12/06/2024 Por Júlia Moreira

Reunindo mais de 2 milhões de pessoas anualmente, o Réveillon em Copacabana é uma das festas mais famosas do mundo.

O destaque é a queima de fogos e os shows incríveis na praia. Mas quem prefere algo mais exclusivo pode curtir a festa em um quiosque ou na cobertura de um hotel luxuoso, como o Copacabana Palace.

Nós, que já aproveitamos a virada por lá algumas vezes, compartilhamos aqui dicas preciosas para você aproveitar ao máximo essa experiência e fugir de perrengues. Vamos lá?

icone rio

Programação do Réveillon gratuito na Praia de Copacabana

durante a noite, show de fogos de artifício iluminando o céu durante ano novo em copacabana
Foto de Trust Tru Katsande na Unsplash

Normalmente, todos os anos, a festa de Ano Novo na praia de Copacabana começa às 18h.

O palco principal é montado em frente ao icônico Copacabana Palace (a estação de metrô mais próxima é a Cardeal Arcoverde).

Já o segundo palco fica na altura da Rua República do Peru, mais próxima à estação Siqueira Campos.

A diferença entre eles está na programação: o palco principal recebe as atrações mais famosas, enquanto o segundo oferece um ambiente mais tranquilo.

Você deve estar se perguntando: quem vai cantar no Réveillon em Copacabana?

Os nomes das atrações são confirmados no final do ano, geralmente no final de novembro ou começo de dezembro. No ano passado, por exemplo, rolaram shows de Ludmilla, Gloria Groove, Diogo Nogueira, Belo, Teresa Cristina, Nattan, Luísa Sonza, Unidos do Viradouro e Imperatriz Leopoldinense.

Para saber quem vai animar a festa do Réveillon em Copacabana este ano, fique de olho no Instagram da prefeitura do Rio de Janeiro!

Melhores festas particulares de Réveillon em Copacabana

durante a noite, show de fogos de artifício iluminando o céu durante ano novo em copacabana
Foto de Trust Tru Katsande na Unsplash

Muita gente não sabe, mas além da tradicional festa pública na faixa de areia, Copacabana oferece quiosques para quem quer aproveitar o espetáculo de camarote, e até mesmo festas bem animadas em bares e baladas. Dá uma olhada nas opções:

Réveillon Coco Verde

Com pé na areia, música ao vivo, DJ, vista privilegiada dos fogos e open bar/food, a festa de Réveillon do Quiosque Coco Verde sempre é uma boa pedida! 

Geralmente, o cardápio é completíssimo, com entradas, saladas, pratos quentes, acompanhamentos, sobremesas e muitas bebidas, incluindo suco, refrigerante, água tônica, cerveja, caipirinha, caipvodka, vodka importada, gin importado, whisky importado, energético, espumante.

Réveillon Juanna's

quiosque Juanna’s Rio sempre prepara uma programação bem bacana para o Réveillon em Copacabana.

Realizada em um ambiente exclusivo, a festa tem um DJ incrível e uma companhia de dança, além de serviço de garçom, banheiros privativos e segurança reforçada. Tudo isso no sistema All Inclusive!

Pink Flamingo Réveillon

Conhecida por suas festas animadas, a Pink Flamingo é uma balada LGBTQIA+ que sempre realiza um evento incrível na virada. E não vai deve diferente no Réveillon Copacabana 2024!

São simplesmente 10 horas de festa (com saída permitida para queima de fogos), que normalmente incluem um grande elenco de DJs e drags. 

O cardápio também não deixa a desejar com entradas, buffet, sobremesas, bebidinhas e até café da manhã para você começar o ano com o pé direito!

Melhores hospedagens para o Réveillon em Copacabana

durante um dia ensolarado, vista aérea de espreguiçadeiras ao redor de piscina quadrada em cobertura de hotel em copacabana com vista para o mar
Foto divulgação-PortoBay Rio de Janeiro

Se você vem de longe, decidir onde se hospedar é fundamental para curtir o Réveillon em Copacabana sem perrengues!

Se dinheiro não é problema, definitivamente vale a pena escolher um dos hotéis cinco estrelas – não há maneira mais especial de começar o ano.

Mas se o orçamento está apertado, não se preocupe! Com um pouco de planejamento e uma reserva antecipada, você conseguirá aproveitar tudo numa boa.

Copacabana oferece várias opções de hospedagem econômica, incluindo hostels para viajantes solo e ótimos apartamentos para quem vai viajar em grupo e pretende dividir os custos.

E lembre-se, você não precisa necessariamente ficar em Copacabana. Outros bairros do Rio de Janeiro também são ótimas opções. É só escolher um bairro com acesso ao metrô para facilitar a chegada e a partida, sem complicações.

Para facilitar, já selecionamos os melhores lugares para você. Basta dar uma olhada no mapa para verificar se a localização te agrada e correr para garantir o seu cantinho:

Melhores hotéis para o Réveillon em Copacabana

Luxo

  • 1) Copacabana Palace, A Belmond Hotel: Considerado um dos hotéis mais luxuosos do Rio, esta é a opção perfeita para quem quer curtir o Réveillon em Copacabana em grande estilo. Vista privilegiada para os fogos, suítes luxuosas, spa e piscina são os destaques.
  • 2) JW Marriott Rio de Janeiro: Localizado Av. Atlântica, este hotel é uma ótima escolha para quem quer estar próximo à praia e ainda aproveitar um hotel de alto padrão. Tem piscina, spa, academia e suítes com vista para o mar.
  • 3) Pestana Rio Atlantica: Também em frente à praia, este é mais um hotel luxuoso que oferece suítes espaçosas (várias delas com banheira, varanda e vista panorâmica para o mar), piscina ao ar livre, academia, bar e um café da manhã maravilhoso!

Custo x benefício:

  • 4) Arena Copacabana Hotel: Uma excelente opção para aproveitar o Ano Novo em Copacabana e conhecer com facilidade os pontos turísticos do Rio. Fica na avenida Atlântica e tem vista para a praia, terraço com piscina, bar e quartos modernos.
  • 5) PortoBay Rio Internacional: Com uma localização privilegiada em Copacabana, este hotel oferece vista da praia, do Pão de Açúcar e do Corcovado. Tem também suítes maravilhosas, academia, piscina e um buffet de café da manhã delicioso.
  • 6) Hotel Atlântico Praia: A poucos passos da praia, oferece piscina ao ar livre e quartos aconchegantes. Uma pedida excelente para o Réveillon Copacabana 2024!
  • 7) Savoy Othon: A 230m da Praia de Copacabana, o Savoy é uma ótima alternativa para ficar pertinho da festa sem gastar uma fortuna. Além da boa localização, ele se destaca pelos quartos novinhos, a academia moderna e um bom café da manhã.

Econômico:

  • 8) Windsor Copa Hotel: Bem pertinho da praia e da estação de metrô Cardeal Arcoverde, este hotel oferece um café da manhã delicioso e suítes amplas com isolamento acústico, para você descansar com silêncio e conforto depois de uma noite inesquecível.

  • 9) Olinda Rio Hotel: Em frente à praia, com um ótimo café da manhã e várias suítes com vista para o mar, esta é uma opção com poucas comodidades, mas muito limpa e aconchegante, perfeita para ficar pertinho da festa mais animada do Réveillon em Copacabana.

  • 10) Hotel Astoria Palace: Piscina, uma boa academia, suítes espaçosas com vista para o mar e um café da manhã completo com muitos pães, bolos e sucos são os principais benefícios de se hospedar por aqui. O melhor? Basta atravessar a rua para curtir a praia!

  • 11) Nacional Inn Rio Copacabana: A 350 metros da praia, com piscina ao ar livre, suítes confortáveis e um café da manhã muito bom, além de sauna, bar e lavanderia, este é o hotel perfeito para se esbaldar no Réveillon Copacabana 2024.

Melhores apartamentos para o Réveillon em Copacabana:

durante um dia ensolarado, cadeiras brancas em frente a piscina em cobertura de apartamento com vista para o mar
Foto divulgação-South Beach Vista Mar Apartamentos
  • South Beach Vista Mar Apartamentos: Para aproveitar o Réveillon em Copacabana com mais privacidade, vale a pena ficar neste apê no coração de Copa. Ele oferece piscina, academia, e tem sala de estar, suíte e cozinha – alguns com vista para o mar.
  • Apartamento de Férias Copacabana Rio de Janeiro: Com 2 quartos, sala de estar e jantar e cozinha, este apê é espaçoso, acomodando tranquilamente até 8 pessoas – a opção ideal para quem vai passar o Ano Novo em Copacabana com a galera toda.
  • Família Copacabana: Por aqui o espaço é o destaque! Ao todo, são 4 quartos para até 12 pessoas, além de 3 banheiros, cozinha equipada, uma área de estar enorme, sala jantar para toda a galera se reunir e espaço com rede de descanso para relaxar.

Hotéis e hostels em bairros vizinhos de Copacabana:

durante um dia ensolarado, espreguiçadeiras e vasos de plantas em frente a piscina com borda infinita e vista para o mar em cobertura de hotel com vista para o mar
Foto divulgação Hotel Fasano Rio de Janeiro
  • Hotel Fasano Rio de Janeiro: Madonna e Beyoncé e são algumas das estrelas que já ficaram no Fasano. E não é à toa! Dá para curtir a queima de fogos no rooftop, e ainda aproveitar sauna, spa, casa noturna e incrível vista pro mar.
  • Sheraton Grand Rio: Com uma vista maravilhosa para o mar, um atendimento 5 estrelas e localização à beira-mar, este é um dos hotéis mais bonitos do Rio de Janeiro! Por lá você tem quartos luxuosos, piscinas, jacuzzi e a famosa da Casa da Cachaça.
  • Sheraton Grand Rio Hotel & Resort: Reformado recentemente, e localizado no bairro do Leblon, este hotel tem jardim paisagísticos, jacuzzi, piscina e suítes enormes com vista para o mar, bar com caipirinhas especiais e restaurante francês sensacional.
  • Ipanema Beach House: Perfeito para quem quer conhecer pessoas e economizar, este hostel é um dos melhores do Rio. Queridinho pelos brasileiros e gringos, ele fica pertinho da praia de Ipanema e tem quartos compartilhados limpos e piscina. 
  • Tupiniquim: Com salão de jogos, karaokê, dormitórios aconchegantes e um café da manhã delicioso, este é um dos melhores albergues no Rio de Janeiro. Fica em Botafogo, pertinho da estação de metrô do bairro, e oferece fácil acesso a tudo.

Como chegar em Copacabana no Réveillon

durante dia ensolarado, vista aérea de carro e ônibus brancos passando em avenida em frente a calçadão de copacabana
Foto de Honório na Unsplash

A melhor alternativa para chegar em Copacabana no Réveillon é utilizar o metrô.

Basta descer na Estação Cardeal Arcoverde e caminhar por cerca de 7 minutos até a festa.

Lembre-se de comprar um cartão especial de ida e volta com antecedência para embarcar no metrô das 19h do dia 31/12 até às 5h do dia 01/01. RioCard, cartão de crédito ou dinheiro não são aceitos durante esse horário!

A venda do cartão começa no dia 25/12 e vai até às 19h do dia 31/12, e os pontos de venda são divulgados pelo Instagram do MetrôRio semanas antes do Réveillon em Copacabana.

