17/07/2022 Por Bárbara Rocha

Roteiro na Croácia de Norte a Sul

Buscando dicas do que fazer na Croácia? Neste post, além de mostrar nosso roteiro na Croácia, e revelar as experiências que mais curtimos e recomendamos, você vai poder conferir dicas de restaurantes e hotéis, para aproveitar ao máximo a Croácia, como nós aproveitamos.

Nós passamos 1 mês fazendo uma road trip pela Croácia, de norte a sul, e nos apaixonamos por esse lugar colorido e ensolarado. 

O roteiro incluiu locais que há muito tempo queríamos visitar, como os famosos Lagos de Plitvice, a praia Zlatni Rat e a Ilha Hvar, e outros dos quais nunca tínhamos ouvido falar, como a linda Rovinj.

Pelo caminho, visitamos cidades medievais, nadamos no Mar Adriático, nos hospedamos numa casa móvel e em resorts paradisíacos, provamos a comida local, admiramos a paisagem e até visitamos alguns cenários da nossa série de TV favorita, Game of Thrones! 

Continue lendo para saber todos os detalhes!

icone croacia

Por que visitar a Croácia?

viajantes caminham em ponte sobre águas cristalinas de rio na Croácia
Foto: Dominik Lange on Unsplash

Em primeiro lugar, vale a pena visitar a Croácia, simplesmente por ser um dos destinos mais bonitos do mundo! As paisagens são incríveis e há muitas atrações naturais para serem apreciadas.

O segundo ponto é que esse país tem praias e lagoas maravilhosas, perfeitas para você se divertir mergulhando em águas relaxantes (porém geladas!).

Outra razão é que a Croácia é repleta de locais históricos, imperdíveis para os que amam história. Não faltam cidades medievais para você conhecer!

E, como se não bastasse, a culinária croata é para todos os gostos: peixes, lulas, polvos e camarões, mas também muitos pratos com cordeiro, vitela, porco e presunto.

Por fim, se você é fã de Game of Thrones, assim como nós, vai querer vir para cá correndo, já que o país é cheio de cenários dessa série e você ainda poderá sentar no Trono de Ferro!

Onde fica

A Croácia é um país localizado na Europa Oriental, perto da Eslovênia e Hungria. Possui uma longa costa no Mar Adriático, que abrange mais de mil ilhas!

Sua capital é Zagreb, que é vibrante e possui diversos museus, e a cidade mais famosa é Dubrovnik, que tem grandes muralhas do século 16 e foi cenário da série Game of Thrones. No entanto, todo o país é repleto de belezas naturais e atrações interessantes. Não vai faltar o que fazer na Croácia!

O que fazer na Croácia - sugestão de roteiro

casas em frente ao rio na Croácia
Rovinj, Croatia Foto: Dimitry Anikin on Unsplash

A seguir, iremos mostrar os lugares pelos quais passamos em nossa roadtrip na Croácia, além de dar dicas de quantos dias ficar, onde se hospedar e o que fazer em cada lugar.

Como falei, nós passamos quase 1 mês na Croácia, e percorremos mais de 1.200 quilômetros, o que é bastante considerando que o país é pequeno. 

Iniciamos a viagem no norte do país (cruzamos a fronteira da Eslovênia) e seguindo até o extremo sul.

Ao todo, foram mais de 20 horas em carro, ônibus e barcos.

Esse foi o nosso roteiro na Croácia, e o que recomendamos caso você também vá passar esse tempo no país:

Lagos Plitvice
1 dia
Novigrad
3 dias
Zagreb
4 dias
Ilha Brac
4 dias
Split
4 dias
Hvar
4 dias
Dubrovnik
6 dias

Abaixo, os detalhes de cada destino:

1- Novigrad (3 dias)

barcos em rio, em Novigrad, um lugar para incluir no roteiro na Croácia
Petar Milošević, CC BY-SA 4.0

Em primeiro lugar na nossa lista sobre o que fazer na Croácia está nossa primeira parada no país.

Novigrad fica na região de Istria, a meio caminho entre Porec e Umag, e é um lugar que manteve o charme de uma vila de pescadores, com seus barcos de pesca alinhados no porto da cidade de Mandrac.

A história da cidade pode ser rastreada desde os tempos romanos, já que os habitantes locais fizeram um excelente trabalho preservando um pouco da arquitetura antiga que pode ser vista por toda a cidade.

Esse lugar é muitas vezes esquecido pelos turistas, já que não é tão grande como as famosas antigas cidades de Rovinj ou Porec, mas vale a pena fazer uma visita!

Principalmente porque esse é um ótimo destino para estar em contato com a natureza e a cultura local. Além do mais, Novigrad fica pertinho de Pula e Rovinj, sendo uma boa opção usar a cidade como base para conhecer outros lugares da região de Istria.

No nosso roteiro Croácia, reservamos 3 dias para esse lugar, e valeu a pena!

O que conhecer em Novigrad:

Um dos lugares que recomendo conhecer nessa cidade é a Praia da Pinesta, que é bem bonita e conta com uma boa infraestrutura e alguns restaurantes por perto.

Onde ficar em Novigrad:

pátio com cadeiras e mesas, de Aminess Maravea Camping Resort Mobile Homes, um resort em frente ao mar, para incluir no roteiro na Croácia
Foto divulgação: Aminess Maravea Camping Resort Mobile Homes

Aminess Maravea Camping Resort – $$-$$$ 

Nós nos hospedamos neste lugar e curtimos muito. Ter o mar Adriático literalmente à passos do quarto e aproveitar um tempo para relaxar, sem dúvidas, foi a parada perfeita na Croácia. Sem mencionar que foi  nossa primeira experiência de ficar hospedados em uma casa móvel, o que amamos!

Considero este um ótimo lugar para uma viagem em casal, com a família, ou nômades digitais que querem recarregar as baterias por uns dias. Dentro do complexo, que é enorme e oferece diferentes oções de acomodação, há um camping com casas móveis (onde ficamos), todas elas super completas com quartos, banheiro e cozinha. 

Para completar, na área externa há 2 piscinas, estacionamento gratuito, supermercado (caro, por sinal!), um restaurante que serve iguarias locais, e um bar que vende petiscos e coquetéis. Vale a pena ficar uns dias por aqui e se “desconectar” do mundo!

Confira todas as opções de hospedagem em Novigrad.

Vagner Alcantelado e Bárbara Rocha, casal viajando o mundo, em resort na Croácia
Foto: Vagner Alcantelado

Onde comer em Novigrad:

Adria Grill

O Adria Grill tem uma equipe super amigável e uma comida deliciosa, que vem em boas porções. Algumas opções são o risoto de frutos do mar, o espaguete, lulas grelhadas e fritas.

Endereço: Ulica Murve 3, Novigrad 52466

2- Rovinj (2 dias)

barco em mar em Rovinj, um lugar para incluir no roteiro na Croácia
Foto: Dimitry Anikin on Unsplash

Seguindo viagem sempre rumo ao sul, e a 61km de Novigrad, a parada seguinte foi em Rovinj, um centro turístico popular e com um ativo porto de pesca.

No nosso roteiro na Croácia, reservamos 2 dias para curtir esse lugar, mas se puder, recomendo mais dias por lá.

Primeiramente, Rovinj é um daqueles lugares pelos quais você se apaixona à primeira vista. Incrustada em colinas à beira-mar, a cidadezinha ainda preserva arquitetura veneziana, sobretudo na região portuária e no centro histórico.

O grande barato de lá é poder simplesmente caminhar por suas ruas de paralelepípedos, perder-se dentro da cidade velha, tomar um copo de vinho à beira-mar, observar o mundo passar e se sentir bem! 

Afinal, não é todos os dias que encontramos lugares que nos encantam dessa maneira.

Outro ponto de destaque é que, como em todas as cidades com influência italiana, as praças e igrejas também estão presentes em Rovinj, e o principal cartão-postal da cidade é a Basílica de Santa Eufêmia, que fica no topo da montanha mais alta da região.

O que conhecer:

Primeiro, recomendo conhecer a Old Town (Cidade Velha) em Rovinj. Permita-se perder pelas ruas, e vá a lugares históricos como a igreja de St. Euphemia.

Depois, vale a pena passar no Porto de Rovinj, principalmente para assistir ao pôr do sol, que é lindo de lá e rende ótimas fotos! Pertinho dele, há boas cafeterias, bares e restaurantes com vistas incríveis.

Dicas de passeios:

Para sua viagem ser mais divertida, recomendo incluir alguns passeios em seu roteiro na Croácia. 

Passeio de Barco em Rovinj

Esse passeio é mágico! Em meio ao Mar Adriático, você vai poder nadar em águas cristalinas por cerca de 30 minutos, assistir ao lindo pôr do sol de Rovinj e, se estiver com sorte, ver alguns golfinhos.

Excursão a pé guiada em Rovinj

Para quem quer entender mais da história de Rovinj e poder explorar suas ruas, conhecendo cada detalhes, esse é um bom passeio, pois você será acompanhado por um guia que é também um morador local! O tour acontece em inglês e, geralmente, eles são bem simpáticos e respondem a todas as perguntas que você tiver.

