01/03/2024

O que fazer em Macacos MG: Guia completo

Bem próximo à Belo Horizonte, está Macacos, um vilarejo sossegado e uma ótima opção para quem quer fugir dos agitos da capital e curtir alguns dias de paz e tranquilidade. Mas o que fazer em Macacos MG? Nesse post você confere as 8 melhores atrações do local, além de dicas de onde ficar e comer.

O distrito de São Sebastião das Águas Claras, nome oficial desse destino, é cercado por belas paisagens, com lindas montanhas e rios, e oferece pousadinhas gostosas, trilhas e muitos restaurantes para se deliciar com o melhor da culinária mineira. 

Apesar de ser muito procurado, especialmente por casais que querem relaxar, o destino também atrai viajantes em busca de aventura na natureza e de famílias que querem se divertir.

Quer saber mais sobre o que fazer em Macacos MG? Continue lendo esse post e confira todos os detalhes!

waterfall

Por que visitar Macacos?

Pessoas andando de quadriciclo, uma das atrações para quem busca o que fazer em Macacos MG
Foto: Elievan Junior on Unsplash
  • Combinando perfeitamente o turismo de aventura com o clima tranquilo do interior, Macacos é uma boa pedida para quem deseja desacelerar um pouco da rotina e aproveitar dias de puro descanso, cercado de natureza.
  • Apesar de bem pequeno (no censo de 2000, foram registrados 667 habitantes)  o vilarejo atende bem a demanda turística. No centrinho, há muitos bares e restaurantes e mais de 80 pousadas para todos os gostos e bolsos.
  • Além de ter um centrinho super charmoso, o vilarejo é famoso por suas belas cachoeiras e poços de águas cristalinas.
  • Para os aventureiros, há uma boa oferta de esportes de aventura e ecoturismo. É possível fazer trekking, passeios de quadriciclo, mountain bike e motociclismo, entre outros.
  • Nos finais de semana o lugar fica animado! Os turistas chegam a Macacos para descansar, mas também para curtir um pouco de adrenalina com os passeios de quadriciclo e com eventos, como festivais de Cervejas Artesanais e festivais gastronômicos.
  • O vilarejo é famoso também por sua ótima gastronomia, com opções de excelentes restaurantes (abaixo, indicamos os melhores!).

História de Macacos MG

plantas em acostamento em Macacos MG

O local começou a ser explorado no século 18, devido à grande quantidade de ouro disponível na região.

No entanto, com o passar dos anos, o ouro começou a acabar e os trabalhadores começaram a se mudar para outras regiões para viver de agricultura, que passou a ser a principal atividade econômica do distrito.

Anos mais tarde, o turismo cresceu e o local acabou ganhando destaque por conta das suas belezas naturais, do turismo de aventura e do turismo gastronômico. 

Uma curiosidade:

O nome Macacos que, na realidade, é um apelido, surgiu durante o período do garimpo. Os bandeirantes portugueses deram esse nome pejorativo à região por conta dos contrabandistas de ouro que atuavam no local, na época.

Como chegar em Macacos MG

Macacos MG está localizado a menos de 30 km da capital mineira, Belo Horizonte. As estradas que levam até lá são asfaltadas e bem sinalizadas. 

A melhor opção saindo de Belo Horizonte é seguindo pela rodovia 356, logo após o BH Shopping e indo até a BR 040. Depois, é só seguir as placas indicativas para BR 539, em direção à São Sebastião das Águas Claras (Macacos). 

Tenha cuidado com a pequena estrada que leva até o distrito, pois esta não tem acostamento e exige atenção por ser um trecho entre serras. A sinalização é boa.

Se quiser ir de ônibus, a empresa Viação Santa Fé faz o trecho de Belo Horizonte a São Sebastião das Águas Claras, por meio da linha 3915. Confira no site oficial da empresa as tarifas e horários atualizados.

O que fazer em Macacos MG - principais atrações

1. Capela de São Sebastião

Entrada da Capela de São Sebastião, uma ótima opção para quem busca o que fazer em Macacos MG
Foto: Paulo JC Nogueira

Em primeiro na nossa lista sobre o que fazer em Macagos MG está a Capela de São Sebastião, localizada no centrinho. Ela foi erguida no século XVIII e, embora tenha sido reformada em 1988, ainda preserva sua arquitetura original. 

É um dos principais pontos turísticos da cidade e é de lei tirar uma foto ali! 

No interior, o charme da capela, que foi tombada pela prefeitura de Nova Lima como patrimônio histórico e cultural, são as imagens de santos em madeiras. 

A Igreja ainda celebra missas e outros eventos religiosos. Vale reservar um tempinho para visitá-la!

2. Passeio de quadriciclo

Pessoas andando de quadriciclo por pista de lama em Macacos MG
Foto divulgação: Trilha 4 Rodas Quadriciclos

É bastante comum, em Macacos MG, o passeio de quadriciclo que percorre o arraial e regiões próximas de uma forma bem aventureira. 

Ele é realizado com uma equipe de guias especializados e passa por estradas, trilhas, matas, rios e montanhas, te levando também a conhecer as belas paisagens do vilarejo.

Dura cerca de 1h30 e custa em torno de R$200,00 por pessoa.

Duas empresas bastante procuradas para a atividade são a Renato Adventure e a TRILHA 4 RODAS Quadriciclos.

3. Conhecer as cachoeiras

queda d’água de cachoeira cercada de árvores que é uma atração interessante para quem está buscando o que fazer em Macacos MG
Foto: Glauco Umbelino

Macacos MG oferece algumas cachoeiras bem interessantes para se refrescar. 

No entanto, pode ser um pouco difícil chegar a alguma delas, já que não existe sinalização. A dica é se informar na sua pousada, ou contratar um guia. 

A mais famosa é a Cachoeira dos Macacos, por conta da temperatura agradável das suas águas e também por ser bastante limpa.

Formada por uma única queda d’água, com cerca de dois metros, ela é cercada por uma densa vegetação que, inclusive, protege muitos pássaros. Lembre-se de levar repelente de insetos, pois há muitos mosquitos na área.

A entrada fica próxima ao bar e pousada Orangotango. Basta parar o carro e seguir por cerca de 20 minutos (pergunte no bar, pois não existem placas). 

Outras cachoeiras de Macacos MG:

  • Cachoeira da Ponte – Uma das mais visitadas da região. Formada por várias quedas d’água e poços de águas cristalinas e limpinhas, ela se estende por uma grande área, onde quem a visita pode relaxar cercado de natureza e de visual incrível.
  • Cachoeira dos Mendes – Costuma ser visitada junto com a queda d’água da Ponte, pois ambas ficam na mesma estrada. Assim como as suas vizinhas, essa cachoeira é linda, tem águas clarinhas e refrescantes, com várias quedas d’águas e poços naturais, que desaguam no Rio das Velhas, que passa pela região. Este é um lugar que não pode faltar, se você quiser se refrescar e curtir um cenário incrível.
  • Cachoeira Central – Para quem não curte trilhas demoradas, esta é uma boa opção, pois fica a apenas 1 quilômetro do centrinho de Macacos. Mas vale ressaltar que, por conta dessa proximidade, ela vem sofrendo vandalismo nos últimos anos. Possui piscinas naturais aos pés das quedas d’água, que deixam seus visitantes empolgados. 
  • Cachoeira do Dantês – Próxima a região de Jardim Amanda, esta cachoeira tem águas cristalinas e uma piscina natural super gostosa. Por ser mais deserta, é conhecida pelos locais como “O Sertão de Macacos”.

4. Conhecer a feira livre de Macacos

mulher pinta vaso de cerâmica em feirinha de artesanato que é um atrativo interessante para quem busca o que fazer em Macacos MG

A feira livre acontece todos os sábados, a partir das 11h, no centro do arraial de Macacos MG.

5. Comprar artesanato

Para quem não abre mão de levar para casa uma lembrancinha das viagens, a dica é visitar a loja Tiquim de Tudo, que fica na rua principal do vilarejo e literalmente vende um pouquinho de tudo. 

O grande destaque da lojinha são os artesanatos feitos por produtores da região. Não deixe de conferir!

6. Visitar o Centrinho

Caminhar pelo centrinho, curtindo o clima interiorano de pura tranquilidade, é algo que deve estar na sua lista de o que fazer em Macacos MG. 

As ruas de paralelepípedos do século passado são charmosas e bem preservadas, com casarões antigos e uma bela natureza ao redor. 

Aos finais de semana, o lugar fica bem mais cheio e animado! 

7. Fazer trilhas

Viajante olhando para montanhas em uma trilha que é uma ótima opção para quem busca o que fazer em Macacos MG
Foto: Stephany Lorena on Unsplash

Macacos MG oferece várias trilhas que podem ser percorridas de várias formas: à pé, de bicicleta ou de moto. 

Você vai se deparar com montanhas, cachoeiras e uma natureza quase intocada ao realizar as trilhas na região. As mais famosas são: Enduro, Mantinha, Palmeiras e Marumbé. 

No entanto, tenha em mente que quase não há sinalização. Portanto, verifique antes na sua pousada qual o trajeto da trilha que deseja realizar e se é possível ir sem um guia.

8. Aproveitar uma pousadinha com vista para as montanhas

Vista de pousada para montanhas de Macacos MG, uma dica interessante para quem está buscando o que fazer em Macacos MG
Foto: Karan Chaudhari on Unsplash

A grande maioria das pousadas em Macacos MG possui vista para as montanhas e é cercada de natureza. Para quem busca descanso e sossego, reservar uma pousadinha assim já é um bom motivo para ir para lá!

Além disso, algumas pousadas da região tem uma estrutura muito boa!

Onde se hospedar em Macacos - melhores hotéis

Plantas em área externa da Pousada Vilarejo
Foto divulgação: Pousada Vilarejo

Na verdade, Macacos é tão pertinho de BH que muita gente vai lá apenas passar o dia ou comer em algum restaurante, sem precisar passar a noite. 

Mas achamos que vale muito a pena ficar por lá pelo menos um fim de semana, mesmo que você more em Belo Horizonte ou na região metropolitana.  E, apesar de Macacos ser pequena, existem opções de hospedagem para todos os gostos, desde as mais rústicas até as mais luxuosas. 

Indicações de pousadas em Macacos MG: 

 
1. Pousada Rural Lua Bonita do Nero 

A Pousada Rural Lua Bonita do Nero é incrível de linda, romântica e aconchegante.

Dispõe de piscina ao ar livre, jardim e quartos com vista para a montanha, perfeitos para descansar. Você pode jogar bilhar na acomodação, o café da manhã é gostoso e a área é famosa para trilhas a pé. Os anfitriões também são ótimos, super prestativos e educados. Reserve.

Nota no booking: 9.1.
A diária para casal custa a partir de R$300,00

Os Chalés do Beto é um lugar lindo, cercado por Mata Atlântica e bem perto da lindíssima Lagoa Azul.
 
As acomodações são simples, não tem wifi nem café da manhã, mas tem churrasqueira e uma cozinha equipada e integrada com área de estar, além de uma varanda com rede. Para completar, o Beto é super simpático e atencioso. Reserve.
 
Nota no booking: 9.0. 
A diária para casal custa a partir de R$350,00
 
3. Pousada Vilarejo

Localizada a 2 km de distância do centro de Macacos, a Pousada Vilarejo tem piscina aquecida, restaurante, salão de jogos e uma sauna. Os quartos estão equipados com TV, DVD player, ar-condicionado e frigobar. Reserve.

Nota no booking: 8.2.
A diária para casal custa a partir de R$150,00

Acesse a lista completa de hotéis em Macacos MG.

Onde comer em Macacos - melhores restaurantes

Comida e garrafa de cerveja em cima de mesa de restaurante de Macacos MG
Foto: Léo Roza on Unsplash

Você vai perceber que, em todo o estado de Minas Gerais, a gastronomia é um dos pontos fortes. E não poderia ser diferente em Macacos. 

Com ótimos restaurantes, o pequeno e agradável vilarejo vem cada vez mais sendo reconhecido por sua gastronomia, que oferece opções que vão da deliciosa cozinha mineira aos requinte dos pratos internacionais.

Confira agora algumas opções onde comer em Macacos: 

  • Restaurante e Petisqueria do Marquinhos: Local ideal para almoçar, bem pertinho do centrinho de Macacos.  Endereço: Rua São Sebastião – Parque do Engenho
  • Restaurante Mar de Minas: Localizado no alto de uma montanha em Macacos, a vista do restaurante é linda. Os valores são um pouco elevados, mas vale a pena provar o famoso mineirinho (arroz, feijão tropeiro, mandioca frita e couve mineira)! Endereço: Rua da Servidão, 300
  • Restaurante Atelier e Massas: Para quem curte massa e vinhos, essa é uma boa opção em Macacos. É um local bastante aconchegante e a comida é deliciosa. Destaque para o capeletti ao sugo e para a lasanha aos 4 queijos com palmito. As pizzas também são deliciosas e há diversos sabores. Endereço: Rua Dona Maria da Glória, 184
  • Restaurante Digníssimo: Este também fica no centrinho e é uma ótima opção onde tomar aquela cervejinha gelada e comer um tira gosto, já que o “carro chefe” da casa são os petiscos, geralmente servidos na chapa, com mais de 30 opções. A costelinha ao molho de laranja é uma ótima pedida. Os preços são acessíveis e o local é mais simples. Endereço: Rua Nossa Sra. da Glória, 140 – 01 a 03 
  • Rancho do Régis: Este restaurante fica um pouquinho antes da cidade de Macacos e tem uma linda vista das montanhas. O local é bastante disputado, principalmente aos finais de semana, e serve deliciosos pratos da culinária mineira. Endereço: Estr. São Sebastião das Águas Claras – Jardim Canada.
  • Pimenta Malagueta: Localizado no centrinho do vilarejo, a uma curta distância da Capela de São Sebastião. O ambiente à luz de velas dá um charme a mais ao local, que oferece música ao vivo à noite. Endereço: Rua Dona Maria da Glória, 529

Roteiro de 2 dias em Macacos MG

viajante segura mapa para planejar o que fazer em Macacos MG
Foto: Annie Spratt on Unsplash

Roteiro Macacos MG – Dia 01: 

Manhã

  • Chegue cedo em Macacos para aproveitar! Sua primeira parada pode ser a Cachoeira dos Mendes. Conheça também a queda d’água da Ponte que fica na mesma estrada.

Tarde

  • No retorno, almoce no Pimenta Malagueta, no centrinho e, em seguida, passe na Capela de São Sebastião, ela fica pertinho do restaurante.
  • Passe o final da tarde descansando no hotel e curtindo a linda vista para as montanhas.

Noite

  • Vá ao Restaurante Atelier e Massas para experimentar vinhos e massas deliciosas.
 

Roteiro Macacos MG – Dia 02: 

Manhã

  • Acorde cedinho para fazer um passeio de quadriciclo.
  • Depois da aventura, conheça as belas piscinas naturais da Cachoeira Central.

Tarde

  • Passe no Restaurante Digníssimo para tomar uma cerveja gelada e comer petiscos.
  • Antes de partir, ande pelo centrinho de Macacos com calma, para comprar artesanato, observar os casarões e a natureza.

Dicas extras de Macacos MG

  • Em Macacos não tem posto de gasolina. Abasteça antes em Nova Lima ou em Belo Horizonte. 
  • Macacos não têm caixa eletrônico, então é bom tirar algum dinheiro pelo caminho.
  • Redobre a atenção ao dirigir em Macacos! As ruas são super estreitas. Por isso, evite beber e dirigir!
  • Não existem hospitais em Macacos. 
  • Faça sua reserva com antecedência. O vilarejo é pequeno e as vagas em hospedagens costumam esgotar rápido, principalmente nos feriados. 
  • Leve um agasalho, a região costuma esfriar bastante à noite. 
  • Existe um estacionamento gratuito na rua principal (perto da escola) e alguns pagos também espalhados pelo vilarejo. É permitido estacionar na rua, mas é difícil encontrar vagas.
  • Reserve, pelo menos, 2 dias em Macacos para aproveitar melhor a região.
macacos carro viajando

Curtiu saber o que fazer em Macacos MG?

Aproveite sua ida para Macacos MG para se desconectar do mundo e curtir bastante a natureza, tudo isso com direto a boa experiências gastronômicas e um bom vinho, é claro!

Reserve para isso, ao menos, um final de semana, escolha uma boa pousada e não se programe demais. O vilarejo é um convite ao descanso, então, apenas relaxe e aproveite!

E se você tem alguma dúvida ou dica extra sobre o que fazer em Macacos, deixe a sua dica nos comentários.

Você também pode gostar de ler:
PLANEJE SUA TRIP
SEGURO VIAGEM

Tenha quem te socorrer nos perrengues. O voo atrasou, sua mala foi danificada ou sofreu algum acidente? O Seguros Promo garante sua indenização. Feche agora e com desconto o seguro ideal para sua viagem. 

PASSAGENS AÉREAS

Economize na passagem. Quer viajar mais? Com o Passagens Promo você encontra descontos imbatíveis em passagens áreas.

ACOMODAÇÃO

Durma no conforto, mesmo fora de casa.  Seja sua procura um hotel, apartamento, resort ou chalé, no Booking.com você encontra as acomodações mais baratas e mais confortáveis.  

ALUGUEL DE CARRO

Desbrave o destino escolhido. Se você quer quebrar barreiras, e aproveitar ao máximo o seu destino, alugue um carro com o melhor preço e com possibilidade de parcelamento em até 12x através do RentCars.

admin
ebook melhores momentos da vida 101 dicas 1
email

101 DICAS INCRÍVEIS E TRUQUES PARA VIAGEM

Quer embarcar nas nossas dicas? Então faz o check-in:

Salve as dicas no Pinterest

O que fazer em Macacos MG pinterest