Onde ficar em Kyoto Japão: 6 melhores áreas e dicas de hotéis
Downtown, Gion, Higashiyama, Shimogyo, Central e Arashiyama são as principais áreas da lista de onde ficar em Kyoto.
Mas qual delas escolher? Tudo depende do que você quer fazer e o quanto pode gastar na cidade. Enquanto Downtown, por exemplo, é uma área moderna, com muitos hotéis, restaurantes e estações de trem, Gion abriga vários templos e casas de chás, e é onde, provavelmente, você vai esbarrar com uma gueixa.
Para decidir em qual delas se hospedar, basta ler todo nosso guia. Vamos falar aqui das vantagens e desvantagens de cada uma dessas regiões, e apresentar os melhores hotéis e ryokans em Kyoto – todos bem avaliados!
Porém, é bom saber que, além da primavera e outono, que costumam lotar as cidades japonesas, Kyoto recebe três dos grandes festivais do país (os famosos ‘matsuris’) em maio (Aoi), julho (Gion) e outubro (Jidai), meses em que os hotéis esgotam rapidamente. Então, dependendo da data de sua viagem, é bom reservar o seu hotel em Kyoto o quanto antes!
1. Downtown Kyoto: onde ficar em Kyoto para estar perto de tudo
Devido a localização central e ampla variedade de acomodações para todos os orçamentos, Downtown Kyoto é a melhor área onde se hospedar em Kyoto em sua primeira visita à cidade.
Ao reservar seu hotel aqui, você vai estar no meio de tudo, a uma curta distância das principais atrações turísticas de Kyoto, restaurantes, bares, mercados, shoppings e lojas, assim como do sul e do norte de Higashiyama, onde estão o Templo Kiyomizu-Dera, o distrito de Gion (famosa área das gueixas), o Templo Kodai-Ji, o caminho do filósofo e o Templo de Prata Pavilhão – todos atrativos obrigatórios!
A área também abriga o Nishiki Market (Kyoto’s Kitchen), o tradicional mercado de alimentos, que é um ótimo lugar para os amantes da gastronomia experimentarem a variedade de delícias culinárias pelas quais Kyoto é famosa, como frutos do mar secos, sushi, doces japoneses, picles e muito mais!
Vantagens de escolher um hotel em Kyoto em Downtown Kyoto
- Possui uma localização perfeita, perto das atrações de Gion e Higashiyama, com muitos restaurantes, lazer e comércio à disposição.
- Por ser uma área pequena, é fácil explorá-la a pé.
- Oferece um excelente transporte público, com duas linhas principais de metrô e duas linhas de trem.
- Você vai encontrar diversos tipos de acomodação no centro da cidade, desde pensões baratas, às tradicionais pousadas japonesas (ryokans).
- Ótima opção para a vida noturna, lazer e gastronomia.
Desvantagens de escolher um hotel em Kyoto em Downtown Kyoto
- Se você estiver procurando por algo mais tradicional para mergulhar na cultura japonesa, essa área não é a melhor opção.
- Por ser um bairro mais moderno, com muitos neons chamativos (no lugar da sinalização pintada à mão), não tem o mesmo charme de “velho mundo” de outras áreas.
- Os hotéis em Downtown podem ser um pouco caros devido a sua localização privilegiada, no coração de Kyoto.
Onde ficar em Kyoto em Downtown
Luxo:
- No quesito localização, o elegante Hotel Okura, conectado à estação Shiyakusho-mae, é um dos melhores hotéis em Kyoto. Mas esse é apenas um dos destaques! Ele também é uma ótima opção por suas suítes luxuosas (com cama enorme, banheira e quimono yukata à disposição), piscina coberta, translado de cortesia, adega (que serve pratos franceses e vinhos deliciosos), academia moderna, spa, bar e estacionamento gratuito. Há, ainda, vários ambientes com vista para as montanhas e, no 1º andar, uma ótima doceria. Não deixe de passar por lá para experimentar os bolos e chás (são maravilhosos!).
- Poucos hotéis em Kyoto são tão luxuosos quanto o The Ritz-Carlton Kyoto, um 5 estrelas localizado às margens do Rio Kamogawa, com alguns dos quartos mais espaçosos da cidade. E o melhor é que você pode escolher entre o tradicional e o moderno! A suíte “Ritz-Carltons”, por exemplo, tem cama-king, lençóis de 600 fios, varanda espaçosa (com lareira e vista panorâmica para a cidade), ampla sala de estar e banheiro de luxo (com grandes banheiras de mármore), enquanto a suíte ”garden terrace tatami” inclui uma típica decoração japonesa, com jardim zen japonês, tapetes tradicionais de tatame e futon, e vista para o rio e as montanhas. As opções gastronômicas também são várias: o restaurante La Locanda serve pratos italianos, o Miszuki oferece sushi e refeições japonesas kaiseki e o Pierre Hermé Paris serve doces franceses deliciosos!
