12/09/2021 Por Bárbara Rocha

9 motivos para você entender como viajar sozinha é bom

Está pensando sobre viajar sozinha, mas bateu aquele medinho e dúvida se é uma boa ideia? Pois neste post, vou lhe mostrar 9 razões que vão te fazer querer arrumar as malas hoje mesmo!

Uma coisa é certa: pessoas interessadas em ver o mundo de uma maneira única geralmente vão optar por viajar sozinhas em algum momento da vida. Afinal, essa é uma das melhores formas de experimentar novas sensações, aprender mais sobre si mesmo e crescer como ser humano!

Ainda assim, viajar sozinha pode ser um pouco intimidante para quem nunca fez isso antes. Afinal, pensar em sair do conforto de casa sem ninguém, faz nossa mente criar várias teorias: e se as coisas não saírem como planejado? Será que é seguro? Será que vou conseguir aproveitar estando sozinha?

A boa notícia é que quem decide abraçar a experiência, normalmente descobre que os momentos mais felizes e gratificantes de suas vidas são aqueles que passam em sua própria companhia. E uma vez vencida essa primeira etapa, vai querer repetir esses momentos solo ao menos de vez em quando!

icone mulher

Por que viajar sozinha? Considere descobrir por si mesma. Aqui estão 9 razões pelas quais você deve viajar sozinha pelo menos uma vez na vida.

1. Você vai acordar a hora que quiser e fazer o passeio que quiser

Bárbara Rocha, toma café da manhã sozinha em cama de hotel
Foto: Vagner Alcantelado

Você é do tipo que prefere acordar cedo para ver o nascer do sol? Ou passa a noite na balada e dorme até meio dia? Pois, ao viajar sozinha, você vai poder fazer uma coisa ou outra e ninguém vai te encher o saco. 

Isso pode parecer meio bobo à primeira vista, mas faz muita diferença! Quando você viaja acompanhada dificilmente a sua companhia de viagem vai ter gostos EXATAMENTE iguais aos seus. Por exemplo, pode ser que você ame museus e sua companhia odeie!

No fim das contas, alguém acaba cedendo e fazendo algo que nem queria tanto assim só para agradar o outro e vice-versa. E o resultado disso, na maioria das vezes? Alguém volta da viagem insatisfeito. 

Por outro lado, quando você está sozinha, pode se dar o direito de ser completamente egoísta com o seu tempo. Você pode acordar quando quiser, comer onde quiser, ver o que quiser, e, inclusive, mudar a rota do nada, se achar interessante. Afinal, é só você que está no comando!

2. Você vai passar a se conhecer melhor

Viajante sentada de braços abertos em frente as montanhas, curtindo a paisagem
Foto: Becca Tapert on Unsplash

Viajar sozinha é a melhor forma de conhecer suas vontades, medos, amarras, limitações, habilidades, como reage ao estresse, entre outros. 

Quando viajamos sozinha, 100% da viagem depende de nós e somos testados o tempo inteiro, pois é preciso lidar com imprevistos no voo, hotel ou nos passeios, por exemplo. Isso tudo acaba gerando reflexão e nos ajuda a sermos pessoas melhores e, especialmente, mais conscientes. 

Ouvindo sua própria voz, você também irá descobrir coisas que antes não sabia sobre si mesma. Por exemplo: pode ser que viajar de carro ouvindo uma música alta seja mais legal do que ficar em silêncio e que ao se permitir conhecer restaurantes diferentes, você descubra pratos maravilhosos.

Além disso, se autoconhecer não será apenas válido para decidir o que fazer durante a viagem, mas o que você quer na vida, seja em relação ao trabalho, estudos, relacionamentos ou amizades. Saber ouvir sua própria voz e deixar de lado opiniões alheias vai tornar você uma pessoa com mais autonomia para qualquer escolha.

Certamente, será uma experiência reveladora e transformadora! 

3. Viajar sozinha desenvolve mais autoconfiança

Viajante, com os braços e cabeça para fora da janela do carro, curtindo o vento. O que mostra, como viajar sozinha é bom
Foto: Averie woodard on Unsplash

Um dos principais motivos para viajar sozinha é que a experiência, por si só, irá te ajudar a ter mais confiança em si mesma.

O simples fato de você ter coragem de quebrar o estereótipo da sociedade machista que,  infelizmente, vivemos e fazer uma viagem sozinha já irá fortalecer muito a sua autoconfiança. 

Além disso, durante a viagem, vão surgir problemas que a única pessoa que poderá resolver é você e, a medida em que você soluciona esses problemas, você descobrirá seus pontos fracos e fortes, e passará a se sentir mais capaz e confiante. 

4. Você vai fazer muitos amigos e vai ficar mais sociável

Mulheres de costas, fazem pose para foto durante uma viagem
Foto: Ian Schneider on Unsplash

Diferente do que a maior parte das pessoas imagina, viajar sozinha não significa ficar sozinha o tempo todo, pelo contrário, você vai ver que essa é uma das melhores formas de fazer amigos. 

Isso porque, ao viajar sozinha, ficamos mais à vontade do que quando estamos acompanhadas e, com isso, acabamos conhecendo muitas pessoas e voltando da viagem com muitos contatos. 

Uma das formas mais fáceis de conhecer pessoas é se hospedando em um albergue, já que os hóspedes também costumam ser viajantes solos, e por isso, acabam sendo mais sociáveis do que os de hotéis. E, mesmo que você prefira ficar em um quarto só seu, não encontrará problema, já que muitos deles possuem quartos privados, além dos compartilhados!

Além disso, nos passeios você também acabará fazendo amizades, será tudo muito espontâneo e natural. Ainda que você seja uma pessoa tímida, sempre vai ter aquela pessoa mais “pra frente” que vai chegar socializando, pode ter certeza disso! 

A dúvida passou e você decidiu viajar sozinha? Leia também: 10 melhores lugares para viajar sozinha no Brasil

5. Você nunca mais vai depender dos outros para fazer nada

Mulher em passeio de caiaque. O que mostra, como viajar sozinha é bom e divertido
Foto: Kalen Emsley on Unsplash

Esse é um dos motivos mais legais do porquê começar a viajar sozinha vai impactar na sua maneira de ver o mundo!

Ao voltar de uma viagem solo, você vai se sentir muito mais independente e parar de ficar esperando a sua amiga, namorado, marido, etc, para fazer qualquer coisa, seja uma viagem, ir ao cinema, ou até mesmo ir para baladas!

Pode parecer clichê, mas não é: depois de uma boa viagem, você vai naturalizar o “estar sozinha” e perceber que a sua melhor companhia pode ser você mesma!

Comigo foi assim: ao voltar para o Brasil depois de um intercâmbio de 3 meses na Espanha, me senti tão livre e segura, que comecei a ir sozinha a várias baladas, coisa que não cogitaria fazer antes!  Minhas amigas, na época, tinham gostos diferentes e queriam ouvir outro tipo de música, então lembro que pensei: se já saí tanto sozinha lá fora, por que não fazer aqui no Brasil também??? E era ótimo!

Moral da história: ao passar um tempo viajando sozinha, você se liberta e passa a fazer o que sentir vontade sem precisa de ninguém, quando der na telha. 

6. Você vai experimentar coisas novas

Mulher pula feliz com os braços abertos. O que mostra, como viajar sozinha é bom
Foto: Peter Conlan on Unsplash

É impossível saber se gostamos ou não de algo sem experimentarmos, certo? E boa parte das mulheres que falam que viajar sozinha não é uma boa ideia, nunca tentaram. Como podem, então, saber se é bom ou não? 

O mesmo pensamento vale para qualquer coisa em sua viagem!

Quando viajamos com alguém, às vezes deixamos de provar coisas porque essa pessoa não está com vontade ou tem medo. Por exemplo, tem gente que torce o nariz para comidas de rua e só quer comer em restaurantes, enquanto outros adoram provar de tudo!

Já, ao viajar sozinha, você não tem alguém ao seu lado dizendo ‘não’ às sugestões que você dá, e está livre para fazer novos amigos, viver as experiências que quiser, comer de tudo, enfim, fazer uma viagem totalmente sem filtros!

7. Você vai focar mais no destino

mulher sentada em fusca, com os pés apoiados em uma mala de viagem
Foto: Amos Bar-Zeev on Unsplash

Viajando acompanhada você precisa dividir a sua atenção com a(s) sua(s) companhia(s), o que não deixa de ser bom, mas, faz com que algumas possibilidades passem despercebidas.

Já viajando sozinha, o foco da sua viagem estará no destino (e não nas pessoas), então, você vai poder prestar atenção aos pequenos detalhes!

Dessa forma, dá para absorver muito mais da cultura local, tradições, conhecer nativos e se envolver com o destino de uma maneira mais intensa.

8. Você vai ter todo o tempo do mundo para refletir e pensar em paz

Mulher relaxando sozinha em piscina, o que mostra, como viajar sozinha é bom
Foto: Anna Demianenko on Unsplash

Você, certamente, fará muitos amigos pelo caminho, mas quando quiser ficar sozinha, poderá ficar. Isso lhe dá uma rara oportunidade de fazer um balanço de sua vida e pensar sobre o que você quer que seu futuro traga.

9. Viajar sozinha muda a sua maneira de ver a vida

mulher fotografa paisagem, o que mostra, como viajar sozinha é bom
Foto: Elia Pellegrini on Unsplash

Não importa o tempo que você viaje, uma semana, um mês ou um ano: a pessoa que volta para casa não é mais a mesma. A maior parte das pessoas que viaja sozinha passa a dar mais valor às pequenas coisas e a viver no momento presente. 

Além disso, você irá voltar mais autoconfiante, mais aberto a conhecer pessoas, com novos amigos e com uma visão de mundo bem diferente da que você viajou. 

flower 1

Por fim, perca o medo do “e se”, dos julgamentos alheios e se jogue no mundo viajando sozinha.

Como você pôde perceber, os motivos para começar a viajar sozinha não faltam! Portanto, coloque a coragem na mala, escolha um destino (confira o nosso post “10 lugares para viajar sozinha no Brasil”) e boa viagem!

PLANEJE SUA TRIP
SEGURO VIAGEM

Tenha quem te socorrer nos perrengues. O voo atrasou, sua mala foi danificada ou sofreu algum acidente? O Seguros Promo garante sua indenização. Feche agora e com desconto o seguro ideal para sua viagem. 

PASSAGENS AÉREAS

Economizou na passagem. Quer viajar mais? Com o Passagens Promo você encontra descontos imbatíveis em passagens áreas.

ACOMODAÇÃO

Vai dormir no conforto, mesmo fora de casa.  Seja sua procura um hotel, apartamento, resort ou chalé, no Booking.com você encontra as acomodações mais baratas e mais confortáveis.  

ALUGUEL DE CARRO

Vai poder desbravar o destino escolhido. Se você quer quebrar barreiras, e aproveitar ao máximo o seu destino, alugue um carro com o melhor preço e com possibilidade de parcelamento em até 12x através do RentCars.

admin
ebook melhores momentos da vida 101 dicas 1
email

101 DICAS INCRÍVEIS E TRUQUES PARA VIAGEM

Quer embarcar nas nossas dicas? Então faz o check-in:

Você também poderá gostar de: