12/09/2021 Por Bárbara Rocha

20 curiosidades sobre a Croácia.

Vai embarcar para um dos mais belos países da Costa Europeia e está querendo conhecer as principais curiosidades sobre a Croácia antes mesmo de chegar lá?

Então, vem com a gente! Neste post, compartilhamos alguns fatos super insutidos sobre esse destino, aqueles que você não encontra facilmente por aí. 

Para começar, saiba que a Croácia tem muito a oferecer aos visitantes: uma comida incrível, paisagens maravilhosas e um povo super hospitaleiro! O país também foi uma das locações de filmes famosas e é muito conhecido por suas inúmeras ilhas de águas azuis cristalinas!

Mas não para por aí, viu? Há muito o qule descobrir antes de fazer as malas! 

icone croacia

E é isso que você vai conferir lendo as 20 curiosidades da Croácia que listamos, que podem surpreender até mesmo quem já visitou este país dos Balcãs.

1. Game of Thrones foi filmado na Croácia.

escadaria em Dubrovnik, uma das curiosidades sobre a Croácia é que uma cena da série game of thrones foi gravada aqui
Foto: Morgane Le Breton on Unsplash

Uma das curiosidades sobre a Croácia mais interessantes, e que você possivelmente já sabe, é que a maior parte de Game of Thrones foi filmada por aqui! 

Dentre os principais cenários, estão a cidade medieval de Dubrovnik e Split, que é uma das cidades mais sofisticadas da Croácia, onde está a Fortaleza de Klis. 

Mas também houve filmagem na ilha de Lokrum, na Catedral de St. Jacob em Sibenik e no Parque Nacional de Krka.

Por fim, se você é um grande fã da série, saiba que poderá visitar as locações de filmagem e até mesmo fazer uma excursão GOT, com guias que participaram das filmagens (na produção ou como figurantes), e vão contar muitas histórias de bastidores!

Para isso, é só fazer algum passeio como o Tour Game of Thrones ou Excursão Game of Thrones à ilha de Lokrum

2. É um país jovem (quase um bebê).

construções a beira mar

Outra curiosidade da Croácia é que ela é um país bem jovem na história mundial!

Apesar de ter declarado sua independência da antiga Iugoslávia em 91, somente em 92 foi reconhecida internacionalmente como Estado-nação, ao passo que, entre 1991 e 1995, viveu algumas guerras e conflitos e só então estabeleceu todo o seu território. 

Finalmente, a partir de 2013 passou também a integrar a União Europeia. 

3. A Croácia é o lar da menor cidade do mundo, Hum.

arvores e plantas em campo da Croácia
Foto: Lucija Marjanovic on Unsplash

Em primeiro lugar, saiba que adjetivos superlativos como ‘menor’ e ‘maior’ sempre estão presentes na lista de curiosidades da Croácia. Então, vamos começar com o menor. 

Hum, no noroeste da Croácia, é a menor cidade do mundo e, inclusive, é detentora de um recorde mundial por isso. Segundo o Guinness Book, sua população tem entre 17 e 23 pessoas! 

Para começar, existem apenas duas ruas e três fileiras de casas em Hum, o que permite que a cidade seja explorada, facilmente, em apenas meia hora.

Além de ter suas próprias muralhas, a cidade também conta com uma igreja, duas pequenas estradas e um prefeito, que é eleito uma vez por ano pelos homens da paróquia, que gravam seus votos em uma vara de madeira. Interessante, né?

4. Mais de 2.715 horas de sol por ano e 1244 ilhas.

vista aérea de ilha
Foto: Benjamin Voros on Unsplash

A Croácia é um país ensolarado. Na verdade, MUITO ensolarado! São mais de 2.715 horas de sol por ano, o que é mais do que a Austrália!

Caso seja for possível escolher, vá entre junho e setembro, quando é ainda mais ensolarado e as as temperaturas são mais agradáveis. 

Outra curiosidade é que ao largo da costa da Croácia, você encontrará um total massivo de 1244 ilhas, ilhotas e recifes! Isso mesmo!

Com tantas ilhas, é claro que um dos principais atrativos na Croácia é visitá-las. O interessante é que menos de 50 são habitadas por pessoas!

5.Os gladiadores costumavam lutar aqui.

casal viajando o mundo Babi Rocha
Foto: Vagner Alcantelado

Você sabia que a Croácia tem um anfiteatro? Sim, é verdade! Ele se chama Arena de Pula.

Antigamente, esse espaço construído no primeiro século AC, era usado para colocar criminosos condenados na batalha contra animais selvagens.

Hoje, com mais de 2.000 anos, ele é um dos pontos turísticos da Croácia e, apesar de não ser tão famoso como o Coliseu de Roma, ele é impressionante e bonito do mesmo modo, e está até em melhores condições!

Para conhecer os detalhes da história desse atrativo, você pode fazer uma excursão com guia para a Arena de Pula.

6. Sua praia mais famosa muda de forma com o vento.

vista aérea de Ilha de Brac, um lugar para incluir no roteiro na Croácia
Foto: Vagner Alcantelado

Já imaginou visitar uma praia uma vez, e ao voltar no dia seguinte, ela estar completamente diferente?

Pois, certamente, uma das curiosidades sobre a Croácia é que aqui esse fenômeno acontece!

A areia da bela praia Zlatni Rat, que é considerada a mais bonita do país e tem um formato triangular, muda completamente de forma quando os ventos estão muito fortes. Incrível, né?

7. Existem tantos dialetos, que as pessoas não conseguem se entender.

turistas caminham em ruas da Croácia
Foto: Jonathan Chng on Unsplash

Geralmente, é normal cada cidade ter seu próprio sotaque, e algumas gírias super marcantes, mas na Croácia isso vai um pouco além.

O croata, idioma oficial do país, tem um número impressionante de dialetos que variam de cidade para cidade.

O resultado? Croatas de uma cidade grande como Dubrovnik podem ter sérios problemas para entender os croatas de, digamos, uma pequena cidade na Ístria. É tão diferente que logo parece que nem se trata a mesma língua!

8. Zadar tem o melhor pôr do sol do mundo (de acordo com Alfred Hitchcock) e órgão tocado pelo mar.

entardecer em Zadar, uma das curiosidades da Croácia é que ela tem o melhor pôr do sol do mundo
Foto: Maxi am Brunnen on Unsplash

Este é definitivamente um dos fatos curiosos sobre a Croácia mais surpreendentes. A cidade litorânea de Zadar, que fica na Dalmácia, é considerada o lugar que tem o melhor pôr do sol do mundo! 

Você consegue se imaginar segurando um título assim? Até o famoso cineasta Alfred Hitchcock viu por si mesmo e disse isso.

Então, se você está procurando o melhor pôr do sol do mundo, vá para a Croácia!

Outra curiosidade da Croácia envolvendo Zadar é que lá existe um órgão que é tocado pelo mar. 

Funciona assim: as ondas batem nos tubos do órgão, criando sons harmônicos, que são um grande espetáculo. Inaugurada em 2005, essa foi uma invenção criada pelo arquiteto Nikola Basic que atrai turistas do mundo todo.

9. Dubrovnik ainda usa seus esgotos medievais de 1296.

vista aérea de Dubrovnik. Uma das curiosidades da Croácia é que esse lugar ainda usa seus esgotos medievais de 1296
Foto: Jeison Higuita on Unsplash

De antemão, essa é uma daquelas curiosidades sobre a Croácia que você vai achar fascinante ou nojenta.

Os croatas construíram um sistema de esgoto tão perfeito há 800 anos que ainda o usam hoje! 

Igualmente, essa é uma prova de como a cidade de Dubrovnik é intocada, não apenas tendo mantido os mesmos fortes, paredes e edifícios, como também o mesmo sistema de esgoto subterrâneo invisível.

10. Pelo menos 10% da Croácia são parques nacionais.

vista aérea de turistas em ponte de Lagos Plitvice, uma das curiosidades sobre a Croácia é que pelo menos 10% do país é de parques nacionais
Foto: Mike Swigunski on Unsplash

É uma porcentagem louca quando você pensa sobre isso: 1/10 da massa de terra deste belo país é de parques nacionais!

Dentre esses parques, o mais incrível é definitivamente o Lagos Plitvice, que é formado por vales, colinas, lagos e cachoeiras com águas turquesas cintilantes, e é considerado Patrimônio Mundial da UNESCO! 

Dá para conhecer o local facilmente por conta própria, mas, se você quiser conhecer mais detalhes do lugar, recomendo fazer uma excursão com um guia especialista.

Além dos Lagos Plitvice, há outros lugares maravilhosos como Krka, Brijuni, Mljet, Kornati, Paklenica, bem como Risnjak e Velebit.

Dentre esses, os que mais se destacam são o Krka, por suas sete cachoeiras únicas e o Paklenica, que apesar de ter menos água, encanta por suas florestas e vales.

11. A Croácia tem minas terrestres ativas - curiosidade sobre a Croácia que ninguém gostaria de saber.

minas terrestres
Foto: Tengyart on Unsplash

Antes de mais nada, pode relaxar, pois é bem improvável que você se encontre repentinamente em território de minas terrestres. 

Mas sim, é real: existem minas terrestres, que sobraram da guerra, atualmente ativas pela Croácia!  

Inclusive, o país vem tratando de resolver o problema de uma forma inusitada: treinando abelhas para encontrar e, logo após, desativar os artefatos.

Embora não seja nada para se preocupar, é um fato curioso. Mas, novamente, pode relaxar, qualquer área que corre o risco de ter minas terrestres ativas é isolada e sinalizada.

12. As praias croatas estão entre as mais limpas do mundo.

águas cristalinas em praia. uma das curiosidades da Croácia é que as praias do país estão entre as mais limpas do mundo
Foto: Datingjungle on Unsplash

Mais uma das curiosidades  super legais sobre a Croácia, principalmente para quem ama praia, é que no país existem mais de 800 praias e elas são as mais limpas do mundo.

Em testes regulares, foi comprovado que a água dessas praias é 99,26% limpa, o que lhes rendeu uma classificação de “Excelente” de acordo com os padrões da União Europeia. Ou seja, pode nadar sem medo de sujeira!

13. Os dálmatas são da Croácia.

dálmatas em fundo branco, uma das curiosidades sobre a Croácia é que essa raça de cães é desse país

Se já faz algum tempo que você “navega” pelos cantos da Croácia por meio da Internet, então definitivamente encontrou aquela zona costeira popular – a Costa da Dalmácia, certo? 

Então, foi dela que veio o nome dos dálmatas, a famosa raça de cães brancos manchados de preto.

Embora eles só tenham ficado mundialmente conhecidos através do filme “101 Dálmatas” da Disney, os croatas já os conheciam desde a época imperial romana!

Outra curiosidade é que o povo da Croácia também adora gatos e, por isso, gatinhos podem ser vistos por toda parte, seja cochilando sob os raios de sol ou buscando constantemente a atenção dos turistas para um chamego.

14. Os croatas são responsáveis por várias invenções modernas.

máquina de escrever preta

Algumas invenções croatas notáveis ​​incluem a lapiseira, a datilografia (o método de usar impressões digitais para identificação), o paraquedas, o torpedo e o velocímetro. 

Já entre os inventores, o mais famoso talvez tenha sido  Nikola Tesla (com mais de 10 invenções notáveis!), que nasceu em Smiljan em 1856.

15. Eles também inventaram a gravata - curiosidade da Croácia que aposto que você não sabia!

homem de terno e gravata. uma das curiosidades sobre a Croácia é que eles inventaram a gravata

Outro item notável, que é super famoso no mundo inteiro e foi inventado pelos croatas é a gravata!

No passado, os militares croatas usavam no pescoço uma espécie de lenço de linho no verão e, no inverno, um lenço de lã, e foi assim que ela “surgiu”. 

Embora tenha havido certa reivindicação da autoria por parte dos franceses, os croatas ganharam essa briga e são, oficialmente, os pais da gravata.

Em 2003, o país teve uma atitude ousada em relação ao acessório “símbolo nacional” e decorou 50 monumentos do centro de Pula com lenços vermelhos, além de amarrar uma gravata enorme ao redor do antigo anfiteatro da cidade.

Por último, você verá muitos produtos em forma de gravata com as cores da bandeira croata, ao entrar em lojas de souvenir.

16. Em comparação com o resto da Europa, a Croácia tem preços acessíveis.

turista segura etiqueta de roupa com 50% de desconto
Foto: Artem Beliaikin on Unsplash

Sobretudo, se você quer economizar em uma viagem para Europa, essa é uma das curiosidades sobre a Croácia que vai te agradar muito!

Embora Dubrovnik seja um pouco mais cara que o resto do país, o Wikitravel estima que os preços médios na Croácia são cerca de 10-20% mais baixos do que na maioria dos outros países da UE.

Alguns exemplos de preços na Croácia:

Quarto duplo em hotel – 450-800 kn

Refeição de 3 pratos em restaurante razoável – 150 kn

Refeição em taberna local – 60 kn

Pizza – 50-80 kn

Cappuccino – 12 kn

Cerveja de meio litro – 20 kn

City tour de bicicleta – 175 kn

Viagem curta de táxi – 30 kn

Os preços listados acima são exemplos da  Frommers e Lonely Planet. A taxa de câmbio da kuna croata é de aproximadamente 7 kn = $ 1 USD.

17. A Croácia tem mais vinhedos e vinícolas do que o Napa Valley, na Califórnia.

taça de vinho. uma das curiosidades sobre a Croácia é que o país tem muitos vinhedos e vinícolas
Foto: Kym Ellis on Unsplash

Não sei se você sabe, mas Napa Valley, na Califórnia, é um lugar sobretudo muito famoso por seus vinhedos e vinícolas, mas a Croácia ainda o ganha!

O país tem uma longa história de produção de vinho desde o século 5 e, em 2014, ficou em 32º lugar mundial na produção de vinho, com 59.000 acres de vinhedos fornecendo uvas para mais de 800 vinícolas.

A maior parte do vinho croata é branco (cerca de 67%), mas a costa da Dalmácia é conhecida pelos seus tintos.

18. São um dos países europeus com mais bens preservados - É como voltar no tempo!

construções de pedras e árvores
Foto: Cat Bassano on Unsplash

Empatando com a Espanha, a Croácia é o lar de inúmeros pontos turísticos declarados patrimônio da humanidade pela UNESCO.

Essa riqueza é notada em toda parte. Por todo o país, ao caminhar pelas ruas, você encontrará muitas paisagens históricas e arquitetura medieval que te darão a sensação de ter voltado no tempo.

Nesse sentido, a antiga cidade de Dubrovnik é ainda mais notável, por estar ainda incrivelmente intacta!

Além de ter uma igreja gótica com cerca de 800 anos, bem como suas famosas muralhas de antes do século 7, ela é lar da farmácia mais antiga da Europa. Não é de se admirar que o poeta Lord Byron tenha chamado Dubrovnik de “Pérola do Adriático”.

19. Tem um dos museus mais inusitados do mundo.