Passeio guiado de scooter elétrica

Agora, se você prefere algo mais animado, e não está com disposição de caminhar, essa é a melhor opção! Vai poder conhecer lugares como o Parque natural Golden Cape em uma scooter elétrica (relaxa que tem uma pequena aula de treinamento!).

Onde ficar em Rovinj:

Prédio de 3 andares, onde funciona o Apartments Val, um lugar para se hospedar que vale a pena incluir no roteiro na Croácia
Foto divulgação: Apartments Val

Apartments Val – $$: Para quem quer se sentir como um local (como foi o nosso caso), esse apartamento bem localizado, que fica numa zona calma, longe do barulho do centro histórico, e ainda tem estacionamento gratuito, é perfeito!

O lugar tem tudo para um bom descanso, como uma ótima cozinha para quem quer preparar a própria refeição, e está a apenas 200m de um mercado, a 300 m da praia Cuvi e a 2 km do centro histórico.

Confira todas as opções de hospedagem em Rovinj

Onde comer em Rovinj:

Monte

Escondido nas ruas da cidade velha em Rovinj, o Monte é um lugar para quem quer jantar em grande estilo e vale muito a pena incluir no seu roteiro na Croácia. A equipe, comida, ambiente, vinho… tudo é ótimo! Lá você encontra 3 menus: azul e vermelho que tem pratos de peixe + carne e o verde, que é vegetariano.

Endereço: Montalbano – Montalbano 75, Rovinj 52210 

3- Lagos Plitvice (1 dia)

Lago em Parque Nacional dos Lagos de Plitvice uma ótima atração para quem busca O que fazer na Croácia
Foto: Archana Reddy on Unsplash

De Rovinj, seguimos para o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice, numa viagem que durou cerca de 3h e 15 minutos (de carro).

Esse lugar é um espetáculo e não tem como se desapontar com ele. Inclua no seu roteiro na Croácia!

Na real, depois de tanto viajar, chego a conclusão de muitos lugares acabam não sendo tão lindos quanto em fotos, mas no caso dos Lagos Plitvice, isso não acontece, e não há câmera que consiga captar tamanha beleza. 

Ao todo, são 16 lagos nos mais diferentes tons de azul e verde, conectados por cachoeiras de todos os tamanhos: realmente um espetáculo!

Os passeios são feitos por passarelas que cruzam os lagos, e um barco elétrico faz a ligação entre os 12 lagos superiores e os 4 lagos inferiores.

Um dia é suficiente para visitar o local e viagens bate-volta são possíveis desde Zagreb e Zadar.

Dica:

Dá para conhecer facilmente o Lagos Plitvice sem ninguém, mas se você quiser conhecer mais detalhes do lugar, recomendo fazer uma excursão com um guia especialista.

4- Zagreb (4 dias)

turistas caminham em frente a construções antigas em Zagreb, um lugar para incluir no roteiro na Croácia
Foto: Kristijan Arsov on Unsplash

Depois do Plitvice Park, nós seguimos para a capital Zagreb, que fica a 149 quilômetros do Plitvice, ou seja, cerca de 2h e 20 minutos de carro.

Zagreb é a capital e maior cidade da Croácia, e foi uma ótima surpresa! Esperávamos uma cidade meio sem graça, mas não. O centro histórico é lindo e vibrante!

Nele, que é dividido em duas partes – chamadas de Cidade Alta e Cidade Baixa – estão as principais atrações de Zagreb. Dá para percorrê-las a pé, de trem ou de bondes elétricos, que circulam por todos os cantos.

Além disso, vários eventos interessantes costumam acontecer em Zagreb. Durante nossa estadia, por exemplo, estava rolando um festival de música e outro de cerveja. 

Ao total, no nosso roteiro na Croácia, passamos 4 dias nesse destino e curtimos muito!

O que conhecer em Zagreb:

Há atrações interessantes nesse destino, então, é bom já separar o seu roteiro na Croácia e anotar!

Alguns lugares que recomendo são a Catedral de Zagreb, uma construção magnífica de 1903 que pode ser vista de vários pontos da cidade, o Parque Maksimir, que é cheio de lagos e jardins, ideal para quem ama passear ao ar livre e o Museu Minara, que tem mais de 3700 obras de arte!

Além desses, para quem ama experimentar comidas novas, ou quer um pouco de agito, não pode faltar um passeio pela Rua Tkalciceva, que é cheia de restaurantes e bares e é super animada! 

Dicas de passeios:

Para melhor conhecer a cidade, o ideal é fazer um tour. Foi o que nós fizemos e achamos que valeu a pena!

No nosso tour, um guia super simpático, morador de Zagreb e conhecedor profundo da história local, nos apresentou fatos bem interessantes, além de lugares turísticos e outros fora dessa rota, que fizeram toda a diferença na nossa viagem!

Por isso, recomendamos que você também inclua algum desses em seu roteiro na Croácia: 

Excursão pela cidade velha e nova

Nessa excursão, que acontece a pé, é possível conhecer várias partes diferentes da cidade, como o Cemitério Mirogoj, o Lago Jarun, Novi Zagreb, a Praça da República da Croácia, a Praça Tomislav e o Jardim Botânico.

Excursão a pé com funicular

Já nessa, além de fazer um passeio a pé para conhecer algumas joias da cidade, como a praça principal, a Catedral da Assunção da Bem-Aventurada Virgem Maria e a incrível Tkalciceva (uma rua cheia de bares), você vai curtir um passeio em um transporte antigo, conhecido como funicular para conhecer a Cidade Alta.

Ônibus Hop-On Hop-Off

Também fizemos o tour de ônibus panorâmico Hop On Hop Off que dá uma volta completa na cidade, podendo descer e subir do ônibus quando quiser. 

Nós gostamos muito deste sistema e o utilizamos sempre que possível em vários países. O tour oferece um guia de áudio disponível em 10 idiomas, que explica sobre os monumentos históricos e lugares de importância por onde passamos, além da vantagem de poder descer e subir no ônibus quantas vezes quiser, durante um dia inteiro.

Onde ficar em Zagreb:

Cama de casal e sofá em quarto espaçoso de Esplanade Zagreb, um hotel para incluir no roteiro na Croácia
Foto divulgação: Esplanade Zagreb Hotel

Esplanade Zagreb Hotel – $$$$: 

Localizado próximo às principais atrações, este hotel 5 estrelas é mais icônico da cidade.

O hotel foi construído em 1925, com o objetivo de receber os passageiros do famoso comboio Expresso do Oriente e recebeu, ao longo da sua história, várias personalidades, dentre elas, Orson Wells, Liv Ullman, Louis Armstrong e Woody Allen. 

Atualmente, desempenha um importante papel na vida social de Zagreb, já que a ele recorrem com frequência, muitos empresários, jornalistas, políticos e escritores, dentre outros.

Seu exterior parece de contos de fadas e os quartos, decorados em estilo art-noveau, são espaçosos e contam com banheiras super elegantes. 

Para completar, o hotel é super bem localizado, bem no centro, ao lado da Estação de Trem Principal de Zagreb, e ainda possui academia, sauna e todas as manhãs serve um café da manhã fantástico.

Confira todas as opções de hospedagem em Zagreb

casal viajando o mundo Vagner Alcantelado e Babi Rocha
Hotel Zagreb - Croácia

Onde comer em Zagreb:

Heritage I Croatian Food I Snack bar: Esse é um dos melhores lugares para quem quer saborear as delícias da Croácia. Vá sem pressa, pois como o local é pequeno e tudo é artesanal, pode demorar um pouco, mas vai valer cada minuto!

Há sanduíches, tapas e canapés feitos por pequenos produtores. Além de ser muito bom, os atendentes explicam tudo sobre os ingredientes, nos mínimos detalhes! 

Endereço: Petrinjska ul. 14, 10000, Zagreb.

5- Ilha de Brac (4 dias)

vista aérea de Ilha de Brac, um lugar para incluir no roteiro na Croácia
Foto: Vagner Alcantelado

Este trecho foi feito de ônibus. Deixamos o carro alugado em Zagreb e iniciamos uma jornada, que incluiu 4 horas de ônibus com a empresa Flix Bus até Split e mais 1 hora de ferry com a empresa Jadrolija, até chegarmos ao nosso próximo destino: a Ilha de Brac.

Brac faz parte da região Dalmatia e é a terceira maior ilha do Mar Adriático, tendo cerca de 48 km de extensão.

Apesar de ser tão próxima de Split, a ilha não chega nem perto de ser tão turística quanto suas vizinhas Korcula e Hvar. 

As principais cidades da ilha são Bol e Supetar, a primeira sendo a escolha mais comum para se hospedar entre os visitantes.

É lá que fica a praia Zlatni Rat, um dos cartões postais da Croácia e uma das mais disputadas. Então, se você já viu uma foto desta praia sem ninguém, das duas uma, ou ela foi tirada no inverno, ou um trabalho no Photoshop foi feito.

