Roteiro Holanda: opções de 7, 15 e 30 dias pelo país + passeios imperdíveis

durante o dia, diversas árvores com flores laranjas em frente a construções de tijolos vermelhos em uma das cidades na holanda
26/04/2024 Por Bárbara Rocha

Roteiro na Holanda: descubra as principais atrações do país!

Tá montando um roteiro na Europa e quer saber o que fazer na Holanda? Esse guia foi feito para você! Nele, revelamos as principais cidades da Holanda para visitar, além de outras dicas de ouro para você montar seu Roteiro Holanda de 7, 15 ou 30 dias. 

Ideal para se conhecer em qualquer época do ano, a Holanda é rica histórica e culturalmente, tem destinos super lindos (pense em casas tradicionais holandesas, moinhos de vento, canais, lindas tulipas e muito mais!), uma vida noturna agitada e, ainda, tem como meio de transporte oficial a bicicleta, o que permite conhecer os pontos turísticos da Holanda de forma fácil e agradável!

Como se não bastasse, é um país relativamente pequeno em extensão e suas cidades são conectadas por uma excelente malha ferroviária. Ou seja, é super fácil e rápido se deslocar internamente. Além de fazer fronteira com países como a Bélgica e Alemanha, o que permite uma esticadinha a esses destinos durante a viagem para a Holanda. 

Gostou? Então, esperando o que para programar sua viagem para lá? Leia, a seguir, nossas dicas com o que há de melhor no país e monte seu roteiro Holanda!

flower 1

Roteiro Holanda: pontos turísticos imperdíveis

Na primeira parte deste roteiro na Holanda, estão aqueles destinos que são, geralmente, escolhidos em uma primeira viagem ao país, uma vez que proporcionam um mergulho na cultura, na história e no estilo de vida do local. Conheça, abaixo, 6 pontos turísticos da Holanda que são imperdíveis:

1. Amsterdam

durante o dia, barcos atracados em um dos canais em amsterdam, destino para um Roteiro Holanda
Foto: Adrien Olichon no Unsplash

A cidade mais conhecida do país é presença obrigatória em qualquer roteiro na Holanda. Amsterdam é conhecida por seu estilo de vida vibrante e liberal, suas pontes, casinhas de poucos andares, canais e milhões e as milhões e MILHÕES de bicicletas…

Ao visitar a capital holandesa, você não pode deixar de andar pela Praça Dam, perfeita para apreciar artistas de rua e fazer um tour cultural, conhecer o Palácio Real, passear no parque Vondelpark, tirar uma foto no letreiro “I Amsterdam“ e tomar um drink na praça Museumplein para observar os costumes locais.

Além desses, um local muito procurado é o Red Light District, que, apesar de despertar curiosidade, não é para todos, pois abrange uma zona de prostituição legalizada. Caso esse não seja um problema, visite a região, que é segura, e tem lojas de sexshop, coffee shops e as famosas vitrines vermelhas que dão o nome do local, onde mulheres se exibem nas janelas de seus quartos alugados para chamarem clientes.

Em relação aos hotéis, Amsterdã oferece muitas opções para todos os gostos. Uma alternativa que achamos fabulosa é o Conservatorium Hotel, que tem um mix de elementos clássicos e modernos e garante uma experiência cinco estrelas sensacional, bem no centro do famoso bairro dos museus. Também gostamos muito do Banks Mansion – All Inclusive Boutique Hotel, localizado bem próximo ao mercado das flores. 

Para quem deseja uma hospedagem mais econômica, indicamos o City Trip Hostels e o Holiday Inn Express Amsterdam – City, ambos com ótima localização, quartos confortáveis, decoração moderna e um atendimento incrível. Por fim, se você quer viver uma experiência diferentona, a dica é reservar uma noite em um barco, como o Motorjacht Flint ou no lindo Lightship Amsterdam

2. Keukenhof

bárbara rocha, de chapéu, óculos de sol, blusa vermelha e calça marrom, tocando tulipas laranjas em keukenhof, um dos pontos turísticos da holanda

Localizado a apenas 40 km do centro de Amsterdã, entre as cidades de Hillegom e Lisse, está o parque Keukenhof, o lar das tulipas mais célebres do mundo, que abre apenas durante 8 semanas por ano – normalmente de meados de março ao fim de maio. 

Considerado o maior jardim do país europeu, com mais de 7 milhões de flores, entre tulipas, orquídeas e muitas outras espécies, o parque é um dos principais pontos turísticos da Holanda desde que inaugurou, em 1950.

Cerca de 7 milhões de bulbos de flores, como tulipas, jacintos, narcisos e orquídeas, são plantados a cada ano, e a explosão de cores chega ao seu ápice na primavera.

Todos os anos, o parque é visitado por mais de 1,5 milhão de turistas. As datas de funcionamento podem ser conferidas no site do Parque, e o horário para a visita é de 8h às 19h30.

O ideal é se hospedar em Amsterdam e fazer um bate volta até o parque, já que é fácil chegar até lá de transporte público, pegando um ônibus que sai do aeroporto de Amsterdam, Schiphol. Há também opções que saem da Estação Central de Leiden e Haarlem. 

3. Haarlem

durante o dia, grande barco branco, verde e amarelo, atracado em um canal, em frente a casas de tijolos vermelhos
Foto: Dee. em Unsplash

A visita ao jardim das tulipas pode ser combinada com Haarlem, que é uma gracinha de cidade. Praticamente uma vila, Haarlem é bem pequena, e representa bem a imagem que temos do país.

Como os pontos de interesse ficam bem próximos uns dos outros, indicamos que você alugue uma bicicleta! Anote as dicas lugares para visitar: a praça Grote Markt, o Frans Hals Museum, às margens do Rio Spaarne, o moinho de vento Molen de Adriaan e a cervejaria Jopenkerk.

Para passar uma (ou algumas) noites em Haarlem e se sentir como um membro da realeza, seja descansando em um dos quartos suntuosos ou passeando pelos jardins, recomendamos o Boutique Hotel ‘t Vosje. Já se você procura uma hospedagem mais econômica, o Hotel De Zoete Inval Haarlemmerliede é uma ótima opção: oferece diversos tipos de quartos, além de uma área de entretenimento, que inclui até boliche.

4. Haia

durante o dia, diversas casas de tijolos vermelhos e telhado cinza as margens de rio em haia, uma das cidades na holanda
Foto: Error 420 no Unsplash

Localizada na costa do mar do Norte, a 60 km da capital (de trem são 50 minutos), Haia é a sede do parlamento neerlandês, assim como de todas as embaixadas e da residência real. Merece estar na lista de o que fazer na Holanda,  pois tem toda a infraestrutura de uma grande cidade, sem perder o clima de interior, o que a torna um passeio super agradável!

Comece sua visita pelo conjunto de prédios históricos Het Binnenhof, e continue passando pelo Museu Mauritshuis e pela praça Het Plein. Em seguida, visite o Palácio Noordeinde e admire a maior paisagem panorâmica da Europa, a Panorama Mesdag. Não esqueça de pendurar um desejo na árvore do Palácio da Paz!

Se estiver com crianças (ou mesmo se não for o caso!), vá conhecer Madurodam, um parque temático super interessante, com miniaturas de todas as principais cidades e construções da Holanda, que vão desde os palácios da rainha, mercados de queijo e campos de tulipas, até o Red Light District. É imperdível!

Para se hospedar, indicamos o Corona, com quartos compactos e elegantes, com amenities Bulgari e o ‘t Goude Hooft com banheira de hidromassagem e café da manhã elogiado. Para um upgrade, reserve o Residenz, instalado num casarão do século 19, no elegante bairro de Duinoord. Uma acomodação acessível, mas igualmente recomendável, é o Hotel Bries Den Haag – Scheveningen, localizado à beira-mar.

5. Rotterdam

vista aérea de árvores, construções e ponte sobre o rio, durante anoitecer em rotterdam, cidade para quem busca o que fazer na holanda
Foto: Dimitry Anikin no Unsplash

Conhecida por sua famosa maratona, a ABN Amro Marathon, Rotterdam foi planejada para representar o futuro do país e, por isso, é uma cidade que transmite modernidade.

Por lá, você vai encontrar alguns dos pontos turísticos da Holanda mais famosos, como a moderníssima Central Station Rotterdam, que deve ser seu ponto de partida na cidade, se você gosta de arquitetura, além do Museum Park, o Het Park, a Euromast (torre mais alta da Holanda), o louquíssimo Overblaak Development, complexo residencial criado pelo arquiteto Piet Blom nos anos 70 com formas cúbicas, e o bairro Delfshaven, com aparência do período pré-guerra.

Roterdã também tem uma vida noturna de responsa, com bons restaurantes e excelentes museus, como o Museum Boijmans Van Beuningen, uma galeria fantástica de pintura europeia. 

Para uma experiência incrível em Rotterdam, recomendamos o Bed, Bites & Business Hotel Rotterdam, que oferece, em algumas unidades, cozinha completa e sala de estar, além de varanda com vista para a cidade. 

Outra ótima alternativa de onde ficar em Rotterdam é o Rotterdam Marriott Hotel, situado a dois minutos da estação de metrô principal, com quartos climatizados, um restaurante e bar. Para economizar, o Ibis Rotterdam City Centre é sempre uma boa pedida. 

6. Utrecht

durante a tarde, casas a beira de lago
Foto: Martin Woortman no Unsplash

A 45 quilômetros da capital, fica Utrecht, uma das mais antigas cidades da Holanda, que abriga 7 universidades neerlandesas e mais de 70 mil estudantes e, por isso, tem um clima bem jovial, e oferece muitas opções de atividades, tanto de dia, quanto de noite.

Com suas casinhas de telhados triangulares, bicicletas e canais com as margens rebaixadas ao nível da água, onde é uma delícia bater perna, Utrecht é uma cidadezinha charmosa, que também impressiona também a quantidade de lojas de design e brechós.

Além de caminhar sem compromisso pela cidade, a Casa Rietveld Schröder, o Oudaen City Castle (com seus cafés e restaurantes), o Castelo de Haar, com seu clima de conto de fadas, a Igreja Dom e Speelklok Museum são as principais atrações em Utrecht que você precisa visitar.

Estando a apenas 27 minutos de trem de Amsterdam, é uma super opção de bate e volta. Mas, se assim como nós, você se apaixonar por Utrecht, fique ao menos 1 noite por lá. Para uma experiência premium, indicamos como hospedagem em Utrecht o The Nox Hotel, com quartos super confortáveis e central. Uma opção mais econômica, com um clima jovem e alternativo, é o Stayokay Hostel Utrecht Centrum, também no centro.

Roteiro Holanda: Cidades mais bonitas

Que tal incluir na sua lista de o que fazer na Holanda algumas das paisagens mais lindas do país? É hora de conhecer destinos que vão te deixar completamente sem ar!

7. Giethoorn

durante dia ensolarado, pequeno lago em frente a casa de tijolos vermelhos e telhado de palha em giethoorn, um dos melhores destinos holanda
Foto: Tamar Gogua no Unsplash

Começamos esse roteiro Holanda com Giethoorn. Conhecida por seus rios, pontes e muitos outros locais que merecem seu clique, ela é ideal para quem quer tirar muitas fotos ao fazer turismo na Holanda.

Visite o Museum Giethoorn ‘t Olde Maat Uus, a Lagoa Bovenwijde, o Museu De Oude Aarde e o Parque Nacional Weerribben-Wieden. Não esqueça de separar algumas horas para fazer um passeio de barco. Você pode, inclusive, reservar um private day trip com passeio de barco saindo de Amsterdã.

Agora, se a ideia é passar uma noite na cidade em um bom albergue, indicamos o The Black Sheep Hostel, onde você terá uma experiência holandesa muito característica, em um ambiente bastante acolhedor, com quartos que atendem a todas as necessidades. Outra dica é o Hotel Giethoorn, uma acomodação que tem um dos cafés da manhã mais elogiados de Giethoorn, além de quartos bem espaçosos com estação de trabalho!

8. Maastricht

durante o dia, casas vermelhas, brancas e cinzas com telhados preto em frente a lago
Foto: Bo Ummels no Unsplash

Localizada na fronteira com a Bélgica, Maastricht, com sua arquitetura da era medieval, nos leva a uma Holanda bem mais tradicional e oferece alguns dos passeios na Holanda mais recomendados. 

Para vivenciar um pouco mais da história da cidade, não deixe de visitar o moinho de Bisschopsmolen, o portão Helpoort, a Basílica da Nossa Querida Senhora, a Praça Vrijthof e a Igreja de São João.

Em relação às acomodações, sugerimos o The Green Elephant Hostel & Spaque tem diárias acessíveis, quartos confortáveis, café da manhã, banho turco, restaurante e bar. O BEAUMONT Maastricht, também é bem recomendado por sua  decoração fantástica, linda vista para a cidade e conforto e espaço nas acomodações.

9. Gouda

durante o dia, barcos atracados em lago em gouda, destino para um Roteiro Holanda
Foto: David Martinez Torres no Unsplash

Com certeza, um dos melhores destinos Holanda, Gouda é mundialmente conhecida pela fabricação do queijo de mesmo nome. Também é berço do famoso stroopwafel, o doce típico do país. 

Estando na cidade, não tem como não indicar uma visita ao Mercado de Queijos de Gouda, que acontece todas às quintas. Além dele, inclua no roteiro a casa de pesagem De Goudse Waag, o Escritório de turismo de Gouda, o Museu do Queijo e a Prefeitura de Gouda, um prédio com uma arquitetura linda.

Caso resolva passar a noite, um dos melhores hotéis é o Campanile Hotel & Restaurant Gouda que tem um restaurante que serve comidas típicas holandesas saborosíssimas, e suítes aconchegantes, com cafeteiras. Se você busca uma hospedagem mais luxuosa, Relais & Châteaux Weeshuis Gouda é a opção ideal, com uma arquitetura maravilhosa e um ótimo café da manhã servido em um restaurante renomado.

10. Nijmegen

durante o dia, vista de baixo para cima de construções de concreto com telhado cinza ao redor de praça
Foto: Liam Read no Unsplash

Continuando nossas dicas sobre o que fazer na Holanda, temos a cidade de Nijmegen. Com mais de 1900 anos, é considerada uma das maiores localidades do país e uma boa pedida para passeios na Holanda mais tranquilos, já que possui ruas tranquilas e clima de interior.

Para conhecer um pouco mais da parte histórica local, visite o Valkhof Museum e o parque Valkhof, onde se encontram as ruínas de uma capela típica da Idade Média. Além disso, inclua em seu roteiro um passeio pelas margens do rio Waal, o parque Kronenburg Park, o parque Goffertpark e uma refeição à bordo do barco-restaurante Pannenkoekenboot.

Se você está fazendo um mochilão pelo país, certamente vai amar a infraestrutura impecável e preços acessíveis, do Strohotel Aalshof. Se couber no orçamento, hospede-se no Boutique Hotel Straelman, lugar encantador com acomodações climatizadas, frutas da estação e estação de café.

Roteiro Holanda: Destinos românticos

Vai fazer uma viagem romântica para Holanda? Então, com certeza você vai amar essas cidades holandesas, que são dignas de livros e filmes de romance, com atrações que vão fazer sonhar. Confira! 

11. Delft

durante o dia, construções de tijolos vermelhos ao redor de ruela
Foto: Who is Denilo em Unsplash

Delft é uma cidade muito romântica, e conta com alguns dos mais lindos pontos turísticos da Holanda. Suas casas históricas e as vitrines mostrando roupas típicas do passado do país convidam para longos passeios. Uma curiosidade interessante é que a famosa pintura A Menina com Brinco de Pérola foi pintada aqui!

Na praça principal, já dá para ver a imponente Igreja Nova de Delft e a Prefeitura de Delft. Não deixe de tirar uma foto no famoso coração de vidro de Delft e de conhecer o Centro Vermeer, o Museu Het Prinsenhof e os canais que cortam suas ruas e praças.

Para se sentir dentro de uma casa típica da Holanda, reserve uma noite no De Vliegende Vos het geboortehuis van Johannes Vermeer, pousada toda baseada no famoso quadro, com acomodações espaçosas, que possuem sala de estar e um café da manhã delicioso. Outra dica é o ROOM 1637, que tem uma localização bem central, quarto confortável e cozinha completa.

12. Hoorn

durante o dia, barcos atracados em lago em frente a diversas casas de tijolos vermelhos em hoorn, destino para o Roteiro Holanda
Foto: Wouter Kloos no Unsplash

A história de Hoorn remonta ao tempo em que a cidade era uma das mais importantes da Companhia das Índias Orientais. Com isso, é um local que deve estar no seu planejamento de turismo na Holanda.

Como ponto de partida, sugerimos que comece sua exploração pelo centro histórico. Ao redor da praça Roode Steen, há vários prédios importantes. Inclua, também, na lista de passeios na Holanda, o museu West Fries State College, a Região do Porto, a torre de vigia Hoofd Toren e a caravela Halve Maan.

Se quiser ficar mais tempo pela região, reserve um dia no Ysbrantsz Boutique Hotel. Esse hotel tem quartos climatizados e um jardim charmoso com mesinhas para descansar. Também vale a pena se hospedar no Achterom, um B&B com ótima localização e quartos decorados com modernidade.

13. Kinderdijk

durante o dia, moinhos de vento em frente a lago
Foto: Peter Hall no Unsplash

Para finalizar nossa lista, indicamos que você conheça Kinderdijk em sua viagem para Holanda. A pequena cidade é repleta de moinhos de vento tombados pela Unesco e, por isso, é considerado um dos melhores destinos Holanda.

Para começar o dia de passeios por lá, vá ao moinho Nedergaard, que pode ser conhecido por dentro. Além desse, há dezoito outros moinhos para visitar. Aproveite e conheça também o Wisdom Visitors Center, faça um passeio de barco e reserve algumas horas para passear sem pressa pelas praças e ruas! 

Recomendamos se hospedar no B&B BenB de Walvis (a 1,1km do centro) que tem quartos amplos e confortáveis, com todas as comodidades necessárias, e o Luxe en ruim vakantiehuis voor 4 personen (a 1,6km), um apartamento com piscina  ao ar livre, vista para o rio e muito espaço!

Roteiro Holanda: opções de 7, 15 e 30 dias pelo país

Já adiantamos que para conhecer as cidades imperdíveis com calma, é ideal ter, no mínimo, sete dias para o turismo na Holanda. Melhor ainda, se você puder ficar 15 dias ou até mesmo 1 mês, vivendo um pouquinho como um morador local. 

De qualquer forma, independente do tempo, pode ter certeza de que terá uma experiência incrível! Confira, abaixo, nossa sugest’ao de o que fazer na Holanda em 7 dias:

Confira o que fazer na Holanda em 7 dias:
  • Roteiro na Holanda | Dias 01 e 02: Amsterdam

  • Roteiro na Holanda | Dia 03: Keukenhof – 1 dia (aberto apenas durante a primavera)

  • Roteiro na Holanda | Dia 04: Haia

  • Roteiro na Holanda | Dia 05: Delft

  • Roteiro na Holanda | Dia 06: Rotterdam

  • Roteiro na Holanda | Dia 07: Kinderdijk 

Roteiro na Holanda | Dias 01 e 02: Amsterdam
durante o dia, bárbara rocha, de óculos de sol, cabelo solto e luvas pretas, sorri sentada em barco, em um dos passeios na holanda por canal

Para iniciar o roteiro Holanda 7 dias, hospede-se, pelo menos, dois dias na capital. 

Conheça a praça Dam, o Palácio Real, o Museu do Van Gogh, que conta a história do artista, e o Rijksmuseum, maior e mais imponente dos museus. De lá, caminhe (ou vá de bike) até o Vondelpark, parque mais famoso da cidade. É um passeio super gostoso e em 45 – 60 minutos você conhece o parque todo.

Visite, também, a Anne Frank House, que mantém intacta a casa em que a família Frank se escondeu dos nazistas durante a 2a Guerra e, à tardinha, visite algum coffee shop, tome um café ou cerveja na Leidseplein e passeie pela Red Light District, região famosa por museus diferentões e as  prostitutas na “janela”. 

Para economizar, uma boa dica é fazer um cartão Amsterdam Card (tem opções de 24, 48, 27, 96 e 120 horas), que dá acesso gratuito à museus, passeios de barco, entre outros passeios em Amsterdam, além do uso ilimitado de transporte e aluguéis de bicicleta. 

Roteiro na Holanda | Dias 03: Keukenhof
durante o dia, bárbara rocha de chapéu e blusa vermelha, empurra carrinho azul cheio de plantas e tulipas

Tire um dia para ir até a cidadezinha de Lisse, conhecer o Keukenhof, o maior e mais famoso jardim de flores do mundo, com 32 hectares e uma extensão de 15 km, que recebe cerca de 800 mil pessoas todo mês.

No parque, além de encontrar tulipas das mais variadas cores e estilos, você vai ver narcisos, jacintos, entre outras espécies de flores lindíssimas. Aliás, cerca de 80 por cento da produção de tulipas do mundo vem da Holanda, sabia?

Você também vai estar cercado de árvores centenárias, lagos, arbustos e, o melhor, tudo é organizado de forma impecável para pessoas de todas as idades passarem o dia contemplando a beleza do parque (enorme, mas bem sinalizado!), e curtindo sua boa oferta de restaurantes e espaços para piqueniques.

O jeito mais fácil de chegar ao Keukenhof é pegando um ônibus de linha que sai do aeroporto de Amsterdam, Schiphol. Ou, então, pegando um trem de Asterdam (leva 15 minutos) e, em seguida, o ônibus 50 até a entrada dos jardins. Para voltar, pegue o ônibus Keukenhof Express que vai até o Centro de Amsterdam. Vale MUITO o passeio!

Roteiro na Holanda | Dias 04: Haia
durante o dia, vista aérea de carrossel, roda-gigante e montanha russa em parque de diversões
Foto: Nazim Coskun no Unplash

No 4o dia, siga até Haia, é um dos destinos favoritos de bate-e-volta a partir de Amsterdam, que fica a apenas 1 horas (de trem ou carro) de Amsterdam.

Sabe aquela cidade grande, com ares de interior? Pode-se dizer que Haia é assim: bela, organizada, com muitas atrações interessantes, mas bem menos turística que Amsterdam – o que adoramos. 

Visite o museu Escher in het Paleis e o Museu Mauritshuis (antiga casa de Maurício de Nassau, que foi governante das colônias holandesas no nordeste do Brasil), que é pequeno mas cheio de obras de grandes pintores como Rembrandt. A poucos passos do Museu, fica a praça principal de Haia (Het Plein), que é cercada por prédios históricos, cafeterias e restaurantes, e merece uma visita!

Já se você quer conhecer todos os principais pontos turísticos da Holanda em miniatura, vá ao Madurodam, uma das atrações holandesas mais populares, especialmente em viagens com crianças. Além de super interessante, é uma forma interativa de aprender um pouco da história da Holanda.

Por fim, faça compras no centrinho de Haia e visite a praia de Haia, uma das mais famosas do país, que tem uma roda gigante (que funciona até no inverno) e uma plataforma de bungee jump, se você tem coragem!

Roteiro na Holanda | Dias 05: Delf

Comece seu dia em Delft tirando uma foto no famoso coração de vidro azul. Caminhar para conhecer o centro e os rios é um ótimo passeio que pode ser feito a qualquer hora do dia!

Aproveite para conhecer a Prefeitura, a Igreja Nova de Delft, o Centro Vermeer e o Museum Het Prinsenhof.

Roteiro na Holanda | Dia 06: Rotterdam
durante o dia, barcos atracados em frente a grandes prédios de concreto
Foto: peter-hall no unsplash

Aproveite seu dia em Rotterdam, um dos melhores destinos Holanda, conhecendo a área central de Rotterdam, que vai desde a Centraal Station Rotterdam até a região do antigo porto da cidade (OudeHaven).

Afinal, é nesta região que estão o Kijk-Kubus (as Casas Cubo) e o Markthal (mercado público), algumas das maiores atrações turísticas de Rotterdam. 

Não deixe de conhecer o Het Park e a Euromast (torre mais alta da Holanda), a Ponte Erasmus, os prédios futuristas do bairro Kop van Zuid e o Witte Huis, primeiro arranha céu da Europa.

Para quem busca a Holanda do imaginário turístico, com moinhos, canais e casinhas coloridas, vale uma visita a Delfshaven, região do “Porto de Delft”, um porto histórico, que é uma das raras áreas da cidade antiga que resistiu ao bombardeio que ocorreu em Rotterdam em 1940. 

Roteiro na Holanda | Dia 07: Kinderdijk 

Antes de se despedir da Holanda, visite Kinderdijk, cidadezinha a 16 km de Rotterdam e a 90 km de Amsterdam, onde você vai conhecer os majestosos moinhos de vento em Kinderdijk, que fazem parte da história do país.

Turistas de todo o mundo vêm visitar este destino na Holanda, que é Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1997. O cenário é lindíssimo, não importa qual estação do ano!

Além de poder admirar, fotografar e visitar internamente alguns dos moinhos (como o Nedergaard), para aprender sobre o funcionamento deles, você pode fazer um passeio de bicicleta (que você pode alugar lá), ou um passeio de barco para ver os moinhos de outro ângulo.

Roteiro Holanda: 15 dias

durante o dia, bandeira vermelha, branca e vermelha hasteada sob o céu
Foto: João Guimarães on Unsplash

Tem 15 dias para curtir a Holanda? Então você vai conseguir aproveitar muito mais esse país lindíssimo! Veja, a seguir, uma lista com o que visitar na Holanda em 2 semanas, que inclui todos os passeios clássicos que a maior parte das pessoas espera de uma viagem para Holanda. 

Confira o que fazer na Holanda em 15 dias:
  • Roteiro na Holanda | Dias 01, 02 e 03: Amsterdam
  • Roteiro na Holanda | Dia 04: Keukenhof – 1 dia (aberto apenas durante a primavera)

  • Roteiro na Holanda | Dias 05 e 06: Haia

  • Roteiro na Holanda | Dia 07: Delft

  • Roteiro na Holanda | Dias 08 e 09: Rotterdam

  • Roteiro na Holanda | Dia 10: Kinderdijk

  • Roteiro na Holanda | Dias 11 e 12: Utrecht

  • Roteiro na Holanda | Dia 13: Giethoorn

  • Roteiro na Holanda | Dia 14: Nijmegen

  • Roteiro na Holanda | Dia 15: Maastricht

Repare que os primeiras 10 dias deste roteiro são semelhantes ao roteiro que indicamos mais acima, então, você pode conferir todas as dicas nele. A diferença aqui é que incluímos 1 dia a mais tanto em Amsterdam, quanto em Haia e Roterdã, cidades que merecem ser visitadas com mais calma.

A partir do 11o dia, incluímos Utrecht, a 4a maior cidade holandesa, famosa por sua vida noturna agitada e arquitetura medieval; Giethoorn, vilarejo holandês que mais parece um cenário de filme; Nijmegen, próximo a fronteira com a Alemanha; finalizando o roteiro em Maastricht, na fronteira com a Bélgica.

Todas essas opções podem ser feitas em um bate-volta de trem ou carro, partindo de Amsterdam, mas para ter uma imersão real na cultura holandesa, a gente recomenda dormir pelo menos uma noite em cada uma delas! Afinal, se você tem tempo, por que não?! Confira, abaixo, este roteiro Holanda de 15 dias em detalhes. 

Roteiro na Holanda | Dias 11 e 12: Utrecht
vista aérea, durante o dia, de castelos de tijolos vermelhos e telhados cinzas em utrecht, atração para quem busca o que fazer na holanda
Foto: sydney-brouwer no Unsplash

No 11o dia de sua viagem na Holanda, visite Utrecht, que fica a 27 minutos de trem de Amsterdam, e tem um dos pontos turísticos da Holanda mais lindos: o Castelo Haar. 

Em sua estadia em Utrecht, conheça a Igreja Dom, o Speelklok Museum e faça um passeio de barco pelos canais. Além disso, visite a Casa Rietveld Schröder e o Oudaen City Castle.

Roteiro na Holanda | Dias 13: Giethoorn

Giethoorn é uma das cidades da Holanda mais “instagramáveis”. Tire muitas fotos no Museum Giethoorn ‘t Olde Maat Uus e na Lagoa Bovenwijde.

Além do obrigatório passeio de barco, não deixe de conhecer o Museu De Oude Aarde e o Parque Nacional Weerribben-Wieden.

Roteiro na Holanda | Dias 14: Nijmegen
durante o dia, igreja de tijolos vermelhos com telhado cinza
Foto: Marcelmulder68, CC BY-SA 3.0 NL

Em Nijmegen, conheça o Valkhof Museum e o parque Valkhof, para conhecer um pouco mais sobre a história do lugar. Inclua um café da tarde no Pannenkoeken Boot.

Roteiro na Holanda | Dias 15: Maastricht

Mais uma opção imperdível de turismo na Holanda, Maastricht possui um dos mais famosos moinhos do país: Bisschopsmolen. Conheça também a Igreja de São João.

Inclua na lista de passeios em Maastricht o portão Helpoort, a Basílica da Nossa Querida Senhora e a Praça Vrijthof, além de umas comprinhas no centro e uma visita à Fortaleza de São Petersburgo.

Roteiro Holanda: 30 dias

durante o entardecer, enorme gramado em frente a moinhos de vento
Foto: thomas-bormans no Unsplash

O mais extenso roteiro pela Holanda envolve no mínimo 1 mês, o que é quase o bastante para conhecer o país de norte a sul. 

Os felizardos que têm 30 dias para visitar a Holanda poderão aproveitar mais dias nas principais cidades e conhecer os pontos turísticos com mais calma. 

Confira o que fazer na Holanda em 30 dias:
    • Roteiro na Holanda | Dias 01, 02 e 03: Amsterdam

    • Roteiro na Holanda | Dias 04: Keukenhof – 1 dia (aberto apenas durante a primavera)

    • Roteiro na Holanda | Dias 05 e 06: Haia

    • Roteiro na Holanda | Dias 07, 08 e 09: Delft

    • Roteiro na Holanda | Dias 10, 11 e 12: Rotterdam

    • Roteiro na Holanda | Dias 13 e 14: Kinderdijk 

    • Roteiro na Holanda | Dias 15 e 16: Utrecht

    • Roteiro na Holanda | Dias 17 e 18: Giethoorn 
    • Roteiro na Holanda | Dias 19 e 20: Nijmegen 

    • Roteiro na Holanda | Dias 21, 22 e 23: Maastricht 

    • Roteiro na Holanda | Dias 24 e 25: Gouda 

    • Roteiro na Holanda | Dias 26 e 27: Haarlem 

    • Roteiro na Holanda | Dias 28 e 29: Hoorn 

    • Roteiro na Holanda | Dias 30: Amsterdam (voo de retorno)

Neste roteiro, as cidades dos primeiros 23 dias são as mesmas que recomendamos nos roteiros anteriores, com a diferença que, agora, você tem muito mais tempo para curtir com calma cada destino e mergulhar na cultura Holandesa. 

Então, repita o roteiro anterior, adicionando Gouda, Haarlem e Hoorn, a partir do dia 24. Confira abaixo: 

Roteiro na Holanda | Dias 24 e 25: Gouda
durante o dia, construções de tijolos vermelhos em rua de gouda, destino para um roteiro holanda
Foto: Aswathy on unsplash

Gouda é reconhecida mundialmente por levar o nome do queijo holandês. 

Portanto, ao escolher visitar a cidade, vá numa quinta-feira, já que é neste dia que semanalmente (entre abril e setembro) acontece, pela manhã, o tradicional Mercado de Queijos de Gouda (Gouda Cheese Market), na principal praça do centro histórico, 

O evento acontece há séculos e até hoje cultiva a tradição de reunir produtores artesanais dos arredores de Gouda (não somente de queijo, mas de muitas outras especialidades locais, como pães, doces e peixes até itens de artesanato).

Visite também o Escritório de turismo de Gouda, para conseguir mapas ou informações atualizadas sobre o que fazer em Gouda, a Prefeitura da cidade e a casa de pesagem (um edifício de 1668 onde os produtos eram pesados antes de serem vendidos no mercado de queijos).

Roteiro na Holanda | Dias 26 e 27: Haarlem
durante o dia, pessoas caminhando em frente a praça cheia de construções de concreto
Foto: Hamid-Bagheri no Unsplash

Charmosa e pequena, é possível conhecer a capital da província da Holanda do Norte em um bate-e-volta de Amsterdam, mas se você tem mais tempo, por que não curtir 2 dias nesta cidadezinha fofa?

Faça longos passeios de bicicleta, conheça a Grote Markt, ‘grande praça’ de Haarlem, considerada por muitos a mais bonita da Holanda, e visite a catedral gótica de São Bavão. Você sabia que o jovem Mozart tocou o órgão dessa igreja?

Caminhe às margens do Rio Spaarne, se perca por suas ruazinhas e visite o Molen de Adriaan, o moinho de vento de Haarlem. Entre um passeio e outro, descanse em uma das muitas cafeterias charmosas do local e tome uma cerveja na cervejaria Jopenkerk. 

Dica extra:

Se a visita for um sábado, vai estar acontecendo a feirinha da Grote Markt, que é cheia de barracas de artesanato e roupas, além de comidinhas típicas, como o haring, ou arenque salgado, prato de rua mais típico da Holanda. Não deixe de provar!

Roteiro na Holanda | Dias 28 e 29: Hoorn

Chegando quase ao final das nossas dicas sobre o que fazer na Holanda, indicamos ficar dois dias em Hoorn, uma graça de cidade merece estar no seu roteiro!

Passeie pela orla de bicicleta (que pode ser alugada na própria estação de trem), admire as construções lindas e ruas impecáveis, visite o museu West Fries State College, a Região do Porto e a torre de vigia Hoofd Toren, assim como a caravela Halve Maan.

Roteiro na Holanda | Dia 30: Amsterdam
durante o dia, casas vermelhas e pretas em frente a um dos canais de amsterdam
Foto: Samuele-Giglio no Unsplash

Se o seu voo de regresso partir de Amsterdam, você não tem outra alternativa a não ser voltar para a capital. A boa notícia é que os dias extras em Amsterdam nunca são demais! Há muito o que fazer nesta cidade fascinante!

De uma volta pelo De Pijp, o “Quartier Latin” de Amsterdam, que tem vários restaurantes charmosos, lojinhas, brechós e ruas com nomes de artistas holandeses. Ande pelo bairro e relaxe um pouco no Sarphatipark, parque que fica no meio do bairro.

Quando a fome apertar, visite a Albert Cuyp Market, feira de rua que vende desde artigos de casa à comidas de todos as partes do mundo. A feira funciona todos os dias, de segunda-feira a sábado, de 9h às 17h.

A tardinha, faça um passeio de barco e, sobrando tempo, dê uma volta pelo bairro Jordaan e suas 9 ruazinhas. Neste local, você vai curtir muitas lojinhas de marcas locais, cafés descolados e poder tirar fotos das casinhas tortas, pontes, canais. Para fechar com chave de ouro o seu roteiro Holanda, se delicie com a famosa torta de maçã da Winkel 43.

Gostou de conhecer os principais pontos turísticos da Holanda?

E aí, esse post te ajudou? 

Antes de sair se liga nessa dica importante: em nossa viagem para Holanda, reservamos todos os nossos hotéis com o booking.com e a gente recomenda que você faça o mesmo, já que, por meio desta plataforma, é possível ler as avaliações dos hóspedes anteriores e até cancelar a reserva gratuitamente (na maioria dos hotéis), caso os planos mudem. 

Ainda tem alguma dúvida? Não deixe de enviá-la pelos comentários, nós ficaremos felizes em poder ajudar!

Você também pode gostar de ler:

Holanda

Descubra todos os nossos artigos sobre a Holanda

Europa

Descubra todos os nossos artigos sobre a Europa
PLANEJE SUA TRIP
ferramenta-medica
SEGURO VIAGEM

Tenha quem te socorrer nos perrengues. O voo atrasou, sua mala foi danificada ou sofreu algum acidente? O Seguros Promo garante sua indenização. Feche agora e com desconto o seguro ideal para sua viagem. 

 

passport
PASSAGENS AÉREAS

Economize na passagem. Quer viajar mais? Com o Passagens Promo você encontra descontos imbatíveis em passagens áreas.

house
ACOMODAÇÃO

Durma no conforto, mesmo fora de casa.  Seja sua procura um hotel, apartamento, resort ou chalé, no Booking.com você encontra as acomodações mais baratas e mais confortáveis.  

car
ALUGUEL DE CARRO

Desbrave o destino escolhido. Se você quer quebrar barreiras, e aproveitar ao máximo o seu destino, alugue um carro com o melhor preço e com possibilidade de parcelamento em até 12x através do RentCars.

admin
ebook melhores momentos da vida 101 dicas 1
send mail

101 DICAS INCRÍVEIS E TRUQUES PARA VIAGEM

Quer embarcar nas nossas dicas? Então faz o check-in:

Você também poderá gostar de:
Salve as dicas no Pinterest
placeholder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

O Casal
Bárbara Rocha Alcantelado e Vagner Alcantelado

Inspire-se com as histórias e a filosofia de vida de um casal que vive e trabalha pelo mundo desde 2012

Instagram