04/10/2021 Por Bárbara Rocha

O que fazer em Macacos MG: Guia completo

Bem próximo à Belo Horizonte, Macacos é um vilarejo sossegado e uma ótima opção para quem quer fugir dos agitos da capital e curtir alguns dias de paz e tranquilidade. Mas o que fazer em Macacos MG? Nesse post você confere as 8 melhores atrações do local, além de dicas de onde ficar e comer.

O distrito de São Sebastião das Águas Claras, nome oficial desse destino, é cercado por belas paisagens, com lindas montanhas e rios, e oferece pousadinhas gostosas, trilhas e muitos restaurantes para se deliciar com o melhor da culinária mineira. 

Apesar de ser muito procurado, especialmente por casais que querem relaxar, o destino também atrai viajantes em busca de aventura na natureza e de famílias que querem se divertir.

waterfall

Quer saber mais sobre o que fazer em Macacos MG? Continue lendo esse post e confira todos os detalhes!

Por que visitar Macacos

Pessoas andando de quadriciclo, uma das atrações para quem busca o que fazer em Macacos MG
Foto: Elievan Junior on Unsplash
  • Combinando perfeitamente o turismo de aventura com o clima tranquilo do interior, Macacos é uma boa pedida para quem deseja desacelerar um pouco da rotina e aproveitar dias de puro descanso, cercado de natureza.
  • Apesar de bem pequeno (no censo de 2000, foram registrados 667 habitantes)  o vilarejo atende bem a demanda turística. No centrinho, há muitos bares e restaurantes e mais de 80 pousadas para todos os gostos e bolsos.
  • Além de ter um centrinho super charmoso, o vilarejo é famoso por suas belas cachoeiras e poços de águas cristalinas.
  • Para os aventureiros, há uma boa oferta de esportes de aventura e ecoturismo. É possível fazer trekking, passeios de quadriciclo, mountain bike e motociclismo, entre outros.
  • Nos finais de semana o lugar fica animado! Os turistas chegam a Macacos para descansar, mas também para curtir um pouco de adrenalina com os passeios de quadriciclo e com eventos, como festivais de Cervejas Artesanais e festivais gastronômicos.
  • O vilarejo é famoso também por sua ótima gastronomia, com opções de excelentes restaurantes (abaixo, indicamos os melhores!).

História de Macacos MG

plantas em acostamento em Macacos MG

O local começou a ser explorado no século 18, devido à grande quantidade de ouro disponível na região.

No entanto, com o passar dos anos o ouro começou a acabar e os trabalhadores começaram a se mudar para outras regiões para viver de agricultura, que passou a ser a principal atividade econômica do distrito.

Anos mais tarde, o turismo cresceu e o local acabou ganhando destaque por conta das suas belezas naturais, do turismo de aventura e do turismo gastronômico. 

Uma curiosidade:

o nome Macacos, que na realidade é um apelido, surgiu durante o período do garimpo. Os bandeirantes portugueses deram esse nome pejorativo à região por conta dos contrabandistas de ouro que atuavam no local, na época.

Como chegar em Macacos MG

Macacos MG está localizado a menos de 30 km da capital mineira, Belo Horizonte. As estradas que levam até lá são asfaltadas e bem sinalizadas. 

A melhor opção saindo de Belo Horizonte é seguindo pela rodovia 356, logo após o BH Shopping e indo até a BR 040. Depois, é só seguir as placas indicativas para BR 539, em direção à São Sebastião das Águas Claras (Macacos). 

Tenha cuidado com a pequena estrada que leva até o distrito, pois esta não tem acostamento e exige atenção por ser um trecho entre serras. A sinalização é boa.

Se quiser ir de ônibus, a empresa Viação Santa Fé faz o trecho de Belo Horizonte a São Sebastião das Águas Claras, por meio da linha 3915. Confira no site oficial da empresa as tarifas e horários atualizados.

O que fazer em Macacos MG - principais atrações

1. Capela de São Sebastião

Entrada da Capela de São Sebastião, uma ótima opção para quem busca o que fazer em Macacos MG
Foto: Paulo JC Nogueira

Em primeiro na nossa lista sobre o que fazer em Macagos MG está a Capela de São Sebastião, localizada no centrinho. Ela foi erguida no século XVIII e, embora tenha sido reformada em 1988, ainda preserva sua arquitetura original. 

É um dos principais pontos turísticos da cidade e é de lei tirar uma foto ali! 

No interior, o charme da capela, que foi tombada pela prefeitura de Nova Lima como patrimônio histórico e cultural, são as imagens de santos em madeiras. 

A Igreja ainda celebra missas e outros eventos religiosos. Vale reservar um tempinho para visitá-la!

2. Passeio de quadriciclo

Pessoas andando de quadriciclo por pista de lama em Macacos MG
Foto divulgação: Trilha 4 Rodas Quadriciclos

É bastante comum, em Macacos MG, o passeio de quadriciclo que percorre o arraial, e regiões próximas, de uma forma bem aventureira. 

Ele é realizado com uma equipe de guias especializados e passa por estradas, trilhas, matas, rios e montanhas, te levando também a conhecer as belas paisagens do vilarejo.

Dura cerca de 1h30 e custa em torno de R$200,00 por pessoa.

Duas empresas bastante procuradas para a atividade são a Renato Adventure e a TRILHA 4 RODAS Quadriciclos.

3. Conhecer as cachoeiras

queda d’água de cachoeira cercada de árvores que é uma atração interessante para quem está buscando o que fazer em Macacos MG
Foto: Glauco Umbelino

Macacos MG oferece algumas cachoeiras bem interessantes para se refrescar. 

No entanto, saiba que pode ser um pouco difícil chegar a alguma delas, já que não existe sinalização. A dica é se informar na sua pousada, ou contratar um guia, caso queira conhecer alguma delas. 

A mais famosa é a Cachoeira dos Macacos, por conta da temperatura agradável das suas águas e também por ser bastante limpa.

Formada por uma única queda d’água, com cerca de dois metros, ela é cercada por uma densa vegetação que, inclusive, protege muitos pássaros. Lembre-se de levar repelente de insetos, pois há muitos mosquitos na área.

A entrada fica próxima ao bar e pousada Orangotango. Basta parar o carro e seguir por cerca de 20 minutos (pergunte no bar, pois não existem placas). 

Outras cachoeiras de Macacos MG:

  • Cachoeira da Ponte – Uma das mais visitadas da região. Formada por várias quedas d’água e poços de águas cristalinas e limpinhas, ela se estende por uma grande área, onde quem a visita pode relaxar cercado de natureza e de visual incrível.
  • Cachoeira dos Mendes – Costuma ser visitada junto com a queda d’água da Ponte, pois ambas ficam na mesma estrada. Assim como as suas vizinhas, essa cachoeira é linda, tem águas clarinhas e refrescantes, com várias quedas d’águas e poços naturais, que desaguam no Rio das Velhas, que passa pela região. Este é um lugar que não pode faltar, se você quiser se refrescar e curtir um cenário incrível.
  • Cachoeira Central – Para quem não curte trilhas demoradas, esta é uma boa opção, pois fica a apenas 1 quilômetro do centrinho de Macacos. Mas vale ressaltar que, por conta dessa proximidade, ela vem sofrendo vandalismo nos últimos anos. Possui piscinas naturais aos pés das quedas d’água, que deixam seus visitantes empolgados. 
  • Cachoeira do Dantês – Próxima a região de Jardim Amanda, esta cachoeira tem águas cristalinas e uma piscina natural super gostosa. Por ser mais deserta, é conhecida pelos locais como “O Sertão de Macacos”.

4. Conhecer a feira livre de Macacos

mulher pinta vaso de cerâmica em feirinha de artesanato que é um atrativo interessante para quem busca o que fazer em Macacos MG

A feira livre acontece todos os sábados, a partir das 11h, no centro do arraial de Macacos MG.

5. Comprar artesanato

Para quem não abre mão de levar uma lembrancinha das viagens para casa, a dica é visitar a loja Tiquim de Tudo, que fica na rua principal do vilarejo e literalmente vende um pouquinho de tudo. 

O grande destaque da lojinha são os artesanatos feitos por produtores da região. Não deixe de conferir!

6. Visitar o Centrinho

Andar pelo centrinho, certamente, é algo que deve estar na sua lista de o que fazer em Macacos MG. 

As ruas são super charmosas, com casarões antigos e uma linda natureza ao redor. Além disso, as ruas de paralelepípedos do século passado estão bem preservadas.

7. Fazer trilhas

Viajante olhando para montanhas em uma trilha que é uma ótima opção para quem busca o que fazer em Macacos MG
Foto: Stephany Lorena on Unsplash

Macacos MG oferece várias trilhas que podem ser percorridas de várias formas: à pé, de bicicleta ou de moto. 

Você vai se deparar com montanhas, cachoeiras e uma natureza quase intocada ao realizar as trilhas na região. As mais famosas são: Enduro, Mantinha, Palmeiras e Marumbé. 

No entanto, tenha em mente que quase não há sinalização. Portanto, verifique antes na sua pousada qual o trajeto da trilha que deseja realizar e se é possível ir sem um guia.

8. Aproveitar uma pousadinha com vista para as montanhas

Vista de pousada para montanhas de Macacos MG, uma dica interessante para quem está buscando o que fazer em Macacos MG
Foto: Karan Chaudhari on Unsplash

A grande maioria das pousadas em Macacos MG possui vista para as montanhas e é cercada de natureza. Para quem busca descanso e sossego, reservar uma pousadinha assim já é um bom motivo para ir para lá!

Além disso, algumas pousadas da região tem uma estrutura muito boa!

Onde se hospedar em Macacos - melhores hotéis

Plantas em área externa da Pousada Vilarejo
Foto divulgação: Pousada Vilarejo