Sim, ela é bem cheia e você não é a única pessoa sonhando em tê-la só para você! Sendo assim, aceite que irá dividir esse paraíso com outras pessoas, sente-se na cadeira mais confortável que achar e tome um coquetel geladinho.

O que conhecer:

Primeiro, vale a pena incluir no em seu roteiro na Croácia o Vidova Gora, um dos pontos mais incríveis de Brac e também o pico mais alto da ilha, são 778 metros!

De lá, é possível ter uma linda vista da praia de Zlatni, das montanhas e até de outras ilhas. Para chegar lá, você pode subir de carro, moto ou se estiver com disposição, fazer uma caminhada de cerca de 2 horas.

Depois, você pode conhecer a famosa praia de Zlatni Rat, a mais bonita da Croácia!

Dicas de passeios:

Excursão para descobrir os segredos da Ilha de Brac

Neste passeio, dá para conhecer lugares longe das praias populares, e mais da cultura, história e gastronomia local. 

Você vai passar por museus, como o Museu do Azeite, almoçar em Nerežišća, uma cidade que durante séculos serviu como a capital da ilha e ainda vai conhecer o Vidova Gora, o pico mais alto de todas as ilhas do Adriático.

Passeio pela ilha de Jeep

Esse é um dos passeios mais divertidos de Brac, por isso, recomendo incluir em seu roteiro na Croácia, um tour. A bordo de um jipe 4×4, você vai conhecer belas paisagens e aldeias históricas  da ilha, nadar na praia Golden Horn e ainda provar pratos e vinhos locais com uma vista incrível para o mar.

Onde comer em Brac:

Ranc Restaurant

Localizado em meio a um jardim, o Ranc é um restaurante com decoração rústica, e com ótimos pratos como salada de polvo,  risoto de camarão, bife com molho de cogumelos e bife com molho de pimenta!

Endereço: Hrvatskih Domobrana 23, 21420, Bol

Onde ficar em Brac:

vista aérea de mar, montanhas e Bluesun Hotel Elaphusa, em Brac, na Croácia
Foto divulgação: Bluesun Hotel Elaphusa

Bluesun Hotel Elaphusa – $$ – Localizado a uma curta caminhada da famosa Praia Zlatni Rat e do centro de Bol, este hotel possui  piscinas cobertas, centro de tênis e pista de boliche.

Já os quartos são espaçosos e contam com uma decoração elegante. É uma boa escolher diárias que incluem café da manhã e jantar, pois as refeições são deliciosas!

Confira todas as opções de hospedagem em Ilha Brac

6- Split (4 dias)

vista aérea de ruas, construções e mar de Split, um lugar para incluir no roteiro na Croácia
Foto: Grant Ritchie on Unsplash

De Brac, pegamos um ferry de volta a Split, desta vez com a intenção de ficar uns dias por lá e conhecer a cidade. No nosso roteiro na Croácia, reservamos 4 dias para esse destino.

Split é uma cidade típica do Mediterrâneo, vibrante, divertida e charmosa. 

Ela é a segunda cidade mais populosa da Croácia e, a partir de Split, é possível fazer ligação marítima com várias outras ilhas de interesse na Croácia.

Nela, todas as visitas, curtas ou longas, concentram-se nas ruas estreitas e pavimentadas da cidade velha, descobrindo becos escondidos, desfrutando de uma bela arquitetura e de pontos de referência famosos de Split.

Além disso, ela é uma cidade repleta de história viva, onde os seus tesouros se mantêm muito bem preservados!

O que conhecer:

Antes de qualquer coisa, você precisa conhecer o Palácio de Diocleciano, um lugar gigante, marcado pela arquitetura romana.

Erguido a pedido do Imperador Diocleciano (245-313), ele se tornou um dos sete Patrimônios Mundiais da UNESCO do país e é uma das atrações que precisa estar no seu roteiro na Croácia, principalmente se você ama história.

Dali, vale a pena conhecer o Riva, um calçadão  animado, com vários bares e restaurantes.

Dicas de passeios:

Esses são alguns passeios que recomendo incluir em seu roteiro na Croácia, se você for para Split:

Passeio de barco para 3 ilhas

Saindo de Split de barco, você vai conhecer a Baía de Nečujam, onde poderá nadar e mergulhar ao redor de um naufrágio. Depois, seguirá para Lagoa Azul, um lugar paradisíaco com água turquesa e por último para Duga Bay, a última parada para mergulho.

Esse passeio é ótimo porque também inclui um almoço, você pode escolher um prato de carne, peixe ou vegetariano, e também há vinho e água.

Excursão para 5 Ilhas

Agora, se você quer ainda mais aventura, recomendo esse passeio que além de passar por 5 ilhas em uma excursão animada de lancha, você pode explorar cavernas.

Alguns dos lugares são, a  ilha de Vis, Stiniva e a ilha Budikova. Mas a melhor parada, sem dúvidas, é na Gruta Azul, que tem águas azuis cristalinas! 

Onde ficar em Split:

Cama de casal, mesa e TV em quarto espaçoso de Luxe, um hotel para incluir no roteiro na Croácia
Foto divulgação: Hotel Luxe

Hotel Luxe – $$: Ficamos nesse hotel e amamos, além de ele ser muito bom, a localização é perfeita: a apenas 400 metros do Palácio de Diocleciano, do porto de ferry e da Praia Bacvice!

O hotel tem estacionamento gratuito, perfeito para quem está viajando de carro, além de sauna, jacuzzi e um ótimo café da manhã

Confira todas as opções de hospedagem em Split

Onde comer em Split:

Ćiri Biri Bela:

Esse é um local aconchegante, com ótimo atendimento, e a comida é maravilhosa! Cordeiro, bife com legumes, carpaccio de carne,  queijo de cabra, salada com robalo são algumas das opções.

Também vale a pena experimentar os mojitos! 

Se você quiser passar por lá, faça sua reserva com antecedência, pois ele é um dos melhores restaurantes da região e costuma ficar cheio. Endereço: Plinarska ul. 6, 21000, Split

7- Hvar (4 dias)

vista aérea de mar e construções em Hvar, um lugar para incluir no roteiro na Croácia
Foto: Aleksandra Krasinska on Unsplash

De Split, pegamos mais um ferry com a empresa Jadrolija , desta vez até a Ilha de Hvar.

Um dos lugares mais populares para visitar no mar Adriático, Hvar é uma bela ilha na costa da Dalmácia, favorecida por suas paisagens de praias espetaculares, campos de lavanda e vinhedos.

Essa ilha superou nossas expectativas, que já não eram poucas, por causa da beleza, história e cultura do lugar. 

A ilha tem muito a oferecer a todos os tipos de viajantes, e não será difícil se apaixonar!

A principal cidade de Hvar é Hvar Town, um lugar atraente, com paredes de pedra do século 13, ruas de mármore, palácios, igrejas góticas deslumbrantes e uma imponente fortaleza.

Apesar de Hvar ter ficado bem famosa e, portanto, mais cara nos últimos anos, é possível conhecer o lugar tanto de uma forma luxuosa como econômica.

No entanto, se estiver procurando lugares mais calmos ou mais baratos, recomendo ficar em Milna, que fica a 8km de Hvar Town. Outras cidades como Stari Grad e Jelsa também são ótimas opções, mas ficam um pouco mais longe de Hvar Town.

O que conhecer:

Recomendo conhecer a Mlini Beach, que é um lugar paradisíaco, com águas cristalinas, e super tranquilo, ideal para quem busca sossego.

E também Tvrđava, uma antiga fortaleza que funciona como um mirante, onde é possível ter uma vista linda de boa parte da ilha, e é o melhor lugar para ver o pôr do sol de Hvar!

Dica de passeio:

Prova de vinhos em Hvar

Muita gente não sabe, mas Hvar é um importante produtor de vinho, cujo vinhos são únicos e maravilhosos, e que esse fato tem um papel muito importante na história da ilha e na vida de seus habitantes.

Videiras foram plantadas na ilha pela primeira vez em Stari Grad, pelos colonizadores gregos de Paros, lá pelos 385 a.C. 

Desde então, Hvar vem produzindo vinhos por 2,400 anos, apesar de guerras, crises econômicas e pestes em suas plantações. Hoje, Hvar tem ganhado espaço e tem sido reconhecida mais uma vez por seus bons vinhos. 

Por isso, vale a pena incluir em seu roteiro na Croácia, um tour  degustação de vinho em Hvar. Nós experimentamos, e amamos!

Onde ficar em Ilha de Hvar:

piscina de área de lazer do Amfora Hvar Grand Beach, um resort para incluir no roteiro na Croácia
Foto divulgação: Amfora Hvar Grand Beach Resort

Amfora Hvar Grand Beach Resort  – $$$: Esse é um resort luxuoso próximo a praia, com uma piscina multinível, localizado na  parte mais movimentada e animada da ilha.

Todos os quartos têm  vista das Ilhas Paklinski ou dos jardins, há estacionamento gratuito e um terraço com vista panorâmica do Arquipélago de Hvar e da Baía de Amfora!

Confira todas as opções de hospedagem em Ilha de Hvar

Onde comer em Hvar:

Dalmatino

Localizado em uma das ruelas da cidade, esse é um restaurante agradável e animado, onde de vez em quando rola música ao vivo. Vale a pena experimentar o nhoque nero trufado com camarão (uma delícia) e o tartare de atum!

Endereço: Ulica Sveti Marak 1, Hvar

8- Dubrovnik (6 dias)

vista aérea de construções, barcos e mar de Dubrovnik, um lugar para incluir no roteiro na Croácia
Foto: Vagner Alcantelado

De Hvar, pegamos um catamarã  até Dubrovnik com cerca de 3 horas de duração.

Conhecida também como a “pérola do Adriático”, a antiga cidade de Dubrovnik é um dos destaques encontrados no Mediterrâneo.

Localizada no extremo sul da Croácia, Dubrovnik foi fundada no século 7, desenvolveu-se com o comércio marítimo e desde 1979 está classificada como Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Ela ganhou fama por conta do seriado Game of Thrones, que fez vários pontos das cidades de locação para filmagens. Rola uma enxurrada de fãs querendo visitar todos os cenários!

Além disso, seu bairro histórico preserva todas as suas riquezas centenárias, como as bem conservadas muralhas, ruas de paralelepípedos, magníficos palácios e igrejas deslumbrantes. 

Tudo isso faz com que ela seja um dos destinos turísticos mais concorridos do Mar Adriático.

E leve bem a sério esse lance de cidade concorrida, pois em nenhuma das outras cidades da Croácia em que passamos vimos uma quantidade tão grande de turistas andando pelas ruas e atrações turísticas!

Um dos únicos pontos negativos é que ela é uma cidade bem cara!

O que conhecer:

Dubrovnik tem muitas coisas para conhecer, mas aqui vão algumas para você incluir no seu roteiro na Croácia: o Monastério Franciscano, que guarda uma coleção de obras de arte sacra, a Fortaleza Minčeta de 1464,a Stradun, uma rua antiga, cheia de bares, cafés, sorveterias e restaurantes e o Palácio Sponza, um dos mais belos de Dubrovnik 

Dica de passeio:

Entre muito o que fazer na Croácia, Dubrovnik é um dos lugares com mais atrações! Aqui vão alguns dos passeios que mais curtimos, e que recomendo incluir em seu roteiro na Croácia:

Tour Game of Thrones

Tour para conhecer os cenários de Game Of Thrones é o que não falta por aqui! Nesse, você vai conhecer locais famosos onde Tyrion Lannister, Varys Joffrey, Cersei e outros personagens passaram. Se você é fã, vale muito a pena!

Excursão Game of Thrones à ilha de Lokrum

Essa é uma outra opção, para conhecer locais como Porto Real, Blackwater Bay, Red Keep, Purple Wedding, as escadas da Calçada da Vergonha de Cersei e ainda tirar uma foto no trono de ferro no Mosteiro Beneditino.

O mais legal desses passeios, é que ele é feito com guias de turismo que participaram da produção, então, você acaba descobrindo ótimas curiosidades da série.

No nosso caso, fizemos com o guia Robert que participou das filmagens, como figurante, que nos contou muitos detalhes curiosos sobre as gravações. Como fãs da série que somos, amamos este tour!

Onde ficar em Dubrovnik:

cama de casal em quarto de Guest House Tomasi, na Croácia
Foto divulgação: Guest House Tomasi

Guest House Tomasi -$$: Para quem quer ficar na Cidade Antiga, essa é uma boa opção confortável, ideal para casais. Ela está localizada no centro histórico a apenas 150 metros da praia, perto de várias lojas, restaurantes e mercados.

Marija Rooms – $: Já essa pousada está no  bairro de Lapad, em uma área tranquila e acolhedora. Os quartos para casais/famílias contam com varanda com vista para o jardim e há estacionamento gratuito no local.

Confira todas as opções de hospedagem em Dubrovnik 

Onde comer em Dubrovnik:

Taverna Loggia

Esse é um lugar charmoso, com uma comida super saborosa!

Assim como em outros restaurantes que fomos, o atendimento aqui é muito bom, a equipe é super educada e nos deu ótimas recomendações. Alguns dos pratos são: raviolis com trufas, bife de atum e cevapi, buratta e suflê. 

Há também vinhos maravilhosos, então não deixe de experimentar algum deles! Endereço: Ul. Nikole Tesle 8, 20000, Dubrovnik

Dicas essenciais

Em primeiro lugar, recomendo que você contrate um seguro viagem, que é muito importante em qualquer viagem e evita dores de cabeça.

