17/08/2024
O que fazer na Romênia: 18 pontos turísticos imperdíveis
Quer saber o que fazer na Romênia durante sua viagem? Nesse post, lhe apresentamos 18 dicas de pontos turísticos na Romênia incríveis para incluir no seu roteiro, além de um bônus com cinco cidades romenas que você precisa visitar!
Localizada no Leste Europeu, a Romênia faz fronteira com Hungria, Sérvia, Ucrânia, Moldávia e Bulgária. Ainda não conseguiu se localizar? Agora vai ficar fácil, ela é o lar da Transilvânia, região que supostamente é o berço do Conde Vlad III, personagem que inspirou o famoso Drácula – spoiler: o lugar onde ele morou é um dos castelos na Romênia mais famosos e pode ser visitado!
Clareou? Vem com a gente saber tudo sobre o turismo na Romênia, país cheio de palácios e castelos imponentes, belas praias e montanhas e uma culinária marcante.
Por que conhecer a Romênia?
Viajar para Romênia pode nunca ter passado pela sua cabeça, por ser um destino não tão comum e pouco divulgado em boa parte dos roteiros de viagem. Mas, vamos te dar, neste momento, cinco motivos imperdíveis para incluir esse destino em seu planejamento:
- Os romenos são super acolhedores! Os turistas são sempre bem tratados e não é incomum você se descobrir tomando um café e batendo vários papos com um local.
- Por não ter uma essência turística arraigada, viajar pelo país tem um custo super baixinho, em comparação com outros países da Europa – ele é inclusive considerado um dos países mais baratos para viajar pela Europa.
- Gosta de castelos? De cenários de conto de fadas? A Romênia é o seu destino!
- A culinária romena é incrível, com muitas opções de restaurantes, bares e docerias maravilhosas.
- O país respira cultura! São muitos museus, ruas históricas, monumentos e muitos outros pontos de interesse!
Quando ir para a Romênia
É possível conhecer a Romênia em qualquer época do ano – suas quatro estações são bem definidas. Tudo vai depender do seu planejamento e de quais são os pontos interesses.
Para facilitar, seguem dicas de quando se programar para conhecer as cidades da Romênia:
- Sua ideia é passear e fazer atividades ao ar livre, como curtir as praias, vá no verão, entre os meses de junho a setembro! As temperaturas costumam passar dos 30º;
- No inverno, de dezembro à março, as temperaturas são bem baixas, chegando à -10ºC, então é indicado, caso você queira fazer atividades relacionadas ao turismo de neve;
- Já na primavera (20 de março a 21 de junho) e no outono (23 de setembro a 22 de dezembro) temos temperaturas mais amenas e uma maior quantidade de turistas pelas ruas. Apesar de chover um pouco mais nesses períodos, não é nada que atrapalhe uma viagem.
Turismo na Romênia: dicas para programar a sua viagem
Antes de mergulhar no que a Romênia tem para oferecer, vamos cobrir três pontos chave: clima, moeda e documentos necessários.
O clima na Romênia tem estações bem marcadas, facilitando a preparação da mala. Mesmo assim, lembre-se de beber bastante água, passar protetor solar e optar por roupas confortáveis.
A Romênia, apesar de fazer parte da Europa, não usa o euro. A moeda local é o leu romeno, que vale aproximadamente 1,10 real brasileiro (cotação de 2022). Aconselhamos levar dinheiro em espécie, em dólar ou euro, e trocar por leus romenos já no país.
Para documentos, você só precisa do passaporte, válido por seis meses. Brasileiros não precisam de visto para ficar até 90 dias, mas leve comprovante de passagem de volta, prova de fundos suficientes e seguro viagem com cobertura de 30 mil euros.
O que fazer na Romênia: 18 pontos turísticos romenos que devem estar no seu roteiro
Agora que você já sabe o que é necessário para programar sua viagem, confira 18 atrações turísticas da Romênia que não podem ficar de fora:
1. Castelos e fortalezas: uma das atrações mais imperdíveis da Romênia.
Sendo um dos principais motivos visitar o país, os castelos da Romênia, é claro, iniciam a nossa lista de pontos turísticos da Romênia imperdíveis.
Sabe o famoso personagem Drácula, presente em diversos livros, filmes e séries? Reza a lenda que ele foi inspirado em um antigo príncipe do país, chamado de Vlad III e também conhecido como Vlad Tepes. Apesar de isso ter sido há muito tempo, as lendas continuam bem vivas, não só no bate papo do povo romeno, mas também nos belos castelos da Romênia que podem ser visitados!
Para que você os inclua em seu roteiro, separamos, abaixo, os melhores castelos romenos. Confira!
1.1 Castelo de Bran, o castelo mais popular da Romênia.
Chamado popularmente de Castelo do Drácula, este é um dos castelos da Romênia mais procurados, localizado perto de Bran, a apenas 24km de Brasov.
Apesar de Bram Stoker, autor de “Drácula”, nunca ter visitado o país, o castelo inspirou a famosa história, atraindo curiosos e fãs da lenda.
Contrariando o mito, Vlad Tepes, o verdadeiro Drácula, nunca morou aqui. O castelo foi construído no século 13 pelos Cavaleiros Teutônicos e, séculos depois, virou residência da realeza romena. Desde 1956, é um museu cheio de história.
Mas fique tranquilo, o castelo está longe de ser um cenário de terror! O tour revela mais de 50 cômodos repletos de documentos e artefatos históricos. Há até um espaço dedicado ao mito de Drácula para os curiosos.
Você também pode explorar os quartos reais, a sala de música, um corredor que conta a história dos seus diversos moradores, e o pátio onde aconteciam julgamentos por heresia.
A entrada custa 40 lei. Dica: levar o dinheiro trocado ajuda a entrar mais rápido!
Sugestão de Tour – Bran: Visita Guiada ao Castelo
1.2 Castelo de Poenari (Cidadela de Poenari)
Já em Sibiu, no alto das montanhas, está o Castelo de Poenari (ou melhor, as ruínas dele), também conhecido como Cidadela de Poenari, que dizem ter sido a verdadeira casa do Drácula!
Prepare-se bem, pois é necessário subir cerca de 1.480 degraus para acessá-lo, o que nos faz concluir que Vlad Tepes era também bastante estratégico, já que não é fácil chegar ao Castelo, que serviu de instalação militar para combater a ameaça de invasão turca e foi palco de batalhas sangrentas e, claro, de empalamentos.
A caminhada é longa e cansativa, mas o esforço vale a pena: do alto de suas torres, é possível ter uma vista panorâmica das montanhas dos Cárpatos. Sem dúvida, um dos horizontes mais lindos de todo o país!
O ingresso custa 10 lei (mais ou menos R$ 12) e o acesso se dá em grupos de, pelo menos, 10 pessoas.
Sugestão de Tour – Valquiria: Excursão ao Castelo do Real Drácula saindo de Bucareste
1.3 Castelo de Peles
Se você já assistiu o filme “Um Príncipe de Natal”, da Netflix, já vai reconhecer de primeira esse castelo da Romênia, pois ele foi utilizado em várias cenas como a moradia de um dos personagens principais!
Localizado em Sinaia, o Castelo de Peles serviu por muitos anos como palácio de verão da realeza romena e é uma das atrações da Romênia mais imperdíveis!
Foi construído em 1873 em estilo neorrenascentista germânico para ser a residência de verão ao rei Carol I da Romênia. Além de lindíssimo e cheio de mobiliário e objetos e arte fantásticos, ele é enorme com mais de 160 quartos. Não deixe de visitar este que é um dos mais belos castelos de toda a Europa!
Para te ajudar a escolher o que ver, sugerimos os pontos abaixo:
- Sala Florentina;
- Salão Turco;
- Sala de Teatro;
- Sala de Armas Grandes;
- Suíte Imperial;
- Sala de Honra.
2. Palácio do Parlamento, uma das atrações históricas mais famosas da Romênia.
Um dos cartões postais do país é, com certeza, o Palácio do Parlamento, que fica em Bucareste. Com mais de 350.000 m² e 1.100 cômodos, ele impressiona pela sua grandeza e é um dos pontos turísticos da Romênia mais visitados por turistas de todo o mundo.
Para saber mais detalhes da obra que foi ideia de Nicolae Ceaușescu – antigo político do Partido Comunista que governou o país de 1974 até 1989 – com objetivo de abrigar na Romênia o palácio mais imponente do planeta, a melhor forma é fazer uma visita guiada.
Durante o tour, é possível observar inúmeras obras de arte expostas nas paredes do edifício, descobrir detalhes da história romena e passear por deslumbrantes jardins. Um dos principais itens de qualquer lista sobre o que fazer na Romênia!
Dica: Compre seu ingresso sem fila para o Palácio do Parlamento com antecedência, pois esgota rápido!
3. Igreja Negra
Situada em Brasov, a Igreja Negra foi construída entre os anos de 1385 e 1477 e recebeu esse nome após um grande incêndio que assolou a cidade, provocando uma devastação maciça na maior parte dos edifícios construídos.
Devido à grande exposição às cinzas e ao fogo, a fachada externa ficou na cor preta e hoje é considerada a principal Igreja Católica do país. Não deixe de adicionar em sua listinha de o que conhecer na Romênia.
4. Herăstrau Park
Se, ao planejar o que fazer na Romênia, você quiser incluir alguns momentos para relaxar, o Herăstrau Park é a pedida certa. O lugar ganhou inclusive, em 2021, o prêmio Travellers Choice Bucareste, do site do Tripadvisor.
Por lá, você encontra uma imensa área verde, ideal para descansar ou fazer um piquenique. Também é possível alugar uma bicicleta para curtir a paisagem arborizada por um outro ângulo e até fazer um passeio de barco no lago do local.
Na mesma área do parque, está o Dimitrie Gusti, museu ao ar livre que, através de réplicas de casas e igrejas dos séculos XVII e XX, conta detalhes de vários períodos da história romena.
Sugestão de tour: Tradições em Bucareste: Museu da Aldeia e Degustação de Vinhos
5. Estrada Transfagarasan
Se estiver viajando pela Romênia no verão, conhecer a Estrada Transfagarasan, que liga a pequena aldeia de Cartiosara à cidade de Curtea de Arges, vai tornar seus dias de turismo na Romênia ainda mais memoráveis!
Considerada uma das estradas mais bonitas do mundo, ela tem um visual de tirar o fôlego, fazendo diversas curvas pelas montanhas, e atingindo picos de altitude de até mais de 2.000 metros. É um passeio incrível para um dia de sol!
6. Arco do Triunfo de Bucareste
Achou que só a França tinha um Arco do Triunfo? Achou errado! Há uma versão desse monumento incrível, na cidade de Bucareste, que merece um lugar na sua lista de o que fazer na Romênia.
Situado na Estrada Kiseleff, ele está em sua terceira versão. A primeira foi uma estrutura de madeira, muito mais simples, feita às pressas para a comemoração da independência do país, em 1878. Anos depois, ele foi reformado para homenagear os 40 do reinado de Carol I, o primeiro rei do país. Em 1935 ele chegou à sua versão final, de tijolos e mármore. Aproveite para tirar muitas fotos!
7. Centro Histórico de Brasov
Conhecer o Centro Histórico de Brasov é uma experiência praticamente obrigatória de o que fazer na Romênia. Reserve pelo menos três horas para passear pelas ruas e admirar as casas, praças e museus deste lugar belíssimo.
Não deixe de visitar a Praça Principal e observar as montanhas dos Cárpatos Meridionais, além de tirar muitas fotos.
Sugestão de tour: Tradições em Bucareste: Museu da Aldeia e Degustação de Vinhos
8. Mamaia Beach, destino da Romênia mais importante para quem curte praia.
Mamaia Beach deve estar em sua lista de o que fazer na Romênia, caso deseje explorar o litoral romeno.
Essa praia, que é na verdade uma língua de areaia com cerca de 8 km por 300 metros de largura, fica localizada na zona de resort mais antiga do país, na cidade de Constança, e foi inaugurada em 1906.
Durante boa parte do ano, a região não tem moradores, já que o frio por aqui castiga. Mas, durante o verão, a cidade ganha vida e os hotéis ficam cheios de visitantes que querem mergulhar, passear de escuna e surfar nas águas transparentes do lugar, além de curtir festivais de musica, como o festival de música Sunwaves, que rola sempre em agosto.
Com uma infraestrutura completa, a praia é ideal para crianças por conta do seu mar com águas tranquilas e morninhas. À noite, o local se transforma e mostra toda a sua fama de ser a “Ibiza da Romênia”, com os bares e baladas abertos, além de festas privativas nos resorts!
9. Mosteiros Pintados, ponto turístico da Romênia que é Patrimônio Mundial da UNESCO.
Considerados Patrimônio Mundial da UNESCO, os Mosteiros Pintados de Bucovina estão entre os pontos turísticos da Romênia mais icônicos. Cada um deles tem uma rica história e um tema diferente, como mostram as pinturas externas e internas de cores vibrantes.
Compõem os Mosteiros Pintados:
- Mosteiro de Humor;
- Mosteiro de Voronet;
- Mosteiro de Moldovita;
- Mosteiro de Sucevita.
Todos estão bem conservados, apesar dos mais de 500 anos de existência e revelam no interior e exterior pinturas belíssimas de diversos personagens religiosos. Então, é claro, deve estar na sua lista de o que fazer na Romênia!
Sugestão de tour: De Cluj-Napoca: excursão de 2 dias à Bucovina e aos mosteiros pintados
10. Banat Village Museum
Completamente ao ar livre, em Timisoara, o Banat Village Museum é um museu etnográfico, que mostra e explica muito da cultura da região, por isso, precisa ocupar um lugar especial na sua lista de o que fazer na Romênia.
Nele, você vai descobrir como é a vida em uma aldeia tradicional Banat, com famílias representantes de diversos grupos étnicos, como romenos, eslovacos, suecos, húngaros e muito mais.
A estrutura do local é bem completa, contando com três áreas principais:
- Centro Cívico, com câmara municipal, escola, pousada e a a igreja de madeira, símbolo do local;
- Beco das Etnias, onde ficam localizadas casas típicas dos países Alemanha, Eslovénia, Ucrânia e Sérvia;
- Museu Vivo, com reconstrução da vida no campo entre os séculos 18 e 19.
11. Cheile Turzii
A apenas 40 minutos de carro de Cluj-Napoca, encontra-se Cheile Turzii, algo que deve estar na lista de o que fazer na Romênia de todos os viajantes que amam passeios na natureza!
Com mais de 1.000 espécies de plantas e animais, essa é uma das reservas naturais mais bem preservadas do país. O grande destaque do local é imponente o canyon Turda Gorge, com mais de 2 900 m, que revela um visual incrível da região.
12. Merry Cemetery de Săpânța, uma das atrações incomuns na Romênia.
Indicar um cemitério como um lugar imperdível para a lista de o que conhecer na Romênia pode parecer meio mórbido, mas o Merry Cemetery de Săpânța merece a sua visita e vamos explicar o porquê.
Localizado na região de Maramures, muito conhecida por manter fortemente as tradições do estilo de vida camponês, o Merry Cemetery é famoso por seus túmulos ultra coloridos, com diversas representações da cultura romena e versinhos engraçados, que tornam um lugar que deveria ser triste em uma homenagem linda aos que já se foram.
No entanto, para compreender o significado de cada uma, o ideal é ir com um guia. Para isso, você pode reservar a Excursão a pé em Sapanta e Merry Cemetery.
13. Delta do Danúbio, uma das principais atrações turísticas da Romênia para os amantes da natureza.
Impossível falar dos pontos turísticos da Romênia e não mencionar o Delta do Danúbio – delta de 3750 km², formado por diversos canais, rios, lagos e afluentes, que desaguam no Mar Negro.
Uma curiosidade sobre o local: acredita-se que essa região abriga praticamente 60% de todos os pelicanos existentes na Europa, além de mais de 300 espécies de pássaros e cerca de 45 espécies de peixes.
Para conhecer de perto esse Patrimônio Mundial da UNESCO, você pode fazer passeios de barco para observação da fauna e flora locais, bem como assistir ao pôr do sol que é incrivelmente romântico.
De Bucareste, a forma mais comum de chegar ao Delta do Danúbio é pegar um trem até Tulcea e, de lá, um barco até Sulina, mas para fazer uma viagem mais confortável, é possível reservar a ‘Delta do Danúbio – excursão de 2 dias saindo de Bucareste‘, que inclui pernoite com café da manhã.
O que fazer na Romênia no inverno
14. Hotel of Ice
Ao programar o que fazer na Romênia no inverno, um dos destaques é o famoso Hotel of Ice, no condado de Sibiu. Se pelo nome você não identificou, vamos contar o apelido dele: “hotel de gelo da Transilvânia”.
O motivo é óbvio: praticamente tudo dentro dele é feito de gelo! Na estrutura é possível encontrar quartos, iglus, capelas, bares, restaurantes – tudo feito de gelo, inclusive a cama! Já dá para imaginar o frio, né? Geralmente a temperatura é de -2º. Por isso mesmo, ele é recomendado apenas para os amantes do inverno!
Para os hóspedes se esquentarem, há disponível no restaurante local sopas deliciosas (como a de lagosta), vinhos e drinks, além de ser possível se divertir com esqui, snowboarding e corrida de trenós.
15. Mercados de Natal de Bucareste
Se você pretende viajar para as terras romenas próximo ou durante o natal, os Mercados de Natal de Bucareste são obrigatórios na lista de o que fazer na Romênia no inverno.
Com muitas luzes, cores e um cheirinho delicioso de gengibre e canela, o cenário é mágico e deixa todos encantados!
O mais famoso acontece na Praça Constitutiei, dentro da Casa do Povo, onde é possível experimentar diversas comidas típicas do país, como queijo, telemesa, pastrami e polenta com bulz. Também é uma ótima pedida para comprar lembrancinhas para a família e os amigos.
16. Poiana Brasov
A região de Poiana Brașov é famosa por abrigar uma das melhores estações de esportes de inverno do país, logo, é um dos lugares imperdíveis para quem vai fazer turismo na Romênia no período de neve.
Com preços super competitivos e um visual de tirar o fôlego – de montanhas cobertas de neve – ela é muito procurada por suas pistas de snowboard para todos os níveis, pista de patinação, lojas de esqui e restaurantes que servem o melhor da culinária romena.
Há ainda resorts incríveis pertinho da região, para facilitar a vida de quem pretende curtir muitos dias na neve. Um dos queridinhos dos viajantes é o Alpin Resort Hotel, composto por 6 escapes rooms, 4 restaurantes, 3 piscinas, 2 parques infantis e uma escola de esqui.
17. Santuário dos Ursos Libearty
Localizado nas montanhas dos Cárpatos, o Santuário dos Ursos Libearty é um passeio na Romênia muito recomendado para quem deseja conhecer um pouco mais sobre a história do passado do país.
Na época medieval, os ursos eram utilizados como forma de proteção aos castelos. Mas, nos tempos modernos, o que muitas vezes acontece é que os ursos são explorados por circos ou atacados ao tentarem invadir casas. Com isso, o governo sancionou uma lei que protege os ursos, que ao invés de serem caçados, hoje são protegidos em grandes reservas.
Uma delas é o Santuário dos Ursos Libearty, onde os ursos estão verdadeiramente protegidos e vivem de maneira parecida ao seu habitat natural, podendo explorar a natureza. Para ver de perto como é o dia a dia desses animais e conhecer detalhes do resgate de cada um deles, é possível reservar a excursão ‘Bear Sanctuary-Bran Castle-Rasnov Fortress from Brasov‘.
18. Vidra Transalpina
Para fechar nossas dicas de passeios na Romênia de inverno, temos o famoso Vidra Transalpina, resort de inverno situado a 133 km da cidade de Sibiu, super recomendado para todos os turistas que querem aproveitar a neve.
Diferente de Poiana Brasov, que respira tradição, Vidra Transalpina tem pistas de esqui muito mais modernas, além de teleférico e, obviamente, uma vista encantadora das montanhas Lotr Ului.
Bônus: 5 cidades da Romênia que você precisa visitar.
1. Bucareste, capital da Romênia
Dizem as lendas que Bucareste – capital da Romênia – foi fundada em 1459 pelo Príncipe Vlad, O Empalador, que foi fonte de inspiração para o famoso personagem Conde Drácula.
Mas, além da impressionante história, que contempla desde sua fundação, as invasões por outros povos e sua independência, esta cidade que ainda vem se recuperando de décadas de uma história sombria, oferece um cenário artístico renovado, belos parques e uma vida noturna super animada.
Você vai se surpreender com a mistura de edifícios do velho mundo e blocos de concreto de estilo comunista, museus, igrejas e construções históricas grandiosas, atrações que fazem de Bucareste o maior centro cultural, industrial e comercial do país.
O que fazer na Romênia em Bucareste:
Ao visitar Bucareste, não deixe de conhecer o Palácio do Parlamento, o Arco do Triunfo de Bucareste, o Parque Herastrau e o distrito de Lipscani.
Onde se hospedar em Bucareste, Romênia:
- Dentre os hotéis em Bucareste com melhor custo x benefício, recomendamos o Caro Hotel, 4 estrelas construído numa zona requintada, às margens do Lago Tei, e o Crystal Palace Hotel, com quartos confortáveis, estacionamento gratuito e café da manhã maravilhoso,
- Já o Emil Balaban Luxury Apart-Hotel é um apart-hotel localizado numa área tranquila, ideal para quem quer mais espaço, com TV grande e internet rápida. Ideal para quem busca um “lar“ longe de casa!
- Por fim, recomendamos o The Marmorosch Bucharest, Autograph Collection, um hotel clássico com piscina, banheira de hidromassagem, restaurante, estacionamento e spa. A acomodação oferece serviço de concierge, balcão de turismo e depósito para bagagem.
Acesse aqui a lista completa de hotéis em Bucareste.
2. Brasov, uma das mais importantes cidades da Romênia
É a partir da cidade de Brasov, cidade colorida e animada da Transilvânia, que é possível chegar à Bran, um dos mais icônicos pontos turísticos da Romênia: o castelo do Drácula.
Além disso, essa cidade fundada em 1211 por Cavaleiros da Ordem Teutônica, tem sua parte histórica praticamente toda preservada, e caminhar por seu centro histórico dá a sensação de estar numa cidade medieval. Fique pelo menos uns 3 dias para andar com calma por suas ruelas e se perder no clima!
Sem dúvidas, uma das cidades da Romênia mais imperdíveis!
O que fazer na Romênia em Brasov:
Percorra a Cidade Velha e, a partir daí, conheça também o Museu de História de Brasov, a Igreja Ortodoxa de São Nicolau e a magnífica Igreja Negra.
Onde se hospedar em Brasov, Romênia:
- Para se hospedar em Brasov, recomendamos o Roots Villa Redwood, casinha linda, ampla e romântica com sala, cozinha, suíte, varanda e banheira de hidromassagem.
- Já o Hotel Garden Club tem uma enorme piscina e quartos em estilo italiano e é bastante elogiado por seus quartos grandes e confortáveis (com ótimos lençóis e muitos travesseiros), restaurante de padrão internacional e staff atencioso.
- Por fim, recomendamos o Barrique Chambers, hospedagem nas proximidade da Igreja Negra, com quartos charmosos (alguns com banheira de hidromassagem), e o Hotel Bella Muzica, em um clássico edifício do século XVI, no centro de Braşov.
Acesse aqui a lista completa de hotéis em Brasov.
3. Sibiu, uma das 7 cidades muradas da Romênia
É impossível não incluir Sibiu na lista de o que fazer na Romênia.
Além de ter uma posição bem estratégica na Transilvânia, a menos de 100km de Sighisoara, 170 km de Brasov e 280 km de Bucareste, Sibiu é uma das setes cidades muradas romenas, que contam a história do início do desenvolvimento do país, desde as tribos saxãs de origem germânicas.
Vale muito a pena dedicar pelo menos um dia a Sibiu, que é uma graça de cidade. A gente garante que você não vai se arrepender!
O que fazer na Romênia em Sibiu:
Vários passeios em Sibiu são imperdíveis: o Palácio de Samuel von Brukenthal, onde fica localizado o Museu Nacional de Brukenthal, a Piata Mare e o Castelo de Poenari, entre outros.
Onde se hospedar em Sibiu, Romênia:
- O MyContinental Sibiu é um dos melhores hotéis de Sibiu, com fácil localização (a apenas 3 minutos a pé da Cidade Velha), quartos limpos e espaçosos e café da manhã saboroso e variado.
- Já a Pensiunea Millenium é uma pousadinha com estacionamento gratuito, suítes confortáveis (algumas com banheira de hidromassagem) e espaços verdes para as crianças brincarem.
- Por fim, recomendamos também os Bach Apartments, Pensiunea Buon Gusto Sibiu e Hotel Anastasia, todos bem avaliados pela hospitalidade e ótimas suítes.
Acesse aqui a lista completa de hotéis em Sibiu.
4. Cluj-Napoca, capital cultural da Romênia.
Cluj-Napoca é uma das três cidades mais procuradas para turismo na Romênia, por ser um grande epicentro de efervescência acadêmica, cultural e comercial do país.
Ao longo da última década, Cluj passou por um verdadeiro processo de renascimento, tornando-se a segunda maior cidade do país, com uma população provável de cerca de 350.000 pessoas.
É agora também a segunda maior cidade estudantil, com mais de 80.000 estudantes anualmente em 6 universidades competitivas a nível nacional ou mesmo internacional. Por conta disso, a vibe da cidade é bem jovem e universitária, sendo ideal para os que querem se divertir muito.
O que fazer na Romênia em Cluj-Napoca:
Entre os passeios em Cluj-Napoca disponíveis, indicamos um tour pela Casa Matia, à Catedral Metropolitana Ortodoxa, ao Parque Etnográfico Romulus Vuia e ao Turda George.
Onde se hospedar em Cluj-Napoca, Romênia:
- Para descansar com conforto, sugerimos que você reserve um quarto no Gorgeous Villa, hospedagem com banheiras maravilhosas.
- Já o Hampton by Hilton Cluj-Napoca, a apenas 10 minutos do centro histórico, tem quartos super confortáveis, bem conservados e limpos e oferece um café da manhã farto e delicioso.
- Por fim, sugerimos o Lol et Lola Hotel e o Campeador Inn, ambos bem avaliados, com quartos confortáveis, estacionamento gratuito e excelente café da manhã.
Acesse aqui a lista completa de hotéis em Cluj-Napoca.
5. Sighisoara, cidade da Romênia onde nasceu o famoso Vlad.
Para finalizar nosso guia sobre o que fazer na Romênia, temos a pequena e encantadora Sighisoara, localizada na região da Transilvânia. Caminhar por suas ruas sinuosas de paralelepípedos é como voltar no tempo!
Para uma cidade que remonta ao século XII, quando o rei da Hungria convidou artesãos e comerciantes alemães para se estabelecerem na Transilvânia, Sighisoara parece incrivelmente bem preservada, inclusive, seu centro histórico é Patrimônio Mundial da UNESCO.
Além disso, é a cidade onde nasceu o famoso Vlad, o Empalador – que deu origem ao personagem Drácula.
O que fazer na Romênia em Sighisoara:
- Aproveite sua visita a Sighisoara para conhecer a Torre do Relógio, a Torre dos Fabricantes de Cordas, o Museu de História, a Igreja na Colina, a Reserva Natural de Breite, e, obviamente, a Casa de Vlad Dracul.
Onde se hospedar em Sighisoara, Romênia:
- Para curtir o clima de Sighisoara, hospede-se na Pensiunea Gasthaus Alte Post, no centro histórico, com restaurante, adega e estacionamento.
- Outra excelente opção de hotel em Sighisoara é o Hotel Korona, acomodação moderna, com piscina sensacional e lindo jardim.
- Recomendamos, ainda, os Hotel Casa Wagner ou San Gennaro, duas alternativas super tradicionais, que estão justamente na melhor área da região, que é considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO!
Acesse aqui a lista completa de hotéis em Sighisoara.
Qual das melhores cidades da Romênia você quer visitar primeiro?
E aí, esse post te ajudou? Leia também nosso post com um Roteiro Romênia completíssimo, com opções de 7, 15 e 21 dias pelo país.
Caso tenha ainda tenha alguma dúvida, não deixe de enviá-la pelos comentários, nós ficaremos felizes em poder ajudar!
Antes de sair, siga o perfil do Melhores Momentos da Vida no Instagram, lá você pode nos conhecer melhor e acompanhar muitas outras dicas de viagem.
Você também pode gostar de ler:
- Roteiro Romênia: opções de 7, 15 e 21 dias pelo país + passeios imperdíveis
- O que fazer em Bucareste, Romênia: Guia completo
- Onde ficar em Bucareste: bons bairros e hotéis para se hospedar
- Tudo sobre a Bulgária: melhores atrações, roteiro e custo de viagem
- TOP 14 países mais baratos para viajar na Europa
- O que fazer na Eslovênia: 12 lugares imperdíveis
- O que fazer na Croácia: roteiro de uma roadtrip de 1 mês
- 14 países mais baratos para viajar na Europa
PLANEJE SUA TRIP
Tenha quem te socorrer nos perrengues. O voo atrasou, sua mala foi danificada ou sofreu algum acidente? O Seguros Promo garante sua indenização. Feche agora e com desconto o seguro ideal para sua viagem.
Economize na passagem. Quer viajar mais? Com o Passagens Promo você encontra descontos imbatíveis em passagens áreas.
Durma no conforto, mesmo fora de casa. Seja sua procura um hotel, apartamento, resort ou chalé, no Booking.com você encontra as acomodações mais baratas e mais confortáveis.
Desbrave o destino escolhido. Se você quer quebrar barreiras, e aproveitar ao máximo o seu destino, alugue um carro com o melhor preço e com possibilidade de parcelamento em até 12x através do RentCars.
101 DICAS INCRÍVEIS E TRUQUES PARA VIAGEM
Quer embarcar nas nossas dicas? Então faz o check-in: