11/12/2023

Conheça os melhores destinos para elaborar um roteiro de viagem para Serra Gaúcha

Ao montar um roteiro Serra Gaúcha, todo mundo sempre lembra de incluir Gramado e Canela na sua lista… Afinal, são alguns dos destinos mais famosos e imperdíveis do Rio Grande do Sul. Mas você sabia que existem mais de 40 municípios para explorar nesta região?

Com um clima agradável, belezas naturais fantásticas, uma arquitetura charmosa e rica gastronomia, a Serra Gaúcha é um dos destinos mais apaixonantes e procurados do Brasil.

Na região é possível encontrar um pouco de tudo, desde vinícolas, museus interessantes, cervejarias e fábricas de chocolate a muitas cachoeiras, trilhas e mirantes.

Quer descobrir quais merecem estar no seu roteiro de viagem para Serra Gaúcha? Leia, então, nosso guia até o final. Nele, você encontra dicas essenciais para curtir esse destino.

mountain 1

Roteiro pela Serra Gaúcha: Gramado e Canela

durante o dia, pedalinhos em lago cercado de árvores em gramado, destino para um roteiro serra gaúcha
Foto: Filipe Sizilio on Unsplash

Tempo indicado: 3 a 4 dias

  • De Porto Alegre a Gramado: alugue um carro em Porto Alegre e viaje por 120 km (3 horas) até Gramado.  

Que tal começarmos seu roteiro pela Serra Gaúcha com uma visita a Gramado, que fica a apenas 120 km da capital, Porto Alegre? E se eu te contar que a apenas 9 km de Gramado, há uma cidade charmosa chamada Canela, que também vale a pena conhecer?

A estrutura turística em ambas as cidades é simplesmente incrível! Desde hotéis luxuosos até pousadas aconchegantes, sem falar nos restaurantes que servem fondues deliciosos. E a melhor parte é que a maioria das atrações estão cercadas de natureza ou combinam perfeitamente com o friozinho típico da região.

Durante a sua viagem para Gramado e Canela, não deixe de passear pela famosa Rua Coberta, dar uma volta de pedalinho no encantador Lago Negro, se divertir no parque temático de neve Snowland, visitar uma das muitas fábricas de chocolate e ainda conhecer o deslumbrante Parque Caracol, com suas trilhas e quedas d’água. E para aqueles que gostam de aventura, há ainda os bondinhos aéreos para completar a experiência. Não dá para perder, né?

Onde ficar em Gramado e Canela: dicas de hotéis

Se você está planejando sua viagem para a Serra Gaúcha e quer garantir uma estadia confortável e agradável, fique tranquilo(a)! A região oferece uma ampla variedade de opções de hospedagem para atender a todos os gostos e bolsos.

  • Para quem busca um toque de luxo e sofisticação, o Hotel Monte Felice Centro em Gramado é uma excelente opção. Com quartos espaçosos e bem decorados, além de uma ótima localização, este hotel é perfeito para quem deseja curtir a cidade com estilo.
  • Agora, se você prefere economizar na hospedagem para aproveitar mais as atrações da região, o Hotel Vista do Vale é uma escolha inteligente. Com uma boa localização em Gramado e preços acessíveis, este hotel oferece um excelente custo-benefício, com quartos confortáveis e um bom café da manhã.
  • E se a ideia é desfrutar de uma estadia mais tranquila em Canela, nossa sugestão é o elegante Grande Hotel Canela. Com um ambiente aconchegante e uma bela vista, este hotel é perfeito para quem busca dias de relaxamento longe do tumulto. Ficamos lá e gostamos muito!

Roteiro pela Serra Gaúcha: Nova Petrópolis

durante o dia, igreja branca e marrom cercada de árvores em nova petrópolis, destino para um roteiro de viagem para serra gaúcha
Foto: Larissa Fraga, CC BY 3.0

Tempo indicado: 2 dias

  • De Gramado a Nova Petrópolis: siga de carro saindo de Gramado e viaje por 40 km (50 minutos) até Nova Petrópolis. 

Bom, agora vamos falar sobre um lugar que é um verdadeiro pedacinho da Europa aqui no Brasil: Nova Petrópolis! Com suas construções charmosas e deliciosos pratos típicos alemães, essa cidadezinha encantadora é um dos destinos imperdíveis do seu roteiro pela Serra Gaúcha.

E se você é um amante da natureza, não pode deixar de visitar o Jardim da Serra Gaúcha – como Nova Petrópolis é conhecida – com seus inúmeros espaços verdes. Dê uma volta no Labirinto Verde da Praça das Flores, sinta a brisa fresca no Parque do Imigrante ou simplesmente relaxe e aprecie a vista.

Ah, e não podemos esquecer da Igreja Luterana Evangélica, com seu estilo gótico europeu, que é de tirar o fôlego! E se você gosta de um bom passeio de compras, a Rua Coberta é o lugar certo, com muitas opções de cafés, restaurantes e lojinhas de artesanato local.

Então, prepare-se para se sentir na Alemanha sem precisar sair do Brasil e aproveite ao máximo a encantadora Nova Petrópolis!

Onde ficar em Nova Petrópolis: dicas de hotéis

Se você está procurando um lugar aconchegante para ficar em Nova Petrópolis, nós temos algumas sugestões para você!

  • Para uma estadia tranquila e com muito charme, a Pousada Park Haus é uma ótima escolha. Com decoração rústica em madeira, a pousada oferece quartos confortáveis a um preço justo.
  • Mas se o que você busca é ainda mais privacidade, a Casa de Hóspedes Refúgio é uma opção excelente. Com uma vista incrível para a montanha e uma banheira de hidromassagem, você poderá desfrutar de momentos relaxantes em um ambiente muito acolhedor.

Roteiro pela Serra Gaúcha: Caxias do Sul

durante o dia, vista aerea de arvores ao redor de construção vermelha em caxias do sul, destino para uma viagem para serra gaucha
Foto: Eliane Diniz on Unsplash

Tempo indicado: 2 dias

  • De Nova Petrópolis a Caxias do Sul: siga de carro saindo de Nova Petrópolis e viaje por 33 km (40 minutos) até Caxias do Sul. 

Inclua no seu roteiro Serra Gaúcha de 7 dias, ou mais, uma passagem por Caxias do Sul. Apesar de ser uma das maiores cidades do Rio Grande do Sul, ela ainda mantém ares de interior. Com características italianas, com muitas cantinas e parreiras de uva, a região oferece passeios tanto na área rural, quanto na área urbana que devem estar no seu roteiro Serra Gaúcha

Aqui, não pode faltar uma visita à Vinícola Cantina Tonet, um dos grandes destaques da região.

Mas, além das famosas vinícolas, você poderá explorar a natureza visitando cachoeiras, rios, grutas e cânions. Uma das atrações mais famosas é a Cascata Santa Bárbara, com águas transparentes e ideais para banho. 

Já na cidade, não pode faltar uma parada em restaurantes como a A Casa da Nonna, para experimentar a deliciosa gastronomia típica italiana de Caxias do Sul.

Onde ficar em Caxias do Sul: dicas de hotéis

  • Se você busca por uma hospedagem rodeada por natureza, o Sky Samuara Hotel Caxias do Sul é uma excelente opção. Imagine acordar com a vista para uma exuberante área verde, cercada de araucárias e pássaros cantarolando? Sem contar que o preço é bem atrativo, o que é sempre bom para o bolso.
  • Mas, se você prefere ficar mais próximo da agitação urbana, o Partner Hotéis Caxias do Sul é o lugar perfeito. Situado em uma das áreas mais movimentadas da cidade, você estará a poucos passos de restaurantes, bares e lojas, além de pontos turísticos como a Catedral de Caxias do Sul e a Praça Dante Alighieri. Ah, e ainda conta com um confortável e moderno espaço para você descansar após um dia cheio de passeios.

Roteiro pela Serra Gaúcha: Farroupilha

durante o dia, árvores em frente a lago
Foto: Joao Paulo Cavalcanti Rolim, CC BY-SA 4.0

Tempo indicado: 2 dias

  • De Caxias do Sul a Farroupilha: siga de carro saindo de Caxias do Sul e viaje por 18 km (30 minutos) até Farroupilha.