Como aproveitar o Réveillon em Copacabana

Duas mãos segurando taças de champagne, fazendo um brinde, com um belo nascer do sol no mar ao fundo
Foto Ilustrativa-AI-Mid Journey

O Réveillon em Copacabana é um dos eventos mais aguardados do ano no Rio de Janeiro… Mas é também um dos mais lotados! Para garantir que você tenha uma experiência memorável aqui vão algumas dicas: 

  • Conheça a programação: O evento começa cedo, com diversas apresentações musicais e atividades ao longo da orla de Copacabana. Para não perder nada, e até mesmo saber se os shows são do seu agrado, dê uma olhada no Instagram da Prefeitura do Rio de Janeiro para descobrir a programação completa e o horário de cada apresentação.
  • Chegue cedo: Para garantir um bom lugar na praia, é bom chegar cedo. Para você ter ideia, tem gente que chega de manhã! Mas por volta das 17h é um bom horário.
  • Escolha um bom lugar: Uma das principais atrações do evento é a queima de fogos, que dura mais de 10 minutos, além dos shows animados. Geralmente, o palco principal fica no trecho de areia em frente ao Copacabana Palace, portanto, é bom tentar ficar nessa área.
  • Vista-se adequadamente: o Réveillon em Copacabana costuma ser muito quente, então é bom investir em roupas leves e confortáveis. Não se esqueça também de usar um calçado confortável – de preferência chinelo!
  • Leve apenas o necessário: Evite levar objetos de valor e carregar muito peso, pois a região fica realmente LOTADA e pode ser bem difícil se locomover.
  • Fique atento à segurança: Como em qualquer evento de grande porte, é bom evitar levar grandes quantias em dinheiro, além de não deixar seus pertences desacompanhados e estar sempre atento aos arredores.
  • Compre bebidas e comidas antes: As barracas de comidas e bebidas são bastante disputadas durante o Réveillon em Copacabana – e os preços podem ser bem salgados! Para evitar economizar, além de filas e contratempos, é recomendável comprar bebidas e comidas antes de chegar à praia. Mas evite garrafas de vidro (elas foram proibidas na última edição).
  • Fique até o final: O show de fogos de artifício do Réveillon Copacabana é um dos mais famosos do mundo, com cerca de 10-15 minutos de duração. Para aproveitar ao máximo a experiência, fique até o final e assista ao espetáculo completo! 
  • Esteja preparado para a multidão: O Réveillon em Copacabana costuma atrair 2 milhões de pessoas, então vá pronto (a) para lidar com aglomerações, congestionamentos e filas. Tenha paciência e aproveite o clima festivo e a energia da cidade durante essa celebração!

O que levar para o Réveillon em Copacabana

bolsa de palha, protetor solar, revista, óculos de sol, blusa amarela, short jeans, biquíni azul e sapatilhas em cima de mesa branca
Foto de Julia Kicova na Unsplash

É hora de arrumar a bolsa para festa? Confira o que você precisa levar para o Réveillon em Copacabana para curtir a festa com conforto e segurança:

  • Protetor solar: Se você pretende chegar cedo para curtir o Réveillon em Copacabana, é imprescindível levar protetor solar. Lembre-se que o Ano Novo é no verão, e o calor no Rio costuma ser bem intenso!
  • Capa de chuva: O verão no Rio também é famoso pelas pancadas de chuvas no final da tarde. Então, também é bom checar a previsão do tempo e, se for o caso, levar uma capa de chuva ou um guarda-chuva.
  • Garrafa de água: Hidratação é fundamental em qualquer evento, especialmente em épocas de verão. Não esqueça de levar para se hidratar durante toda a noite de Réveillon em Copacabana!
  • Alimentos leves: Como a festa costuma durar muitas horas, é importante levar alguns alimentos leves para aguentar o ritmo. Frutas, sanduíches e biscoitos são boas opções para não ficar com fome!
  • Canga/toalha: Não esqueça de levar uma canga para estender na areia quando quiser descansar, além de uma toalha para se secar, caso pretenda dar um mergulho.
  • Doleira: Para guardar seus cartões, documentos e dinheiro, é essencial comprar uma doleira, uma bolsinha – estilo pochete – que dá para colocar por baixo da roupa, e vai manter seus pertences seguros!
  • Celular carregado: Para registrar os melhores momentos da festa e se comunicar com seus amigos e familiares, não esqueça de levar o celular totalmente carregado e um carregador portátil para garantir que a bateria não acabe no meio da festa.

Dicas de segurança para curtir o Ano Novo em Copacabana

durante o dia, duas viaturas brancas e azuis da Polícia Militar do Rio de Janeiro, estacionadas em uma rua
Foto de william f. santos na Unsplash

O Réveillon em Copacabana é, sem dúvida alguma, uma das festas mais especiais do mundo, mas, infelizmente, como em outros eventos grandes, é comum acontecerem furtos, principalmente de celular. 

No ano passado, houve uma queda nesses casos, mas é bom ficar de olho e tomar alguns cuidados. Por isso, aqui estão algumas dicas valiosas para garantir que você possa aproveitar a festa com tranquilidade:

  • Evite levar objetos de valor: É bom evitar joias, cordões, relógios e eletrônicos que podem chamar a atenção de ladrões. Leve realmente o básico para curtir o Réveillon em Copacabana!
  • Cuidado com seus pertences: Para evitar surpresas desagradáveis, sempre tenha alguém de confiança vigiando seus pertences ou opte por usar uma bolsa ou mochila que possa ser presa ao corpo, como uma doleira.
  • Use cartões de crédito ou débito: Não carregue grandes quantias em dinheiro. O melhor é utilizar cartões de crédito ou débito (mas lembre-se de deixar a aproximação desligada) ou optar pelo pix para fazer compras durante o evento. Preste atenção na hora de passar seu cartão para não cair em nenhum golpe nas máquinas de pagamento!
  • Escolha bem o seu lugar: Opte por áreas movimentadas e iluminadas, e evite locais isolados e pouco iluminados. Se possível, ande em grupo e evite caminhar sozinho (a) durante a madrugada.
  • Se for beber, redobre o cuidado: Beba com moderação para manter o controle e a consciência de suas ações, não aceite nenhuma bebida de pessoas desconhecidas, compre apenas bebidas lacradas e não deixe seu copo “sozinho”, principalmente se estiver em um bar/balada.
  • Coloque pulseiras de identificação nas crianças: Todos os anos, agentes da Guarda Municipal do Rio de Janeiro distribuem pulseiras de identificação impermeáveis para crianças, com o nome delas e telefone de contato dos responsáveis, para facilitar a localização dos pais, caso a criança se perca. Não esqueça de fazer isso assim que chegar – basta pedir em uma das viaturas pela orla.

O que fazer no Rio de Janeiro antes/depois do Réveillon em Copacabana

Durante o dia, vista aérea do Cristo Redentor no topo de montanha, montanhas, mar e prédios no Rio de Janeiro
Foto de Raphael Nogueira na Unsplash

Quando se trata do Réveillon em Copacabana, a festa é o grande destaque. Mas se você chegar cedo, ou uns dias antes, pode aproveitar outras atividades incríveis pelo bairro antes do grande evento.

  • Visitar a Praia de Copacabana: Dê um mergulho no mar, caminha pela orla, beba em um dos quiosques ou simplesmente relaxe na areia. Não esqueça de provar um matte gelado e um biscoito globo!
  • Conhecer os pontos turísticos: No final da praia, fica o Forte de Copacabana, onde estão diversos canhões históricos, o Museu Histórico do Exército – com várias exposições bacanas -, e uma unidade da confeitaria Colombo, perfeita para tomar um café da manhã farto com vista para o mar! Também vale tirar uma foto com as estátuas de Carlos Drummond de Andrade e de Dorival Caymmi na orla, e curtir o pôr do sol na Mureta do Leme.
  • Fazer compras: Quer bater perna? As ruas de Copacabana tem lojas de sobra além de vários centros comerciais, como o Shopping Cidade Copacabana, na Rua Siqueira Campos, e o Centro Comercial Copacabana, com muitos boutiques na Av. Nossa Sra. de Copacabana.
  • Ir aos teatros: Palco de muitas peças, shows e apresentação de stand-up, o Teatro Claro Rio é o mais famoso de Copacabana, mas há outras opções, como a Sala Baden Powel Teatro Copacabana e o Teatro Glaucio Gil – veja se vai rolar algo durante a sua estadia!
  • Experimentar a gastronomia local: Experimente pratos típicos como a feijoada em um dos vários restaurantes e quiosques (eu indico fortemente o Coisa de Carioca).
  • Aproveitar a vida noturna: Há muitos bares, boates e casas de shows espalhados por Copa que oferecem música ao vivo e muita diversão. 
  • Passear pela orla do Rio: Você pode, por exemplo, pegar uma bike itaú e pedalar até a praia vizinha, Ipanema, ou um uber/metrô para ir até o Leblon ou a Barra da Tijuca.
  • Visitar o Cristo Redentor: Uma das atrações mais famosas do Rio de Janeiro, o Cristo Redentor é uma visita imperdível. Aproveite para subir no trem do Corcovado e ver a cidade do alto.
  • Conhecer o Pão de Açúcar: Outro ponto turístico icônico do Rio de Janeiro, o Pão de Açúcar oferece uma vista panorâmica da cidade. Você pode chegar lá de bondinho e apreciar a paisagem durante o trajeto!
  • Passar o dia no Jardim Botânico: Para relaxar, tirar fotos e curtir a natureza, o Jardim Botânico é uma ótima opção de passeio. São mais de 8 mil espécies de plantas e uma linda vista do Cristo Redentor.
  • Conhecer as atrações culturais do Centro: Em uma curta viagem de metrô, você pode explorar o Centro do Rio, onde estão o Museu do Amanhã, o Museu de Arte do Rio, o CCBB e vários outros centros culturais e museus imperdíveis!
  • Explorar a Lapa: Vizinha do Centro, a Lapa é a área mais boêmia do Rio de Janeiro, famosa por seus bares e casas noturnas. Além disso, é o lar dos Arcos da Lapa, um dos cartões-postais mais conhecidos da cidade, que rende ótimas fotos.
  • Fazer compras, comer e se divertir na Feira de São Cristóvão: Se você estiver com tempo, pode esticar o passeio até a Feira de São Cristóvão, um lugar com várias lojinhas de artesanato, restaurantes nordestinos, apresentações de forró e inúmeros karaokês.

E aí, gostou de saber tudo sobre o Ano Novo em Copacabana?

Depois de todas essas dicas e informações, está claro que passar o Réveillon em Copacabana é uma experiência única e inesquecível, né? Só não esqueça de reservar o seu hotel com antecedência, pois estamos falando de uma das festas mais disputadas do mundo – a cidade fica realmente lotada e os hotéis lotam!

Em nossas viagens, reservamos todos os nossos hotéis com o booking.com e a gente recomenda que você faça o mesmo, já que, por meio desta plataforma, é possível ler as avaliações dos hóspedes anteriores e até cancelar a reserva gratuitamente (na maioria dos hotéis), caso os planos mudem. 

Ainda tem alguma dúvida? Não deixe de enviá-la pelos comentários, nós ficaremos felizes em poder ajudar! 

Você também pode gostar de ler:
PLANEJE SUA TRIP
ferramenta-medica
SEGURO VIAGEM

Tenha quem te socorrer nos perrengues. O voo atrasou, sua mala foi danificada ou sofreu algum acidente? O Seguros Promo garante sua indenização. Feche agora e com desconto o seguro ideal para sua viagem. 

 

passport
PASSAGENS AÉREAS

Economize na passagem. Quer viajar mais? Com o Passagens Promo você encontra descontos imbatíveis em passagens áreas.

house
ACOMODAÇÃO

Durma no conforto, mesmo fora de casa.  Seja sua procura um hotel, apartamento, resort ou chalé, no Booking.com você encontra as acomodações mais baratas e mais confortáveis.  

car
ALUGUEL DE CARRO

Desbrave o destino escolhido. Se você quer quebrar barreiras, e aproveitar ao máximo o seu destino, alugue um carro com o melhor preço e com possibilidade de parcelamento em até 12x através do RentCars.

admin