17/07/2022 Por Bárbara Rocha

O que fazer na Eslovênia

Procurando dicas sobre o que fazer na Eslovênia? Neste post, você lhe mostrar os lugares que fizeram parte do nosso “roteiro Eslovênia” durante quase 1 mês percorrendo o país de norte a sul, além de dar dicas dos melhores passeios e hotéis.

Apesar de pequeno, este país que faz fronteira com a Croácia, tem muitas atrações imperdíveis, como lagos cristalinos, montanhas altas, cavernas e castelos medievais, e dá para passar um bom tempo por aqui e ainda assim não ver tudo!

Ainda por cima, é um dos lugares mais lindos do mundo, confie em nós!!! Tínhamos ouvido falar que a Eslovênia é a “Nova Zelândia na Europa”, por conta da beleza e número de atividades de aventura, e como tínhamos passado 2 anos na Nova Zelândia, chegamos à Eslovênia com uma expectativa super alta… Que não foi decepcionada: a Eslovênia é incrível!

E como não se apaixonar?! Além de ser um país super fácil de ser percorrido, lindo, seguro e com excelente qualidade de vida, também tem bons preços e uma comida e um povo maravilhoso. Ficou curiosoContinue lendo para saber mais!

wave

Porque visitar a Eslovênia:

vista aérea de lagoa rodeada de árvores e colinas na eslovenia
Foto: Neven Krcmarek on Unsplash
  • Além do cenário de contos de fadas, a Eslovênia é o lugar perfeito para atividades ao ar livre. Caminhadas, ciclismo, esqui, caiaque e parapente são apenas algumas das muitas maneiras de se aventurar.
  • Se você adora cachoeiras tanto quanto nós, vai ficar emocionado ao saber que a Eslovênia tem mais de 300 cachoeiras, e uma mais linda que a outra. Existem algumas incrivelmente bonitas no Vale do Soca e em Bohinj.
  • Outra atividade obrigatória é fazer trilha. A Eslovênia é o lar dos Alpes Julianos, que são as “meninas dos olhos” dos trilheiros, e você pode escolher entre trilhas desafiadoras e caminhadas mais fáceis ao longo dos vales.
  • O nascer do sol da Eslovênia é incrível! Já vi muitos amanheceres espetaculares, mas nenhum tão encantador quanto os da Eslovênia. Os topos das montanhas cobertas de neve, os castelos de contos de fadas, as florestas e os lagos mágicos são os cenários perfeitos para o nascer do sol.
  • Os eslovenos são um povo hospitaleiro e amigável e querem que seus hóspedes se sintam como reis. Os moradores da Eslovênia tem prazer em apresentar aos visitantes sua comida, cultura, monumentos e maravilhas naturais tradicionais. 

Nosso roteiro na Eslovênia:

Durante nossa visita a Eslovênia, visitamos os seguintes lugares:

Como as distâncias são curtas, você pode escolher uma cidade maior como base (exemplo: Liubliana ou Bled) e visitar os outros pontos da lista na ordem que quiser. Ou, se estiver com tempo, ficar um pouquinho em cada uma deles e curtir a Eslovênia, com toda a calma que o país merece!

Veja a seguir os detalhes dessas, que são as melhores atrações da Eslovênia, e não podem ficar de fora do seu roteiro:

1. Ljubljana

estatua em rua de Ljubljana, um dos pontos turísticos da eslovenia
Foto: Eugene Kuznetsov on Unsplash

O primeiro destino do nosso “roteiro Eslovênia” foi Ljubljana, a capital do país, nomeada a Capital Verde da Europa, em 2016, por ter feito o maior número de transformações sustentáveis no menor espaço de tempo.

Há menos de uma década, o centro de Ljubljana (pronuncia-se li-ubli-anna, dureza, eu sei!) era ocupado pelo tráfego e as margens dos rios davam espaço a estacionamentos, ao invés de restaurantes.

Mas hoje a realidade é outra: não circulam mais carros pelo centro e caminhar ou andar de bicicleta por aqui passou a ser um dos programas mais prazerosos na cidade. 

Como começamos nosso “tour pela Europa” 2 anos antes de chegarmos à Eslovênia, muitas cidadezinhas históricas da Europa já estavam começando a parecer “mais do mesmo” (aos nossos olhos) e achávamos que teríamos a mesma sensação em Ljubljana, mas não foi o caso! 

A cidade tem um charme diferente do que já vimos pelo continente, é colorida, animada, enfeitada por dragões e cheia de arte de rua, e conta com muitos bons restaurantes e cafés. Sem dúvidas, uma das capitais mais interessantes da Europa! 

Dicas 

Passe pelo menos dois dias nesse destino. Apesar de um dia ser tempo suficiente para ver o melhor de Ljubljana, com mais tempo você vai poder desacelerar, curtir a vibe descontraída do lugar e visitar mais restaurantes (uma das coisas que mais gostamos desse lugar). 

Além disso, você pode ficar mais tempo, usando Ljubljana como base para passeios bate-volta até o Lago Bled, Lago Bohinj e Castelo Predjama, já que as distâncias são bem curtas.

O que fazer em Ljubljana

  • Praça Prešeren – Está sempre lotada, já que é um ponto de encontro local. Além da estátua do famoso poeta, bem no centro da praça, preste atenção na Igreja Franciscana da Anunciação que fica logo ao lado.
  • Parque Tivoli – cobre uma área de aproximadamente 5km quadrados, com destaque para a galeria a céu aberto Jakopič Promenad, com exposições fotográficas o ano inteiro.
  • Mercado Central – acontece de segunda a sábado e lá você pode provar muitos produtos locais, além de aprender sobre os sabores e e gastronomia local.
  • Bairro Metelkova – Trata-se de um centro cultural que é, ao mesmo tempo, casa de concertos de música, exibições e festivais, e se tornou referência na cultura underground. À noite, é o lugar ideal para quem busca festas alternativas.
  • The Ljubliana Free Tour – São duas horas de caminhada pelos principais pontos turísticos de Liubliana, onde se pode aprender bastante sobre a história e cultura da capital eslovena.
  • Castelo de Liubliana – fica no topo de uma montanha e pode ser visto de quase toda a cidade, mas ainda assim, o melhor é a vista que você vai ter lá de cima.
  • Algumas pontes como: Triple Bridge, Dragon Bridge  e The Cobbler’s Bridge – A cidade tem muitas pontes históricas e fazer um zig-zag para conhecer todas elas vale a pena.

Onde ficar em Ljubljana:

O que fazer na Eslovenia4

Art Hotel – $$

O Art Hotel é um hotel boutique charmoso, super bem localizado (a 350 metros da Praça de Prešern e do centro histórico de Ljubljana). Conta com uma decoração moderna, uma equipe bastante simpática, quartos confortáveis e um bom café na área externa para passar um tempinho ao ar livre e conhecer outros viajantes. 

Confira todas as opções de hospedagem em Ljubljana.

2. Bled

O que fazer na Eslovenia5
Foto: Ursa Bavcar on Unsplash

Outro lugar que fez parte do nosso “roteiro Eslovênia” e que amamos foi Bled, o lugar mais visitado do país por conta do seu cenário estilo “conto de fadas”. É fantástico!

O nome da cidade é o mesmo do lago glacial que faz parte de todo o seu centro, e que é super famoso: o Lago Bled. 

Nele, no meio, há uma ilhota famosa que abriga uma igreja charmosa e é um dos pontos turísticos da Eslovenia mais fotografados.  

Você pode pegar um barquinho turístico para a igreja e passar 1 horinha por lá, ou então desacelerar o ritmo e caminhar em volta do lago, que parece uma pintura de tão lindo!

Nós fizemos as duas coisas e a travessia de barco custou €14,00, mas somente a volta é cobrada, ou seja, quem tem coragem de encarar a água fria e voltar nadando, não paga! rsrs

Embora o lago seja a principal atração de Bled, é do Castelo de Bled, que fica junto ao lago – e bem no topo – que você vai ter a vista mais impressionante do lugar. A visão lá de cima é surreal de linda, inclua na sua lista de o que fazer no Eslovênia!

Dicas 

Apesar de Bled ter o seu charme, boa parte das pessoas vem para cá apenas para conhecer o atrativo principal: o Lago Bled. Se essa for sua intenção, reserve pelo menos um dia inteiro aqui. 

O que conhecer em Bled

  • Lago Bled – lindo lago verde, com um castelo de fundo no alto de um penhasco, uma ilha no meio do lago com pequena igreja, e ao redor, muitas montanhas cheias de árvores que mudam de trocam de cor de acordo com a estação do ano – um visão maravilhosa! 
  • Ilha de Bled – Para chegar lá, pegue o barquinho. No local há um igreja e um museu.
  • Castelo de Bled – Data do século 11, tem muralhas, torres, e tudo que um castelo medieval precisa ter – mas o que mais impressiona é a vista maravilhosa que se tem lá de cima do Lago Bled.
  • Trilha Ojstrica – contorne o lago Bled e você encontra a entrada para a trilha (tranquila, 30 minutinhos) de Ojstrica. A trilha leva até mirante, onde você pode tirar a clássica foto de Bled, aquela presente nas revistas de viagem.
  • Straza Bled – tem atrações em diferentes épocas do ano, que vão desde uma espécie de montanha russa que chega a 40 km/h (no verão) a cinco opções de pistas de esqui (no inverno).

Outros passeios em Bled

Agora, se você for tiver chance de passar mais tempo na cidade (recomendamos!), poderá fazer outros passeios com calma, assim como fizemos. Nossa primeira dica é esse passeio de caiaque! 

Caiaque Subterrâneo de Dia Inteiro

Nele, você vai caminhar por escadas íngremes  que atingem profundidades de 95 metros e, ao chegar a água subterrânea, vai remar por diversas galerias para explorar minas. Tudo isso na escuridão completa, com apenas a iluminação dos faróis!

Rafting e tirolesa

Se você mais uma dose de adrenalina, tem essa opção (não fizemos) que combina rafting + tirolesa é a bastante recomendada. Aqui, além de admirar o rio Sava, remar e se divertir, você vai deslizar por dois cabos de 250 metros e voar sobre ele!

Onde ficar em Bled

bárbara rocha em ofurô em frente a tenda de gardem village bled, na eslovenia
Garden Village Bled -Foto: Vagner Alcantelado

Garden Village Bled$$$

Em Bled, ficamos hospedados por 3 dias no Garden Village Bled, um resort maravilhoso, que adota práticas sustentáveis e tem uma localização excelente, a poucos metros do lago Bled. Lá, tivemos nossa primeira experiência de glamping (uma combinação de “glamoroso” e “camping”) e amamos!

Nele, há acomodações em casas de árvores, tendas com banheira de hidromassagem de madeira e apartamentos de luxo. Além disso, há uma piscina com água de nascente, uma sauna entre as árvores, um bar de praia debaixo de árvores e um restaurante atravessado por um rio.

Confira todas as opções de hospedagem em Bled.

3. Lago Bohinj

O que fazer na Eslovenia7

Depois de conhecer o Bled, e o seu famoso lago, partimos para o lago Bohinj que é o primo menos famoso do lago Bled, porém, não menos espetacular e deve estar na sua lista de o que fazer na Eslovênia!

Na verdade, nós até gostamos um pouco mais do Lago Bohinj, já que é um lago mais selvagem, menos habitado e mais bonito (se é que é possível!), em nossa opinião!

Uma pena que muita gente (especialmente quem faz excursão estilo bate-volta para o Lago Bled) nem passe perto do Lago Bohinj.

Ficar olhando este lago já é maravilhoso, mas se tiver tempo, explore o lugar com calma. Há um caminho ao redor do lago que leva à algumas cachoeiras escondidas. O circuito completo é de 12 km, através da floresta, mas, na metade do caminho, é possível optar por uma viagem de barco de ida e volta para a aldeia.

Vimos várias pessoas nadando, passeando de caiaque e fazendo outros esportes. A “praia” dos eslovenos no verão acaba sendo os lagos, mas a água é gelada que dói! Tem que ter coragem!

Além disso, há várias trilhas e atividades que envolvem tanto o lago como os arredores, pois a natureza no local é exuberante. 

Dicas 

Para visitar o Lago Bohinj, você pode fazer um bate volta saindo do Lago Bled (22 km), Ljubljana (76 km) ou Kranjska Gora (60 km). 

Além disso, se você tem pouco tempo e procura um local menos turístico, mas igualmente bonito, pode ser melhor visitar o Bohinj do que o Lago Bled.

Passeios no Lago Bohinj

Para visitar o Lago Bohinj em um bate volta, essas são algumas opções:

De Liubliana: Viagem ao Lago Bled e Lago Bohinj 

Nessa opção, além de conhecer o Lago Bohinj, você vai visitar a Ilha e o Castelo de Bled ,a bordo de uma tradicional embarcação de madeira, acompanhando de um guia, que vai te contar muitas curiosidades sobre esses locais.

Excursão pelos lagos alpinos de Bled e Bohinj saindo de Ljubljana

Já nessa outra opção, você sai de minivan do centro de Ljubljana, para a Ilha de Bled, onde vai faz um passeio de remo, conhece o Castelo de Bled e almoça no Vintgar Gorge. De lá, o passeio segue até o Lago Bohinj, e termina em uma caminhada até a cachoeira Savica.

Onde ficar no Lago Bohinj

Se você está com tempo e não quer fazer um bate volta, vale a pena se hospedar uma noite no Hotel Majerca. Ele fica bem perto do Lago Bohinj, dispõe de estacionamento gratuito, tem suítes maravilhosas com vista para as montanhas e serve diariamente um café da manhã muito bom.

4. Begunje na Gorenjskem

O que fazer na Eslovenia8
Foto: Dreamy Pixel, CC BY 4.0

De Bled/lago Bohinj, seguimos viagem até Begunje na Gorenjskem, uma cidadezinha com ares de interior, próxima a Bled.

Um lugar perfeito para relaxarmos e curtirmos um pouco a parte rural da Eslovênia, longe da zona turística, mas ainda perto de tudo, a uma curta viagem de carro de Bled, Radovljica, Bohinj e Lesce.

Foi uma experiência completamente diferente andar por essa cidadezinha, onde não vimos turistas, com uma igreja pequenininha, um cemitério, alguns restaurantes locais com bons preços, casinhas sem portão, árvores cheias de frutas, galinhas, ovelhas… Inclua na sua lista de o que fazer na Eslovênia, se você quer ver de perto um pouquinho da parte rural desse país!

O que conhecer na Eslovênia: em Begunje na Gorenjskem

  • Museu Talcev
  • Museu Avsenik
  • Elan Alpine Ski
  • Simplesmente andar pela vila!

Onde ficar em Begunje na Gorenjskem

O que fazer na Eslovenia9
Foto divulgação: Apartment Murka

Apartment Murka – $$

O Apartment Murka é uma acomodação perto da montanha em lugar muito tranquilo e lindo! 

Há estacionamento gratuito, quarto para até 4 pessoas, cozinha com tudo que você precisa e os anfitriões são super simpáticos! Ela é ideal para quem quer se sentir como um morador local ou ter uns dias de sossego.

Confira todas as opções de hospedagem em Begunje na Gorenjskem.

5. Vintgar Gorge

O que fazer na Eslovenia10

De lá, segumos até o Vintgar Gorge, um dos lugares mais lindos que já visitamos e que também vale a pena incluir na lista de o que fazer na Eslovênia!

Ele é um cânion que percorre por 1 quilômetro e 600 metros o rio Radovna e tem uma cor verde inacreditável.

De carro, a partir de Bled, são 15 minutos por uma estradinha bem estreita, depois é preciso fazer uma trilha que dura mais ou menos uma hora e meia, e é feita por passarelas de madeira, na qual você anda bem colado às paredes das pedras, admirando a beleza do local, que é surreal!

Adultos pagam €9,00 para entrar (estudantes pagam €4,00 e crianças de até 15 anos pagam €3,00). Há estacionamento grátis no local. Para conferir valores atualizados e horários de funcionamento, acesse o site do Vintgar Gorge.

Dicas 

Recomendo que você chegue na hora da abertura para evitar encontrar o local lotado!

Além disso, se não estiver de carro, pode conhecer o Vintgar Gorge de bicicleta elétrica. O aluguel inclui capacete, fechadura, garrafa de água e mapa do local, além de um mimo: bolo de creme em uma confeitaria local! Confira os preços para passear de bicicleta para o Vintgar Gorge.

6. Vale do Soca (Soca valley)

O que fazer na Eslovenia11
Foto: Elle Leontiev on Unsplash

Estendendo-se do Parque Nacional de Triglav até Nova Gorica, está o Vale do Soca (ou Soca Valley), que é o lar dos principais locais de aventura ao ar livre de Bovec e Kobarid e deve estar na sua lista de o que fazer na Eslovênia!

Conhecido por sua beleza selvagem, esse rio é um verdadeiro playground para quem quer se aventurar na natureza, com as maiores atrações sendo as trilhas, o rafting e o canyoing.

A cor da água é surreal, turquesa e cristalina! Diz-se, que é um dos raros rios no mundo que tem esta cor em todo seu percurso!

Não à toa, o lugar serviu como cenário do filme “Crônicas de Nárnia”. É realmente um dos lugares imperdíveis da Eslovênia! 

Passeios no Vale do Soca

Aventura de rafting no rio Soča

Essa é uma ótima experiência! Mas, para você entender melhor, aqui vão alguns detalhes: acompanhado de um guia, você vai passear pelo maravilhoso rio Soča por mais de 1 hora, curtindo a paisagem e tirando muitas fotos, enquanto se aventura.

Viagem diurna ao rio Soča saindo de Lubliana e Bled

Se você não estiver de carro, pode aproveitar esse passeio saindo de Ljubljana ou Bled, onde além de conhecer o rio Soča, você vai conhecer o Museu Kobarid, o Passo Vršič e a a linda Cachoeira Kozjak.

Onde ficar no Vale do Soca / Bovec

casal viajando o mundo: barbara rocha e vagner alcantelado em tenda de adrenaline check camping, na eslovenia
Adrenaline Check Camping

Adrenaline Check Camping – $$

Para ficar pertinho desse, que é um dos principais pontos turísticos da Eslovênia, ficamos hospedados no Adrenaline Ckeck camping/glamping em Bovec, a apenas 1,7 km de Boka, a cachoeira mais alta da Eslovênia.

Com vista para a montanha, e servindo de base aos aventureiros que querem explorar o Parque Nacional Triglav (que fica a 8,4 km de distância), o camping por si só já é uma experiência incrível que recomendaria a qualquer pessoa incluir em um “roteiro Eslovênia”, por conta da vibe do lugar. 

Faça isso por você e fique uns dias aqui! Além de ser um lugar perfeito para desacelerar um pouco do ritmo frenético do dia-a-dia, a vista das florestas que cercam a propriedade são incríveis, e você vai poder acordar todos os dias com pássaros cantando do lado de fora da sua barraca. 

Para completar, o lugar tem uma vibe incrível, com viajantes que estão ali em busca do mesmo que você: sossego e natureza. O camping organiza jantares com comida típica, que são momentos gostosos de interação com outros viajantes em volta da fogueira. Fizemos muitas amizades neste lugar!

Por fim, saiba que este “hostel a céu aberto” oferece alguns tipos de acomodação, de simples às mais luxuosas (nós ficamos num glamping, “camping com conforto”), além de pacotes completos, que incluem acomodação, alimentação e atividades de aventuras. Um lugar para onde vamos voltar com certeza!

Existe também uma boa oferta de acomodações em Bovec, mas é bom reservar com antecedência.

Confira todas as opções de hospedagem em Bovec.

Dicas 

Se não estiver de carro, há dois ônibus diretos de Ljubljana para Bovec, a viagem leva cerca de 4 horas. Você também pode ir diretamente de Bled para Bovec, mas apenas no verão.

7. Caverna Postojna

formações rochosas de caverna de postojna, uma atração para quem busca o que fazer na eslovênia
Foto: Ivan Ivankovic from Dubrovnik, Croatia, CC BY 2.0

Do Soca valley, dirigimos cerca de 2 horas (126 km) até as cavernas de Postojna, uma das maiores atrações da Eslovênia, que recebe quase um milhão de visitas por ano.

Com uma extensão de 24km, é possível apenas visitar 5km delas e é muito difícil não se impressionar com as “esculturas” na caverna!

Diferentemente das Cavernas de Waitomo na Nova Zelândia, por exemplo, onde pudemos ver milhares de pontinhos luminosos brilhando como estrelas – vagalumes encontrados apenas na Nova Zelândia – na cavernas de Postojna, é possível admirar várias formações rochosas interessantes, inclusive várias estalactites e estalagmites.

Dicas 

Para conhecer a Postojna, nós fizemos o ‘Bled ou Ljubljana: Caverna Postojna e Castelo Predjama meio dia‘, tour que super recomendamos. Um dos pontos interessantes desse passeio é que a primeira parte é feita em um trem, o que acaba sendo divertido, de certa forma. 

Na segunda parte, alguns guias especializados vão guiando o caminho e explicando cada detalhe da caverna!

8. Castelo de Predjama

castelo predjama, incrustado em pedras, uma das atrações para quem busca o que fazer na eslovênia
Foto: Chris Yang on Unsplash

Bem perto dali, a cerca de 10 km das cavernas, fica o magnífico castelo de Predjama, incrustado nas pedras na Eslovênia.

O castelo, que é patrimônio da humanidade pela Unesco e uma das principais atrações turísticas da Eslovênia, tem um diferencial: foi construído em um penhasco imponente, escondendo um túnel secreto para um sistema de cavernas. 

E a forma como foi construído é tão perfeita que, à primeira vista, parece ele ter sido construído artificialmente. É possivelmente o castelo europeu que melhor representa o clichê dos “contos de fadas”.

Dicas 

Para saber todos os detalhes e opções de visita ao Castelo de Predjama e às Grutas de Postojna, acesse o site oficial do castelo. 

Além disso, recomendo que você alugue um carro, que é sem dúvida a melhor forma de chegar até lá. Para isso, você pode acessar o site da Rentcars

Onde ficar em Predjama

taças e vinho em cima de mesa, cama de casal e mesa com computador em quarto de hotel center, um lugar para ficar na eslovenia
Foto divulgação: Hotel Center

 ECO Hotel Center– $$

Nós ficamos hospedados uma noite no ECO Hotel Center, que é uma boa opção para quem quer aproveitar sem pressa as Cavernas no Postojna e ao Castelo de Predjama, visitando um a cada dia. O hotel fica a apenas 10 minutos a pé da caverna e ainda tem estacionamento gratuito!

9. Haras Lipica

casal viajando o mundo
Foto: Vagner Alcantelado

Do castelo, seguimos para uma visita ao Haras Lipica, mais um dos pontos turísticos Eslovênia que gostamos muito de conhecer.

Fica bem perto da fronteira eslovena-italiana e é o lar de mais de 300 cavalos da raça Lipizzan, além de ser um dos mais belos monumentos históricos e culturais da Eslovênia!

A propriedade foi construída em 1500 para dar suporte à corte imperial de Viena, mas hoje funciona como um dos mais antigos e chiques Haras da Europa, além de centro turístico e de lazer, com uma área verde muito bonita. 

Durante o tour, descobrimos que os Lipizzaners são uma raça de cavalos rara, com uma característica curiosa: nascem pretos e adquirem uma cor branca com o tempo. 

Passamos um dia emocionante no Haras Lipica, rodeados de cavalos soltos no pasto. Foi lindo demais!

Dicas 

Nós pagamos 16 € para fazer uma visita guiada. Mas para conferir a programação e o valor atualizado da visitação, recomendo que acessar o site oficial do Haras Lipica.

10. Koper

vista aérea de casas com telhados e madeira laranja e mar ao fundo em koper, um lugar para incluir no roteiro eslovênia
Foto: eutrophication&hypoxia

Outro lugar que fez parte do nosso “roteiro Eslovênia” foi Koper, uma cidadezinha portuária localizada na divisa com Trieste, na Itália. 

Considerado o porto mais importante do país, Koper tem um papel importante na economia da Eslovênia e recebe turistas durante todo o ano, especialmente os que chegam por cruzeiros.

Além de ser um destino tranquilo e bonito, é ideal para quem quer um pouco de sossego e privacidade.  

O que mais se destacou para nós, foram as belezas naturais, que mescla mar e montanha, a arquitetura romana, gótica e renascentista e a riqueza histórica. Não deixe de visitar, e estando lá, suba a torre do sino para ter acesso a melhor vista da cidade!

Dicas 

Como Koper fica pertinho de Piran, outro destino que visitamos, recomendo visitar esses dois destinos em um mesmo dia, já que ambos são bem pequenos. Mas, se estiver com pouco tempo, recomendo que escolha Piran, destino que mostramos a seguir.

O que fazer em Koper, na Eslovênia

  • Catedral de Assunçãoconstruída na segunda metade do século XII e com um dos sinos mais antigos da Eslovênia, que remonta a 1333.
  • Palácio Pretório (Praetorian Palace), que data do século XV e foi a sede do poder civil da República de Veneza. Possui um estilo gótico veneziano e é um dos monumentos mais importantes da área.

Passeios em Koper

De Koper: Tour de meio dia pelas aldeias e tradições

Saindo de Koper, esse é um bom passeio para conhecer a zona rural eslovena. Alguns pontos interessantes são: o Castelo de Socerb, a Vila Hrastovlje e a Marezige O passeio ainda inclui uma ótima degustação de comidas típicas, vinho e azeite!

Onde ficar em Koper

mesas, cadeiras, sofá e planta em restaurante de hotel grand koper na eslovenia
Foto divulgação: Hotel Grand Koper

Hotel Grand Koper$$

Localizado em frente ao mar, o Hotel Grande Koper, além de ter uma linda vista, tem uma ótima localização para quem quer descobrir essa pequena cidade, já que está em seu centro histórico. Ele conta com quartos espaçosos e confortáveis e um serve um delicioso café da manhã diariamente!

Confira todas as opções de hospedagem em Koper

11. Piran

vista aérea de casas com telhado de madeira, pessoas caminhando em praça e mar em piran, na eslovênia
Foto: Hasmik Ghazaryan Olson on Unsplash

De Koper, nós partimos para Piran.

Esta cidadezinha colorida e encantadora, que fica entre a Croácia e a Itália, e às margens do mar Adriático, é rodeada, em três lados, pelo tranquilo mar azul-turquesa, tendo uma visão espetacular!

Nós amamos passear pelas ruas de Piran, provar frutos do mar em alguns de seus restaurantes, e andar ao longo das muralhas medievais, que são incríveis.

O melhor de tudo é que Piran fica a apenas 1 hora e meia de Ljubljana por estrada, o que a torna fácil de incluir até mesmo em um itinerário curto na Eslovênia, além de uma excelente base para explorar o resto da Ístria.

O que conhecer na Eslovênia: em Piran

  • Passeie pelo porto de Piran – um local agradável para passear à beira-mar, cheio de barcos (alguns mais modernos e outros bem antigos) e pequenos cafés, onde se pode parar, tomar um drink ou comer algo, enquanto aprecia a bela vista do mar!
  • Visite a Praça Tartini – principal praça de Piran, movimentada, onde fica o Centro de Informações Turísticas e acontecem os eventos de verão, como apresentações de balé, música e outros.
  • Igreja de São Jorge – maior igreja de Piran, construída em 1608, que recebeu este nome após São George, santo padroeiro da cidade, ter “salvo” Piran de uma tempestade violenta. A parte externa tem uma vista linda da praia.
  • Suba a torre do sino de Piran – ao escalar os 146 degraus da Igreja de São Jorge, é possível ter algumas das melhores vistas de Piran! As visões de 360 graus se estendem para a Itália e a Croácia. 
  • Vá ao Mosteiro de São Francisco – além de poder apreciar uma coleção de literatura musical e livros do século XV, na Pinacoteca, estão exibidas pinturas de artistas venezianos.

Dicas 

Você pode, perfeitamente, conhecer Piran por conta própria.

Mas, se quiser conhecer mais detalhes sobre a história dessa pequena cidade e descobrir  lugares menos conhecidos, é uma boa fazer o tour ‘Piran: excursão a pé privativa com um morador local’. Assim, você descobre Piran pelos olhos de um morador local!

Onde ficar em Piran

cadeiras e mesas em varanda com vista para o mar de hotel fiesa em piran, na eslovênia, durante o dia
Foto divulgação: Hotel Fiesa

Hotel Fiesa$$

Localizado à beira-mar em Piran, o Hotel Fiesa é charmoso e ideal para quem relaxar caminhando na orla ou está viajando de carro e quer economizar, já que o local possui estacionamento gratuito. Além disso, as acomodações são aconchegantes e a equipe é bem simpática!

Confira Todas as opções de hospedagem em Piran

12. Kranjska Gora

O que fazer na Eslovenia21
Foto: Niklas Weiss on Unsplash

Por último na nossa lista de o que fazer na Eslovênia, está um destino que imperdível: Kranjska Gora. É lá que fica a estação de esqui mais conhecida do país.

Situada no noroeste da Eslovênia, entre as montanhas de Karavanke e os Alpes Julianos, esta bela cidade é o cenário tradicional das competições de esqui durante o inverno, mas não deixa de ser um destino interessante também no verão.

Você pode se aventurar em trilhas pelos Alpes Julianos, e chegar ao pico de algumas montanhas, conhecer lagos lindíssimos, pedalar, ou apenas relaxar curtindo o clima de “isolamento” e as paisagens incríveis da região.

O que fazer na Eslovênia: em Kranjska Gora

  • Lago Jasna – Este lago alpino deslumbrante, com vários pontos muito fotogênicos, fica a apenas 2 km de Kranjska Gora e é facilmente acessível a pé.
  • Explore o centro da cidade e Alpine Village – Tirada diretamente de um conto de fadas, esta vila alpina está cheia de barracas que vendem souvenirs e iguarias locais.
  • Igreja Central de Kranjska Gora
  • Caminhada até Martuljek Falls – O cenário é incrível, com corredeiras, cachoeiras e uma natureza linda. Existem 3 quedas no caminho, a mais bonita e impressionante é a queda de Martuljek Inferior e Superior. Você terá que caminhar cerca de meia hora para chegar a primeira e 1,5 horas para chegar a última. 

Dicas 

Você pode fazer uma rápida visita a essa cidade e conhecê-la em um dia, mas se quiser economizar, se hospede em Kranjska Gora, já que as acomodações aqui são um pouco mais baratas!

Outra opção para conhecer esse destino é reservar o ‘Liubliana: Kranjska Gora e os Alpes‘, uma excursão com um guia que fala inglês, onde além de visitar essa pequena cidade, você vai conhecer  os lagos Jasna e Zelenci e o Liznjek House, um museu etnográfico.

Onde ficar em Kranjska Gora

O que fazer na Eslovenia22
Foto divulgação: Garni Hotel Miklič

Garni Hotel Miklič – $$

Cercado pelas lindas montanhas de Kranjska, o Garni Hotel Miklič é um ótimo lugar para quem gosta de acordar todos os dias com uma vista incrível e quer se aventurar, já que ele fica ao lado de uma pista de esqui! 

Confira todas as opções de hospedagem Kranjska Gora

Roteiro na Eslovênia de 10 dias (início e término em Ljubliana):

  • Dia 1: Chegada em Ljubliana
  • Dia 2: Bled, Lago Bohini e arredores
  • Dia 3: Caverna Postojna e Castelo Predjama
  • Dia 4 e 5: Cavernas Skocjan e Costa da Eslovênia 
  • Dia 6 e 7: Bovec, para quem gosta de aventuras
  • Dia 8: Kranjska Gora
  • Dia 9 e 10: Ljubliana / partida
  • Sobrando mais dias: passe mais tempo nas montanhas.

Gostou de descobrir o que fazer na Eslovênia?

Desde 2012, quando começamos nossas andanças pelo mundo, não foram todos os lugares que nos deixaram um gosto de “quero mais” e a certeza de que vamos voltar em breve, mas a Eslovênia certamente é um deles!

O país ganhou nosso coração e nos impactou de uma forma muito especial, assim como já havia acontecido na Nova Zelândia e por motivos parecidos (natureza, tranquilidade, comida, pessoas, bons exemplos, organização!).

Queremos voltar e passar muito mais tempo explorando a Eslovênia, fazendo muitas trilhas, e de preferência antes que todo mundo descubra o quanto esse destino é incrível. 

Leia mais dicas de viagem:
PLANEJE SUA TRIP
SEGURO VIAGEM

Tenha quem te socorrer nos perrengues. O voo atrasou, sua mala foi danificada ou sofreu algum acidente? O Seguros Promo garante sua indenização. Feche agora e com desconto o seguro ideal para sua viagem. 

PASSAGENS AÉREAS

Economize na passagem. Quer viajar mais? Com o Passagens Promo você encontra descontos imbatíveis em passagens áreas.

ACOMODAÇÃO

Durma no conforto, mesmo fora de casa.  Seja sua procura um hotel, apartamento, resort ou chalé, no Booking.com você encontra as acomodações mais baratas e mais confortáveis.  

ALUGUEL DE CARRO

Desbrave o destino escolhido. Se você quer quebrar barreiras, e aproveitar ao máximo o seu destino, alugue um carro com o melhor preço e com possibilidade de parcelamento em até 12x através do RentCars.

admin
ebook melhores momentos da vida 101 dicas 1
email

101 DICAS INCRÍVEIS E TRUQUES PARA VIAGEM

Quer embarcar nas nossas dicas? Então faz o check-in:

Você também poderá gostar de:

Salve as dicas no Pinterest

O que fazer na Esloveniapinterest1
O que fazer na Esloveniapinterest