ponto chave: onde se hospedar na cidade de Berna. Isso porque, dependendo do bairro escolhido, sua experiência por lá pode mudar totalmente.

Se você está indo para Berna pela primeira vez, o ideal é se hospedar no Centro. Assim, você fica no meio do agito, pertinho das principais atrações e da vibe urbana da cidade. Por outro lado, se a sua ideia é ter uma estadia mais tranquila, mas sem sair do circuito turístico, áreas perto do Rio Aare ou próximas ao Jardim das Rosas são ideais.

Prefere mergulhar no dia a dia local e fugir do óbvio? Bairros como Matte ou Breitenrain mostram o lado mais autêntico da cidade de Berna, com uma energia jovem e menos turística.

Enfim, seja qual for sua vibe, vai encontrar o seu lugar em Berna. Não esqueça de ler com calma o nosso guia completo sobre onde ficar em Berna para mais infos e dicas de hospedagem.

Prefere decidir de acordo com o seu orçamento? É só conferir esses hotéis abaixo. Separamos aquelas opções para todos os gostos e bolsos:

Hotéis de luxo em Berna:

  • Bellevue Palace Bern: Este hotel 5 estrelas, localizado em um palácio em estilo Art Nouveau de 1913, no coração da cidade de Berna, ao lado do Parlamento Federal, é um símbolo de elegância e luxo! Vistas impressionantes para os Alpes Suíços e o Rio Aare, uma culinária de alto nível e quartos luxuosos com móveis clássicos e hidromassagem são apenas alguns dos destaques!
  • Hotel Schweizerhof Bern & Spa: Se você busca por luxo após um dia de passeios em Berna, este é o seu lugar. Com uma localização central, decoração sofisticada, mimos da Bulgari, uma piscina térmica incrível com duchas de massagem, duas saunas, sala de repouso, academia completa e um terraço com vistas incríveis, este hotel é um paraíso.

Hotéis em Berna com bom custo-benefício:

  • NH Bern The Bristol: Quartos espaçosos, coloridos e elegantes definem este 4 estrelas que equilibra perfeitamente custo e benefício. Isso sem falar no centro fitness, o serviço de aluguel de bicicletas e o bar elegante com mesinhas externas.
  • Alpenblick Bern – kind of a hotel: Super bem localizado, a um pulo do centro, este hotel confortável é conhecido pelos quartos charmosos e a equipe atenciosa.
  • Sorell Hotel Ador: A três minutos da estação de trem e coladinho no centro, este hotel é perfeito para quem quer rodar a cidade de Berna a pé. Os quartos são aconchegantes e o café da manhã é bem completo.

Hotéis econômicos em Berna:

    • Ibis Budget Bern Expo: Uma ótima escolha para quem quer economizar, mas sem abrir mão do conforto, este hotel na cidade de Berna oferece quartos limpos e um café da manhã gostoso. Tudo isso pertinho do Bear Park e do Rose Garden, dois pontos turísticos que você não vai querer perder.
    • Bern Backpackers Hotel Glocke: Localizado bem no coração da Cidade Velha, este hostel é a escolha ideal para quem viaja sozinho(a) ou em pequenos grupos. Oferece quartos limpos e uma cozinha compartilhada, que criam um ambiente jovem e sociável.
    • Akomo Bern: Com decoração moderna, quartos compartilhados e privativos, alguns com cozinha equipada, e todos com móveis de madeira, poltronas confortáveis e bom isolamento acústico, este hotel tem tudo que você precisa para uma estadia econômica na cidade de Berna. O melhor? Fica perto do charme da Cidade Velha.

O que fazer em Berna, na Suíça: dicas de atrações imperdíveis

1. Explore o centro histórico

Dia de sol com nuvens com paisagem da cidade, árvores e construções
Foto de Andreas Fischinger na Unsplash

Na hora de planejar o que fazer em Berna, não pense duas vezes: o Centro Histórico tem que ser o top 1.

Localizado em uma colina, que oferece uma vista de cartão-postal da cidade e do tranquilo rio Aare, esse lugar é classificado como Patrimônio Mundial pela UNESCO e mantém suas raízes medievais tão intactas que você vai se sentir numa máquina do tempo!

Você vai encontrar desde a Igreja Nydegg até os majestosos Edifícios do Parlamento, passando pela Nydegg Brucke – uma ponte de pedra que é puro charme – até chegar na torre do relógio Zytglogge e na sempre animada Praça do Mercado. 

E um detalhe que é incrível: Albert Einstein viveu por aqui entre 1903 e 1905. Imagine só caminhar pelos mesmos becos que um dos maiores gênios da história?!

2. Fotografe as fontes históricas

Em um dia de sol, fachada de um ponto turístico com relógio, bandeiras, pessoas e estátua no meio
Foto de Andreas Fischinger na Unsplash

Na sua lista de passeios em Berna, também não dá pra deixar de lado as famosas fontes históricas da cidade de Berna, que mais parecem esculturas. 

Ao todo, são mais de 100! Acredita? Mas apenas onze ainda ostentam suas estátuas originais, incluindo a Zähringerbrunnen, com um urso de armadura e um filhote fofo aos seus pés, a Mosesbrunnen, com Moisés segurando os Dez Mandamentos, e a Anna Seiler Brunnen, homenageando Anna Seiler com uma estátua dela vestida de azul.

O legal é que esses tesouros estão espalhados pelo Centro Histórico, então é só dar uma volta por lá e você vai esbarrar nelas, uma atrás da outra. Prepara a câmera, porque cada fonte é um clique perfeito para o seu álbum de viagem!

3. Passeie e faça compras na rua Kramgasse

Em um dia de sol com nuvens, rua importante com relógio famoso, bandeiras, pessoas, carros e plantas
Foto de Alin Andersen na Unsplash

Ainda no centro histórico, vale a pena dar um pulinho na rua Kramgasse, o coração da cidade velha de Berna! 

Com diversos edifícios antigos e portas de madeira que levam a lojas nas caves antigas, ela é aquele lugar perfeito para comprar produtos suíços, desde relógios até chocolates deliciosos e lembranças únicas. 

Também não faltam pubs, bares e cafés descolados. Então, depois das compras, não esquece de passar em algum deles para tomar uma cerveja ou um drink.  

4. Visite o Zytglogge (Torre do Relógio)

Em um dia nublado, rua turística com relógio famoso
Foto de Claudio Schwarz na Unsplash

Outra dica do que não pode faltar no seu roteiro é a Torre do Relógio, ou Zytglogge. Esse lugar não é só um relógio antigo qualquer, é um verdadeiro show de engenharia que tá rolando desde 1530. E não é só as horas que ele mostra não, tem até fase da lua e signo do zodíaco!

O bacana é que, quatro minutos antes de bater cada hora cheia,  rola um mini show com personagens como O Louco e O Galo que dão uma palhinha pra galera que tá de olho. E acredite, sempre tem um monte de turista reunido esperando o momento.

Agora, se você é daqueles que curte entender como as coisas funcionam por dentro, se liga: tem um tour que te leva pra conhecer o coração da torre, onde toda a mágica acontece. Além de ver o relógio por dentro, ainda rola uma vista sensacional da cidade. Vale cada minuto!

5. Surpreenda-se com a Catedral de Berna

Em um dia de sol com nuvens, paisagem da cidade de berna com árvores, construções e igreja no meio
Foto de Jan Huber na Unsplash

Em seus dias de turismo em Berna, não dá para perder a Catedral de Berna, a peça central do estilo gótico da cidade.

A construção de sua torre, iniciada no século XV e terminada em 1893, não só é a mais alta da Suíça, com cerca de 100 metros, mas também é um tesouro de história e arte.

Na entrada, a escultura do “Julgamento Final”, uma obra poderosa que mostra a distinção entre os bons e os maus, te dá as boas-vindas. Já no interior, você encontra vitrais coloridos e relíquias sagradas, incluindo um pedaço da Verdadeira Cruz e um fragmento do véu da Virgem Maria.

E as surpresas não param por aí! Se você quer se surpreender ainda mais, pode encarar os 400 degraus até o topo da torre mais alta da Suíça. Vale o esforço, viu? As vistas para os Alpes são divinas!

  • Horário de funcionamento: de segunda à sábado das 10h às 17h e domingo de 11h30 às 16h.
  • Preço: A entrada da catedral é gratuita. Já a entrada da torre custa cerca de 5 euros por pessoa.

6. Caminhe pela Torre do Parlamento

Em um final de tarde, fachada de um castelo com árvores ao redor
Foto de Andreas Fischinger na Unsplash

Nossa próxima dica para a sua lista de o que fazer em Berna é dar uma voltinha pela Torre do Parlamento, ou Bundeshaus, que tá mais para um cartão-postal vivo da cidade. 

Localizada numa posição estratégica, no alto de uma montanha, ela oferece uma daquelas vistas que fazem qualquer um sacar o celular do bolso rapidinho, mirando o rio Aare e os Alpes.

Mas o mais interessante mesmo é a história e arquitetura desse lugar. Ele é de 1894, tem um mix interessante de estilos neorrenascentista e neobizantino, e é o coração do governo suíço, reunindo o Parlamento Federal e o Conselho Federal.

Ah, e já que você vai estar por lá, vale esticar até a Praça Federal, ou Bundesplatz. Lá, há uma fonte cheia de significado, com 26 jatos de água representando os cantões suíços. 

Ainda tem energia? Dê uma olhada na Fonte de Zähringer, passe pelo Museu Banknote e faça uma visita à Catedral de Berna para completar o passeio.

7. Conheça o Museu de História Natural

Interior de um museu com fósseis e pessoa apreciando
Foto de Simon Infanger na Unsplash

Fundado em 1832, o Museu de História Natural de Berna é mais um dos lugares que vale a pena incluir no seu roteiro na cidade de Berna.

Logo de cara, você vai encontrar Barry, o lendário cão de São Bernardo que é quase uma celebridade por aqui, conhecido por suas heroicas missões de resgate.

Mas o que realmente chama atenção são os dioramas. Ao todo, são mais de 220 cenas que retratam a vida selvagem com um realismo que impressiona. Desde tigres a pandas, passando por rinocerontes e leopardos da neve, cada um conta uma história fascinante, graças ao olhar único do pintor suíço Bernhard von Wattenwyl.

E a viagem continua com a coleção “Stones of the Earth”, com minerais alpinos e cristais que mais parecem joias da natureza. Tem também uma coleção enorme de esqueletos, incluindo o de um elefante asiático que é impossível não parar para olhar.

Resumindo: as exposições vão de A a Z, desde a evolução da vida até curiosidades sobre invertebrados. É bem bacana!

  • Horário de funcionamento: todos os dias das 10h às 17h.
  • Preço: a partir de 10 euros por pessoa.

8. Passeie pelo Rosengarten

Durante o nascer do sol, vista aérea da cidade com árvores, construções e canal ao redor
Foto de jkphotos.jpg na Unsplash

Tá procurando por coisas legais para fazer em Berna em meio à natureza? No topo de uma montanha, o Rosengarten é um parque público repleto de verde que você não pode perder.

Nele, você encontra jardins floridos, mais de 400 tipos de rosas e irís, lagoas, fontes, esculturas, gramados e até mesmo um restaurante que serve pratos deliciosos da culinária suíça e fica em um terraço gigante com vista para a cidade e para o rio Aare.

Mas, caso queira economizar, vale mais levar suas próprias comidas e fazer um piquenique ao ar livre nas mesas disponíveis no parque.

  • Horário de funcionamento: todos os dias das 08h às 23h.

9. Vá ao Parque dos Ursos

Em um dia nublado, urso sentado em grama com árvores secas no fundo
Foto de Mark Basarab na Unsplash

Sabia que os ursos são praticamente celebridades na cidade de Berna? Isso mesmo, essa tradição tem raízes históricas que datam de 1513, quando o primeiro urso foi trazido à cidade como um troféu de guerra. 

Atualmente, o Parque dos Ursos é o lar desses animais, oferecendo-lhes um habitat natural reconstruído em 2009.

Passando por lá, você encontra vários pontos de observação para ver de pertinho os ursos fazendo ursices: brincando, nadando ou só relaxando ao sol. 

O parque ainda ensina sobre cada urso por meio de placas informativas, especialmente sobre os moradores ilustres: Björk, Finn e Ursulina. É um passeio bem especial para entender melhor esses vizinhos peludos de Berna!

  • Horário de funcionamento: Aberto 24 horas por dia. Os guardas do parque estão no local das 08:00 às 17:00 diariamente.
  • Preço: Gratuito.

10. Visite o Kunstmuseum Bern

Interior de museu com pessoas assistindo e obras penduradas
Foto divulgaç╞o Kunstmuseum

Também conhecido como Museu de Belas Artes, o Kunstmuseum é mais um ponto turístico de Berna que não pode ficar de fora do seu roteiro. 

Com uma coleção de mais de 4.000 pinturas, ele é o mais antigo e importante museu de arte da Suíça. Prepare-se para um passeio incrível, desde o Impressionismo até o Surrealismo, passando por todos os “ismos” que você possa imaginar.

Mas não são só pinturas. Esse museu tem um acervo total de quase 50.000 itens, incluindo desenhos, fotografias e até filmes. Grandes nomes como Pablo Picasso, Paul Klee e Salvador Dalí estão por lá, esperando por você. 

  • Horário de funcionamento: Todos os dias das 10h às 21h.
  • Preço: a partir de 10 euros por pessoa.

11. Assista a uma apresentação no Teatro Municipal

Em um dia nublado, fachada do Teatro nacional toda ornamentada
Foto de Claudio Schwarz na Unsplash

Lá, a variedade é o nome do jogo: tem desde óperas e peças de teatro até balés e mais um monte de eventos culturais bacanas.

E o que dizer do prédio? Esse lugar é um espetáculo à parte com seu estilo neoclássico, que foi desenhado pelo arquiteto René Wurstemberger e abriu suas portas em 1903 com uma grande apresentação da ópera “Tannhauser” de Richard Wagner. 

Atualmente, o espaço se adapta para receber diferentes tipos de espetáculos e tem até uma sala só para balé.

Dá uma olhada na programação quando estiver em Berna. Prometo que é o tipo de programa que vale a pena e deixa a viagem ainda mais rica!

12. Caminhe às margens do Aare River

Em um dia de sol, vista aérea da cidade com rio verde, árvores e construções ao redor
Foto de Mads Egmose na Unsplash

Com águas azul-turquesa cristalinas, o rio Aare é uma parte essencial da paisagem de Berna.

Embora seja espetacular durante todo o ano, no verão, o rio se torna um dos espaços mais disputados da cidade. Os moradores e visitantes aproveitam para nadar nas águas refrescantes e caminhar pelas margens do rio Aare.

Ah, também é imperdível ir até a ponte Nydeggbrücke, que  conecta as partes antigas e novas da cidade, e oferece uma vista lindíssima de telhados vermelhos e do rio Aare.

 

13. Conheça a casa de Einstein

Interior da casa de Einstein com mesa, cadeiras, tapete, sofá, janelas grande, relógio, plantas e quadros decorativos
Foto divulgaç╞o Einstein House

Imagina mergulhar na vida de Albert Einstein? Essa é uma das coisas legais para fazer em Berna, já que a cidade abriga a Einstein House.

No lugar, localizado na Kramgasse, Einstein viveu com a família de 1903 a 1905, quando ele estava naquela fase de fazer descobertas incríveis.

Transformado em museu, o apartamento foi restaurado, mas mantém móveis da época, então dá pra sentir a vibe daqueles anos. E no terceiro andar ainda tem uma exposição que explica o trabalho desse renomado cientista de um jeito que até quem não é da área científica consegue entender.

  • Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 17h.
  • Preço: a partir de 16 euros por pessoa.

14. Visite o Zentrum Paul Klee

Em um dia de sol com nuvens, fachada de ponto turístico com plantas e grama ao redor
Foto de Ricardo Gomez Angel na Unsplash

Com mais de 4.000 obras, o Zentrum Paul Klee é um museu todo dedicado ao incrível trabalho do artista suíço Paul Klee, conhecido por suas pinturas cheias de cor e criatividade.

Por lá, você encontra várias obras famosas, como a  “Mulher com guarda-sol” e as “Casas de São Germain”, que são verdadeiros tesouros.

O prédio em si também é uma obra-prima, desenhada pelo famoso arquiteto Renzo Piano. E ainda oferece vistas incríveis da paisagem ao redor.

Para completar a experiência, geralmente, também rolam exposições temporárias. Para quem ama arte, é um passeio em Berna imperdível!

  • Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 17h.
  • Preço: a partir de 20 euros por pessoa.

15. Faça uma excursão de um dia aos Alpes

Em um dia de sol com nuvens, paisagem com montanhas nevadas e trem no meio das parte gramadas
Foto de Patrick Robert Doyle na Unsplash

Para fechar com chave de ouro nossas dicas sobre o que fazer em Berna, a dica é embarcar numa aventura de um dia pelos Alpes Suíços

Algumas opções bacanas são a Jungfraujoch, Interlaken e o Vale de Lauterbrunnen, que você pode visitar através de trens panorâmicos com vistas incríveis das montanhas cobertas de neve.

Ao chegar, você pode fazer caminhadas para apreciar a natureza e, dependendo do local, esquiar, fazer snowboard na neve, andar de teleféricos ou ir a cavernas de gelo. Só tenha em mente que os preços são salgados, mas a experiência é inesquecível e vale a cada centavo. Dá só uma olhada nas melhores opções:

Onde comer em Berna, Suíça: restaurantes e outras gostosuras

Mesa de fondue de queijo com frios, batata, taças e salada
Foto de angela pham na Unsplash

A capital suíça é um tesouro em termos de comida deliciosa! Aqui estão algumas dicas de restaurantes em Berna para você aproveitar o melhor da culinária local:

  • Rosengarten: Além de ter uma vista incrível da cidade de Berna, este restaurante serve pratos deliciosos, como salada com queijo de cabra e espaguete com vôngoli. Durante o inverno, experimente o fondue na varanda!
  • Klösterli Weincafe: Um lugar aconchegante com pratos suíços autênticos, como o entrecôte preparado na mesa. As saladas também são ótimas!
  • Altes Tramdepot: Localizado bem ao lado do famoso Bear Park, este restaurante na cidade de Berna é ideal para experimentar cervejas artesanais locais e pratos suíços modernos. Os tanques de fabricação de cerveja são uma atração à parte!
  • Lötschberg Bern: Se você é fã de queijos e vinhos, este é o lugar certo. Conhecido por seus raclettes, fondues e milanesas, o Lötschberg oferece uma vibe acolhedora, perfeita para uma noite suíça tradicional.
  • Casa Novo Restaurante & Vinoteca: No meio do centro histórico de Berna, pertinho do rio Aar, esse restaurante é puro charme. Além do visual de casarão antigo, o que brilha mesmo é a comida, que é uma mistura de Portugal e Espanha no prato! 
  • Einstein Café & Bel Etage: Para um café da manhã ou brunch, o Einstein Café é um clássico. Situado na casa de Albert Einstein, esse cantinho aconchegante na cidade de Berna é uma mistura de história com delícias culinárias.
  • Kornhauskeller: Com uma atmosfera única em um galpão do século 18, este restaurante oferece tanto uma parte mais descolada com sofás e drinks, quanto uma parte mais tradicional para quem deseja de+sfrutar do menu mediterrâneo.
  • Ristorante Pizzeria PIAZZA: Para quem ama a cozinha italiana, este restaurante na cidade de Berna, pertinho do shopping Westside e da saída da autoestrada Brünnen, é uma escolha deliciosa. Eles servem pizzas incríveis, massas e outros clássicos italianos.
  • Mille Sens: Localizado em um corredor de galeria, esse restaurante oferece uma experiência gastronômica única, com combinações de sabores do mundo todo e ingredientes locais. Fui lá motivada pelas ótimas avaliações no TripAdvisor e não me arrependi! O atendimento é excelente e a comida é simplesmente incrível!

