15/09/2021 Por Bárbara Rocha

Melhores lugares para viajar sozinha no Brasil

Buscando lugares para viajar sozinha no Brasil? Neste post, vou te apresentar uma lista com os 10 melhores destinos de viagem solo!

Apesar de ser possível viajar sozinha para qualquer lugar, há alguns que se destacam pelas atrações perfeitas para esse tipo de viajante, seja para os que querem relaxar, explorar a natureza, curtir uma noite agitada, ou fazer amigos.

Se você ainda está na dúvida sobre fazer uma viagem solo, leia antes: 9 motivos por que viajar sozinha é bom.

icone mulher

Aqui, você encontra opções para todos gostos, além de sugestões do que fazer em cada lugar e hospedagens. Confira!

1. Pipa (RN)

casal viajando o mundo Babi Rocha
Foto: Vagner Alcantelado

Pipa, certamente, é um dos melhores lugares para viajar sozinha no Brasil. 

Além dos cenários lindíssimos, com praias de águas azuladas, areia fofa, dunas e falésias, Pipa conta com uma ótima infraestrutura, sendo ideal para quem viaja por conta própria. Outra grande vantagem é que não é necessário ter carro para andar por lá.

Para completar, a energia de Pipa é super especial. Não à toa, muitas pessoas acabam deixando tudo para ir morar lá.

Por que Pipa é um bom lugar para uma viagem solo? 

Pipa é um ótimo destino no quesito segurança para quem pretende fazer uma viagem solo, isso porque você pode caminhar livremente de um lado para o outro em qualquer hora do dia. 

Além disso, a noite em Pipa é bastante agitada, com muitos barzinhos e baladas, portanto, ideal para quem quer conhecer novas pessoas.

Os passeios em Pipa também possibilitam uma maior interação com as pessoas. O de buggy, por exemplo, precisa de uma quantidade mínima de turistas para acontecer e os bugueiros sempre conseguem pessoas para completar o carro caso você não queira pagar para realizar sozinha. 

O que fazer sozinha em Pipa: 

1. Praia do Amor

Essa é uma das praias mais famosas de Pipa! É um ótimo lugar para surfar e há muitos quiosques e aluguel de cadeiras.

2. Baía dos Golfinhos

Uma das melhores praias da região, é perfeita para ver golfinhos, principalmente na hora do almoço.

3. Mirante do Chapadão

Essa é uma formação de deserto à beira mar, em cima de falésias onde é possível ter uma vista linda do mar. Tive a oportunidade de presenciar um pôr do sol incrível por aqui, por isso recomendo que você visite ao entardecer!

4. Santuário Ecológico de Pipa

O Santuário Ecológico é o lar de diversas espécies da fauna e flora brasileira, além de abrigar cerca de 16 trilhas. Por isso, é um bom lugar para passar o dia explorando a natureza.

5. Mirante Sunset Bar

Para quem vai fazer uma viagem solo e quer curtir a noite esse é o lugar ideal. Há muitos drinks bons, cerveja por um bom preço e música ao vivo. Além disso, de lá, se tem uma vista incrível da Praia de Pipa!

6. Passeios de buggy/quadriciclo 

Esse é um passeio agradável que você pode fazer para conhecer as praias do Litoral Sul. Eu realizei com a a empresa Pipa Aventura.

Vai fazer viagem solo para esse destino e quer conhecer outros atrativos? Leia também: O que fazer em Pipa RN: 15 melhores dicas para sua viagem

Onde se hospedar em uma viagem solo para Pipa:

La Serena Hostel – $

A apenas 350 metros da Praia da Pipa e a 550m da Praia do Amor, o La Serena é um hostel confortável, com um clima bacana, cheio de redes espalhadas pela varanda, onde você pode relaxar e conversar com outros viajantes que também estão em uma viagem solo.

Ikigai Hostel – $

Com uma decoração rústica, A 600 m da Praia do Amor, o Ikigai Hostel conta com um bar, jardim, estacionamento e uma cozinha compartilhada, ideal para quem quer economizar e fazer a própria comida.

Pousada Maturi – Pipa – $

Localizada no centro de Pipa, a Pousada Maturi possui área de lazer com uma piscina agradável, estacionamento gratuito e aceita animais de estimação.

2) Foz do Iguaçu (PR)

cataratas de Foz do Iguaçu, um dos melhores lugares para viajar sozinha no brasil, opção para quem vai fazer uma viagem solo
Foto: Douglas Lopez on Unsplash

Localizada no estado do Paraná, Foz do Iguaçu também é um dos melhores lugares para viajar sozinha no Brasil.

É uma cidade cheia de atrativos, gastronomia variada e excelente e um povo hospitaleiro, que recebe muito bem os turistas.

Além disso, você está na Tríplice Fronteira, podendo tomar café da manhã no Brasil, almoçar na Argentina e jantar no Paraguai. Olha que beleza!

Por que Foz do Iguaçu é um bom lugar para uma viagem solo

Foz do Iguaçu é uma cidade muito segura, onde você vai poder andar despreocupada pelo centro da cidade a pé, o que é uma grande vantagem!

Outra questão é que há muito o que fazer em Foz, dentro e fora da cidade, como eventos badalados e cafezinhos por toda a parte para você relaxar sossegadamente curtindo a própria companhia. Então, dificilmente você vai ficar entediada por lá!

Para completar, por ser um destino muito turístico, mesmo que você opte por fazer todos os passeios “sozinha“, não vai se sentir solitária, já que no próprio ponto de ônibus poderá fazer amizade com outras pessoas que também estarão indo para o mesmo lugar e, caso queiram, poderão passar o dia juntos. Aliás, essa é uma boa dica para evitar as fotos com pau de selfie.

E, claro, uma das melhores vantagens de visitar Foz do Iguaçu é estar coladinho na fronteira da Argentina e Paraguai e poder conhecer outros dois países na mesma viagem solo!

O que fazer sozinha em Foz do Iguaçu: 

1. Cataratas do Iguaçu
Um dos lugares mais famosos desse destino, é formado por várias trilhas com mirantes, de onde você pode admirar as 275 quedas das Cataratas.
 
2. Marco das 3 Fronteiras
Esse é o ponto de fronteira de Brasil, Argentina e Paraguai. Lá, há um dos melhores mirantes da região, perfeito para observar os Rios Iguaçu e Paraná.
 
3. Parque das Aves
Com cerca de 17 hectares, esse é um lugar para você curtir a natureza, observar diferentes aves, além de jacarés, cobras e borboletas.
 
4. Usina de Itaipu
Considerada a maior geradora de energia limpa do planeta, esse um lugar cheio e mirantes para observar a paisagem, além de ter um passeio e barco que passa pelo lago de Itaipu.
 
5. Templo Budista
Se você quer conhecer um ambiente tranquilo, esse é um dos melhores em Foz do Iguaçu. Há diversas esculturas, sendo uma das principais um buda com cerca de 7 metros.
 
6. Jantar com show no restaurante Rafain
Para comer muito bem, recomendo conhecer o Restaurante Rafain. Tem pratos para todos os gostos: comida japonesa, árabe, churrasco e saladas.
 

Para conhecer outros destinos do Sul, leia também: Lugares para Viajar no Rio Grande do Sul: 12 cidades imperdíveis

Onde se hospedar em uma viagem solo para Foz do Iguaçu: 

Hostel Cataratas – $

Com uma equipe super simpática, o Cataratas é um hostel para se sentir em casa e fazer amizade com outras pessoas que também estão fazendo uma viagem solo! Há cozinha, sala, bar e estacionamento gratuito.

Hostel Poesia – $

Localizado a 11 km das Cataratas do Iguaçu, o Poesia é um hostel bem completo! Há um ótimo café da manhã, piscina, wi-fi gratuito e os dormitórios são bem espaçosos.

Pousada El Shaddai – $$

No centro de Foz do Iguaçu, a El Shaddai é uma pousada confortável com anfitriões atenciosos. Um bom café da manhã é servido diariamente e há piscina, churrasqueira e estacionamento gratuito.

3. Rio de Janeiro (RJ)

cristo redentor, cartão postal do rio de janeiro, um dos melhores lugares para viajar sozinha no brasil
Foto: Raphael Nogueira on Unsplash

A cidade do Rio de Janeiro é realmente uma cidade maravilhosa, e sem dúvidas um dos melhores lugares para viajar sozinha no Brasil! 

A capital carioca é um destino super completo. Aqui você encontra muitas praias, trilhas, monumentos históricos e ótimos restaurantes.

Apesar de ser uma cidade com fama de perigosa, é possível, sim, aproveitar o Rio durante uma viagem solo, desde que você tome alguns cuidados, que eu considero essenciais para qualquer lugar!

Algumas dicas são: andar com cartão de débito/crédito e não dinheiro, pesquisar pelos bairros mais movimentados, evitar caminhar distraidamente com o celular na mão e não levar itens de valor quando for à praia sozinha, andar de metrô, ou caminhar pelas ruas de Copacabana, Centro e Lapa.

Também não recomendo estar sozinha no Centro do Rio após às 19h, já que o bairro fica mais deserto após o fim do expediente comercial. Dito isso, continua sendo um ótimo lugar para ir acompanhada, e tomando os devidos cuidados, já que há muitos bares, restaurantes e baladas legais por lá.

Por que o Rio de Janeiro é um bom lugar para uma viagem solo

Os cariocas recebem muito bem os turistas  e você também vai encontrar várias pessoas fazendo uma viagem solo por lá. Por isso, o Rio é um lugar propício para fazer amizades.

Há muitas opções de lazer, principalmente em meio a natureza, perfeitas para quem quer um tempo sozinha para relaxar e recarregar as energias.

Além disso, se você gosta de curtir uma noitada, esse é um dos melhores destinos, já que a Cidade Maravilhosa tem muitos barzinhos e baladas animados.

O que fazer sozinha no Rio de Janeiro: 

1. Pão de açúcar 

Considerado um dos mais famosos cartões-postais do Rio, esse é um lugar para passear de bondinho e admirar a beleza da cidade a 396 metros de altura!

 
2. Praia de Copacabana 
Mundialmente conhecida, a “Princesinha do Mar” é um lugar lindo e agitado. Você pode pegar um sol, experimentar bixcoito e matte gelado e curtir a noite em um dos quiosques animados.
 
3. Parque Lage
Patrimônio histórico e cultural da cidade, o Parque Lage é um lugar lindo e gratuito com muitas atrações como jardins, cavernas, lagos e aquários com acesso a várias trilhas, uma que leva ao Cristo! Recomendo visitar para curtir a natureza e tirar ótimas fotos.
 
4. Pôr do sol na Mureta da Urca

A mureta é um dos lugares preferidos dos cariocas para bater um papo e tomar cerveja. Então, é uma boa visitar se você quer conhecer pessoas durante a viagem solo ou curtir uma cervejinha gelada com um lindo pôr do sol!

 5. Boulevard Olímpico

O Boulevard é uma área que reúne diversos atrativos como o Museu do Amanhã, a Rio Star, a maior roda-gigante da América Latina e o Museu de Arte do Rio. Ele fica no Centro do Rio, um dos melhores bairros para fazer passeios culturais. Para saber mais, leia: O que fazer no Centro do Rio de Janeiro: 14 Melhores Atrações + Dicas

6. Confeitaria Colombo 

Também no Centro, vale a pena visitar a Confeitaria Colombo que foi fundada em 1894 e funciona em um salão muito charmoso! Não deixe de provar o café colombo especial individual que vem com café, croissant, casadinhos, bolinhos e muito mais.

Para conhecer outras atrações e destinos do RJ para conhecer durante a sua viagem solo, leia também: O que fazer no Rio de Janeiro: 54 melhores passeios do RJ e 16 melhores lugares para viajar no estado do Rio de Janeiro.

Onde hospedar em uma viagem solo para o Rio de Janeiro:

Che Lagarto Hostel Copacabana – $

A apenas 350 m da Praia de Copacabana e a 1 quarteirão da Estação de Metrô Cardeal Arcoverde, o Che Lagarto é o hostel perfeito se você quer ficar bem localizada. Há bancos, supermercados e diversas casas noturnas por perto.

Vidigal Varandas Hostel – $$

Localizado na favela pacificada do Vidigal, o Vidigal Varandas Hostel é um lugar animado onde você provavelmente vai encontrar outras pessoas fazendo uma viagem solo. Há uma vista linda para o mar, cozinha compartilhada, churrasqueira, bar e um bom café da manhã.

Apartamento mobiliado em Copacabana – $$

A 400 metros da Praia de Copacabana, este é o local ideal para ficar se você quer um cantinho só para você. O apartamento mobiliado conta com uma cozinha, banheiro e cama de casal.

4. Florianópolis (SC)

surfista em praia de Florianópolis, durante uma viagem solo em um dos melhores lugares para viajar sozinha no brasil
Foto: Cassiano Psomas on Unsplash

Já a capital de Santa Catarina é um dos melhores lugares para viajar sozinha no Brasil por oferecer muitas opções de passeios, ser bem tranquila e MUITO segura! Já ganhou até mesmo o título de “cidade mais amigável do mundo” por conta disso.

Para completar, tem praias paradisíacas, trilhas incríveis para se fazer e uma ótima infraestrutura, principalmente na região da Lagoa da Conceição.

Uma curiosidade: ela também é chamada de Ilha da Magia por ter uma energia incrível! 

Por que Florianópolis é um bom lugar para uma viagem solo

Apesar de ser uma capital, Florianópolis é uma cidade bastante segura para visitar. Além de possuir a terceira maior pontuação no Índice de Desenvolvimento Humano do Brasil, suas taxas de criminalidade são baixas em comparação com outros destinos.

Pode parecer repetitivo falarmos tanto de segurança, mas esse é um ponto importante para quem pretende fazer uma viagem solo, principalmente se essa for a primeira vez. Lembrando sempre, é claro, de tomar todos os cuidados básicos que citei antes.

Outro ponto que merece destaque é que Floripa é uma cidade jovem e o clima amistoso é ideal para conhecer pessoas e se divertir. Na região central, existem muitas casas noturnas, além de bons bares para tomar uma cervejinha.

Nas praias como Jurerê, Joaquina e na região da Lagoa da Conceição, estão algumas das melhores baladas do Brasil, portanto, são ótimos locais para conhecer pessoas!

Seguro de viagem: Cote seu seguro viagem nacional com desconto pelo Seguros Promo.

O que fazer em Florianópolis sozinha:

1. Praia de Jurerê

Essa é uma das praias mais movimentadas e agradáveis, com águas tranquilas, muitos restaurantes e bares.

2. Ilha do Campeche

Com águas azuis cristalinas, é um dos mais belos lugares desse destino.

3. Dunas da Joaquina

Além de serem bonitas e renderem ótimas fotos as dunas são divertidas! É possível alugar pranchas para fazer skibunda.

4. Costa da Lagoa

Se você quer um cantinho tranquilo para relaxar durante a sua viagem solo, esse é um ótimo lugar. Há também bons restaurantes com ótimos petiscos e drinks.

5. Visitar o Projeto Tamar

O Projeto Tamar realiza um lindo trabalho de conscientização ambiental. Recomendo visitar para contribuir com o projeto e ver de perto tartarugas marinhas.

6. Balada P12 em Jurerê

Para curtir a noite, a balada P12 é opção mais animada. Ela está junto à praia e costuma receber muitos artistas famosos!

Gostou desse destino? Leia como juntar dinheiro para viajar: 24 dicas para realizar seu sonho para começar a planejar sua viagem solo!

Onde hospedar em uma viagem solo para Florianópolis:

Próximo à Praia da Galheta, o Vibe House Hostel é um ótimo lugar para conhecer outros viajantes fazendo uma viagem solo. Os anfitriões são muito simpáticos, prontos para ajudar com qualquer coisa! Há cozinha e estacionamento gratuito.

Sagui Hostel – $

A 500 metros da Praia do Campeche, o Sagui Hostel é quase como uma cabana no meio da floresta, ideal para procura um cantinho simples para relaxar. Você pode escolher ficar no dormitório ou em um trailer! Há estacionamento gratuito.

Residencial Costa Esmeralda – $

A poucos passos da Praia Ponta das Canas, com vista para o mar, a Residencial Costa Esmeralda é uma pousada bem completa: há cozinha, jardim, piscina, churrasqueira e estacionamento gratuito!

5. Jericoacoara (CE)

viajantes em dunas vazias de Jericoacoara, durante o dia, um dos melhores lugares para viajar sozinha no brasil
Foto: Nereu Jr on Unsplash

Jeri, como é carinhosamente chamada, é um paraíso localizado no estado do Ceará, que possui praias com águas mornas e paisagens únicas. Ela também é um dos melhores lugares para viajar sozinha no Brasil e a praia de Jeri já foi eleita como uma das melhores praias do mundo!

A cidade é um prato cheio para os amantes de aventura. Você vai poder praticar diversas atividades radicais, como passeio de buggy sobre as dunas, trilhas e mergulhos.

Por que Jericoacoara é um bom lugar para uma viagem solo

A noite em Jericoacoara é bastante agitada, com vários bares e baladas, portanto, é um destino bem interessante para quem quer viajar sozinha e fazer novas amizades, principalmente, porque Jeri recebe muitos viajantes solos. 

Por lá, você provavelmente vai dividir passeios de buggy com outras pessoas, caso não queira realizá-los sozinha, o que será uma boa oportunidade de se divertir e conhecer novas pessoas. 

Além disso, é uma cidade calma, não tem carros e é toda pé na areia. Certamente, um clima ideal para quem quer se desconectar um pouco e relaxar. 

O que fazer em Jericoacoara sozinha:

1. Praia Principal

Com águas cristalinas, uma extensa faixa de areia e muitos bares, é a melhor praia para descansar e tomar uma bebida gelada.

2. Duna do Pôr do Sol

Considerado cartão postal de Jeri, é o melhor local para ver o pôr do sol. É muito lindo!

3. Passeio de Buggy

O passeio de buggy é divertido principalmente para quem ama praia, nele você vai poder conhecer várias praias da vila além de pontos famosos como a Pedra Furada, Lagoa Paraíso e Árvore da Preguiça.

4. Buraco Azul

Essa é uma piscina com águas azuis, perfeita para se refrescar, relaxar e tirar fotos lindas.

5. Lagoa de Jijoca

Um dos principais points de Jeri, tem águas cristalinas em tons de verde e azul, além de bares e restaurantes pé na areia.

6. Alchymist Beach Club

Localizado na Lagoa do Paraíso, é um restaurante descontraído, para tomar drinks, sucos e curtir uma boa música olhando o mar.

Dica:

Várias ruas de Jeri são um pouco desertas à noite e mal iluminadas. Portanto, se for fazer uma viagem solo, prefira se hospedar num hostel ou pousada bem coladinho aos restaurantes do centrinho.

Onde hospedar em uma viagem solo para Jericoacoara:

Cactus Hostel Jeri – $

A 500 metros do centro da vila de Jericoacoara, o Cactus Hostel Jeri é um lugar limpo, confortável e com uma equipe muito receptiva! Os dormitórios contam com ar-condicionado e banheiro compartilhado.

Trip Bar Hostel – $

A 200 metros do centro de Jericoacoara, o Trip Bar Hostel é perfeito para quem quer estar perto do agito de Jeri. Há um café da manhã maravilhoso, um bar, e você pode escolher ficar no dormitório ou em um quarto privado.

Hospedagem da Mari – $$

Localizada a 700 metros da Praia da Malhada e da Praia de Jericoacoara a Hospedagem da Mari tem uma anfitriã simpática que faz você se sentir em casa! O café da manhã é maravilhoso e o lugar aceita pets.

6. Salvador (BA)

farol da barra, em frente à praia, em Salvador, um dos melhores lugares para viajar sozinha no brasil
Foto: Felipe Dias on Unsplash

Salvador é um destino bem queridinho dos viajantes solos. As praias são lindas, o povo tem uma simpatia ímpar e você  vai poder reviver um pouco da história do nosso país, já que a cidade foi a primeira capital do Brasil. 

Além disso, praticamente todas as atrações de Salvador são gratuitas, o que pode tornar sua viagem bem econômica, caso queira. 

Um dos melhores lugares para visitar em Salvador é a Praia da Barra e a Ilha de Itaparica. Você também pode visitar cidades próximas como a Praia do Forte. 

Por que Salvador é um bom lugar para uma viagem solo

Salvador é uma terra especial com um povo alegre e receptivo.

A cidade é uma boa pedida para quem quer fazer uma viagem solo, já que o lugar é vibrante e a noite é bem agitada, o que propicia conhecer outras pessoas com facilidade. 

Além disso, sozinha em Salvador você vai estar mais à vontade para conversar com os nativos e se aprofundar na cultura baiana. 

O que fazer em Salvador sozinha

1. Ilha dos Frades

Localizada na Baía de Todos os Santos, é um lugar paradisíaco com praias com águas cristalinas! Há também alguns mirantes e trilhas.

2. Mercado Modelo

Para fazer compras, esse é um dos melhores lugares. Há várias barracas de artesanato local, além de restaurantes e uma varanda com uma vista incrível para Baía de Todos os Santos.

3. Pelourinho

Com diversos museus, bares, cafés e lojas que funcionam em antigas casas coloridas, esse lugar é considerado Patrimônio da Humanidade e é um dos principais cartões postais de Salvador.

4. Casa do Rio Vermelho

Esse é um musel que já foi casa dos escritores Jorge Amado e Zélia Gattai e já recebeu visitas de figuras famosas como Tom Jobim, Pablo Neruda, Dorival Caymmi e Simone de Beauvoir.

5. Praia do Porto da Barra

A Porto da Barra é uma praia linda com águas tranquilas e poucas ondas, por isso, é ideal para quem quer nadar.

6. Elevador Lacerda

Esse é um dos atrativos mais famosos da cidade apesar da visita ser bem rápida. Ele tem 73 metros de altura e ao desembarcar você vai poder aproveitar uma das melhores vistas da cidade!

Onde hospedar em uma viagem solo para Salvador:

Hostel Quintal da Sereia – $

À beira-mar, o Hostel Quintal da Sereia é um lugar aconchegante, com dormitórios e quartos privados, sendo alguns com cozinha. Além disso, os funcionários são simpáticos e todos os dias um ótimo café da manhã é servido!

Pousada Biribiri – $

Perto do histórico centro da cidade, a Pousada Biribiri tem churrasqueira, estacionamento gratuituo e um terraço para relaxar e conhecer outros viajantes que também estão fazendo uma viagem solo.

Puleiro Hostel – $

A 60 metros da Praia de Itapuã, o Puleiro é um um dos melhores lugares para se hospedar em uma viagem solo para o Salvador. O hostel tem um clima festivo, com festas durante a noite, ideal para quem quer conhecer outras pessoas! Os quartos são muito limpos e há uma cozinha compartilhada.

7. Ilha Grande (RJ)

pessoas passeiam em barco em Ilha Grande, um ótimo destino para fazer uma viagem solo
Foto: Shutterstock

Localizada na região da Costa Verde do Rio de Janeiro, Ilha Grande é um dos melhores lugares para viajar sozinha no Brasil!

Além das inúmeras possibilidades de passeios e atrativos, os moradores são muito atenciosos e prestativos.

Aqui, há opções para todos os gostos: para quem quer curtir a praia, fazer trilhas ou curtir os agitos da noite. 

Confira também nosso post completão sobre o que fazer em Ilha Grande. 

Por que Ilha Grande é um bom lugar para uma viagem solo

Ilha Grande recebe vários turistas que estão em uma viagem solo e muitos passeios são realizados em grupos, o que facilita conhecer novas pessoas. 

Além disso, aos finais de semana tem baladinhas à noite em alguns locais da cidade, inclusive na praia.

A Ilha é toda pé na areia, não entram carros, portanto, um destino maravilhoso para quem quer se desconectar e aproveitar a natureza. 

O que fazer em Ilha Grande sozinha

1. Praias da Vila do Abraão

Formada pela Praia da Júlia, Praia da Crena e Praia de Abraãozinho, essas são as praias mais calmas da região, perfeitas se você quer um canto só seu para relaxar.

2. Volta a Ilha

O Volta a Ilha é um passeio de barco animado com diversos viajantes, que leva as seguintes praias: Praia do Aventureiro, Praia de Parnaioca, Praia do Caxadaço, Praia dos Meros, Lagoa Verde e Praia de Fora.

3. Ilhas Paradisíacas

O Ilhas Paradisíacas é uma outra opção pra passear de barco, sendo essa para cenários ainda mais lindos! Nele você vai conhecer: Ilhas Botina, Cataguases, Praia do Dentista, Piedade (antiga Ilha de Caras), Saco do Céu e Lagoa Azul.

4. Cacho