14/08/2024 Por Bárbara Rocha
O que fazer em Chiang Mai: passeios, hotéis e roteiro completo
Neste post sobre o que fazer em Chiang Mai, escrito com todo o carinho por um casal de brasileiros que viveu na cidade por mais de 2 anos, você encontra as melhores dicas de passeios, templos, pontos turísticos, restaurantes típicos e hotéis, além de um roteiro de 4 dias por Chiang Mai (que você pode adaptar pro seu ritmo se tiver mais tempo).
Chiang Mai fica lá no norte da Tailândia, um pedacinho do paraíso que é bem diferente da correria de Bangkok e das praias famosas do sul. O clima por aqui é mais ameno, então dá pra aproveitar bem o dia. E olha, com uns 20°C no inverno, até o tempo ajuda!
A vibe da cidade é perfeita para bater perna ou pedalar por aí, descobrindo templos incríveis (são mais de 300!) e mercados cheios de vida. É cada descoberta que você nem imagina!
E quando bater aquele cansaço? Uma paradinha para um smoothie refrescante ou uma massagem tailandesa (com aqueles preços camaradas) é a pedida certa!
Ah, e se liga nas opções de hotéis em Chiang Mai: tem de tudo, desde hostels animados a resorts de luxo, que mais se parecem templos e palácios, e vão proporcionar uma viagem inesquecível!
Preparado (a) para conhecer essa cidade pela qual quase todo mundo cai de amores sem esforço? Leia, então, nosso guia completo com as melhores dicas de o que fazer em Chiang Mai.
Por que viajar para Chiang Mai?
- Considerada a capital espiritual da Tailândia, Chiang Mai tem cerca de 300 templos budistas – alguns construídos no século XII – um mais belo do que o outro!
- A comida típica do norte da Tailândia é maravilhosa! A variedade de ervas é impressionante e, entre os pratos mais famosos da região, você precisa provar o khao soi (macarrão de ovo em um curry de coco com macarrão frito por cima) e o sai oi (salsicha do norte da Tailândia).
- Chiang Mai é uma das melhores cidades tailandesa para se locomover. É possível fazer muitos passeios a pé e a oferta de tuk-tuks, songthaew, motorbike para alugar, táxis e Grab (Uber da Tailândia) é grande.
- É um dos destinos mais econômicos da Tailândia, não só porque é possível caminhar por ele, mas por sua oferta de hotéis e refeições baratas, além de atrações quase gratuitas, como os templos que têm entrada de apenas 20 – 40 Baht (aproximadamente 2-5 reais).
- Chiang Mai tem diversos spas e casas de massagens por toda a parte. Então, se você quer relaxar, precisa visitá-la. Nada se compara a massagem tailandesa!
- Por fim, Chiang Mai é cercada pelo verde, aqui estão as montanhas mais altas do país, onde é possível fazer trilhas, visitar cachoeiras e praticar rafting e tirolesa, o que anima a viagem!
Onde fica Chiang Mai
Localizada a 700 km de Bangkok, no norte do país, Chiang Mai é a segunda maior cidade da Tailândia.
Está situada em uma província que também se chama Chiang Mai, perto das montanhas mais altas do país, e abriga cerca de outros 20 distritos.
Com 1,6 milhão de habitantes, bem diferente dos oito milhões de Bangkok, está a apenas uma hora de avião da capital.
Onde se hospedar em Chiang Mai: dicas de hotéis com melhor localização
Antes de mergulharmos nos passeios imperdíveis de Chiang Mai, vamos falar de hospedagem! Se você está procurando dicas de hotéis maravilhosos para uma imersão na cultura tailandesa com luxo, confira nossos posts completos sobre “Onde ficar em Chiang Mai” e os “20 hotéis em Chiang Mai que oferecem experiências únicas!“.
Mas se você quer um resuminho das melhores áreas e dicas de hotéis para todos os bolsos, olha só o que a gente recomenda:
Hotéis em Chiang Mai na Cidade Antiga (Old City):
- Le Naview Hotel: Perto do Templo Wat Phra Sing, com bom café da manhã e piscina.
- Rachamankha Resort: Perto de templos, restaurantes e mercados, oferece uma piscina relaxante.
- All in 1 Guesthouse: Quartos confortáveis e super perto do Portão de Chiang Mai.
Hotéis em Chiang Mai em Riverside:
- The Chiang Mai Riverside, Na Nirand Romantic Boutique Resort , RarinJinda Wellness Spa Resort : Luxuosos, com piscinas e suítes charmosas.
- Rustic River Boutique: Mais simples, mas confortável.
- Warm Hostel Chiangmai: Um albergue aconchegante.
- Vestique Hostel: Ideal para viajantes solo.
Arredores do Night Bazaar:
- Yaang Come Village Hotel: Com decoração tailandesa, a apenas 300 metros do Night Bazaar.
- Meliá Chiang Mai: Perto de tudo que você precisa.
- Anantara Chiang Mai Resort: Para quem quer luxo e conforto.
Hotéis em Chiang Mai na Nimmanhemin:
- Akyra Manor Chiang Mai: Quartos modernos e café da manhã delicioso.
- Cross Vibe Chiang Mai Decem Hotel: Oferece empréstimo gratuito de bicicletas e uma piscina.
Confira aqui os melhores hotéis de Chiang Mai com a possibilidade de cancelamento gratuito.
O que fazer em Chiang Mai: TOP 18 melhores atrações
Hora de explorar Chiang Mai!
Aqui está uma lista com os melhores passeios para incluir no seu roteiro, garantindo que você aproveite cada momento na cidade. Anote aí nossas sugestões:
Melhores passeios em Chiang Mai: Templos
1. Visitar os principais templos em Chiang Mai
Chiang Mai abriga mais de 300 templos budistas impressionantes! São tantas as opções que fica difícil saber quais incluir no roteiro.
Desta forma, é impossível visitar todos, e, infelizmente, muitos templos incríveis, ricos em história e com arquiteturas interessantes ficaram de fora desta lista. Mas, fizemos o possível para incluir os templos de Chiang Mai que merecem destaque.
Mas, antes, é bom saber: é fundamental respeitar a cultura local. Ao visitar os templos, vista-se de maneira adequada. Homens e mulheres vestindo blusas cavadas ou decotadas devem trazer algo para cobrir ombros e joelhos, como um lenço, se for necessário. Lembre-se também de que para visitar a parte interna deles é preciso remover os sapatos na entrada.
Confira, a seguir, os principais templos em Chiang Mai:
1.1 Wat Phrathat Doi Suthep
O mais belo templo de Chiang Mai, e também o mais famoso, é o Doi Suthep, que fica a cerca de 15km do Centro, no topo de uma montanha a mil metros de altitude, o que garante uma vista ESPETACULAR!
Fundado em 1383, ele já resistiu a dois terremotos e abriga santuários, diversas estátuas, sinos e um museu repleto de fotografias e monumentos. É considerado um dos locais budistas mais sagrados para visitar, tornando-se assim um destino popular de peregrinação.
Logo no começo da escadaria enorme e colorida, que chama atenção pelas imagens de Maga, uma serpente mitológica que protegeu Buda em uma tempestade, você vai encontrar muitos turistas, dispostos a subirem os 300 degraus para apreciar o complexo.
Ande sem pressa pelas áreas do complexo, observando a arquitetura, as relíquias douradas brilhantes, apreciando a paisagem e tirando ótimas fotos!
- Funcionamento: Todos os dias de 6h às 17h.
- Entrada: 30 Baht.
Dica: Para tornar essa experiência ainda mais incrível, reserve a excursão ‘Chiang Mai: Templo Doi Suthep e Tribo Hmong 4 Horas‘, que além do tour guiado pelo tempo, inclui uma visita a aldeia e museu dos Hmong, um povo conhecido por seus trajes coloridos e tradições de artesanato, que vive nas colinas de Chiang Mai.
1.2 Wat Phra Singh
No coração da Cidade Murada, o Wat Phra Singh, também conhecido como “Templo de Buda Leão”, é um dos maiores templos em Chiang Mai e o segundo mais visitado.
Construído em 1345 (quando Chiang Mai era a capital do Reino de Lanna) pelo Rei Phayu, com o objetivo de guardar as cinzas do seu pai, foi o primeiro local a abrigar o Buda de Esmeralda, que hoje é uma das atrações do Grand Palace, em Bangkok.
Este templo impressiona de cara por seu edifício principal com telhados inclinados e uma fachada que brilha à luz do sol.
Nele, você encontra uma arquitetura clássica no estilo Lanna, murais que contam histórias locais e o que mais chama atenção: a estátua Phra Buddha Sihing (Buda Leão), feita de ouro e cobre, situada em uma pequena capela de 1345. Vale a pena visitá-lo!
Existe, ainda, no local, um monastério para crianças e jovens adultos que querem se tornar monges. Se você tiver sorte, pode encontrar novatos dispostos a papear com os visitantes nos jardins dos templos. Enquanto ensinam sobre o budismo, eles aproveitam para treinar o inglês.
- Endereço: 2 Samlarn Rd, Phra Sing, Amphoe Mueang Chiang Mai 50280, Tailândia.
- Funcionamento: diariamente, de 8h às 17h.
- Entrada: grátis no complexo | 50 Baht para acessar o viharn principal.
1.3 Wat Suan Dok
Construído no final do século 14, o Wat Suan Dok não é um dos templos em Chiang Mai mais visitados mas, se você estiver com tempo, inclua-o na sua lista de o que fazer em Chiang Mai. Além da beleza da construção e das artes de buda, ele é um dos únicos templos onde você terá a possibilidade de conversar com um monge (em inglês) e, em alguns dias, há aulas gratuitas de meditação no local!
- Endereço: 139 Suthep Rd, Tambon Su Thep.
- Funcionamento: diariamente, das 5h às 21h.
- Entrada: 20 Baht (salão principal) | gratuita para a parte branca.
1.4 Wat Umong
Situado ao redor de um jardim tropical super bem cuidado, o Wat Umong é um templo com mais de 700 anos que, apesar do tempo e ruínas desgastadas, ainda mantém a sua elegância, por isso vale adicioná-lo ao roteiro Chiang Mai. Aproveite para tirar belas fotos, passear em torno das árvores do complexo, observar as tartarugas e peixinhos no lago do local e explorar os túneis antigos no subsolo.
- Endereço: 135 หมู่ที่ 10 Tambon Su Thep, Amphoe Mueang.
- Funcionamento: todos os dias de 5h às 20h.
- Entrada: gratuita.
1.5 Wat Chedi Luang
O Wat Chedi Luang é um grande complexo de 1385 que, antigamente, abrigava três templos em Chiang Mai: Wat Chedi Luang, Wat Ho Tham e Wat Sukmin, além do Buda de Esmeralda, a imagem mais importante de Buda na Tailândia, que foi transferida para o Wat Phra Kaew em Bangkok.
Atualmente, há uma réplica da imagem no local e o grande destaque é a estrutura central que, com cerca de 80 metros de altura, é considerada o ponto mais alto da Cidade Velha de Chiang Mai.
- Endereço: 103 Prapokkloa Rd, Tambon Si Phum, Amphoe Mueang Chiang Mai 50200, Tailândia.
- Funcionamento: Todos os dias de 8h às 17h.
- Entrada: 40 Baht (para ter acesso a todo o complexo de edifícios).
1.6 Wat Chiang Man
Outro dos templos em Chiang Mai que merece a sua visita é o Wat Chiang Man.
Criado em 1296, ele é o mais antigo da região e já foi até mesmo a residência do fundador da cidade, o rei Mengrai!
Um dos destaques é a Phra Sae Tang Khamani, estátua de Buda esculpida em cristal de quartzo, também conhecida como Buda de Cristal.
Explore com calma esse lugar que contém uma bela arquitetura tradicional no estilo de Lanna, várias imagens de Buda muito antigas e importantes e uma rica história.
- Endereço: 171 Ratchapakhinai Rd, Tambon Si Phum, Amphoe Mueang Chiang Mai 50200, Tailândi.
- Funcionamento: das 5h às 21h.
- Entrada: gratuita.
1.7 Wat Lok Molee
Passeios em Chiang Mai imperdíveis
2. Caminhar com calma pela Cidade Velha
Apesar de estar fora da maior parte dos roteiros turísticos, o Wat Lok Molee é um lugar que recomendamos visitar, pois é um dos templos em Chiang Mai mais antigos, criado no século 14!
Localizado próximo dos portões da Cidade Antiga e com entrada gratuita, ele guarda as cinzas de vários reis, estátuas interessantes, incluindo imagens de Buda, além de ser muito bonito (há vários cantinhos para fotos) e transmitir muita tranquilidade.
- Endereço: 298/1 Manee Nopparat Rd, Chiang Mai 50200, Tailândia.
- Funcionamento: das 9h às 19h.
- Entrada: gratuita.
A Cidade Velha é o coração cultural de Chiang Mai, não só por ser o lar de diversos templos, como o Wat Phra Singh e o Chedi Luang, mas também por suas feiras com barracas de artesanato, restaurantes que servem pratos típicos deliciosos e barraquinhas de rua que servem uma comida única!
Resumindo, é a região onde você vai mergulhar no dia a dia dos moradores!
Para isso, reserve boas horas de pelo menos um dia do seu roteiro Chiang Mai e anda sem pressa pelas ruas da Old Town. Essas são algumas opções de o que fazer em Chiang Mai na Cidade Velha:
- Three Kings Monument: Localizada em frente ao Centro Cultural e Artístico da Cidade de Chiang Mai, essa imagem icônica representa os reis que trabalharam juntos para construir a cidade. Passe por lá para tirar umas fotos!
- Centro Cultural e Artístico da Cidade de Chiang Mai: Dê um pulo nessa atração para saber mais dos costumes locais, da história de Chiang Mai e das crenças regionais.
- Andar de Tuk Tuk: O Tuk-tuk é um pequeno veículo de três rodas super famoso em toda Tailândia. Se você cansar de caminhar, pode explorar a região em um passeio divertido que custa cerca de 150 – 250 THB (20 a 35 reais).
- Aula de Culinária: Que tal aprender alguns pratos tailandeses para voltar para casa e arrasar preparando um almoço diferente para os amigos e familiares? Na Cidade Velha, há várias escolas como o Thai Kitchen Cookery Center, que oferecem aulas rápidas. Você também pode reservar uma aula de culinária tailandesa que inclui visita a um mercado local para escolha de ingredientes frescos!
- Sunday Walking Street: Se você estiver nessa região de Chiang Mai, no domingo, a Sunday Walking Street é parada obrigatória! De 16h30 até 00h, na feira, que se espalha pelas ruas, você vai encontrar comidinhas deliciosas e muitas lembrancinhas para levar para casa, como roupas, artesanato e esculturas. Um passeio viciante!
3. Fazer uma (ou muitas!) massagens!
Incluir uma massagem (ou muitas!) no seu roteiro de Chiang Mai é quase uma obrigação! A cidade é famosa por suas massagens incríveis e, cá entre nós, é uma experiência que você vai querer repetir várias vezes durante a viagem.
Eu mesmo adoro aproveitar ao máximo essa delícia e costumo reservar uma boa parte do meu orçamento de viagem só pra isso. E o melhor: é super acessível! Uma horinha de massagem sai por volta de 200 a 300 baht, o que dá uns R$ 25,00 a 40,00 (valores de dezembro/2023).
Se você não é muito fã da Thai Massage, que é mais focada em compressão e alongamentos, pode experimentar a foot massage. Essa é a preferida do Vagner! Geralmente, a foot massage inclui uma combinação de massagem nos pés, cabeça e ombros. E tem também a oil massage, que é bem parecida com a massagem relaxante que a gente conhece aqui no Ocidente.
As casas de massagem estão por toda parte em Chiang Mai – em mercados, ruas, cantinhos da cidade… você vai achar fácil, fácil. A nossa dica? Deixe essa maravilha para o final do dia, depois de uma tarde cheia de atividades. É o jeito perfeito de relaxar e recarregar as energias para o próximo dia de passeios em Chiang Mai.
4. Tomar muitos smoothies
Durante suas caminhadas e visitas em templos, inclua no seu roteiro Chiang Mai muitas paradas para tomar um bom smoothie – shake de frutas muito famoso e vendido em barraquinhas, por todos os cantos Chiang Mai.
Banana, morango, fruta do dragão, mamão, cacau… São só alguns dos sabores que se misturam e que você vai encontrar por 30-50 baht em diversos lugares como Khun Kae Juice Bar, Smoothie Blues, Pa Fruit Shake, The Hideout e Chuen Juice Bar.
5. Surpreender-se com o Festival das Lanternas
O Loy Krathong, festival das lanternas, é uma festa alegre, colorida e única, celebrada em toda a Tailândia, principalmente em Chiang Mai, anualmente no mês de novembro.
Pelo país, você vai ouvir diferentes significados sobre o festival. Alguns o comemoram para agradecer pelo ano, para pedir perdão à deusa da água ou para homenagear Buda. O que há em comum, é que eles se reúnem com os amigos e familiares para colocar um recipiente em forma de flor de lótus com velas e incensos em um dos rios, como forma de oferenda e também soltam lanternas que enfeitam o céu.
Se você estiver neste mês na cidade, vale a pena incluir essa atração em seu roteiro Chiang Mai. Não é difícil encontrar opções para participar: piers públicos, restaurantes e hotéis, desde que próximos ao rio. É uma experiência única que fica para sempre na memória!
Dica: A agência brasileira Tailandiando, organiza esse passeio. O tour inclui transporte de ida e volta e fornece lanternas feitas de materiais biodegradáveis para você participar do festival! Se interessou? É só acessar o site da Tailandiando. O Bruno e a Vitória são super atenciosos e os passeios são muito organizados!
6. Visitar os melhores mercados em Chiang Mai
Por toda a Tailândia, você vai encontrar muitos mercados interessantes, mas, sem dúvida, os mais diversificados estão em Chiang Mai. Frutas, bijuterias, roupas feitas à mão, peixes… são alguns exemplos de itens ofertados. Não deixe de visitar pelo menos um!
Essa é a nossa lista de melhores mercados em Chiang Mai:
- Saturday Market: Todos os sábados, em frente ao Portão Chiang Mai, o Wualai Walking Street Market, atrai diversas pessoas para as suas lojas que oferecem uma variedade de produtos artesanais, como esculturas de madeira. Perto dali, ficam barracas de ruas onde você pode fazer uma paradinha para provar petiscos tailandeses deliciosos!
- Sunday Market: Já o Sunday Market, acontece aos domingos de Tha Pae Gate até a Ratchadamnoen Road. Esse também é um dos mercados em Chiang Mai para comprar artefatos artesanais autênticos, provar macarrão, panquecas e salsichas nas barraquinhas ou apenas curtir a música dos artistas que tornam o local ainda mais especial.
- Warorot Market: Também conhecido como ‘Khad Luang’, o Warorot Market é um dos mais antigos mercados em Chiang Mai. Ele funciona em um edifício de vários andares e se estende até a rua e área ao redor. No térreo, você encontra barracas de comida ofertando desde snacks a pratos tailandeses, nos andares superiores, roupas e mercadorias. Por fim, na rua, há muitas bancas de frutas e legumes. Sem dúvida, uma das melhores alternativas para comer comidas deliciosas, comprar lembrancinhas e observar o estilo de vida tailandês.
- Muang Mai Market: Um dos mercados em Chiang Mai que não pode faltar na sua lista, principalmente se você pretende cozinhar durante a sua estadia na cidade, é o Muang Mai. A variedade de produtos frescos é impressionante: carnes, peixes, pasta de curry, frutas e legumes coloridos. Para completar, o preço é excelente e qualidade melhor ainda!
Passeios em Chiang Mai na natureza
7. Aventurar-se no Doi Inthanon National Park
O Doi Inthanon National Park é um dos parques nacionais mais populares da Tailândia, principalmente por abrigar a Montanha Doi Inthanon, a montanha mais alta do país, com 2.565 metros!
Ele também é o lar de diversas trilhas, cachoeiras e mirantes e, por isso, precisa estar no roteiro Chiang Mai dos que desejam se aventurar durante a viagem ou curtir alguns momentos de paz na natureza.
Nossa dica é chegar bem cedo para aproveitar o belo nascer do sol ou ficar até mais tarde para o entardecer, que é inesquecível em qualquer dos mirantes.
Dica:
Chegar ao parque sozinho (a) pode ser uma missão um pouco difícil, pois há apenas uma opção de transporte público até o local: os songthaews, veículos adaptados de uma pick-up/caminhão que costumam ser lentos. Além disso, as atrações dentro do parque não ficam próximas. Por isso tudo, recomendamos que você reserve um tour para visitá-lo, como o “Parque Nacional Doi Inthanon: Excursão Grupo Pequeno 1 Dia”.
8. Explorar as cavernas de Chiang Dao
Localizado a aproximadamente 1 hora de Chiang Mai, o distrito de Chiang Dao guarda mais de 100 cavernas em seu parque nacional, chamado Chiang Dao Wildlife Sanctuary e merece estar em seu roteiro Chiang Mai!
Apesar de apenas 5 delas estarem abertas ao público, a visita é imperdível. Nelas, você vai encontrar estalactites e estalagmites surpreendentes, além de estátuas de Buda impressionantes!
Dica:
É possível explorar por conta própria duas cavernas, Tham Phra Nawn (360 m) e Tham Seua Dao (540 m), iluminadas com luzes elétricas. Já para acessar as outras três, Tham Kaew (477m), Tham Naam (660m) e Tham Maa (7365m), é preciso alugar uma lanterna a gás e ir sozinho (a) ou contratar o serviço de um guia (que inclui lanterna) no local, o que recomendamos caso você não tenha experiência com este tipo de aventura. A Tailandiando também realiza esse passeio em Chiang Mai Tailândia.
9. Visitar um Santuário de elefantes
Em 2012, quando chegamos na Tailândia pela primeira vez, sonhávamos em ver animais, como tigres e elefantes, bem de perto. Mas nos deparamos com locais que permitiam que visitantes pegassem tigres bebês no colo e ofereciam passeios com elefantes. Não apoie esse tipo de turismo, procure locais que protegem os animais!
Nossa recomendação, para ver esses animais incríveis de perto, é incluir santuários, ao planejar o que fazer em Chiang Mai.
No caso dos elefantes, algumas opções são o Elephant Nature Park e o Lanna Kingdom Elephant Sanctuary, lar de elefantes resgatados de outros campos, onde sofriam maus-tratos. Neles, você vai poder observar os animais livres e ouvir a história de como cada um deles foi salvo.
10. Excursão de aventura de campo de ATV
Quem quiser adicionar um pouco de aventura ao roteiro Chiang Mai, precisa reservar uma excursão de ATV. Isso é, um passeio de quadriciclo por um trajeto que mistura estrada e campos com muita lama em meio a natureza.
Para começar, primeiro você vai do seu hotel até um acampamento, onde a aventura começa. Por lá, há armários, vestiários com chuveiros e um mini-mercado para comprar alguns lanchinhos. Antes de partir, você vai receber instruções detalhadas para passear com tranquilidade.
O passeio de ATV dura cerca de 3 horas e o pacote do tour inclui, além do veículo, capacete, companhia de guias profissionais e experientes, translado ida e volta, seguro de acidentes, almoço, chá, café e água.
11. Fazer um rafting no Rio Mae Taeng
Que tal se aventurar em uma das melhores corredeiras da Tailândia? É só reservar um rafting no Rio Mae Taeng para um dos dias de passeios em Chiang Mai.
Após fazer um lanche reforçado, você vai partir com guias para uma descida nas águas em meio a uma bela selva. Prepare-se para se molhar e se surpreender com a paisagem pelo caminho!
12. Tirolesa
Em Chiang Mai Tailândia, encontramos várias opções divertidas de tirolesa, algumas com trajeto de até 5km! Se você quer adicionar essa aventura ao seu roteiro Chiang Mai, essas são as alternativas que indicamos:
- Skyline Adventure: A Tirolesa mais longa tem 900 metros e o percurso é em meio a uma densa selva e vales lindos. Perfeito para se aventurar em sua viagem para Chiang Mai!
- Eagle Track Zipline: Com tirolesas para todas as idades, essa é uma opção para ver uma floresta tropical de um ângulo diferente e emocionante!