Custo x benefício:
- Perto do Museu Internacional de Mangá de Kyoto, da Estação Gion Shijo e do famoso mercado de Kyoto, o Miru Kyoto Nishiki é um hotel em Kyoto que oferece quartos aconchegantes (para até 2 pessoas) com camas confortáveis, banheira e uma mini cozinha (com cafeteira/chaleira, micro-ondas e geladeira), o que é ótimo para quem quer economizar com as refeições.
- O grande destaque do Royal Park Hotel The Kyoto é a localização, ao lado de diversos restaurantes e a uma curta distância dos templos – dá para fazer bastante coisa a pé, mas também utilizar as várias estações de metrô/trem que estão por perto, como a Kyoto Shiyakusho Mae e a Sanjo. Já os quartos, são pequenos, mas confortáveis (incluem até banheira), e há um café da manhã bem farto, com opções ocidentais e orientais.
- Inaugurado em 2018, o The OneFive Kyoto Shijo é um hotel em Kyoto novinho, a apenas 3 minutos a pé das estações Omiya e Shijo Omiyam. As unidades aqui incluem um chuveiro multifuncional, além de pijamas e chinelos, o café da manhã é muito bom, chá/café estão disponíveis nos corredores, e há, ainda, lavanderia self-service (operada por moedas) e uma máquina de venda automática de bebidas.
Econômico:
- Para ter sua primeira experiência em um hotel cápsula, trabalhar, conhecer outros viajantes ou dormir em um lugar confortável gastando pouco, o The Millennials Kyoto é o melhor lugar onde ficar em Kyoto. As cápsulas deste hotel são bem maiores do que as comuns, com espaço suficiente para você ficar em pé e guardar a mala, e equipadas com uma cama tão confortável que lembra um hotel 5 estrelas (algumas também têm projetor para os hóspedes assistirem a séries/filmes)! Outros destaques são as áreas comuns, como o saguão cheio de sofás, onde à noite são servidas cervejas (gratuitamente), uma cozinha maravilhosa aberta 24 horas por dia (com café, chá, cacau e outras bebidas quentes à vontade) e um espaço coworking moderno. O que mais você poderia querer?
- Com quartos espaçosos e limpinhos (todos equipados com ar-condicionado, frigobar e banheira), o Hotel Gracery Kyoto Sanjo é um ótimo hotel em Kyoto para economizar. A melhor parte é a localização, na rua comercial Sanjo, uma zona exclusiva para pedestres bem tranquila, mas também gostamos bastante do café da manhã, com vários pratos da culinária local.
- Localizado a menos de 1 km da Estação Gion Shijo e a 11 minutos a pé do Kyoto Shigaku Kaikan Conference Hall, o The Pocket Hotel Kyoto Shijo é um hotel cápsula super moderno, onde os hóspedes fazem o próprio check-in/check-out e cada quarto é equipado com um tablet para controlar a iluminação/ar e verificar a ocupação dos chuveiros (o banheiro é compartilhado por aqui). Outro diferencial é que as cápsulas oferecidas são espaçosas, podendo acomodar confortavelmente até 4 pessoas.
Acesse aqui a lista completa de hotéis em Downtown Kyoto.
2. Gion (Higashiyama Sul): onde ficar em Kyoto para passeios e cultura japonesa
Conhecido como o distrito de gueixas, Gion é a opção perfeita para quem quer mergulhar na cultura do Japão e, ao mesmo tempo, estar no coração da cidade.
Arquitetura de época preservada, antigas lojas de madeira, restaurantes, bares, casas de chá tradicionais… O clima aqui é incrível, especialmente no início da noite, quando as lanternas japonesas são acesas e as gueixas (com seus belos quimonos) começam a circular nas ruas a caminho do trabalho.
O lugar também oferece os melhores hotéis e Ryokans em Kyoto e fácil acesso aos templos, parques, santuários e jardins zens, localizados na parte oeste de Higashiyama do sul.
Vantagens de escolher um hotel em Kyoto em Gion (Higashiyama Sul)
- É o distrito mais tradicional de Kyoto, com ruas estreitas, casas de madeira e muitas gueixas.
- Abriga vários templos e santuários, além de casas de chá tradicionais, lojas e restaurantes nas ruas Ninen-zaka e Sannen-zaka.
- Tem uma localização bem central, perfeita para descobrir tudo o que Kyoto tem a oferecer de dia e à noite.
- Vários dos melhores ryokans em Kyoto estão por aqui.