Lembre-se, em Berna, o chocolate é rei, então não deixe de provar algumas delícias chocolatudas pela cidade. E um último toque: os suíços jantam cedo, então planeje suas refeições de acordo.

O que fazer em Berna em 3 dias: sugestão de roteiro

Em um dia nublado, vista aérea da cidade de Berna com árvores, rio do lado e construções atrás
Foto de Alin Andersen na Unsplash

A cidade de Berna é aquele lugar que mistura charme medieval com uma vibe tranquila de cidade pequena, perfeito para um roteiro de 3 dias cheio de descobertas. Vamos lá mergulhar nos melhores passeios em Berna e descobrir os pontos turísticos que fazem dessa cidade uma joia.

O que fazer em Berna – Dia 1: Explorando o coração de Berna

  • Manhã: Dê início ao seu roteiro em Berna com uma visita à icônica Torre do Relógio (Zytglogge), um dos marcos mais emblemáticos da cidade de Berna. Em seguida, perca-se nas charmosas ruas da Kramgasse, repletas de fachadas históricas e fontes ornamentais. E não se esqueça de seguir os passos de Albert Einstein!
  • Tarde: Continue explorando o Centro Histórico, reconhecido como Patrimônio Mundial da UNESCO. Não deixe de visitar a Catedral de Berna (Berner Münster) e subir à sua torre para apreciar a panorâmica da cidade e dos Alpes Suíços. Depois, desfrute de um momento tranquilo no Jardim das Rosas (Rosengarten), perfeito para um piquenique com vista.
  • Noite: Encerre o dia em Berna com um jantar em um dos restaurantes tradicionais suíços no centro histórico, onde você pode experimentar especialidades como raclette ou fondue.

O que fazer em Berna – Dia 2: Cultura e lazer

  • Manhã: Visite o Museu de Arte de Berna (Kunstmuseum), o mais antigo museu de arte da Suíça com uma coleção impressionante. Após a visita, explore o Parque dos Ursos, lar dos famosos ursos de Berna.
  • Tarde: Dedique a tarde para conhecer o Palácio Federal (Bundeshaus) com uma visita guiada para entender mais sobre a política suíça. Aproveite para caminhar ao longo do Rio Aare e, se o clima permitir, junte-se aos locais para um mergulho refrescante.
  • Noite: Aproveite a noite na cidade de Berna em um dos bares ou cervejarias artesanais, onde você pode degustar cervejas locais deliciosas.

O que fazer em Berna – Dia 3: Arredores de Berna

  • Manhã: Faça uma viagem de um dia até o Gurten, uma montanha próxima que oferece atividades ao ar livre como caminhadas, ciclismo e, no inverno, esqui. O funicular te leva ao topo para aproveitar as trilhas e a vista espetacular.
  • Tarde: De volta à cidade de Berna, o Jardim Botânico é o lugar ideal para uma pausa zen, cercado por uma biodiversidade impressionante.
  • Noite: Encerre sua viagem para Berna com um jantar especial num restaurante com vista, brindando com vinho suíço a uma experiência inesquecível.

Perguntas frequentes sobre Berna: informações práticas

Em um dia de sol com nuvens, metro no meio, pessoas, e prédios ao redor
Foto de Alin Andersen na Unsplash

Qual é a melhor época para visitar Berna?

A melhor época para visitar a cidade de Berna é  entre a primavera e o outono, de abril a outubro. Neste período, o clima é ideal para explorar ao ar livre. O inverno, de dezembro a fevereiro, encanta com sua paisagem nevada, perfeito para quem busca experiências de inverno na Suíça.

Como chegar em Berna?

Para chegar em Berna a partir do Brasil, a opção mais comum é voar para o Aeroporto Internacional de Zurique (ZRH), que é o principal aeroporto da Suíça. A partir de Zurique, você pode completar o trajeto de 1 hora pegando o trem IR35 Bern na estação central de Zurique, com destino à estação central de Berna (Hauptbahnhof). Saindo de Genebra ou de Lucerna, a melhor opção também é pegar um trem.

O que fazer em Berna à noite?

Explorar a cidade velha de Berna, visitar os bares e pubs (especialmente na rua Gerechtigkeitsgasse), passear à beira do Aare e experimentar a culinária suíça em um dos muitos restaurantes acolhedores da cidade, são ótimas sugestões do que fazer em Berna à noite.

É seguro visitar Berna?

Berna é uma das cidades mais seguras da Europa, com índices de criminalidade muito baixos. Você pode explorar a cidade com tranquilidade, dia e noite.

Qual é a moeda utilizada em Berna?

Na Suíça, a moeda oficial é o Franco Suíço (CHF).

É necessário visto para entrar em Berna?

Para turistas brasileiros e da maioria dos países europeus, não é necessário visto para estadias de até 90 dias na Suíça. Para outros fins de viagem, como estudo ou trabalho, um visto específico será necessário.

Qual é o idioma predominante em Berna?

O alemão é o idioma oficial em Berna, mas muitos habitantes falam inglês, especialmente em locais turísticos, tornando a comunicação bastante acessível para visitantes.

Qual dos passeios em Berna você quer fazer primeiro?

E aí, esse post te ajudou? 

Antes de sair se liga nessa dica importante: em nossa viagens, reservamos todos os nossos hotéis com o booking.com e recomendamos que você faça o mesmo, já que, por meio desta plataforma, é possível ler as avaliações dos hóspedes anteriores e até cancelar a reserva gratuitamente (na maioria dos hotéis), caso os planos mudem. 

Ainda tem alguma dúvida? Não deixe de enviá-la pelos comentários, nós ficaremos felizes em poder ajudar! 

Você também pode gostar de ler:

PLANEJE SUA TRIP
ferramenta-medica
SEGURO VIAGEM

Tenha quem te socorrer nos perrengues. O voo atrasou, sua mala foi danificada ou sofreu algum acidente? O Seguros Promo garante sua indenização. Feche agora e com desconto o seguro ideal para sua viagem. 

 

passport
PASSAGENS AÉREAS

Economize na passagem. Quer viajar mais? Com o Passagens Promo você encontra descontos imbatíveis em passagens áreas.

house
ACOMODAÇÃO

Durma no conforto, mesmo fora de casa.  Seja sua procura um hotel, apartamento, resort ou chalé, no Booking.com você encontra as acomodações mais baratas e mais confortáveis.  

car
ALUGUEL DE CARRO

Desbrave o destino escolhido. Se você quer quebrar barreiras, e aproveitar ao máximo o seu destino, alugue um carro com o melhor preço e com possibilidade de parcelamento em até 12x através do RentCars.

admin
Você também poderá gostar de:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

O Casal
Bárbara Rocha Alcantelado e Vagner Alcantelado

Inspire-se com as histórias e a filosofia de vida de um casal que vive e trabalha pelo mundo desde 2012

Instagram