05/09/2021 Por Bárbara Rocha

Passo a Passo de como juntar dinheiro para viajar

Quer viajar o mundo, ou apenas tirar aquelas tão sonhadas férias, mas não tem idéia de como economizar para isso? Você não precisa ser rico, mas precisa ser criativo para juntar dinheiro para viajar. Neste post, explico como fazemos (já que estamos viajando sem parar há 10 anos).

Mas, antes de ler as dicas, proponho um exercício: pegue suas faturas de cartão de crédito ou o histórico de gastos do débito dos últimos 12 meses. Anote tudo que encontrar de gastos com itens não necessários como: cervejinha aos finais de semana, lanches, pizzas, cinema, roupas, etc. Depois de anotar, some.

E aí, se assustou? Eu chuto que deu bastante coisa, mais até do que você imaginava. Essa quantia poderia ter sido guardada e revertida para a viagem que você acha impossível fazer! Vamos às dicas, elas vão te ajudar a tirar o seu sonho do papel.

Vai fazer uma viagem com o seu love? Confira também: Como organizar uma viagem a dois perfeita em 17 passos

Morrendo de ansiedade para fazer as malas? Descubra primeiro como juntar dinheiro para viajar! 

Notas de dólar e euro em cima de mapa múndi de papel

1º passo: Cortando as despesas

O primeiro passo é dar adeus (por um tempo) às coisas que você julga serem super necessárias no seu dia a dia, mas que, se você for bem honesto consigo mesmo, vai ver que dá para viver sem. Leve a sério esses hábitos, e vai ver seu sonho se realizar mais rápido.

1.Corte o cafezinho. 

Pessoas brindam com café de cafeteria, que deve ser evitado por quem quer juntar dinheiro para viajar

Se você trabalha/estuda fora e precisa de energia para o dia inteiro, provavelmente ama um cafezinho, certo? Parece um gasto bobo, mas se você for calcular quanto gasta por semana com ele pode se assustar e, para viajar, cada centavo é necessário!

Se você curte uma ida ao Starbucks ou outras cafeterias logo de manhã para tomar um café da manhã completo, melhor repensar este hábito… Recomendo que você passe a acordar mais cedo para comer em casa. Agora, se você é movido a cafeína e precisa de várias doses ao longo do dia, o melhor é comprar uma garrafinha térmica e levar com você.

2. Troque o Ifood pelo fogão. 

Mulher cozinha ao invés de pedir comida por ifood, uma forma de economizar e juntar dinheiro para viajar

Massas, pizza, chocolate, hambúrguer, sorvete, salgados, o ifood é uma tentação. Sem contar a facilidade de ter o almoço prontinho sem nenhuma louça. Mas, é uma facilidade que custa caro! Como juntar dinheiro para viajar dessa forma? Não dá!

Abandone esse e outros aplicativos de comida do seu dia a dia. Limite-se a pedir comida apenas um dia do final de semana (se você não conseguir ficar sem). No resto, descubra receitas e se arrisque na cozinha. Pense bem, poupar agora vai te permitir comer os melhores pratos durante sua viagem!

Outra dica para economizar é evitar o desperdício. Afinal, assim você não tem que ir várias vezes ao mercado, já que a comida vai durar mais. Sabe aquele restinho de comida que restou da semana na geladeira? Que tal juntar tudo na frigideira? 

Neste vídeo, a chef Rita Lobo ensina como evitar o desperdício de alimentos.

3. Livre-se do seu carro.

Bicicleta estacionada, é um bom transporte a ser usado por quem quer juntar dinheiro para viajar

Seguro, gasolina, manutenção, IPVA, pagamento de parcelas, estacionamentos… Ter um carro é como ter uma segunda casa, são muitas despesas.

Eu entendo que nem todo mundo pode se livrar do carro, pois depende dele para trabalhar ou vive em cidades onde o transporte público é precário. No entanto, muitas vezes, até pegar um Uber diariamente acaba saindo mais barato do que manter um carro. Faça os cálculos… E provavelmente vai ficar chocado!

Portanto, se você não faz parte do grupo que realmente precisa ter um carro, recomendo que você o venda. Há muitas formas de se locomover diariamente. Pedale, caminhe, use o transporte público, ou vá de Uber.

Agora, se você faz questão de manter o carro, mas quer economizar, troque-o por um modelo mais barato e guarde o valor da diferença, ou limite os dias de uso dele para gastar menos com combustível.  

4. Reduza/Cancele planos mensais.

Pessoa com pernas cruzadas apoiadas em cima da mesa. Ao fundo, televisão exibe logo da netflix, serviço de streaming

Anota aí, quanto você gasta com plano de TV, celular, internet e serviços de streaming como Netflix, Prime, Spotify? Você realmente precisa de todos eles? Se quer viajar, é melhor rever suas prioridades.

Frequentemente, essas assinaturas entram automaticamente em nossos cartões de crédito. Com isso, às vezes nem percebemos ou achamos que 20/30 reais por mês é pouco. 

No entanto, se você colocar o custo anual na ponta do lápis, pode ser surpreender! Sugiro que peça uma redução dos planos de celular/internet, cancele o plano de TV, e fique apenas com um serviço de streaming. 

Claro que essa ordem pode mudar de acordo com o seu gosto, só pense no principal: reduzir as despesas. 

5. Reduza o consumo de água e energia.

Pessoa tomando banho desenha coração com os dedos em vidro de box embaçado

Você fecha o chuveiro para se ensaboar? E a torneira enquanto escova os dentes? Apaga a luz quando sai de um cômodo, desliga as tomadas da internet/tv quando sai de casa? Do microondas quando acaba de usar?

Não faz nada disso?? Então passe a fazer. Cada uma dessas atitudes pode diminuir e muito sua conta de água/luz. Poupe seu dinheiro e também o planeta! Falando nisso…

6. Seja sustentável.

Mulher segura cartaz onde há escrito: earth is more valuable than money (a terra é mais valiosa do que dinheiro)

Como eu disse, ser sustentável ajuda a salvar o planeta e seu dinheiro também.

Para isso você pode tomar algumas atitudes como: trocar as lâmpadas da sua casa para as de LED, usar sacolas recicláveis e não plásticas, não deixar nenhum aparelho eletroeletrônico em stand by, consertar eletrônicos quebrados, ao invés de comprar um novo.

Porém, se esse não é o seu caso e você não o utiliza muito, recomendo que você o venda. Dá também para trocar por um carro mais barato e guardar o valor da diferença, ou limitar os dias de uso dele para gastar menos com combustível.

7. Faça você mesmo.

Casal pinta a casa ao invés de contratar pintor, uma boa forma de economizar e juntar dinheiro para viajar

Às vezes, vale a pena pagar por ajuda e experiência. No entanto, existem algumas coisas que qualquer pessoa pode fazer por conta própria e cortar despesas. 

E para tudo existe um tutorial no Youtube, acredite! 

Por exemplo, fazer faxina, lavar seu próprio carro, cortar seu próprio cabelo, instalar suas próprias torneiras, e por aí vai!

Busque por sites/canais do Youtube que apostam no conceito DIY “Do it yourself” (Faça você mesmo), como, por exemplo: 

Maddu Magalhães – Canal com dicas de customização de roupas à decoração com vídeos de DIY diversos, sempre com foco em economizar.

Organize sem Frescuras – Quer saber como organizar uma mala prática ou como otimizar uma cozinha pequena? Então, esse é um dos canais de DIY no YouTube que você precisa conhecer.

O ótimo canal  Humdiarista ensina como fazer faxina, com técnicas para limpar tudo de forma mais rápida, com eficiência e economia de produtos.

Se você fala inglês, no site ApplianceVideo.com, você pode inserir o modelo de sua geladeira ou máquina de lavar, ou apenas o nome de uma peça ou sintoma, e você será direcionado para um de suas centenas de vídeos de conserto “Faça Você Mesmo”.

8. Compre de 2ª mão

Arara de roupas em um brechó, um bom lugar para fazer compras, economizar e juntar dinheiro pra viajar

Agora, se você realmente não tem jeito para coisa, ou é um item impossível de fazer, eu entendo, você realmente vai precisar ir às compras. Mas, isso não significa que você precisa gastar muito, hein!

A internet oferece um leque de opções para você comprar itens de 2ª mão em boas condições. É só pesquisar bem. Algumas plataformas para isso são a OLX, Enjoei e grupos de compra/venda no facebook, é só clicar na opção “marketplace”. 

Além disso, pelas ruas você também acha muita coisa. Se precisar de livros, você pode procurar por sebos, se quiser roupas, brechós, feiras, e assim por diante.

9. Pule o cinema.

Fachada de cinema, um lugar que deve ser evitado por quem economizar e juntar dinheiro para viajar

Eu sei que a tela do cinema passa mais emoção que a TV, mas se colocar na ponta do lápis, o preço do ingresso, transporte, lanche, ou aquela pipoca que costuma ser caríssima, vai descobrir que fica caro. Por isso, é melhor cortar! 

Caso não consiga resistir, vá apenas uma vez por mês… Mas o ideal é ficar só na Netflix (se você já não tiver cancelado enquanto lia esse post), e fazer seu cinema em casa curtindo um brigadeiro de panela que é delicioso, fácil de fazer e barato.

10. Reduza o álcool e o cigarro.

Homem e mulher sorriem segurando cerveja, que deve ser evitada ou reduzida por quem quer juntar dinheiro para viajar

Se você fuma ou bebe, provavelmente gasta boa parte do seu dinheiro com isso. Já parou para fazer as contas? Faz aí só para ter uma noção e depois volta, aposto que você vai assustar.

Para viajar, o melhor é cortar totalmente (se conseguir!) ou pela metade esses custos. A economia vai ser grande e, quando você estiver do outro lado do mundo com uma linda vista, vai ver como vale a pena. 

Garanto que o sabor da cerveja vai ser muito melhor, vai ter um gostinho especial de realização!

11. Use transporte público.

Pessoas esperam o metrô, uma alternativa de transporte para quem quer economizar e juntar dinheiro para viajar

Lembra dos cálculos da fatura do seu cartão de crédito? Quantas vezes você encontrou o nome “uber” lá? Muitas vezes você compara o valor com o transporte público, acha que a diferença é pouquíssima e resolve ir de Uber, acertei?

Então, sabe essa diferença? Poderia estar rendendo em sua conta para sua viagem! Coloque na ponta do lápis e, se for o caso, abandone o uber ou táxi, e passe a pegar metrô, trem e até correr para pegar o busão. Vai sair mais barato e você ainda faz um exercício.

12. Fique em casa à noite.

Crianças observam a rua pelo vidro da janela de casa

Se você é fã da noitada, a pessoa que todo final de semana curte um barzinho ou balada, essa vai ser uma tarefa difícil. Mas, ela é necessária, já parou para comparar o preço da cerveja/vinho dos bares e do mercado? A diferença é gritante.

Você não precisa abandonar o que gosta, e sim readaptar. Faça sua própria balada, use seu som ou TV para colocar suas músicas preferidas, compre (com moderação) as bebidas que você gosta no mercado, e chame a galera para dançar e beber na sua sala!

13. Fique longe de pessoas financeiramente irresponsáveis.

Homem segura tigela com várias notas de dólar

Sabe aquele amigo que quando você fala que está sem grana para sair diz “passa no crédito”, ou na hora de comprar algo, diz “parcela em 10x” e você acaba levando vários itens que nem precisava?

É óbvio que ele não tem toda a culpa, você é responsável pelas suas escolhas, mas pode apostar que isso influencia e muito. Pessoas que dão essas “dicas” não tem controle financeiro e fazem com que a gente vá pelo mesmo caminho.

Isso pode acontecer também porque você não quer ser a única pessoa a ficar de fora do rolê, ou a única sem aquele produto/bebida que está todo mundo dizendo que é incrível. Mas, mesmo que isso possa te chatear, recomendo que você se mantenha distante de situações e pessoas que te afastam dos seus sonhos. Pelo menos temporariamente.

Notas dinheiro em cima de mapa mundil, que devem ser guardadas por quem quer juntar dinheiro para viajar

Como juntar dinheiro para viajar: 

2º passo: Organizando a vida financeira

Talvez você não precise se livrar de todos os itens e hábitos que listei acima. Mas, para descobrir, primeiro você precisa saber como anda sua vida financeira e fazer alguns ajustes. Bora? Pegue caneta, papel e uma calculadora.

14.  Faça uma avaliação... E seja honesto consigo mesmo!  

Silhueta de homem sentado com a mão na cabeça

Você já parou para analisar sua realidade financeira? Será que ela é compatível com a viagem que você pretende fazer? Se sim, talvez você não precise nem saber como juntar dinheiro para viajar, a grana estava aí e você nem sabia!

Mas, não se chateie se o resultado for negativo, é a partir disso que você vai ter noção do quanto precisa para traçar o seu plano de viagem. Para fazer essa avaliação, anote todos os seus ganhos, despesas fixas, e veja o que sobra.

15. Estabeleça metas.

Papel onde há escrito "goals" (metas) saindo de máquina de escrever

Agora que você já sabe o quanto gasta por mês e o quanto sobra, chegou a hora de decidir exatamente quanto vai poder (e querer) guardar, por um determinado período. 

Lembre-se de ser realista, você não vive só de pagar contas fixas, certo?

Mesmo cortando despesas, e por mais que você evite os gastos supérfluos, vai precisar de dinheiro para alguma coisa em algum momento, seja uma emergência ou aquela pizza que vai bater a vontade de pedir. 

Portanto, estipule um valor que não exija sacrifício demais e que você consiga manter. É mais ou menos como fazer dieta: se você cortar todas as calorias de uma só vez, uma hora vai acabar desistindo e colocando o plano a perder! 

Estipule com antecedência o dinheiro que vai ficar na carteira e o que vai ser guardado para a viagem (esse você precisa esquecer).

16. Crie um plano.

Mulher segurando caneta, escreve em folha de papel branca como juntar dinheiro para viajar

Depois de descobrir o quanto conseguirá guardar, é necessário saber por quanto tempo você vai precisar economizar. Isso precisa estar bem detalhado, e pode ser sempre atualizado, assim, você vai conseguir se atualizar do andamento do planejamento da viagem.

Para começar, crie uma planilha com os itens: passagens, transporte terrestre, hospedagem, passeios, alimentação, seguro-viagem, e extras (deixe uma boa “gordura” para isso), como compras e imprevistos. Anote a quantidade de dias que pretende passar em cada lugar e, em seguida, pesquise esses custos. 

Uma ótima plataforma é o Numbeo que permite você comparar o custo de vida entre cidades e conhecer os preços de itens no mercado, gasolina, aluguel, etc. Dessa forma, você consegue chegar ao custo total (aproximado) da viagem e fica mais fácil saber o quanto precisa juntar.

17. Monitore seus gastos.

Moedas caem de um cofre, um objeto que pode ser usado para juntar dinheiro para viajar

Depois, é hora de monitorar todas essas anotações em apenas um lugar, suas despesas, dinheiro de emergência, de itens não necessários, o que pretende guardar, e os custos da viagem. Lembre-se, isso deve ser sempre atualizado.

Anote todo dinheiro que entra e sai, faça atualizações no custo da viagem se rolar algo novo que queira fazer, enfim, isso precisa estar na palma da sua mão. Para isso, você pode fazer uma planilha no excel ou uti