12/09/2021 Por Bárbara Rocha

Roteiro na Croácia de Norte a Sul

Buscando dicas do que fazer na Croácia? Neste post, além de mostrar nosso roteiro na Croácia, e revelar as experiências que mais curtimos e recomendamos, você vai poder conferir dicas de restaurantes e hotéis, para aproveitar ao máximo a Croácia, como nós aproveitamos.

Nós passamos 1 mês fazendo uma road trip pela Croácia, de norte a sul, e nos apaixonamos por esse lugar colorido e ensolarado. 

O roteiro incluiu locais que há muito tempo queríamos visitar, como os famosos Lagos de Plitvice, a praia Zlatni Rat e a Ilha Hvar, e outros dos quais nunca tínhamos ouvido falar, como a linda Rovinj.

Pelo caminho, visitamos cidades medievais, nadamos no Mar Adriático, nos hospedamos numa casa móvel e em resorts paradisíacos, provamos a comida local, admiramos a paisagem e até visitamos alguns cenários da nossa série de TV favorita, Game of Thrones! 

Continue lendo para saber todos os detalhes!

icone croacia

Por que visitar a Croácia

viajantes caminham em ponte sobre águas cristalinas de rio na Croácia
Foto: Dominik Lange on Unsplash

Em primeiro lugar, vale a pena visitar a Croácia, simplesmente por ser um dos destinos mais bonitos do mundo! As paisagens são incríveis e há muitas atrações naturais para serem apreciadas.

O segundo ponto é que esse país tem praias e lagoas maravilhosas, perfeitas para você se divertir mergulhando em águas relaxantes (porém geladas!).

Outra razão é que a Croácia é repleta de locais históricos, imperdíveis para os que amam história. Não faltam cidades medievais para você conhecer!

E, como se não bastasse, a culinária croata é para todos os gostos: peixes, lulas, polvos e camarões, mas também muitos pratos com cordeiro, vitela, porco e presunto.

Por fim, se você é fã de Game of Thrones, assim como nós, vai querer vir para cá correndo, já que o país é cheio de cenários dessa série e você ainda poderá sentar no Trono de Ferro!

Onde fica

A Croácia é um país localizado na Europa Oriental, perto da Eslovênia e Hungria. Possui uma longa costa no Mar Adriático, que abrange mais de mil ilhas!

Sua capital é Zagreb, que é vibrante e possui diversos museus, e a cidade mais famosa é Dubrovnik, que tem grandes muralhas do século 16 e foi cenário da série Game of Thrones. No entanto, todo o país é repleto de belezas naturais e atrações interessantes. Não vai faltar o que fazer na Croácia!

O que fazer na Croácia - sugestão de roteiro

casas em frente ao rio na Croácia
Rovinj, Croatia Foto: Dimitry Anikin on Unsplash

A seguir, iremos mostrar os lugares pelos quais passamos em nossa roadtrip na Croácia, além de dar dicas de quantos dias ficar, onde se hospedar e o que fazer em cada lugar.

Como falei, nós passamos quase 1 mês na Croácia, e percorremos mais de 1.200 quilômetros, o que é bastante considerando que o país é pequeno. 

Iniciamos a viagem no norte do país (cruzamos a fronteira da Eslovênia) e seguindo até o extremo sul.

Ao todo, foram mais de 20 horas em carro, ônibus e barcos.

Esse foi o nosso roteiro na Croácia, e o que recomendamos caso você também vá passar esse tempo no país:

Lagos Plitvice
1 dia
Novigrad
3 dias
Zagreb
4 dias
Ilha Brac
4 dias
Split
4 dias
Hvar
4 dias
Dubrovnik
6 dias

Abaixo, os detalhes de cada destino:

1- Novigrad (3 dias)

barcos em rio, em Novigrad, um lugar para incluir no roteiro na Croácia
Petar Milošević, CC BY-SA 4.0

Em primeiro lugar na nossa lista sobre o que fazer na Croácia está nossa primeira parada no país.

Novigrad fica na região de Istria, a meio caminho entre Porec e Umag, e é um lugar que manteve o charme de uma vila de pescadores, com seus barcos de pesca alinhados no porto da cidade de Mandrac.

A história da cidade pode ser rastreada desde os tempos romanos, já que os habitantes locais fizeram um excelente trabalho preservando um pouco da arquitetura antiga que pode ser vista por toda a cidade.

Esse lugar é muitas vezes esquecido pelos turistas, já que não é tão grande como as famosas antigas cidades de Rovinj ou Porec, mas vale a pena fazer uma visita!

Principalmente porque esse é um ótimo destino para estar em contato com a natureza e a cultura local. Além do mais, Novigrad fica pertinho de Pula e Rovinj, sendo uma boa opção usar a cidade como base para conhecer outros lugares da região de Istria.

No nosso roteiro Croácia, reservamos 3 dias para esse lugar, e valeu a pena!

O que conhecer em Novigrad:

Um dos lugares que recomendo conhecer nessa cidade é a Praia da Pinesta, que é bem bonita e conta com uma boa infraestrutura e alguns restaurantes por perto.

Onde ficar em Novigrad:

pátio com cadeiras e mesas, de Aminess Maravea Camping Resort Mobile Homes, um resort em frente ao mar, para incluir no roteiro na Croácia
Foto divulgação: Aminess Maravea Camping Resort Mobile Homes

Aminess Maravea Camping Resort – $$-$$$ 

Nós nos hospedamos neste lugar e curtimos muito. Ter o mar Adriático literalmente à passos do quarto e aproveitar um tempo para relaxar, sem dúvidas, foi a parada perfeita na Croácia. Sem mencionar que foi  nossa primeira experiência de ficar hospedados em uma casa móvel, o que amamos!

Considero este um ótimo lugar para uma viagem em casal, com a família, ou nômades digitais que querem recarregar as baterias por uns dias. Dentro do complexo, que é enorme e oferece diferentes oções de acomodação, há um camping com casas móveis (onde ficamos), todas elas super completas com quartos, banheiro e cozinha. 

Para completar, na área externa há 2 piscinas, estacionamento gratuito, supermercado (caro, por sinal!), um restaurante que serve iguarias locais, e um bar que vende petiscos e coquetéis. Vale a pena ficar uns dias por aqui e se “desconectar” do mundo!

Confira todas as opções de hospedagem em Novigrad.

Vagner Alcantelado e Bárbara Rocha, casal viajando o mundo, em resort na Croácia
Foto: Vagner Alcantelado

Onde comer em Novigrad:

Adria Grill

O Adria Grill tem uma equipe super amigável e uma comida deliciosa, que vem em boas porções. Algumas opções são o risoto de frutos do mar, o espaguete, lulas grelhadas e fritas.

Endereço: Ulica Murve 3, Novigrad 52466

2- Rovinj (2 dias)

barco em mar em Rovinj, um lugar para incluir no roteiro na Croácia
Foto: Dimitry Anikin on Unsplash

Seguindo viagem sempre rumo ao sul, e a 61km de Novigrad, a parada seguinte foi em Rovinj, um centro turístico popular e com um ativo porto de pesca.

No nosso roteiro na Croácia, reservamos 2 dias para curtir esse lugar, mas se puder, recomendo mais dias por lá.

Primeiramente, Rovinj é um daqueles lugares pelos quais você se apaixona à primeira vista. Incrustada em colinas à beira-mar, a cidadezinha ainda preserva arquitetura veneziana, sobretudo na região portuária e no centro histórico.

O grande barato de lá é poder simplesmente caminhar por suas ruas de paralelepípedos, perder-se dentro da cidade velha, tomar um copo de vinho à beira-mar, observar o mundo passar e se sentir bem! 

Afinal, não é todos os dias que encontramos lugares que nos encantam dessa maneira.

Outro ponto de destaque é que, como em todas as cidades com influência italiana, as praças e igrejas também estão presentes em Rovinj, e o principal cartão-postal da cidade é a Basílica de Santa Eufêmia, que fica no topo da montanha mais alta da região.

O que conhecer:

Primeiro, recomendo conhecer a Old Town (Cidade Velha) em Rovinj. Permita-se perder pelas ruas, e vá a lugares históricos como a igreja de St. Euphemia.

Depois, vale a pena passar no Porto de Rovinj, principalmente para assistir ao pôr do sol, que é lindo de lá e rende ótimas fotos! Pertinho dele, há boas cafeterias, bares e restaurantes com vistas incríveis.

Dicas de passeios:

Para sua viagem ser mais divertida, recomendo incluir alguns passeios em seu roteiro na Croácia. 

Passeio de Barco em Rovinj

Esse passeio é mágico! Em meio ao Mar Adriático, você vai poder nadar em águas cristalinas por cerca de 30 minutos, assistir ao lindo pôr do sol de Rovinj e, se estiver com sorte, ver alguns golfinhos.

Excursão a pé guiada em Rovinj

Para quem quer entender mais da história de Rovinj e poder explorar suas ruas, conhecendo cada detalhes, esse é um bom passeio, pois você será acompanhado por um guia que é também um morador local! O tour acontece em inglês e, geralmente, eles são bem simpáticos e respondem a todas as perguntas que você tiver.

Passeio guiado de scooter elétrica

Agora, se você prefere algo mais animado, e não está com disposição de caminhar, essa é a melhor opção! Vai poder conhecer lugares como o Parque natural Golden Cape em uma scooter elétrica (relaxa que tem uma pequena aula de treinamento!).

Onde ficar em Rovinj:

Prédio de 3 andares, onde funciona o Apartments Val, um lugar para se hospedar que vale a pena incluir no roteiro na Croácia
Foto divulgação: Apartments Val

Apartments Val – $$: Para quem quer se sentir como um local (como foi o nosso caso), esse apartamento bem localizado, que fica numa zona calma, longe do barulho do centro histórico, e ainda tem estacionamento gratuito, é perfeito!

O lugar tem tudo para um bom descanso, como uma ótima cozinha para quem quer preparar a própria refeição, e está a apenas 200m de um mercado, a 300 m da praia Cuvi e a 2 km do centro histórico.

Confira todas as opções de hospedagem em Rovinj

Onde comer em Rovinj:

Monte

Escondido nas ruas da cidade velha em Rovinj, o Monte é um lugar para quem quer jantar em grande estilo e vale muito a pena incluir no seu roteiro na Croácia. A equipe, comida, ambiente, vinho… tudo é ótimo! Lá você encontra 3 menus: azul e vermelho que tem pratos de peixe + carne e o verde, que é vegetariano.

Endereço: Montalbano – Montalbano 75, Rovinj 52210 

3- Lagos Plitvice (1 dia)

Lago em Parque Nacional dos Lagos de Plitvice uma ótima atração para quem busca O que fazer na Croácia
Foto: Archana Reddy on Unsplash

De Rovinj, seguimos para o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice, numa viagem que durou cerca de 3h e 15 minutos (de carro).

Esse lugar é um espetáculo e não tem como se desapontar com ele. Inclua no seu roteiro na Croácia!

Na real, depois de tanto viajar, chego a conclusão de muitos lugares acabam não sendo tão lindos quanto em fotos, mas no caso dos Lagos Plitvice, isso não acontece, e não há câmera que consiga captar tamanha beleza. 

Ao todo, são 16 lagos nos mais diferentes tons de azul e verde, conectados por cachoeiras de todos os tamanhos: realmente um espetáculo!

Os passeios são feitos por passarelas que cruzam os lagos, e um barco elétrico faz a ligação entre os 12 lagos superiores e os 4 lagos inferiores.

Um dia é suficiente para visitar o local e viagens bate-volta são possíveis desde Zagreb e Zadar.

Dica:

Dá para conhecer facilmente o Lagos Plitvice sem ninguém, mas se você quiser conhecer mais detalhes do lugar, recomendo fazer uma excursão com um guia especialista.

4- Zagreb (4 dias)

turistas caminham em frente a construções antigas em Zagreb, um lugar para incluir no roteiro na Croácia
Foto: Kristijan Arsov on Unsplash

Depois do Plitvice Park, nós seguimos para a capital Zagreb, que fica a 149 quilômetros do Plitvice, ou seja, cerca de 2h e 20 minutos de carro.

Zagreb é a capital e maior cidade da Croácia, e foi uma ótima surpresa! Esperávamos uma cidade meio sem graça, mas não. O centro histórico é lindo e vibrante!

Nele, que é dividido em duas partes – chamadas de Cidade Alta e Cidade Baixa – estão as principais atrações de Zagreb. Dá para percorrê-las a pé, de trem ou de bondes elétricos, que circulam por todos os cantos.

Além disso, vários eventos interessantes costumam acontecer em Zagreb. Durante nossa estadia, por exemplo, estava rolando um festival de música e outro de cerveja. 

Ao total, no nosso roteiro na Croácia, passamos 4 dias nesse destino e curtimos muito!

O que conhecer em Zagreb:

Há atrações interessantes nesse destino, então, é bom já separar o seu roteiro na Croácia e anotar!

Alguns lugares que recomendo são a Catedral de Zagreb, uma construção magnífica de 1903 que pode ser vista de vários pontos da cidade, o Parque Maksimir, que é cheio de lagos e jardins, ideal para quem ama passear ao ar livre e o Museu Minara, que tem mais de 3700 obras de arte!

Além desses, para quem ama experimentar comidas novas, ou quer um pouco de agito, não pode faltar um passeio pela Rua Tka