05/09/2021 Por Bárbara Rocha

O que fazer em Gramado e Canela

Cheiro de chocolate por toda parte, ótimos vinhos, e termômetros que no inverno chegam aos 0ºC… Não estou falando de uma cidade da Europa, mas sim de duas cidades da Serra Gaúcha! Nesse post vou contar o que fazer em Gramado e Canela. 

Enquanto Gramado é um dos principais destinos turísticos do Rio Grande do Sul, e dispensa apresentações, afinal, todos já ouviram falar de sua beleza, clima e atrações, há outra cidade da Serra Gaúcha menos conhecida que também merece atenção: Canela.

Por sorte, ambas estão localizadas a apenas 8km de distância uma da outra! Ou seja, é uma boa conhecer as duas em uma mesma viagem. Além da beleza, elas tem atrações para todas as idades como: jardins, museus, parques, restaurantes, cafés e passeios ao ar livre. 

Pessoas passam em frente a jardim e restaurantes em Gramado

Para te ajudar, vou dar detalhes sobre cada um desses lugares, e 25 passeios que você pode fazer em Gramado e Canela.

O que fazer em Gramado e Canela: Principais atrações

1. Fique em uma pousada aconchegante

Cama de casal em Pousada Casa Rosa opção para quem quer se hospedar em Canela
Pousada Casa Rosa

Gramado e Canela são duas cidades bonitas, agradáveis e muito próximas, por isso, pode bater uma dúvida em qual das duas se hospedar. Elas são praticamente uma única cidade, no entanto, é importante entender algumas diferenças na hora de planejar sua viagem.

Enquanto Gramado possui melhor infraestrutura que Canela, com mais hoteis e restaurantes (também mais caros), o diferencial de Canela é ser uma cidade mais autêntica e mais tranquila. 

De qualquer forma, não faltam opções. E uma das melhores para quem quer um lugar confortável, mas com um preço acessível, são as pousadas. 

Separei algumas para te ajudar:

Voa Pousada Brisa – $ – Simples, mas confortável, apesar da pousada ter café da manhã incluso, disponibiliza uma cozinha compartilhada, para os hóspedes cozinharem, e está a 2 km da Estação Rodoviária de Gramado. Todos os quartos incluem frigobar, TV e um banheiro privativo. 

Hotel Pousada Das Flores – $$ – Localizada a apenas apenas alguns minutos do centro de Gramado, a pousada tem um ambiente arborizado, estilo europeu, piscina, café da manhã incluso e oferece dois tipos de acomodações: apartamentos e cabanas, todos com televisão, frigobar e wi-fi. 

Veja mais opções de hospedagem em Gramado

Voa Pousada Chalé Das Neves – $$ – Localizada no Centro de Gramado, próxima aos pontos turísticos, é um ambiente rústico e sossegado que conta com café da manhã incluso. No lounge compartilhado há sofás, televisão, e lareira, e nos quartos TV, ar condicionado e aquecedor, e varanda. O local aceita pets de pequeno porte. 

Pousada Casa Rosa – $ – Localizada no centro de Canela, oferece piscina ao ar livre, café da manhã, quartos com frigobar, ar-condicionado, TV e aquecimento, além de banheiro privativo.

2. Curta um hotel de luxo

o que fazer em gramado e canela 1

Se você quer mais que um cantinho para repousar, um lugar confortável para ser tratado como rei ou rainha, recomendo aproveitar um dos hotéis de luxo de Gramado ou Canela, alguns tem muitas atrações, até mesmo trilha, acredita?! 

Confere:

Hotel Recanto Da Serra – $$$ – Localizado próximo às praças das Rosas e das Etnias, em Gramado, o hotel possui uma área de dez mil metros quadrados, cercada de árvores, é ideal para quem quer curtir a natureza com conforto! Disponibiliza academia, piscina, café da manhã, internet, e dois tipos de acomodações: apartamentos e cabanas.

Hotel Laghetto Allegro Gramado – $$$$ – Próximo ao centro de Gramado, o hotel oferece: café da manhã, piscinas térmicas cobertas, sauna seca, banheira de spa, deck externo com hidromassagem, sala de jogos, academia, web space e espaço kids. Já os quartos, são modernos, espaçosos, com ótima vista da cidade, e alguns com banheira de hidromassagem.

Veja mais opções de hospedagem em Canela

Hotel Laghetto Allegro Toscana – $$$$ – Localizado à 700m da Rua Coberta, este hotel tem uma das mais vistas mais bonitas de Gramado, fácil acesso aos principais pontos turísticos de Gramado e Canela, e oferece café da manhã, sala de jogos, piscina térmica, sauna, academia, espaço kids, web space, sala de eventos, além de contar com amplos apartamentos, todos equipados com mini cozinha.

Grande Hotel Canela – $$$ – Localizado no centro de Canela,  em meio a um parque natural, oferece quadras de esporte, áreas de lazer, playground, academia, piscina, sauna, trilhas ecológicas. Há café da manhã incluso, e diferentes acomodações, chalés no meio do verde e apartamentos luxuosos com charmosa vista para o lago do hotel.

3. Ande na Rua Coberta, uma das principais ruas de Gramado

Pessoas caminham na Rua Coberta uma das principais atrações entre muito o que fazer em Gramado e Canela

A Rua Coberta é um dos pontos mais visitados de Gramado, o nome é devido a cobertura de acrílico que envolve o lugar. Com certeza, você vai acabar passando por lá, mas vá caminhando ok? Os carros não passam por aqui.

Essa rua, que tem cerca de 100 metros de extensão, lembra um shopping: você encontra lojas, cafeterias, restaurantes, e bares com música ao vivo, e é um lugar que as pessoas visitam para comer, passar um tempo, se divertir e fazer compras. 

Definitivamente, vale a pena dar uma volta por lá, tomar um café, uma cerveja e tirar fotos. Por outro lado, não recomendo o lugar para almoço, já que os preços são salgados e há opções melhores. 

Endereço: Rua Madre Verônica, s/nº, Centro, Gramado

4. Passeie no Lago negro 

Pessoas andam de pedalinho em Lago negro, uma das atrações entre muito o que fazer em Gramado e Canela

O Lago Negro é um dos pontos mais bonitos de Gramado, sinceramente, não importa a hora, o lugar é lindo! Vá para caminhar de manhã, assistir ao pôr do sol de tarde, ou jogar uma conversa fora de noite… Ele está disponível 24 horas, tem entrada gratuita e está sempre movimentado. 

No entorno do lago, há um parque arborizado, cheio de azaleias e hortênsias, o que deixa o lugar ainda mais bonito, é um ótimo para relaxar! Perto dele, há restaurantes e lanchonetes, mas recomendo levar uma toalha e algumas comidinhas para fazer piquenique na grama.

Uma das atrações mais divertidas do lugar é o passeio de pedalinho no lago. O ingresso só pode ser comprado na hora, diretamente no local, e há pedalinhos para até 4 pessoas. 

Endereço: Rua. J. Renner Bairro Lago Negro – Gramado

5. Faça o Bus Tour

Pessoas fazem o Bus Tour uma das atrações entre muito o que fazer em Gramado e Canela

Não é Londres, mas tem algo muito semelhante: o bus tour! O ônibus, em si, já é uma atração. Se você pegar um lugar na parte superior, vai poder ter uma boa vista da cidade, e tirar fotos bem legais.

A ideia desse bus é te levar para os principais pontos turísticos de Canela e Gramado, como o Parque Terra Mágica Floryba, Snowland, Cristais de Gramado, Castelinho Caracol, Lago Negro e muitos outros (são mais de 30 lugares!)

Tá se perguntando como funciona? Você compra um ingresso, válido por 1, 2 ou 3 dias. Durante esse período, você pode pegar o ônibus quantas vezes quiser em um dos pontos espalhados pela cidade. É você quem escolhe onde vai descer e onde vai subir…

No entanto, não funciona o dia inteiro, nem sempre tem tantos ônibus operando e, dependendo da época, pode estar lotado. Ingressos aqui.

Dica:

Eu acho uma boa para quem está visitando a cidade pela primeira vez, não está de carro, e não quer usar táxi/uber, já que você paga um único valor para poder usar quantas vezes quiser durante alguns dias. 

6. Explore o Centro de Gramado

Pessoas e carros passam em frente a restaurantes em Gramado

Quando você for conhecer a Rua Coberta, reserve algum tempo para conhecer o resto do centro de Gramado. Vou falar de algumas atrações aqui, que você pode visitar caminhando mesmo, são todas próximas. 

Palácio dos Festivais: 

Se você for um amante da 7ª arte vale a visita. O lugar é conhecido por receber todos os anos o Festival de Cinema de Gramado. Para conhecer, você pode assistir um filme, já que há um cinema no local ou fazer uma visita guiada que além de apresentar o lugar, conta a história do cinema brasileiro, e do festival.

Paróquia de São Pedro: 

Uma construção feita de pedra, super conservada e muito bonita! Acho ideal fazer a visita durante o dia, quando dá para ver melhor, e passar um tempo agradável no jardim que é bem bonito e tem várias obras. Por dentro, é simples, mas ainda assim muito bonita. 

Fonte do Amor Eterno: 

Ao lado da paróquia, inspirada na Fontana di Trevi da Itália (talvez você já tenha até visto em algum filme), essa fonte é uma atração famosa, tantos para os casais, que podem prender na fonte um cadeado com o nome deles e jogar a chave na água para eternizar o amor, quanto para os solteiros, que podem jogar moedas e pedir um amor!

Praça das Etnias:  

Você ama experimentar comidas assim como eu? Então passe nessa praça, o cheiro é maravilhoso, e o que vende por lá também! Pães, cucas, queijos, vinhos, doces, e muitos produtos típicos. Além da praça ser agradável, boa para passar um tempo, e conhecer mais da história de Gramado, por lá há 3 casas, cada uma representando os países que colonizaram a cidade: Itália, Alemanha e Portugal. 

Rua Torta: 

Para finalizar o passeio pelo centro, você pode fazer uma rápida visita pela rua Torta, não há muito o que conhecer, nada de bares, restaurantes ou lojas, a atração é a própria rua, inspirada na famosa Lombard Street, da Califórnia. Ela é bonita, diferente, mas vale só para caminhar e tirar algumas fotos.

7. Conheça as fábricas de Chocolate

Bombons vendidos nas fábricas de Chocolate em Gramado e Canela

Como falei no início, Gramado e Canela tem um cheirinho de chocolate, então você vai ficar com água na boca querendo experimentar algum deles. Além de experimentar, você pode conhecer melhor essa obra prima que todo mundo ama, né?! 

Alguns lugares que os chocólatras devem visitar:
Mundo de chocolate:

O lugar é um parque de chocolate, você vai conhecer Paris, Nova York, Rio de Janeiro, México, Egito… Tudo em esculturas de chocolate! Imediatamente vai bater a maior vontade do mundo de comer tudo, mas calma, ao final eles disponibilizam uma degustação para você experimentar barrinhas à vontade. Ingressos aqui.

Endereço: Av. Borges de Medeiros, 2497 – Gramado

Reino do Chocolate:

Passeio ideal para quem curte história e curiosidades. Você pode conhecer a história do cacau, e saber como funciona todo processo até que o chocolate chegue aos mercados, desde a plantação até a produção.  

Endereço: Av. das Hortênsias, 5382 – Estrada Gramado-Canela 

Planalto:

Outra opção para quem curte curiosidades. Aqui dá para conhecer o processo de produção de chocolates em todas as etapas. Recomendo no final passar na loja da fábrica, para experimentar o chocolate que é maravilhoso.

Endereço: Rua João Carniel, 689 • Carniel, Gramado Im

8. Vá os Museus

Estátua em Dreamland, um museu de cera em Gramado

Os museus de Gramado e Canela não são sobre o passado das cidades, então, não são exatamente para os amantes de história e sim para os que amam curiosidades. 

Caso você queira visitar mais de um, sugiro comprar um passaporte  que inclui o Museu de Cera, Vale dos Dinossauros, Hollywood Dream Cars, Salão do Super Carros e Harley Motor Show, sai mais barato do que comprar o ingresso individualmente. 

Vou falar aqui os que achei mais interessantes: 
Dreamland:

Esse é um museu de cera, com réplica de diversas celebridades e personagens: Steve Jobs, Neymar, Harry Potter, Marilyn Monroe, e por aí vai… É um passeio rápido, basicamente para tirar fotos, e um pouco caro. Recomendo só para quem sempre quis tirar foto com algum famoso que ama, já que as figuras realmente são bem parecidas. Ingressos aqui.

Endereço: Av. das Hortências, 5507 – Ipê Amarelo, Gramado

Motos expostas em Harley Moto Show um bar/museu em Gramado
Harley Moto Show:

Esse bar/museu é ótimo para os fãs de moto. Lá, você encontra uma decoração colorida, móveis que lembram motos e, literalmente, motos da Harley-Davidson para ver de pertinho. Se você não for fã, não recomendo entrar para beber/comer, já que a entrada ao lugar é paga, e os preços salgados. Ingressos aqui.

Endereço: Av. das Hortências, 5507 – Subsolo, Gramado 

Hollywood Dream Cars:

Fãs de carros, também tem opção para vocês, e só recomendo para quem curte mesmo, é um museu cheio de carros clássicos e originais como o Cadillac, Rolls Royce, Pontiac, Ford Galaxie, Jaguar Mark, Mercury… Todos das décadas de 20 a 60. Dá para conhecer a história de cada um, além de tirar muitas fotos. Ingressos aqui.

Endereço: Avenida das Hortênsias, R. Vigilante, 4151, Gramado

Bier Park:

Você gosta de tomar uma gelada? Então precisa reservar um tempo na sua viagem para esse parque feito para os amantes da cerveja! Dá para conhecer a história dessa bebida, desde a Mesopotâmia! Além disso, conhecer o processo de fabricação e, ao final, quando você estiver morrendo de sede, poderá experimentar um chopp! Ingressos aqui.

Endereço: Rua Madre Verônica, 50 – Centro – Gramado

9. Passe um tempo em um dos Parques

Bicicleta com flores em Parque olivas em Gramado
Le Jardin:

Jardins de lavandas e muitas outras flores, estufas onde são produzidas plantas e mudas que são vendidas aos visitantes, loja com cosméticos e um bistrô para almoçar ou lanchar é o que você encontra nesse parque. O lugar é lindo, e muito agradável, mas fica ainda melhor na época de floração das lavandas, de outubro a dezembro.

Ingressos: Confira aqui.

Endereço: RS-115, 190 – Vila do Sol, Gramado 

Parque olivas:

Você ama azeite? Nesse parque você pode saber como ele é produzido, experimentar, e passear pelas plantações. No final do tour dá para fazer um piquenique na grama e curtir a vista, de montanhas a árvores, ou visitar o restaurante do lugar que conta com queijos, massas, e até um chopp de oliva! Ingressos aqui.

Endereço: Estrada Pedras Brancas, Gramado 

10. Natal Luz de Gramado

Árvores e enfeites iluminados em ruas durante Natal Luz de Gramado

Esse é o maior evento de Gramado e, geralmente, vai de outubro a janeiro. Sabe aquele clima de natal que a gente vê nos filmes americanos? Acho que Gramado é um dos melhores lugares do Brasil para realmente sentir a vibe natalina. Tanto é que, pessoas de todos os lugares visitam a cidade nessa época.

O lugar fica todo decorado, rua, lojas, casas, postes, tem pisca-pisca por toda parte, além de contar com várias apresentações teatrais e musicais, exposições, e até a casa do papai noel! 

Com certeza, esse clima anima muito mais as crianças que, geralmente, amam o natal, mas acho válido fazer uma visita à Gramado pelo menos uma vez no natal, aposto que você vai se emocionar, o lugar fica lindo!

Acompanhe novidades sobre essa atração

11. O que fazer em Gramado e Canela: Café Colonial

Bolos, queijos, sucos, salgados, e café do Café Colonial vendido nos cafés em Gramado e Canela
Café Colonial Bela Vista

Queijo, presunto, linguiça fervida, bolinho de queijo, bolo de ricota, salame, chocolate, torta holandesa, torta de maçã, waffles , café, vinho tinto… Eu poderia continuar essa lista, mas acho que já deu para despertar o seu lado glutão, não é mesmo? Pelo menos para mim, sim! 

Esses são só alguns dos itens que fazem parte do cardápio do café colonial, recomendo experimentar se você quer tomar um café da manhã ou um lanche da tarde reforçado, mas vá com tempo e aproveite com calma!

Não é barato, mas vale cada centavo, é super gostoso e você pode comer à vontade. Há mais de um lugar que oferece essa maravilha, você pode comprar o ingresso online aqui, ou no local.

Aqui vão algumas opções:

Torre Café Colonial: Av. Don Luiz Guanella, 1168 – Vila Suiça, Canela  

Bela Vista Café Colonial:  Av. das Hortênsias, 3500 – Vila Suíça, Gramado

Café Coelho Colonial: Av. das Hortênsias, R. Vigilante, 5433, Gramado

12. Prove um delicioso Fondue

Pessoas espetam com garfo batatas em uma panela em cima de mesa preta em restaurante, onde há outros pratos de comida

Falando em comida, não dá para sair de Gramado ou Canela sem ao menos provar um fondue, que é um prato suíço, mas que faz o maior sucesso nessas duas cidades. O mais famoso é o de queijo, que é aquecido sobre uma lamparina e, geralmente, acompanha pães ou batatas, mas tem outras versões como de chocolate com morango, ou de carne… Não importa qual, todos valem a pena!

Aqui vão alguns restaurantes que oferecem esse prato: 

Belle Vitrine:

experimente 3 sabores: queijo, carne e chocolate. Só comprar seu ingresso aqui.

Endereço: R. João Petry, 200 – Centro, Gramado

Le Belle Canto:

Além dos sabores de queijo, carne e chocolate, que você pode comprar aqui, há fondues para os veganos de queijo castanha de caju, carnes e soja e chocolate 100% vegano com frutas. 

Endereço: Av. das Hortências, 1095 – Centro, Gramado

Joaquina Restaurante:

Oferece fondue de queijo com batata, brócolis, goiaba e p&at