21/09/2021 Por Bárbara Rocha

Como organizar uma viagem a dois

A maioria das pessoas considera que fazer uma viagem a dois é dar um grande passo em seus relacionamentos e realmente é! A partir dela, cada um estará fora de sua zona de conforto, e vocês vão descobrir se formam ou não uma boa equipe.

Vagner e eu somos casados há 13 anos e já visitamos mais de 50 países juntos. E acreditem: nós dois ainda trabalhamos no modo home office e passamos praticamente 24 horas por dia grudados!

Se continuamos vivos (e felizes) é porque entendemos algo de convívio. Então vai por mim, usem essas dicas para conseguirem organizar uma viagem a dois perfeita, são as que sempre usamos em nossas viagens.

Primeiro: respirem fundo e evitem revirar os olhos quando não concordarem com as sugestões um do outro. E lembre-se sempre do objetivo principal: se divertirem juntos! 

Querem saber mais? Vejam os 17 passos para uma viagem a dois perfeita.

Viajante segura mapa de papel em carro durante viagem a dois

1. Faça um test drive antes. 

Não adianta planejar uma viagem a dois com de duas semanas, se vocês não conseguirem conviver numa boa pelo menos durante um fim de semana… 

Então, para não se frustrarem ou se magoarem, antes de uma viagem mais audaciosa, façam um “teste drive”. 

A ideia é que vocês planejem uma viagem simples e, somente se essa der certo, vocês comecem a organizar uma longa viagem juntos. Para isso, procurem por destinos próximos, como cidades vizinhas, ou turistem na cidade em que vivem. 

É importante que, mesmo sendo algo de 3 dias, vocês passem por todo o processo de planejamento. 

Viajantes sorriem em Grécia durante viagem a dois

2. Escolha um destino que agrade os dois. 

Deu certo? Parabéns! Considerem que passaram de nível e estão aptos a programar uma viagem a dois mais longa.

Comecem pensando no que vocês mais gostam:  Frio ou calor? Praia ou montanha? Só aí já vai dar para eliminar muitos destinos.

Peguem caneta e papel, anotem as opções de lugares que desejam conhecer e os pontos positivos e negativos de cada um desses. Eliminem os com pontos mais negativos e façam uma votação com os que restarem. 

Porém, isso não precisa ser decidido com pressa, afinal, é para ser divertido, então, deem um tempo para a ideia fluir.

Moedas em cofre, um meio para juntar dinheiro e fazer uma viagem a dois

Foto: Josh Appel

3. Definam o orçamento para viagem a dois.

O dinheiro é um dos fatores mais propícios de causar discussão.

Portanto é importante cada um pensar em quanto está disposto a gastar com a viagem a dois, e que isso fique muito claro para ambos. Vocês vão dividir os custos, ou um de vocês vai pagar toda a parte de alimentação? Combinem isso muito bem antes de viajarem para evitar aborrecimentos.

Primeiro estipulem o valor total que estão dispostos para viajar a dois, considerando que este valor deve incluir os itens básicos – como passagens, locomoção, hospedagem, passeios, alimentação e seguro-viagem – e extras, como compras e imprevistos. 

Depois de definirem o valor total que podem gastar na viagem, é hora de buscarem possíveis destinos que se encaixem neste orçamento. 

Página de pesquisa do google

Foto: Nathana Rebouças

4. Façam uma pesquisa detalhada.

Para facilitar esse processo, o melhor é sempre pesquisar, pode parecer chato, mas garanto que essa parte pode ser muito divertida! Já vai dá para sentir um gostinho da viagem a dois, imaginar o que vocês vão comer, os passeios que vão fazer…

Pesquisem o clima do lugar, o custo de vida, os meios de locomoção disponíveis e assim por diante. Anotem tudo! Além de conhecimento, isso vai ajudar vocês a fugirem dos perrengues. Aqui vão alguns sites que uso nas nossas viagens e recomendo:

Hospedagem: Booking

Aluguel de carro: Rentcars

Seguro de viagem: Seguros Promo

Passagens aéreas baratas: Passagens Promo

Para consultar o preço dos serviços e produtos do destino: Numbeo

casal viajando o mundo 6

5. Dividam as tarefas (e os perrengues)! 

Viajar a dois é parceria! Vocês devem tomar decisões juntos, fazer coisas juntos e pensar juntos. É injusto sobrecarregar o outro com decisões e atitudes.

Para isso, pensem nas características de cada um e dividam as tarefas. 

Quem é melhor com finanças? Talvez seja melhor essa pessoa calcular os custos da viagem. Quem é mais atento, pode comprar as passagens, assim vocês não correm o risco de parar no lugar errado porque alguém não leu muito bem qual era o aeroporto… 

Com a gente, funciona assim: eu reservo voos, o Vagner cuida do transporte terrestre. Procuro hotéis, ele trata do check-in. Eu esboço opções de destino, ele encontra a melhor maneira de chegarmos lá.

Esse trabalho em equipe mantém nossa vida simples e evita confusão na estrada – e também atua como um lembrete constante de que nossas viagens são um projeto em comum.

Pessoa anota em caderno dicas de viagem a dois

Foto: Glenn Carstens-Peters

6. Tratem a viagem a dois como um projeto. 

Fazer uma viagem a dois envolve muito planejamento e organização para que não surjam contratempos graves. 

A melhor dica para evitar brigas durante a viagem é tratar a parte logística da viagem como um projeto. Por exemplo, escolha um dos dois para uma tarefa específica e estipule um prazo.

Quando se trata de itinerário e orçamento, criar uma planilha para registrar os detalhes é o ideal para que ambas as partes estejam na mesma página. 

Podem usar ferramentas como Evernote, Google Agenda, Keep, Excell, Trello, um bloquinho de notas, post its pela parede, quadro de giz, não importa… Usem o que funcionar para vocês. Façam um plano detalhado que vocês dois possam acessar e atualizar.

viajante segura pode com moedas e notas de dinheiro escrito ''suftrip bali 2022''

Foto: vagner Alcantelado

7. Guardem dinheiro juntos para viagem a dois.

A viagem é dos dois, então é importante que ambos estejam dispostos a economizar para que vocês tenham uma boa quantia para viajar. Nós, por exemplo, para nossa primeira viagem a dois pela Europa, economizamos por 1 ano. 

Uma forma que a gente encontrou, foi separar nossas despesas entre “desejos” e “necessidades”, tudo aquilo que era da categoria “desejo”, como as saídas para comer fora, a cervejinha, roupas e sapatos novos… Ficaram de fora dos nossos gastos, guardávamos para viajar! 

Para isso, vocês podem usar o bom e velho cofrinho, ou uma poupança, assim o dinheiro rende, cada centavo a mais é válido!

Painel em aeroporto exibe horários de voos e destinos

Foto: Jesshots

8. Criem um roteiro para viagem a dois.

Depois de pesquisar bem sobre o destino e decidir quantos dias vão ficar e o que querem fazer, é hora de criar o que vai guiar vocês: o roteiro da viagem a dois!

Numerem os dias, e coloquem o que pretendem fazer em cada um de acordo com o período: manhã, tarde, noite. Levando em consideração o tempo que vão gastar com cada uma dessas atividades, a distância de cada lugar, e quanto vão precisar de dinheiro. 

Lembre-se de também levar em consideração o Jetlag, assim como o cansaço geral da viagem. Vocês não vão querer sair para explorar 12 horas por dia, todos os dias, portanto, inclua períodos de descanso.

viajante molhas os pés no mar durante viagem a dois

Foto: Vagner Alcantelado

9. Mas deixem um espaço para o inesperado.

Apesar do roteiro ser importante, vocês não devem restringir toda viagem a dois a ele. Afinal, ele é baseado numa expectativa, e não na realidade.

Vocês podem planejar visitar um lugar super recomendado que viram na internet, mas acontecer de chegar lá e odiarem. Ou, então, se apaixonar e querer passar mais tempo.

Por isso, o ideal é programar duas ou três coisas e deixar o restante do dia se preencher por conta própria. É menos estressante, e deixar o dia levar vocês é uma das melhores coisas numa viagem a dois. 

Nunca se sabe o que vocês podem descobrir no caminho, talvez um lago para se refrescar ou uma vista incrível, aproveitem!

viajante toma café da manhã durante o dia, em frente ao mar, em viagem a dois

Foto: Vagner Alcantelado

10. Planejem onde vão comer durante a viagem a dois. 

Se tem alguma coisa que pode dar DR (discussão de relacionamento), durante uma viagem a dois, é fome. Isso porque, muita gente (me incluo!) fica super irritada se ficar muito tempo sem comer… Não sei se é o caso de vocês, mas para evitar, melhor vocês terem alguns recursos na manga!

Eu costumo usar o Google Maps, Yelp e Foursquare para encontrar restaurantes, assim, além de ver o endereço, posso filtrar o tipo de comida e checar os comentários de quem já visitou.

Contudo, vocês não precisam se limitar somente aos restaurantes que buscarem, se acharem algo no caminho com um cheiro maravilhoso, experimentem. 

E não esqueçam de que uma das melhores maneiras de encontrar uma comida local deliciosa em qualquer lugar do mundo é perguntando a alguém que mora lá. 

Aborde as pessoas no meio da rua, em lojas, no metrô, motoristas de táxi / Uber e peça indicações de lugares onde eles comem no dia-a-dia. Costumam ser as melhores dicas.

viajante toma banho em ofurô durante viagem a dois

Foto: Vagner Alcantelado

11. Escolham hospedagens românticas.

Cama pequena, barulho, cheiro de mofo, chuveiros sujos, travesseiros finos demais… Tudo isso pode cortar completamente o clima, né? 

Depois de um dia cansativo, tudo que vocês vão querer é um lugar confortável para relaxar. Então, escolham bem onde vão se acomodar.

Existem muitos hotéis e pousadas para casais, com clima romântico e ótima infraestrutura, como café da manhã incluso na diária, camas espaçosas, banheira de hidromassagem, sauna, e até venda de kits com espumante, rosas, velas e chocolates. 

Através do Booking, vocês conseguem encontrar algumas opções.

Entretanto, antes de reservar, sugiro que vocês leiam atentamente os reviews das pessoas que já se hospedaram no local. É só pesquisar pelo hotel/pousada no TripAdvisor.

viajantes nadam ao lado de tartaruga

12. Programem fazer coisas que vocês dois amam.

É importante que vocês respeitem as diferenças de vocês na hora de escolher as atrações que pretendem visitar, para que todo mundo saia feliz.

Procurem preencher a maior parte do roteiro com coisas que vocês dois amam fazer, mas se certifiquem de também acomodar os interesses individuais de cada um (para que ninguém sinta que está se sacrificando).

Por exemplo, sou uma grande fã de doces, enquanto o Vagner não está nem aí pra eles. Por outro lado, ele adora provar cervejas diferentes, enquanto eu não. Por isso, ao planejar nosso roteiro para Amsterdã, fizemos questão de incluir uma visita à melhor confeitaria da cidade, assim como uma tarde numa cervejaria artesanal famosa. 

viajante deitada de olhos fechados em rede de descanso durante viagem a dois

Foto: Vagner Alcantelado

13. E programem passar um tempo sozinhos.

Aqui vai uma curiosidade: um a cada 10 casais termina o relacionamento depois de viajar a dois. Acreditam? É real! Essa é uma pesquisa do jornal MailOnline. O principal motivo? Passar tempo demais juntos. 

Então… se vocês não querem fazer parte dessa estatística, entendam que não precisam passar toda viagem a dois coladinhos. Pode estar tudo maravilhoso, mas é normal que surja algo que um queira fazer e o outro não e, está tudo bem. 

Você são pessoas diferentes, com interesses diferentes, por isso, é natural se sentirem atraídos por atividades diferentes. Tirem um tempo separados, para cada um fazer o que mais gosta e, quando voltarem, ainda terão novidades para contar um ao outro!

Eu, por exemplo, sempre que chegamos em uma cidade, curto dar uma volta sozinha para fazer um reconhecimento do local. Enquanto isso, o Vagner fica em um barzinho tomando uma cerveja, e vendo a “moda passar”(o que ele adora fazer), e depois nos encontramos. É natural, prazeroso e saudável!

Pessoa segura foto revelada de casal se beijando e sorrindo

Foto: Vagner Alcantelado

14. Incluam atrações românticas na viagem a dois.

Ter atrações românticas no roteiro é perfeito para dar uma reanimada na viagem a dois, para vocês se curtirem, relaxarem, e se apaixonarem ainda mais. As opções vão depender do destino escolhido e do que vocês mais gostam de fazer juntos.

Mas, algumas sugestões são: caminhar pela orla de noite para ver o mar, as estrelas e a lua, procurar um barzinho para beber e conversar, procurar o melhor mirante da cidade para ver o pôr do sol, um jantar romântico à luz de velas em algum restaurante ou até mesmo no hotel.

doce de chocolate em cima de prato laranja

Foto: Dhaya Eddine Bentaleb

15. Organizem algumas surpresas para viagem a dois.

Não é porque vocês estão de férias juntos (o que em si é um evento especial), que você não pode sair do seu caminho e preparar algo especial para o seu parceiro. 

Eu sei que viajar deixa a gente meio afobado, ficamos ansiosos para conhecer tudo, e basicamente só conseguimos pensar nisso. Mas, tente pensar em uma pequena (ou grande) maneira de surpreender seu amor a cada dia. Faça disso um hábito.

Tente ter novas ideias todas as manhãs. O que você poderia fazer para que ele (a) se sentisse especial hoje? Antecipe suas necessidades. 

Que tal uma declaração inesperada no meio de um passeio, um café da manhã na cama, um buquê de flores, uma barra de chocolate… Não importa o que ou como, a ideia é surpreender.

Criar esses momentos é essencial para estabelecer um vínculo maior entre vocês e encher o tanque emocional com muito amor! Dessa forma, se rolar algum imprevisto, como estarão mais relaxados e felizes, vai ser mais simples resolver.

pedras empilhadas

Foto: Jeppe Hove Jensen

16. Sejam pacientes.

Aqui vai um aviso importante: nem tudo vai sair como vocês planejaram. 

Vocês vão esquecer o cartão de memória da câmera, vão dormir demais e perder o horário do café da manhã do hotel ou vão discordar sobre qual passeio fazer. Ou algo do tipo.

Imprevistos acontecem, e com os ânimos alterados, é mais fácil surgir uma discussão por algo bobo, que pode acabar virando uma grande discussão, se vocês não souberem se comunicar com clareza. 

Algo incomodou? Não fique apenas de cara fechada, diga exatamente o que sente.

Para a situação não desandar, é necessário mais que paciência, vocês vão precisar muitas vezes deixar o orgulho de lado, ser compreensíveis, saber ouvir mais do que falar, e acima de tudo, manter o respeito. 

Resolvam com calma, até que fique esclarecido qualquer mal-entendido. Depois? Riam da situação e bola para frente.

casal se abraça em cama de hotel durante viagem a dois

Foto: Vagner Alcantelado

17. Divirtam-se e amem-se muito.

Esse foi o primeiro conselho que ouvimos um pouco antes de começarmos nossa jornada de viagens pelo mundo. Muitas vezes, a gente se esqueceu desse sábio conselho, deixando que a ansiedade passasse por cima desse propósito.

Respirem fundo sempre que o nervosismo bater à porta, se abracem, se beijem, deem boas risadas, e lembrem-se do que motivou vocês a viajarem juntos. 

É importante sim planejar, fazer reservas com antecedência, escolher passeios românticos, mas nada disso vai valer se vocês não se divertirem nesse processo, ou se estiverem com a mente em outro lugar durante a viagem.

Façam as coisas com calma, para criar boas lembranças!

Viajar juntos pode separá-los ou aproximá-los. 

Acho que a maioria dos casais terá algum tipo de conflito durante uma viagem a dois, não tem como fugir…  Faz parte do processo natural de conviver mais intensamente com outro ser humano, que tem vontades próprias e temperamento muitas vezes diferente do nosso. 

Mas, ao seguir essas dicas, vocês com certeza estarão aptos a uma melhor experiência de viagem juntos!

Criem um capítulo na história do relacionamento de vocês que sempre vão querer se lembrar, que vai virar motivos de boas risadas e longas conversas mesmo depois de anos. Vale muito a pena!

Preparados? Então já podem começar a pesquisar os destinos! 

LEIA MAIS DICAS DE VIAGEM:

12 destinos incríveis do Brasil para viajar a dois

10 lugares para viajar barato gastando menos de US$30 por dia

PLANEJE A TRIP

SEGURO VIAGEM

Tenha quem te socorrer nos perrengues. O voo atrasou, sua mala foi danificada ou sofreu algum acidente? O Seguros Promo garante sua indenização. Feche agora e com desconto o seguro ideal para sua viagem. 

PASSAGENS AÉREAS

Economizou na passagem. Quer viajar mais? Com o Passagens Promo você encontra descontos imbatíveis em passagens áreas.

ACOMODAÇÃO

Vai dormir no conforto, mesmo fora de casa.  Seja sua procura um hotel, apartamento, resort ou chalé, no Booking.com você encontra as acomodações mais baratas e mais confortáveis.  

ALUGUEL DE CARRO

Vai poder desbravar o destino escolhido. Se você quer quebrar barreiras, e aproveitar ao máximo o seu destino, alugue um carro com o melhor preço e com possibilidade de parcelamento em até 12x através do RentCars.

admin