09/03/2022 Por Bárbara Rocha

Confira aqui as super dicas sobre como viajar de graça pelo mundo

Morro de vontade de viajar pelo mundo, mas não tenho grana, me dá uma dica de como viajar de graça?

À primeira vista pode parecer um pedido estranho! Mas acredite: é possível!

Tenho viajado pelo mundo com meu marido, Vagner, há quase 10 anos, e boa parte das nossas viagens tem sido de graça.

Quer saber como viajar de graça pelo Brasil ou pelo mundo? Continue lendo para ter uma visão detalhada do que a gente faz, como faz e como você também pode fazer!

Mas como faço para viajar de graça?

Sempre que pergunto aos leitores qual é a principal coisa que os impede de viajar, a resposta é a mesma: falta de dinheiro!

Mas e se você pudesse viajar de graça, sem ter que se preocupar com essa questão?

Pois saiba que é possível! A permuta é o seu caminho para viajar de graça.

A ideia pode parecer complexa, ou até arriscada para algumas pessoas, mas quem tem o verdadeiro espírito aventureiro vai adorar a possibilidade de trocar serviços por acomodação e comida e outras coisas.

E não pense que trabalhar enquanto viaja vai estragar sua experiência, muito pelo contrário! Ao trabalhar em um país distante você acaba por conhecer as pessoas e a cultura de uma forma mais intensa.

Além disso, você terá a oportunidade de viver como um local e olhar para o país que está visitando de uma forma muito diferente. E, por fim, será uma ótima forma de fazer novas amizades e de aprender coisas novas que podem ser úteis para o seu crescimento pessoal e profissional.

O que é permuta?

A permuta é uma troca de serviços entre uma empresa e uma pessoa, como um influenciador digital. Para fazer uma permuta de hospedagem, por exemplo, você vai ficar hospedado em um hotel e compartilhar essa experiência com seus seguidores, através de fotos e vídeos que mostram o motivos dessa ser uma boa acomodação.

O mesmo pode ser feito em troca de passeios, refeições em restaurantes e passagens de ônibus/avião. As possibilidades são inúmeras para você viajar de graça!

Formas de permuta

Há inúmeras possibilidades de fazer permuta durante uma viagem, e assim viajar de graça. As mais populares são:

Exposição em projeto online para permuta de hospedagem: mídias sociais, blogs de viagem e Youtube

Se você tem um projeto online com um nível de exposição – por exemplo, um Blog de viagem com um bom número de visitantes – você pode aproveitar esse fator para viajar de graça. 

Muitos hotéis e albergues adoram receber exposição gratuita e positiva em bons blogs de viagem, o que significa que você pode conseguir acomodação gratuita em troca da simples divulgação das empresas.

Essa ideia fica ainda mais fácil de concretizar se você tiver (ou estiver construindo) uma forte presença nas redes sociais. Uma página do Instagram, ou Twitter com milhares de seguidores é uma ferramenta de marketing muito poderosa. Use isso a seu favor!

Para isso, vale a pena fazer alguns cursos cursos e ler artigos que vão te ajudar. Esses são alguns exemplos:

Troca por serviços especializados, como fotografia, vídeos promocionais, criação de websites, entre outros

Se você é talentoso e possui habilidade para realizar serviços especializados que, muitas vezes, requerem anos de estudo e prática, irá descobrir que é possível obter quase tudo de graça em suas viagens, em troca do que você sabe fazer de melhor.

O nível de sua experiência profissional será proporcional à qualidade dos produtos que você irá obter em troca, mas há demanda para todos os níveis de profissionais, dos amadores talentosos aos extremamente qualificados.

As empresas ligadas à indústria de hospitalidade, e principalmente os hotéis de luxo, costumam possuir uma verba anual reservada para permuta de hospedagem, e enxergam a oportunidade de obter bons serviços profissionais de marketing, como fotografias, vídeos promocionais, um novo website, etc, à custo zero como algo extremamente vantajoso, principalmente fora da alta temporada.

Obviamente, você precisa ser realmente bom no que faz e apresentar um portfólio que inspire credibilidade, especialmente se estiver lidando com “gente grande”.

Para aprender sobre fotografia, vídeos, promocionais, entre outros, e fazer permuta de hospedagem, recomendamos esses cursos e artigos:

Seguindo esta linha, há viajantes que decidam ir ainda mais longe e fazer disso um negócio de verdade, substituindo a permuta de hospedagem pela venda dos seus serviços, como foi o nosso caso e mostramos neste vídeo. Confira:

Trabalhos físicos em colheita de frutas, flores, hostels, etc.

Viajar o mundo de graça nunca foi tão fácil quanto hoje. E existem diversas plataformas que podem ajudar você a viajar pelo mundo em troca de serviços.

  • WWOOF – A sigla significa Worldwide Opportunities in Organic Farms. O WWOOF consiste em uma rede internacional de organizações que promovem o trabalho voluntário em propriedades de agricultura orgânica. Se você gosta do contato com o campo e de natureza e se tem uma boa consciência ecológica, esta pode ser uma excelente oportunidade para conhecer o mundo.
  • Worldpackers – O site Worldpackers se apresenta com a sugestiva missiva “Viajar transforma as pessoas. As pessoas transformam o mundo”. É um projeto brasileiro que tem como principal objetivo democratizar as viagens e promover a partilha de experiências e de conhecimentos.
  • Workaway – É possivelmente o site mais abrangente no número de serviços e tipos de trabalho disponíveis. No Workaway você pode encontrar trabalho em resorts, barcos de pesa, escolas de surf, hotéis e albergues, apenas para nomear algumas das possibilidades.
  • HelpX – O Help Exchange é um dos sites especializados na permuta de trabalho por alimentação e acomodação. Ao se inscrever nesse site, você pode viajar de forma quase gratuita em troca de 4 a 6 horas de trabalho por dia. Aqui você pode encontrar trabalho em albergues e hotéis. Muitas das oportunidades de trabalho incluem benefícios adicionais como acesso gratuito à Internet, aulas de ski ou de surf, aulas de línguas, etc.

viajante trabalhando em colheita, durante o dia, para viajar de graça pelo mundo

Nossa experiência ligada à permuta de hospedagem e outras

Permuta é algo do qual entendemos bem! Desde que deixamos o Brasil em 2012 para vivermos como nômades digitais, o projeto Melhores Momentos da Vida nos permitiu muitas coisas, dentre elas, viajar durante 1 ano e 10 meses por toda a Nova Zelândia, sem nunca termos pago acomodação ou qualquer passeio turístico. 

Também conseguimos apoio em equipamentos de filmagem, cursos de inglês, restaurantes, e muitas outras coisas. Na ponta do lápis, foi uma economia de mais de 50 mil dólares, só na Nova Zelândia.

Como conseguimos viajar de graça?

O primeiro passo para fazer permuta de hospedagem e outros serviços, foi escrever uma apresentação detalhada do nosso projeto, explicando bem nossos objetivos, a visibilidade que iríamos oferecer aos nossos parceiros, e o que gostaríamos de receber em troca de cada um deles. Tudo muito claro e objetivo.

Depois, nós criamos um bom material de marketing, que incluiu um Press Release, um website e páginas em diversas redes sociais. Não houve necessidade de investimento em grana para a criação deste material, por conta das nossas formações profissionais, uma jornalista e um publicitário e designer gráfico.

Em seguida, iniciamos uma pesquisa das empresas que poderiam estar interessadas em promover seus produtos para o público consumidor dos nossos produtos.

E, por fim, começamos os contatos com estas empresas, anunciando nossa ida para Nova Zelândia e propondo a parceria. Para nossa surpresa, a taxa de retorno positivo foi extremamente alta.

Este trabalho foi iniciado com 8 meses de antecedência à nossa saída do Brasil e, quando pisamos na Nova Zelândia, já tínhamos dezenas de hotéis agendados à custo zero, além de passeios de todos os tipos. Isso nos ajudou a reduzir drasticamente os nossos custos e permitiu-nos viver experiências nunca antes imaginadas.

A permuta de hospedagem pode ser uma verdadeira porta para um mundo de descoberta, aproveite!

Dicas extras para viajar de graça pelo Brasil ou pelo mundo

  • Se você tem entre 15 e 29 anos e renda familiar de até dois salários mínimos, pode solicitar a emissão da ID Jovem para viajar de graça pelo Brasil utilizando o transporte coletivo interestadual. Basta acessar o site do governo federal.
  • Outra dica imperdível, é a possibilidade de viajar de graça pelo Brasil utilizando o avião da FAB. Qualquer cidadão pode solicitar esse serviço, mas não é possível escolher o dia ou horário. É necessário entrar em contato com um posto do Correio Aéreo Nacional (confira a lista de contatos do CAN) e aguardar uma vaga.
  • Para quem busca hospedagem gratuita pelo mundo, o Couchsurfing é uma opção. Nessa plataforma, é possível se cadastrar e entrar em contato com anfitriões de diferentes partes do mundo que disponibilizam o sofá, cama ou um cantinho para que você possa se acomodar. 

Gostou das nossas dicas de como viajar de graça?

E você, já teve ou gostaria de ter uma experiência de permuta em suas viagens? Deixe seu comentário abaixo. Estamos doidos pra ouvir sua história e te ajudar.

Você também pode gostar de ler: