14/09/2021 Por Bárbara Rocha

Comidas típicas da Croácia: conheça 16 pratos imperdíveis

Se você está planejando uma viagem para a Croácia e quer saber quais delícias culinárias te aguardam por lá, essa lista vai te ajudar, já que falamos das 16 comidas típicas da Croácia imperdíveis!

Primeiramente, saiba que você vai comer muito, mas MUITO bem na Croácia! 

A passagem de várias civilizações pelo país tornou a culinária croata extremamente diversificada. Logo, em cada prato, você vai notar algum resquício deixado pelos povos que já dominaram suas terras, dos turcos aos romanos. 

As delícias vão de refeições preparadas com a tradicional trufa local até ensopados e hambúrgueres surpreendentes — tudo isso, geralmente, acompanhado de vinhos com sabores únicos e azeites premiados!

Nós passamos 30 dias no país e tivemos a oportunidade de provar os sabores de cada uma dessas regiões.

E para deixar sua boca salivando e a vontade de viajar para a Croácia ainda maior, vamos lhe mostrar os 16 pratos que você não pode deixar de fora de jeito nenhum! Confira!

barcos atracados em porto na Croácia

O que comer na Croácia:

A gastronomia croata muda de região em região, mas certamente é rica e saborosa em todas!

Na costa dálmata, por exemplo, a oferta de pescados e pratos típicos gregos e italianos estão bastante presentes. Já em Zagreb e nas regiões montanhosas, há claras inspirações turcas, húngaras e austríacas. 

Portanto, não fique surpreso ao achar, com bastante frequência, especialidades regionais como goulash, baklava, nhoque, apfelstrudel e pimentões recheados nos restaurantes locais. 

icone comida

Confira aqui! Confira as 16 melhores comidas típicas da Croácia:

Confira as 16 melhores comidas típicas da Croácia:

1. Peka

garfos, facas, alho e vasilha com peka (uma das comidas da culinária croata) em cima de mesa de maneira

A primeira da nossa lista de comidas típicas da Croácia é a Peka, que pode ser encontrada na maioria dos menus, mas normalmente você precisa pedir com antecedência, pois leva um tempo para ficar pronta. Garantimos que vale a espera, é maravilhoso!

Apesar de muitas vezes ser considerada a melhor comida croata, é um prato bastante simples, que pode incluir carne, vegetais ou frutos do mar com batatas, especiarias, sal e óleo. 

Eles são deixados sob uma tampa em forma de cúpula de terracota, cobertos com brasas em uma lareira e, assim, ficam por algumas horas assando lentamente. 

2. Fuži

colher dentro de vasilha branca cheia de fuži, uma massa caseira em forma de pena

Em segundo na nossa lista, está o fuži, um dos principais pratos típicos da croácia. Ele é basicamente uma massa caseira em forma de pena, cortada em quadrados de 5 x 5 cm.

Geralmente, é servido com um molho de creme de trufas ou molhos vermelhos suaves, incluindo carne ou frango.

3. Buzara

prato verde com buzara, uma das comidas típicas da Croácia

Já o Buzaro, que significa “ensopado”, é sem dúvida uma das comidas típicas da Croácia que recomendo experimentar à beira-mar, pois combina perfeitamente com o clima!

É um prato simples, mas maravilhoso, normalmente feito com mexilhões em caldo de vinho com alho e pão ralado. 

4. Goulash

prato branco com goulash, um ensopado de carne que faz parte de uma das comidas típicas da Croácia

Popular também nos países vizinhos e na Europa Central, este é dos pratos típicos da Croácia
que vem da influência húngara na região.

Trata-se de um ensopado de carne bovina (ou de porco), temperado com cebola, páprica e azeite, que confere a coloração avermelhada.

É um dos pratos mais apreciados na Croácia e, sem dúvida, perfeito para os dias frios de inverno.

5. Risotto negro

vasilha de alumínio redonda com risotto negro, um dos pratos da culinária croata que e leva lula, azeite, alho, vinho tinto

O Risotto negro é isso mesmo que o nome diz, um risoto escuro que até deixa seus dentes e boca ligeiramente pretos, mas que certamente vale a pena.

Ele leva lula, azeite, alho, vinho tinto e a tinta de lula, que dá o intenso sabor e a cor preta ao prato.

Certamente, você vai encontrar o risotto negro em muitos restaurantes da costa Croata. Faça um favor a si mesmo e prove esse prato!

6. Boškarin

boškarin, uma carne dos bois da Ístria, em cima de prato branco

O Boškarin também é um dos principais pratos típicos da Croácia e é preparado com carne dos bois da Ístria, que é servido nos melhores restaurantes e konobas (tabernas) de diferentes formas: em um molho saboroso com macarrão ou nhoque; como salame ou bife; e até em sopa.

7. Gregada

prato branco onde há gregada, uma das comidas típicas da Croácia

Hvar é uma das muitas ilhas mais povoadas do país e um lindo destino turístico no Mar Adriático. Mas também é o coração de uma das melhores comidas típicas da Croácia – a Gregada.

Ela é uma caldeirada feita com batatas, vinho branco, alho, alcaparras e anchovas salgadas, junto com uma variedade de peixes brancos como garoupa ou peixe-escorpião (geralmente o que foi pescado fresco naquele dia).

Fiel ao ritmo lento e descontraído da vida nas ilhas da Dalmácia, esta comida deliciosa é cozida lentamente em uma panela por várias horas. Aqui, a regra principal é que ele não deve ser mexido –  apenas sacudido – para não quebrar os pedaços de peixe!

8. Soparnik

vasilha cheia de pedaços de soparnik, uma torta que é uma das comidas típicas da Croácia

Já a Soparnik, vem da na costa da Dalmácia, mais especificamente da região de Poljica, próxima à cidade de Split. 

É uma tradicional torta feita no forno com massa crocante e recheada com acelga, muito parecida com uma pizza, e deliciosa!

Ela é tão popular, que existe até um festival para esta refeição especial no final de julho, onde as famílias tentam ganhar o prêmio de melhor Soparnik. Vale a pena participar, já que é uma ótima chance de provar sabores diferentes deste que é um dos principais pratos típicos da Croácia!

9. Pag queijo

pedaço de queijo redondo em cima de mesa de madeira vasilha branca com salada de polvo, uma das comidas típicas da Croácia

Você é fã de queijo? Se sim, certamente vai gostar do Pag, uma das comidas típicas da Croácia mais famosas e também um dos queijos mais deliciosos do país.

Ele é produzido por ovelhas da ilha de Pag, no Mar Adriático, e possui uma combinação única de fatores geográficos que tornam seu sabor diferente e maravilhoso. Calma que eu explico…

Aparentemente, esta ilha oferece as condições ideais para um vento frio chamado “Bora”, que joga sal marinho na terra que, por vez, infunde as plantas onde as ovelhas pastam.

Elas, então, acabam se alimentando apenas dos arbustos aromáticos e, com isso, o leite que produzem acabam tendo um sabor único e diferenciado. Por fim, o queijo é deixado para amadurecer por 18 meses, até que tenha uma consistência e textura semelhantes ao do parmesão! Complexo, né?

10. Salada de polvo

vasilha marrom com manestra, um ensopado de legumes que é uma das comidas típicas da Croácia

Este é um dos pratos croatas mais típicos que você vai encontrar e, definitivamente, vai se apaixonar, se é fã de frutos do mar. 

O polvo é picado em pedaços pequenos e finalizado com molho de vinagre e azeite de oliva, junto com cebolas, alcaparras e salsa, e é servido frio. O que achamos mais interessante é que ele fica muito, mas muito macio!

