17/08/2024 Por Bárbara Rocha
Conheça as principais atrações de Ouro Preto MG
Está se perguntando: o que fazer em Ouro Preto MG? Neste post vamos esclarecer, apresentando as melhores atrações desta que é uma das principais cidades históricas de Minas Gerais e faz parte dos Roteiros do Circuito do Ouro.
Com seu estilo colonial, arquitetura barroca, belas paisagens e construções antigas, esta jóia do interior mineiro vai te encantar a cada passo! São dezenas de atrações turísticas interessantes, além de belas cidades nos arredores para passeios de bate e volta e mirantes que merecem muitas paradas para fotos.
Para completar, como não poderia ser diferente em uma cidade tradicional mineira, Ouro Preto é um recanto de comida boa e muita hospitalidade!
E aí, se interessou? Para que você possa planejar sua viagem a Ouro Preto sem perder nenhum detalhe deste local tão importante do nosso país, confira nossas dicas sobre o que fazer em Ouro Preto MG.
Por que conhecer Ouro Preto?
- Ouro Preto é uma das cidades históricas de Minas Gerais mais conhecidas, com belezas arquitetônicas incríveis, cenário de grandes fatos históricos e grande beleza natural.
- Foi bastante importante nos tempos do Brasil Colônia, no período denominado Ciclo do Ouro, por ser um dos locais onde mais foi explorado ouro no país. Por esse motivo, foi palco de diversas transformações e momentos marcantes do ponto de vista histórico. Um dos mais lembrados em museus e acervos na cidade é o da Inconfidência Mineira.
- O conjunto arquitetônico de Ouro Preto, por sua vez, é uma atração à parte. Foi aqui que nasceu Aleijadinho, famoso escultor e arquiteto do período barroco, portanto, a cidade abriga diversas de suas obras, consideradas um patrimônio histórico-cultural de nosso país.
- Ouro Preto mantém os viajantes entretidos por muitos dias. São dezenas de pontos turísticos a serem visitados, belas cidades nas proximidades para passeios de bate e volta, vários mirantes que merecem paradas fotográficas e, claro, muitas comidinhas mineiras para você provar.
Onde fica Ouro Preto
Ouro Preto está localizada na região central de Minas Gerais, a aproximadamente 95 km da capital, Belo Horizonte. O Rio de Janeiro está a 398 km e São Paulo a cerca de 629 km.
O que fazer em Ouro Preto MG - principais atrações
Essa é uma cidade que oferece uma boa variedade de atrativos a seus visitantes, portanto, não vai faltar o que fazer por aqui!
As opções de passeios em Ouro Preto são bastante diferenciadas e incluem muitos passeios históricos e de contemplação da natureza.
Separamos algumas sugestões sobre o que fazer em Ouro Preto MG para que você inclua em seu roteiro, e conheça a cidade por todos os seus belos ângulos! Confira:
1. Igreja Nossa Senhora do Carmo
Considerada um dos mais importantes templos da arte colonial mineira, esta igreja construída em 1766, e projetada por Manuel Francisco Lisboa (pai de Aleijadinho), encanta os visitantes ainda no exterior, com sua fachada de anjos barrocos.
No interior, o ponto de destaque é uma bela pintura de autoria do Mestre Ataíde. Já as portas, os púlpitos, o lavabo e alguns dos altares são obras do próprio Aleijadinho.
Para completar, é a única igreja na cidade que possui painéis de azulejos portugueses, o que a faz ser ainda mais especial e imperdível.
A visitação custa R$3 e não é permitido tirar fotos no interior da igreja.
2. Matriz de Nossa Senhora da Conceição
Essa igreja deve estar na sua lista de o que fazer em Ouro Preto MG!
Nela, está guardado o túmulo de Aleijadinho e de seu pai, que se transformou em um museu dedicado aos artistas. Por isso, é uma das igrejas mais antigas e mais importantes da cidade!
Como ela está passando por reformas, segue fechada temporariamente, podendo ter apenas a sua parte externa visitada. Mesmo assim, vale a pena visitá-la por conta de sua bela arquitetura que rende ótimas fotos.
Endereço: Praça Antônio Dias, 09 – Ouro Preto
3. Igreja de São Francisco de Assis
Classificada como uma das setes maravilhas de origem portuguesa no mundo, esta igreja é, sem dúvidas, uma das mais belas e imponentes de Ouro Preto!
Sua fachada foi projetada por Aleijadinho e o teto pintado pelo Mestre Ataíde, o famoso pintor brasileiro da era colonial.
Os elementos rococó e a incrível pintura do teto, que reproduz o céu, levaram anos para serem finalizados, e encantam os visitantes até hoje!
Endereço: Largo de Coimbra, Centro, Ouro Preto, MG Ouro Preto (SEDE)
A visitação custa R$5.
4. Igreja Santa Efigênia dos Homens Pretos
Conta a história que essa igreja foi construída pelo escravo Chico Rei, que comprou sua própria alforria e sua tribo. Apesar de simples, vale a visita por seu valor histórico: é uma das poucas igrejas que apresenta imagens de santos negros.
A igreja levou seis décadas para ser concluída e contou com o trabalho de vários artistas, entre eles, Manuel Francisco Lisboa (pai de Aleijadinho) e Francisco Xavier de Brito.
5. Igreja Nossa Senhora do Rosário
A Igreja Nossa Senhora do Rosário é um dos passeios em Ouro Preto que você também não pode deixar de fazer. Seu formato oval é bastante inusitado e vale a pena ver de perto! Apesar da autoria desconhecida, os belíssimos altares em seu interior também fazem essa visita valer muito a pena.
6. Museu da Inconfidência
O prédio que antigamente abrigava a Casa da Câmara e a Cadeia, hoje contém um acervo enorme de informações sobre o período da Inconfidência.
O museu possui em exposição móveis, objetos e coleções de arte sacra que pertenceram a Tiradentes. Ali estão abrigados, também, os túmulos dos inconfidentes.
Visitar este lugar é essencial para quem deseja entender mais sobre essa parte da história. Portanto, não deixe de incluir no seu roteiro o que fazer em Ouro Preto MG.
7. Museu Aleijadinho
Uma boa sugestão de passeios em Ouro Preto é o Museu do Aleijadinho. Para conhecer mais sobre este ícone do barroco brasileiro e contemplar suas obras, a visitação ao Museu Aleijadinho é indispensável.
Esta atração integra juntamente a outras um circuito que visita 3 igrejas na região; portanto, o ingresso para a visitação é válido também para a Igreja Nossa Senhora da Conceição do Antônio Dias, Nossa Senhora das Mercês e São Francisco.
8. Praça Tiradentes
Pontos turísticos famosos, como o Museu da Inconfidência, estão localizados nesta praça. Há, em seu centro, um monumento em homenagem a Tiradentes.
Em volta dela, você vai encontrar restaurantes, bares e lojinhas de presentes. Ali fica também o Centro de Informações Turísticas de Ouro Preto!
Para quem quer saber detalhes desse lugar histórico, vale a pena contratar um passeio com guias turísticos que ficam nos arredores da praça.
9. Casa dos Contos
Abrigando a memória do ciclo do ouro, este museu contém em seu acervo as diferentes moedas em circulação no período colonial.
Outro fato interessante é que ele é um dos únicos lugares que possuem uma senzala e itens da época da escravidão, preservados por motivos de memória histórica.
10. Casa da Ópera (Teatro Municipal)
Você sabia que essa é a casa de ópera mais antiga da América Latina? Inclua-a na sua lista de passeios em Ouro Preto. Além de desfrutar de diversas peças que ainda estão em cartaz, você vai poder contemplar um conjunto arquitetônico diferenciado, datado do século XVIII.
11. Minas de ouro
Um passeio bastante interessante em Ouro Preto é o circuito que conduz o viajante ao antigo caminho da mineração.
Ao visitar as Minas da Passagem, você vai entrar em contato com a maior mina de ouro aberta à visitação do mundo.
Seu percurso é feito por meio de um carrinho do tipo trolley, entre os municípios de Ouro Preto e Mariana, e tem cerca de 315 metros de descida.
Já a Mina do Chico Rei conta a famosa lenda do escravo que adquiriu a própria alforria e a de outros. O percurso é feito a pé, e por ser bastante irregular e úmido, exige atenção.
12. Cachoeiras
Não somente de passeios históricos vive a belíssima Ouro Preto. Visitar as cachoeiras deve estar no seu roteiro o que fazer em Ouro Preto MG.
As águas são bastante geladas, mas vale a pena conhecê-las. Recomendamos a visita à Cachoeira Véu da Noiva, Cachoeira dos Prazeres e Cachoeira das Andorinhas.
13. Bate e volta para cidades históricas
Uma das principais vantagens de Ouro Preto é sua localização privilegiada. Dali, é possível visitar uma série de outras cidades históricas de Minas Gerais.
Algumas cidades que sugerimos são Mariana, Congonhas e Lavras Novas. Elas também possuem um conjunto arquitetônico e atrações que contam a história do ciclo do ouro.
Por serem mais próximas, o bate e volta se torna menos cansativo, e há a possibilidade de fazê-lo de transporte coletivo.
O que fazer à noite em Ouro Preto
Engana-se quem pensa que, por ser uma cidade histórica e de menor porte, Ouro Preto não tem boas opções para curtir a noite.
Por ser uma cidade universitária, sua vida noturna é bastante agitada e repleta de encantos.
14. Bares da Rua Direita
Uma ótima sugestão é a famosa Rua Direita (oficialmente Rua Conde de Bobadela), o verdadeiro point da vida boêmia ouropretana.
Lá, você vai encontrar uma boa variedade de bares, restaurantes e cafés, e também as famosas repúblicas estudantis. Se você está à procura de uma boa festa, esse é o seu lugar!
15. Tenente Pimenta Rock Bar
Para os amantes do rock’n roll, recomendamos o Tenente Pimenta Rock Bar. Com inspiração nos pubs irlandeses, o local serve excelentes petiscos e bebidas, e funciona de terça a domingo a partir das 18h.
16. Andar a pé pelo Centro Histórico
Andar a pé pelo centro histórico de Ouro Preto é uma ótima atração e o melhor: é gratuita! A cidade ganha um charme a mais e as igrejas do centro histórico ficam iluminadas na parte da noite.
17. Bar do Glácio
É no bar do Glácio que você encontra o melhor torresmo da cidade. Aqui é bastante frequentado por universitários e moradores locais.
O bar conta com cerveja litrão e preços super justos. As mesinhas ficam na calçada e o ambiente é bem agradável. Uma boa opção do que fazer a noite em Ouro Preto.
18. Festas nas repúblicas estudantis
Para quem gosta de festas universitárias Ouro Preto tem várias acontecendo em período que a faculdade está funcionando. As tradicionais repúblicas da cidade costumam oferecer festas que recebem os calouros, veteranos e também os turistas.
Onde ficar em Ouro Preto MG - melhores hotéis e pousadas
Sabemos que a escolha da hospedagem é uma parte crucial no planejamento de qualquer viagem. Mas você não precisa fazer isso sozinho!
Vamos lhe dar sugestões dos melhores hotéis e pousadas em Ouro Preto MG, assim você escolhe a que mais combina com você! Confira abaixo:
A Pousada Marotta fica localizada próxima a pontos de interesse bastante procurados, como a Igreja de Nossa Senhora do Carmo e o Museu da Inconfidência e é uma das melhores pousadas em Ouro Preto MG para se hospedar.
Todos os quartos estão equipados com ar-condicionado e Wi-Fi gratuito. Além disso, é oferecido aos hóspedes um café da manhã, com uma variedade de pães, bolos, bebidas, frutas frescas e biscoitinhos.
Nota no Booking: 9,1
Valor da diária: a partir de R$ 250,00 para duas pessoas.
O OuroPreto Hostel é ideal para os viajantes solo e todos aqueles que curtem uma experiência compartilhada! Ele oferece atividades ao ar livre e serviços de primeira qualidade.
Localizado próximo ao Museu da Inconfidência e do Teatro Municipal, o local conta com cozinha compartilhada, jardim e churrasqueira para uso comum.
A hospedagem possui também um terraço, ideal para socializar e fazer novos amigos.
Nota no Booking: 9,5
Valor da diária: a partir de R$180,00 para duas pessoas (quarto compartilhado) e a R$60,00 para uma pessoa.
A Casa do Chá Ouro Preto fica localizada em um casarão histórico reformado, o que proporciona uma experiência de imersão ainda maior na cultural local.
São oferecidas suítes com vista para a cidade, no sistema bed and breakfast (cama e café da manhã). As acomodações são limpas, bem decoradas e tranquilas, com Wi-Fi gratuito e sacada.
Nota no Booking: 9,6
Valor da diária: a partir de R$396,00 para duas pessoas.
Acesse a lista completa de hotéis em Ouro Preto.
Onde comer em Ouro Preto
Quando o assunto é alimentação, Ouro Preto oferece opções para diferentes estilos e em diversas faixas de preço.
A boa notícia é que você não precisa necessariamente gastar uma fortuna para saborear a tradicional comida mineira!
A seguir, apresentamos algumas sugestões de restaurantes em Ouro Preto que você pode visitar durante sua estadia:
- Bené da Flauta: um dos mais tradicionais e um dos melhores restaurantes em Ouro Preto, ali você desfruta de pratos típicos como o tutu de feijão com torresmo e couve enquanto aprecia uma vista panorâmica. O valor médio para duas pessoas é de R$ 80.
- O Passo Pizza Jazz: com um cardápio bastante variado além de pizzas, o restaurante possui uma extensa carta de vinhos. Para os que desejam comer bem gastando menos, o menu executivo é servido no almoço, a um preço fixo de R$ 38;
- Marília Empadas: se você estiver caminhando pelo centro histórico e precisar fazer um lanchinho rápido, esse é o lugar. Ali, são servidas empadas gourmet e um delicioso açaí. O preço médio é de R$20.
Sugestão de roteiro de 3 dias em Ouro Preto
Para facilitar sua viagem, preparamos uma sugestão das principais atividades para um roteiro de 3 dias em Ouro Preto.
Dia 01
Manhã: City tour guiado pelo centro histórico, a pé ou de tuk tuk.
Tarde: Passeio pelas igrejas de Ouro Preto.
Noite: Happy hour nos bares da Rua Direita.
Dia 02
Manhã: Visitação às minas de ouro.
Tarde: Visitação às cachoeiras.
Noite: Assistir a espetáculos na Casa da Ópera.
Dia 03
Manhã: Visita aos principais museus (Museu da Inconfidência, Museu Aleijadinho e Casa da Ópera).
Tarde: Bate e volta para outras cidades históricas.
Noite: Festas organizadas pelas repúblicas estudantis, principalmente em períodos de maior movimentação na cidade.
Planeje sua viagem
Melhores épocas para visitar Ouro Preto
Ouro Preto possui um clima agradável durante o ano todo. A temperatura varia entre 25ºC e 10ºC.
O verão é considerado alta temporada, por ser o maior período de férias escolares. Por isso, a cidade fica bastante movimentada durante essa época.
A maior badalação ocorre, certamente, no Carnaval. O carnaval de rua de Ouro Preto é famosíssimo, com inúmeros bloquinhos e festas em repúblicas estudantis.
Se você é fã de agito, não deixe de visitar a cidade nessa época e curtir muito!
Outras épocas interessantes para visitar a cidade são o mês de julho, quando ocorre o Festival de Inverno; e outubro, durante a Festa dos Doze, um reencontro dos ex-estudantes da Universidade Federal.
Entretanto, para os viajantes que buscam por tranquilidade, recomendamos períodos de baixa temporada, fora das épocas de festividades.
Quanto tempo ficar em Ouro Preto
Para aproveitar verdadeiramente todas as atrações da cidade, recomendamos um tempo de estadia mínimo de três dias.
Assim, você vai poder dedicar um dia para a visitação das construções históricas, outro para fazer o circuito de minas e cachoeiras e, por fim, um dia para fazer um bate e volta a outras cidades históricas de Minas Gerais.
Se você não tiver disponibilidade para ficar mais de um dia, selecione as atrações que mais deseja conhecer conforme seu estilo de viajante – passeios históricos, artísticos, naturais.
Felizmente, Ouro Preto oferece opções para todos os gostos e orçamentos, e você vai poder fazer uma viagem inesquecível ainda que com pouco tempo ou recursos limitados.
Como chegar em Ouro Preto
Isso dependerá do seu local de origem. Ouro Preto está localizada a menos de 100 km de BH, o que facilita o acesso por meio da capital mineira. Portanto, para quem mora em BH, é possível até mesmo fazer um bate-e-volta, pois de carro ou ônibus o translado é bastante tranquilo.
Por conta de sua proximidade, também, do Aeroporto Internacional de Confins (cerca de 76 km), é possível chegar à cidade dos mais diversos cantos do país.
Se você deseja chegar à cidade de ônibus, saiba que as principais rotas rodoviárias passam por outras cidades mineiras e do Sudeste.
Existem ônibus vindos da cidade de São Paulo (Viacão Útil), Rio de Janeiro (Viação Útil) e Conselheiro Lafaiete (Viação Atual), por exemplo.
Como circular em Ouro Preto
A cidade de Ouro Preto é repleta de ladeiras, subidas e descidas. Muitos passeios precisam ser feitos a pé; por isso, a nossa principal dica é que você utilize calçados confortáveis para se locomover por lá!
Pessoas com mobilidade reduzida devem ter atenção especial. O centro histórico não oferece opções suficientes de acessibilidade, e por isso, deverão contar com os serviços de carro por aplicativo, táxis e tuk tuks.
Aliás, falando sobre os tuk tuks, eles são uma ótima ideia para quem deseja fazer um city tour. O valor do passeio é de, em média, R$ 35,00.
O transporte público é relativamente eficiente, tanto no interior do município quanto para as cidades vizinhas. Por esse motivo, é bastante simples fazer um bate e volta pelas cidades históricas de Minas Gerais.
Quanto custa viajar para Ouro Preto
Os custos de qualquer viagem dependem, principalmente, do seu estilo de viajante.
Quem tem um orçamento mais restrito poderá optar por se hospedar em um hostel e fazer todos os passeios a pé, e isso reduzirá significativamente os gastos na viagem.
Para te ajudar a saber, em média, quanto custa viajar para Ouro vamos estimar aqui os gastos com transporte, alimentação, passeios e hospedagem para um período de 3 dias na cidade. Confira:
Transporte:
- Ida e volta de Belo Horizonte de carro para Ouro Preto: cerca de R$100,00 (combustível + pedágios).
- Ida e volta de Belo Horizonte para Ouro Preto de ônibus: cerca de R$80,00 por pessoa.
Hospedagem
- Média diária de R$300,00 para duas pessoas em hospedagem de nível médio.
Alimentação
- Média diária de R$150,00 por pessoa, contando gastos com almoço e jantar.
Passeios em Ouro Preto
- É preciso considerar o gasto com entrada em algumas igrejas, museus, portanto, considere cerca de R$100,00 por pessoa com passeios.
Orçamento médio diário: R$380,00 por pessoa
Essas são nossas dicas de o que fazer em Ouro Preto MG!
E aí, esse post te ajudou?
Antes de sair se liga nessa dica importante: em nossas viagens para Minas Gerais, reservamos todos os nossos hotéis com o booking.com e a gente recomenda que você faça o mesmo, já que, por meio desta plataforma, é possível ler as avaliações dos hóspedes anteriores e até cancelar a reserva gratuitamente (na maioria dos hotéis), caso os planos mudem.
Ainda tem alguma dúvida? Não deixe de enviá-la pelos comentários, nós ficaremos felizes em poder ajudar!
Você está viajando para a Minas Gerais? Esses artigos vão te ajudar!
- Carnaval Ouro Preto 2023: tudo sobre a festa e dicas de hotéis!
- 8 melhores lugares para viajar em Minas Gerais
- Ecoturismo em Minas Gerais: 6 lugares para curtir a natureza pertinho de BH
- O que fazer em Ibitipoca MG – dentro e fora do parque
- O que fazer em São Thomé das Letras: TOP atrações + dicas de viagem
- O que fazer em Belo Horizonte em 3 dias: roteiro + dicas
- Lugares para comer em BH: 11 dicas imperdíveis para todos os gostos!
- O que fazer em Macacos MG: 8 atrações imperdíveis + dicas
- Turismo na Serra da Mantiqueira: 5 cidades charmosas para você se apaixonar
Descubra todos os nossos artigos sobre o Brasil: posts que irão lhe ajudar a planejar sua viagem pelo Brasil.
PLANEJE SUA TRIP
Tenha quem te socorrer nos perrengues. O voo atrasou, sua mala foi danificada ou sofreu algum acidente? O Seguros Promo garante sua indenização. Feche agora e com desconto o seguro ideal para sua viagem.
Economize na passagem. Quer viajar mais? Com o Passagens Promo você encontra descontos imbatíveis em passagens áreas.
Durma no conforto, mesmo fora de casa. Seja sua procura um hotel, apartamento, resort ou chalé, no Booking.com você encontra as acomodações mais baratas e mais confortáveis.
Desbrave o destino escolhido. Se você quer quebrar barreiras, e aproveitar ao máximo o seu destino, alugue um carro com o melhor preço e com possibilidade de parcelamento em até 12x através do RentCars.
101 DICAS INCRÍVEIS E TRUQUES PARA VIAGEM
Quer embarcar nas nossas dicas? Então faz o check-in: