17/04/2024 Por Bárbara Rocha
Para descobrir a melhor época para ir ao Japão, o primeiro passo é pensar: prefiro um clima melhor ou menos turistas por perto? Afinal, alguns viajantes odeiam o frio ou o calor, enquanto outros não suportam lidar com filas e multidões.
No que diz respeito ao clima, a primavera e o outono costumam ser as melhores estações para visitar o Japão. Enquanto a primeira é famosa por ser a época das cerejeiras, a segunda é conhecida por belas folhas vermelhas que tomam conta da paisagem.
Já as demais estações (verão e inverno) têm a vantagem de serem menos movimentadas e oferecem atividades sazonais, incluindo os matsuri de verão (festivais), o onsen de inverno (fontes termais), esqui e snowboard.
Mas há outros fatores que devem ser levados em consideração antes de decidir quando visitar o Japão!
Para descobrir, é só ler todo o nosso guia. Você vai encontrar todos os detalhes de cada uma das estações do ano, com informações sobre o clima no Japão, além das vantagens e desvantagens de cada época, feriados nacionais e muito mais.
Destaques das estações do Japão
- Primavera no Japão: com temperaturas que variam de região para região, mas geralmente ficam entre os 16°C e 20°C, a primavera é disparada a melhor época para ir ao Japão, mas também a mais disputada. O motivo? É quando as famosas flores de cerejeira deixam vários cenários do país cor de rosa. É lindo de se ver, mas prepare-se para lidar com multidões!
- Verão no Japão: sem dúvidas, a época mais festiva do ano, com a realização de matsuri (festival em homenagem aos deuses, com vários desfiles) coloridos por todo o país e a chance de curtir trekkings nas montanhas e dias de sol em praias japonesas. O clima é extremamente quente e úmido, com temperaturas variando entre 28 e 35°C, em alguns casos, podendo chegar próximo aos 40°C.
- Outono no Japão: outra época mágica (e muito popular), com as cores brilhantes do outono, em lindos tons de amarelo, vermelho e laranja, dias claros e temperaturas super agradáveis, variando de aproximadamente 12 a 27°C.
- Inverno no Japão: é a época de curtir frutos do mar deliciosos, fontes termais incríveis, sem falar da melhor neve do mundo para esquiar e praticar snowboard. Mas espere dias mais curtos e frio, com temperaturas que variam de -1 a 7 °C!
1. Primavera no Japão
Primavera, sua linda!
Esta é a estação mais famosa do Japão, e também uma das mais belas, simbolizada pelas icônicas sakura (flores de cerejeira), que, geralmente, florescem entre a segunda quinzena de março e a primeira quinzena de abril (os horários de floração de sakura variam significativamente, dependendo da localização).
A primavera no Japão, em geral, tem um clima inconstante, com temperaturas que variam de 4 a 18 °C. Ou seja, em alguns dias, pode ser que você precise sair com um bom casaco, enquanto, em outros, pode nem precisar de um suéter.
Sem dúvida, é a época com mais turistas visitando o país. Então, considere que os pontos turísticos vão estar mais cheios e faça o possível para reservar seu hotel com antecedência… Isso, se você quiser realmente ver esse fenômeno de perto (Veja!).
É bom também não ir com expectativas muito altas. Afinal, a natureza é imprevisível e, em alguns anos, as cerejeiras florescem antes do esperado, enquanto, em outros, chegam mais tarde. Pode também acontecer delas permanecerem nas árvores por algumas semanas ou por apenas uns dias.
E, embora a gente ache que valha muito a pena ver a beleza das flores de cerejeira de perto, há algumas desvantagens em viajar para o Japão nessa época (que contamos abaixo).
Desvantagens de viajar para o Japão na primavera
Além da imprevisibilidade (mencionada acima), o problema com as flores é que elas quase se tornaram famosas demais.
A estação das cerejeiras sempre foi uma época do ano atraente para se visitar, mas nos últimos anos o Japão recebeu um número recorde de visitantes (principalmente da Ásia, Europa, Estados Unidos e Austrália).
O “pior” período de floração das cerejeiras dura de meados de março até meados de abril e, em termos de popularidade e público, é comparável à Europa durante as férias de verão.
Em resumo, isso significa:
- Multidões sem fim;
- Menor disponibilidade de acomodação;
- Hotéis mais caros;
- A necessidade de planejar com muito mais antecedência.
O problema da falta de acomodação no Japão
Por muitos anos, o principal desafio da JNTO (Organização Nacional de Turismo do Japão) foi atrair mais e mais viajantes para o Japão. Mas, hoje, o desafio é justamente lidar com o enorme fluxo dessa época.
Para você ter uma ideia, com um ano de antecedência ou mais, muitos hotéis e ryokans começam a se esgotar. Mas, felizmente, há algumas acomodações que não aceitam reservas com tanta antecedência, o que significa que não é impossível planejar com menos antecedência… Mas é difícil e é melhor não correr o risco, caso queira curtir a primavera no Japão. Particularmente na cidade de Kyoto, a situação é pior, e pode ser uma missão bem difícil conseguir um quarto.
Outro ponto negativo é que pode ser difícil agendar um passeio guiado. Os guias turísticos também são disputados nessa época e os melhores costumam estar com a agenda lotada 1 ano antes!
Semana Dourada no Japão
Há uma semana na primavera que definitivamente recomendamos evitar, a menos que você simplesmente não tenha escolha: a Golden Week que, juntamente com o feriado de Ano Novo (e o feriado de Obon em agosto), é uma das semanas de pico de viagens no Japão, também considerada a mais cara para viajar pelo Japão.
Antes que você se pergunte, não há nenhum festival nessa época, é apenas uma semana com 4 feriados nacionais, que vai do final de abril até a primeira semana de maio. Ou seja, muitos japoneses estão de folga e aproveitam para turistar.
Não quer dizer que seja impossível viajar para o Japão nessa época. Mas se você puder, é melhor mudar a data para curtir uma viagem mais tranquila.
Dicas finais para visitar o Japão na primavera
Depois de tudo que dissemos, você pode estar pensando que é impossível viajar para o Japão na primavera, mas não é bem assim. Apesar das desvantagens, a temporada de flores de cerejeira pode ser uma época super agradável para visitar, desde que você planeje com sabedoria.
A gente recomenda que você se programe para o início de abril ou do meio ao final de maio, quando a Semana Dourada já passou. Especialmente o final de maio costuma ser uma época maravilhosa, pois há menos turistas e a temperatura já está mais quentinha, sinalizando a chegada do verão quente e úmido do Japão…
2. Verão no Japão
Falando nele… O verão no Japão vai de junho a meados de setembro, dependendo da localização. Como dissemos, ele costuma ser quente e úmido, com temperaturas variando de aproximadamente 21 a 32°C.
Julho e agosto são tipicamente os meses mais quentes e úmidos do ano e podem ser bastante desconfortáveis para passear por causa da umidade. Mas apesar (ou talvez por causa) do clima quente, o verão é, geralmente, uma das épocas mais animadas do país!
Quase o ano inteiro, há festivais rolando pelo Japão, inclusive, arrisco dizer que esse é o país que mais celebra festivais no mundo. E um dos melhores acontece justamente no verão: o matsuri, que homenageia os deuses japoneses e é uma oportunidade única de ver mais da cultura japonesa, em desfiles, procissões e danças. Os principais são: Gion Matsuri de Kyoto, Tenjin Matsuri de Osaka, o Nebuta Matsuri de Aomori e o festival Awa Odori em Tokushima, na ilha de Shikoku.
Além do matsuri, o verão no Japão é conhecido pelo hanabi, um festival com belos shows de fogos de artifício, que acontece em todo país. Mas o mais famoso, com certeza, é o do rio Sumida de Tokyo.
Tudo isso pode parecer divertido (e de fato é!), mas a pergunta que não quer calar é: vale a pena encarar o calor e a umidade do verão japonês? Vamos responder!
Quão quente e úmido é o verão no Japão?
A média de temperatura do verão no Japão é de 21 a 32º, mas pode chegar a 40ºC. Se você está vindo de algum lugar quente do Brasil, como o Rio de Janeiro, pode achar fácil lidar com essa temperatura. Mas, do contrário, pode achar bem desconfortável, especialmente em Kyoto, que é uma cidade bastante abafada.
Outro ponto que pode ser negativo são as multidões, por conta das férias de verão que rolam em boa parte do mundo nesta época.
Mas no geral, a questão de valer a pena ou não, acaba dependendo mais do seu gosto. Se você não é do tipo que se incomoda com o calor, e até curte um clima mais quente, vai gostar de viajar para o Japão nessa estação.
Dicas para visitar o Japão no verão
Como o Japão se estende por um longo caminho, desde os extremos do norte de Hokkaido até os subtrópicos do sul de Okinawa, o clima varia bastante, o que significa que – até certo ponto – você pode escolher o clima que quer aproveitar no país.
As áreas montanhosas, como os Alpes japoneses, são conhecidas por temperaturas mais baixas que em Tokyo e Kyoto, por exemplo. Então, se você pretende viajar para o Japão no verão, e quer evitar o calor e a umidade, vale se planejar para ficar o maior tempo possível nos Alpes (Tohoku e Hokkaido são ótimas dicas). Assim, você vai poder viver o verão japonês, de uma forma bem mais amena!
Estação chuvosa e estação de tufões no Japão
Felizmente, em comparação com boa parte dos países da Ásia, o Japão tem uma estação chuvosa relativamente amena. A estação chuvosa (conhecida como tsuyu, a chuva de ameixa) vai do início/meados de junho até meados de julho, dependendo da localização.
Mas, apesar de se chamar “estação chuvosa”, não chove necessariamente todos os dias, e as chuvas geralmente não são tão intensas (embora possam ser persistentes), ao contrário de muitos países asiáticos, onde as chuvas podem ser torrenciais!
Já os tufões (ou seja, furacões) costumam acontecer entre maio e outubro, com o pico ocorrendo no final do verão. Okinawa e o sudoeste do Japão são particularmente vulneráveis aos tufões, embora eles também possam afetar outras partes do Japão.
No final do verão, por exemplo, é comum o cancelamento de voos de e para Okinawa. Então, é melhor viajar para o Japão nessa época. No restaurante do país isso é mais incomum, mas pode acontecer.
3. Outono no Japão
Amplamente considerado a época mais agradável (em termos de clima) para viajar para o Japão, com temperaturas variando de aproximadamente 10 a 21°C, o outono no Japão vai de meados de setembro até o início de dezembro, dependendo da localização.
No entanto, é bom saber que no final de setembro, ainda é bastante quente (às vezes muito quente) nesta época do ano. Mas com a chegada de outubro as temperaturas começam a ficar confortáveis.
Além do clima geralmente claro (particularmente no final do outono), o outono é talvez mais famoso pela koyo (folhagem em mudança), quando vários cenários são tomados por folhas vermelhas!
Com a mudança agradável no clima, os turistas começam a chegar para aproveitar o país, o que torna essa estação mais uma das bem populares, especialmente em novembro, quando é possível testemunhar melhor a folhagem de outono.
Dicas para visitar o Japão no outono
Devido à popularidade de outubro e novembro, se você quiser tentar evitar os turistas o máximo possível, considere o início de dezembro para viajar para o Japão. Nesse mês ainda vai dar para observar o koyo, e com menos turistas por perto. Faça isso em um onsen (águas termais) e, garanto, a experiência vai ser ainda mais inesquecível!
Vale dizer, que assim como a estação das flores de cerejeira, essa é uma época disputada e tem basicamente as mesmas desvantagens da primavera (se você não leu essa parte, volta um pouquinho para ler o que falamos acima). Em resumo, espere encontrar mais filas e acomodações mais caras – isso se você encontrar vaga… Ou seja, é bom se planejar com antecedência!
4. Inverno no Japão
O inverno no Japão vai de dezembro a meados de março, dependendo da localização, com temperaturas variando de aproximadamente -1 a 7 °C.
Sim, faz bastante frio! Mas se você conseguir superar esse fato, vai descobrir que é uma das melhores estações para viajar pelo Japão!
Para começar – como muitos outros destinos ao redor do mundo – o Japão tende a receber menos viajantes durante a estação mais fria do ano. Em parte, isso acontece porque a galera prefere conhecer o país nas épocas mais famosas (como a estação das cerejeiras). Por esse motivo, você vai poder explorar tudo com menos turistas por perto!
Mas essa não é a única parte boa. Tem também a questão dos atrativos. Nas montanhas do Japão, por exemplo, a neve toma conta, o que torna destino incrível para praticar esqui e snowboard, especialmente em Hokkaido e nos Alpes Japoneses (este último foi palco dos Jogos Olímpicos de Inverno de 1998).
Outro ponto positivo é a chance de realmente aproveitar as fontes termais japonesas. Embora o onsen possa ser aproveitado em outras épocas do ano, nada se compara a sentar em uma fonte termal na montanha para aliviar o frio, cercado por uma paisagem branca de neve caindo sobre você. Com certeza, é uma das experiências japonesas mais imperdíveis!
Dicas para visitar o Japão no inverno
Em geral, como dissemos, muito menos turistas visitam o Japão no inverno, mas há algumas exceções!
Os dias antes, durante e após o Ano Novo, por exemplo, tendem a ficar bastante movimentados tanto com turistas do exterior quanto com japoneses visitando familiares ou tirando férias. Isso significa que as charmosas ruas antigas de Kyoto, provavelmente, vão estar super movimentadas e cheias de gente de todo o Japão e do mundo. Para alguns esse ambiente, ainda natalino, pode ser mágico, mas, para quem prefere mais paz e sossego, vale a pena pensar e evitar.
Além disso, como os japoneses têm vários dias de folga para o feriado de Ano Novo, as acomodações em todo o país costumam ter uma ocupação muito alta, tornando a disponibilidade baixa e os preços mais altos que o normal. Ryokans luxuosos, em particular, tendem a ser reservados com até um ano de antecedência!
Ainda sobre o Ano Novo no Japão, também é importante ressaltar que do final de dezembro (geralmente algum tempo depois do Natal) até alguns dias em janeiro (geralmente até dia 3 ou 4 de janeiro ou depois), muitos lugares estão fechados. Isso pode incluir (mas sem se limitar) alguns restaurantes, museus e lojas.
O lado positivo é que essa época pode ser uma ótima oportunidade para sair do roteiro comum e visitar áreas mais remotas do Japão. Os templos e santuários (por exemplo, em Kyoto) permanecem abertos no feriado de Ano Novo e são excelentes atrações.
Clima no Japão por mês
- Japão em Janeiro e fevereiro: podem ser ótimos meses se você não se importar com o frio, porque geralmente há poucos turistas (com a notável exceção do Ano Novo Chinês).
- Japão em março e abril: a partir do final de março e início de abril (época das flores de cerejeira) são lindos, mas é uma das épocas mais movimentadas e caras do ano.
- Japão em maio: de meados ao final de maio é ótimo, com clima agradável e poucas multidões.
- Japão em junho: pode ser bom, mas costuma ser chuvoso (e úmido).
- Japão em Julho e Agosto: são muito quentes e úmidos, mas também animados com muitos festivais.
- Japão em setembro: de meados ao final de setembro pode ser bom, com menos turistas do que no verão ou no outono, embora os tufões às vezes possam afetar os planos.
- Japão em Outubro e Novembro: o clima no Japão durante o outono é muito agradável, mas assim como na primavera, há multidões em busca, especialmente, da folhagem de outono em novembro.
- Japão em Dezembro: o início de dezembro pode ser ótimo se você não se importar com o frio, mas em meados de dezembro o país costuma ficar lotado, por causa do Ano Novo.
Como a geografia afeta as estações e o clima no Japão
Para entender o clima no Japão, é importante compreender o básico da geografia do país. Embora ele possa parecer pequeno no mapa – especialmente perto de um país enorme como a China – ele é surpreendentemente grande, se estendendo desde a ilha gelada de Hokkaido, ao norte, até as ilhas subtropicais de Okinawa, no extremo sudoeste.
E isso significa que o clima no Japão pode variar bastante! Enquanto Hokkaido experimenta invernos mais longos e intensos do que o resto do Japão, Okinawa recebe verões mais longos e calor relativo quase o ano todo. No meio – em lugares como Tóquio e Kyoto, na principal ilha do Japão, Honshu – as coisas tendem a ser menos extremas.
De um modo geral, os locais ao sul e oeste tendem a ser um pouco mais quentes, enquanto os locais ao norte e leste tendem a ser mais frios. Lembre-se também de que áreas de maior altitude, como os Alpes japoneses, também tendem a ser mais frias.
Para ficar mais simples: o que falamos acima de cada estação no Japão, é válido, principalmente, para o clima em Honshu (a maior e principal ilha do Japão), especificamente em lugares como Tokyo e Kyoto.
Feriados nacionais do Japão e alta temporada de viagens
Apesar da popularidade do Japão, é possível, até certo ponto, evitar multidões em qualquer época do ano. Claro, isso requer um esforço especial para explorar em horários “off”, como no início da manhã, ou focar em lugares fora do comum, em oposição a pontos turísticos populares.
Mas se você realmente quer sentir que tem o Japão só para você (até certo ponto, pelo menos!), a melhor opção é evitar visitar durante qualquer uma das altas temporadas do Japão.
Alta temporada de viagens no Japão
Aqui está uma pequena lista das épocas do ano mais movimentadas no Japão. Além das multidões, é seguro esperar que o preço das acomodações em hotéis e ryokans suba rapidamente durante esses períodos:
- Ano Novo: por volta da última semana de dezembro até a primeira semana de janeiro.
- Ano Novo Chinês: as datas exatas variam a cada ano, geralmente caindo no final de janeiro ou fevereiro.
- Estação das cerejeiras: por volta da segunda quinzena de março até a primeira quinzena de abril.
- Semana Dourada: uma semana de férias prolongada que geralmente ocorre na primeira semana de maio.
- Obon: um período prolongado de férias que geralmente ocorre em meados de agosto.
Perguntas Frequentes
Quando é mais barato viajar para o Japão?
Os meses de inverno (de dezembro a fevereiro) são os melhores para viajar para o Japão gastando pouco. Além de evitar as ondas turísticas da primavera e do outono, como o país tem uma grande diversidade entre as oito regiões, você pode encontrar um clima confortável em algum destino.
No norte do Japão, por exemplo, as temperaturas podem atingir regularmente os 30 graus em janeiro. No entanto, o clima do Sul permanece mais ameno durante os meses mais frios.
De qualquer forma, as chuvas costumam ser menos frequentes e a umidade também, o que garante uma visita agradável. E relaxa, o sol dá o ar de sua graça nos meses de inverno para ajudar a aquecer!
Resumindo: basta levar roupas quentes em sua mala de viagem para o Japão e você vai conseguir curtir bem sua estadia, evitar as multidões, gastar menos (é fácil encontrar melhores ofertas em voos e hotéis nessa época) e se divertir, já que as grandes cidades são igualmente animadas no inverno
Quando não ir para o Japão?
A pior época para viajar para o Japão é de agosto a meados de outubro, devido à maior ameaça de tufões
Embora seja difícil prever condições meteorológicas extremas com muita precisão, a temporada de tufões no Japão permanece constante todos os anos devido a alguns fatores climáticos, como o fato da ilha do Japão ficar entre uma área de alta pressão na costa da Rússia e uma área de baixa pressão na costa das Filipinas.
Para você ter uma ideia, em um ano, uma média de 10,3 tufões se aproximam do Japão a menos de 300 quilômetros da costa, acompanhado por fortes chuvas e aumento das temperaturas.
Embora apenas 3 desses tufões geralmente atinjam a terra, essa ameaça anual pode rapidamente se tornar um assunto sério. No entanto, as estratégias aprimoradas de prevenção de inundações do Japão melhoraram muito a taxa de sobrevivência de tufões extremos desde a Segunda Guerra Mundial.
Caso não tenha alternativa e tenha que viajar para o Japão nessa época, fique tranquilo (a) que o sistema de resgate de helicópteros do Japão e os métodos de previsão de marés são confiáveis. Espere também encontrar dias ensolarados e outros bem chuvosos.
Qual é o melhor mês para ver as flores de cerejeira no Japão?
O melhor mês para ver as cerejeiras no Japão é abril, durante a primavera. Essas flores levam cerca de uma semana para atingir a plena floração e costumam permanecer na árvore por mais de uma semana, mas podem ficar por menos ou mais tempo.
Onde devo ir no Japão pela primeira vez?
Na primeira viagem para o Japão, a maioria das pessoas escolhe as cidades japonesas mais populares, como Tokyo, Sapporo, Kyoto e Osaka, que abrigam pontos turísticos históricos e modernos. No entanto, outras áreas menos populosas, incluindo Nagano, Kamakura e Miyazaki são mais tranquilas e também oferecem ótimos atrativos históricos e naturais.
Afinal, qual a melhor época para viajar para o Japão?
Ainda está se perguntando qual a melhor época para viajar para o Japão? Tudo vai depender do seu gosto.
A gente espera que esse guia tenha ajudado a formar uma imagem mais clara de como é o clima em cada uma das estações no país e qual delas seria ideal para você.
Mas aqui vai um resumo para quem está na dúvida: se você quer ver as famosas cerejeiras e não se incomoda com multidões, a primavera é a melhor época. Quer participar dos festivais animados, curtir as praias japonesas e não liga para o calor? A melhor época para ir ao Japão é definitivamente o verão. Por outro lado, se você prefere um climinha (bem) mais frio, termais e muita neve para esquiar, o inverno deve ser sua escolha. Por fim, se você prefere uma temperatura mais equilibrada, ótima para curtir qualquer aventura, o outono é a estação ideal.
A verdade é que o Japão é lindo em qualquer época do ano, e esperamos que você tenha a chance de visitá-lo em breve!
Agora você sabe a melhor época para ir ao Japão!
E aí, esse post te ajudou?
Antes de sair se liga nessa dica: em nossas viagens para o Japão, reservamos todos os nossos hotéis com o booking.com e a gente recomenda que você faça o mesmo, já que, por meio desta plataforma, é possível ler as avaliações dos hóspedes anteriores e até cancelar a reserva gratuitamente (na maioria dos hotéis), caso os planos mudem.
Ainda tem alguma dúvida? Não deixe de enviá-la pelos comentários, nós ficaremos felizes em poder ajudar!
Você também pode gostar de ler:
- O que fazer em Tokyo Japão: 30 pontos turísticos para incluir no roteiro
- Onde ficar em Tokyo: 7 melhores áreas e hotéis (com preços!)
- Onde ficar em Kyoto Japão: 6 melhores áreas e dicas hotéis
- O que fazer em Osaka, Japão: Guia completo
- Onde ficar em Osaka Japão: 7 melhores áreas e dicas de hotéis
- Hotel cápsula em Tokyo: conheça os 15 mais incríveis
- O Japan Rail Pass vale a pena? O melhor guia do JR Pass
- Trem bala no Japão: como é viajar no Shinkansen?
- 30 Curiosidades sobre o Japão para conhecer antes de embarcar!
- Turismo na Tailândia: Conheça os 14 melhores destinos (norte a sul)!
- Roteiro Tailândia: o que fazer em 7, 15, 20 e 30 dias
- Tokyo Tower: um dos melhores mirantes de Tokyo
- Cruzamento de Shibuya, o mais movimentado do mundo
- Asakusa: o bairro mais tradicional de Tokyo
- Miyajima: conheça a ilha japonesa próxima de Hiroshima
PLANEJE SUA TRIP
Tenha quem te socorrer nos perrengues. O voo atrasou, sua mala foi danificada ou sofreu algum acidente? O Seguros Promo garante sua indenização. Feche agora e com desconto o seguro ideal para sua viagem.
Economize na passagem. Quer viajar mais? Com o Passagens Promo você encontra descontos imbatíveis em passagens áreas.
Durma no conforto, mesmo fora de casa. Seja sua procura um hotel, apartamento, resort ou chalé, no Booking.com você encontra as acomodações mais baratas e mais confortáveis.
Desbrave o destino escolhido. Se você quer quebrar barreiras, e aproveitar ao máximo o seu destino, alugue um carro com o melhor preço e com possibilidade de parcelamento em até 12x através do RentCars.