Desvantagens de escolher um hotel em Kyoto em Gion (Higashiyama Sul)
- Costuma ficar lotada, com muitos turistas do mundo inteiro.
- Por conta da alta procura, os hotéis tendem a ser mais caros do que em outras áreas e a esgotar mais rápido.
Onde ficar em Kyoto em Gion (Higashiyama Sul)
Luxo:
- Localizado perto das tradicionais ruas japonesas Ninenzaka e Sannenzaka, em um prédio histórico, onde até 1933 funcionava a Escola Primária Kiyomizu, o Hotel Seiryu Kyoto Kiyomizu é um dos hotéis em Kyoto mais diferentes. Como boa parte da arquitetura original foi mantida (incluindo escadas de concreto e janelas de arco superior), a sensação, em alguns ambientes, é a de realmente estar em uma escola – o lugar mais legal é o Restaurant Library, que funciona no antigo auditório da escola, onde é possível tomar o café da manhã rodeado de livros! Já as suítes, em maioria, têm cama king-size, banheira e vista privilegiada para o Pagode Yasaka do Templo Hokan-ji. Além disso, há um rooftop com uma vista incrível e um restaurante francês divino!
- Coleção de pinturas/cerâmicas japonesas em toda a parte, piscina enorme, spa, vários restaurantes, suítes amplas (algumas com banheira) e a grande estrela: um jardim com 10 mil metros quadrados (um verdadeiro refúgio!), onde você pode observar cerejeiras, as folhas de outono ou a neve (dependendo da época), participar de cerimônias de chá, apreciar a lua ou passear de barco no lago! O Four Seasons Hotel Kyoto tem tudo que os hóspedes precisam para uma estadia incrível e, por isso, é considerado um dos melhores hotéis de luxo em Kyoto. A localização também é ótima, a uma uma curta distância do Templo Kiyomizu.
Custo x benefício:
- Vai viajar sozinha? A melhor opção de onde ficar em Kyoto, sem dúvidas, é o CAFETEL Kyoto Sanjo for Ladies, uma propriedade exclusiva para mulheres, localizada no bairro de Higashiyama Ward, a 4 minutos a pé do Samurai Kembu Kyoto, que oferece camas confortáveis e um bom café da manhã continental.
- Para mergulhar na cultura local, sem nem precisar sair do seu hotel em Kyoto, o Kyoto Granbell Hotel é uma boa alternativa. Aqui, duas vezes por semana, rola um show maiko (aprendiz de gueixa) super legal. Há, também, opções de café da manhã japonês e ocidental, bicicletas para você explorar Gion, uma casa de banho pública e café de cortesia.
- Moderno e arejado, o Kyoto Hana Hotel, perto da estação de metrô Sanjo e de templos e lojas, é um hotel em Kyoto com tudo que você precisa: quartos espaçosos, camas confortáveis e um buffet café da manhã farto (com itens de confeitaria dinamarqueses e pratos japoneses deliciosos!)
Econômico:
- A 400 metros do Samurai Kembu Kyoto, o Ryokan Hostel Gion é um hostel limpinho e aconchegante, que disponibiliza cozinha compartilhada, depósito para bagagem e acomodações para todos os gostos, incluindo camas em cápsulas, quartos duplos e quádruplos.
- Quer mais espaço e privacidade? Dê uma olhadinha no Laon Inn Gion Shinmonzen, um apartamento climatizado, limpo e completo, com sofá, TV, Wi-Fi gratuito, cozinha compacta (com geladeira, fogão, microondas e alguns utensílios) e máquina de lavar, bem pertinho da rua principal de Gion.
- Outra sugestão é o Utsuwa Design Hostel, um hotel em Kyoto confortável, com uma bela arquitetura japonesa e vários quadros lindos, que oferece acomodações espaçosas no estilo cápsula, jardim, lounge compartilhado e terraço, longe do barulho da cidade e a cerca de 17 minutos a pé do Templo Tofuku-ji.
Acesse aqui a lista completa de hotéis em Gion.
3. Norte de Higashiyama: onde ficar em Kyoto para os amantes de arte e história
Rico em templos, santuários e jardins, o Norte de Higashiyama é considerado um dos distritos mais bem preservados de Kyoto.
O Nanzen-ji e o Ginkaku-ji, templos budistas ligados pelo Caminho da Filosofia (um caminho de pedra de 1km), são os principais pontos turísticos da região. Mas os templos Hōnen-in e Eikan-dō também merecem a sua visita.
Outros destaques são os vários museus para quem quer conhecer mais da arte, história e cultura da cidade, incluindo o Museu de Arte Moderna, o Museu Municipal de Arte de Kyoto e o Museu de Artesanato Tradicional de Kyoto, e diversos restaurantes ótimos.
O único ponto negativo é que há poucos hotéis por aqui. No entanto, é bem fácil encontrar um ryokan.
Vantagens de escolher um hotel em Kyoto na área Norte de Higashiyama
- É uma parte bonita e relativamente sossegada de Kyoto, ideal para quem quer algo tranquilo.
- Está a uma rápida viagem de ônibus, ou passeio de bicicleta, do Centro.
- É menos lotado do que o sul de Higashiyama.
- Templos fantásticos, santuários e muita vegetação.
Desvantagens de escolher um hotel em Kyoto na área Norte de Higashiyama
- Para quem quer curtir a vida noturna, não é o local ideal.
- Não é recomendado para quem não gosta de regiões com um clima mais rural.
Onde ficar em Kyoto no Norte de Higashiyama
Luxo:
- Localizado ao lado do histórico Templo de Nanzen-ji, o luxuoso Kyoto Garden Ryokan Yachiyo, cercado por belos jardins japoneses, oferece quartos elegantes em estilo japonês (equipados com piso de tatame e cama de futon) – alguns têm como bônus uma ótima vista para o jardim. Além das acomodações tradicionais, que proporcionam uma experiência mais autêntica, a hospitalidade e a culinária deste hotel em Kyoto são únicas. A equipe faz o possível para você se sentir em casa e serve pratos deliciosos, que realmente fazem parte do cotidiano dos japoneses (algo mais difícil de encontrar nos restaurantes).
- Prefere algo mais moderno? A dica é o The Westin Miyako, hotel da rede Marriott, que oferece piscinas enormes (ao ar livre e coberta), spa (com sauna e águas termais), academia, lounge para trabalhar, bebidas de cortesia, serviço de transporte gratuito (a partir da Estação JR Kyoto), farto buffet de café da manhã e diversas opções gastronômicas, incluindo pratos franceses e pratos feitos no estilo teppanyaki (técnica da culinária do Japão que usa uma chapa para preparar alimentos).
Custo x Benefício:
- Com pouquíssimos quartos, o Nanzenji sando KIKUSUI, a cerca de 1,5 km do Santuário Heian e do Samurai Kembu, é um ryokan em Kyoto super exclusivo, perfeito para os viajantes que querem relaxar. As suítes são enormes e lindas (tem uma típica decoração japonesa, vista para o jardim, banheira e roupões à disposição) e o café da manhã asiático, servido em uma vasilha de barro tradicional, é uma delícia!
- Outro ryokan excelente no Norte de Higashiyama é o KANADE. A poucos passos da Estação de Trem Keage, ele oferece um belo jardim japonês, café da manhã asiático e suítes espaçosas (com banheira e camas tipo futon), além de varanda, perfeita para tomar café ou tomar um chá curtindo a vista para as diversas árvores da propriedade.
Econômico:
- Localizado a 600 metros do Templo Sanjusangen-do, o Honmachi Shin 5-chome North é a dica certa de onde ficar em Kyoto se você vai viajar com os amigos ou a família. Ao todo, este apartamento tem 5 camas de solteiro, além de uma cama de casal, banheiro (com banheira), sala de estar, máquina de lavar roupa e cozinha equipada com micro-ondas e geladeira.
- Precisa de ainda mais espaço? Dê uma olhada no Kyoto Matsuya, um apartamento localizado pertinho do Templo Kiyomizu-dera, com sala de estar, cozinha, banheiro (também com banheira) e 4 quartos (todos equipadas com camas tipo futon), que acomodam confortavelmente 9 pessoas. O mais legal é que, como o apartamento é de um nativo, todo o mobiliário e a decoração tem o estilo japonês, o que é maravilhoso para mergulhar na cultura japonesa e aprender um pouco mais do estilo de vida dos japoneses.
Acesse aqui a lista completa de hotéis no Norte de Higashiyama.
4. Estação de Kyoto (Shimogyo): onde ficar em Kyoto com o orçamento limitado
Se você vai ficar por poucos dias na cidade, ou pretende fazer passeios de um dia usando a linha JR, deve escolher um hotel perto da Kyoto Station (estação de Kyoto), localizada na área de Shimogyo.
Além de conectar a cidade com o restante do Japão, essa estação futurista (a arquitetura por aqui é uma verdadeira obra de arte!) é a segunda maior do país, com diversos restaurantes, lojas, um shopping e até um cinema!
Outro fato interessante é que ela está pertinho de dois templos que são patrimônios mundiais da UNESCO (Toji e Higashi Honganji) e da Torre de Kyoto (mirante que revela uma vista panorâmica da cidade), os principais pontos turísticos de Shimogyo.
Vantagens de escolher um hotel em Kyoto nas proximidades da Estação de Kyoto:
- É onde os trens JR chegam, o que significa que você pode viajar para outras cidades japonesas.
- Reúne lojas de departamentos, como a Isetan, shoppings, centro de informações aos turistas, caixa eletrônico, restaurantes, lanchonetes e muito mais.
- Ao contrário de muitas áreas de estações ferroviárias europeias, esta é uma área segura para ficar.
Desvantagens de escolher um hotel em Kyoto nas proximidades da Estação de Kyoto:
- Não há muitos locais de interesse na área (exceto o próprio prédio da Estação de Kyoto, os templos e a torre) para quem deseja conhecer a cultura local.
- Você vai depender do transporte público para visitar muitos dos destaques de Kyoto.
Onde ficar em Kyoto nas proximidades da Estação de Kyoto (Shimogyo)
Luxo:
- A 2 minutos do Portão Central da Estação JR Kyoto (perfeito para quem vai para outras cidades), o The Thousand Kyoto é um hotel em Kyoto 5 estrelas com acomodações enormes, boa parte deles equipadas com sala de estar, cama king-size (tão confortável que nem dá vontade de levantar!) varanda e uma banheira maravilhosa para relaxar. Há também, spa, estacionamento e, diariamente, um típico café da manhã japonês.
- Decorado com mais de 1000 obras de arte, basicamente ao lado da Estação de Kyoto e do shopping, o Hotel Granvia Kyoto é um hotel gigante, onde os hóspedes podem aproveitar mais de 7 opções gastronômicas (gostamos especialmente do Gozanbo, um restaurante que serve carnes e frutos do mar japoneses com vista para as montanhas!), piscina, academia, sauna a vapor, banheira de hidromassagem e, claro, descansar em suítes modernas, com banheira e vista para a cidade.
Custo x Benefício:
- Localizado em frente à Estação JR Kyoto, e bem perto dos templos Nishi-hongan-ji, Higashi-hongan-ji e Fushimi Inari, o Ibis Styles Kyoto Station é uma boa pedida para uma estadia a dois. Apesar de pequenas, as suítes são confortáveis, e incluem banheira, chaleira/cafeteira, TV e frigobar. Todos os dias, eles também oferecem um bom buffet de café da manhã japonês e ocidental.
- Que tal ficar em um dos ryokans em Kyoto? O Yadoya Kikokuso, a 10 minutos a pé da Estação JR Kyoto, é um dos mais queridinhos da região. Com um clima familiar e um lindo estilo japonês tradicional, essa hospedagem oferece quartos com futon, mesinhas e almofadas no chão, chinelos (e outras amenidades gratuitamente), além de banheira de pedras quentes (maravilhosa para um banho relaxante) e refeições bem típicas.
Econômico:
- Vai viajar com uma galera? O Mimaru Kyoto Station é o melhor hotel em Kyoto. Há alternativas por aqui que acomodam confortavelmente até 10 pessoas. O mais legal é que alguns quartos são temáticos! Tem, por exemplo, um quarto chamado ”Pokémon ROOM”, com um Snorlax de pelúcia gigante, roupa de cama, pratos, canecas e papel de parede do Pokemon!
- Perto dos templos Tofuku-ji e Kiyomizu-dera, o 22 PIECES é uma boa opção para grupos de até 4 pessoas. As acomodações oferecidas neste hotel em Kyoto são estúdios com 3 camas de solteiro e 1 sofá-cama, banheira e varanda com vista para a cidade.
Acesse aqui a lista completa de hotéis perto da Estação de Kyoto.
5. Central Kyoto: onde ficar em Kyoto para uma experiência local
Com jardins bem cuidados e prédios imponentes, Central Kyoto é o coração da antiga capital imperial do Japão.
É aqui que você encontra dois dos principais pontos turísticos da cidade: o Palácio Imperial de Kyoto, que era a residência oficial do imperador e hoje é um lugar histórico aberto ao público, e o Castelo de Nijo, um belo edifício cercado por árvores e flores, incluindo as famosas cerejeiras (na primavera), onde fica o Seiryū-en, um jardim meio ocidental e meio japonês, construído em 1965 para cerimônias do chá.
Outras atrações de Central Kyoto são o templo budista Daitoku-ji, o Jardim Botânico de Kyoto, o Funaoka Onsen (ótimo banho público) e a Kamigamo-jinja Shrine Handicraft Market, um dos melhores mercados artesanais da cidade, que funciona aos domingos.
Vantagens de escolher um hotel em Central Kyoto
- Uma escolha relativamente boa para começar a explorar a cidade em todas as direções já que é onde as linhas de metrô leste-oeste e norte-sul se cruzam.
Desvantagens de escolher um hotel em Central Kyoto
- Não há muitos locais de interesse turístico mais tradicionais, somente o Palácio Imperial e o Castelo Nijo-ji.
Onde ficar em Kyoto em Central
Luxo:
- Com localização privilegiada, a cerca de 1,1 km do Castelo Nijo, o THE JUNEI HOTEL Kyoto Imperial Palace West, embora tenha as comodidades de um hotel moderno (incluindo ar-condicionado, TV, chaleira/cafeteira e wi-fi gratuito), tem uma hospitalidade e um estilo que lembram bastante os ryokans em Kyoto. O som ambiente por aqui é do canto dos pássaros, do vento passando entre os galhos das várias árvores e de piano (que pode ser ouvido em todo o hotel), o que achamos bem relaxante! Também amamos o cheirinho dos quartos (eles usam uma fragrância sutil nos tatames), os lençóis 100% algodão, a banheira termal e o café da manhã típico.
- O Mugen, também a 1 km do Castelo Nijo, é um verdadeiro ryokan em Kyoto, exclusivo para adultos. Localizado em um prédio com mais de 160 anos, ele oferece quartos de estilo japonês aconchegantes (individuais e duplos), bar (não deixe de provar o delicioso uísque japonês!), lavanderia e um ótimo café da manhã. Mas o verdadeiro destaque é a hospitalidade dos anfitriões, que são super simpáticos, dão várias dicas ótimas e disponibilizam bikes para explorar a região!
Custo x Benefício:
- A apenas 3 minutos a pé da Estação Karasuma e a 5 minutos de trem da Estação de Kyoto, o Sotetsu Fresa Inn Kyoto-Shijokarasuma é um confortável hotel em Kyoto, com suítes amplas (algumas incluem banheira, chaleira, saquinhos de chá e um pijama confortável), lounge, área para fumantes e máquinas de lavar roupa (operadas por moedas). Eles também servem, diariamente, um buffet de café da manhã ocidental e japonês.
- Oferecendo instalações novas, confortáveis e muito limpas, o HOTEL CANATA KYOTO, a 250 metros da estação Nijojo-mae Station, é um hotel em Kyoto com um excelente custo x benefício. As melhores suítes são equipadas com cama king, banheira, varanda e vista para Castelo de Nijo! Há, ainda, uma biblioteca aconchegante (com um rico acervo de livros e romance e arte) e um bar (onde você pode pegar uma bebida de boas-vindas), que serve conhaques botânicos.
Econômico:
- Situado a menos de 1 km do Castelo Nijo e a 12 minutos a pé do Museu Internacional de Mangá, o MATERIAL Fuchomae é um hotel em Kyoto maravilhoso para quem vai viajar com a família ou os amigos, já que algumas de suas acomodações (com duas suítes, banheira e cozinha equipada) acomodam confortavelmente até 6 pessoas.
- Se você já viu algum filme do Studio Ghibli, vai se apaixonar pela Guest House Oumi, a 1,2 km do Castelo Nijo. Essa hospedagem familiar tem exatamente o mesmo estilo das casas japonesas retratadas nos filmes e o Tommy (proprietário) é uma pessoa super simpática, sorridente e acolhedora – diariamente ele serve um café da manhã simples (sanduíche e café/chá), mas muito bom, e dá várias dicas!
Acesse aqui a lista completa de hotéis em Central Kyoto.
6. Arashiyama: onde ficar em Kyoto para os amantes da natureza
No extremo oeste de Kyoto, Arashiyama é uma região predominantemente residencial, mas atrai os turistas por suas florestas belíssimas, principalmente durante a primavera, quando as cerejeiras dão o ar da graça.
O principal atrativo é a Floresta de Bambu, um lugar fresco e tranquilo, com um cenário cinematográfico. É imperdível passar por lá para renovar as energias e tirar muitas fotos!
Vale visitar também o Templo Tenryu-ji, um templo histórico muito bonito, fundado em 1345 e classificado como Patrimônio Mundial da UNESCO – além de conhecer mais da história do Japão, por aqui, é possível relaxar em jardins floridos e observar uma linda lagoa.
Tirando isso, não há muito o que fazer em Arashiyama, mas a pedida é justamente essa, desacelerar!
Vantagens de escolher um hotel em Kyoto em Arashima:
- Uma área charmosa e pitoresca, mais próxima da natureza e, sem dúvida, mais aberta que o centro de Kyoto.
- Tem alguns Ryokans belíssimos.
Desvantagens de escolher um hotel em Kyoto em Arashima:
- Não é a melhor escolha para quem visita Kyoto pela primeira vez.
- Fica bem longe do centro de Kyoto (aproximadamente 30 minutos de carro).
- É necessário utilizar o transporte público para visitar os outros destaques de Kyoto.
- Não é uma boa alternativa para quem quer curtir a vida noturna.
- A rua principal e a ponte Togetsu-kyo costumam ficar lotadas de turistas do início da manhã até o final da tarde.
Onde ficar em Kyoto em Arashiyama
Luxo:
- Localizado entre os riachos do Rio Katsura e com um belo jardim japonês, o Suiran, a Luxury Collection Hotel é a opção perfeita de onde ficar em Kyoto se tudo que você busca é paz e tranquilidade! Suítes luxuosas (algumas com banheira e vista para as montanhas), spa, piscina termal e café da manhã/almoço/jantar com pratos franceses e japoneses são algumas das maravilhas oferecidas por aqui!
- Já o MUNI KYOTO, perto da famosa Floresta de Bambu, é um hotel em Kyoto 5 estrelas com estilo minimalista que oferece academia moderna, spa, estacionamento, quartos amplos (alguns com sala de estar, varanda e vista para as montanhas) e ótimas opções gastronômicas, incluindo o Ducasse Paris, que foi fundado pelo renomado chef Alain Ducasse, é comandando por Alessandro Guardiani e tem vista para o do rio Katsura, e a MUNI LA BOUTIQUE, com brioches, tabletes de chocolate e vários doces divinos, como o macaron e o gâteau basque.
Custo x Benefício:
- A cerca de 1,2 km da Floresta de Bambu, o Nagi Kyoto Arashiyama é um hotel em Kyoto com ótimas suítes (todas limpinhas, aconchegantes, equipadas com banheira e móveis japoneses) e um bom café da manhã (servido diretamente no quarto!).
- No Riverside Arashiyama há acomodações para todos os estilos! Tem quarto duplo para os casais, quartos triplos e quádruplos para quem vai viajar com os amigos/família e até um quarto adaptado para receber animais de estimação. Apesar de simples, todos são aconchegantes e bem equipados (incluem banheira, TV e micro-ondas).
Ryokans:
- Cercado pela natureza, em uma área super silenciosa e tranquila, o Rangetsu dispõe de acomodações em estilo japonês (com piso em tatame, e cama futon), banheira ao ar livre, estacionamento gratuito e roupões japoneses Yukata a apenas 10 minutos a pé da Estação Arashiyama, do Templo Tenryu-ji e do Arashiyama Monkey Park.
- Pertinho de vários pontos turísticos de Arashiyama, o Hanaikada também é um hotel em Kyoto que oferece quartos com a típica decoração japonesa, banheira termal, e estacionamento gratuito, além de um agradável jardim, um bom café da manhã asiático e um jantar farto com 7 pratos típicos (inclui, por exemplo, peixe-doce grelhado no sal e carne de vaca).
Acesse aqui a lista completa de hotéis em Arashiyama.
BÔNUS: 5 Ryokans em Kyoto que você precisa conhecer
Se você deseja ter uma experiência diferente e mais próxima da cultura japonesa, não pode sair de Kyoto sem se hospedar em um Ryokan.
Para quem não sabe, ryokans são pousadas tradicionais, presentes no Japão desde o século XVII, que apresentam uma típica decoração japonesa, com pouca mobília, pisos de tatame e futon (um tipo de colchão), servem vários pratos tradicionais mais difíceis de encontrar em restaurantes, e disponibilizam banho onsen (águas termais naturais), yukata (um tipo de kimono) e chinelos guetta para os hóspedes.
Resumindo bem, é a chance de saber como os locais mais tradicionais vivem e receber um tratamento único – nos ryokans a equipe segue o “omotenashi”, que quer dizer, literalmente, ”hospitalidade”, e é uma filosofia especial do país de cuidar com todo carinho do visitante.
Se interessou? Confira, a seguir, os 5 melhores ryokans em Kyoto:
O Nishiyama Ryokan se destaca, principalmente, por 3 motivos: a localização (no centro de Kyoto, muito perto do Palácio Imperial e do comércio de Shijo-Kawaramachi), hospitalidade (a equipe é incrível, disponibiliza os tradicionais yukatas e faz de tudo para você se sentir confortável) e ambiente relaxante (há uma cachoeira no jardim, que proporciona um som ambiente maravilhoso, além de uma área de onsen ótima).
Já os quartos, equipados com futon, almofadas e mesa no chão, têm o tradicional estilo japonês, mas o banheiro (com banheira) tem um estilo mais moderninho.
O mais legal é que, quase todas as sextas-feiras, eles realizam eventos culturais japoneses gratuitos, como a famosa Cerimônia do Chá e o Concerto Koto, no saguão.
- Nota no Booking: 9,4
- Diária para duas pessoas: a partir de R$ 1.874,00.
Construído na era Meiji, o Toshiharu Ryokan oferece diversos quartos (muito espaçosos) com camas de futon japonesas em um piso de tatami (tecido de palha) – os melhores incluem vista para um lindo jardim!
Há, ainda, banheiras compartilhadas, porém reservadas, que podem ser usadas em particular em turnos, e café da manhã (com dashimaki, peixe grelhado, sopa de missô e arroz recém-cozido), que pode ser servido diretamente no quarto.
- Nota no Booking: 9,3
- Diária para duas pessoas: a partir de R$ 1.800,00.
Banhos públicos com vista para a natureza, restaurante japonês e estacionamento gratuito estão entre as principais comodidades do Momijiya Annex, localizado ao longo do Rio Kiyotakigawa.
O grande diferencial por aqui é que vários dos quartos, além dos tradicionais pisos de tatami e futons, incluem banheira privativa ao ar livre, o que é ótimo para quem quer mais privacidade.
Durante as temporadas de verão, também é possível desfrutar de refeições japonesas no kawatoko (deck ao ar livre com vista para o rio) e assistir a um show de maiko (aprendiz de gueixa).
- Nota no Booking: 9,2
- Diária para duas pessoas: a partir de R$ 1.800,00.
A cerca de 700 metros do Templo Eikan-do Zenrin-ji e da estação de trem Keage, o Ryokan Genhouin, cercado pela natureza, é um dos ryokans mais bem avaliados de Kyoto, e não faltam motivos para isso!
Nesse ryokan, que parece uma típica casa japonesa, os hóspedes são recebidos com um chá e deliciosos macarons, podem descansar em suítes aconchegantes com vista para o jardim, relaxar em uma banheira de hidromassagem e começar o dia com um ótimo café da manhã asiático e vegetariano.
- Nota no Booking: 9,6
- Diária para duas pessoas: a partir de R$ 2.300,00.
Fundado em 1831, o Seikoro Ryokan, que é uma das indicações do famoso Guia Michelin, é um dos ryokans mais tradicionais de Kyoto e também um dos mais caros, mas vale cada centavo se a ideia é curtir uma estadia mais autêntica.
Fonte termal, spa, banheiras de madeira, suítes enormes, estacionamento gratuito, depósito para bagagens, restaurantes e loja de presentes são algumas das comodidades – tudo com uma linda decoração japonesa.
O melhor de tudo, na nossa opinião, é o menu com mais de 10 pratos, que inclui peixe grelhado e cru, arroz, pratos de tofu, picles, rolos dashi, sopas e outras gostosuras!
Outras notícias ótimas, especialmente para as famílias, é que eles também servem pratos infantis e ocidentais (peça com antecedência) e oferecem quartos para até 7 pessoas – o que dificilmente você vai encontrar em outro ryokan.
- Nota no Booking: 9,2
- Diária para duas pessoas: a partir de R$ 2.300,00.
Agora você já sabe onde ficar em Kyoto.
E aí, esse post te ajudou?
Antes de sair se liga nessa dica: em nossas viagens para Kyoto, reservamos todos os nossos hotéis com o booking.com e a gente recomenda que você faça o mesmo, já que, por meio desta plataforma, é possível ler as avaliações dos hóspedes anteriores e até cancelar a reserva gratuitamente (na maioria dos hotéis), caso os planos mudem.
Ainda tem alguma dúvida? Não deixe de enviá-la pelos comentários, nós ficaremos felizes em poder ajudar!
Você também pode gostar de ler:
- O que fazer em Tokyo Japão: 30 pontos turísticos para incluir no roteiro
- Onde ficar em Tokyo: 7 melhores áreas e hotéis (com preços!)
- O Japan Rail Pass vale a pena? O melhor guia do JR Pass
- Trem bala no Japão: como é viajar no Shinkansen?
- Melhor época para ir ao Japão: clima, temperatura e eventos mês a mês!
- 30 Curiosidades sobre o Japão para conhecer antes de embarcar!
- Hotel cápsula em Tokyo: conheça os 15 mais incríveis
- Hotéis no Japão: luxo, ryokans, cápsulas e econômicos
PLANEJE SUA TRIP
Tenha quem te socorrer nos perrengues. O voo atrasou, sua mala foi danificada ou sofreu algum acidente? O Seguros Promo garante sua indenização. Feche agora e com desconto o seguro ideal para sua viagem.
Economizou na passagem. Quer viajar mais? Com o Passagens Promo você encontra descontos imbatíveis em passagens áreas.
Vai dormir no conforto, mesmo fora de casa. Seja sua procura um hotel, apartamento, resort ou chalé, no Booking.com você encontra as acomodações mais baratas e mais confortáveis.
Vai poder desbravar o destino escolhido. Se você quer quebrar barreiras, e aproveitar ao máximo o seu destino, alugue um carro com o melhor preço e com possibilidade de parcelamento em até 12x através do RentCars.