O que fazer em Tokyo: Guia completo (2024)

durante a noite, pessoas caminhando em rua cercada de letreiros iluminados em ruas de Tokyo Japão
29/05/2024 Por Bárbara Rocha

Se você tá se perguntando o que fazer em Tokyo, caiu no post certo! Pode até parecer um texto longo, mas acredite, é só um gostinho do que a vibrante capital japonesa tem a oferecer. A gente pinçou as melhores dicas direto dos nossos passeios por Tokyo pra fazer da sua viagem uma experiência top.

Já viu Tóquio nos filmes, né? Pois é, as cenas não mentem. A cidade é um mix surreal de arranha-céus iluminados e templos tranquilos, de ruas fervilhantes e cantinhos pacíficos. Um minuto você está no meio de uma multidão em Shibuya, e no próximo, você está apreciando a serenidade de um templo milenar. Se você, como a gente, ama um bom contraste, Tokyo é seu lugar!

Para completar as ruas são um brinco, o pessoal é super gente boa, e a comida? Vai do sushi chique até o takoyaki que você compra na esquina. Resumindo: Tokyo é uma sinfonia de extremos que você vai querer repetir.

Curioso(a)? Abre o bloquinho de notas para anotar o que você não pode perder na viagem pra Tokyo!

flower 1

O que fazer em Tokyo: 28 atrações imperdíveis

1. Atravessar o famoso cruzamento de Shibuya

durante a noite, pessoas atravessando o cruzamento de Shibuya
Bárbara Rocha Alcantelado e Vagner Alcantelado atravessando o Cruzamento de Shibuya, um dos pontos turísticos de Tóquio - Foto de Vagner Alcantelado

Com certeza, você já deve ter visto o cruzamento de Shibuya  simplesmente o cruzamento mais movimentado do planeta  em algum filme, jornal ou série.

Esse é um ótimo lugar para começar os passeios em Tokyo, pois dá para sentir bem o verdadeiro clima moderno e caótico da capital.

Desde o metrô, se esse for o meio para chegar até lá (o que recomendamos), na companhia de muitas pessoas você já vai perceber como tudo é intenso – cerca de 2 milhões de passageiros embarcam/desembarcam em Shibuya por dia.

Basta seguir pela saída Hachikō – onde vale a pena fazer uma parada com a estátua do cão que inspirou o filme “Sempre ao Seu Lado” , e você vai chegar ao cruzamento.

Muitas pessoas acabam optando por apenas observar a galera atravessando, a partir do Starbucks, que tem uma vista privilegiada para esta rua, mas a experiência mais legal é realmente atravessá-lo!

Depois, a dica é continuar explorando as ruas do movimentado Shibuya, observando os vários arranha-céus e visitando shoppings, lojas e restaurantes.

Indicamos muito passar no Shibuya 109, na Tokyu Hands e na Don Quijote, os shoppings mais movimentados e completos da área.

2. Ver a cidade do alto

durante a noite, vista aérea de prédios iluminados em azul ao redor de torre iluminada com luz laranja em Tokyo Japão
Tokyo iluminada durante a noite - Foto de liu yi no Unsplash

Para ter a real dimensão do tamanho da capital japonesa, você precisa observá-la do alto durante a sua viagem para Tokyo. 

Felizmente, existem vários mirantes abertos para o público! Confira as 2 opções que vistamos e recomendamos:

Tokyo Tower

Inspirada na icônica Torre Eiffel de Paris, a Tokyo Tower, inaugurada em 1957, é a segunda estrutura artificial mais alta do país, com cerca de 333 metros de altura – e os visitantes podem ir até o último andar para curtir a vista! Os melhores horários, na nossa opinião, são durante o entardecer e à noite, quando as luzes tomam conta da capital.

Powered by GetYourGuide

Tokyo Skytree

Tokyo Skytree é quase o dobro da Tokyo Tower, com exatos 634 metros de altura, sendo considerada a segunda estrutura mais alta do mundo (ela perde apenas para Burj Khalifa em Dubai). A vista por aqui é realmente panorâmica e, com sorte, dá até para o ver o Monte Fuji!

Powered by GetYourGuide

3. Visitar o Templo ZOJOJI

durante o dia, pessoas caminhando em frente a templo e torre que é um dos pontos turísticos em Tokyo
Templo ZOJOJI, uma das opções de o que fazer em Tokyo - Foto de Kakidai, CC BY-SA 4.0

Contrastando com o clima movimentado e moderno que você vai encontrar em boa parte de Tokyo, o templo budista Zojoji, perto da Tokyo Tower, está cercado por uma área arborizada, longe dos barulhos dos carros. É o point perfeito para aquele momento tranquilo!

Além de ser um local histórico, presente no Japão desde 1393, ele é um ótimo lugar para tirar fotos, especialmente no Sangedatsumon, portão principal que sobreviveu à Segunda Guerra Mundial.

Também vale visitar o Mausoléu, onde estão monumentos e sepulturas dos shōguns Tokugawa (família que governou o Japão), e o Sentai Kosodate Jizō, um jardim com várias estátuas.

  • Horário de funcionamento: Salão principal diariamente das 6h00 às 17h30, e o Ankokuden das 9h00 às 17h00.
  • Ingresso: cerca de ¥ 1.000 (inclui entrada ao Tokugawa Mausoleum) na bilheteria local. 

4. Admirar o florescimento das cerejeiras

durante a noite, cerejeiras rosas e luzes rosas ao redor de lago
Rua com cerejeiras, um dos pontors turísticos de Tokyo - Foto de Sora Sagano no Unsplash

A maioria das pessoas que planeja uma viagem para Tokyo, espera ver as lindas flores de cerejeiras, chamadas de sakura em japonês, que até inspiraram o nome de uma das personagens mais famosas do anime Naruto.

A notícia ruim é que elas dão o ar de sua graça por um período curtíssimo: durante março e abril, por cerca de duas semanas, apenas uma vez ao ano. 

Pois é, se a sua ideia é viajar para Tokyo nessa época, é bom se planejar com antecedência e salvar os sites do Weather Map Japan e do Japan Meteorological Corporation com você, para checar o próximo pico do florescimento das sakura!

Está planejando sua trip para esse período? Anote em seu roteiro de viagem para Tokyo os melhores points para ver esse fenômeno e já reserve um hotel por perto (eles são mais disputados nessa época):

  • Nakameguro: Em Nakameguro, as cerejeiras formam túneis de flores maravilhosos ao redor do Rio Meguro! Não há melhor lugar na capital japonesa para vê-las do que aqui. Melhor hotel pertoHotel Gajoen Tokyo.
  • Parque Ueno: O parque mais queridinho de Tokyo abriga cerca de mil árvores onde florescem as sakura, além de lagos, templos e museus que valem a visita em qualquer viagem para Tokyo. Melhor hotel pertoHotel Graphy Nezu.
  • Shinjuku Gyoen: Também com mais de mil cerejeiras, esse é um lugar tranquilo, perfeito para observar as cerejeiras com tranquilidade e fazer piqueniques nos gramados espaçosos. Melhor hotel pertoVia Inn Shinjuku.
  • Fosse de Chidorigafuchi: Para quem quer ver as cerejeiras por um outro ângulo, em um passeio divertido e muito romântico, essa é a melhor escolha! Aqui você pode alugar um barco para passear por um rio rodeado por elas – durante à noite as árvores recebem uma iluminação especial e tudo fica ainda mais lindo. Melhor pertoHotel Monterey Hanzomon.

5. Explorar o Parque Ueno e seus arredores

durante entardecer, árvores ao redor de rio em parque ueno, atração para quem busca o que fazer em Tokyo
Parque Ueno, uma dos programas o que fazer em Tokyo - Foto de DLKR no Unsplash

Ao planejar o que fazer em Tóquio em qualquer época do ano, o Parque Ueno precisa estar na sua lista.

Sim, é verdade que ele fica mais lindo em abril, mês em que a floração das cerejeiras atinge seu pico, mas, se você tiver tempo, independente da estação, vale a visita ao parque para apreciar a bela área verde e os pontos turísticos localizados aqui. Confira os mais interessantes:

  • Museu Nacional de Arte Ocidental: Um dos únicos museus no Japão que apresenta artes ocidentais. Ao todo, são mais de 5 mil peças, incluindo obras de Picasso, Monet, Van Gogh e Renoir, entre outros.
  • Museu Nacional de Tóquio: Inaugurado em 1872, é simplesmente o mais antigo e maior museu do Japão, com diversos artefatos e obras de arte da Ásia. 

  • Santuário Tosho-gu: Patrimônio mundial da UNESCO, esse santuário xintoísta do século XVII é um dos pontos turísticos de Tokyo mais visitados, por suas belas esculturas ornamentadas, portas douradas, degraus de pedra que levam até uma floresta criptoméria e o imponente pagode de 5 andares.

6. Experimentar iguarias no Tsukiji Fish Market

Em um dia de sol, Bárbara Rocha Alcantelado comendo no Tsukiji Fish Market
Bárbara Rocha Alcantelado, criadora do blog melhoes momentos de vida, comendo no Tsukiji Fish Market - Foto: Vagner Alcantelado

Criado em 1935, o Tsukiji Fish Market, por muitos anos, foi considerado o mercado atacadista de peixes mais famoso do mundo. 

Hoje, apesar de ainda ser referência quando assunto são os frutos do mar fresquinhos, sua grande fama é de ser a “Cidade da Comida no Japão”, reunindo diversos restaurantes, lojas e cafeterias para todos os gostos.

Por esse motivo, nem preciso dizer que, se você quer comer bem, o Tsukiji deve estar na sua lista de o que fazer em Tokyo, né?

A dica é, primeiro, explorar o mercado para observar as diversas fileiras, com crustáceos, polvos e peixes, sendo cortados pelos vendedores. A variedade é realmente impressionante e, pra você ter ideia, eu vi até peixes maiores que eu! 

Mas é importante se ligar em algumas regras: nada de tocar nos alimentos, tirar fotos sem autorização (alguns locais tem placas que proíbem a fotografia) e nem tente pechinchar – negociar o preço não é bem visto em Tsukiji!

Depois, reserve um tempo para se esbaldar com a culinária japonesa. Eis a listinha do que nós provamos e recomendo que você também experimente:

  • (1) Biscoito de camarão: Esse biscoito enorme (dá uma olhada na foto acima!), parecido com um fóssil, é bem gostoso.
  • (2) Sushi de atum: Do gordinho ao magrinho, o sushi de atum surpreende!
  • (3) Lula grelhada: É uma basicamente uma explosão de sabor, com um toque docinho bem gostoso.
  • (4) Tamagoyaki: O famoso omelete japonês. A gente amou!
  • (5) Ostra estilo churrasco: Algo que nunca imaginamos provar, e até gostamos bastante.
  • (6) Ouriço: Eu não curti… Talvez você também não curta, talvez você adore. Tenta a sorte!
  • Horário de funcionamento: Segunda a sábado das 5h às 17h, mas a maioria das lojas não abre até as 7h.

7. Passear por Asakusa e visitar o templo Senjo-ji

Em um dia de sol, templo Senjo-ji com pessoas ao redor
Fachada do templo Senjo-ji, um dos lugares para visita durante a viagem para Tóquio - Foto de Vagner Alcantelado

Se você quer um gostinho do Japão tradicional, vá para Asakusa.

No meio da agitação de Tóquio, essa área charmosa oferece templos clássicos, barraquinhas de rua e lojinhas de artesanato. E também não é difícil esbarrar com pessoas vestindo kimonos lindos!

O destaque é o Templo Templo Senso-Ji, com seu icônico portão Kaminarimon. Fundado no século VII, é um dos pontos turísticos mais visitados de Tóquio, com pagodes imponentes e lindas estátuas – dá vontade de passar horas explorando e fotografando tudo!

Entre o portão e o coração desse templo, você vai encontrar Nakamise, uma rua comercial vibrante.

Dica rápida: Se estiver por aqui em maio, não perca o festival Sanja Matsuri. É uma experiência cultural imperdível, com música, dança e muita comida!

Em outras épocas, a dica é simplesmente andar sem pressa para observar o movimento, comprar souvenires e experimentar comidas típicas.

Nós compramos o Melonpan, vendido no Kagetsudo. Prepare-se para a fila, mas vale cada minuto! Pedimos o com recheio de matcha (chá verde) e amamos, eles são perfeitos para comer a caminho do Senso-Ji!

Saindo do Senso-Ji, ainda descobrimos o Asakusa Culture Tourist Information Center, um prédio com um mirante gratuito no 8º andar. Imperdível!

8. Admirar os jardins do Palácio Imperial

durante o dia, árvores ao redor de lago em palácio imperial, parque para quem busca o que fazer em Tokyo
Jardins do Palácio Imperial, um dos pontos turísticos de Tóquio - Foto de Kaito Kinjo no Unsplash

Construído no século XV e reformado várias vezes, principalmente após a Segunda Guerra, o Palácio Imperial, residência oficial do imperador do Japão, é um dos principais pontos turísticos de Tokyo e um prato cheio para quem curte história e natureza.

Embora a visita ao interior do palácio seja restrita, explorar os jardins impecáveis já é uma experiência incrível, com destaque para o Kitanomaru, que abrigava um antigo castelo e agora abriga um monumento de bronze dedicado ao Príncipe Kitashirakawa Yoshihisa.

Também não dá para perder a chance de admirar os pequenos pinheiros modelados com a arte do Bonsai. Achamos uma graça!

Uma dica valiosa: estando lá, feche os olhos, respire fundo e sinta a paz do ambiente. Na nossa opinião, este cantinho lindo é, tranquilamente, um dos melhores lugares de Tokyo para relaxar.

9. Andar de trem bala (Shinkansen)

durante o dia, trem-bala japonês branco em estação
Shinkansen, um dos lugares para visitar em Tokyo - Foto de Fikri Rasyid no Unsplash

Viajar para o Japão e não utilizar o shinkansen, o famoso trem-bala japonês, é um erro que recomendamos não cometer!

Com uma velocidade de até 300 km/h, esse transporte moderno, confortável e super veloz facilita muito a vida dos turistas, além de proporcionar uma experiência incrível.

Um ticket unitário custa cerca de 14.170 yenes (aproximadamente US$135), e é ideal para quem deseja utilizá-lo apenas uma vez. Já se você, assim como nós, pretende visitar mais de um destino, recomendamos o JR Pass, um bilhete que permite viagens ilimitadas de trem-bala por 7, 14 ou 21 dias, a partir de US$331 (o valor varia conforme a duração).

Como esse passe é destinado aos turistas e não é vendido no Japão, você deve solicitá-lo com antecedência pelo site do JR Pass.

Com o JR Pass em mãos, aqui estão as cidades perto de Tokyo que recomendamos conhecer:

  • Yokohama (20 minutos de Tokyo): Cidade moderna à beira-mar, palco da final da Copa do Mundo de 2002 (quando a seleção brasileira foi penta!). Oferece vários museus, arranha-céus, um parque de diversões e a maior Chinatown do país.
  • Hakone (1h de Tokyo ): Tranquila e montanhosa, essa cidade com vistas para o Monte Fuji é conhecida pelos resorts de águas termais, como o Hakone Ashinoko Hanaori.
  • Kamakura (1h de Tokyo): Lar do Grande Buda, uma estátua de 93 toneladas, além de templos zens e Ryokans, como o WeBase Kamakura, que oferece aulas diárias de yoga e meditação. É muito famosa pelos festivais tradicionais!
  • Nikko (2h de Tokyo): Pequena cidade rodeada por montanhas, conhecida por templos e santuários, como Tosho-gu e Rinno-ji.
  • Kyoto (2h12min de Tokyo): Fundada no século I, antiga capital do Japão, sobreviveu à Segunda Guerra Mundial. Destaca-se pelas gueixas, templos budistas, casas de madeira tradicionais, belos jardins e palácios imperiais.
  • Osaka (2h30min de Tokyo): Com uma arquitetura moderna, comidas de rua deliciosas e vida noturna animada, é uma das cidades mais legais do Japão.

10. Dormir em um hotel-cápsula

corredor com pequenos quartos brancos de 2 metros de comprimento e 1,25m de largura em um dos hotéis-cápsula em Tokyo Japão
Foto divulgação - Acomodações do Akihabara Bay Hotel

Criados na década de 70 como uma alternativa barata para os japoneses que exageravam na bebida e não queriam voltar para casa no meio da madrugada, os hotéis-cápsula, com o passar dos anos, caíram no gosto de turistas curiosos. Afinal, é difícil encontrar outro lugar no mundo que ofereça essa experiência.

A maioria deles é formada por vários corredores com “quartos” de 2 metros de comprimento e 1,25m de largura, onde ficam uma cama e uma tomada.

Muitos turistas reservam ao menos uma noite por uma questão de curiosidade, mas eles também são opções interessantes para quem quer economizar ou dormir um pouco antes de seguir viagem, pois ficam perto de estações e aeroportos. Mas não são recomendados de maneira alguma para claustrofóbicos!

Se interessou? Nós, claro, resolvemos testar essa experiência e selecionamos as opções mais recomendadas. Embora a maioria seja simples, alternativas mais modernas e luxuosas estão surgindo, oferecendo muito mais do que uma cama com tomadas ao lado. Confira:

  • Do-c Ebisu e Nine hours Suidobashi: Com diárias a partir de R$ 136, esses hotéis-cápsula, localizados a poucos passos de estações de trem, são os mais reservados de Tokyo. Eles seguem o padrão tradicional – você dorme em uma cápsula e recebe máscara de olhos, pijamas e sandálias.
  • Resol Poshtel Tokyo Asakusa: O hotel-cápsula mais querido de Tokyo, com nota 9.4 no Booking! Fugindo do padrão típico, tem cápsulas mais espaçosas e coloridas, com ar-condicionado e espaço para mal, divididas em alas femininas e masculinas. Há também lavanderia e um lounge confortável para socializar.
  • Capsule Hotel Anshin Oyado Shinbashi Shiodome (exclusivo para homens): Vai além dos hotéis-cápsula comuns, com cápsulas aconchegantes com TV, além de comodidades como piscina, café da manhã, sala de massagem, biblioteca com mangás, lavanderia e wi-fi.
  • Akihabara Bay Hotel (exclusivo para mulheres): Com a maioria dos ambientes cor de rosa, este hotel-cápsula oferece cápsulas padrão, pijamas, toalhas e chinelos para maior conforto, wi-fi em todas as áreas, lavanderia e lounge com chaleira/cafeteira e micro-ondas, a apenas 3 minutos a pé da estação de trem de Akihabara.

11. Relaxar em um ryokan japonês

cadeiras, mesa de centro de madeira e almofadas em sala de estar de ryokan em Tokyo Japão
Foto divulgação - Acomodações do Ryokan Asakusa Shigetsu

Se você quer uma imersão total na cultura japonesa em sua viagem para Tokyo, ficar em um ryokan é a melhor escolha. Nós adoramos e não vemos a hora de voltar!

Esses alojamentos tradicionais oferecem uma experiência autêntica, desde pisos de tatame até futons e comidas típicas que você não vai encontrar facilmente em outros lugares.

Você será recebido com “omotenashi”, a famosa hospitalidade japonesa que vai muito além do simples atendimento ao cliente. 

Mas lembre-se: há regras a seguir, como tirar os sapatos, tomar um banho onsen (com águas termais) e vestir um yukata (tipo de kimono). Todas essas normas são explicadas na chegada para que você se sinta verdadeiramente em casa. Confira os melhores ryokans em Tokyo:

  • Ryokan Asakusa Shigetsu: Com 80 anos de história, este ryokan garante relaxamento total. A maioria dos quartos tem um estilo japonês adorável, daqueles que vemos em filmes e animes. Eles servem um café da manhã completo com arroz cozido no vapor, kamaboko (pasta de peixe), peixe grelhado e muito mais. Você pode tomar banho com uma vista panorâmica da Tokyo Skytree e do pagode do Templo Senso-ji.
  • Cyashitsu ryokan asakusa: Um refúgio tranquilo em Asakusa, este ryokan possui uma decoração impecável, com móveis típicos japoneses, futons, abajures pequenos, tatames e banheiras. A comida está entre as melhores que comemos na capital e o atendimento foi super amável!
  • Onsen Ryokan Yuen Bettei Tokyo Daita: Um dos ryokans mais luxuosos e modernos de Tokyo. Este é o lugar perfeito para recarregar as energias durante sua viagem. Oferece onsen (banhos termais), sencha e mochi feitos na hora na sala de chá, almoço kaiseki (refeição tradicional dos monges zen-budistas), massagens com óleo aromático, quartos com jardim privado e ofurô, entre outras comodidades que tornam esse lugar especial.

12. Fazer compras

durante a noite, desenhos de animes em painéis de lojas
Rua com lojas e outdoors - Foto de Pat Krupa no Unsplash

Na viagem para Tóquio, o seu lado consumista vai gritar…

São muitas lojas com produtos únicos e úteis. Sem contar as bebidas e doces curiosos! 

Nossa dica é pesquisar o que realmente vale a pena comprar e, com moderação (ou não! rsrs), visitar alguns desses lugares:

  • Akihabara: Paraíso para fãs de animes, universo nerd, eletrônicos e videogames. Nossas dicas são BIC CAMERA Ikebukuro, Tokyu Hands, Yodobashi Camera, Yodobasho-Akiba e Laox.
  • Ginza: A melhor área para visitar lojas de departamento, marcas conhecidas e boutiques. Aqui estão Apple, Chanel, Lumine e Printemps, por exemplo.
  • Ameyoko Street Market: Conhecida como a “25 de março de Tokyo”, com várias lojas de rua para você comprar e comer de tudo.
  • Nakano Broadway: Galeria favorita dos geeks e otakus, com diversos action figures, funkos, jogos, mangás, blusas, chaveiros e muito mais. A variedade de lojas, lanchonetes e restaurantes é enorme, então vá com calma!
  • Uniqlo: Terceira maior rede de fast-fashion do mundo, vendendo roupas para diversas idades e estilos por preços atrativos.
  • Oriental Bazaar (Omotesando): Melhor lugar para comprar itens típicos como kimonos, porcelanas japonesas, espadas de samurai e muito mais.
  • Kappabashi Street (entre Asakusa e Ueno): Conhecida como Kitchen Town, lar de lojas que vendem tudo para restaurantes. Ótima para comprar cerâmicas, tigelas, talheres, hashis, canecas e pratos.
  • Matsumoto Kiyoshi: Para cosméticos, esse é o lugar. Produtos para pele e cabelo, além de itens farmacêuticos a preços acessíveis.
  • Daiso: Para economizar. Com lojas em diversos países, incluindo Brasil, a Daiso oferece de tudo: pantufas, meias, brinquedos, itens de papelaria, cozinha, informática, decoração, produtos para pets e comidinhas diferentes por cerca de 100 ienes.

13. Explorar Akihabara Electric Tow

Vagner Alcantelado, criador do blog melhores momentos da vida, jogando na Akihabara Electric Tow
Vagner Alcantelado, criador do blog melhores momentos da vida, jogando na Akihabara Electric Tow - Foto de Bárbara Alcantelado

Já falamos sobre Akihabara antes, mas esse bairro é tão fascinante que merece uma menção especial.

Conhecida como o principal centro comercial de eletrônicos de Tokyo, Akihabara é um aglomerado de quiosques e grandes centros comerciais que oferecem produtos tecnológicos anos à frente do resto do mundo. Muitos dispositivos inovadores são testados aqui antes de serem lançados no mercado!

Mesmo que você não planeje comprar nada na viagem para Tokyo (o que achamos difícil de acreditar), vale a pena visitar Akihabara para apreciar e fotografar os letreiros coloridos, observar as vitrines, jogar (algumas lojas possuem máquinas de basquete e beisebol) ou tomar um café em uma das muitas cafeterias temáticas. Uma sugestão é a Railroad Bar Little TGV, com tema de trem, onde as refeições são servidas em travessas em formato de trem e os funcionários fazem cosplay de condutores.

Akihabara é também o coração da cultura otaku em Tokyo, oferecendo tudo o que os fãs de anime e mangá poderiam desejar, e, inclusive, um ponto de encontro popular para cosplayers.

Se você é um entusiasta desse universo, não deixe de visitar a Kotobukiya, uma loja que oferece diversos action figures de personagens de videogames, animes e filmes.

Outras lojas interessantes para esse público incluem Radio Kaikan, Mandarake e Yodobashi Akiba. Ou simplesmente siga as cores e luzes que mais chamarem sua atenção!

14. Assistir a uma partida de sumô

diversos atletas, formando uma roda, em centro de arena de sumô em Tokyo Japão
Partida de sumôm um dos passeios o que fazer em Tokyo - Foto de Alessio Roversi no Unsplash

Como você já deve saber, o sumô é uma luta japonesa bem famosa. Criada em meados do século XVII, ela segue sendo, até hoje, um dos costumes mais populares do Japão.

Quase todo mundo que faz turismo em Tokyo quer ver esses confrontos em Ryogoku Kokugikan, a arena mais famosa do país, mas os torneios só acontecem em janeiro, maio e setembro. 

Ainda assim, durante todo o ano é possível visitar um dos centros de treinamento, o que também é interessante, já que você tem a oportunidade de ver a ação muito mais de perto e ainda pode tirar uma foto com os lutadores! 

Powered by GetYourGuide

15. Explorar Harajuku, o bairro mais descolado de Tokyo

durante anoitecer, duas pessoas, de costas, com cabelo laranja e roupas coloridas fazem passeios em tokyo
Pessoas no Harajuku, um dos lugares para conhecer em Tokyo -Foto de Jezael Melgoza no Unsplash

Conhecido como epicentro da cultura pop, Harajuku é um lugar que você vai encontrar em todas as listas do que fazer em Tokyo.

É aqui que adolescentes japoneses se reúnem para desfilar com suas roupas, sapatos e cabelos coloridos, muitas vezes representando personagens de animes ou lançando tendências.

Nós fomos conferir e Harajuku é realmente tudo isso que dizem: vibrante, jovem, divertida e cheia de gente estilosa – especialmente na Takeshita Street, que parece sempre estar em um desfile de moda.

Além do óbvio, descobrimos que Harajuku  é um paraíso para quem ama experimentar comidas diferentes (e instagramáveis). Confira nosso top 10:

  • (1) Crepe de morango, feijão azuki e chantilly ou com atum e molho de curry na Marion Crêpes – se tiver que escolher apenas um, vá nos crepes, são ótimos!
  • (2) Mochi recheado com frutas (daifuku) na Harajuku Takeshita-dori Yurinan.
  • (3) Puff de creme no Croquant Chou ZakuZaku – levemente parecido com churros, forma filas em Hokkaido.
  • (4) Kakigori – sobremesa de gelo raspado com xarope, em vários sabores como melão, morango e abacate na Tarikihongando. Nos dias de sol, a fila é grande, mas vale esperar.
  • (5) Algodão doce em formato de animais na Totti Candy Factory.
  • (6) Sanduíche com queijo arco-íris derretido na Rainbow Cheese Sandwich.
  • (7) Sorvetes fofos de coelho/porco na Gelato Eiswelt.
  • (8) Palitos de queijo da Lotteria.
  • (9) Takoyaki (bolinho frito recheado com polvo) no Gindaco.
  • (10) Café com leite com arte 3D no Reissue – a bebida mais fofa que já bebemos! Você pode escolher um desenho do cardápio ou levar uma foto da arte que quer ver feita.

Só não tente comer tudo isso em um único dia de passeios em Tokyo! Harajuku é um lugar realmente incrível e que dá vontade de voltar várias vezes… Então, aproveite para usar essas gostosuras como desculpa e volte lá!

16. Visitar o santuário Meiji

Em um dia nublado, Bárbara Rocha Alcantelado e Vagner Alcantelado, criadores do blog melhores momentos da vida, em frente ao Santuário Meiji
Bárbara Rocha Alcantelado e Vagner Alcantelado, criadores do blog melhores momentos da vida, em frente ao Santuário Meiji - Foto de Vagner Alcantelado

Originalmente inaugurado em 1926 em homenagem ao Imperador Meiji e à Imperatriz Shōken, o Santuário Meiji foi destruído durante a Segunda Guerra Mundial, mas reconstruído em 1958 com doações de todo o Japão.

Além da história fascinante, contada em murais e museus no local, o Santuário Meiji merece estar na sua lista de o que fazer em Tokyo por sua bela área verde, com mais de 120 mil árvores, sendo um dos melhores lugares de Tokyo para relaxar. Também achamos bem interessante a coleção de barris de saquê.

  • Dica extra: Visite o Santuário Meiji em um domingo para ver casamentos no Hall Memorial Meiji, com sacerdotes em vestimentas tradicionais e noivas com lindos kimonos.
  • Horário de funcionamento: Diariamente das 6h10 às 16h10 (domingo abre 6h40).
  • Ingresso: Gratuito.

17. Conferir o Kabuki

atores, maquiados e vestidos com quimonos azuis, segurando guarda-chuva com escritos em japonês, se apresentam em teatro tradicional japonês
Apresentação no teatro Kabuki - Foto de Susann Schuster no Unsplash

O teatro Kabuki é uma forma tradicional japonesa com várias peculiaridades: somente homens podem atuar, os atores devem cantar, dançar e atuar, e os espetáculos são longos (cerca de 4-5 horas).

Em Tokyo, o Teatro Kabukiza em Ginza é o lugar mais popular para conferir Kabuki. Existem três tipos principais de peças:

  • Shosagoto (de dança): Apresentadas por onnagatas (atores homens que interpretam papéis femininos) que mostram suas habilidades na dança.
  • Jidai-mono (históricas): Abordam conflitos e eventos importantes no Japão.
  • Sewa-mono (domésticas): Baseadas em acontecimentos, com diálogos e figurinos realistas.

Para quem curte teatro ou quer saber mais sobre a cultura japonesa, é um passeio imperdível. Dica: alugue um tradutor simultâneo se não entender japonês e, se preferir, assista só um ato para uma experiência mais curta e econômica.

  • Horário de funcionamento: Confira a programação no site do teatro Kabukizaka (as apresentações costumam acontecer diariamente).
  • Ingresso: Cerca de ¥ 1.000.

18. Participar de uma Cerimônia do Chá

Bárbara Rocha Alcantelado, durante a Cerimônia do Chá com plantas ao redor
Bárbara Rocha Alcantelado, durante a Cerimônia do Chá - Foto de Vagner Alcantelado

No Japão, tomar um chá não é simplesmente colocar a bebida em uma caneca e beber… É uma tradicional que envolve harmonia, respeito, pureza e tranquilidade.

E se você está em busca de todos esses, nada melhor que participar de uma cerimônia do chá! Nós achamos uma experiência incrível!

E o que é a cerimônia do chá? É uma atividade com influências do Taoísmo e Zen Budismo, presente no país desde o século 12. Embora tenha algumas variações, a maioria é conduzida por um cerimonialista vestido em kimono que prepara matcha, um chá verde, com utensílios especiais. 

Os convidados, também de kimono, sentam-se no chão e degustam doces antes do chá.

Como tudo é feito na maior tranquilidade, às vezes as cerimônias duram cerca de 4 horas e podem ser  caras. Mas encontramos opções relativamente mais econômicas que você pode aproveitar em sua viagem para Tokyo. Confira:

19. Visitar um café temático

pessoas, em mesas de restaurante, observam pessoa fantasiada de Pikachu
Interior de um doas cafés temáticos em Tokyo - Foto de Alpha, (CC BY-NC 2.0) no Flickr

Tokyo é muito famosa por seus cafés temáticos.

Há cafés de monstros, corujas, gatos, vampiros… E tudo mais que você possa imaginar! E a temática é levada bem a sério. 

Mas vou logo dizendo: alguns são um pouco bizarros e podem causar certo estranhamento, como os Maid Cafés, em que as funcionárias são “empregadinhas” (inspiradas em animes/mangás) e tratam os clientes como chefes. 

Até a personalidade delas é possível escolher, incluindo “deredere” (fofa) e “dandere” (tímida). De cara, parece um pouco uma situação sexual, mas não chega a ser… Ainda assim, pode causar estranhamento! 

A dica é ir com a mente aberta e conferir você mesmo o que acha, afinal, esse é um dos cafés mais tradicionais da capital, quase um ponto turístico obrigatório.

Porém, esse só um entre vários. Confira e anote em seu roteiro alguns dos cafés temáticos mais famosos de Tokyo:

  • Pokémon Café: A comida é cara, e é necessário fazer a reserva com antecedência, mas se você é fã de Pokémon vale cada centavo. Tem um showzinho do Pikachu, muitas comidas fofas e uma decoração super elaborada.
  • Cream Puff Factory de Shirohige: Inspirado no filme ”Meu Amigo Totoro”, é imperdível para os fãs do Studio Ghibli.
  • Vampire Cafe: Comandado pelo Drácula, tem um clima escuro e sombrio, e até as bebidas e comidas são assustadoras. Um ponto que pode incomodar é que é permitido fumar no local.
  • Capy neko Cafe: Um café em que você vai poder conhecer capivaras e vários gatinhos!
  • Dog Heart: Por aqui cachorros estão por toda parte. Uma graça!
  • Owl Cafe Akiba: Um dos poucos lugares do mundo onde você pode brincar com corujas de vários tamanhos e espécies.

20. Fazer um Cruzeiro Yakatabune Harumiya

durante entardecer, vista aérea de cruzeiro em baía de tokyo
Cruzeiro Yakatabune Harumiya no mar com cidade no fundo - Foto de Marek Okon no Unsplash

Em muitos destinos pelo mundo, os cruzeiros são considerados um programa de turista, mas não em Tokyo! 

Aqui, pegar barcos cobertos (especialmente na temporada de cerejeiras ou de fogos de artifício) é uma tradição de elite, que remonta ao período Heian (de 794 d.C. até 1185).

Os motivos para esse experiência ser tão especial são vários, a começar pelos cenários lindos que você vai poder apreciar (eles param para você fotografar), a brisa fresca no deck e o maravilhoso jantar servido, além de saquê, cerveja, shochu, vinho, uísque e muito mais, em um ambiente confortável com vista para o mar. 

Isso sem mencionar a oportunidade de conhecer viajantes do mundo inteiro que também estão fazendo turismo em Tokyo!

Powered by GetYourGuide

21. Comer no Memory Lane

Em um dia de sol, Bárbara Rocha Alcantelado comendo na Memory Lane
Bárbara Rocha Alcantelado comendo na Memory Lane - Foto de Vagner Alcantelado

Escondido entre as movimentadas avenidas de Shinjuku, o Memory Lane, também conhecido como Piss Alley, é um dos melhores pontos turísticos de Tokyo para um tour gastronômico autêntico. Nós adoramos!

Desde a Segunda Guerra Mundial, esse lugar é frequentado principalmente por assalariados japoneses que saem do trabalho para jantar e beber.

Apesar de mais turístico hoje, ainda mantém seu charme autêntico e a sensação de uma viagem no tempo ao Japão pós-guerra.

A comida é barata, simples e deliciosa. Por isso, vá preparado(a) para encontrar restaurantes bem cheios – muitos acomodam apenas 10 pessoas. Então, nem vamos indicar um lugar específico, apenas aproveite o que tiver uma cadeirinha livre, se esbalde no saquê e nos espetinhos. Prepare-se para conversar com quem estiver ao seu lado!

  • Dica: Embora seja possível beber a partir das 12h e comer às 17h, o Memory Lane fica vazio durante o dia. A verdadeira graça do lugar aparece à noite, com o cheirinho de comida e a galera chegando para aproveitar!

22. Beber na Golden Gai

Durante a noite, lojas da Golden Gai
Lojas da Golden Gai - Foto de Vagner Alcantelado

Depois de se esbaldar no Memory Lane, continue a diversão na Golden Gai! Esses pontos turísticos de Tokyo são vizinhos e ficam perto da estação de Shinjuku, formando a dupla perfeita para a sua noitada.

Golden Gai parece ter parado no tempo e é composta por cerca de sete ruas estreitas, repletas de bares rústicos dos anos 1950. Eles oferecem bebidas a preços acessíveis, mas muitos não aceitam estrangeiros e cobram uma taxa de entrada (cerca de 500 ienes), o que pode ser um desafio para quem está com o orçamento apertado.

O Bar Albatros, já recomendado por Anthony Bourdain, é um dos mais populares. Conhecido por seus ótimos coquetéis e ambiente aconchegante, decorado ao estilo japonês com vários quadros, é super exclusivo, acomodando cerca de 30 pessoas.

Para conhecer a região com mais facilidade durante sua viagem para Tokyo, recomendamos o “Shinjuku: Golden Gai Food Tour”. Esse tour guiado em grupo passa por Memory Lane e Golden Gai, incluindo uma bebida e diferentes pratos em quatro paradas.

23. Alugar uma cabine de karaokê particular

sofá, televisões e letreiro de guitarra em sala de karaokê, atração para quem busca o que fazer em tóquio
Cabine de karaokê particular, um dos lugares para visitar em Tokyo - Foto de 松岡明芳, CC BY-SA 3.0

Nenhuma lista do que fazer em Tokyo à noite está completa sem um karaokê, uma das experiências mais icônicas do Japão! 

Existem cabines de vários tamanhos, perfeitas para quem está viajando sozinho ou com um grupo, espalhadas por toda a capital. Basta escolher suas músicas favoritas no tablet e cantar junto com os vídeos bregas.

Nós fomos na filial da Karaoke no Tetsujin em Shinjuku, mas você também pode encontrar em Shibuya, Ginza e vários outros lugares (basta procurar no Google Maps). 

Mesmo em uma noite de sábado, pagamos 400 ienes (cerca de 15 reais) por pessoa para cantar por 30 minutos, com direito a uma bebida. Durante a semana, costuma ser ainda mais barato!

24. Alimentar sua criança interior na Tokyo Disneyland e na Disney Sea

durante o dia, pessoas caminhando em direção a castelo em Disneyland, um dos pontos turísticos de tokyo
Tokyo Disneyland, um dos pontos turísticos de Tokyo - Foto de Colton Jones no Unsplash

Seremos honestos, nós dois somos apaixonados pelo universo da Disney e Tokyo não decepciona, com dois parques temáticos da Disney!

É uma escolha divertida para quem vai viajar para Tokyo com crianças, mas também para qualquer adulto que ama parques de diversões (como nós!). 

  • Tokyo Disneyland (diariamente das 8h às 22h): Inaugurada em 1983, a Tokyo Disneyland tem sete áreas temáticas e é o terceiro parque temático mais visitado do mundo. Além das atrações clássicas como Splash Mountain e The Haunted Mansion, você encontrará exclusividades como “Pooh’s Hunny Hunt” e “Journey to the Center of the Earth”.
  • DisneySea (diariamente das 9h às 21h): O DisneySea é diferente de qualquer outro parque da Disney no mundo. Com sete portos inspirados em lugares reais e lendas oceânicas, como Mediterranean Harbor e Arabian Coast, o parque oferece atrações mais voltadas para adultos. Desfrute de shows da Broadway e coquetéis em um lounge dos anos 1920 a bordo de um navio de cruzeiro!
Powered by GetYourGuide

25. Comprar brinquedos e itens geeks

pessoas observando prateleira cheia de itens coloridos em uma das lojas de tokyo japão
Loja de entretenimento geek em Tokyo - Foto de DozoDomo, CC BY-SA 2.0

Especialmente se você estiver viajando com crianças para Tokyo, vale a pena reservar um tempo para comprar brinquedos e itens geeks. Mas vamos ser sinceros, até mesmo os adultos vão se divertir com essa experiência!

Brinquedos de Pokémon e Rilakkuma, robôs malucos, itens de anime e da cultura pop estão disponíveis em toda parte. Isso sem falar nos doces japoneses são simplesmente maravilhosos!

Daria para fazer um post inteiro sobre isso, mas aqui vai um resumo de lojas imperdíveis para você visitar na viagem para Tokyo:

  • Kiddy Land: Se você é fã da Disney, Studio Ghibli, Hello Kitty, Star Wars, Pokémon, LEGO ou qualquer anime japonês, prepare-se para ficar maravilhado(a) com essa loja! Só tome cuidado com os pequenos… é quase impossível sair de lá de mãos vazias.
  • Ginza Itoya Hontren: Esta loja é um paraíso para os amantes de itens de papelaria, com uma variedade incrível de adesivos, canetas, cadernos, carimbos e marcadores.
  • Hakuhinkan Toy Park (Ginza, na Chuo Dori): Se você costumava amar os Hot Wheels, vai se apaixonar por esta loja, cheia de carrinhos e uma pista de autorama enorme, além de muitos outros brinquedos aleatórios.
  • Tokyo Character Street (Marunouchi): Da Hello Kitty ao Pokémon, esta rua linda oferece inúmeras lojas com produtos de diversos personagens de anime e mangá. 
  • MEGA Don Quijote Shibuya (ou Donki): Para os amantes de doces, esta loja perto do cruzamento de Shibuya é como um parque de diversões. Aqui você encontra vários doces japoneses por ótimos preços, incluindo sabores exclusivos de Kit Kat como pimenta japonesa, mirtilo, chá verde, wasabi, morango, maçã, batata-doce, canela e muitos outros. Não deixe de experimentar alguns (ou todos) durante sua viagem para Tokyo!

26. Visitar o Sanrio Puroland (Parque da Hello Kitty)

durante a noite, pessoas caminhando em ponte em frente a prédio colorido iluminado
Fachada da Sanrio Puroland, um dos pontos turísticos de Tokyo - Foto de Laika ac from UK, CC BY-SA 2.0

Infelizmente, diferente do que esperamos, o Sanrio Puroland, parque temático da Hello Kitty, não tem brinquedos. 

O grande atrativo aqui são os shows e desfiles musicais, com vários personagens (além da famosa Hello Kitty), restaurantes que vendem comidas FOFAS para todos os gostos, lojinhas com produtos exclusivos (incluindo ursinhos de pelúcia e milhares de itens da Hello Kitty), e um ambiente cheio de máquinas de jogos e fotos.

Por esse motivo, é um atrativo que recomendamos apenas se os pequenos (ou você) são realmente fãs da Hello Kitty! Também pode ser uma boa se você busca o que fazer em Tokyo com crianças em dias chuvosos, por se tratar de um local fechado.

Fica a apenas uma hora de trem da capital, pertinho da estação Tama Center. Ao descer, basta seguir pela rua central, e você vai ver várias placas da Hello Kitty indicando o caminho. No fim da rua você vai ver o prédio da Sanrio Puroland, um edifício colorido, com muitos bichinhos fofinhos 

  • Horário de funcionamento: Quinta a terça das 9h30 às 17h.
  • Ingresso: Varia de acordo com o dia da semana, sendo terça-feira o dia mais barato  – cerca de 2.800 ienes para crianças e 3.900 ienes para adultos.

27. Passear na Ilha de Odaiba

pessoas observando projeção de cerejeiras em telão em museu
Exposição na Ilha de Odaiba, um dos lugares para visitar em Tokyo - Foto de shota James no Unsplash

Funcionando por anos como um forte defensivo, a ilha artificial de Odaiba é um lugar com várias atrações interessantes, principalmente para quem vai viajar para Tokyo com crianças. 

Estão aqui o LEGOLAND® Discovery Center, o Museu Nacional de Ciência e Inovação Emergentes, o Tokyo Joypolis (um parque de diversões coberto), o teamLab Borderless (um espaço de arte digital interativo que adoramos), uma roda-gigante e o Centro Panasonic… Só para citar alguns exemplos. 

Em resumo, é um lugar para passar o dia inteiro e se divertir muito.

Do início ao fim, a experiência é bem legal, principalmente por causa do trajeto, realizado no trem Yurikamome totalmente automatizado pela Rainbow Bridge, uma ponte que atravessa o norte da Baía da capital.

28. Conhecer o Ghibli Museum

durante o dia, grande estátua de robo em Ghibli Museum, lugar para visitar em uma viagem para tóquio
Exposição do Ghibli Museum, um dos passeios em Tokyo - Foto de Alex Rerh no Unsplash

Para fechar com chave de ouro a nossa lista de o que fazer em Tokyo, não poderíamos deixar de mencionar o Ghibli Museum, um museu dedicado ao estúdio de animação mais famoso do Japão.

Se você já assistiu aos clássicos como “A Viagem de Chihiro”, “Meu Amigo Totoro”, “O Castelo Animado”, “Ponyo” e “O Serviço de Entregas da Kiki”, vai se apaixonar por esse lugar!

O museu é projetado de maneira única, transportando os visitantes para o universo mágico dos filmes, com decorações que incluem personagens famosos como o robô Laputa de “O Castelo no Céu”, em tamanho real! 

Há também várias exposições sobre a história do estúdio e as técnicas de animação utilizadas, uma sala de exibições com curtas-metragens exclusivos do Studio Ghibli, café, área de recreação para crianças, jardim e uma loja de presentes.

  • Horário de funcionamento: De quarta a segunda das 10h às 18h.
  • Ingresso: Gratuito (até 3 anos) | ¥ 100 (4-6 anos) | ¥ 400 (7-12 anos) | ¥ 700 (13-18 anos) | ¥ 1.000 (acima de 19 anos) – os ingressos devem ser adquiridos com antecedência no site oficial do Ghibli Museum.
  • Como chegar: Basta descer na estação de Mitaka e caminhar por 15 minutos até o museu.

Onde ficar em Tokyo: melhores hotéis para todos os bolsos

durante entardecer, tv, cadeira, cama de casal e sofá em hotel com vista para a cidade
Foto divulgação - Quarto do Cerulean Tower Tokyu Hotel, A Pan Pacific Partner Hotel

Agora que você já sabe o que fazer em Tokyo, é bom decidir onde vai se hospedar.

A capital japonesa é gigante, e a localização certa é a chave para passear sem dor de cabeça.

Nós já ficamos em Shinjuku, Ginza, Shibuya e Roppongi (as áreas mais recomendadas). Mas como cada bairro tem sua própria vibe, preparamos um guia detalhado sobre os melhores bairros para se hospedar em Tokyo – vale a pena ler antes de bater o martelo.

Prefere ir direto ao ponto e reservar logo o seu hotel? Separamos as hospedagens mais reservadas (e também mais recomendadas) em Tokyo:

Melhores hotéis no centro de Tokyo:

  • JR Kyushu Hotel Blossom Shinjuku: Localizado bem próximo à estação de Shinjuku, este hotel é perfeito para quem quer ficar no coração de Tokyo! Os quartos são elegantes, com um toque tradicional japonês, e ainda há restaurante de alta qualidade, lavanderia self-service, depósito de bagagem gratuito e estacionamento.
  • Hotel Monterey Akasaka: Com 5 estrelas e uma decoração moderna, este hotel encanta todo mundo. Ele fica bem próximo a estação de metrô Akasaka Mitsuke e oferece muito conforto desde a recepção até as acomodações.

Melhores hotéis de luxo em Tokyo:

  • Cerulean Tower Tokyu Hotel: Localizado em frente à estação de Shibuya, este hotel cinco estrelas oferece suítes espaçosas, piscina, academia, sauna e um restaurante sofisticado com música jazz.
  • THE AOYAMA GRAND HOTEL: Apenas a 200 metros do Templo Aoyama, este hotel de luxo oferece suítes espaçosa (algumas com vistas panorâmicas diretamente do banheiro, que inclui uma banheira de hidromassagem), além de estacionamento, bar e restaurante.

Melhores hotéis cápsula em Tokyo:

  • The Millennials Shibuya: Com cápsulas pequenas, mas completas (tem cama, tomada e uma prateleirinha), este hotel limpinho e organizado é uma ótima dica para quem quer economizar. Ah, e tem café 24/7 e cerveja grátis das 17h30 às 18h30! 
  • Anshin Oyado Shinbashi Shiodome: Neste hotel, cada cápsula oferece uma TV, uma cama, um fone de última geração, tomada e ar-condicionado individual. Ótimo, né? A equipe também oferece sopa de miso, chá verde e refrigerante de cortesia! E ainda tem uma banheira de hidromassagem enorme na área de lazer!

Melhores hotéis baratos em Tokyo:

  • UNPLAN Kagurazaka: Café da manhã completo, quartos duplos aconchegantes e dormitórios espaçosos (cada cama com sua própria cortina e tomada) são os destaques deste hostel.
  • Nui. HOSTEL & BAR LOUNGE: Localizado próximo à estação de metrô Kuramae, este hostel se destaca por oferecer uma cozinha compartilhada e completinha, além de um bar animado, perfeito para conhecer outros viajantes.

Onde comer: dicas de restaurantes em Tokyo e outras gostosuras

Bárbara Rocha Alcantelado, comendo uma comida tradicional em Tokyo
Bárbara Rocha Alcantelado, comendo uma comida tradicional em Tokyo - Foto de Vagner Alcantelado

Ao longo da nossa lista de o que fazer em Tokyo, já compartilhamos ótimos lugares para você saborear, mas em uma cidade com tantas gostosuras, nunca é demais ter mais algumas dicas! 

Anote em seu roteiro esses restaurantes em Tokyo – são opções que conhecemos e aprovamos:

  • Umegaoka Sushi no Midori: Com sushi de excelente qualidade e preços justos, essa é uma ótima opção para quem quer visitar um legítimo restaurante japonês. Tem uma filinha considerável, mas anda muito, muito rápido! A dica é pegar o estilo “coma à vontade” (valor único de cerca de ¥ 3.000-3.600) e experimentar tudo.
  • Sushizanmai Okuno In: Tocada por um especialista em atum gigante, esta filial em frente ao mercado de Tsukiji é famosa por oferecer sushi fresco a preços razoáveis.
  • Genki Sushi: Esta rede, com várias filiais em Tokyo, é conhecida pelo conceito de kaiten zushi, ou sushi rotativo. Os pratos são colocados em uma esteira e vão passando até que algum cliente pegue para comer.
  • Keyakizaka: Localizado no hotel Grand Hyatt, dentro do shopping Roppongi Hills, o Keyakizaka oferece a experiência teppanyaki, onde o chef prepara os pratos em uma chapa de aço na frente dos clientes.
  • Chuka Soba Inoue: Esta barraca lendária é o melhor lugar para comer ramen no mercado de peixe de Tsukiji – a experiência de comer na rua, de manhã, no mercado é fantástica! É um daqueles lugares onde as pessoas pegam uma tigela de macarrão na corrida, comem e seguem felizes…. E muito mais satisfeitas do que antes! Custa 650 JPY (US$ 6,36) por tigela.
  • AFURI: Conhecido por seu ramen saboroso, o AFURI oferece uma versão moderna desta iguaria japonesa, com um caldo de galinha e um toque cítrico único.
  • Gonpachi Nishi-Azabu: Mundialmente famoso por sua participação no filme “Kill Bill” de Quentin Tarantino, este é um dos restaurantes em Tokyo que você deve reservar com antecedência ou vai esperar muito! Além do cenário lindo, as comidas e saquês são deliciosos.
  • Marugame Seimen: Um dos melhores lugares para provar clássicos, incluindo o udon (macarrão mais grosso, feito com farinha) e tempurá (pedaços fritos de vegetais ou mariscos).
  • Tempurás de respeito: No centenário Kaminarimon Sansada, ao lado do portão que leva ao Templo Senso-ji. 
  • Zauo: Para quem vai viajar para Tokyo com crianças é o melhor lugar! Lá os pequenos podem pescar o que quiserem e o estabelecimento prepara a comida com o pescado. São várias filiais pela capital, mas visitamos a do Washington Hotel em Shinjuku.

Roteiro completo de 5 dias em Tokyo

durante a noite, bicicletas estacionadas em porta de bares em beco cheio de restaurantes
Rua com diversas lojinhas em Tokyo - Foto de Alex Knight no Unsplash

1º dia:

  • Manhã: Comece seus passeios em Tokyo explorando com calma o lado mais religioso da capital em Asakusa, no Senso-ji, um dos templos mais visitados de Tokyo.
  • Tarde: De lá, conheça o famoso Tsukiji, um dos maiores mercados de peixe no mundo – não faltam doces, frutos do mar e bebidas para experimentar! Dali, a dica é tirar muitas fotos e relaxar um pouco no grande Parque Ueno.
  • Noite: Para fechar o primeiro dia de sua viagem para Tokyo com muito estilo, jante com os ninjas no Ninja Akasaka e beba em uma das ruas de Golden Gai.

2º dia:

  • Manhã: Para começar o segundo dia de passeios em Tokyo com muita tranquilidade, nossa sugestão é visitar os lindos jardins do Palácio Imperial, um dos principais pontos turísticos de Tokyo, e o Templo budista Zojoji, onde você vai poder curtir uma área arborizada e saber mais da história do Japão.
  • Tarde e noite: Para almoçar, a dica são os clássicos udon e tempurá no Marugame Seimen, que fica bem pertinho. Descanse um pouco e se programe para conferir um pôr do sol inesquecível na Tokyo Skytree. De lá, aproveite para visitar um dos cafés diferenciados da capital, como o Pokémon Café, o Maid Café e o Capy neko Cafe.

3º dia:

  • Manhã e tarde: Que tal começar o terceiro dia de seu roteiro Tokyo em Shibuya, um dos lugares mais famosos da cidade? Como há muito o que ver e fazer, nossa sugestão é reservar a manhã e a tarde inteira desse dia de passeios em Tokyo para essa região. Só não se esqueça de comprar alguns docinhos na Don Quijote, antes de sair.
  • Noite: À noite, nossa dica é conhecer a Memory Lane, o melhor point da capital para um tour gastronômico autêntico. Procure um lugarzinho para você e se esbalde no saquê e espetinhos!

4º dia:

  • Manhã e tarde: É um pecado não usar o shinkansen na sua viagem para Tokyo! Por isso, para o 4º dia na capital japonesa, a dica é pegar o famoso trem-bala japonês e partir para Kamakura para ver de perto o Grande Buda – lembre-se de garantir o Japan Rail Pass para conseguir fazer esse passeio.
  • Noite: Se você tiver tempo para fazer mais do que um bate-volta, indicamos reservar, ao menos, uma noite no WeBase Kamakura, hotel relaxante que oferece aulas diárias de yoga e meditação.

5º dia:

  • Manhã e tarde: Para concluir o seu roteiro Tokyo, não pode faltar uma visita ao Harajuku, o bairro mais descolado de Tokyo. Comece esse último dia de passeios em Tokyo conferindo a moda na Takeshita Street e prove algumas comidinhas que indicamos.
  • Noite: Se você prefere ver o lado mais otaku de Tokyo, a dica é ir Akihabara – também ótimo para comprar eletrônicos e itens do universo nerd. Antes de finalizar sua trip, reserve um tempinho para assistir a uma partida de sumô e soltar a voz em uma filial da Karaoke no Tetsujin!

O que você precisa saber antes de viajar para Tokyo

durante o dia, carros passando em rua cheia de prédios com letreiros e outdoors coloridos
Ruas movimentadas para conhecer em Tokyo - Foto de Jezael Melgoza no Unsplash

Como tirar o visto para o Japão

Antes, dar um pulo no Japão envolvia aquela burocracia de tirar visto: visitar o site da Embaixada do Japão, preencher formulário, mostrar o plano de viagem, e a reserva do voo… Ufa!

Mas, adivinha só? As coisas mudaram para melhor! Agora, graças à nova regra de isenção de visto entre Brasil e Japão, você pode desbravar Tokyo e outros cantinhos nipônicos por até 90 dias sem a necessidade de visto.

A única coisinha para ficar ligado é: tenha seu passaporte válido durante toda a estadia. E ah, essa mudança, que entrou em vigor em 30 de setembro de 2023, vale por três anos. Ou seja, ainda tem bastante tempo para você se planejar e aproveitar esse processo tranquilo!

Quantos dias ficar em Tokyo

5 dias são o suficiente para ver, com uma certa pressa, alguns dos principais pontos turísticos de Tokyo. Se puder, estique um pouco mais sua estadia e fique, pelo menos, 7 dias.

Quando ir para Tokyo

  • Verão: Prepare-se, o verão em Tokyo não é brincadeira! Pode ficar incrivelmente quente, com temperaturas chegando a uns estalantes 32°C, e com uma umidade que faz parecer ainda mais abafado. É, sem dúvida, uma estação que desafia até o nosso padrão carioca de calor. Teve dias que a melhor estratégia foi curtir a brisa do ar-condicionado e só arriscar um passeio depois das 15h. Dica quente (literalmente): se decidir ir nesse período, reserve seu hotel com antecedência e se programe para os passeios nas horas mais frescas.

  • Primavera e outono: Definitivamente, são as estações mais charmosas e confortáveis para explorar Tokyo. Em abril e maio, a primavera traz temperaturas amenas, e as cerejeiras enchem os parques de cor e vida. Outubro e novembro, o outono, também apresentam clima agradável e folhas coloridas decorando a cidade. Apesar da possibilidade de chuvas leves, é um espetáculo à parte. Só não esqueça: a beleza dessas estações atrai muitos turistas, então não deixe de reservar seu hotel seu hotel com antecedência.

  • Inverno: É aquele friozinho que faz você querer se enrolar no cobertor. As temperaturas podem girar em torno de 10°C durante o dia e descer a 2°C à noite. Não espere muita neve, mas prepare-se para possíveis dias chuvosos. A vantagem? A cidade fica mais tranquila, ideal para quem quer evitar grandes aglomerações.

Como circular em Tokyo

  • Trem e metrô: Não há melhor forma de se locomover para fazer os passeios em Tokyo do que utilizando o trem e o metrô, sistemas que  transportam quase 9 milhões de passageiros pela cidade, diariamente, e são os mais eficientes do mundo. Há também cinco linhas Metropolitan JR em Tóquio (Yamanote, Chuo, Keihin-Tohoku, Sobu e Saikyo), que podem ser utilizadas, sem custo adicional, por quem já garantiu, antes da viagem, o Japan Rail Pass.
  • Ônibus: Em Tóquio, os ônibus complementam o sistema de metrô e trem, sendo ideais para trajetos não cobertos pelas linhas ferroviárias. São confiáveis e pontuais, mas pode ser um pouco mais desafiador para turistas devido à falta de informações em inglês. Já os ônibus intermunicipais, conhecidos como “highway buses”, são uma alternativa econômica para viajar entre cidades e são confortáveis, com opções noturnas que podem ajudar a economizar uma diária de hospedagem.
  • Táxi/Uber: São caros, com tarifas que começam em ¥ 475 e aumentam ¥ 415 por quilômetro – evite-os ao máximo em sua viagem para Tokyo!

  • Bicicleta: Relativamente segura para ciclistas, Tokyo apresenta muitas ciclovias e estações de compartilhamento de bicicletas. Geralmente, o aluguel para um dia inteiro custa ¥ 1.000-1.600, enquanto o valor por hora é de ¥ 200-300.

  • Aluguel de carro: Tokyo foi projetada em torno do transporte público, o meio mais eficiente da cidade. O trânsito é intenso e pode ser um desafio para quem não está acostumado. Para os brasileiros, vale lembrar que não é possível dirigir apenas com a CNH. Seria necessário obter uma Permissão Internacional para Dirigir ou fazer a tradução oficial da CNH. Mesmo assim, não recomendamos alugar um carro em sua viagem para Tokyo.

Dicas para economizar em Tokyo

notas de iene, dinheiro fazer turismo em tokyo
Moeda tradicional de Tokyo - Foto de jun rong loo no Unsplash

Muita gente sonha em visitar a capital japonesa, mas deixa a ideia para lá por achar o custo de viagem para Tokyo alto. Mas não é bem assim. Além das muitas ofertas de voos e hotéis relativamente baratos (especialmente no Booking.com), é possível encontrar muitas comidas baratas na capital e fazer vários passeios em Tokyo gratuitos. 

Quer saber mais? Confira algumas de nossas dicas de viagem para Tokyo abaixo: 

  • Transporte: O transporte pode parecer caro no Japão, mas com planejamento, você pode otimizar seus gastos. Adquira o JR PASS. Ele é voltado para turistas e permite viagens ilimitadas na maioria dos trens da Japan Railways. Mas lembre-se: o ideal é comprar o voucher do JR Pass fora do Japão, embora haja opções (um pouco mais caras) de compra em determinadas estações e aeroportos no país. Se não conseguir o JR PASS ou se esquecer, não tem problema. O SUICA e o PASMO são cartões recarregáveis que facilitam o uso do transporte público, não apenas trens, mas também ônibus e até algumas lojas e máquinas de venda automática. São uma maneira prática e conveniente de se locomover e fazer pequenas compras.
  • Alimentação: Se você procura economizar nas refeições, as lojas de conveniência são uma opção. 7-Eleven, Family Mart e outras vendem refeições prontas por menos de 500 JPY. Outra dica é visitar supermercados após as 20h. Muitos deles oferecem descontos em alimentos frescos que estão próximos da data de venda, o que pode significar uma economia substancial.
  • Bagagem: Nós usamos bastante o serviço de takkyubin e posso afirmar: funciona perfeitamente. Se você é do tipo que carrega muita bagagem, considere essa opção. Operado por empresas como a Kuroneko Yamato, ele permite que você despache sua bagagem diretamente para o hotel ou até mesmo de um hotel para o outro se estiver mudando de acomodação. Na volta, você pode enviá-la para o aeroporto com antecedência. É uma maneira prática de viajar sem o peso extra, especialmente em estações movimentadas.

Qual dos pontos turísticos de Tokyo você mais gostou?

E aí, esse post te ajudou? 

Antes de sair se liga nessa dica importante: em nossa viagem para Tokyo, reservamos todos os nossos hotéis com o booking.com e recomendamos que você faça o mesmo, já que, por meio desta plataforma, é possível ler as avaliações dos hóspedes anteriores e até cancelar a reserva gratuitamente (na maioria dos hotéis), caso os planos mudem. 

Ainda tem alguma dúvida? Não deixe de enviá-la pelos comentários, nós ficaremos felizes em poder ajudar!  

Você também pode gostar de ler:
PLANEJE SUA TRIP
ferramenta-medica
SEGURO VIAGEM

Tenha quem te socorrer nos perrengues. O voo atrasou, sua mala foi danificada ou sofreu algum acidente? O Seguros Promo garante sua indenização. Feche agora e com desconto o seguro ideal para sua viagem. 

 

passport
PASSAGENS AÉREAS

Economize na passagem. Quer viajar mais? Com o Passagens Promo você encontra descontos imbatíveis em passagens áreas.

house
ACOMODAÇÃO

Durma no conforto, mesmo fora de casa.  Seja sua procura um hotel, apartamento, resort ou chalé, no Booking.com você encontra as acomodações mais baratas e mais confortáveis.  

car
ALUGUEL DE CARRO

Desbrave o destino escolhido. Se você quer quebrar barreiras, e aproveitar ao máximo o seu destino, alugue um carro com o melhor preço e com possibilidade de parcelamento em até 12x através do RentCars.

admin
Você também poderá gostar de:

Uma resposta

  1. AMEI!!! Sem dúvida o melhor link! Muito rico em detalhes facilitando muito a vida do turista e até de quem mora aqui, como eu. Parabéns e muito sucesso a vocês!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

O Casal
Bárbara Rocha Alcantelado e Vagner Alcantelado

Inspire-se com as histórias e a filosofia de vida de um casal que vive e trabalha pelo mundo desde 2012

Instagram