11. Manestra

vasilha marrom com manestra, um ensopado de legumes que é uma das comidas típicas da Croácia

Se você é vegetariano, pode estar preocupado, pensando que experimentar as comidas típicas da Croácia vai ser complicado, já que a maioria contém carne.

No entanto, há um ótimo prato popular  vegetariano, que é bem fácil de encontrar nos menus do país: a Manestra!

Ela é basicamente um ensopado de legumes feito com milho de primavera, muito popular em todo o país.

12. Hambúrguer

hamburguer em cima de mesa de madeira, um dos pratos da culinária croata imperdíveis

Na capital Zagreb, certamente você vai encontrar  um dos principais pratos típicos da Croácia: os famosos hambúrgueres croatas!

Essas maravilhas podem ser provadas no famoso restaurante Rougemarin, ou em festivais de hambúrgueres, que acontecem frequentemente por lá!

Se a dúvida é o que comer na Croácia, os hambúrguers não podem ficar de fora.

13. Azeite de oliva croata

pequena vasilha de vidro redonda onde há azeite de oliva croata

O azeite não é exatamente um prato, mas merece figurar na lista de comidas típicas da Croácia, já que alguns dos melhores azeites de oliva são feitos por lá.

Para começar, ele é conhecido mundialmente por sua qualidade, tendo até, na edição 2016 do Concurso Internacional de Azeite de Nova York (NYIOOC), vencido com nove azeites extravirgens da Croácia nas categorias de ouro e prata. 

Não é pouca coisa, considerando que a maior parte da produção de azeite do país é feita em pequenas fazendas familiares, ou até mesmo por indivíduos, que produzem pequenos lotes de azeite virgem de alta qualidade! 

Por isso, não deixe de provar esta maravilha pura, ou gotejar em alguns dos pratos típicos croatas que você conheceu acima.

14. Presunto de Ístria

presunto enrolado em cima de madeira

Outro item que não é exatamente um dos pratos típicos da Croácia, mas não pode ficar de fora da lista é o presunto de Ístria.

Ele é feito de coxa de porco sem pele, salgada a seco com sal marinho e temperada com especiarias naturais, como pimenta e alho, e às vezes folhas de louro e alecrim.

Esse presunto tem como característica ser envelhecido por um tempo que varia de 12 a 18 meses, dependendo das condições climáticas, o que resulta em um produto com um aroma especial e um sabor moderadamente salgado, que acompanha muito bem os queijos da região.

15. Fritule

vasilha branca cheia de fritule, uma das comidas típicas da Croácia para quem gosta de doces

Aqui está uma das melhores comidas típicas da Croácia para quem gosta de doces! 

Fritules são pastéis fritos, semelhantes a donuts, com sabores que variam de região para região – gemas de ovo, passas, casca de limão, laranja ralada, chocolate, e até rum, podem ser incluídos na mistura. 

Eles geralmente são serviços como sobremesa e você pode encontrar o prato em cardápios e barracas de rua em todo o país.

16. Malvazija e Teran

taças de vidro com Malvazija, um dos vinhos da Croácia

Por último, está o vinho que apesar de ser uma bebida comum em vários países, na Croácia é ainda mais gostoso! O motivo? Os croatas têm uma longa história de produção de vinho e o país é o lar de mais de 130 variedades de uvas nativas diferentes!

Os que mais recomendamos: 

Malvazija, um vinho branco fácil de beber, com boa mineralidade e notas de damasco e maçã. Ele combina bem com pratos de frutos do mar!

Já o Teran, é um um vinho tinto robusto, que combina bem com pratos de carne, incluindo boškarin e pršut.

Comidas típicas da Croácia: 4 dicas extras para uma ótima experiência gastronômica no país!

Beba rakija

Em primeiro lugar, prove o Rakija, bebida típica da Croácia, que é considerada por eles um símbolo de hospitalidade!

Este destilado, feito de frutas fermentadas, é um tipo de brandy artesanal, com variações que incluem travarica (ervas), šljivovica (ameixa), medica (mel), višnjevac (cereja azeda), smokva (figo) e biska (visco).

O teor alcoólico da rakija pode variar entre 40% e 60%, dependendo de como e onde é produzido. Portanto, cuidado para não exagerar!

O mais comum por lá é tomar um copo antes e /ou depois da refeição e olhar nos olhos dos outros bebedores, brindar e virar a dose de uma vez só. 

copos de vidro com rakija, um destilado de frutas fermentadas
Vá a uma taverna

As “konobas” (ou tavernas) são estabelecimentos casuais onde é possível encontrar os principais pratos típicos da Croácia!

Nós visitamos muitas tavernas e recomendamos alguns pratos: peixe grelhado regado com azeite de oliva de Ístria picante e guarnecido com salsa, acompanhado de um copo de vinho malvazija crocante e seco, uma maravilha!

Uma forma de descobrir as melhores tavernas é perguntando na rua aos moradores locais. Eles não vão ficar surpresos se você pará-los e pedir essa informação, na verdade, isso é bem comum.

 

pessoas caminham em feira da Croácia, onde há barracas com tomates, cenouras e batatas disponíveis para compra
Foto: Donna Spearman on Unsplash
Vá aos mercados verdes

Se você estiver hospedado num lugar com cozinha, vale a pena dar uma passada nos mercados verdes, que podem ser encontrados em quase todas as cidades, e fazer umas comprinhas.

Neles, você encontra produtos frescos como blitva (um tipo de acelga) verde escuro, pimentão em tons de rubi, figos roxos, cenouras multicoloridas e couves verdes gigantes, para preparar pratos maravilhosos!

Para completar, andar por entre as barracas é uma ótima oportunidade para se misturar com os locais, que estão vendendo ou comprando comida, e obervar a cultura do lugar. 

 

Pergunte sobre os pratos do dia

Devido ao número de turistas que falam inglês, quase todos os cardápios dos restaurantes na Croácia têm traduções para o idioma, então, não vai ser difícil escolher um prato.

Mas, como a maioria dos funcionários também fala inglês, vale a pena perguntar sobre itens sazonais e fora do menu. 

Alguns dos principais pratos típicos da Croácia, como a maneštra, que citamos nesta lista, geralmente só são feitos em casa e pode ser a “refeição do dia” do pessoal. Se quiser experimentar, não deixe de perguntar, eles podem estar dispostos a servi-la para você!

Gostou de conhecer as comidas típicas da Croácia?

Então não deixe de provar TODAS elas enquanto estiver por lá!

Certamente, não vai ser difícil encontrá-las, já que a comida croata autêntica está presente em todos os lugares: restaurantes, mercados e barracas de rua do país! 

Você já provou um desses pratos? Se sim, o que achou? Conta pra gente! 

Saiba mais sobre a Croácia:

20 curiosidades sobre a Croácia para saber antes de embarcar

O que fazer na Croácia: roteiro de uma roadtrip de 1 mês

PLANEJE SUA TRIP
SEGURO VIAGEM

Tenha quem te socorrer nos perrengues. O voo atrasou, sua mala foi danificada ou sofreu algum acidente? O Seguros Promo garante sua indenização. Feche agora e com desconto o seguro ideal para sua viagem. 

PASSAGENS AÉREAS

Economizou na passagem. Quer viajar mais? Com o Passagens Promo você encontra descontos imbatíveis em passagens áreas.

ACOMODAÇÃO

Vai dormir no conforto, mesmo fora de casa.  Seja sua procura um hotel, apartamento, resort ou chalé, no Booking.com você encontra as acomodações mais baratas e mais confortáveis.  

ALUGUEL DE CARRO

Vai poder desbravar o destino escolhido. Se você quer quebrar barreiras, e aproveitar ao máximo o seu destino, alugue um carro com o melhor preço e com