Pra quem tá procurando um destino na Serra Gaúcha que tenha atrações naturais e culturais sensacionais, Farroupilha é uma ótima escolha!

Você não pode deixar de conhecer a incrível Cachoeira Salto Ventoso, que tem uma queda d’água com 55 metros de altura e uma vista de tirar o fôlego. Além disso, o Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio é um lugar lindo, com uma arquitetura que lembra igrejas da Europa e que atrai milhares de fiéis em maio para a festa da Padroeira de Farroupilha.

Se você é fã de história, o Museu Casa de Pedra é um lugar que você não pode perder, e para quem gosta de um bom vinho, a Vinícola Perini é uma excelente opção. E não se esqueça do Parque da Imigração Italiana, que conta um pouco da história dos imigrantes italianos que chegaram na região.

Ah, e falando em comida, prepare o seu paladar para se deliciar com os pratos típicos italianos da região!

Onde ficar em Farroupilha: dicas de hotéis

  • O Di Capri Hotel é uma opção excelente para quem procura por conforto e comodidade. Com quartos amplos e modernos, este hotel oferece uma ótima estrutura para seus hóspedes, incluindo uma pequena academia e um delicioso café da manhã para começar o dia com energia.
  • Outra alternativa interessante é o Hotel Bemtevi , que além de possuir um preço mais acessível, é bem localizado, próximo de uma das principais atrações da cidade, o Santuário de Caravaggio. Com quartos simples e aconchegantes, o hotel oferece uma estadia agradável para quem busca conforto sem gastar muito.

Roteiro pela Serra Gaúcha: Bento Gonçalves

durante o dia, vinhedo em frente a grande construção de concreto em bento gonçalves, destino para um roteiro serra gaúcha 5 dias
Foto: Gervacio Rosales, CC BY 3.0

Tempo indicado: 3 a 4 dias

  • De Farroupilha a Bento Gonçalves: siga de carro saindo de Farroupilha e viaje por 26 km (30 minutos) até Bento Gonçalves.

Se o objetivo da sua viagem é degustar os melhores vinhos do país, então Bento Gonçalves não pode ficar de fora do roteiro na Serra Gaúcha.

Essa região concentra a maior parte das vinícolas do Vale dos Vinhedos e boa parte delas é aberta à visitação, com direito a degustação. Uma das mais visitadas é a Casa Valduga, que além da degustação, tem um restaurante.

Outros passeios em Bento Gonçalves que consideramos imperdíveis são o Maria Fumaça, um tour no qual você passeia por vários locais da região a bordo de um trem, com muita música regional e degustação de vinho e suco de uva, e a Rota Caminhos de Pedra, com 12km de extensão, na qual você visita de carro mais de 20 atrações voltadas ao resgate do patrimônio cultural dos imigrantes italianos que chegaram ao Rio Grande do Sul em 1875.

Em Bento, você ainda encontra vários restaurantes que servem delícias da culinária italiana, como a Trattoria Casa Angelo e o Galeto Di Paolo. 

Onde ficar em Bento Gonçalves: dicas de hotéis

  • Se você está planejando uma viagem para Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, saiba que a cidade é famosa por seus vinhedos e pela produção de vinho. Para aproveitar ao máximo essa experiência, recomendamos se hospedar na charmosa Pousada Lugama, que oferece uma excelente localização próxima ao centro da cidade e aos principais atrativos turísticos da região vinícola.
  • Mas se você busca por uma estadia mais sofisticada, o Hotel Pousada Casa Tasca pode ser uma excelente opção. Com uma decoração elegante e aconchegante, esse hotel oferece aos seus hóspedes uma experiência única de conforto e requinte.

Roteiro pela Serra Gaúcha: Garibaldi

durante o dia, trem passando ao lado de diversas árvores
Foto: Everson José de Freitas Pereira, CC BY-SA 3.0

Tempo indicado: 2 dias

  • De Bento Gonçalves a Garibaldi: viaje de carro por 14 km (20 minutos) até Garibaldi.

Quem tem tempo para fazer um roteiro Serra Gaúcha de 7 dias, ou mais, precisa visitar Garibaldi, conhecida como a capital brasileira do espumante.

Por aqui, você vai poder degustar vinhos e espumantes nas várias vinícolas da região, como a Peterlongo, famosa por criar o primeiro e único Champagne do Brasil. Não deixe de visitar também o Mirante de Garibaldi, a Rua Buarque de Macedo, repleta de lojinhas e restaurantes, a Cervejaria Leopoldina e a Taça & Trufa, um lugar que oferece degustação de chocolates harmonizados com vinhos e espumantes!

Onde ficar em Garibaldi: dicas de hotéis 

Se você está montando seu roteiro na Serra Gaúcha, não pode deixar de incluir a cidade de Garibaldi em sua lista de paradas. Além de ser uma das principais produtoras de vinhos da região, Garibaldi tem muito charme e história para oferecer.

  • E para quem quer aproveitar a cidade com todo conforto e estilo, saiba que, apesar de ser um lugar pequeno, existem opções de hospedagens incríveis, como a Pousada Botte di Vino, que oferece uma experiência única ao se hospedar em quartos-chalés com formatos de tonéis de vinho. É simplesmente encantador!
  • Mas se você procura uma alternativa mais acessível e aconchegante, a Pousada dos Frades é uma ótima opção, com quartos confortáveis e atendimento acolhedor.

Roteiro pela Serra Gaúcha: Carlos Barbosa

durante o dia, grandes árvores em campo de carlos barbosa, destino para um roteiro serra gaúcha 7 dias
Foto: Lucas George Wendt on Unsplash

Tempo indicado: 1 dia

  • De Garibaldi a Carlos Barbosa: siga de carro saindo de Garibaldi e viaje por 7 km (10 minutos) até Carlos Barbosa.

Mais uma cidade para o seu roteiro Serra Gaúcha é Carlos Barbosa. Conhecida por seus queijos saborosos e por ser sede da primeira fábrica da Tramontina, fabricante de facas, talheres, panelas, entre outros. 

Por aqui, você vai poder visitar igrejas charmosas, como a Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe de Deus, um ícone histórico pela sua arquitetura inspirada na Itália, o Parque da Estação, o Morro do Diabo, procurado para prática de voo livre, e o Balneário Navegantes, um lugar para tomar banho de piscina e até fazer um churrasco!

Ainda em Carlos Barbosa, você encontra uma diversidade de bares, restaurantes, cafeterias e lojinhas que vendem os famosos queijos produzidos na região. 

Onde ficar em Carlos Barbosa: dicas de hotéis 

Para se hospedar em Carlos Barbosa, existem hospedagens simples, mas confortáveis, como o Hotel San Carlos e o tradicional ibis Carlos Barbosa.

Nossa sugestão é fazer as suas reservas com antecedência, pois no quesito hotelaria a cidade tem poucas opções disponíveis. 

Roteiro pela Serra Gaúcha: Três Coroas

durante o dia, árvores em frente a construção branca com telhados dourados que lembra templo chines
Foto: Larissa Fraga, CC BY 3.0

Tempo indicado: 1 dia

  • De Carlos Barbosa a Três Coroas: siga de carro saindo de Carlos Barbosa e viaje por 127 km (2 horas e 20 minutos) até Três Coroas. 

Três Coroas é uma cidade que impressiona por sua enorme diversidade cultural de idiomas, costumes e até gastronomia, por isso, recomendamos incluí-la no seu roteiro Serra Gaúcha de 5 dias.

Os grandes atrativos da região são ligados à religião e o local mais visitado é o Centro Budista Khadro Ling, que tem uma arquitetura majestosa e é uma parada obrigatória em qualquer roteiro Serra Gaúcha. Localizado em meio a uma bela área verde, a atração recebe muitos visitantes e oferece práticas de mediação, retiros e palestras!

Além disso, Três Coroas conta com corredeiras no Rio Paranhana, que são bem gostosas para um banho refrescante.

Os esportes de aventura também tem seu espaço, já que é possível praticar atividades como rafting, tirolesa e paintball, atividades que devem estar no roteiro Serra Gaúcha 4 dias de quem é fã de aventura.

Onde ficar em Três Coroas: dicas de hotéis 

Ainda que a cidade seja pequena, ela possui alguns hotéis interessantes como o aconchegante Hotel Caminhos da Serra e um Estúdio dentro do Templo Budista ideal para quem busca privacidade em meio a natureza e bem pertinho da principal atração da cidade. 

Roteiro pela Serra Gaúcha: São Francisco de Paula

durante o dia, banco de madeira azul, em frente ao lago e árvores em fundo em são francisco de paula, destino para roteiro serra gaúcha 3 dias
Foto: Pedro Fritsch on Unsplash

Tempo indicado: 1 dia

  • De Três Coroas a São Francisco de Paula: siga de carro saindo de Três Coroas e viaje por 30 km (40 minutos) até São Francisco de Paula. 

São Francisco de Paula é uma das cidades do roteiro Serra Gaúcha que costuma encantar por suas belezas naturais. Na região, você terá acesso ao Parque das Oito Cachoeiras, com diversas quedas d’água para conhecer, além da Reserva Ecológica Terra do Sempre e do Parque das Cascatas. 

Apesar das cachoeiras fazerem sucesso no verão, em algumas épocas do ano a temperatura na região é tão baixa que tem chance até de nevar! Ou seja, é um destino que agrada também a quem busca o friozinho. 

A cidade também chama atenção pelas suas casinhas de madeiras, pela paisagem repleta de belas araucárias e pela gastronomia que valoriza produtos típicos da região, como o pinhão. 

Onde ficar em São Francisco de Paula: dicas de hotéis

Para se hospedar, indicamos o o Alpes das Araucárias, hospedagem com 4 cabanas maravilhosas, todas elas equipadas com lareira, espaço gourmet, Smart TV, banheira vitoriana, cama queen, claraboia e muitos outros mimos. Outra opção mais simples, mas que oferece todo o conforto necessário e recepção calorosa é a Pousada Unser Haus.

Roteiro pela Serra Gaúcha: Cambará Do Sul

durante o dia, queda d'água de cachoeira cercada por vegetação em cambará do sul, destino para um roteiro serra gaúcha 4 dias
Foto: Luiza Braun on Unsplash

Tempo indicado: 2 dias

  • De São Francisco de Paula a Cambará do Sul: siga de carro saindo de São Francisco de Paula e viaje por 70 km (1 hora) até Cambará do Sul. Possível parada: Tainhas.

Cambará do Sul é a cidade onde fica o maior conjunto de cânions da América do Sul! Portanto, para quem ama aventura e natureza o destino é perfeito!  

As formações rochosas impressionam, com seus quase mil metros de altura, rodeadas por cachoeiras, rios, piscinas naturais e trilhas. Os cânions mais visitados são o de Itaimbezinho, Fortaleza e Malacara, e é bom separar pelo menos um dia para cada um.

Além das paisagens naturais belíssimas, vale a pena dar uma volta no centrinho de Cambará do Sul, que é super simpático. 

No quesito gastronomia, a cidade também não deixa a desejar, com pratos como o pinhão assado na chapa do fogão a lenha, a paçoca de pinhão, a batata-doce caramelizada e o feijão tropeiro, delícias servidas em diversos restaurantes como a Taberna Restaurante e o Restaurante Galpão Costaneira, que precisam estar seu roteiro Serra Gaúcha 4 dias.

Onde ficar em Cambará do Sul: dicas de hotéis 

  • Para as suas últimas noites, antes de finalizar o seu roteiro Serra Gaúcha, uma boa hospedagem é a Pousada Recanto do Lago, com suítes confortáveis em cabanas de madeiras charmosas e restaurante caseiro e saboroso.
  • Se você quer uma experiência inesquecível durante sua viagem para Cambará do Sul, o Parador Casa da Montanha é a hospedagem perfeita! Imagine acordar em uma barraca luxuosa com decoração rústica e ter uma vista incrível para o nascer do sol entre as árvores. E à noite, dormir observando o céu estrelado e ouvindo a música ambiente que é o canto dos pássaros. É a conexão perfeita com a natureza! Além disso, o local oferece diversas opções de lazer, como passeios a cavalo, tour de quadriciclo e até um passeio de balão. E se você é um amante da gastronomia, o restaurante Alma RS oferece pratos maravilhosos preparados no forno a lenha.