- Segway e Eco Canopy Zip-Line Adventure: Esse é um tour cheio de aventuras! Primeiro, você vai fazer um passeio de 2 horas pelos principais pontos turísticos de Chiang Mai, como o Wat Phra Singh, usando um Segway (um diciclo). Depois, é hora de partir para uma floresta tropical para deslizar em uma tirolesa de 5 km. Ao final, você ainda vai poder comer uma deliciosa refeição tailandesa.
O que fazer em Chiang Mai à noite
13. Viagem noturna de caiaque no rio Ping
Se você quer se aventurar até de noite, pode adicionar ao roteiro Chiang Mai uma viagem noturna de caiaque no rio Ping.
Depois de receber algumas dicas de um instrutor, você vai poder remar por águas tranquilas, passando por baixo de pontes iluminadas, observando casinhas charmosas à beira-mar e ouvindo a música que vem dos restaurantes ao redor. É um jeito super diferente e agradável de curtir a cidade!
14. Excursão noturna ao mercado de comida de rua local
Ao planejar o que fazer em Chiang Mai à noite, a excursão noturna ao mercado de comida de rua local é uma atração obrigatória para os amantes da gastronomia.
Neste tour, com um guia local, você vai passar por 2 mercados de rua, para experimentar uma variedade de pratos, desde kannon jin (macarrão chinês) a perna de porco cozida e iguarias da Tailândia. Tente deixar um espacinho para as sobremesas, que também são maravilhosas!
15. The North Gate Jazz Co-op
Durante a viagem para Chiang Mai, uma dica para quem quer relaxar, tomar bebidas com bom preço e ouvir uma música maravilhosa é o The North Gate Jazz Co-op, um bar pequeno, simples, com bancos e cadeiras na calçada, mas que recebe músicos imensamente talentosos.
Tem uma vibração muito legal, com tailandeses e estrangeiros reunidos para ouvirem boa música.
- Endereço: 91 1-2 Sri Poom Rd, Tambon Si Phum, Mueang Chiang Mai District.
O que fazer em Chiang Mai com chuva
16. Assistir a uma luta de Muay Thai
O Muay Thai é um dos esportes mais populares da Tailândia. Há várias arenas espalhadas pelo país, sendo uma das mais famosas a Thapae Boxing Stadium, localizada em Chiang Mai.
Por isso, é claro, vale a pena incluir na sua lista de o que fazer em Chiang Mai com chuva uma passada por lá. Geralmente, as lutas acontecem entre 21h e 23h30 de segunda-feira a sábado, mas você pode chegar antes para comprar seu ingresso, o que custa, em média, 400-500 baht, dependendo do assento escolhido.
Outras alternativas para assistir uma luta de Muay Tai são a Anusarn Boxing Stadium e a Loi Kroh Boxing Stadium. Já os que não desejam ficar apenas como espectadores ou querem uma experiência diferente para incluir no roteiro Chiang Mai, podem reservar uma aula de Muay Thai, com profissionais experientes.
17. Fazer compras em um dos Shopping Centers
- Central Festival Chiangmai: aberto todos os dias, o Central Festival é um dos shoppings mais completos da cidade, sendo um dos melhores passeios em Chiang Mai para quem quer comprar roupas, acessórios e eletrônicos de marcas internacionais de roupas.
- Central Chiangmai Airport: localizado em Mueang, a uma curta distância do aeroporto, o Central Chiangmai Airport também é repleto de lojas que vendem diversos produtos de marcas internacionais, além de restaurantes e um cinema, perfeito para quem busca o que fazer em Chiang Mai com chuva.
- Maya Lifestyle Shopping Center: situado na famosa rua Nimman Road, abriga o melhor cinema de Chiang Mai, além de diversas lojas de marcas internacionais, como Adidas e American Eagle, e um espaço co-working, onde boa parte dos nômades digitais se encontram.
- Chiang Mai Night Bazaar: já o Night Bazaar é um local onde você vai encontrar de tudo. O único problema é que os produtos costumam ser mais caros, por ser um local turístico.
- Nimman Road: não é exatamente um shopping, mas sim uma rua com diversas cafeterias, boutiques de acessórios e roupas. O interessante é que muitos produtos vendidos por lá são feitos à mão por designers locais!
- Pantip Plaza Chiangmai: para comprar eletrônicos originais (ou não), novos, usados, acessórios diversos ou até mesmo consertar o seu smartphone ou notebook, o Pantip Plaza Chiangmai é a opção ideal. Há também cafeterias, caixas eletrônicos e uma praça de alimentação com alguns restaurantes.
18. Ficar em um hotel sensacional pagando pouco
Chiang Mai guarda muitas acomodações que são muito mais do que apenas um lugar para você descansar.
Em alguns deles, dá vontade de passar o dia inteiro, pelo ambiente agradável, pratos típicos deliciosos, anfitriões simpáticos, conforto oferecido e a oportunidade de conhecer outros viajantes do mundo inteiro. E tudo isso por um bom preço! Entre as opções, esses são os que mais recomendamos:
- Luxo: The Inside House, Anantara Chiang Mai Resort e The Bridge An Eclectic Luxotel.
- Intermediário: 18 In Town Homestay, Ping Nakara Boutique Hotel And Spa e Yesterday Hotel.
- Econômico: Lamphu House Chiang Mai, Box Hostel N Cafe e 09 Hostel.
Acesse a lista completa de hotéis em Chiang Mai.
Dica bônus: Faça uma visita a Chiang Rai
Para finalizar nossa lista do que fazer em Chiang Mai, a dica é que você estique a viagem e conheça Chiang Rai, região cheia de templos que tem como atração principal o Wat Rong Khun, famoso Templo Branco que nem parece real de tão incrível. Só vendo com seus próprios olhos para entender!
Outros pontos turísticos interessantes em Chiang Rai são o templo Azul, o Templo das Artes e as piscinas de águas termais.
Partindo de Chiang Mai, são 200km e a viagem dura, em média, 3 horas e pode ser feita com as diversas agências turísticas da região que oferecem excursões. Também é possível ir de Chiang Mai para Chiang Rai utilizando ônibus que saem do Terminal 3 (o que dura cerca de 5h) ou por conta própria, alugando um carro com a RentCars.
Onde comer: dicas de restaurantes em Chiang Mai
Como somos pessoas que amamos comer, em Chiang Mai nos sentimos no paraíso! Exploramos a culinária local nos mercados, nas feiras e comida de rua e nos surpreendemos bastante com a possibilidade de achar comidas vegetarianas e gostosas em todos os lugares. Esses são alguns dos nossos restaurantes em Chiang Mai favoritos.
Comida de rua:
- Khao Soi Khun Yai: para provar o Khao Soi, prato mais típico de Chiang Mai, feito à base de macarrão de ovos e muito curry, recomendamos o Khao Soi Khun Yai, favorito entre os locais e turistas.
- Khao Kha Moo Chang Phueak (Moça do Chapéu de Cowboy): esta barraca de rua é, sem dúvida, a mais famosa de Chiang Mai. Conhecido como a barraca da Dama do Chapéu de Cowboy, o local (e sua dona) são uma instituição de Chiang Mai e tem a reputação de servir os melhores khao kha moo da cidade. Khao kha moo é uma perna de porco assada cozida em cinco especiarias chinesas e servida sobre arroz com um ovo médio.
Restaurantes:
- The Good View: esse restaurante em Chiang Mai, às margens do rio Ping, faz jus ao nome: tem uma bela vista das montanhas e águas ao redor. Certamente, um lugar perfeito para momentos de descontração, com ótima comida e, às vezes, até música ao vivo, em um ambiente aconchegante e rústico.
- Goodsoulds Kitchen: restaurante vegano que tem, no cardápio, uma grande seleção de pratos tailandeses e ocidentais. Você encontra desde opções de café da manhã, smothies, hambúrgueres vegetarianos, saladas, curry com arroz, macarrão, panquecas, falafel no pão pita, sopas asiáticas, e muito mais. Tudo muito saboroso!
- B Samcook Home 16: Citado como um dos melhores restaurantes em Chiang Mai, o Chef Boy comanda este restaurante familiar com pratos incríveis. O menu degustação de 7 pratos destaca o melhor das criações do Chef Boy, cada prato uma obra-prima culinária, com preços razoáveis para a qualidade e quantidade da comida. Eles até oferecem serviço de transporte para o hotel, o que é ótimo se você estiver hospedado mais longe do restaurante.
- The House by Ginger: Quer dar um upgrade na noite? O The House by Ginger é chique e tá no Guia Michelin. Além de ser super instagramável, o lugar é ótimo pra experimentar umas comidinhas locais com um toque especial.
Dica extra:
Para se aprofundar ainda mais na culinária tailandesa, além dos restaurantes em Chiang Mai recomendados, sugerimos reservar um tour gastronômico ou, até mesmo, uma aula de culinária, para cozinhar esses pratos deliciosos na sua própria casa! Essas são algumas experiências que recomendamos adicionar ao seu roteiro Chiang Mai:
Roteiro Chiang Mai: sugestão para 4 dias de viagem
O que fazer em Chiang Mai – Dia 01
- Manhã: Curta o primeiro dia de sua viagem em um dos mais visitados templos em Chiang Mai, o Wat Phrathat Doi Suthep. Ande sem pressa pelo complexo, observe todos os detalhes e não se esqueça de tirar muitas fotos! Saindo de lá, o local perfeito para almoçar é o Hao Hao Chi. Basta atravessar a rua e você vai poder provar pratos típicos saborosos como o Pad Thai.
- Tarde: Depois de experimentar as comidas tailandesas, vale a pena também aprender a prepará-las, assim você pode matar a saudade quando voltar para a casa! Reserve uma aula de culinária tailandesa e lembre-se de anotar todas as dicas!
- Noite: Para fechar o primeiro dia do roteiro Chiang Mai, agende uma excursão noturna ao mercado de comida de rua local para observar mais do cotidiano local e experimentar outros pratos típicos!
O que fazer em Chiang Mai – Dia 02
- Manhã: Se você quer elefantes de perto em sua viagem, uma boa dica para o segundo dia de seu roteiro Chiang Mai é visitar um dos Santuário de elefantes como Elephant Nature Park e o Lanna Kingdom Elephant Sanctuary. Mas, lembre-se de reservar sua visita com antecedência.
- Tarde: Reserve a tarde para aproveitar com calma tudo que a Cidade Velha tem a oferecer. Primeiro, escolha um restaurante ou barraca de rua para comer um prato tailandês e recarregar as energias. Depois, visite o Three Kings Monument, o Centro Cultural e Artístico da Cidade, visite lojinhas, mercados e faça um passeio de tuk tuk!
- Noite: Ao planejar o que fazer em Chiang Mai à noite, no segundo dia de sua viagem, recomendamos assistir uma luta de Muay Thai, um dos esportes mais populares do país. Para isso, cheque com antecedência a programação de locais como o Anusarn Boxing Stadium e o Loi Kroh Boxing Stadium.
O que fazer em Chiang Mai – Dia 03
- Manhã: No terceiro dia, conheça outros templos em Chiang Mai, principais atrações da cidade. Indicamos o Wat Phra Singh e Wat Chedi Luang que estão bem próximos. Ao final do passeio, vá até o Khun Kae Juice Bar para tomar um smoothie delicioso, preparado na hora!
- Tarde: Não pode faltar em um roteiro Chiang Mai uma massagem tailandesa para relaxar, especialmente após uma manhã cheia de caminhadas pela cidade! Pela Cidade Velha, você encontra boas opções, mas também pode reservar uma massagem luxuosa em um spa premiado.
- Noite: Para que sua terceira e última noite de viagem para Chiang Mai seja tranquila e diferente, vale a pena fazer uma viagem noturna de caiaque no rio Ping. Nesse tour, você vai poder observar Chiang Mai Tailândia de um jeitinho diferente, com muita tranquilidade e belas vistas!
O que fazer em Chiang Mai – Dia 04
- Manhã: No último dia do roteiro chiang Mai, ainda dá tempo de conhecer mais um dos templos de Chiang Mai. Visite o Wat Chiang Mai, o templo mais antigo da região, cheio de histórias e uma bela arquitetura.
- Tarde: Antes de partir, vá até o Warorot Market, ele fica a apenas 12 minutos do Aeroporto Internacional de Chiang Mai, e é uma boa alternativa para fazer seu último almoço na cidade e comprar algumas lembrancinhas.
Planeje sua viagem - custos, locomoção, etc
Quanto custa viajar para Chiang Mai
Transporte:
- Aluguel de moto: Em média, a partir de R$30,00 por dia e R$153,00 por semana.
- Aluguel de carro: A partir de R$158,00 a diária.
Hospedagem:
- Em média, R$110,00 a diária em hotel econômico.
- Cerca de R$300,00 a diária em hotel de nível intermediário.
Alimentação:
- Por pessoa, média de 120 baht, equivalente a R$17 por refeição simples (almoço ou jantar em restaurante barato).
- Por pessoa, média de 200 baht, equivalente a R$28,00 por refeição (almoço e jantar em restaurante nível médio).
Mas é possível comer mais barato em barracas de rua!
Passeios:
- A maior parte dos templos em Chiang Mai cobra uma taxa para estrangeiros de cerca de 20 – 40 baht (3 – 6 reais). Caso queira visitar apenas eles, reserve R$45,00 para visitar os principais.
- Mas, pode ser interessante incluir uma massagem tailandesa (200 a 300 baht), uma aula de culinária (€ 37,21), uma luta de Muay Thai (400-500 baht) ou um passeio de caiaque (€ 35,10). Por isso, recomendamos reservar cerca de R$530,00 para os passeios em Chiang Mai.
Orçamento médio diário:
- R$260,00 por pessoa, considerando aluguel de moto, hospedagem, almoço e jantar em restaurante de nível médio e visita a um templo.
Perguntas frequentes sobre o que fazer em Chiang Mai Tailândia
Quantos dias ficar em Chiang Mai?
Recomendamos, pelo menos, 4 dias para aproveitar com calma as principais atrações deste destino. Mas, como há muito o que fazer em Chiang Mai, se possível, reserve 7 dias, assim você pode curtir com calma os passeios de aventura e esticar a viagem para lugares próximos, como Chiang Rai.
Como circular em Chiang Mai?
Para se locomover em Chiang Mai, você tem várias opções:
- Caminhar: O centro antigo é compacto e ótimo para caminhadas.
- Songthaews: Estes são caminhões táxis que você pode pegar na rua. Compartilhe a viagem com outros e pague a partir de 30 baht.
- Tuk Tuks: Um pouco mais caros que os Songthaews, custam a partir de 60 baht. São comuns pela cidade.
- Grab: Similar ao Uber, é uma opção prática e barata, amplamente usada por turistas e locais. Baixe o aplicativo para usar.
- Alugar um carro: uma boa opção para fazer um bate-volta para cidades vizinhas, como Chiang Rai ou Pai, e pode ser feito no site da RentCars com retirada no aeroporto de Chiang Mai.
Quais são os principais pontos turísticos de Chiang Mai?
Chiang Mai é cheia de atrações, incluindo templos históricos, parques nacionais, mercados vibrantes e muito mais! É impossível não se apaixonar por essa cidade encantadora. Se você estiver por lá, não deixe de visitar o Templo Doi Suthep, o Bazar Noturno, a Cidade Antiga, o Parque Nacional Doi Inthanon e a Ponte de Bambu!
Qual a melhor época para visitar Chiang Mai?
Chiang Mai é um ótimo lugar para visitar na maioria dos meses do ano e a cidade tem 3 estações distintas: fria, quente e chuvosa!
- Estação fria (outubro – fevereiro): Esta é a melhor época para visitar Chiang Mai, com temperaturas agradáveis e secas. É também a alta temporada turística, então os preços da acomodação serão um pouco mais altos.
- Estação quente (março-abril): Este é o período mais quente do ano para visitar Chiang Mai. Também é o menos preferível, pois é a “estação de queimadas”, quando os agricultores locais queimam campos e florestas, resultando em alta poluição do ar na cidade.
- Estação chuvosa (maio-setembro): Durante esses meses, há menos visitantes em Chiang Mai, mas não é realmente uma época ruim para visitar. Os preços da acomodação são um pouco mais baixos e as chuvas pesadas geralmente ocorrem apenas em pancadas curtas pela manhã, com o restante do dia sendo quente e ensolarado.
O que fazer em Chiang Mai em um dia?
Um dia em Chiang Mai pode ser uma experiência incrível, mas é bom se planejar para aproveitar bem. Comece visitando o Templo Doi Suthep, subindo a montanha de mesmo nome para ter uma vista panorâmica da cidade. Em seguida, explore o centro histórico, que abriga vários templos antigos, como o Wat Chedi Luang e o Wat Phra Singh. E, claro, não perca a chance de se deliciar com a culinária local em algum dos vários restaurantes e cafés espalhados pela cidade!
O que fazer em Chiang Mai em 2 dias?
Em dois dias, você pode conhecer mais ainda dessa cidade fascinante. Além de visitar o Templo Doi Suthep e a Cidade Antiga, vale a pena fazer uma visita ao Elephant Nature Park, um santuário de elefantes que oferece uma experiência única e inesquecível. E se ainda sobrar tempo, não deixe de explorar as áreas verdes da cidade, como o Parque Nacional Doi Inthanon e o Jardim Botânico.
O que fazer em Chiang Mai em 3 dias?
Com três dias em Chiang Mai, você pode se dar ao luxo de explorar as áreas mais remotas da cidade e região. Visite o famoso Bazar Noturno para experimentar a comida de rua e comprar lembranças, vá até o Templo Branco de Chiang Rai, faça um passeio de barco pelo Rio Mae Ping e experimente a culinária tailandesa autêntica em algum dos muitos restaurantes locais.
Onde encontrar os melhores restaurantes em Chiang Mai?
Se você é um amante da culinária tailandesa, então Chiang Mai é o lugar certo para você! A cidade tem uma grande variedade de restaurantes, desde os mais simples aos mais sofisticados. Se você quer experimentar os sabores locais, visite o Bazar Noturno ou a Cidade Antiga, onde você pode experimentar comida de rua e restaurantes locais. Se você estiver procurando por algo mais elegante, dê uma volta pelo bairro de Nimmanhaemin, onde você encontra vários restaurantes com menus elaborados e ambientes modernos.
Como visitar o Templo Doi Suthep em Chiang Mai?