Ao fechar o seguro viagem pela plataforma do Seguros Promo usando nosso cupom MMDAVIDA5, você consegue 10% de desconto ( 5% de desconto e +5% se optar pelo pagamento via boleto).

Em segundo, se você for utilizar o ferry, chegue cedo na fila para conseguir uma vaga, assim sobra mais tempo para você curtir o país.

Por fim, como há muito o que fazer na Croácia, pode ser que você queira correr para conhecer o máximo que puder, mas recomendo desacelerar, para você conseguir realmente aproveitar os detalhes dos lugares que você visitar.

Planeje sua viagem - melhor época, como circular, quanto tempo ficar, etc.

caderno com anotações sobre o que fazer no centro do rio de janeiro
Foto: Med Badr Chemmaoui on Unsplash

Como chegar:

Não há voos diretos entre o Brasil e a Croácia. Mas você pode ir para outros países da Europa e, de lá, partir para Dubrovnik, Zagreb ou Split.

Para pesquisar as opções, você pode usar o site Passagens Promo.

No nosso caso, fomos para Eslovênia, e de lá, seguimos de carro para Croácia, o que, para nós, foi mais em conta, divertido, e ainda pudemos conhecer outros lugares! Se quiser fazer o mesmo, recomendo alugar um carro utilizando o site da Rentcars.

Qual é a melhor época para visitar?

agenda com folhas brancas, em cima e mesa
Foto: Eric Rothermel on Unsplash

Caso queira queira aproveitar o mar e dar altos mergulhos (no mar gelado), é melhor ir durante o verão europeu, de meados de junho até meados de setembro.

Mas tenha em mente que essa é a alta temporada, então, você vai encontrar os lugares mais cheios e bem mais caros. E olha que nada é barato por lá!

Já se você prefere algo mais tranquilo, mas ainda com um clima agradável para curtir as ilhas, é melhor ir durante a

Como se locomover:

Nós utilizamos carro, ônibus e barco. Tudo vai depender das opções disponíveis na cidade escolhida.

Mas se for possível, recomendo usar carro (como fizemos), na maior parte delas, assim você economiza e evita filas! 

Quantos dias ficar:

viajante escrevendo roteiro de viagem

Há muito o que fazer na Croácia, então quanto mais tempo você puder ficar, melhor!

Se você quiser conhecer muitas cidades, como nós fizemos, recomendamos pelo menos 10 dias. Mas se você não tiver muitos dias em sua agenda, reserve pelo menos 5 dias, e conheça de 2 a 3 cidades.

Curtiu saber o que fazer na Croácia?

Espera só para ver a Croácia com os seus próprios olhos!

Sério, esse lugar  encanta, desde suas paisagens naturais incríveis até as construções de séculos passados, ainda bem preservadas. É muito especial!

Por último, para quem tem tempo, recomendo explorar o país de carro e com calma, sentindo a vibe de cada cidade, se perdendo em suas ruelas, experimentando comidas diferentes e conversando com os locais, que são super simpáticos. Vale muito a pena!

E, se você já visitou a Croácia, deixe suas dicas nos comentários, pois esperamos segui-las o mais breve possível.

Leia mais dicas de viagem na Croácia:
PLANEJE SUA TRIP
SEGURO VIAGEM

Tenha quem te socorrer nos perrengues. O voo atrasou, sua mala foi danificada ou sofreu algum acidente? O Seguros Promo garante sua indenização. Feche agora e com desconto o seguro ideal para sua viagem. 

PASSAGENS AÉREAS

Economize na passagem. Quer viajar mais? Com o Passagens Promo você encontra descontos imbatíveis em passagens áreas.

ACOMODAÇÃO

Durma no conforto, mesmo fora de casa.  Seja sua procura um hotel, apartamento, resort ou chalé, no Booking.com você encontra as acomodações mais baratas e mais confortáveis.  

ALUGUEL DE CARRO

Desbrave o destino escolhido. Se você quer quebrar barreiras, e aproveitar ao máximo o seu destino, alugue um carro com o melhor preço e com possibilidade de parcelamento em até 12x através do RentCars.

admin
ebook melhores momentos da vida 101 dicas 1
email

101 DICAS INCRÍVEIS E TRUQUES PARA VIAGEM

Quer embarcar nas nossas dicas? Então faz o check-in:

Você também poderá gostar de:

Salve as dicas no Pinterest

O que fazer na Croacia21
O que fazer na Croacia20