Existem diversas maneiras de chegar lá, mas a mais comum é de carro ou moto. O trajeto até o templo, localizado no topo de uma colina, pode ser um pouco desafiador, com curvas fechadas e subidas íngremes, mas a vista panorâmica de Chiang Mai vale a pena. Se você não se sente confortável em dirigir, há também opções de táxi, songthaew (um tipo de van comunitária) e passeios organizados por agências locais.
O que fazer em Chiang Mai em lua de mel?
Se você está em busca de uma viagem romântica, Chiang Mai pode ser o destino perfeito para uma lua de mel inesquecível. A cidade conta com diversas opções de hotéis e resorts luxuosos, spas de primeira qualidade e restaurantes incríveis. Além disso, é possível desfrutar de passeios de balão, jantares à luz de vela.
Como chegar em Chiang Mai
Saindo do Brasil
- Avião: A melhor opção para viajar para Chiang Mai de avião é partir de São Paulo. Companhias como a Emirates Airlines e a disponibilizam voos, mas não são diretos. Há escalas nos Emirados Árabes ou em um dos países da Europa ou África. Para consultar as opções e valor do trecho, você pode utilizar a plataforma Passagens Promo.
Saindo de Bangkok (capital da Tailândia)
Se você está viajando pela Tailândia, uma outra alternativa é sair da capital rumo a Chiang Mai. Nesse caso, as alternativas são diversas. Confira:
- Trem: Da estação Hua Lamphong, leva de 11 a 16 horas. Você pode verificar os horários e as tarifas das passagens no site oficial da State Railway of Thailand ou pela 12go.ásia.
- Ônibus: A viagem para Chiang Mai dura cerca de 12 horas e os ônibus partem do terminal Mo Chit (também conhecido como Estação Rodoviária do Norte). É possível comparar a passagem no local ou reservar uma passagem pelo 12go.asia (o que é mais fácil).
- Carro: Se você quer liberdade, pode alugar um carro com a Rentcars para chegar até Chiang Mai. O trajeto pode ser feito em 9 horas e 30 minutos e dá para ir parando para conhecer algumas cidadezinhas!
- Avião: Por último, a maneira mais rápida (1h15min) é pegar um voo com companhias low cost, como Air Asia, Bangkok Airways, Thai Airways, Nok Air e Thai Lion Air.
Quer saber mais detalhes desses trajetos? Leia também: Como ir de Bangkok para Chiang Mai
Distâncias de Chiang Mai
- São Paulo – Brasil: A partir de 27 horas, podendo variar de acordo com o número de escalas.
- Bangkok: 1h15min de avião / 9h30min de carro / 12h de ônibus / de 11 a 16 horas de trem.
- Krabi: 2h de avião.
- Phuket: 2h10 de avião
- Chiang Rai: 3h de carro.
- Lamphun: 34 minutos de carro ou 1 hora de trem.
Dicas extras para sua viagem para Chiang Mai
De forma alguma, desrespeite as regras dos templos em Chiang Mai. Eles são locais sagrados para os tailandeses, portanto, vista-se de maneira adequada, deixando ombros e joelhos cobertos e retire os sapatos e o chapéu. Também é bom falar baixo.
Se for utilizar o songthaew ou tuk tuk, fale onde quer ir e entre em um acordo sobre o valor antes de seguir viagem para não acabar pagando mais caro depois.
Não deixe de provar a comida tailandesa em um dos mercados em Chiang Mai, é lá que estão os pratos mais autênticos!
Por último, mas não menos importante, não saia do Brasil sem antes fazer um Seguro Viagem. Se sua mala for danificada, o voo for cancelado ou caso você se machuque, o que vai te socorrer ou até mesmo garantir uma indenização é o seguro. Você pode fechá-lo com 10% de desconto ( 5% de desconto e + 5%, se optar pelo pagamento via boleto) se usar o nosso cupom: MMDAVIDA5 na plataforma Seguros Promo.
Agora você já sabe o que fazer em Chiang Mai!
E aí, esse post te ajudou? Caso tenha ainda tenha alguma dúvida, não deixe de enviá-la pelos comentários, nós ficaremos felizes em poder ajudar!
Antes de sair, siga o perfil do Melhores Momentos da Vida no Instagram, lá você pode nos conhecer melhor e acompanhar muitas outras dicas de viagem.
Você também pode gostar de ler:
- Roteiro Chiang Mai Tailândia: dicas para 1, 2, 3 e 4 dias
- 15 mercados em Chiang Mai que você precisa conhecer
- Hotéis em Chiang Mai: 15 lugares que oferecem experiências únicas!
- Onde ficar em Chiang Mai: melhores áreas + dicas de hotéis
- 25 resorts na Tailândia que vão te deixar de queixo caído!
- O que fazer em Bangkok em 3 dias – 5 dias: Sugestão de roteiro
- Onde ficar em Bangkok: 7 melhores áreas e dicas de hotéis
- Como ir de Bangkok para Chiang Mai
- Turismo na Tailândia: 15 destinos imperdíveis de norte a sul!
- 25 Curiosidades sobre a cultura tailandesa para saber antes de visitar
- O que fazer em Krabi Tailândia: Guia completo
- O que fazer em Phuket Tailândia: Guia completo
- Culinária tailandesa: 17 pratos e bebidas típicas da Tailândia
PLANEJE SUA TRIP
Tenha quem te socorrer nos perrengues. O voo atrasou, sua mala foi danificada ou sofreu algum acidente? O Seguros Promo garante sua indenização. Feche agora e com desconto o seguro ideal para sua viagem.
Economize na passagem. Quer viajar mais? Com o Passagens Promo você encontra descontos imbatíveis em passagens áreas.
Durma no conforto, mesmo fora de casa. Seja sua procura um hotel, apartamento, resort ou chalé, no Booking.com você encontra as acomodações mais baratas e mais confortáveis.
Desbrave o destino escolhido. Se você quer quebrar barreiras, e aproveitar ao máximo o seu destino, alugue um carro com o melhor preço e com possibilidade de parcelamento em até 12x através do RentCars.
101 DICAS INCRÍVEIS E TRUQUES PARA VIAGEM
Quer embarcar nas nossas dicas? Então faz o check-in: